PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Ajuda para Iniciantes buscando informações sobre Nacionalidade Portuguesa

1141517192039

Comentários

• rendall222rendall222 Member 33 PontosPosts: 4

Boa noite... Apresento me primeiro, chamo me Emerson Monteiro, sou Portugues casado a 4 anos e eu e a minha esposa temos um filho portugués em comum. Minha mulher é de nacionalidade caboverdeana.
    Dei entrada com o processo de pedido nacionalidade para a minha esposa no mes de maio.
    Ou seja o IRN Lisboa recebeu o pedido no dia 05/06/19 ja vai quase 8 meses.
    Problema é que ainda nao recebi nem numero processo nem codigo para ver online.
    Liguei para LR LISBOA e a senhora que falou comigo disse que efectivamente o processo da minha mulher chegou ao IRN mas que ainda esta em espera. E que ainda ela vai esperar algum tempo porque so agora estao a tratar os pedidos de setembro 2018.
    Alguem pode me explicar isso.. nao estou a perceber nada disto.
    É que nem numero processo tenho.
    Tou achar estranho, porque ja vi casos aqui que deram entrada mais ou menos no mesmo mes que o meu e ja tém codigos e ja podem ver as bolas na net...
    Um muito obrigado desde ja.
    Desculpem qualquer coisa.
    Abracos

• CEGVCEGV Moderator 4996 PontosPosts: 5,130

@rendall222, bem vindo

@rendall222 disse:
    Boa noite... Apresento me primeiro, chamo me Emerson Monteiro, sou Portugues casado a 4 anos e eu e a minha esposa temos um filho portugués em comum. Minha mulher é de nacionalidade caboverdeana.
    Dei entrada com o processo de pedido nacionalidade para a minha esposa no mes de maio.
    Ou seja o IRN Lisboa recebeu o pedido no dia 05/06/19 ja vai quase 8 meses.
    Problema é que ainda nao recebi nem numero processo nem codigo para ver online.
    Liguei para LR LISBOA e a senhora que falou comigo disse que efectivamente o processo da minha mulher chegou ao IRN mas que ainda esta em espera. E que ainda ela vai esperar algum tempo porque so agora estao a tratar os pedidos de setembro 2018.
    Alguem pode me explicar isso.. nao estou a perceber nada disto.

Rendal, os processos são recebidos, uma validação superficial é realizada, o pagamento é confirmado e, por conta do volume absurdo de trabalho e pendências, fica parado, aguardando o momento que um oficial de registos o registrará. Então é completamente possível que no caos atual do IRN o processo da sua esposa ainda não tenha sido tratado. Processos de Nacionalidade pelo casamento duram em média de 12 a 24 meses ou mais para serem concluídos. Então, com 6 meses, é, sim, provável que ainda não tenha sido sequer digitalizado e registrado no sistema interno do IRN.

É que nem numero processo tenho.
    Tou achar estranho, porque ja vi casos aqui que deram entrada mais ou menos no mesmo mes que o meu e ja tém codigos e ja podem ver as bolas na net...

depende muito da equipe que está tratando do tipo de processo. Cada equipe tem uma característica e velocidade.

Abraços, ótima sorte e aproveite nosso Portal,

CEGV... Muito obrigado pelas boas vindas...
    Vivo em França com a minha esposa e enviei o processo por correio, ao menos eu sei que chegou ao IRN.
    Entao pelos vistos a unica coisa que posso fazer é espera??!!! Mas eles andam assim tao atrasados?!! Nao ha nada que possa fazer??!!
    Em todo o caso obrigado pela resposta.. abraco.

editado fevereiro 2020

@rendall222 disse:
    CEGV... Muito obrigado pelas boas vindas...
    Vivo em França com a minha esposa e enviei o processo por correio, ao menos eu sei que chegou ao IRN.
    Entao pelos vistos a unica coisa que posso fazer é espera??!!!

Sim, infelizmente.

Mas eles andam assim tao atrasados?!!

Você nem imagina. Só quem mexe com isso todos os dias consegue ter uma ideia mais clara sobre o caos instalado.

Nao ha nada que possa fazer??!!

Lamentavelmente, não.

Abraços e ótima sorte,

Ok... Obrigado..
    Tive a ler alguns topicos, e ver alguns comentarios, aprende se muito aqui.. voces todos e quem comenta estao a fazer um bom trabalho. Continuem assim.
    Voces ajudam muita gente. Forte abraco. E obrigado.

CEGV
  • ADVRJADVRJ Member 17 PontosPosts: 2

Agradeço imensamente a resposta.

Quando dei entrada no meu pedido por aquisição (casado há mais de 05 anos), a funcionária da Conservatória de Lisboa (do Parque das Nações) me garantiu que eu teria direito à cidadania. Eu havia levado outros documentos para comprovar o vínculo com o país (inclusive tenho apartamento próprio em Lisboa), porém ela disse que era desnecessário, pois o casamento há mais de 05 anos era suficiente, e não aceitou receber. Será que ela poderia estar blefando?

