PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Acompanhamento de processos - Naturalização por tempo de residência - Artigo 6.1

2456713

Comentários

  • karollineekarollinee Member 18 PontosPosts: 5

    Eu entrei em contato com a conservatória e me disseram exatamente isso Borges, que os processos de Maio já estão a ser despachados, num prazo de uma semana a duas. Eu liguei a uns 9 dias atrás... espero que seja verídico, pois o meu processo é de junho e tenho esperança de que seja tratado logo sem seguida (?), espero...

    CEGV
  • Guilherme99Guilherme99 Member 39 PontosPosts: 29

    Ola Karolin

    Voce ligou para ACP?

    @karollinee disse:
    Eu entrei em contato com a conservatória e me disseram exatamente isso Borges, que os processos de Maio já estão a ser despachados, num prazo de uma semana a duas. Eu liguei a uns 9 dias atrás... espero que seja verídico, pois o meu processo é de junho e tenho esperança de que seja tratado logo sem seguida (?), espero...

  • karollineekarollinee Member 18 PontosPosts: 5

    Olá Guilherme,

    Eu entrei em contato direto com a conservatória onde dei a entrada. Mas porque ?

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Guilherme99, @karollinee

    Ligar para o ACP ? É excepcional ACP atender telefones ou e-mails. Se quiser respostas oficiais, via contato telefônico, deve ligar para a Linha de Registos.

    abraços,

  • borges2019borges2019 Member 107 PontosPosts: 49

    @karollinee disse:
    Eu entrei em contato com a conservatória e me disseram exatamente isso Borges, que os processos de Maio já estão a ser despachados, num prazo de uma semana a duas. Eu liguei a uns 9 dias atrás... espero que seja verídico, pois o meu processo é de junho e tenho esperança de que seja tratado logo sem seguida (?), espero...

    Bacana ouvir isso, vamos aguarda, já já vamos comemorar essa angústia e demora!

  • PERESPERES Member 106 PontosPosts: 26

    @CEGV disse:
    Oi @PERES, bem vindo(a)

    @PERES disse:
    bom dia depois das diligencias o proximo passo e o despacho?

    Fases dos processos, segundo o IRN:
    1 - Foi recebido
    2 - Foi registado
    3 - Aguarda consultas - Esta é a fase de "diligências"
    4 - Verificação documentos
    5 - Análise pedido
    6 - Despacho
    7 - Terminado

    Abraços, boa sorte e aproveite nosso Portal,

    Bom Dia CEGV tenho a promessa de trabalho em mãos mais esta em francês tenho que fazer a tradução para levar ou posso levar assim mesmo. Obrigado

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @PERES disse:
    Bom Dia CEGV tenho a promessa de trabalho em mãos mais esta em francês tenho que fazer a tradução para levar ou posso levar assim mesmo. Obrigado

    já lhe respondi privativamente, ontem. Como disse, a rigor documentos apresentados devem ser traduzidos mas lhe sugeri enviar um e-mail para o IRN confirmando. Veja sua área de mensagens privativas.

    abraços

  • 123456789123456789 Member 17 PontosPosts: 3
    editado março 2020

    Naturalização por tempo de residência

    O processo encontra-se na Arquivo Central do Porto
    Número do processo 126xx/19

    O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.

    VAGNER xxxxxxxxxxxxx

    Estado do processo 126xx / 2019 (317 - Art. 6º n.º 1 - Naturalização )
    O processo encontra-se na Arquivo Central do Porto
    Gostaria de saber se o meu processo ainda demora muito para chegar a carta em casa para fazer o cartão de cidadão.
    Já faz umas duas semanas que passou para essa fase se puder mim ajudar.

    Desde já meu muito obrigado!

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062
    editado março 2020

    @123456789 disse:
    Naturalização por tempo de residência
    ...
    O processo encontra-se na Arquivo Central do Porto
    Gostaria de saber se o meu processo ainda demora muito para chegar a carta em casa para fazer o cartão de cidadão.
    Já faz umas duas semanas que passou para essa fase se puder mim ajudar.

    Vagner, esta "fase" pode de dias a meses. O ACP está segurando a emissão de assentos.
    Você pode pedir urgência para conclusão do seu pedido mas deve enviar documentos e justificativas que indiquem que a falta da conclusão de seu processo está lhe trazendo ou trará prejuízos, qualificando-os.

