PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Acompanhamento de Processos de Conversão de Nacionalidade Derivada em Originária (6.4 para 1.1-D)

19394969899141

Comentários

• PaesPaes Member 97 PontosPosts: 13

Bom diaaaaaaaaaaaaaaaa.
    É com muita alegria que comunico que o processo da minha mãe N553xx/17 foi concluido em 17/05.
    Ufa depois de tantos meses de espera, recebemos a confirmação hoje.
    Que alegria !

Rafa1509anareisDeboraBStellantonietaheliobfabys_machadoSeverDoVougaCEGVAsferjuniorLeciiroe 5 outros.
  • SeverDoVougaSeverDoVouga Member 501 PontosPosts: 94

@DeboraB disse:
    Amigos convolantes, acho que teremos de interromper as consultas diretamente à DGAJ. Recebi o seguinte retorno agora há pouco:

Boa tarde,

Todos os pedidos pendentes da Conservatória estão a ser processados, prevê-se que até ao fim da ª semana de Junho, estarão concluídos.

@jhonnypc disse:
    Amigos ,vocês não acham que possa estar havendo uma espécie de "mutirão" nesses processos? Pois repare no email : "prevê-se que até ao fim da 1ª semana de Junho, estarão concluídos"...

Está bem nítido que estão ocorrendo mudanças na CRCentrais com todos esses processos recentes já em diligência.

A esperança é a última que morre!

Colegas, será que antes de 10 de junho, feriado em Portugal, data em que se comemora o Dia de Portugal, de Camões e da Comunidade Portuguesa, ou como se dizia antigamente, o Dia da Raça (da raça portuguesa, bem entendido), teremos uma baciada de processos de netos, já analisados e sem pendências, finalizados?
    Pensei sobre essa hipotética possibilidade há alguns dias quando constatamos uma dinâmica diferente na CRC, pelo menos no encaminhamento dos processos para as tais diligências. E agora com essa posição da DGAJ.

CEGVheliobmarcelo_12mesesRose
  • ACostaACosta Member 314 PontosPosts: 49

@Paes, parabéns!!!

Rafflesmarcelo_12mesesSeverDoVougaRose

@Paes disse:
    Bom diaaaaaaaaaaaaaaaa.
    É com muita alegria que comunico que o processo da minha mãe N553xx/17 foi concluido em 17/05.
    Que alegria !

Felicitações @Paes. E a nossa tabela vai ficando cada dia mais azul.

marcelo_12mesesRose
  • CEGVCEGV Moderator 4996 PontosPosts: 5,130

Boa, @Paes !!! Parabéns !

Talvez tenhamos agora uma onda de finalizações. Torçamos !

heliobSeverDoVougaMalumarcelo_12mesesRose
  • RoseRose Member 520 PontosPosts: 144

@Raffles disse:

@CEGV disse:

@michelribeiro91 disse:
    ...Eu queria saber de qual partido foi a proposta da lei 9/2015 que nos beneficiou a todos. Sei que as ligações efetivas foram exigência do Bloco de Esquerda.

@Raffles , @michelribeiro91

Principal Partido responsável pela aprovação da lei dos netos (9/2015): PSD

Projeto de lei relacionado: Projeto de Lei 382/XII
    Quinta alteração à Lei n.º 37/81, de 3 de outubro (Lei da Nacionalidade) - estende a nacionalidade portuguesa originária aos netos de portugueses nascidos no estrangeiro

link: https://www.parlamento.pt/ActividadeParlamentar/Paginas/DetalheIniciativa.aspx?BID=37610

Obrigada @CEGV, pesquisei a respeito e descobri a lista de candidatos do PPD/PSD, vc acredita que sera melhor votar neles? Minha mae esta inscrita no recenseamento pelo Consulado de SP e esta apta a votar!

Votar neste PPD/PSD para ajudar na retirada da ligação efetiva, certo?

anareismarcelo_12meses

@Glênio , @Malu , @Soraia1975 , @MarciaCoelho , @APARECIDA , @Jorge , @IsabelaMT

Pessoal, vocês ainda são de Agosto/17 e já tem um tempinho que não ouvimos de alguns de vocês. Novidades ???

abraços e ótima sorte a todos !

marcelo_12mesesSeverDoVouga

@Rose disse:

@Raffles disse:

@CEGV disse:

@michelribeiro91 disse:
    ...Eu queria saber de qual partido foi a proposta da lei 9/2015 que nos beneficiou a todos. Sei que as ligações efetivas foram exigência do Bloco de Esquerda.