No caso da certidão do meu filho como posso enviar o documento para apensar no meu processo? (forma de envio, endereço...). Você acha que também seria interessante mandar a matrícula do meu apartamento de Lisboa para comprovar o vínculo com o país?

Mais uma vez muito obrigado.

Abraços

@ADVRJ disse:
    Agradeço imensamente a resposta.

Quando dei entrada no meu pedido por aquisição (casado há mais de 05 anos), a funcionária da Conservatória de Lisboa (do Parque das Nações) me garantiu que eu teria direito à cidadania. Eu havia levado outros documentos para comprovar o vínculo com o país (inclusive tenho apartamento próprio em Lisboa), porém ela disse que era desnecessário, pois o casamento há mais de 05 anos era suficiente, e não aceitou receber. Será que ela poderia estar blefando?

A lei é clara sobre o tempo de casamento

"1 - O estrangeiro casado há mais de três anos com nacional português pode adquirir a nacionalidade portuguesa mediante declaração feita na constância do matrimónio."

No caso da certidão do meu filho como posso enviar o documento para apensar no meu processo? (forma de envio, endereço...).

pode sim.

...Você acha que também seria interessante mandar a matrícula do meu apartamento de Lisboa para comprovar o vínculo com o país?

Sobre o endereço, somente se o tiver comprado e registrado a mais de 3 anos mas a rigor não se considera isso para este tipo de processo. Pode apenas acrescentar, dependendo do opinião pessoal do julgador.

abraços e ótima sorte,

• LuizManoelLuizManoel Member 2 PontosPosts: 1
    editado fevereiro 2020

Numero de do meu processo é 701xx, qual site consigo acompanhar o andamento do mesmo?
    Desde já agradeço

• HectorBHectorB Member 123 PontosPosts: 19

Oi CEGV , tudo bem ?

Finalmente o processo da minha esposa terminou , agora ela é Portuguesa por atribuição.Nosso casamento já esta averbado e nosso filho maior de idade também já é Português.
    O próximo passo será dar entrada no meu processo de nacionalidade portuguesa via nosso casamento ( 27 anos ).
    Minha dúvida:
    Preciso enviar minha certidão de casamento brasileira de inteiro teor com cópia repográfica apostilada ou apenas uma simples certidão portuguesa do assento do meu casamento que já foi transcrito em portugal ?

Muito obrigado e forte abraço

Oi @LuizManoel, bem vindo

@LuizManoel disse:
    Numero de do meu processo é 701xx, qual site consigo acompanhar o andamento do mesmo?
    Desde já agradeço

Luiz, sua mensagem foi transferida para este tópico e o número do processo mascarado pois não permitimos dados pessoais nas publicações de praticamente todos nossos tópicos. Isto é para sua proteção.

Se seu processo é recente você talvez receba uma carta com sua chave de acesso para consultas online no site https://nacionalidade.justica.gov.pt

Se seu processo é mais antigo (mais de 6 meses que foi recebido) você poderá ligar para a Linha de Registos, se apresentar como o requerente, informar seu número de processo e outros dados de conferência que lhe perguntarão e eles lhe informarão a chave de acesso que lhe permitirá consultas frequentes pelo site mencionado anteriormente.

Para saber como ligar para a Linha de Registos, que chamamos também de LR, veja o tópico abaixo. Precisando de maiores informações e ajuda, basta me enviar uma mensagem privativa ou, se não contiver informações pessoais, basta publicar aqui suas dúvidas.

Link para o tópico sobre consultas de processos via Linha de Registos
    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/17/linha-de-registos-como-e-quando-ligar/p1

Enviar mensagem privativa para CEGV

abraços, boa sorte e aproveite nosso Portal

@HectorB disse:
    Oi CEGV , tudo bem ?
    Finalmente o processo da minha esposa terminou , agora ela é Portuguesa por atribuição.Nosso casamento já esta averbado e nosso filho maior de idade também já é Português.
    O próximo passo será dar entrada no meu processo de nacionalidade portuguesa via nosso casamento ( 27 anos ).
    Minha dúvida:
    Preciso enviar minha certidão de casamento brasileira de inteiro teor com cópia repográfica apostilada ou apenas uma simples certidão portuguesa do assento do meu casamento que já foi transcrito em portugal ?

Oi Hector, tudo bem ? Por aqui tudo beleza, obrigado por perguntar.

Veja as instruções no começo deste tópico.
    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/149/aquisicao-da-nacionalidade-pelo-casamento-artigo-3-da-ln/p1

A certidão de casamento para seu processo de aquisição deve ser a certidão de casamento portuguesa (do casamento já transcrito), simples.

abraços e ótima sorte,

• HectorBHectorB Member 123 PontosPosts: 19

Ok amigo , muito obrigado pela informaçäo .

CEGV
  • MarciaPereiraMarciaPereira Member 22 PontosPosts: 5

Meu processo de nacionalidade pelo casamento (aquisição) é de 2018 e já está na fase 6 desde fevereiro de 2019. Alguém tem idéia de quanto tempo ainda pode demorar para finalizar?