    Editei sua mensagem pois não permitimos o compartilhamento de informações pessoais.

    abraços,

  • mubimubi Member 22 PontosPosts: 6

    @CEGV disse:

    @123456789 disse:
    Naturalização por tempo de residência
    ...
    O processo encontra-se na Arquivo Central do Porto
    Gostaria de saber se o meu processo ainda demora muito para chegar a carta em casa para fazer o cartão de cidadão.
    Já faz umas duas semanas que passou para essa fase se puder mim ajudar.

    Vagner, esta "fase" pode de dias a meses. O ACP está segurando a emissão de assentos.
    Você pode pedir urgência para conclusão do seu pedido mas deve enviar documentos e justificativas que indiquem que a falta da conclusão de seu processo está lhe trazendo ou trará prejuízos, qualificando-os.

    Editei sua mensagem pois não permitimos o compartilhamento de informações pessoais.

    abraços,

    Ola, CEGV

    Li em algum lugar do fórum que o registro pode ser criado no registro civil, mas o processo permanece na bola vermelha número 7.

    existe alguma maneira de verificar o registro civil diretamente se o registro foi criado ou não?

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @mubi disse:
    existe alguma maneira de verificar o registro civil diretamente se o registro foi criado ou não?

    Site CivilOnline.mj.pt (pagando) ou recorrendo a ligações para a Linha de Registos. Eles têm acesso ao registro civil português.

    abraços,

  • mubimubi Member 22 PontosPosts: 6

    @CEGV disse:
    Hi, @mubi, welcome !

    @mubi disse:
    Hello Everyone,
    I have a naturalization process submitted at October 2018. numbered as 7xxx / 2019
    (317 - Art. 6º n.º 1 - Naturalização )
    today the ball turned from 4 in red, to 4 in yellow with this message:
    O seu processo não está completo, tal como foi notificado.
    O seu pedido estará nesta fase até à receção e registo pelos nossos serviços da documentação em falta.
    Se no prazo indicado ainda estiver incompleto, será objecto de indeferimento liminar.
    What does this mean? and what shall I do now? I would appreciate if someone can help.

    Mubi, It means that they sent you a notification letter stating that you'll need to provide additional documentation and your process is suspended until you provide such documentation / response within the due period.

    If you're being supported by a lawer, call him and check if he already received the notification.

    If you need additional private guidance, feel free to contact me using the link below.

    Best of luck, regards and enjoy our Portal
    CEGV

    Send Private messate to CEGV

    obrigado pela sua resposta, eu só vi agora. Forneci este documento à DHL e, duas semanas depois, a solicitação de nacionalidade foi aprovada (bola 6 branca, bola 7 vermelha)

  • PERESPERES Member 106 PontosPosts: 26

    @CEGV disse:

    @PERES disse:
    Bom Dia CEGV tenho a promessa de trabalho em mãos mais esta em francês tenho que fazer a tradução para levar ou posso levar assim mesmo. Obrigado

    já lhe respondi privativamente, ontem. Como disse, a rigor documentos apresentados devem ser traduzidos mas lhe sugeri enviar um e-mail para o IRN confirmando. Veja sua área de mensagens privativas.

    abraços

    Boa Tarde CEGV hoje a fase do meu processo mudou bolinha 5 verde, 6 branca e a 7 vermelha
    Faltando apenas o registr o ser criado ainda não levei a promessa de trabalho.
    Cumprimentos

    CEGVNell_
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @PERES disse:
    Boa Tarde CEGV hoje a fase do meu processo mudou bolinha 5 verde, 6 branca e a 7 vermelha
    Faltando apenas o registr o ser criado ainda não levei a promessa de trabalho.
    Cumprimentos

    a promessa de trabalho pode contribuir para agilizar a finalização de seu processo, caso seu pedido de urgência seja considerado e aprovado.

    abraços e ótima sorte,

  • PERESPERES Member 106 PontosPosts: 26

    @borges2019 disse:

    @karollinee disse:
    Eu entrei em contato com a conservatória e me disseram exatamente isso Borges, que os processos de Maio já estão a ser despachados, num prazo de uma semana a duas. Eu liguei a uns 9 dias atrás... espero que seja verídico, pois o meu processo é de junho e tenho esperança de que seja tratado logo sem seguida (?), espero...

    Bacana ouvir isso, vamos aguarda, já já vamos comemorar essa angústia e demora!

