PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Acompanhamento de Processos de Conversão de Nacionalidade Derivada em Originária (6.4 para 1.1-D)

1135136137138140

Comentários

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @CHICO_TR3V4, sua (mesma) resposta já foi publicada em outro tópico. Pedimos a todos nossos usuários a gentileza de não duplicarem publicações.

    abraços,

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @lucaspedroso disse:
    Foi engraçado pois no dia seguinte recebi um e-mail da central notificando que o processo foi aprovado e finalizado.

    Ocorre frequentemente...

    Eu comecei a três anos esse processo de nacionalidade como bisneto de português, um mês antes da lei de comprovação afetiva com portugual para neto (minha mãe no meu caso). Eu havia contratado uma advogada pois nao sabia por onde começar. Após 26 meses, foi aprovada a naturalizacao da minha mãe. Entre esse tempo nao me senti mais confortavel com a acessoria prestada da advogada e assim segui por conta.
    Fiz o processo de convolação com o passo a passo aqui do grupo. Enviada em 12/2019 e finalizada em 05/2020.

    Ficamos muito contentes sempre que colegas têm sucesso com nossas orientações.
    Parabéns a sua mãe !!!

    Agora qual seria o proximo passo para entrada da minha cidadania ?!

    Se você é fruto do casamento dos seus pais e foi seu pai que declarou seu nascimento, provavelmente precisará transcrever o casamento da sua mãe, caso não tenha sido anteriormente transcrito. Depois disso basta preparar e submeter seu processo. Veja nosso tópico sobre filhos no link abaixo

    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/28/atribuicao-1c-filhos-de-portugueses-menor-maior-documentos-e-para-onde-enviar/p1

    No processo de naturalização foi averbado o casamento dos meus pais. Mas foi na epoca da advogada e ela nao passou esse doc para mim, tenho a certidao de nacimento portuguesa, cartao cidadao e passaporte da minha mãe.

    No assento português da sua mãe deve constar o averbamento do casamento, caso tenha sido emitido depois da transcrição. Se foi emitido antes basta pedir uma nova emissão do assento de nascimento dela pelo CivilOnline.

    Quais documentos vou precisar comprovar ?

    Veja meus comentários acima e link de nosso tópico para filhos.

    Agradeço desde já qualquer ajuda.
    Abraços

    Se precisar de ajuda específica, me procure pelo link abaixo

    Enviar mensagem privativa para CEGV

    lucaspedroso
  • CeliaCarvalhoCeliaCarvalho Member 2 PontosPosts: 1

    Olá a todos! Dei entrada no meu processo de Conversão de Nacionalidade Derivada em Originária (6.4 para 1.1-D) em Dezembro/2018 e finalizado agora em Maio/2020. Nem sei se a finalização foi antes disso, pois essa pandemia nos tirou um pouco do foco e também não recebi nenhum e-mail informando. Estou passando apenas para agradecer a esse forum pois TODAS as informações que precisei foi daqui que tirei. Até mesmo uma reclamação que fiz pois o processo passou 8 meses na bolinha 3, foi no forum que me informei de como mandar e pra quem. O numero do meu processo é (ou foi) 882*8/2018. estou muito feliz pois agora meus filhos terão o mesmo direito. Novamente agradeço a todos e principalmente aos moderadores que dedicam seu tempo a organizar as informações e informar todo o processo aos que estão no começo da jornada. Grata!!!

  • MAIZAMAIZA Member 92 PontosPosts: 11

    Boa noite! Recebi hoje o e-mail com a finalização do processo de convolação da nacionalidade da minha mãe recebido na conservatória em 24/06/2019! Muito obrigada a todos!

    CEGVCidinhajlacarvalho
  • kostoisekostoise Member 34 PontosPosts: 6

    @CeliaCarvalho disse:

    Olá a todos! Dei entrada no meu processo de Conversão de Nacionalidade Derivada em Originária (6.4 para 1.1-D) em Dezembro/2018 e finalizado agora em Maio/2020. Nem sei se a finalização foi antes disso, pois essa pandemia nos tirou um pouco do foco e também não recebi nenhum e-mail informando. Estou passando apenas para agradecer a esse forum pois TODAS as informações que precisei foi daqui que tirei. Até mesmo uma reclamação que fiz pois o processo passou 8 meses na bolinha 3, foi no forum que me informei de como mandar e pra quem. O numero do meu processo é (ou foi) 882*8/2018. estou muito feliz pois agora meus filhos terão o mesmo direito. Novamente agradeço a todos e principalmente aos moderadores que dedicam seu tempo a organizar as informações e informar todo o processo aos que estão no começo da jornada. Grata!!!

    Celia, muito feliz com sua conquista e bela noticia pros demais! \o/

    Meu processo é de abril/2019 e está desde a entrega da senha online em outubro/19 na bolinha 4.