CEGV

@MarciaPereira , bem vinda

@MarciaPereira disse:
    Meu processo de nacionalidade pelo casamento (aquisição) é de 2018 e já está na fase 6 desde fevereiro de 2019. Alguém tem idéia de quanto tempo ainda pode demorar para finalizar?

Os trabalhadores do notariado de grandes espaços, principalmente o ACP, têm resistido a concluir processos de forma a pressionar o governo português a reconhecer o caos no IRN e tomar providências para aumentar recursos humanos e materiais. Isto é o que recentemente foi ouvido de uma colega que foi no ACP.

Então, assim como milhares de outros processos parados, não há previsão. Os registros estão sendo emitidos muito vagarosamente. Nos resta apenas aguardar.

Abraços, ótima sorte e aproveite nosso Portal,

• portugal26portugal26 Member 2 PontosPosts: 1

Olá boa tarde minha nacionalidade foi aprovada e assinada 11 de outubro, e estou aguardando que se crie um novo registro português, embora estou a espera a 1 ano e 7 meses,como e possível tanta demora assim ?se tem gente com menos de 11 mês já tem a nacionalidade em mão

• m_ferreiram_ferreira Member 103 PontosPosts: 18

@portugal26 disse:
    Olá boa tarde minha nacionalidade foi aprovada e assinada 11 de outubro, e estou aguardando que se crie um novo registro português, embora estou a espera a 1 ano e 7 meses,como e possível tanta demora assim ?se tem gente com menos de 11 mês já tem a nacionalidade em mão

Olá!
    Uma breve pesquisada aqui no fórum é o suficiente para ver que cada caso é um caso.

• LeticiaHegedusLeticiaHegedus Member 2 PontosPosts: 2

Olá, quero saber se com o passaporte do português eu consigo tirar a minha cidadania, eu entrei no civil online para solicitar a certidão de nascimento, porém já tem mais de 100 anos, eles não permitem solicitar.

• LeticiaHegedusLeticiaHegedus Member 2 PontosPosts: 2

Olá, quero saber se com o passaporte do português eu consigo tirar a minha cidadania, eu entrei no civil online para solicitar a certidão de nascimento, porém já tem mais de 100 anos, e eu não consigo solicitar.

Oi @portugal26 , bem vindo

@portugal26 disse:
    Olá boa tarde minha nacionalidade foi aprovada e assinada 11 de outubro, e estou aguardando que se crie um novo registro português, embora estou a espera a 1 ano e 7 meses,como e possível tanta demora assim ?

Os serviços estão colapsados, sem recursos do governo (pessoal e material), greves frequentes (sem atenção do governo), sem contatações significativas pelos últimos 20 anos e, do Ministério da Justiça, é o órgão que mais recolhe recursos. Só que o dinheiro que entra vai para o governo e não volta. Enfim, muita indignação dos trabalhadores do IRN e nenhuma atenção do governo. Resultado, greves, caos, lentidão e agora rebeldia (greve branca/operações "padrão").

se tem gente com menos de 11 mês já tem a nacionalidade em mão

A velocidade dos andamentos (trâmites) depende do tipo do processo, de onde foi submetido, do oficial ou conservador responsável... enfim, podem haver diversas justificativas para um processo (ou um grupo) andarem mais rápido que outros. Precisamos ser pacientes.

abraços, boa sorte e aproveite nosso Portal,

felipesilveira
  • AdluizAdluiz Member 17 PontosPosts: 0

Bom dia a todos.
    Já li tantos posts, mas ainda estou com duvidas, ou um pouco de receio em fazer o processo sozinho, mas vamos lá.
    Meu avô português se casou em São Paulo, ficou viúvo e depois de algum tempo foi morar com minha avó em outra cidade, do qual tiveram duas filhas (minha mãe e minha tia), meu avô foi o declarante do registro da minha mãe.
    Já localizei o assento do meu avô, e já solicitei uma certidão certificada na universidade de Coimbra. e pretendo dar entrada na cidadania da minha mãe por Tondela.
    1-como ele foi o declarante, não vou precisar transcrever nada dele, nem certidão do primeiro casamento e nem de óbito?
    2-documento do português será somente essa certidão do assento que está vindo de Coimbra?
    3-documentos da minha mãe sera certidão de inteiro teor do registro de nascimento por copia reprográfica e apostilada, copia autenticada do RG (ela não tem passaporte) apostilada também, formulário 1C assinado no cartório e reconhecido firma?
    4- vale postal
    5- envio DHL
    6-após a cidadania de minha, pretendo tirar a minha, para isso vai precisar da transcrição do casamento dela, correto?
    já envia tudo no mesmo processo (cidadania da minha mãe + transcrição do casamento dela)?

Desde já agradeço.

CEGV

Oi @Adluiz, bem vindo

@Adluiz disse:
    Bom dia a todos.
    Já li tantos posts, mas ainda estou com duvidas, ou um pouco de receio em fazer o processo sozinho, mas vamos lá.
    Meu avô português se casou em São Paulo, ficou viúvo e depois de algum tempo foi morar com minha avó em outra cidade, do qual tiveram duas filhas (minha mãe e minha tia), meu avô foi o declarante do registro da minha mãe.
    Já localizei o assento do meu avô, e já solicitei uma certidão certificada na universidade de Coimbra. e pretendo dar entrada na cidadania da minha mãe por Tondela.
    1-como ele foi o declarante, não vou precisar transcrever nada dele, nem certidão do primeiro casamento e nem de óbito?

