PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Acompanhamento de processos - Naturalização por tempo de residência - Artigo 6.1

CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

Criamos este tópico para nossos colegas que têm seus processos pelo Artigo 6.1 - Naturalização por tempo de residência - discutirem o acompanhamento de seus processos.

Importante ressaltar, hoje os processos pelo Artigo 6.1 somente são tramitados no ACP (Arquivo Central do Porto) e na CRCentrais (Conservatória dos Registos Centrais), em Lisboa.

Desejamos a melhor das sortes a todos,

«13456713

Comentários

  • RoperesRoperes Member 2 PontosPosts: 5

    Bom dia tenho meu processo parado na fase 4 desde Setembro

  • RoperesRoperes Member 2 PontosPosts: 5

    Alguém tem ideia de quanto tempo demora para sair dessa fase.
    Cumprimentos

  • borges2019borges2019 Member 107 PontosPosts: 49

    @Roperes disse:
    Alguém tem ideia de quanto tempo demora para sair dessa fase.
    Cumprimentos

    Boas
    Tb tenho parado na fase 4... e meu processo é de 2018 e o seu?

  • GiamonnGiamonn Member 8 PontosPosts: 5

    Esta na fase 4
    Processo de janeiro 2019

    Fiz um reclamacao e ellas responderam:

    Na sequência do solicitado por V. Exa. através de mensagem de correio eletrónico
    07/01/2020, cumpre informar que o processo supra referenciado encontra-se em
    instrução, estando esta Inspeção-Geral a aguardar o resultado da diligência realizada
    junto do Instituto dos Registos e do Notariado, I.P., sendo-lhe oportunamente
    comunicado os resultados que, entretanto, vierem a ser alcançados.
    Com os melhores cumprimentos

    Vale pena?

  • borges2019borges2019 Member 107 PontosPosts: 49

    @Giamonn disse:
    Esta na fase 4
    Processo de janeiro 2019

    Fiz um reclamacao e ellas responderam:

    Na sequência do solicitado por V. Exa. através de mensagem de correio eletrónico
    07/01/2020, cumpre informar que o processo supra referenciado encontra-se em
    instrução, estando esta Inspeção-Geral a aguardar o resultado da diligência realizada
    junto do Instituto dos Registos e do Notariado, I.P., sendo-lhe oportunamente
    comunicado os resultados que, entretanto, vierem a ser alcançados.
    Com os melhores cumprimentos

    Vale pena?

    Porque foi pra diligencia?

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @borges2019 disse:
    Porque foi pra diligencia?

    Borges quando falam de "diligência" você deve entender como "contato do IGSJ com o IRN" sobre o processo sendo questionado.

    Ou seja, eles (IGSJ) farão contato com o IRN para saber sobre o processo e lhe retornarão com informações coletadas.

    abraços,

    bodharaj
  • borges2019borges2019 Member 107 PontosPosts: 49

    @CEGV disse:

    @borges2019 disse:
    Porque foi pra diligencia?

    Borges quando falam de "diligência" você deve entender como "contato do IGSJ com o IRN" sobre o processo sendo questionado.

    Ou seja, eles (IGSJ) farão contato com o IRN para saber sobre o processo e lhe retornarão com informações coletadas.

    abraços,

    Okay... bem explicado :smile:
    Hajaaaaa coração esses processos

    CEGV
  • GiamonnGiamonn Member 8 PontosPosts: 5

    @CEGV disse:

    @borges2019 disse:
    Porque foi pra diligencia?

    Borges quando falam de "diligência" você deve entender como "contato do IGSJ com o IRN" sobre o processo sendo questionado.

    Ou seja, eles (IGSJ) farão contato com o IRN para saber sobre o processo e lhe retornarão com informações coletadas.

    abraços,

    So that means they contacted IRN and I will get another email once they will reply to IGSJ?

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @Giamonn disse:
    So that means they contacted IRN and I will get another email once they will reply to IGSJ?

