Arquivo Central do Porto (ACP) - Atribuição 1C - Informações e acompanhamento
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Quer participar e contribuir? Clique no botão "Registrar-se" se é sua primeira vez aqui. Se você já é um dos nossos, clique em "Entrar".
Comentários
Parabéns @PACHECO!
Que saiam até o carnaval!!!
DEUS te ouça...
Abs
Tenho informações obtidas por um grupo no whats que processos numerados na primeira semana de setembro já estão saindo.
O negócio está rápido...
NOTICIA ÓTIMA...
@RODRIGO, esse grupo de whats está lotado ?
É um grupo bem fechado, infelizmente, vou ver se aceitam novos membros e te retorno por MP.
Bom dia!
esse é o meu primeiro acesso neste grupo. Gostaria de contar a minha experiência para tirar uma dúvida. Agradeço muito se alguém puder me ajudar.
Em agosto/2017 enviei toda a documentação para iniciar o processo de atribuição do meu pai para o ACP (Porto). Fiz o pagamento por cartão de crédito. Dias depois recebi uma carta de lá informando que nessa modalidade de pagamento, o processo só poderia correr em Lisboa. Enviaram o processo para Lisboa! Com isso a conclusão demorou 14 meses!!! Agora fui informada que o ACP (Porto) já está aceitando pagamento por cartão de crédito. É verdade? Estou traumatizada...rs...
Gostaria de dar entrada no meu processo de atribuição em Porto porque soube que é o único lugar que aceita sem precisar solicitar a transcrição do casamento do meu pai(que já é português), já que ele é o declarante do meu nascimento. Se eu precisar fazer a transcrição de casamento dele, vou encontrar dificuldade em conseguir a certidão de nascimento da minha mãe (brasileira). Ela já morreu e eu não tenho ideia de onde ela foi registrada.
Gostaria então de saber se alguém pode me ajudar nas seguintes perguntas:
1º) O ACP (Porto) está aceitando o pagamento dos €175 por cartão de crédito?
2º) O ACP (Porto) está aceitando processos de atribuição de nacionalidade se precisar transcrever o casamento do pai, sendo ele o declarante do nascimento da filha?
3º) Alguém sabe informar qual é a média de prazo para a conclusão do processo?
Agradeço muito a quem puder me ajudar!
Oi Beth, bom dia ! E bem vinda ao nosso Portal !
Lamentamos muito que tenha passado por isso. Infelizmente, por pura ignorância de oficiais e falta da norma adequada, isto ocorreu com algumas pessoas. O recebimento pela via de Cartão de Crédito foi pacificada pelo IRN no começo deste ano e hoje qualquer conservatória recebe os pagamentos via cartão de crédito e encaminha o processo para o balcão de nacionalidade a qual estiver subordinada, caso não seja um balcão de nacionalidade. Então não existe mais risco neste tipo de procedimento.
ACP não é o único mas é o mais adequado e rápido, considerando o volume de processos recebidos e quantidade de conservadores aptos a cuidar de muitos processos. É por isso que temos indicado o ACP para processos de atribuição de filhos.
Sim
Sim
Atualmente, de 45 a 90 dias, após chegada da documentação no ACP, caso não haja nenhum problema com os documentos enviados.
Abraço, bem vinda e aproveite nosso Portal !
@CEGV
@CEGV, Enviei o processo de minha filha para o ACP (chegou lá no dia 31/10). No final desse mês estarei no Porto e espero conseguir o número do processo. Vocês pretendem montar, aqui, uma tabela, nos moldes da existente no grupo dos convolantes?
Abraços e obrigado!
@claudiocbernardo, a ideia é esta mas temos que ter um "paitrocinador" e dedicado membro para "tocar" a tabela. Pelo menos até que tenhamos outra forma, mais automatizada, de realizar este acompanhamento, nos moldes a que já estamos acostumados. O Bom é que o ACP é rapidinho.. processos entram e são concluídos em pouquíssimo tempo. Lembremos que até julho os processos que lá chegavam estavam sendo concluídos em pouco mais de 30 dias. Aí vieram as férias e o ritmo desandou. Espero, sinceramente, que retomem o ritmo e que os processos voltem a ser processados em pouco mais de 30 dias. Neste caso, entendo eu, um acompanhamento via tabela é praticamente desnecessário. Outro ponto a lembrar é que o ACP faz quase tudo sem atualizar muito a Linha de Registos. Basicamente é Recebimento, Numeração, Análise, Despacho e conclusão. Algumas vezes é que temos, antes da numeração ou durante a análise, a ocorrência de exigências, atrasando um pouco os processos.