@Raffles , @michelribeiro91

Principal Partido responsável pela aprovação da lei dos netos (9/2015): PSD

Projeto de lei relacionado: Projeto de Lei 382/XII
    Quinta alteração à Lei n.º 37/81, de 3 de outubro (Lei da Nacionalidade) - estende a nacionalidade portuguesa originária aos netos de portugueses nascidos no estrangeiro

link: https://www.parlamento.pt/ActividadeParlamentar/Paginas/DetalheIniciativa.aspx?BID=37610

Obrigada @CEGV, pesquisei a respeito e descobri a lista de candidatos do PPD/PSD, vc acredita que sera melhor votar neles? Minha mae esta inscrita no recenseamento pelo Consulado de SP e esta apta a votar!

Votar neste PPD/PSD para ajudar na retirada da ligação efetiva, certo?

É isso que eu quero.

anareisSeverDoVouga
  • MaluMalu Member 576 PontosPosts: 110

Olá @CEGV, boa tarde!
    O processo de minha mãe já foi devolvido do DGAJ para a Conservatória no dia 9 de Abril, segundo um e-mail que recebi do Sicrim. Hoje liguei bem cedo para a LR e o aviso foi de que eles estavam com as linhas congestionadas e não poderiam me atender. Nem precisei esperar 1h30' como da outra vez, há uma semana, para ouvir que "o sistema encontra-se com problemas, por favor ligue mais tarde". Espero que todos os processos que estão aguardando a assinatura da Conservadora já estejam na reta final. O jeito é esperar o e-mail chegar... Boa sorte para todos os de Agosto/17 que ainda estão em vermelho!

heliobmarcelo_12mesesSeverDoVouga
  • RafflesRaffles Member 373 PontosPosts: 89

@EpidauraMoreira disse:
    @Raffles , @CEGV , @Rafa1509 , quanto a preços, eu gostaria de acrescentar: A ganância permeia até mesmo a administraçao publica brasileira.

Quando me dirigi por E-mail ao cartorio onde fui registrado, perguntando como proceder para fazer-me emitir 2 certidoes em inteiro teor e apostiladas, (uma por copia reprografica, outra digitada), recebi o seguinte orçamento da tabeliã (copy & paste fiel, redaçao dela mesma, sem tirar nem por, so escondi o CEP):

Certidão de inteiro teor digitada + apostilamento R$ 2015.14 + Certidão de inteiro teor cópia reprográfica com apostilamento de haia R$ 2015,14 + despesa do correio, verificar direto na agência através do nosso CEP MN.OPQ-XYZ.

Ela com toda a certeza leu meu endereço de morada no texto do E-Mail e pensou: "ah... ele mora naquele país para onde os bandidos fogem com dinheiro, como ja vi nas novelas... pois é com ele que vou encher nossa caixa..."

Tendo achado o preço absurdamente extorsivo, passei uma procuraçao a um amigo, que tratou do caso pessoalmente no cartorio brasileiro. Resultado: cada uma das certidoes acima, apostilada, saiu-me por algo em torno de R$200,00!

Assim que tiver em maos minha atribuiçao e com toda a certeza nao mais precisar do cartorio, tornarei o caso conhecido ao Ministerio que gerencia os cartorios.

Pois, se nao reclamamos, eles fazem e desfazem...

@EpidauraMoreira pois no meu caso, o valor é de 39,90 cada apostilamento, em Brasília DF. Soube que Santa Catarina é ainda mais barato e ja tenho um contato por la, que irei acionar hj para os demais documentos dos meus irmaos e pai e meu RG provavelmente. Em SP é mais de 100, parece que 117,00, e MG tbem esta carissimo tambem, e antes era a mais barata do Brasil. Mas nada disso se compara a esse valor extorsivo que te cobraram! Fiquei somente com uma duvida cá, minha cara, vc falou de pedir 2 certidoes por copia reprografica apostilada porque era a sua e do seu esposo correto? Tenho pra mim entendido que é uma via por requerente. Me aclara isso por favor?

