Acompanhamento de Processos de Conversão de Nacionalidade Derivada em Originária (6.4 para 1.1-D)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Quer participar e contribuir? Clique no botão "Registrar-se" se é sua primeira vez aqui. Se você já é um dos nossos, clique em "Entrar".
Comentários
Verdade amigo , tem gente que quer a cidadania por motivos mais simples ( não que desabone a pessoa ) outras dependen disso para ter a sua situação regularizada dentro do país e assim ter seus direitos de cidadão. Então cada um tem a sua urgência no meu caso preciso muito que finalize até setembro e continuo acreditando a vai dar tempo .
Mas me parece que processos de netos ou seja 1d estão diminuindo ao passar tô tempo né meu amigo ?
Tenho pra mim que a grande massa de processos de Netos já passou, muita gente aguardou a virada da lei para fazer o pedido de convolação, e nesse período, eles nem sabiam como seria a forma correta de tratar esse tipo de processo, o que complicou ainda mais as coisas.
Boa tarde a todos. So gostaria de atualizar informações do meu pedido de senha por email. Como informado anteriormente enviei o primeiro pedido requerindo a senha no dia 27/06. Como dica do @CEGV enviei mais 3 emails (o último hoje) e até então nada de respostas. Alguém aqui comentou que enviuvou um dia antes de mim e seu email foi respondido no último domingo. Se eles estiverem mesmo seguindo a ordem dos Emails recebidos entende-se que o número de Emails deve ser absurdamente grande email não que continuemos tendo paciência pra espera tal senha
@CEGV
Fico feliz com a agilidade aplicada aos processos mais recentes. Contudo, acredito ser dever da conservatória se organizar de maneira a não deixar evidências de que a fila não esteja sendo rigorosamente respeitada. Creio que o maior problema desta situação é que a própria, em diversos momentos, frisou que a ordem de chegada dos processos seria respeitada e a finalização dos processos dependeria diretamente da mesma. Essa afirmação vem da própria conservatória. Dessa forma, não é de se surpreender que quando alguns vejam evidências do contrário, acabem por se surpreender negativamente.
"TAMO JUNTO!" Eu tbm entendo bem!!
eu já espero há 13 anos!! E digo, esses últimos meses tem sido os piores!!!
acho que não.. continuamos recebendo pedidos de instruções de netos. Talvez tenha passado a primeira onda dos convolantes e netos mas outras seguirão. Entendo que uma onda específica de netos ocorrerá em 2020/2023 pois será quando a legislação dos Laços Efetivos completará 3/5 anos e, para aqueles que não tinham laços, trabalharam para obtê-los e entre 2020 e 2023 (e além) já terão condições de ter cumprido os prazos necessários para criar laços efetivos com a comunidade portuguesa de acordo com o regulamento de 2017.
abraços,
Na carta que recebi da IRN, está a data de 30/04/2019.
Não fala uma coisa dessas que eu nem durmo... hahaha
Só título de curiosidade, a minha mãe tem 73 anos. Já que há a discussão sobre se a idade está ou não influenciando o andamento dos processos.
Eu enviei o processo em 18/01/19, recebi a carta da IRN em que eles declaram ter recebido o processo em 30/04/19 e na semana passada (acredito que no dia 11/07/19) ele passou da fase 3 para a fase 4 (O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requesitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa).
Nem fala uma coisa dessa que é maldade... os caras do IRN trabalham e muito. Não é má vontade em 99,9% das vezes... é processo demais para gente de menos.
Claro que você encontrará todo tipo de gente dentro de uma repartição pública, infelizmente. Terá os focados, amistosos, compreensivos, colaboradores, etc... Infelizmente também existirão os refratários, rodas presas, insensíveis, xenofóbicos, etc... Já li e ouvi as coisas mais absurdas de gente que foi pedir informação em órgãos e espaços públicos (e isso no mundo inteiro). Certa vez perguntei em francês a uma atendente do Louvre o que ela estava fazendo lá, já que não tratava bem os turistas (eu entre eles). Em geral, pessoas bem educadas tratam outros de forma semelhante a que são tratados e quanto melhor a educação que tiveram, mais empatia e consideração tratam os semelhantes, clientes/utentes ou não. Pessoalmente acho que mais de 95% das vezes que fui atendido por profissionais do IRN, o fui com atenção e respeito. O melhor é sempre começar uma conversa com um sorriso e um bom dia. Isso normalmente é um ótimo começo.
Já fiz este teste diversas vezes em minhas ligações para a LR. Quanto mais amistoso e educado era mais informações conseguia e recebia, algumas vezes até sobre mais de um processo. As raras vezes que liguei e fui mais direto e "respeitosamente seco" consegui muito pouco, só o "está em análise". Então uma das mágicas está na cordialidade.