PS: Vou "cantar" o @Admin para ver se ele nos dá uma solução ou nos ajuda a desenvolver uma.
Abraços,
Hj, após 1 mês e dezessete dias soube que o processo de uma de minhas filhas está para despacho! Sra "T" falou pra eu ligar daqui há duas semanas pra saber o registro.
Agora só falta o processo da outra minha filha.
Super feliz!
Parabéns @Leciiro ?
Parabéns @Leciiro ! Sua filha é menor de idade?
Não. Maior de idade. Aliás as duas são.
Bom dia, @Leciiro
Você enviou alguma carta de apresentação/explicação do processo ou somente a documentação exigida? Grato!
Somente a documentação exigida na atribuição.
Caramba!! @Leciiro Vc sabe qual dia seu processo foi numerado? Meu irmão deve ter dado entrada processo a data das duas filhas! E eu dei entrada tem um mês.
Remeti via DHL dia 17/09
Chegou lá dia 20/09
Numerado 28/09
Despacho 14/11
Processo 61xxx
Que notícia maravilhosa @Leciiro!!!!!???
Fiz uns cálculos estimados e cheguei numa quantidade de cerca de 1000 processos analisados por dia!!!
O meu processo de atribuição de filha em ACP:
Processo de número 491XX/2018
Remeti por DHL em 03/09/2018
Chegou lá em 07/09/2018
Numerado em 17/09/2018
Despachado em 13/11/2018
Total de 67 dias para o despacho
Assento de nascimento prometido para 27/11/2018
????????????????
Estou nascendo como portuguesa com muita felicidade! Boa sorte a todos os companheiros de jornada
Parabéns Andrea!!!
Obrigada amigo, também estou muito feliz pelo seu sucesso e por ter lhe ajudado nesse longo caminho, agora o trajeto será bem mais curto para a conquista final. Boa sorte ? ????????????????????
Pessoal! Boa tarde! Estou com tudo pronto para enviar meu processo para o ACP alguém pode me confirmar o endereço correto de lá, bem como o telefone da LR para acompanhamento do recebimento do processo. obrigado!
Parabéns @Andrea !
@Leciiro, estou muito feliz por você também, que é uma grande batalhadora, sempre presente nas discussões. Lembro das nossas conversas desde o início da batalha do nosso grupo, tanto no Portal como em outros sites. Parabéns a você e a família, que sejam muito felizes com as realizações dos planos feitos por tanto tempo.
????????????????
Boa Noite... quanto tempo esta demorando atribuição para filhos maiores no ACP? grato...
2 a 3 meses após recebimento. É o prazo médio atual.
@CEGV obrigado
Pessoal, boa noite! Preciso esclarecer uma dúvida. Hoje fui fazer dois vales postais nos correios, no entanto, um deles, a atendente errou a cotação do Euro. Ela digitou o valor do Euro como sendo R$ 1,00. Ao invés de ter encaminhado 175, foi encaminhado 800. Será que o sistema vai apropriar a cotação do dia ao enviar ou vai assumir o valor 1/1 digitado pela atendente? Já agendei DHL para amanhã e agora estou com essa questão. Envio assim mesmo?
Amigo,
1) você viu a cotação do Euro no Site dos correios (Euro exportação não vale) ?
2) Usou a página que indicamos (https://Portupedia.com/VP) para fazer seus cálculos ?
Os diferentes modos de cálculo do valor a ser enviado nos correios são bem conhecidos. Fato existe que os correios enviarão em "Euro" (não exportação) os valores para Portugal, abatida a taxa de serviço dos correios. Se a cotação foi mal feita vai chegar menos e você correrá o risco que ter seu processo devolvido. Se, por um acaso, você confirmar que mandou menos, ainda dá tempo de dar uma passada nos correios e fazer um vale complementar, com a diferença (é o que eu tentaria). Uma segunda opção, mais conservadora e com algum prejuízo (infelizmente), seria fazer um novo vale postal do valor inteiro, não enviar o primeiro vale errado, tentar o reembolso imediato ou deixar o primeiro vencer e depois pedir o reembolso da quantia do primeiro vale aos Correios.
abraços e boa sorte.