EpidauraMoreiraSeverDoVouga

@ACosta disse:
    @Paes, parabéns!!!

Parabens @Paes ! Queremos que todos aqueles pendentes de agosto saiam logo, só assim os de setembro e outubro poderão comemorar plenamente!

Malumarcelo_12mesesSeverDoVouga
    editado maio 2019

@Raffles disse:
    @EpidauraMoreira ...... Fiquei somente com uma duvida cá, minha cara, vc falou de pedir 2 certidoes por copia reprografica apostilada porque era a sua e do seu esposo correto? Tenho pra mim entendido que é uma via por requerente. Me aclara isso por favor?

cada processo de atribuição é completamente independente, @Raffles , e cada processo precisa do seu próprio conjunto de certidões apostiladas. Ah.. e Epidaura é a mascote suína do Paulo Moreira, considerada "como filha" por ele e muito querida por todos aqui, pelas estórias que o Paulão conta. rsss

abraços,

EpidauraMoreiraSeverDoVouga
  • afbelchiorafbelchior Member 264 PontosPosts: 48

Pessoal, antigamente o recebimento da carta com a numeração era um indicativo que o processo tinha sido mandando para as tais diligências. Atualmente, visto a velocidade que o pessoal tem recebido as cartas, será que elas ainda continuam significando a mesma coisa? Estou morta de curiosidade! Sei que o único jeito de termos certeza é ligando na LR, mas me falta ânimo para esperar e acho que também estou com um pouquinho de medo de me decepcionar com a resposta que posso ouvir... também não vejo sentindo em ligar na LR para saber sobre um processo que não tem nem 2 meses!! Vcs acham que o recebimento da catinha ainda significa envio para diligências?

@afbelchior, eu recebi a tal cartinha pelo correio, avisando que o processo havia sido numerado quase 1 ano depois que havia dado entrada, e quando o processo já estava nas diligências... não dá para se basear na carta, e acho que tambem a LR não faz as atualizações automaticamente. Eu liguei para a LR no final de abril e me disseram que estava no DGAJ. Uma semana depois escrevi um e-mail para o DGAJ e me responderam que haviam já devolvido o processo para a Conservatória quase 3 semanas ANTES do dia que a LR me deu aquela noticia acima. Portanto, melhor pensar positivo que está tudo andando direitinho e não pensar muito em rapidez, que traz só desgaste emocional. Acompanhe o Portal e quando estiver chegando perto da data do teu processo, ligue para a LR. Tem que cultivar a paciência e o otimismo, que no finall vai dar tudo certo! :)

• ricaluiricalui Member 2 PontosPosts: 3

Boa Tarde
    Como faço para acompanhar meu processo?

• jhonnypcjhonnypc Member 314 PontosPosts: 50

Até hoje não entendo o porque o IRN não criou um website ou uma plataforma para que fosse possível ver a movimentação do processo. Não é algo caro, é simples, e iria satisfazer muitos!!! Eu realmente não entendo....

@ricalui disse:
    Boa Tarde

Pela Linha de Registros. +351 211 950 500

anareisCEGVSeverDoVouga

@ricalui disse:
    Boa Tarde

Dê uma lida nos seguinte textos:

http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/17/linha-de-registos-como-e-quando-ligar/p1

e

https://Portupedia.com/wiki/LR

• BrunoBruno Member 396 PontosPosts: 85

@jhonnypc disse:
    Até hoje não entendo o porque o IRN não criou um website ou uma plataforma para que fosse possível ver a movimentação do processo. Não é algo caro, é simples, e iria satisfazer muitos!!! Eu realmente não entendo....

@ricalui disse:
    Boa Tarde

Pela Linha de Registros. +351 211 950 500

Me faço esta mesma pergunta todos os dias e nunca encontro um motivo razoável. Imagina a pressão que se tiraria dos atendentes, podendo direcionar recursos humanos e financeiros para o que de facto importa que é dar celeridade aos processos. Não faz o menor sentido submeter requerentes e atendentes a esta processo desgastante em pleno 2019.

CEGVEpidauraMoreiraanareis
  • MarciaCoelhoMarciaCoelho Member 418 PontosPosts: 86

@Paes, parabéns!! Felicidades pra você!!