    Visto que alguns já entregues tiveram data de entrada até superior, poderia postar as informações do email e responsáveis que voce enviou sobre o "travamento na etapa 3" e se possível o que incluiu em seu conteúdo?

    Sei que o momento de pandemia dificulta a evolução dos processos, mas gostaria de já deixar encaminhada essa solicitação.

    Se alguém mais souber, seria super bem vindo!

    Grato!

  • VicenteVicente Member 17 PontosPosts: 1

    Olá Soraia!
    Eu estou com meu processo nesse "ponto". Recebeu o seu Registo de Cidadão Português? Chegou pelo correio? Levou quanto tempo, se lembra?
    Obrigado!

    @Soraia1975 disse:
    CEGV, no site da justiça tem a seguinte mensagem: "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português." "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."c tem idéia de quanto tempo eles mandam o e-mail finalizado????

  • MpclaroMpclaro Member 42 PontosPosts: 3

    Boa tarde!
    O meu processo encontra-se com a mensagem "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português." desde novembro de 2019 e está com a bolinha 6 despacho em branco e a bolinha 7 esta marrom.
    O que significa isso?

    CEGV
  • MpclaroMpclaro Member 42 PontosPosts: 3

    Pessoal desculpas o meu processo 70886/2019 foi dado entrada 11/09/19 e na data 17/01/2020 foi pra bolinha 6 "Despacho" na cor Branca e a Bolinha 7 "marrom".

    CEGV
  • EricTrindadeEricTrindade Member 34 PontosPosts: 5

    Olá a todos! Minha dúvida é a mesma que o MpClaro, mencionou acima. (Bolinha 6 em despacho em branco, e bolinha 7 marrom).

    Nosso caso é só esperar? Ou precisamos por nós mesmos criar o referido Registro de Cidadão Português?

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Mpclaro disse:
    Boa tarde!
    O meu processo encontra-se com a mensagem "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português." desde novembro de 2019 e está com a bolinha 6 despacho em branco e a bolinha 7 esta marrom.
    O que significa isso?

    Significa que o processo foi despachado favoravelmente mas que ainda não foi concluído. Deve aguardar agora algum tempo até que o registro de nascimento português (assento) seja criado e, consequentemente, o processo concluído. Só neste momento você será oficialmente cidadão português. Aguarde que a última bolinha (7) fique verde.

    abraços,

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @EricTrindade disse:
    Olá a todos! Minha dúvida é a mesma que o MpClaro, mencionou acima. (Bolinha 6 em despacho em branco, e bolinha 7 marrom).

    Nosso caso é só esperar? Ou precisamos por nós mesmos criar o referido Registro de Cidadão Português?

    Eric, veja minha resposta acima. O caso é seguir aguardando até a REAL conclusão do processo. Só aí o requerente será cidadão português e não antes. A rigor não há nada mais para se preocupar e é apenas questão de tempo para que o registro de nascimento seja criado.

    abraços,

  • WesleyWesley Member 132 PontosPosts: 39

    No dia 6 de Junho de 2015, eu descobri que minha mãe era bisneta de português, eu lembro que nesse dia minha jornada pela dupla cidadania começou, Comecei a pesquisar sobre o assunto e descobri que a então lei em vigor não daria condições de conseguir a nacionalidade para mim, mas existia uma Projeto de lei que poderia mudar tudo, e apostando nessa lei dei início a uma jornada, repleta de conhecimento, conhecimento sobre história até então esquecida da família, de onde viemos, porque viemos e coisas do tipo, no dia 30 de Dezembro de 2015 enviava o processo de naturalização de minha mãe, para ponta delgada, onde depois de alguns meses fora concluído. depois segui para a transcrição do casamento, dei entrada no CC, e em julho de 2019 consegui enviar a documentação para a convocação. Hoje é um dia muito especial, pois ao consultar como faço todo dia recebi a notícia de que o processo aguarda a criação do registro. Uma nova fase começa, fase de corrigir erros do passado, erros causados por dificuldades ou por falta de vontade de quem viera para o Brasil a procura de uma nova vida. Chegou a fase de Restaurar o vínculo que deveria ser passado de pai para filho. Chegou a hora de Obter a minha nacionalidade. e depois passar para minha filha. Muito Obrigado a todos. Que Deus nos abençoe.