    That's right

    Giamonn
  • borges2019borges2019 Member 107 PontosPosts: 49

    Existe alguma planilha para acompanharmos os processos por tempo de residência ? Vi alguns comentários que o pessoal de abril 2018 ja estão entrando no estagio final

  • mubimubi Member 22 PontosPosts: 6

    Hello Everyone,

    I have a naturalization process submitted at October 2018. numbered as 7xxx / 2019
    (317 - Art. 6º n.º 1 - Naturalização )

    today the ball turned from 4 in red, to 4 in yellow with this message:

    O seu processo não está completo, tal como foi notificado.
    O seu pedido estará nesta fase até à receção e registo pelos nossos serviços da documentação em falta.
    Se no prazo indicado ainda estiver incompleto, será objecto de indeferimento liminar.

    What does this mean? and what shall I do now? I would appreciate if someone can help.

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074
    editado janeiro 2020

    Hi, @mubi, welcome !

    @mubi disse:
    Hello Everyone,
    I have a naturalization process submitted at October 2018. numbered as 7xxx / 2019
    (317 - Art. 6º n.º 1 - Naturalização )
    today the ball turned from 4 in red, to 4 in yellow with this message:
    O seu processo não está completo, tal como foi notificado.
    O seu pedido estará nesta fase até à receção e registo pelos nossos serviços da documentação em falta.
    Se no prazo indicado ainda estiver incompleto, será objecto de indeferimento liminar.
    What does this mean? and what shall I do now? I would appreciate if someone can help.

    Mubi, It means that they sent you a notification letter stating that you'll need to provide additional documentation and your process is suspended until you provide such documentation / response within the due period.

    If you're being supported by a lawer, call him and check if he already received the notification.

    If you need additional private guidance, feel free to contact me using the link below.

    Best of luck, regards and enjoy our Portal
    CEGV

    Send Private messate to CEGV

    Nell_
  • GiamonnGiamonn Member 8 PontosPosts: 5

    Can you take a legal action against IRN if I'm located in Portugal?
    Is it a long process? and is it pricey?
    What am I looking at if I do that?

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    Giamonn, if you're a WhatsApp user, text me.

    Carlos Vasconcellos
    +55(11) 9.8333-0800

  • MACMAC Member 79 PontosPosts: 15

    Olá dei entrada do meu documento em Agosto de 2019 e até então está no passo 3
    Já do meu Marido que foi em Setembro 2019 já está no passo 5 não estou a perceber mais nada alguém pra me ajudar com isso obrigado

  • RoperesRoperes Member 2 PontosPosts: 5

    O meu está na fase 4 desde Setembro

  • RoperesRoperes Member 2 PontosPosts: 5

    Processo de Fevereiro

  • MACMAC Member 79 PontosPosts: 15

    Olá dei entrada do meu documento em Agosto de 2019 e até então está no passo 3
    Já do meu Marido que foi em Setembro 2019 já está no passo 5 não estou a perceber mais nada alguém pra me ajudar com isso obrigado

  • RoperesRoperes Member 2 PontosPosts: 5

    O que está escrito no passo 5

  • borges2019borges2019 Member 107 PontosPosts: 49

    @MAC disse:
    Olá dei entrada do meu documento em Agosto de 2019 e até então está no passo 3
    Já do meu Marido que foi em Setembro 2019 já está no passo 5 não estou a perceber mais nada alguém pra me ajudar com isso obrigado

    Deu entrada em qual conservatoria?

  • PERESPERES Member 106 PontosPosts: 26

    bom dia depois das diligencias o proximo passo e o despacho?

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    Oi @PERES, bem vindo(a)

    @PERES disse:
    bom dia depois das diligencias o proximo passo e o despacho?