• MarciaCoelhoMarciaCoelho Member 418 PontosPosts: 86

@CEGV, nada ainda!! Abs

CEGVmarcelo_12mesesSeverDoVouga

@CEGV disse:

@Raffles disse:
    @EpidauraMoreira ...... Fiquei somente com uma duvida cá, minha cara, vc falou de pedir 2 certidoes por copia reprografica apostilada porque era a sua e do seu esposo correto? Tenho pra mim entendido que é uma via por requerente. Me aclara isso por favor?

cada processo de atribuição é completamente independente, @Raffles , e cada processo precisa do seu próprio conjunto de certidões apostiladas. Ah.. e Epidaura é a mascote suína do Paulo Moreira, considerada "como filha" por ele e muito querida por todos aqui, pelas estórias que o Paulão conta. rsss

abraços,

mascote suina? kkkkk serio? pensei que eram um casal LOL

CEGVEpidauraMoreiraMaluSeverDoVougaanareis
  • marcelo_12mesesmarcelo_12meses Member 1022 PontosPosts: 243

@EpidauraMoreira disse:
    Resultado: cada uma das certidoes acima, apostilada, saiu-me por algo em torno de R$200,00!

Esse é o valor correto que tem sido praticado.

Assim que tiver em maos minha atribuiçao e com toda a certeza nao mais precisar do cartorio, tornarei o caso conhecido ao Ministerio que gerencia os cartorios.

Infelizmente, ó Epidaura, me parte o coração ao te dizer que, por já ter tentado e muito essa 'entregação', constatei que existe conluio entre os cartórios e aqueles reguladores que deveriam ferroá-los.
    Às minhas denúncias, mesmo tendo sido não-anônimas, só me responderam com mensagens de concordância ao que me diziam os cartórios. Passando aquela mão na cabeça. Rola um café ali entre eles, entendes?

EpidauraMoreiraMaluSeverDoVougaRose

@marcelo_12meses disse:
    ...
    Às minhas denúncias, mesmo tendo sido não-anônimas, só me responderam com mensagens de concordância ao que me diziam os cartórios. Passando aquela mão na cabeça. Rola um café ali entre eles, entendes?

nossa...parece até uma entidade que conhecemos... kkkkk

EpidauraMoreiraMalumarcelo_12mesesSeverDoVouga
  • NovoTugaNovoTuga Member 393 PontosPosts: 74

@afbelchior disse:
    Pessoal, antigamente o recebimento da carta com a numeração era um indicativo que o processo tinha sido mandando para as tais diligências. Atualmente...

No meu caso, especificamente, na mesma época do recebimento da carta (~2 semanas atrás) foi informado explicitamente pela LR que o processo encontra-se aguardando retorno das diligências. Tenho ligado para a LR a cada 8 semanas, e por acaso coincidiu de a carta chegar bem na época.

SeverDoVougaCEGV

@marcelo_12meses disse:

@EpidauraMoreira disse:
    Resultado: cada uma das certidoes acima, apostilada, saiu-me por algo em torno de R$200,00!

Esse é o valor correto que tem sido praticado.

Infelizmente, ó Epidaura, me parte o coração ao te dizer que, por já ter tentado e muito essa 'entregação', constatei que existe conluio entre os cartórios e aqueles reguladores que deveriam ferroá-los.

Voces estao falando de cartorios de Portugal certo?

@NovoTuga disse:

@afbelchior disse:
    Pessoal, antigamente o recebimento da carta com a numeração era um indicativo que o processo tinha sido mandando para as tais diligências. Atualmente...

No meu caso, especificamente, na mesma época do recebimento da carta (~2 semanas atrás) foi informado explicitamente pela LR que o processo encontra-se aguardando retorno das diligências. Tenho ligado para a LR a cada 8 semanas, e por acaso coincidiu de a carta chegar bem na época.

Vou dizer algo a vcs, nunca recebi essa carta. Talvez a advogada a tenha recebido la em Pt, ela apenas me informou o numero do processo e eu nunca liguei pra saber nada, estou me aguentando até hoje, sem noticias. Certamente nao caiu em exigencias, do contrário eu já saberia. Sinto que logo, logo mesmo, terei boas noticias.

Malu
  • PedroFPPedroFP Member 353 PontosPosts: 71

@Paes disse:
    Bom diaaaaaaaaaaaaaaaa.
    Que alegria !