    Boa noite o meu foi para despacho processo de Fevereiro 2019

    CEGV
  • borges2019borges2019 Member 107 PontosPosts: 49

    @PERES disse:

    @borges2019 disse:

    @karollinee disse:
    Eu entrei em contato com a conservatória e me disseram exatamente isso Borges, que os processos de Maio já estão a ser despachados, num prazo de uma semana a duas. Eu liguei a uns 9 dias atrás... espero que seja verídico, pois o meu processo é de junho e tenho esperança de que seja tratado logo sem seguida (?), espero...

    Bacana ouvir isso, vamos aguarda, já já vamos comemorar essa angústia e demora!

    Boa noite o meu foi para despacho processo de Fevereiro 2019

    Bacana hein, deu entrada na conservatoria de lisboa? Pedido de urgencia?

    CEGV
  • PERESPERES Member 106 PontosPosts: 26

    @borges2019 disse:

    @PERES disse:

    @borges2019 disse:

    @karollinee disse:
    Eu entrei em contato com a conservatória e me disseram exatamente isso Borges, que os processos de Maio já estão a ser despachados, num prazo de uma semana a duas. Eu liguei a uns 9 dias atrás... espero que seja verídico, pois o meu processo é de junho e tenho esperança de que seja tratado logo sem seguida (?), espero...

    Bacana ouvir isso, vamos aguarda, já já vamos comemorar essa angústia e demora!

    Boa noite o meu foi para despacho processo de Fevereiro 2019

    Bacana hein, deu entrada na conservatoria de lisboa? Pedido de urgencia?

    Foi na ACP e não teve urgência

    CEGV
  • MACMAC Member 79 PontosPosts: 15

    Olá gostaria de enviar um e-mail para pedido de urgência de nacionalidade alguém pode facultar obrigado

  • PERESPERES Member 106 PontosPosts: 26

    Boa Tarde o meu quando estava na fase 4 demorou 5 meses

  • borges2019borges2019 Member 107 PontosPosts: 49

    Site hj parece que está com problemas...

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @MAC disse:
    Olá gostaria de enviar um e-mail para pedido de urgência de nacionalidade alguém pode facultar obrigado

    Para pedir urgência você precisa de motivo e documentação probatória. Pode falar superficialmente sobre o que você pretende alegar sem, no entanto, informar dados pessoais e particulares ?

    abraços,

  • MACMAC Member 79 PontosPosts: 15

    O Estou desempregada ou melhor foi despedida neste mês Tenho despesas e quero viajar emigrar para Londres e não posso porque não tenho nacionalidade e não só como meu processo de 2018 ainda continua na fase 3 marrom obrigado

    CEGV
  • borges2019borges2019 Member 107 PontosPosts: 49

    Se estava demorado, agora que vai ser aquela agonia, mas agora so nós resta rezar pra sairmos dessa pandemia! Abraços

    CEGV
  • Guilherme99Guilherme99 Member 39 PontosPosts: 29

    Bom dia.. Porque ACP está a finalisar só os pedidos da atribuição e nunca de os processos 6.1 (tempo de residencia)... !!

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Guilherme99 disse:
    Bom dia.. Porque ACP está a finalisar só os pedidos da atribuição e nunca de os processos 6.1 (tempo de residencia)... !!

    São equipes diferentes. Este é o motivo. Pedidos de naturalização passam também por mais uma fase, que é a aprovação pelo MJ português.

    abraços e saúde a todos,

  • Guilherme99Guilherme99 Member 39 PontosPosts: 29

    Olá.. Muito obrigado pela resposta

    Aprovação pelo MJ e feita depois da aprovação da nacionalidade? Quero dizer na última fase?

    Saúde a todos :) Abraços

    @CEGV disse:

    @Guilherme99 disse:
    Bom dia.. Porque ACP está a finalisar só os pedidos da atribuição e nunca de os processos 6.1 (tempo de residencia)... !!

    São equipes diferentes. Este é o motivo. Pedidos de naturalização passam também por mais uma fase, que é a aprovação pelo MJ português.

    abraços e saúde a todos,

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Guilherme99 disse:
    Olá.. Muito obrigado pela resposta

    Aprovação pelo MJ e feita depois da aprovação da nacionalidade? Quero dizer na última fase?