Paciência com o pessoal do IRN, galera. O problema real não está lá dentro. Está nas limitações criadas pelo governo português (dirigentes) que espremem os serviços e seus funcionários.
abraços,
Boa noite amigos
É com desafogada euforia que venho a informar que o processo de minha mãe pulou da FASE 3 para a FASE 4, ( O seu pedido foi verificado, esta completo e válido...) pela consulta agora a noite no site da Justiça, diante de tantos entraves estamos a decolar...peço a gentileza ao amigo CEGV assim que for possível atualizar a planilha.
Abs
Pede ajuda ou manda consularizar... A consularização não deixou de existir e importante mencionar. O pessoal dos consulados, imagino, têm sido meio preguiçosos e não têm explicado que a "consularização" ainda existe.
E tem países que não assinaram a Conveção de Haia. Então, nesses, só a Consularização mesmo.
Já enviei 6 emails pedindo a senha de acesso e até agora nada. O primeiro foi em 19/06. Tô usando a tática do CEGV de colocar no título a quantidade de vezes mas até agora... E tô mandando certinho nome, número do processo, data de nascimento e cópia do cartão cidadão. Não tenho ânimo de ficar horas no telefone. Alguma tática nova para tentar por e-mail?
Marcelão, mesmo para os que assinaram é uma opção viável até porquê consulados e embaixadas brasileiras não apostilam. Nesses casos, a "antiga" consularização ainda é uma opção. O difícil é concordarem em fazer.
A melhor solução: Um amigo, parente ou alma boa que pegue o documento no Brasil e faça o apostilamento para a pessoa. Já vi brasileiro, "morador" fora do Brasil, enviar seu passaporte (brasileiro), único documento "oficial" que tinha, via DHL/FEDEX para o Brasil para tê-lo copiado, autenticado, apostilado e retornado pois o dono não conseguia, fora do Brasil, algo simples como uma cópia autenticada e apostilada do seu passaporte.
Não tem mágica... ou é paciência pelo telefone ou pelo e-mail...
abraços e boa sorte
Não enviamos nenhum e-mail para não atrapalhar o trabalho deles, todas informações foram conseguidas pela LR e site.
Bom dia. É com muita alegria que informo o fim do processo. Fase 7 concluída.
"O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado."
Parabéns @Pablo
@Pablo, parabéns!!!
Bom dia Srs.
Assim como o @Pablo, hoje fui agraciado com o término do processo.
"O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado.
Ultima notificação enviada foi uma Notificação de registo no Registo Civil em 18/07/2019, para a morada indicada no seu pedido de nacionalidade, referente ao seu processo."
Processo de 02/11/17.
Gostaria de agradecer imensamente as informações aqui postadas e em especial do @CEGV que de forma sempre assertiva e abnegada nos auxiliou nessa conquista.
Desejo boa sorte a todos.
mzaneti, parabéns!!!
MINHAS MAIS ESTIMADAS FELICITAÇÕES PARA ESSES DOIS NOVOS TUGAS COINCIDENTES!!!!
@Pablo
@mzaneti
AGORA É OFICIAL, PESSOAL!!!
86,92% DE PROCESSOS DE 2017, CONCLUÍDOS!!!
Pela mandinga, estarão concluindo os primeiros de 2018!!!
Rapaz tem um bocado de gente na fase 4 hein...... quando começar a sair isso tudo ai vai ser demais...
Para dar entrada pessoalmente, pelo menos a certidão de nascimento reprográfica deverá estar apostilada. O resto você faz no Balcão. Precisará apresentar o passaporte.
abraços,
Espere chegar, pelo menos, na fase de despacho ou registro. Certidões, em geral, ficam prontas em no máximo 5 dias úteis.
Mas as certidões não tem validade não né ?? As minhas fiz essa semana ...
@mzaneti & @Pablo , **Parabéns e felicitações pela conclusão de seus processos*,
Para muitos é um peso enorme que é tirado das costas. Sempre digo para pararem um pouquinho, aproveitem a vitória, comemorem com a família e sigam para os próximos passos.
Sucesso e prosperidade aos dois e suas famílias,
Abraços,
Hoje, assim como os colegas acima, meu processo também chegou ao fim , segundo o site de consulta do processo: " O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado."
Gostaria de agradecer imensamente ao CEGV e seus colaboradores, que criaram esta plataforma gratuita magnifica e de informações preciosas, a qual sem ela, com certeza , não seria possível nada disso. Obrigado a todos !!!!
share images
Este aí é o status real.
Alguém saberia informar os emails ou demais contactos das famigeradas entidades externas para que eu possa tentar entender que diabos aconteceu com o processo do meu pai de NOV/2017 que até agora está na fase 3, Triângulo da Bermudas?
Apesar de ter pouquíssima fé num retorno é o que me resta.
No começo de Agosto iremos para 1 ano e 9 meses de processo sem qualquer perspectiva de conclusão enquanto assisto processos de meses passando à frente do meu todos os dias, um após o outro, confesso que é um pouco demais para o meu estômago.
O único que respondia era o DGAJ e recentemente passaram a não responder ou dificultar acesso.
Pô, cara... 1 ano e 9 meses não é o final do mundo... tivemos pessoas que levaram quase 1 ano e 11 meses.. Pense positivo... Ansiedade não vai fazer seu processo andar mais rápido. Calma... Resiliência... Paciência...
abraços e ótima sorte!