@Paes que notícia boa, meus parabéns.
    Estamos exatamente colados na planilha de acompanhamento dos processos.
    Estou que não me aguento de ansiedade para ter o processo do meu pai concluído, mas de acordo com a última ligação do dia 15/05 a atendente(a que não é muito simpática) me disse que o processo ainda encontra-se em análise.
    Estou evitando ligar para LR, então como você recebeu esta informação, foi por e-mail?

Muito obrigado e sucesso!!!

Dom_TenreiroCEGVmarcelo_12mesesSeverDoVouga
  • EpidauraMoreiraEpidauraMoreira Member 1644 PontosPosts: 444
    editado maio 2019

E que fiquem todos sabendo:

Epidaura não é como as outras, nem de longe!

Epidaura tem o Supletivo, tendo inclusive feito teste vocacional na Cooparativa Agropecuária!

MaluheliobCEGVmarcelo_12mesesanareisPedroFPSeverDoVouga

@EpidauraMoreira é um show! E escreve muito bem! Com suas linhas inspiradas consegue limpar todas as nuvens negras de um dia cinza... :)

CEGVEpidauraMoreiramarcelo_12mesesSeverDoVouga
  • PaesPaes Member 97 PontosPosts: 13

@PedroFP disse:

@Paes disse:
    Bom diaaaaaaaaaaaaaaaa.
    Que alegria !

@Paes que notícia boa, meus parabéns.
    Estamos exatamente colados na planilha de acompanhamento dos processos.
    Estou que não me aguento de ansiedade para ter o processo do meu pai concluído, mas de acordo com a última ligação do dia 15/05 a atendente(a que não é muito simpática) me disse que o processo ainda encontra-se em análise.
    Estou evitando ligar para LR, então como você recebeu esta informação, foi por e-mail?

Muito obrigado e sucesso!!!

@PedroFP recebi a noticia do meu advogado. Na verdade quando iniciei o processo em agosto de 2017 , não tinha muito conhecimento e tempo. Preferi dar andamento com advogado. Ele foi muito atencioso em todos os momentos, e cobrou quase que 70% (com os emolumentos 175 euros inclusos) mais barato que um advogado famoso; que creio que todos aqui conhecem.

heliobCEGVSeverDoVouga

@Malu disse:
    @EpidauraMoreira é um show! E escreve muito bem! Com suas linhas inspiradas consegue limpar todas as nuvens negras de um dia cinza... :)

@Malu, aqui escreve eu mesma, Eppy. Você é um doce!

Sabia que no imaginário germânico seres como eu simbolizam a boa-sorte? Há muitas expressões e ditos no Alemão citando-nos em tal contexto: felicidade, bons algures, sorte plena!

E por isto mesmo que lhe desejo a si e sua mamã....

🍀🐷🍀🤞🍀🐷🍀🤞🍀🐷🍀🤞🍀🐷🍀🤞🍀🐷🍀🤞🍀🐷🍀🤞🍀🐷🍀🤞🍀🐷🍀🤞🍀🐷🍀🤞🍀🐷🍀🤞🍀🐷🍀🤞

Logo, logo, veremos sua linha ali na tabela tingida de azul!!!!

marcelo_12mesesheliobMaluSeverDoVouga
  • marcelo_12mesesmarcelo_12meses Member 1022 PontosPosts: 243

@Raffles disse:

Negativo. Eu falava de cartório daqui do RJ.

@afbelchior disse:
    Pessoal, antigamente o recebimento da carta com a numeração era um indicativo que o processo tinha sido mandando para as tais diligências. Atualmente, visto a velocidade que o pessoal tem recebido as cartas, será que elas ainda continuam significando a mesma coisa? Estou morta de curiosidade! Sei que o único jeito de termos certeza é ligando na LR, mas me falta ânimo para esperar e acho que também estou com um pouquinho de medo de me decepcionar com a resposta que posso ouvir... também não vejo sentindo em ligar na LR para saber sobre um processo que não tem nem 2 meses!! Vcs acham que o recebimento da catinha ainda significa envio para diligências?

No meu caso significou sim. Mas já tinha sete meses de numeração. O que notamos é que as cartinhas tem sido emitidas com maior rapidez. Mas o que isso significa só o tempo vai dizer. Faça figa menina!!!!