Se fizer por Tondela, poderão exigir a transcrição do primeiro casamento do seu avô, caso não tenha feito e transcrição do óbito (gratuita) da primeira esposa.

2-documento do português será somente essa certidão do assento que está vindo de Coimbra?

Sim, na forma certificada.

...

[documentos - veja menção abaixo - (1)]

6-após a cidadania de minha, pretendo tirar a minha, para isso vai precisar da transcrição do casamento dela, correto?

Sim

já envia tudo no mesmo processo (cidadania da minha mãe + transcrição do casamento dela)?

Não. Um processo de cada vez.

(1) Para confirmar documentos a serem enviados, veja nossos tópicos-guias. Não "confirmamos" o que está escrito nos nossos guias porque senão criamos muita confusão.

Abraços, ótima sorte e aproveite nosso Portal
    a) Caso precise de ajuda específica, entre em contato pelo link abaixo
    b) Sua publicação foi transferida para este tópico, por questões de organização do Portal

• anasilvaanasilva Member 17 PontosPosts: 1

Estou em uma fase parecida com a do Adriano.
    existe algum lugar que eu possa mandar a documentação sem precisar da transcrição do casamento, uma vez que não conheço a primeira mulher do meu avô, e com minha avó ele apenas teve uma união instável porém não temos documentos para comprovar.

CEGV

Oi @anasilva, bem vinda

@anasilva disse:
    Estou em uma fase parecida com a do Adriano.
    existe algum lugar que eu possa mandar a documentação sem precisar da transcrição do casamento, uma vez que não conheço a primeira mulher do meu avô, e com minha avó ele apenas teve uma união instável porém não temos documentos para comprovar.

Ana, vamos lá:

Se Seu avô foi o declarante, no cartório, do nascimento de seu/sua pai/mãe, talvez não seja necessária a transcrição do casamento. Entre em contato comigo para dar detalhes particulares da história do seu avô e avaliamos a necessidade ou não da transcrição do primeiro casamento dele.

Importante frisar que o fato de vocês desconhecerem a primeira esposa do seu avô não os impede de providenciar a transcrição de casamento. Em geral, pelos documentos do próprio casamento, consegue-se informações sobre a naturalidade dos cônjuges e, a partir daí, uma busca pela certidão de nascimento (da primeira esposa) é possível. Como os registros de nascimentos são públicos, vocês conseguiriam requerer uma cópia da certidão de nascimento dela para proceder a transcrição do casamento do seu avô em Portugal. Em resumo, com foco e determinação tudo é possível

Caso deseje, entre em contato comigo privativamente, pelo link abaixo

Abraços, boa sorte e aproveite nosso Portal

• ElisamariaElisamaria Member 17 PontosPosts: 0

Bom dia, preciso do assento de meu avô paterno que é português. Como preciso impresso, recebi a seguinte mensagem do Civil Online: "Caso pretenda uma certidão em papel ou modelo internacional, pode efetuar o pedido em qualquer Conservatória do Registo Civil, Espaço Registos, estando no estrangeiro, através dos serviços Consulares ou ainda através da página da internet http://www.portaldocidadao.pt depois de efetuar o seu registo, sendo que esta certidão será enviada via correio para a morada que indicar no pedido". Porém ao clicar neste site sou redirecionada para o e-portugal e estou tendo dificuldades em realizar o cadastro. Alguém pode me ajudar?

CEGV

@Elisamaria, bem vinda

@Elisamaria disse:
    Bom dia, preciso do assento de meu avô paterno que é português. Como preciso impresso, recebi a seguinte mensagem do Civil Online: "Caso pretenda uma certidão em papel ou modelo internacional, pode efetuar o pedido em qualquer Conservatória do Registo Civil, Espaço Registos, estando no estrangeiro, através dos serviços Consulares ou ainda através da página da internet http://www.portaldocidadao.pt depois de efetuar o seu registo, sendo que esta certidão será enviada via correio para a morada que indicar no pedido". Porém ao clicar neste site sou redirecionada para o e-portugal e estou tendo dificuldades em realizar o cadastro. Alguém pode me ajudar?

Elisa, as certidões devem ser pedidas aos arquivos distritais portugueses, caso tenham mais de 100 anos, independente de serem assentos de batismo (religioso) ou nascimento (civil) ou diretamente, através do site https://civilonline.mj.pt caso sejam de portugueses nascidos a menos de 100 anos.

Se precisar de ajuda, pode me contatar pelo link abaixo

Boa sorte e aproveite nosso Portal,

• Marinéia_T_DuarteMarinéia_T_Duarte Member 17 PontosPosts: 0

Boa tarde pessoal, li várias postagens e agradeço antecipadamente por várias dúvidas sanadas.