    StellantonietaCEGVDavid_SilvaSeverDoVougaJoseCarlosCPGlauberZ
  • JoseCarlosCPJoseCarlosCP Member 443 PontosPosts: 169

    @Wesley disse:
    No dia 6 de Junho de 2015, eu descobri que minha mãe era bisneta de português, eu lembro que nesse dia minha jornada pela dupla cidadania começou, Comecei a pesquisar sobre o assunto e descobri que a então lei em vigor não daria condições de conseguir a nacionalidade para mim, mas existia uma Projeto de lei que poderia mudar tudo, e apostando nessa lei dei início a uma jornada, repleta de conhecimento, conhecimento sobre história até então esquecida da família, de onde viemos, porque viemos e coisas do tipo, no dia 30 de Dezembro de 2015 enviava o processo de naturalização de minha mãe, para ponta delgada, onde depois de alguns meses fora concluído. depois segui para a transcrição do casamento, dei entrada no CC, e em julho de 2019 consegui enviar a documentação para a convocação. Hoje é um dia muito especial, pois ao consultar como faço todo dia recebi a notícia de que o processo aguarda a criação do registro. Uma nova fase começa, fase de corrigir erros do passado, erros causados por dificuldades ou por falta de vontade de quem viera para o Brasil a procura de uma nova vida. Chegou a fase de Restaurar o vínculo que deveria ser passado de pai para filho. Chegou a hora de Obter a minha nacionalidade. e depois passar para minha filha. Muito Obrigado a todos. Que Deus nos abençoe.

    Legal.. em breve terá a sua nacionalidade, o processo do meu pai terminou final de Fevereiro, dei entrada no meu logo em seguida, e hoje já está em despacho.

    Boa sorte!

  • lucaspedrosolucaspedroso Member 37 PontosPosts: 8

    Se você é fruto do casamento dos seus pais e foi seu pai que declarou seu nascimento, provavelmente precisará transcrever o casamento da sua mãe, caso não tenha sido anteriormente transcrito. Depois disso basta preparar e submeter seu processo. Veja nosso tópico sobre filhos no link abaixo

    No assento português da sua mãe deve constar o averbamento do casamento, caso tenha sido emitido depois da transcrição. Se foi emitido antes basta pedir uma nova emissão do assento de nascimento dela pelo CivilOnline.

    Boa tarde. Mais uma vez agradeço a ajuda/orientação.
    Minha dúvida agora é:
    Como eu faço pra obter uma segunda via da transcrição do casamento dos meus pais e se é necessário enviar uma cópia para dar entrada no meu processo como filho.
    No meu caso a portuguesa é minha mãe e meu registro foi feito pelo meu pai. Como citei em outra postagem eu havia contratado uma advogada que fez a transcrição do casamento deles. Nunca nos enviou o documento físico, somente uma foto.
    Quando solicitei a certidão de nascimento da minha mãe para o processo de conversão para originária não constou seu estado civil.
    E fiz essa solicitação 6 meses após a transcrição de seu casamento. Como posso saber se a transcrição foi realmente realizada ?

    Mais uma vez agradeço a ajuda que esse grupo me proporciona e desejo sorte a todos.

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @lucaspedroso disse:
    Boa tarde. Mais uma vez agradeço a ajuda/orientação.
    Minha dúvida agora é:
    Como eu faço pra obter uma segunda via da transcrição do casamento dos meus pais

    Em qualquer CRC ou via CivilOnline se o casamento estiver informatizado.
    Transcrição é o procedimento de registro, em Portugal, de casamento ocorrido por português(es) fora de Portugal. Então o que se pede, caso o casamento já tenha sido transcrito, é o assento (certidão) de casamento.

    ...e se é necessário enviar uma cópia para dar entrada no meu processo como filho.

    Do casamento, não. Depois de transcrito fica registrado (também) como averbamento no assento de nascimento do(a) cidadão(ã) português(a).

    No meu caso a portuguesa é minha mãe e meu registro foi feito pelo meu pai. Como citei em outra postagem eu havia contratado uma advogada que fez a transcrição do casamento deles. Nunca nos enviou o documento físico, somente uma foto.

    Em Portugal os documentos são registrados eletronicamente (registro informatizado)(. Então o que advogados enviam, normalmente, é a foto ou um e-mail com uma página simples, com o assento de casamento. Se quiser confirmação pode pedir uma nova via pelo site CivilOnline, do governo português, pedir em um consulado ou em uma CRC.

    Quando solicitei a certidão de nascimento da minha mãe para o processo de conversão para originária não constou seu estado civil.

    Veja na página 2 do assento de nascimento dela. Deve constar a transcrição do casamento. Caso não conste pegue o número do assento informado pela advogada e verifique se é verdadeiro. Se for verdadeiro envie um pedido ao IRN para que o assento de casamento seja averbado no assento de nascimento de sua mãe. Geralmente é automático mas algo pode ter ocorrido.