😂😂🤣🤣🤣
    Também achava.
    Epidaura, suína mais culta impossível!!!!

MaluEpidauraMoreira

Obrigada, Eppy @EpidauraMoreira! Você significa boa sorte também na cultura japonesa e chinesa, acho que representa fartura. E 2019 é o teu ano, o ano do Porco da Terra. Veja que bons presságios:
    "Esse período que está por vir será de trabalhar a determinação e a coragem para alcançar os seus objetivos. Enquanto o Porco demonstra inteligência e poder de observação, a Terra é um elemento de intuição e racionalidade.

Além disso, o Porco traz o bom humor e o jogo de cintura para lidar com os obstáculos, o que ajuda na hora de completar as tarefas. Juntos, os dois unem a objetividade e a espiritualidade, uma combinação muito positiva. Por isso, prepare-se para ir atrás do que você sempre quis com o coração aberto, esse será um bom ano para colocar os planos em prática."
    Um grande abraço, de coração aberto! :)

EpidauraMoreiramarcelo_12mesesPedroFPSeverDoVouga
  • jcarlos_jcarlos_ Member 56 PontosPosts: 6

Qual o partido que mais ajudou os convolantes?

Rose
  • jcarlos_jcarlos_ Member 56 PontosPosts: 6

Hoje tem votação em São Paulo até 15 horas

@marcelo_12meses disse:

@Raffles disse:

Negativo. Eu falava de cartório daqui do RJ.

Eu também.

marcelo_12mesesRafflesRoseSeverDoVouga
  • APARECIDAAPARECIDA Member 264 PontosPosts: 35

@CEGV disse:
    @Glênio , @Malu , @Soraia1975 , @MarciaCoelho , @APARECIDA , @Jorge , @IsabelaMT

Pessoal, vocês ainda são de Agosto/17 e já tem um tempinho que não ouvimos de alguns de vocês. Novidades ???

Olá! Por aqui nada!!!

CEGVheliobRosemarcelo_12mesesSeverDoVouga

@jcarlos_ disse:
    Qual o partido que mais ajudou os convolantes?

Também gostaria de saber.

• isadorasiqisadorasiq Member 133 PontosPosts: 19

Bom dia pessoal!

Apesar de nunca ter comentado aqui antes estou sempre acompanhando o fórum. Graças a vocês consegui tirar a cidadania do meu pai por aquisição, então sou muito grata.
    Agora estamos no aguardo para finalização da convolação.
    Hoje fiquei bem chateada pois após aguardar 1 hora exata no telefone na linha de registos para obter informações do andamento do processo a atendente Tereza se negou a me dar informações já que apenas meu pai poderia requisitá-las. Informei a ela que meu pai por ser mais de idade não tem paciência para esperar uma hora no telefone e que essa foi a primeira vez que isso aconteceu comigo já que todas as outras vezes que liguei para obter informações as mesmas foram dadas.
    Vocês saberiam me informar se isso foi uma mudança no regulamento ou se o problema é a atendente que não quer ajudar?
    Obrigada!

SeverDoVouga
  • fabiocabrallfabiocabrall Member 287 PontosPosts: 56

Bom dia, meu processo teve as diligências respondidas em nov 2018 e após falar hoje com a linha de registos, fiquei sabendo que solicitaram novamente consulta ao SEF e PJ agora em maio de 2019, Por quê? Não disseram...bem, eu oficialmente desisto! Vou ter que mudar meus planos, pois seguramente esse processo levará mais de dois anos. Estou me recolhendo, desejo a todos sorte e muita paciência.

heliobmarcelo_12mesesSeverDoVouga

Oi @isadorasiq , bem vinda

@isadorasiq disse:
    ...
    Hoje fiquei bem chateada pois após aguardar 1 hora exata no telefone na linha de registos para obter informações do andamento do processo a atendente [xxx] se negou a me dar informações já que apenas meu pai poderia requisitá-las. Informei a ela que meu pai por ser mais de idade não tem paciência para esperar uma hora no telefone e que essa foi a primeira vez que isso aconteceu comigo já que todas as outras vezes que liguei para obter informações as mesmas foram dadas.
    Vocês saberiam me informar se isso foi uma mudança no regulamento ou se o problema é a atendente que não quer ajudar?