    A aprovação do MJ português é feita antes do despacho final do conservador. Ele que, nos casos de naturalização e aquisição, servem (também) como base decisória.

    abraços e saúde a todos,

  • Guilherme99Guilherme99 Member 39 PontosPosts: 29

    Olá a todos, não há nenhuma novidade sobre o registro final dos processos 6.1? :s

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Guilherme99 disse:
    Olá a todos, não há nenhuma novidade sobre o registro final dos processos 6.1? :s

    paciência, Guilherme...

  • NathaliaNathalia Member 0 PontosPosts: 1

    Boa noite, sou nova por aqui. Meu marido deu entrada em Fevereiro de 2019 e no mês passado o seu processo passou para o 5 onde diz "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."

    Quanto tempo tem demorado mais ou menos para passar dessa fase para a fase 6 do despacho?
    E já agora, depois de passar para a fase 6 o que acontece? Recebemos uma carta em casa para tratar de fazer o cartão de cidadão?

    Obrigado.

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    Oi @Nathalia, bem vinda.

    @Nathalia disse:
    Boa noite, sou nova por aqui. Meu marido deu entrada em Fevereiro de 2019 e no mês passado o seu processo passou para o 5 onde diz "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."

    Quanto tempo tem demorado mais ou menos para passar dessa fase para a fase 6 do despacho?
    E já agora, depois de passar para a fase 6 o que acontece? Recebemos uma carta em casa para tratar de fazer o cartão de cidadão?

    Obrigado.

    Nathalia, os prazos médios já não existem faz algum tempo. Com a Pandemia os serviços estão trabalhando em regime de exceção. Então resta-nos aguardar pela regularização dos serviços para reavaliarmos prazos médios em cada conservatória.

    abraços e boa Páscoa.

  • borges2019borges2019 Member 107 PontosPosts: 49

    Boas
    Estou vendo pessoas com processos de 2019 saindo e alguns de final de 2018 ficando pra trás... o que sera q aconteceu? Meu processo agosto 2018 ainda na fase 4 desde setembro 2019

    MAC
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @borges2019 disse:
    Boas
    Estou vendo pessoas com processos de 2019 saindo e alguns de final de 2018 ficando pra trás... o que sera q aconteceu? Meu processo agosto 2018 ainda na fase 4 desde setembro 2019

    É o famoso "respeito às filas", que o IRN jura que respeita.

  • MACMAC Member 79 PontosPosts: 15

    E o meu processo de Agosto de 2018 tbm deixado para trás na fase 3 desde Setembro 2019 isso é um absurdo ou seja as coisas agora é feito por essa ordem 😒

    CEGV
  • MACMAC Member 79 PontosPosts: 15

    @borges2019 disse:
    Boas
    Estou vendo pessoas com processos de 2019 saindo e alguns de final de 2018 ficando pra trás... o que sera q aconteceu? Meu processo agosto 2018 ainda na fase 4 desde setembro 2019

    E o meu processo de Agosto de 2018 tbm deixado para trás na fase 3 desde Setembro 2019 isso é um absurdo ou seja as coisas agora é feito por essa ordem 😒

    CEGV
  • stavrocstavroc Member 86 PontosPosts: 14

    my application submited in July 2019.Now show step 4 (orange),I don't know if the ACP still working at this period of time!

    CEGV
  • AbsAbs Member 29 PontosPosts: 3

    Olá pessoal,
    Enviei o processo de pedido de nacionalidade do meu filho em junho de 2019 e já se encontra na fase 4 desde principio de Março com mensagem " o seu processo completo e válido...". Alguém sabe dizer me quanto tempo demora esse fase?

    Outra coisa, o meu filho completa 18 anos em Julho, será que corro risco de refazer tudo de novo caso o pedido não for aprovado até a data de maturidade do meu filho ( 18 anos)?
    Obrigado

    CEGV
  • Guilherme99Guilherme99 Member 39 PontosPosts: 29

    Para mim, mudou para a fase 4 desde Junho 2019. Estamos em Abril 2020 e até agora não está finalizado...

    @Abs disse:
    Olá pessoal,
    Enviei o processo de pedido de nacionalidade do meu filho em junho de 2019 e já se encontra na fase 4 desde principio de Março com mensagem " o seu processo completo e válido...". Alguém sabe dizer me quanto tempo demora esse fase?

    Outra coisa, o meu filho completa 18 anos em Julho, será que corro risco de refazer tudo de novo caso o pedido não for aprovado até a data de maturidade do meu filho ( 18 anos)?
    Obrigado

    CEGV
  • AbsAbs Member 29 PontosPosts: 3

    @Guilherme99 o processo passou para fase 4 no inicio de Março de 2020.