    Fases dos processos, segundo o IRN:
    1 - Foi recebido
    2 - Foi registado
    3 - Aguarda consultas - Esta é a fase de "diligências"
    4 - Verificação documentos
    5 - Análise pedido
    6 - Despacho
    7 - Terminado

    Abraços, boa sorte e aproveite nosso Portal,

  • PERESPERES Member 106 PontosPosts: 26

    no meu caso ja foi verificado esta completo e valido

  • PERESPERES Member 106 PontosPosts: 26

    sera que demora muito ainda sendo que esta desde setembro nesta fase

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @PERES , sim, tem demorado bastante e para todos. Espere que um processo pelo artigo 6 dure, após chegada dos documentos e entrega em Lisboa ou Porto, entre 12 e 24 meses. Qualquer tempo menor que 18 meses considere-se afortunado.

    abraços e ótima sorte,

  • PERESPERES Member 106 PontosPosts: 26

    @CEGV disse:
    @PERES , sim, tem demorado bastante e para todos. Espere que um processo pelo artigo 6 dure, após chegada dos documentos e entrega em Lisboa ou Porto, entre 12 e 24 meses. Qualquer tempo menor que 18 meses considere-se afortunado.

    abraços e ótima sorte,

    Obrigado pela informação

    CEGV
  • aryal13aryal13 Member 7 PontosPosts: 4
    editado fevereiro 2020

    Meu processo é através da naturalização 317-art. 6 número 1. Ele já está aprovado, mas aguarda o registro a partir de 23 de novembro.


    Boa tarde Meu processo é a partir de 23 de novembro de 2018.

  • borges2019borges2019 Member 107 PontosPosts: 49

    Boas
    Mais 1 mês na bendita bolinha 4... haja paciência
    E vcs?

    CEGV
  • PERESPERES Member 106 PontosPosts: 26

    @borges2019 disse:
    Boas
    Mais 1 mês na bendita bolinha 4... haja paciência
    E vcs?

    O meu está igual desde Setembro na fase 4

  • MACMAC Member 79 PontosPosts: 15

    Olá dei entrada do meu documento em Agosto de 2018 em registo de Odivelas e até então está no passo 3
    Já lá vão 1 ano 5 meses na fase três que diz o seguinte:
    O seu pedido está a ser verificado e aguarda informação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, da Polícia Judiciária, do Registo Criminal Português, de consulado e/ou de outras entidades externas.

    Já do meu Marido que foi em Setembro 2018 já está no passo 5 não estou a perceber mais nada alguém pra me ajudar com isso obrigado

  • borges2019borges2019 Member 107 PontosPosts: 49

    Me> @MAC disse:

    Olá dei entrada do meu documento em Agosto de 2018 em registo de Odivelas e até então está no passo 3
    Já lá vão 1 ano 5 meses na fase três que diz o seguinte:
    O seu pedido está a ser verificado e aguarda informação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, da Polícia Judiciária, do Registo Criminal Português, de consulado e/ou de outras entidades externas.

    Já do meu Marido que foi em Setembro 2018 já está no passo 5 não estou a perceber mais nada alguém pra me ajudar com isso obrigado

    Meu tb é de agosto.... seu processo foi pro porto?

  • PERESPERES Member 106 PontosPosts: 26

    Boa noite estive na ACP hoje fui e formado que estão analisando os processos da numeracao de 10.000

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @PERES disse:
    Boa noite estive na ACP hoje fui e formado que estão analisando os processos da numeracao de 10.000

    Peres, ACP tem diversas equipes e cuida de diversos tipos de processos, muitos deles submetidos em outras conservatórias e espaços do IRN (com diferentes faixas de numeração).

    Com as mudanças ocorridas recentemente e envio de processos da CRCentrais para o ACP, acompanhamentos pelas numerações dos processos se tornou (ainda mais) uma informação completamente inócua. Isto funcionava (mais ou menos) para processos submetidos, analisados e tramitados em uma mesma conservatória.

    Em resumo, o IRN está mais bagunçado que nunca e mesmo para aqueles que acompanham par-e-passo diversos processos, de diversos tipos e em diversas conservatórias, está bem difícil acompanhar processos e tentar fazer quaisquer tipos de previsões de conclusão.

    abraços e ótima sorte,

  • MACMAC Member 79 PontosPosts: 15

    Olá dei entrada do meu documento em Agosto de 2018 em registo de Odivelas e até então está no passo 3
    Já lá vão 1 ano 5 meses na fase três que diz o seguinte:
    O seu pedido está a ser verificado e aguarda informação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, da Polícia Judiciária, do Registo Criminal Português, de consulado e/ou de outras entidades externas.