A norma deles é fornecer informações apenas a requerentes e procuradores registrados no requerimento. Deve ter pego a atendente em um dia ruim... o melhor é tentar novamente.

abraços,

SeverDoVougaRose
  • IsabelaMTIsabelaMT Member 251 PontosPosts: 45

@APARECIDA disse:

@CEGV disse:

Olá! Por aqui nada!!!

Liguei na sexta e ainda aguarda a justiça. Mandei msg pro advogado que me informou que o processo segue normalmente.

Tá difícil!

marcelo_12mesesSeverDoVougaAPARECIDARose

@CEGV disse:

Liguei na sexta e ainda aguarda a justiça. Mandei msg pro advogado que disse que o processo segue normalmente sem nenhum problema. Tá difícil!!

marcelo_12mesesSeverDoVougaAPARECIDARose

@IsabelaMT disse:
    Liguei na sexta e ainda aguarda a justiça. Mandei msg pro advogado que disse que o processo segue normalmente sem nenhum problema. Tá difícil!!

Pessoal, cuidado quando lhes disserem que "aguarda a Justiça" pois "Justiça" pode ser consederada a "Polícia Judiciária" (Fase 5 - Diligências externas) e "Justiça" também pode ser "Ministério da Justiça" (Fase 6 - Despacho e deferimento dos "laços efetivos" pela "área da Justiça")

Então quando disserem "Justiça", pergunte se falam da PJ (Diligências Externas) ou do MJ (Aprovação dos Laços efetivos)

Abraços,

IsabelaMTmarcelo_12mesesSeverDoVougaRose

@CEGV disse:

@IsabelaMT disse:

Pessoal, cuidado quando lhes disserem que "aguarda a Justiça" pois "Justiça" pode ser consederada a "Polícia Judiciária" (Fase 5 - Diligências externas) e "Justiça" também pode ser "Ministério da Justiça" (Fase 6 - Despacho e deferimento dos "laços efetivos" pela "área da Justiça")

Então quando disserem "Justiça", pergunte se falam da PJ (Diligências Externas) ou do MJ (Aprovação dos Laços efetivos)

Abraços,

Vou tentar a sorte e ligar essa semana novamente. Obrigada! #oremos

PedroFPSeverDoVouga

@CEGV disse:

@IsabelaMT disse:

Abraços,

@CEGV boa tarde! Nao entendi isso do MJ, aprovação dos laços efetivos. Isso quer dizer que mesmo nao precisando no caso dos convolantes comprovar tais vínculos, é preciso ir para esse órgão para aprova-los?

editado maio 2019

@Raffles disse:
    @CEGV boa tarde! Nao entendi isso do MJ, aprovação dos laços efetivos. Isso quer dizer que mesmo nao precisando no caso dos convolantes comprovar tais vínculos, é preciso ir para esse órgão para aprova-los?

O processo é o 1.1-D e para este tipo de processo laços efetivos são requeridos.
    Ocorre que os laços efetivos, nos casos dos netos já naturalizados anteriormente pelo extinto artigo 6.4, são confirmados sem questionamentos adicionais. O simples fato de já ser português é demonstração suficiente e é o que usamos no preenchimento do quadro 3, item 5 do requerimento 1D de já naturalizados. Ainda assim, a produção de um despacho de deferimento pelo MJ é obrigatório, mesmo que feito por subdelegação.

veja a imagem do requerimento 1D, quadro 2 item 5, no link abaixo
    http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/62/preenchimento-do-requerimento-tipo-1d-para-processos-de-conversao-de-netos-ja-naturalizados/p1

abraços,

heliobDaniela_tavaresRafflesSeverDoVougaRose
  • PedroFPPedroFP Member 353 PontosPosts: 71

@PedroFP recebi a noticia do meu advogado. Na verdade quando iniciei o processo em agosto de 2017 , não tinha muito conhecimento e tempo. Preferi dar andamento com advogado. Ele foi muito atencioso em todos os momentos, e cobrou quase que 70% (com os emolumentos 175 euros inclusos) mais barato que um advogado famoso; que creio que todos aqui conhecem.

@Paes obrigado pelo retorno, sucesso na nova etapa!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.