    CEGV
  • borges2019borges2019 Member 107 PontosPosts: 49

    @CEGV disse:

    @borges2019 disse:
    Boas
    Estou vendo pessoas com processos de 2019 saindo e alguns de final de 2018 ficando pra trás... o que sera q aconteceu? Meu processo agosto 2018 ainda na fase 4 desde setembro 2019

    É o famoso "respeito às filas", que o IRN jura que respeita.

    Brincadeira viu... muito aborrecido com essa situação

  • zhouzhou Member 28 PontosPosts: 2

    No dia 2 de dezembro de 2019 o meu pedido de processo de nacionalidade foi verificado (ponto 4 com cor vermelha), afirmando que já estava completo e válido.
    Contudo, no dia 20 de abril fui verificar o pedido e dizia que o meu processo estava incompleto (ponto 4 com cor amarelada) e que será objeto de indeferimento limiar se no prazo (?) indicado ainda estiver incompleto.
    Não recebi mais nada.
    Devo aguardar mais informações como uma carta ou um email?
    O meu processo é o 6.1. N° 345xx/2019

    Obrigado.

    PERESCEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @stavroc disse:
    my application submited in July 2019.Now show step 4 (orange),I don't know if the ACP still working at this period of time!

    They are. But in a very limited way. Portugal is in National Emergency Status. CRCs are closed for public and internal work are shift-based.

    regards,

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Abs disse:
    Olá pessoal,
    Enviei o processo de pedido de nacionalidade do meu filho em junho de 2019 e já se encontra na fase 4 desde principio de Março com mensagem " o seu processo completo e válido...". Alguém sabe dizer me quanto tempo demora esse fase?

    Outra coisa, o meu filho completa 18 anos em Julho, será que corro risco de refazer tudo de novo caso o pedido não for aprovado até a data de maturidade do meu filho ( 18 anos)?
    Obrigado

    O Importante é quando o processo é recepcionado. Se foi recepcionado enquanto ele era menor e até 17 anos e 11 meses, será processado como menor.

    Os prazos variam muito (não existem prazos). Aguarde.

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @zhou disse:

    No dia 2 de dezembro de 2019 o meu pedido de processo de nacionalidade foi verificado (ponto 4 com cor vermelha), afirmando que já estava completo e válido.
    Contudo, no dia 20 de abril fui verificar o pedido e dizia que o meu processo estava incompleto (ponto 4 com cor amarelada) e que será objeto de indeferimento limiar se no prazo (?) indicado ainda estiver incompleto.
    Não recebi mais nada.
    Devo aguardar mais informações como uma carta ou um email?
    O meu processo é o 6.1. N° 345xx/2019

    Obrigado.

    Geralmente o ofício de exigência chega (se aqui no Brasil) entre 20 e 30 dias. Se não chegar, entre em contato com a Linha de Registos que eles talvez consigam lhe ler o teor da carta de exigência. Atualmente os conservadores, devido à Pandemia, estarão mais lenientes em relação a prazos.

    abraços e ótima sorte,

  • zhouzhou Member 28 PontosPosts: 2

    @CEGV disse:

    @zhou disse:

    No dia 2 de dezembro de 2019 o meu pedido de processo de nacionalidade foi verificado (ponto 4 com cor vermelha), afirmando que já estava completo e válido.
    Contudo, no dia 20 de abril fui verificar o pedido e dizia que o meu processo estava incompleto (ponto 4 com cor amarelada) e que será objeto de indeferimento limiar se no prazo (?) indicado ainda estiver incompleto.
    Não recebi mais nada.
    Devo aguardar mais informações como uma carta ou um email?
    O meu processo é o 6.1. N° 345xx/2019

    Obrigado.

    Geralmente o ofício de exigência chega (se aqui no Brasil) entre 20 e 30 dias. Se não chegar, entre em contato com a Linha de Registos que eles talvez consigam lhe ler o teor da carta de exigência. Atualmente os conservadores, devido à Pandemia, estarão mais lenientes em relação a prazos.

    abraços e ótima sorte,

    Já contactei a linha de registos e continuo a não receber a carta.
    Mas obrigado pela sua atenção.

