Diversas alterações ocorridas através de despacho do IRN, impactando processos de todos os tipos.
ATENÇÃO: TONDELA não é mais balcão de nacionalidade. Pendentes serão enviados para a CRCentrais
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Atribuição 1C - Filhos de Portugueses (Menor/Maior) - Documentos e para onde enviar

1121314151618»

Comentários

• lusaraivalusaraiva Member 17 PontosPosts: 0

Será que alguém poderia me ajudar com uma dúvida? Sou bisneta de português e estou agilizando tudo para a obtenção da cidadania do meu pai, cuja mãe é filha do português. Acontece que ela foi registrada por um pai adotivo, mas na certidão está escrito que ela é filha legítima do meu bisavô português. Na certidão de casamento dela também consta que o bisavô português é pai legítimo dela. Já estou com a documentação toda reunida e gostaria de saber se posso enviar do jeito que está. Obrigada

CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4880 PontosPosts: 4,753

@Claudia2019 disse:
    Olá, pessoal. É possível fazer a transcrição do casamento dos pais e atribuição 1C do filho menor (17anos) simultaneamente na mesma Conservatória?

De conhecimento público e notório, apenas Tondela Permitia isso. Porém estão sem conservador e, com a chegada de um(a) novo(a), não se sabe qual a música que o piano vai tocar. Desaconselhável enviar qualquer coisa para Tondela agora até que um(a) novo(a) Conservador(a) assuma.

Enviaria toda a documentação pelo correio em um único envelope, porém com formulários e documentação separados por categoria de pedidos.

sim, assim que era feito.

Pretendo enviar para Lisboa, tenho a impressão que uma Conservatória "grande" tem mais agilidade.

Mais gente, menos risco de surpresas. No entanto, mais gente, mais processos.

Minha intenção é poupar tempo e preciso novamente de orientação e conselhos.
    Obrigada!

"poupar tempo" pode significar um mundo de coisas. Precisaria entender a situação para sugerir algo. Caso queira, meu contato privativo no Portal está abaixo.

Enviar mensagem privativa para CEGV pelo Portal

@lusaraiva disse:
    Será que alguém poderia me ajudar com uma dúvida?
    Sou bisneta de português e estou agilizando tudo para a obtenção da cidadania do meu pai, cuja mãe é filha do português.
    Acontece que ela foi registrada por um pai adotivo, mas na certidão está escrito que ela é filha legítima do meu bisavô português.
    Na certidão de casamento dela também consta que o bisavô português é pai legítimo dela.
    Já estou com a documentação toda reunida e gostaria de saber se posso enviar do jeito que está. Obrigada

Deve identificar quem foi o Declarante do nascimento dela no cartório onde foi registrada. Se foi o português, que consta como pai legítimo, maravilha. Se foi o "pai adotivo" ou outro terceiro, pode complicar. Há também que avaliar se o português e a mãe dela eram casados ou não. Qualquer outra situação, diversa da primeira mencionada, maior análise de documentos e outros elementos de prova precisará ser realizada para realmente confirmar que o pedido de cidadania é viável.

Caso deseje, me procure pelo link abaixo e conversamos.
    Enviar mensagem privativa para CEGV pelo Portal

• OdilonOdilon Member 107 PontosPosts: 13

Boa tarde! Algumas dúvidas..

A Conservatória de Tondela ainda prioriza os processos de menores de idade?

Estou com uma prima que vai fazer 18 anos no dia 15/01, estamos pensando em enviar a documentação dela esta semana, é garantido o não pagamento da taxa caso o processo passe do período de maioridade dela?

Existe algum problema se eu enviar a minha documentação na mesma remessa que a de um primo, ou somente de parentes do mesmo núcleo familiar?

Agradeço desde já!

CEGV

@Odilon disse:
    Boa tarde! Algumas dúvidas..
    A Conservatória de Tondela ainda prioriza os processos de menores de idade?

Sim. Aparentemente não só Tondela atualmente. Entretanto a última informação que tive de lá é que estão sem conservador.

Estou com uma prima que vai fazer 18 anos no dia 15/01, estamos pensando em enviar a documentação dela esta semana, é garantido o não pagamento da taxa caso o processo passe do período de maioridade dela?

Se o processo chegar dentro e até os 17 anos e 11 meses, será processado sem custos de emolumentos, não importa quando for processado. Mas não deixe para a última hora ou último mês...

Existe algum problema se eu enviar a minha documentação na mesma remessa que a de um primo, ou somente de parentes do mesmo núcleo familiar?

Não... basta separar direitinho os processos. Saquinhos plásticos para folhas de papel sulfite, envelopes dentro de envelopes,.... Enfim, qualquer procedimento que separe os documentos e processos dentro do mesmo envelopão.

Agradeço desde já!

Abraços,

Odilon
  • galvesgalves Member 166 PontosPosts: 36

Olá, boa tarde!
    Estou com uma dúvida que talvez pareça boba... Recentemente o meu RG é aquele novo formato (Carteira de identidade) pois tive que renovar por conta do meu RG ser de mais de 10 anos... Eles aceitam esse novo RG?

CEGV

@galves disse:
    Olá, boa tarde!
    Estou com uma dúvida que talvez pareça boba... Recentemente o meu RG é aquele novo formato (Carteira de identidade) pois tive que renovar por conta do meu RG ser de mais de 10 anos... Eles aceitam esse novo RG?

RG é RG ! Vão aceitar o modelo emitido por cada um dor órgãos estaduais.

Atenção ao comentário abaixo !!!!

Tondela está sem conservador há tempos e segundo Despacho do IRN de 10/1/2022 Tondela deixou de ser balcão de nacionalidade. Os processos pendentes serão enviados para a CRCentrais, em Lisboa. Com isso a "facilidade" de mandar processos de transcrição e de filhos juntos muito provavelmente deixará de existir. Ainda não sabemos o que os conservadores da CRCentrais farão com os processos "conjuntos" que estavam em Tondela. Se realizarão a transcrição e, posteriormente, os processos dos filhos menores, que foram enviados juntos ou se devolverão os processos dos menores. ACONSELHAMOS QUE, POR ENQUANTO, ATÉ MAIORES NOTÍCIAS, NINGUÉM ENVIE MAIS PROCESSOS CONJUNTOS (Transcrição + Atribuição de filhos menores) para Tondela.

Caio_Avila
  • Caio_AvilaCaio_Avila Member 27 PontosPosts: 2

Em relação aos processos de filho maior, com transcrição do casamento dos pais já concluída, para onde deverão enviar? ACP seria uma possibilidade?

CEGV
  • Caio_AvilaCaio_Avila Member 27 PontosPosts: 2

@Caio_Avila disse:
    Em relação aos processos de filho maior, com transcrição do casamento dos pais já concluída, para onde deverão enviar? ACP seria uma possibilidade?

Me refiro aos processos de maior com transcrição dos pais já concluída, que estavam em Tondela.

CEGV

@Caio_Avila disse:

@Caio_Avila disse:

Me refiro aos processos de maior com transcrição dos pais já concluída, que estavam em Tondela.

O despacho é claro que os processos de nacionalidade (ou transcrição) pendentes de TONDELA serão encaminhados para a CRCentrais. Se lá eles decidirem redirecioná-los a outras CRCs, faz parte do poder discricionário deles.

abraços,

Caio_Avila
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.