Acompanhamento de Processos de Conversão de Nacionalidade Derivada em Originária (6.4 para 1.1-D)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Quer participar e contribuir? Clique no botão "Registrar-se" se é sua primeira vez aqui. Se você já é um dos nossos, clique em "Entrar".
Comentários
Bom diaaaaaaaaaaaaaaaa.
É com muita alegria que comunico que o processo da minha mãe N553xx/17 foi concluido em 17/05.
Ufa depois de tantos meses de espera, recebemos a confirmação hoje.
Que alegria !
Colegas, será que antes de 10 de junho, feriado em Portugal, data em que se comemora o Dia de Portugal, de Camões e da Comunidade Portuguesa, ou como se dizia antigamente, o Dia da Raça (da raça portuguesa, bem entendido), teremos uma baciada de processos de netos, já analisados e sem pendências, finalizados?
Pensei sobre essa hipotética possibilidade há alguns dias quando constatamos uma dinâmica diferente na CRC, pelo menos no encaminhamento dos processos para as tais diligências. E agora com essa posição da DGAJ.
@Paes, parabéns!!!
Felicitações @Paes. E a nossa tabela vai ficando cada dia mais azul.
Boa, @Paes !!! Parabéns !
Talvez tenhamos agora uma onda de finalizações. Torçamos !
Votar neste PPD/PSD para ajudar na retirada da ligação efetiva, certo?
@Glênio , @Malu , @Soraia1975 , @MarciaCoelho , @APARECIDA , @Jorge , @IsabelaMT
Pessoal, vocês ainda são de Agosto/17 e já tem um tempinho que não ouvimos de alguns de vocês. Novidades ???
abraços e ótima sorte a todos !
É isso que eu quero.
Olá @CEGV, boa tarde!
O processo de minha mãe já foi devolvido do DGAJ para a Conservatória no dia 9 de Abril, segundo um e-mail que recebi do Sicrim. Hoje liguei bem cedo para a LR e o aviso foi de que eles estavam com as linhas congestionadas e não poderiam me atender. Nem precisei esperar 1h30' como da outra vez, há uma semana, para ouvir que "o sistema encontra-se com problemas, por favor ligue mais tarde". Espero que todos os processos que estão aguardando a assinatura da Conservadora já estejam na reta final. O jeito é esperar o e-mail chegar... Boa sorte para todos os de Agosto/17 que ainda estão em vermelho!
@EpidauraMoreira pois no meu caso, o valor é de 39,90 cada apostilamento, em Brasília DF. Soube que Santa Catarina é ainda mais barato e ja tenho um contato por la, que irei acionar hj para os demais documentos dos meus irmaos e pai e meu RG provavelmente. Em SP é mais de 100, parece que 117,00, e MG tbem esta carissimo tambem, e antes era a mais barata do Brasil. Mas nada disso se compara a esse valor extorsivo que te cobraram! Fiquei somente com uma duvida cá, minha cara, vc falou de pedir 2 certidoes por copia reprografica apostilada porque era a sua e do seu esposo correto? Tenho pra mim entendido que é uma via por requerente. Me aclara isso por favor?
Parabens @Paes ! Queremos que todos aqueles pendentes de agosto saiam logo, só assim os de setembro e outubro poderão comemorar plenamente!
cada processo de atribuição é completamente independente, @Raffles , e cada processo precisa do seu próprio conjunto de certidões apostiladas. Ah.. e Epidaura é a mascote suína do Paulo Moreira, considerada "como filha" por ele e muito querida por todos aqui, pelas estórias que o Paulão conta. rsss
abraços,
Pessoal, antigamente o recebimento da carta com a numeração era um indicativo que o processo tinha sido mandando para as tais diligências. Atualmente, visto a velocidade que o pessoal tem recebido as cartas, será que elas ainda continuam significando a mesma coisa? Estou morta de curiosidade! Sei que o único jeito de termos certeza é ligando na LR, mas me falta ânimo para esperar e acho que também estou com um pouquinho de medo de me decepcionar com a resposta que posso ouvir... também não vejo sentindo em ligar na LR para saber sobre um processo que não tem nem 2 meses!! Vcs acham que o recebimento da catinha ainda significa envio para diligências?
@afbelchior, eu recebi a tal cartinha pelo correio, avisando que o processo havia sido numerado quase 1 ano depois que havia dado entrada, e quando o processo já estava nas diligências... não dá para se basear na carta, e acho que tambem a LR não faz as atualizações automaticamente. Eu liguei para a LR no final de abril e me disseram que estava no DGAJ. Uma semana depois escrevi um e-mail para o DGAJ e me responderam que haviam já devolvido o processo para a Conservatória quase 3 semanas ANTES do dia que a LR me deu aquela noticia acima. Portanto, melhor pensar positivo que está tudo andando direitinho e não pensar muito em rapidez, que traz só desgaste emocional. Acompanhe o Portal e quando estiver chegando perto da data do teu processo, ligue para a LR. Tem que cultivar a paciência e o otimismo, que no finall vai dar tudo certo!