    CEGV
  • coimbralucascoimbralucas Member 22 PontosPosts: 6
    editado abril 2020

    20***/19 de janeiro de 2019 até agora na bolinha 3...será normal?

    Meu filho nasceu na Suiça e preciso da minha nacionalidade portuguesa para o registar na Suiça será que posso pedir urgência do meu pedido visto que o mesmo desde janeiro de 2019 ainda se encontra na bolinha 3,e sempre que ligo dizem me que estão aguardar a resposta do registo criminal português,porque o Sef e a PJ já responderam

    Contratar um advogado agora será boa ideia?

    CEGV
  • coimbralucascoimbralucas Member 22 PontosPosts: 6

    @borges2019 disse:

    @PERES disse:

    @borges2019 disse:

    @karollinee disse:
    Eu entrei em contato com a conservatória e me disseram exatamente isso Borges, que os processos de Maio já estão a ser despachados, num prazo de uma semana a duas. Eu liguei a uns 9 dias atrás... espero que seja verídico, pois o meu processo é de junho e tenho esperança de que seja tratado logo sem seguida (?), espero...

    Bacana ouvir isso, vamos aguarda, já já vamos comemorar essa angústia e demora!

    Boa noite o meu foi para despacho processo de Fevereiro 2019

    Bacana hein, deu entrada na conservatoria de lisboa? Pedido de urgencia?

    Pedido por atribuição ou naturalização? Fiz meu pedido de naturalização em fevereiro de 2019 mas até agora sempre na bolinha 3...

  • coimbralucascoimbralucas Member 22 PontosPosts: 6

    @Nathalia disse:
    Boa noite, sou nova por aqui. Meu marido deu entrada em Fevereiro de 2019 e no mês passado o seu processo passou para o 5 onde diz "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."

    Quanto tempo tem demorado mais ou menos para passar dessa fase para a fase 6 do despacho?
    E já agora, depois de passar para a fase 6 o que acontece? Recebemos uma carta em casa para tratar de fazer o cartão de cidadão?

    Obrigado.

    @Nathalia disse:
    Boa noite, sou nova por aqui. Meu marido deu entrada em Fevereiro de 2019 e no mês passado o seu processo passou para o 5 onde diz "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."

    Quanto tempo tem demorado mais ou menos para passar dessa fase para a fase 6 do despacho?
    E já agora, depois de passar para a fase 6 o que acontece? Recebemos uma carta em casa para tratar de fazer o cartão de cidadão?

    Obrigado.

    Isto mesmo é a sorte porque o meu processo é de janeiro de 2019 e até agora não sai da bolinha 3...
    Tudo de bom

  • coimbralucascoimbralucas Member 22 PontosPosts: 6

    @123456789 disse:
    Naturalização por tempo de residência

    O processo encontra-se na Arquivo Central do Porto
    Número do processo 126xx/19

    O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.

    VAGNER xxxxxxxxxxxxx

    Estado do processo 126xx / 2019 (317 - Art. 6º n.º 1 - Naturalização )
    O processo encontra-se na Arquivo Central do Porto
    Gostaria de saber se o meu processo ainda demora muito para chegar a carta em casa para fazer o cartão de cidadão.
    Já faz umas duas semanas que passou para essa fase se puder mim ajudar.

    Desde já meu muito obrigado!

    Bom dia
    O teu processo é de que mês e ano?
    Eu dei entrada em janeiro de 2019 e até agora sempre na bolinha 3...

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @coimbralucas disse:
    20***/19 de janeiro de 2019 até agora na bolinha 3...será normal?

    sim... estes processos, se naturalização, podem passar de 2 anos.

    Meu filho nasceu na Suiça e preciso da minha nacionalidade portuguesa para o registar na Suiça será que posso pedir urgência do meu pedido visto que o mesmo desde janeiro de 2019 ainda se encontra na bolinha 3,e sempre que ligo dizem me que estão aguardar a resposta do registo criminal português,porque o Sef e a PJ já responderam

    Já te respondi em outra mensagem. Favor evitar duplicar mensagens.

    Contratar um advogado agora será boa ideia?

    Acho que no seu caso, a não ser que existam outras informações, só perderá dinheiro pois pendência de nacionalidade portuguesa para seu filho não é motivo de urgência para qualquer tipo de processo. Lhe dirão para registrá-lo como seu filho, com sua nacionalidade atual e depois registrá-lo como português quando seu processo for concluído.

    abraços e ótima sorte,

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.