Restam-me as seguintes dúvidas:
    1 Assinatura do declarante reconhecida presencialmente (Quadro 5, Mod. 1C): aqui no Brasil, pode ser feita em Cartório de Notas ou tem de ser feita no Consulado Português?
    meu comentário antecipado: se o Apostilhamento pode ser feito em Cartório de Notas (Tabelionato de Notas, Cartório de Registro Civil, etc), por que não seriam válidos também para a o reconhecimento de assinatura presencial?

2 endereço para envio de documentos: De tudo que li, entendi que pelo Arquivo Central do Porto (Rua Visconde de Setubal, 328) o processo ocorre mais rapidamente. A despeito de nas Instruções anexas ao formulário 1C constar o endereço preferencial (me parece) de Lisboa (CRC), e alternativo de Lisboa (CNAI) e de Porto(CNAI).

Agradeço por comentários.
    Marinéia

CEGV

@Marinéia_T_Duarte, bem vinda

@Marinéia_T_Duarte disse:
    Boa tarde pessoal, li várias postagens e agradeço antecipadamente por várias dúvidas sanadas.

Restam-me as seguintes dúvidas:
    1 Assinatura do declarante reconhecida presencialmente (Quadro 5, Mod. 1C): aqui no Brasil, pode ser feita em Cartório de Notas ou tem de ser feita no Consulado Português?

cartório de notas - assinar só lá no cartório, na frente do notário e pedir para a firma (assinatura) ser reconhecida por autenticidade

ou

Consulado português, gratuitamente. Assinando presencialmente.

meu comentário antecipado: se o Apostilhamento pode ser feito em Cartório de Notas (Tabelionato de Notas, Cartório de Registro Civil, etc), por que não seriam válidos também para a o reconhecimento de assinatura presencial?

Não se apostila o requerimento. Apenas a cópia do RG/Identidade/Passaporte autenticado e a Certidão de Nascimento Reprográfica do requerente.

2 endereço para envio de documentos: De tudo que li, entendi que pelo Arquivo Central do Porto (Rua Visconde de Setubal, 328) o processo ocorre mais rapidamente. A despeito de nas Instruções anexas ao formulário 1C constar o endereço preferencial (me parece) de Lisboa (CRC), e alternativo de Lisboa (CNAI) e de Porto(CNAI).

Formulário antigo com dados super desatualizados. Nunca atualizaram o formulário.
    Desencane.

Marinéia

Marinéia, se você não tem nenhuma pressa, envie para o ACP ou CRCentrais. Processos de atribuição nestes lugares têm levado quase um ano. Se tem pressa, existem soluções mais rápidas, mas 99% delas usando serviços profissionais. Importante frisar que depois de submetido os processos, raramente existe chance de agilizá-los. Decisões sobre o ritmo devem ser tomadas antes do envio.

abraços, boa sorte e aproveite nosso Portal,

• jorgehsjorgehs Member 17 PontosPosts: 1

Boa tarde. Estive buscando algumas informações e lendo algumas das postagens aqui sobre o processo de nacionalidade, e agradeço desde já todas as orientações!

Sigo com uma dúvida: entrei com meu pedido pelo Consulado de São Paulo e, em Maio/2019, recebi um e-mail do Consulado me informando que o pedido fora encaminhado à CRCentrais para integração. Desde então, o status do acompanhamento no site do Consulado continua como "aguarda integração".

Isso significa que o meu processo ainda não tem nem mesmo numeração? Me foi estimado tempo de espera de mais de 8 meses, e eu não estou particularmente com pressa, mas gostaria de entender melhor em qual "ponto" meu pedido se encontra.

Agradeço desde já.

CEGV

@jorgehs, bem vindo

@jorgehs disse:
    Boa tarde. Estive buscando algumas informações e lendo algumas das postagens aqui sobre o processo de nacionalidade, e agradeço desde já todas as orientações!
    Sigo com uma dúvida: entrei com meu pedido pelo Consulado de São Paulo e, em Maio/2019, recebi um e-mail do Consulado me informando que o pedido fora encaminhado à CRCentrais para integração. Desde então, o status do acompanhamento no site do Consulado continua como "aguarda integração".

O seu processo foi redirecionado para Lisboa e entrou na fila de processamento.

Isso significa que o meu processo ainda não tem nem mesmo numeração?

Você pode tentar ligar para a Linha de Registos e verificar se o processo já tem numeração e chave de acesso para consultas online. Veja o link abaixo
    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/17/linha-de-registos-como-e-quando-ligar/p1

Me foi estimado tempo de espera de mais de 8 meses, e eu não estou particularmente com pressa, mas gostaria de entender melhor em qual "ponto" meu pedido se encontra.

Como disse, deve estar aguardando processamento. O melhor é ligar para a LR e verificar.

Abraços, ótima sorte e aproveite nosso Portal

• GugaValenteGugaValente Member 17 PontosPosts: 1

Boa noite a todos.