Boa Tarde
Como faço para acompanhar meu processo?
Até hoje não entendo o porque o IRN não criou um website ou uma plataforma para que fosse possível ver a movimentação do processo. Não é algo caro, é simples, e iria satisfazer muitos!!! Eu realmente não entendo....
Pela Linha de Registros. +351 211 950 500
Dê uma lida nos seguinte textos:
http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/17/linha-de-registos-como-e-quando-ligar/p1
e
https://Portupedia.com/wiki/LR
Me faço esta mesma pergunta todos os dias e nunca encontro um motivo razoável. Imagina a pressão que se tiraria dos atendentes, podendo direcionar recursos humanos e financeiros para o que de facto importa que é dar celeridade aos processos. Não faz o menor sentido submeter requerentes e atendentes a esta processo desgastante em pleno 2019.
@Paes, parabéns!! Felicidades pra você!!
@CEGV, nada ainda!! Abs
mascote suina? kkkkk serio? pensei que eram um casal LOL
Esse é o valor correto que tem sido praticado.
Infelizmente, ó Epidaura, me parte o coração ao te dizer que, por já ter tentado e muito essa 'entregação', constatei que existe conluio entre os cartórios e aqueles reguladores que deveriam ferroá-los.
Às minhas denúncias, mesmo tendo sido não-anônimas, só me responderam com mensagens de concordância ao que me diziam os cartórios. Passando aquela mão na cabeça. Rola um café ali entre eles, entendes?
nossa...parece até uma entidade que conhecemos... kkkkk
No meu caso, especificamente, na mesma época do recebimento da carta (~2 semanas atrás) foi informado explicitamente pela LR que o processo encontra-se aguardando retorno das diligências. Tenho ligado para a LR a cada 8 semanas, e por acaso coincidiu de a carta chegar bem na época.
Voces estao falando de cartorios de Portugal certo?
Vou dizer algo a vcs, nunca recebi essa carta. Talvez a advogada a tenha recebido la em Pt, ela apenas me informou o numero do processo e eu nunca liguei pra saber nada, estou me aguentando até hoje, sem noticias. Certamente nao caiu em exigencias, do contrário eu já saberia. Sinto que logo, logo mesmo, terei boas noticias.
@Paes que notícia boa, meus parabéns.
Estamos exatamente colados na planilha de acompanhamento dos processos.
Estou que não me aguento de ansiedade para ter o processo do meu pai concluído, mas de acordo com a última ligação do dia 15/05 a atendente(a que não é muito simpática) me disse que o processo ainda encontra-se em análise.
Estou evitando ligar para LR, então como você recebeu esta informação, foi por e-mail?
Muito obrigado e sucesso!!!
E que fiquem todos sabendo:
Epidaura não é como as outras, nem de longe!
Epidaura tem o Supletivo, tendo inclusive feito teste vocacional na Cooparativa Agropecuária!
@EpidauraMoreira é um show! E escreve muito bem! Com suas linhas inspiradas consegue limpar todas as nuvens negras de um dia cinza...
@PedroFP recebi a noticia do meu advogado. Na verdade quando iniciei o processo em agosto de 2017 , não tinha muito conhecimento e tempo. Preferi dar andamento com advogado. Ele foi muito atencioso em todos os momentos, e cobrou quase que 70% (com os emolumentos 175 euros inclusos) mais barato que um advogado famoso; que creio que todos aqui conhecem.
@Malu, aqui escreve eu mesma, Eppy. Você é um doce!
Sabia que no imaginário germânico seres como eu simbolizam a boa-sorte? Há muitas expressões e ditos no Alemão citando-nos em tal contexto: felicidade, bons algures, sorte plena!
E por isto mesmo que lhe desejo a si e sua mamã....
🍀🐷🍀🤞🍀🐷🍀🤞🍀🐷🍀🤞🍀🐷🍀🤞🍀🐷🍀🤞🍀🐷🍀🤞🍀🐷🍀🤞🍀🐷🍀🤞🍀🐷🍀🤞🍀🐷🍀🤞🍀🐷🍀🤞
Logo, logo, veremos sua linha ali na tabela tingida de azul!!!!
Negativo. Eu falava de cartório daqui do RJ.