    Já do meu Marido que foi em Setembro 2018 já está no passo 5 não estou a perceber mais nada alguém pra me ajudar com isso SFF obrigado.

  • PERESPERES Member 106 PontosPosts: 26

    @CEGV disse:

    @PERES disse:
    Boa noite estive na ACP hoje fui e formado que estão analisando os processos da numeracao de 10.000

    Peres, ACP tem diversas equipes e cuida de diversos tipos de processos, muitos deles submetidos em outras conservatórias e espaços do IRN (com diferentes faixas de numeração).

    Com as mudanças ocorridas recentemente e envio de processos da CRCentrais para o ACP, acompanhamentos pelas numerações dos processos se tornou (ainda mais) uma informação completamente inócua. Isto funcionava (mais ou menos) para processos submetidos, analisados e tramitados em uma mesma conservatória.

    Em resumo, o IRN está mais bagunçado que nunca e mesmo para aqueles que acompanham par-e-passo diversos processos, de diversos tipos e em diversas conservatórias, está bem difícil acompanhar processos e tentar fazer quaisquer tipos de previsões de conclusão.

    abraços e ótima sorte,

    Boa tarde CEGV tem uma empressa belga que está esperando a minha nacionalidade portuguesa sair para fazer o contrato eu posso levar o contrato para a conservatoria ou tem algum outro documento que tenho que levar para urgência.
    Cumprimentos

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @PERES disse:
    Boa tarde CEGV tem uma empressa belga que está esperando a minha nacionalidade portuguesa sair para fazer o contrato eu posso levar o contrato para a conservatoria ou tem algum outro documento que tenho que levar para urgência.

    Se você conseguir um documento desta empresa, oficial, certificado e assinado, indicando que você foi selecionado e só será contratado quando puder provar a nacionalidade portuguesa, você tem condições de, juntando estes documentos, solicitar urgência para seu caso. Em geral aprovam rapidamente processos nestas condições.

    abraços e boa sorte,

  • Guilherme99Guilherme99 Member 39 PontosPosts: 29

    Bom dia.. Estou a espera do despacho desde do inicio de dezembro 2019 (Bolinha 7 marrom) e até hoje, o despacho, nao foi feito.. E normal?

    Preciso de Viajar com o trabalho para EUA em abril, posso solicitar urgencia? Porque se nao tenho que pedir visto e vai ser muito caro e complicado

    Obrigado

  • MargareteMargarete Member 52 PontosPosts: 9

    Prezados foristas, desculpa o desabafo, mas não posso deixar de me manifestar.

    Há muito tempo que tenho observado centenas e centenas de brasileiros buscando a nacionalidade portuguesa SOMENTE em busca de um passaporte. Uns porque vão fazer um curso fora de Portugal, outros porque tem uma oportunidade de emprego em países como Inglaterra, na Alemanha, Estados Unidos, etc.

    O pior de tudo é que, na esmagadora maioria das vezes, exigem URGÊNCIA dos órgãos portugueses, como se no Brasil todos os órgãos públicos funcionassem às mil maravilhas.

    Também vejo pessoas “comprando” um NIF (equivalente ao CPF) a torto e a direito e não tem a mínima noção sobre a responsabilidade fiscal que isso acarreta!

    CIDADANIA é responsabilidade, é um processo CONTÍNUO do exercício de direitos e obrigações do cidadão perante o Estado ao qual pertence.

    Vou contar um caso verídico: certa vez estava confortavelmente no Consulado-Geral de Portugal no Rio de Janeiro, num auditório com um ar condicionado maravilhoso, para autenticar alguns documentos (na época não existia apostila de Haia) e, numa conversa, explicava a uma senhora do meu lado o amor que tinha por Portugal e a felicidade e orgulho que sentia de ser portuguesa atribuída.