@CEGV, te encaminhei mensagem em outro tópico, obrigado! Vou tentar proceder com a sua sugestão de refazer. No entanto, o valor que mandei em Reais, contempla os 175 Euros. Minha dúvida era que os “847,02” Euros seriam enviados. Depois dos esclarecimentos, acredito tb que o valor será convertido automaticamente com a maior cotação do dia. Mas de qq forma, vou tentar conversar amanhã.
Bom dia galera,
Sou novo no fórum estou tentado buscar informações mas não consegui, minha mãe é portuguesa e declarante da minha certidão de nascimento, ela possui passaporte e identidade portuguesa com nome de casada, estou juntando a documentação para pedir minha nacionalidade portuguesa mas ela só possui a certidão de narrativa completa de nascimento, ela serve como certidão de nascimento? onde vejo o numero de assento dela? como faço o preenchimento do formulario 1c no quadro 2 e 4 com essa certidão narrativa? posso enviar somente a xerox do cartão cidadão sem a certidao de nascimento para ACP?
Outra duvida no cartorio quando retirei minha certidao de nascimento o tabelião me falou que somente o apostilamento era necessário pq ja é feita autenticação, sera que vou ter problemas enviando para ACP? Realizei o pagamento pelo cartão de credito, mas no recibo aparece com endereço de lisboa, tem problema enviar para ACP?
Desculpa se forem duvidas repetidas, e que bate muita insegurança no momento de enviar e preencher os documento, muito grato pela atenção!!
*certidão de narrativa completa de registro de nascimento
Boa tarde,
gostaria de sanar algumas dúvidas:
Sou filho de pai português e mãe brasileira, casaram no Brasil antes do meu nascimento. Eu nasci no Brasil. Meu pai português foi o declarante na minha certidão de nascimento quando eu tinha duas semanas de vida. Nasci antes de 1978.
Minhas dúvidas:
Preciso transcrever o casamento/óbito de meus pais para Portugal caso eu dê entrada no pedido de atribuição diretamente pelo ACP Porto?
Eu ter nascido antes de 1978 afeta em alguma coisa minha solicitação de atribuição?
O Assento de Nascimento do meu pai português é de antes de 1911 e consta apenas seu primeiro nome. Na minha certidão de nascimento consta este primeiro nome com alguns sobrenomes. Preciso provar para o ACP Porto que se trata do mesmo português? Li em alguns fóruns que eu deveria enviar certidão de casamento/óbito dele onde conste esses sobrenomes para fazer essa prova, porém, enviando essas certidões de casamento/óbito o ACP Porto não poderia me questionar sobre os casamentos dele e exigir a transcrição? Ao invés dessa prova ser feita pela certidão de casamento/óbito, eu não poderia enviar no processo cópia autenticada e apostilada do Registro Nacional de Estrangeiro dele que foi emitido aqui no Brasil, no qual consta a filiação dele e os sobrenomes, mesmo o registro tendo sido emitido após o meu nascimento?
No caso, eu marcaria no formulário 1c que estou enviando "Outros documentos" e diria que é o registro de estrangeiro dele.
Peço desculpas pela questão um tanto longa, e agradeço antecipadamente vossa atenção.
Maurício
você precisa do número do assento de nascimento dela. mais adiante te dou soluções..
creio que não. O que você pode fazer ?
1) Enviar email para rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt , pedindo gentilmente que te informem o número do assento de nascimento dela. Informe nome completo, data de nascimento, número do ID civil (está no cartão cidadão dela) é nome completo dos pais. Peça para te informarem a conservatória responsável pelo assento dela pois será necessário. Ou..
2) Pedir uma via digital do assento de nascimento dela pelo site civilonline e enviar uma cópia simples impressa deste assento junto com seu processo. Custa 10 Euros. instruções em Http://Portupedia.com/wiki/Civilonline
não. Apenas apostilar se já estiver autenticado. Sua certidão deve ser de Inteiro teor por cópia reprografica. Ou seja, uma certidão do cartório com a imagem da pagina do livro de registro de nascimento
não.. instrução no formulário está desatualizada
Abraços, bem vindo e aproveite nosso Portal
não se seu pai português foi o declarante do seu nascimento.
não
sim. é chamado de fixação do sobrenome
normalmente nao fazem isso
não sei... não é o "normal"
você pode tentar...
Abraços é aproveite nosso Portal !
Boa noite,
@CEGV muito obrigado pelos esclarecimentos e atenção.