No meu caso significou sim. Mas já tinha sete meses de numeração. O que notamos é que as cartinhas tem sido emitidas com maior rapidez. Mas o que isso significa só o tempo vai dizer. Faça figa menina!!!!
😂😂🤣🤣🤣
Também achava.
Epidaura, suína mais culta impossível!!!!
Obrigada, Eppy @EpidauraMoreira! Você significa boa sorte também na cultura japonesa e chinesa, acho que representa fartura. E 2019 é o teu ano, o ano do Porco da Terra. Veja que bons presságios:
"Esse período que está por vir será de trabalhar a determinação e a coragem para alcançar os seus objetivos. Enquanto o Porco demonstra inteligência e poder de observação, a Terra é um elemento de intuição e racionalidade.
Além disso, o Porco traz o bom humor e o jogo de cintura para lidar com os obstáculos, o que ajuda na hora de completar as tarefas. Juntos, os dois unem a objetividade e a espiritualidade, uma combinação muito positiva. Por isso, prepare-se para ir atrás do que você sempre quis com o coração aberto, esse será um bom ano para colocar os planos em prática."
Um grande abraço, de coração aberto!
Qual o partido que mais ajudou os convolantes?
Hoje tem votação em São Paulo até 15 horas
Eu também.
Olá! Por aqui nada!!!
Também gostaria de saber.
Bom dia pessoal!
Apesar de nunca ter comentado aqui antes estou sempre acompanhando o fórum. Graças a vocês consegui tirar a cidadania do meu pai por aquisição, então sou muito grata.
Agora estamos no aguardo para finalização da convolação.
Hoje fiquei bem chateada pois após aguardar 1 hora exata no telefone na linha de registos para obter informações do andamento do processo a atendente Tereza se negou a me dar informações já que apenas meu pai poderia requisitá-las. Informei a ela que meu pai por ser mais de idade não tem paciência para esperar uma hora no telefone e que essa foi a primeira vez que isso aconteceu comigo já que todas as outras vezes que liguei para obter informações as mesmas foram dadas.
Vocês saberiam me informar se isso foi uma mudança no regulamento ou se o problema é a atendente que não quer ajudar?
Obrigada!
Bom dia, meu processo teve as diligências respondidas em nov 2018 e após falar hoje com a linha de registos, fiquei sabendo que solicitaram novamente consulta ao SEF e PJ agora em maio de 2019, Por quê? Não disseram...bem, eu oficialmente desisto! Vou ter que mudar meus planos, pois seguramente esse processo levará mais de dois anos. Estou me recolhendo, desejo a todos sorte e muita paciência.
Oi @isadorasiq , bem vinda
A norma deles é fornecer informações apenas a requerentes e procuradores registrados no requerimento. Deve ter pego a atendente em um dia ruim... o melhor é tentar novamente.
abraços,
Liguei na sexta e ainda aguarda a justiça. Mandei msg pro advogado que me informou que o processo segue normalmente.
Tá difícil!
Liguei na sexta e ainda aguarda a justiça. Mandei msg pro advogado que disse que o processo segue normalmente sem nenhum problema. Tá difícil!!
Pessoal, cuidado quando lhes disserem que "aguarda a Justiça" pois "Justiça" pode ser consederada a "Polícia Judiciária" (Fase 5 - Diligências externas) e "Justiça" também pode ser "Ministério da Justiça" (Fase 6 - Despacho e deferimento dos "laços efetivos" pela "área da Justiça")
Então quando disserem "Justiça", pergunte se falam da PJ (Diligências Externas) ou do MJ (Aprovação dos Laços efetivos)
Abraços,
Vou tentar a sorte e ligar essa semana novamente. Obrigada! #oremos
@CEGV boa tarde! Nao entendi isso do MJ, aprovação dos laços efetivos. Isso quer dizer que mesmo nao precisando no caso dos convolantes comprovar tais vínculos, é preciso ir para esse órgão para aprova-los?
O processo é o 1.1-D e para este tipo de processo laços efetivos são requeridos.
Ocorre que os laços efetivos, nos casos dos netos já naturalizados anteriormente pelo extinto artigo 6.4, são confirmados sem questionamentos adicionais. O simples fato de já ser português é demonstração suficiente e é o que usamos no preenchimento do quadro 3, item 5 do requerimento 1D de já naturalizados. Ainda assim, a produção de um despacho de deferimento pelo MJ é obrigatório, mesmo que feito por subdelegação.
veja a imagem do requerimento 1D, quadro 2 item 5, no link abaixo
http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/62/preenchimento-do-requerimento-tipo-1d-para-processos-de-conversao-de-netos-ja-naturalizados/p1
abraços,
@Paes obrigado pelo retorno, sucesso na nova etapa!