    Por curiosidade, perguntei a esta senhora o que ela fazia no Consulado naquele dia e ela me respondeu que buscava um “passaporte” para a filha ir morar na Austrália e que elas (mãe e filha) nunca tiveram a menor vontade de conhecer Portugal porque consideravam Portugal o c... da Europa.

    Para piorar, fizeram várias daquelas piadas que os brasileiros adoram fazer sobre os portugueses.

    Eu não me contive e fui obrigada a falar: - “desculpa mas a senhora deveria ter mais respeito porque está dentro de uma casa portuguesa, um escritório de representação diplomática e sua filha não é digna de ter nacionalidade portuguesa”.

    A tal senhora não entendeu o meu puxão de orelha e ainda disse que falava mal mesmo e que o pai da filha dela era “um português burro e orelhudo” entre outros apelidos pejorativos.

    Noutra ocasião vi um brasileiro fazer um ESCÂNDALO daqueles na frente do filho menor de idade (péssimo exemplo) dentro do consulado porque queria ser atendido sem agendamento (o famoso jeitinho brasileiro). Os funcionários ouviram e presenciaram toda aquela baixaria e fizeram nada. Muito pelo contrário! Ainda foram extremamente gentis com aquele "cidadão". Nessas horas lamento o português ser um povo tão pacífico!

    Queria muito ver essa gente fazer gracinha dentro do Consulado dos Estados Unidos. Lá, ficam pianinho e são tratados como LIXO numa fila quilométrica do lado de fora na rua e debaixo de um sol de 50 graus e ainda são obrigados a deixar seus telefones e pertences dentro de uma sacola numa barraquinha, passam por vários detectores de metal e são atendidos por trás de um vidro blindado através de um microfone.

    Recentemente, um amigo disse que estava "tirando" a nacionalidade portuguesa somente para facilitar a sua entrada no Canadá e que, segundo suas palavras, tinha nojo de português. Vai entender...

    Enfim, compreendo (e apoio) os órgãos portugueses “segurarem” os registros mais recentes. Por mim, os políticos e o governo deveriam mudar radicalmente e tornar muito mais rígidas as exigências para se tornar um CIDADÃO português, independente se for atribuído ou não.

    Deveriam exigir uma prova escrita com, no mínimo, 200 questões sobre a história, política e cultura do país. E digo mais: exigiria que o candidato fosse obrigado prestar juramento perante a bandeira portuguesa e cantar o hino nacional português inteiro sem gaguejar.

    Aí sim, essa gente entenderia que nacionalidade não é apenas um passaporte!

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074
    editado fevereiro 2020

    @Margarete, desculpe mas não me contive lendo o seu último parágrafo e soltei uma gargalhada.

    Prezada, entendo completamente sua postura predominantemente emocional e opiniões pois é impossível atuar neste segmento e não ver opiniões semelhantes. Entretanto, considero estas opiniões pessoais que lamentavelmente denotam certo preconceito que, convenhamos, não é de bom tom em qualquer lugar hoje em dia.

    Ocorre que tudo em nacionalidade diz respeito a leis e comprovações legais. Apesar do texto legal, para certos tipos de processos, falar em comprovações de ligações com a comunidade portuguesa, tais comprovações, segundo o mesmo texto são EFETIVAS e não AFETIVAS. Uma letra apenas e uma enorme diferença de significado.

    Então, apesar de a grande maioria desenvolver uma profunda ligação com Portugal e seus ascendentes que vieram de lá, toda esta carga emocional não nos serve de nada. Desenvolver simpatia pelo povo português é muito fácil pois são um povo amistoso, pacato e gentil. Enfim, as ligações emocionais são fáceis de serem desenvolvidas.

    Porém, sendo pragmático, qualquer carga emocional não agilizará nem garantirá a conclusão e deferimento de qualquer tipo de processo de nacionalidade portuguesa. Então pouco importará se alguém gosta ou não de Portugal e dos Portugueses. Se a pessoa tem o direito à cidadania, qualquer tipo que seja, este direito estará garantido (assim como os deveres que vêm com a cidadania), independente de suas opiniões e posturas, desde que não sejam ilegais ante a legislação portuguesa.