Então acho que vou enviar o óbito dele para a fixação de sobrenome.
A certidão de óbito de inteiro teor para esse fim, pode ser a digitada normalmente e apostilada ou deve ser aquela que é emitida apenas por cópia reprográfica do livro e apostilada?
E me surgiu uma outra dúvida, quanto ao assento de nascimento do meu pai português: o que eu possuo e pretendo enviar foi emitido pelo consulado mês passado, com assinatura de funcionário e carimbo em alto-relevo. Ela é válida para o envio ou devo pedir uma para Portugal pelo civilonline/conservatória?
Agradeço novamente vossa atenção e parabéns pelo excelente Portal.
Maurício
Suficiente que seja autenticada e apostilada. Se fosse um documento português tal como cédula de identidade ou registro consular, somente precisaria que fosse autenticado.
Use a do consulado, que você já tem. É tão boa quanto. Na verdade você pode até tirar uma cópia xerox desta (frente e verso) e enviar, guardando a certificada pelo consulado em seus documentos. É o único "documento" que é possível enviar cópia simples.
Obrigado, nos orgulhamos muito do ambiente e qualidade das nossas publicações e informações prestadas.
aproveite !
Bom dia a todos... se possivel poderiam nos responder ao final do processo de atribuição filhos a ACP manda email e ou correspondencia informando o deferimento do processo etc.? grato
Olá,
Ao final do processo recebe-se o assento de nascimento no endereço informado no formulário 1C!
Costuma demorar, em média, 2 meses para chegar esse assento...
@ANDREROLFSEN , não mandam e-mail informando da conclusão.
grato. pela atenção...
obrigado pela atenção..grato....
@CEGV , boa tarde.
Fiquei com uma dúvida após ler um comentário seu acima, poderia me esclarecer, por favor ?
Eu estou enviando a cópia da certidão rubricada e com o carimbo branco do livro de resgistros de batismo do meu avô, que foi feita na paróquia de Monte Redondo e obtida no Arquivo Distrital de Leiria. Lá só consta o nome próprio dele e não os apelidos. Como acabei fazendo, por ignorância no assunto, a transcrição do casamento e do óbito dele no Consulado, devo enviar algum o documento recebido do Consulado ou alguma certidão apostilada (casamento/óbito) que foi usada para as transcrições ou posso apenas mandar essa certidão com carimbo branco recebida do Arquivo ?
A cidadania é para o meu pai, sendo que foi o meu avô quem fez o registro do nascimento dele.
Outra dúvida, não consegui fazer pagamento por cartão de crédito, então irei fazer amanhã por vale postal, devo pagar mais de 175 euros? Se sim, quanto me sugere?
Mais uma vez, obrigada pela ajuda.
@Clau , se você enviará como documento do português o Assento de batismo dele, deverá enviar também certidão de óbito, certidão de casamento ou algum outro documento do português que demonstre a fixação do sobrenome, ou seja, que demonstre que Antonio, filho de Carlos Guimarães e Ana Serrado (por exemplo) se tornou oficialmente Antonio Serrado Guimarães.
Somente com a certidão de batismo eles não conseguem garantir como ficou o nome do "Antonio". Então você precisará enviar algum outro documento oficial que demonstre isso. Isso, como disse, é chamado de "Fixação do Sobrenome" e é exigido sempre que é enviado um assento de batismo.
Abraços e boa sorte
Boa noite.
Ok, mas posso assinalar o quadro 4, item 2 e enviar essa certidão do meu avô que tenho e em outros documentos colocar a certidão de óbito dele que já tenho apostilada?
E sobre minha segunda pergunta, não sei se chegou ver, sobre o pagamento.
sim
Sugiro sempre o pagamento por cartão. MAS se você optar pelo Vale Postal, dê uma lida em nosso tópico sobre o tema ou no artigo https://portupedia.com/wiki/Vale_postal e calcule (no dia que for aos correios) o valor a levar usando a ferramenta de cálculo em https://portupedia.com/VP
Clau, tem um mundo de informações aqui no Portal e o melhor: Tudo organizado por tópicos. Basta ter um pouquinho de paciência para ler. Normalmente colocamos as principais informações logo na página 1 de cada tópico que nós, equipe do Portal, preparamos. Em nossos tópicos falamos de praticamente tudo, inclusive sobre os assuntos que você tem buscado.
Abraços e boa sorte !
CEGV