Parabéns, Douglas ! Que sejam muitos felizes na próxima fase !
Só este mês já foram 17 conclusões...
Baciada, com certeza !
Tamo junto.
Deve ser ruim d+ ver processos saindo e o seu ficando assim, te entendo, até porque o processo de Neto do meu pai demorou quase 2 anos e muitos ficaram prontos muito antes disso, tudo por conta das diligências.
Tenta ligar para entender o que está prendendo o seu processo
Amigos...
Gostaria se puderem refletirem...estamos todos no mesmo barco...mas tenhamos FÉ mesmo que seja ela menor que um grão de mostarda... pq Deus ainda possui o domínio do universo... é quem segura a força dos ventos, controla o tamanho das ondas da tempestade, é quem governa , preserva o mundo a todas as criaturas e quem controla tudo ... e todos nós iremos alcançar nossa vitória...Deus nunca perdeu o controle.
Tamo junto...abençoados
Liguei, fiquei 1:20 e a ligação foi derrubada, mas ontem a Conservatória respondeu que SIM, está em diligências e NÃO, não há qualquer pendência então...mãos completamente atadas. Seu vinho tá aqui, ainda temos uns dias até o fim do mês, hahhahahha
Oi pessoal,
A título de curiosidade, até hoje não recebi o e-mail da conservatória informando a conclusão do processo do meu pai.
Dia 11/07/19 foi concluído, estava acompanhando pelo site e no dia seguinte a conclusão já solicitei o novo registro atualizado.
Acredito que a conservatória saiba quando checamos no site ou quando nos fornecem a senha para consulta, eles registram que não se faz mais necessário o envio do e-mail.
Então, quem tiver a senha, não espere pelo e-mail, cheque com certa frequência! Hehehehe...
Abraco para todos e muita sorte!!!
Temos que ficar alerta...
Reportagem do jornal de Lisboa de hoje 18/07/2019.
https://www.dn.pt/pais/interior/dezenas-brasileiros-burlados-por-falso-advogado-na-obtencao-de-residencia-em-portugal-11125124.html
A OA/PT tem em seu site formas de conferir a autenticidade de um advogado.
https://portal.oa.pt/advogados/pesquisa-de-advogados/
Muito provável que o golpe fosse aplicado em imigrantes ilegais.
abraços,
>
@PedroFP, o processo de minha mãe terminou no dia 9/7, e recebi a carta (estou em Lisboa) somente no dia 16/7. Vai chegar, não se preocupe!
Caro @CEGV , achas possível nessa aventada possibilidade de queimar "etapas" suprirem, 'ex officio', a malfadada exigência do campo 9 para quem não o preencheu?
Abs.
Obs.: favor atualizar a tabela. O processo de minha mãe já concluiu a fase de diligências!
Venho comunicar que meu processo encontra-se agora na fase 4.
@Bruno estava há alguns segundos na mesma situação que você, prestes a recorrer a ajuda de entidades em outro plano espiritual para que algo acontecesse e me tirasse da fase 3. Mas acontecerá em breve para você também. Força!!
PRM, acho que neste caso não, dado que a falta da informação deixa dúvidas a respeito dos países onde o requerente viveu após os 16 anos de idade e, para cada país onde tenha residido, uma certidão negativa deverá ser anexada ao conjunto de documentos.
abraços e ótima sorte,
Pessoal, é com IMENSA ALEGRIAAAA que comunico que o processo da minha mãe foi concluído hoje!!! Muito obrigado a todos que de alguma forma me ajudaram!!! Foram anos de dúvidas, incertezas, mas também de muita fé e esperança! Desde 2015 acompanho a proposta de mudança de lei, passei pela saga da regulamentação, entre muitas outras coisas nesta “aventura”, como todos aqui! Hoje colho meu fruto! Já solicitei a certidão no civil online e já vou marcar um horário para assinatura presencial do formulário 1c pq finalmente chegou minha vez!!!! Só uma dúvida: quanto tempo eles demoram para disponibilizar a certidão pedida do civil online?
@michelribeiro91, a minha chegou no dia seguinte que eu solicitei.
Parabéns.
A minha chegou no mesmo dia, menos de uma hora depois do pagamento.
PARABÉNS, @michelribeiro91
MUITO SUCESSO, E MUITA SAÚDE!!!
Processo de 24-nov-17 concluído.
Excelente!
O meu é mais 4 depois do dele. Vamo nós!!!
Se ainda estiver em tempo de anunciar a atualização do meu processo: Eu não liguei na LR mas, sim, verifiquei no site e o meu processo está com a fase 4 concluída, então entendo que deve estar na nossa fase "6 - Diligências concluídas".
Obrigado gente!!! Um minuto depois que eu postei eles responderam com a senna pra acessar a certidão! Já está devidamente averbada a atribuição da nacionalidade:D

Parabéns @michelribeiro91 !!!
Comemore!