    Entendo também que a sensação de pertencimento, quando nos tornamos portugueses, só nos engrandece ao nos reconectarmos às nossas origens. Se alguns não veem desta forma, pior para eles. Creio que devemos respeitar também aqueles que somente desejam garantir seus direitos legais, sem desenvolver maiores ligações. Imagino que em boa parte destes casos muito provavelmente passaram por experiências muito negativas nos contatos anteriores com Portugal e com Portugueses. Só isto e a ignorância justificam tal postura. Nos resta apenas esperar, nestes casos, que estas más experiências sejam superadas ao longo do tempo e a sensação de pertença e o amor/encantamento com Portugal e o povo português, mesmo que tardia, venha mesmo que após a obtenção da nacionalidade.

    abraços,

  • MACMAC Member 79 PontosPosts: 15

    Olá dei entrada do meu documento em Agosto de 2018 em registo de Odivelas e até então está no passo 3
    Já lá vão 1 ano 5 meses na fase três que diz o seguinte:
    O seu pedido está a ser verificado e aguarda informação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, da Polícia Judiciária, do Registo Criminal Português, de consulado e/ou de outras entidades externas.

    Já do meu Marido que foi em Setembro 2018 já está no passo 5 não estou a perceber mais nada alguém pra me ajudar com isso SFF obrigado.

    CEGV
  • MargareteMargarete Member 52 PontosPosts: 9

    Prezado @CEGV, bom dia!

    Concordo que devemos não generalizar para não cair em preconceito. Conheço muitos portugueses bons e alguns (poucos) ruins, assim como existem milhões de brasileiros maravilhosos e alguns de má índole. Ser “humano” independe de nacionalidade!

    Já conheci americanos, ingleses e espanhóis que não valem 1 centavo furado e, para minha falta de sorte, tenho um casal de vizinhos franceses que são piores que animais selvagens. E olha que esses tais vizinhos têm uma excelente condição financeira. Conheço gente de comunidade carente no Brasil que dá um banho em educação e bons modos.

    Enfim, convivendo com outras culturas, passei a ter muito mais orgulho do nosso povo e, principalmente, de ter nascido brasileira.

    Entretanto, é muito difícil não ser emocional quando lemos (ou presenciamos) certas posições e atitudes. Juro que tento ser a mais racional possível, mas tem horas que não dá... rs

    Frequentemente, leio notícias de fraudes em requerimentos de nacionalidade portuguesa, principalmente de brasileiros e indianos. A operação “Livro Mágico” é um clássico exemplo disso! Muitos indianos tornaram-se portugueses (por fraude) sem sequer sabem onde fica Portugal e sem saber falar um “oi” em português. Uma provinha escrita com 200 questões eliminaria esse tipo de problema.

    Com relação às ligações EFETIVAS e não AFETIVAS, tenho o meu ponto de vista particular e considero este o ponto nevrálgico da questão suscitada. Vou dar dois exemplos rápidos:

    • um cidadão que deseja tornar-se canadense é obrigado a prestar o “juramento de cidadania”.
    • para ter a nacionalidade suíça, o cidadão necessita comprovar estar integrado à comunidade.

    Há um ditado que diz que a gente aprende a valorizar mais o que é conquistado com dificuldade.

    “... desculpe mas não me contive lendo o seu último parágrafo e soltei uma gargalhada.”

    Você ri? kkk... olha que em alguns países como os Estados Unidos e Canadá, por exemplo, é mais ou menos assim que a coisa funciona!

    Um abraço fraterno e parabéns pelo Portal.