Estava reunindo os documentos para tirar a nacionalidade portuguesa pela minha mãe. Em todos os documentos dela, inclusive no passaporte português de emigrante dela, consta o nome "Josefina"

Porém, ao tirar uma cópia do assento informatizado dela pelo Civil Online, quase não reparei que o nome dela estava como "Jesofina". Entrei em contato com o cartório contestando se não podia ser um erro na informatização do assento. Eles garantem que o nome dela na certidão é realmente "Jesofina".

O ponto mais importante: essa questão do nome pode fazer meu processo cair em exigência? Se sim, o que posso fazer para evitar isso?

CEGV
  • lucinetelucinete Member 17 PontosPosts: 0

Boa noite, confesso que tenho várias dúvidas, sou iniciante no assunto, eu tenho uma pessoa que o avô era português, e o pai é naturalizado e faleceu, agora ela quer adquirir a cidadania portuguesa. Minha dúvida é ela pode obter como atribuição? Se sim, qual a lista de documentos alguém que tenha paciência pra me ajudar por favor, qual o próximo passo, eu pretendo fazer todo o processo como procuradora dela, o que vcs me aconselham.

CEGV
    editado fevereiro 2020

@GugaValente, bem vindo

@GugaValente disse:
    Boa noite a todos.
    Estava reunindo os documentos para tirar a nacionalidade portuguesa pela minha mãe. Em todos os documentos dela, inclusive no passaporte português de emigrante dela, consta o nome "Josefina"

Se vocês têm o passaporte dela, façam uma cópia autenticada e enviem junto com a documentação. Isto provará que "para Portugal" o nome dela "também" era Josefina, evitando eventuais questionamentos sobre a diferença de redação de nomes. Em geral, mesmo sem as provas acredito que "passaria".

Porém, ao tirar uma cópia do assento informatizado dela pelo Civil Online, quase não reparei que o nome dela estava como "Jesofina". Entrei em contato com o cartório contestando se não podia ser um erro na informatização do assento. Eles garantem que o nome dela na certidão é realmente "Jesofina".

Eles não costumam errar mas foi bom confirmar.

O ponto mais importante: essa questão do nome pode fazer meu processo cair em exigência? Se sim, o que posso fazer para evitar isso?

Veja o que escrevi no primeiro parágrafo da minha resposta. Se vocês têm o passaporte Português original com "Josefina", ficará mais fácil. Precisando, me procure particularmente pelo link abaixo

Abraços e aproveite nosso Portal

@lucinete, bem vinda

@lucinete disse:
    Boa noite, confesso que tenho várias dúvidas, sou iniciante no assunto, eu tenho uma pessoa que o avô era português, e o pai é naturalizado e faleceu, agora ela quer adquirir a cidadania portuguesa. Minha dúvida é ela pode obter como atribuição? Se sim, qual a lista de documentos alguém que tenha paciência pra me ajudar por favor, qual o próximo passo, eu pretendo fazer todo o processo como procuradora dela, o que vcs me aconselham.

Lucinete, desculpe mas não entendi... "Tenho uma pessoa" ? Essa "pessoa" é familiar sua ou apenas uma "amiga" ? Não costumamos responder para terceiros. Normalmente os próprios interessados ou familiares diretos que nos procuram para tirar dúvidas.

Se for o caso, peça para "ela" nos procurar aqui no Portal. Responder para terceiros é complicado pois as nossas explicações são interpretadas e nem sempre o entendimento é perfeito.

Abraços e aproveite nosso Portal,

• CVenancioCVenancio Member 17 PontosPosts: 0

Que documentos podem ser apresentados para atestar que o familiar está a cargo financeiro do cidadão português?
    Rendimentos advindos de arrendamentos em Portugal, saldo em conta corrente em Portugal e no Brasil podem ser considerados?

CEGV
  • Carlos050900Carlos050900 Member 17 PontosPosts: 1

Boa tarde, eu gostaria de saber como eu faço para acompanhar o meu processo de cidadania, já estou quebrando a cabeça tentando descobrir e até agora nada.

CEGV

@Carlos050900 disse:
    Boa tarde, eu gostaria de saber como eu faço para acompanhar o meu processo de cidadania, já estou quebrando a cabeça tentando descobrir e até agora nada.

Carlos, bem vindo.

Veja a página abaixo e siga as instruções. Apenas os próprios requerentes podem receber as informações, importante frisar.

Boa sorte, abraços e aproveite nosso Portal

@CVenancio disse:
    Que documentos podem ser apresentados para atestar que o familiar está a cargo financeiro do cidadão português?
    Rendimentos advindos de arrendamentos em Portugal, saldo em conta corrente em Portugal e no Brasil podem ser considerados?

@CVenancio, bem vindo(a)

Deve mostrar que mora junto, que os encargos da casa e sua manutenção são pagos por determinada pessoa (português) e, melhor, ser dependente na declaração de Imposto de Renda. Demonstrar que as contas deste(a) "dependente" são pagas pelo cidadão português é fundamental. Me parece que o simples extrato bancário e outros documentos "soltos" não serão suficientes.