    CEGV
  • karollineekarollinee Member 18 PontosPosts: 5

    Boa tarde a todos!
    Sou nova aqui no grupo de apoio/esclarecimento e gostaria de deixar aqui a minha pergunta, que na verdade é mais do mesmo. Enfim, quem puder me ajudar ficarei agradecida.
    Dei entrada no meu processo de nacionalidade 35xxx/18 em Leiria, em Maio de 2018. Gostaria de saber se alguém aqui é do mesmo período ou se conhece alguém que tenha dado entrada no mesmo período e se já tem alguma resposta relativamente ao mesmo. O meu processo foi encaminhado para a conservatória de Pombal e está lá desde então. No site onde podemos acompanhar on-line o processo encontro-me no estágio 4, com a bolinha castanha.
    Alguém tem alguma ideia de quanto tempo mais para o tão esperado dia de glória?

    Ótima semana a todos, desde já agradeço pela atenção!

  • borges2019borges2019 Member 107 PontosPosts: 49

    @karollinee disse:
    Boa tarde a todos!
    Sou nova aqui no grupo de apoio/esclarecimento e gostaria de deixar aqui a minha pergunta, que na verdade é mais do mesmo. Enfim, quem puder me ajudar ficarei agradecida.
    Dei entrada no meu processo de nacionalidade 35xxx/18 em Leiria, em Maio de 2018. Gostaria de saber se alguém aqui é do mesmo período ou se conhece alguém que tenha dado entrada no mesmo período e se já tem alguma resposta relativamente ao mesmo. O meu processo foi encaminhado para a conservatória de Pombal e está lá desde então. No site onde podemos acompanhar on-line o processo encontro-me no estágio 4, com a bolinha castanha.
    Alguém tem alguma ideia de quanto tempo mais para o tão esperado dia de glória?

    Ótima semana a todos, desde já agradeço pela atenção!

    O meu é de agosto de 2018, conversei hj na linhas de registros, e me pediram para esperar no mínimo 2 meses pra depois ligar novamente, ele tb citou que n tem como dizer quanto tempo demora...
    E que é pra ficar de olho no site pra acompanhar o processo pacientemente :-(

    karollinee
  • karollineekarollinee Member 18 PontosPosts: 5

    Obrigada Borges,
    Pelo menos vamos criando um noção do tempo de espera, do quanto ainda falta...
    Sorte para nós então!

  • borges2019borges2019 Member 107 PontosPosts: 49

    @karollinee disse:
    Obrigada Borges,
    Pelo menos vamos criando um noção do tempo de espera, do quanto ainda falta...
    Sorte para nós então!

    Verdade... angustiante, mas vamos aguardar

  • Guilherme99Guilherme99 Member 39 PontosPosts: 29

    Alguém sabe qqer coisa sobre os despachos no ACP ? Esta a demorar muito tempo.. Estou a espera desde do inicio de dezembro..

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @Guilherme99 disse:
    Alguém sabe qqer coisa sobre os despachos no ACP ? Esta a demorar muito tempo.. Estou a espera desde do inicio de dezembro..

    Guilherme, não existem mais prazos médios. Tenho parentes que estão com o despacho feito desde outubro e ainda não foram concluídos. Como eles não têm pressa alguma, somente acompanhamos e aguardamos. Então se seu processo foi despachado em Dezembro pode ocorrer uma demora adicional de alguns meses até a feitura do assento de nascimento. Se você precisa de urgência e tem justificativas documentadas, ideal enviar uma carta solicitando urgência.

    abraços,

    Guilherme99
  • borges2019borges2019 Member 107 PontosPosts: 49

    Boas
    E ae pessoal alguma novidade esse mês de fevereiro?

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    Borges, processos de naturalização são normalmente bem mais lentos do que os processos de atribuição. Então paciência é fundamental.

    abraços,

  • borges2019borges2019 Member 107 PontosPosts: 49

    @CEGV disse:
    Borges, processos de naturalização são normalmente bem mais lentos do que os processos de atribuição. Então paciência é fundamental.

    abraços,

    Obrigado meu amigo, era só pra saber como estão os processos, tipo ouvi muita gente de maio 2018 que está sendo despachado agora, está sabendo de algo?

    CEGV
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.