Note que a pergunta foi meio "solta", não esclarecendo a história por trás da pergunta. Então, a resposta acima, é a melhor possível. Imagino que esteja falando de solicitação de Autorização de Residência para alguém maior de idade, que mora com um português recém naturalizado/atribuído. Aí depende um pouco do grau de parentesco entre a pessoa e o português, capacidade financeira familiar, capacidade de formação de prova ao longo de um tempo mínimo e outros diversos fatores.

espero ter contribuído.

abraços e aproveite nosso Portal

• karollineekarollinee Member 18 PontosPosts: 5

Boa noite grupo, tudo bem?
    Sou nova aqui no grupo e gostaria de saber mais do mesmo não é:
    O meu processo 35xxx/18, dei entrada na conservatória de Leiria, e atualmente o processo encontra-se em Pombal. Alguém na mesma situação ?
    No site estou no “estágio” 4 desde Julho/Agosto.

Obrigada 😊

CEGV

@karollinee, bem vinda.

@karollinee disse:
    Boa noite grupo, tudo bem?
    Sou nova aqui no grupo e gostaria de saber mais do mesmo não é:
    O meu processo 35xxx/18, dei entrada na conservatória de Leiria, e atualmente o processo encontra-se em Pombal. Alguém na mesma situação ?
    No site estou no “estágio” 4 desde Julho/Agosto.

Karollinee, Leiria não é balcão de nacionalidade. Então não são habilitados a tramitar processos atribuição de nacionalidade de brasileiros, filhos de portugueses. Os processos deste tipo recebidos em Leiria são enviados para a CRC de Pombal que é a CRC balcão de nacionalidade responsável pelos processos submetidos na CRC de Leiria.

Este é o motivo.

Sobre os prazos, CRCs de Interior são pequenas, com um ou dois conservadores no máximo, poucos funcionários de registo civil e qualquer volume diferenciado gera grandes atrasos. Então, torcemos por vocês.

Seu comentário acima, como foi publicado em um tópico que não era condizente com o assunto do tópico em questão, foi trazido para este tópico.

abraços e ótima sorte,

• Bruno_CunhaBruno_Cunha Member 57 PontosPosts: 4

Olá pessoal, espero que estejam todos bem. Obrigado por terem me aceitado ao grupo.
    Depois de quase 3 anos na busca dos documentos, emito pelo terceira vez as certidões de nascimento do meu pai e avô, adicionei a de casamento do meu bisa (como não foi ele quem registrou o meu avô, fui orientado a encontrá-la, o nosso processo é de Neto.
    Seguem as dúvidas:
    1) Preciso legalizar as certidões no Consulado?
    2) O que é mais indicado, mandar o processo pelos correios/DHL ou ir dar entrada pessoalmente lá em Lisboa?
    3) Posso dar entrada na minha juntamente com a do meu pai?

Obrigado a todos pela colaboração!

CEGV
  • LeandroLeandro Member 27 PontosPosts: 4

Olá, como vão.

Tenho o seguinte caso na minha família: a minha avó possui Alzhaimer e está interditada judicialmente. Ela é viva e meu pai assina por ela. No caso ela é filha de Português, e eu preciso tirar a cidadania dela, do meu pai e em seguida a minha.

Sendo assim, eu preciso homologar a sentença de interdição em Portugal para que o meu pai, como curador, assine o formulário por ela?

CEGV
    editado fevereiro 2020

Oi Leandro, tudo bem ?

@Leandro disse:
    Tenho o seguinte caso na minha família: a minha avó possui Alzhaimer e está interditada judicialmente. Ela é viva e meu pai assina por ela. No caso ela é filha de Português, e eu preciso tirar a cidadania dela, do meu pai e em seguida a minha.

Leandro, lamento informar mas acho que sei pai terá que obter como neto, ao longo do tempo. O requerimento de nacionalidade é realizado "por efeito da vontade" do requerente. Como ela está interditada a vontade dela já não é própria e sim de terceiros (seu pai), impossibilitando, pelo meu entendimento, requerimento.

Sendo assim, eu preciso homologar a sentença de interdição em Portugal para que o meu pai, como curador, assine o formulário por ela?

Como disse acima, meu entendimento e de muitos outros especialistas e advogados, que já orientaram situações semelhantes é a que expliquei, acima. O ideal é investirem no pedido do seu pai, como neto. Leva mais tempo mas é a forma restante. Já lido com nacionalidade a alguns anos e nunca vi um caso assim prosperar.

Sei que não é, claro, o que vocês gostariam de saber. Aconselho, inclusive, muita cautela caso vocês sigam buscando soluções para esta questão e encontrem qualquer um que diga algo diferente do que expliquei acima. Já vi muitos casos de "profissionais" que prometem "milagres" usando os mais diferentes ardis, no intuito de obter, no desespero, vantagem financeira de seus prováveis clientes.

Caso deseje, me procure privativamente. Meus contato está abaixo

abraços e ótima sorte,

Oi @Bruno_Cunha, bem vindo

@Bruno_Cunha disse:
    Olá pessoal, espero que estejam todos bem. Obrigado por terem me aceitado ao grupo.
    Depois de quase 3 anos na busca dos documentos, emito pelo terceira vez as certidões de nascimento do meu pai e avô, adicionei a de casamento do meu bisa (como não foi ele quem registrou o meu avô, fui orientado a encontrá-la, o nosso processo é de Neto.

Bruno, primeiro: Netos não "adquirem" a nacionalidade portuguesa. Netos são atribuídos. Então falamos "Atribuição de netos" e não mais "Aquisição" pois são processos diferentes.

Seguem as dúvidas:
    1) Preciso legalizar as certidões no Consulado?

As certidões devem ser apostiladas, em cartórios. A legalização consular foi substituída pelas apostilas de Haia em Outubro/2016.

2) O que é mais indicado, mandar o processo pelos correios/DHL ou ir dar entrada pessoalmente lá em Lisboa?

Não faz diferença e não precisa viajar para submeter seus processos. Siga nossos guias e envie por DHL.

3) Posso dar entrada na minha juntamente com a do meu pai?

Não.. Seu pai precisa se tornar português para que você possa enviar seu processo. Para fazer seu processo você precisará do número do assento de nascimento português do seu pai.

Importante ressaltar que certidões não têm validade. Talvez você não precisasse reemitir as certidões passadas.

Caso deseje maiores informações ou tenha urgência na conclusão dos processos, me procure privativamente pelo link abaixo para maiores orientações e soluções.

abraços e aproveite nosso Portal,

• Bruno_CunhaBruno_Cunha Member 57 PontosPosts: 4

Oh wow isso foi muito exclarecedor!! Muito Obrigado querido, eu tenho lido bastante mas é ainda confuso, agora sei que estou no caminho certo, muito obrigado de vdd, pois é no consulado diz que tem que ter sido emitido antes de um ano da data de entrada no processo, agora estou esperando os cartórios emitirem e enviarem para o meu pai pelos correios

CEGV
  • ClebertomClebertom Member 27 PontosPosts: 2

@Mogadouro disse:
    Olá Turma!
    Alguem sabe se a minha esposa brasileira perde a nacionalidade italiana dela se ela obtiver a nacionalidade portuguesa pelo casamento comigo?
    Agradeço a ajuda

Caso interessante, tem alguma novidade? É um pouco parecido com minha situação

CEGV
  • sekoteksekotek Member 2 PontosPosts: 1

top cinco bolas verde sexta bola branca sétima bola laranja
    Quanto tempo posso esperar assim por seis meses

@sekotek, bem vindo(a)

@sekotek disse:
    top cinco bolas verde sexta bola branca sétima bola laranja
    Quanto tempo posso esperar assim por seis meses

Amigo(a), aqui não é como o twitter onde existe limitação de 280 caracteres por publicação. Dá para escrever e explicar razoavelmente bem suas dúvidas, se apresentar, dar bom dia, pedir por favor e dizer obrigado.

Caso se interesse, explique suas dúvidas e ajudaremos no que nos for possível.

Abraços e aproveite nosso Portal

• drichiaradiadrichiaradia Member 46 PontosPosts: 11

Oi Pessoal, boa tarde!
    Alguém está sabendo sobre alguma mudança no pagamento do Vale Postal Internacional?
    Eu explico: tive conhecimento que o VPI tinha que ser endereçado "IRN, IP, e o nome da conservatória a ser enviado". No caso, eu enviei para o Arquivo Central do Porto, no entanto, o processo nunca foi ganhou número. Depois muito tentar contato com o ACP consegui ter notícias do que havia acontecido. Eles informaram que agora deve ser endereço apenas para o IRN, IP sem colocar a conservatória... apenas incluir o endereço da conservatória, sem o nome. Alguém está sabendo disso e pode informar direito? É isso mesmo?

Aguardo, obrigada

@drichiaradia disse:
    Oi Pessoal, boa tarde!
    Alguém está sabendo sobre alguma mudança no pagamento do Vale Postal Internacional?
    Eu explico: tive conhecimento que o VPI tinha que ser endereçado "IRN, IP, e o nome da conservatória a ser enviado". No caso, eu enviei para o Arquivo Central do Porto, no entanto, o processo nunca foi ganhou número. Depois muito tentar contato com o ACP consegui ter notícias do que havia acontecido. Eles informaram que agora deve ser endereço apenas para o IRN, IP sem colocar a conservatória... apenas incluir o endereço da conservatória, sem o nome. Alguém está sabendo disso e pode informar direito? É isso mesmo?
    Aguardo, obrigada

Oi @drichiaradia,

O procedimento não mudou. O procedimento segue o mesmo
    Destinatário: IRN, IP
    Endereço: Endereço da Conservatória ou Espaço para onde você mandará seus processos.

Já lido com o IRN a alguns anos e nunca vi orientação para que fosse colocado qualquer coisa além de IRN, IP no destinatário do Vale Portal. Na verdade todos vales que vi e que fizeram isso foram rejeitados.

Abraços e ótima sorte,

• Pedro_João_MarreirosPedro_João_Marreiros Member 2 PontosPosts: 0

Posso de alguma forma renovar o cartão de cidadão online?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.