    E fiz essa solicitação 6 meses após a transcrição de seu casamento. Como posso saber se a transcrição foi realmente realizada ?

    como disse, peça pelo site civilonline informando os dados informados pela advogada.
    (número do assento / ano de conclusão)

    Mais uma vez agradeço a ajuda que esse grupo me proporciona e desejo sorte a todos.

    precisando me procure pelo link abaixo

    Enviar mensagem privativa para CEGV

    abraços,

  • lucaspedrosolucaspedroso Member 37 PontosPosts: 8

    @CEGV disse:

    @lucaspedroso disse:
    Boa tarde. Mais uma vez agradeço a ajuda/orientação.
    Minha dúvida agora é:
    Como eu faço pra obter uma segunda via da transcrição do casamento dos meus pais

    Em qualquer CRC ou via CivilOnline se o casamento estiver informatizado.
    Transcrição é o procedimento de registro, em Portugal, de casamento ocorrido por português(es) fora de Portugal. Então o que se pede, caso o casamento já tenha sido transcrito, é o assento (certidão) de casamento.

    ...e se é necessário enviar uma cópia para dar entrada no meu processo como filho.

    Do casamento, não. Depois de transcrito fica registrado (também) como averbamento no assento de nascimento do(a) cidadão(ã) português(a).

    No meu caso a portuguesa é minha mãe e meu registro foi feito pelo meu pai. Como citei em outra postagem eu havia contratado uma advogada que fez a transcrição do casamento deles. Nunca nos enviou o documento físico, somente uma foto.

    Em Portugal os documentos são registrados eletronicamente (registro informatizado)(. Então o que advogados enviam, normalmente, é a foto ou um e-mail com uma página simples, com o assento de casamento. Se quiser confirmação pode pedir uma nova via pelo site CivilOnline, do governo português, pedir em um consulado ou em uma CRC.

    Quando solicitei a certidão de nascimento da minha mãe para o processo de conversão para originária não constou seu estado civil.

    Veja na página 2 do assento de nascimento dela. Deve constar a transcrição do casamento. Caso não conste pegue o número do assento informado pela advogada e verifique se é verdadeiro. Se for verdadeiro envie um pedido ao IRN para que o assento de casamento seja averbado no assento de nascimento de sua mãe. Geralmente é automático mas algo pode ter ocorrido.

    E fiz essa solicitação 6 meses após a transcrição de seu casamento. Como posso saber se a transcrição foi realmente realizada ?

    como disse, peça pelo site civilonline informando os dados informados pela advogada.
    (número do assento / ano de conclusão)

    Mais uma vez agradeço a ajuda que esse grupo me proporciona e desejo sorte a todos.

    precisando me procure pelo link abaixo

    Enviar mensagem privativa para CEGV

    abraços,

    Mais uma vez agradeço MUITO sua ajuda.
    Fiz o pedido da certidão da minha mãe e dessa vez na segunda página estava contendo todas etapas por nós já percorrida.

    Estou apenas aguardando a validação das certidões de nascimento para envio do meu processo.
    Sei que não tem como saber (ou tem rsrs) qual seria a melhor/mais rápida conservatória ?!
    Eu pensei em enviar na própria central de Lisboa pois vou confessar que fiquei surpreso com o processo de convolação finalizado em menos de 6 meses.
    Mas não tenho certeza se é a melhor opção. Gostaria de uma opinião de vocês.
    Abraços

  • CHICO_TR3V4CHICO_TR3V4 Member 123 PontosPosts: 18

    Quanto tempo demorou o de vcs pra bolinha 7 ficar verde desde q foi aprovado com o status:
    "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."
    O meu já tem um mês que está assim. Desde 14 de maio.

    Cidinha
  • CidinhaCidinha Member 52 PontosPosts: 4

    Parabéns, @CHICO_TR3V4 , pela conquista -- agora é aguardar (só mais um pouco de ansiedade rs) até que fique pronto o Assento. O importante já aconteceu: a aprovação. Vc poderia nos informar, por favor, em que mês/ano vc iniciou este processo, bem como parte do número do processo (apenas os 2 dígitos iniciais, por exemplo: processo 12.XXX/2018). Mais uma vez, felicidades!

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062
    editado junho 2020

    Pessoal, tentem usar os termos adequados para evitar confusões.

    Despacho concluído com deferimento não quer dizer que a pessoa já é portuguesa. Isto ocorre somente com a emissão/criação do assento de nascimento português que é o ato de conclusão do processo de cidadania.

    Importante dizer isso pois já vi casos, excepcionais, em que o processo retroage, mesmo depois do despacho de deferimento. Processo aprovado é processo concluído e é aí que a festa deve ser feita. Óbvio que podemos sempre comemorar ao vencermos mais uma fase do processo. Porém prudência é sempre bem-vinda.

    abraços a todos,

  • kostoisekostoise Member 34 PontosPosts: 6

    O processo da minha mãe de 04/2019 e bolinha 4 desde outubro/2019 foi enfim concluído com todas as bolhinhas verdes. Muito obrigado ao @CEGV e a todos do fórum que é de imensa valia e sempre ajuda a todos nós nessa jornada. Agora é partir para o 1c

    Muito Grato!

    CEGV
  • CHICO_TR3V4CHICO_TR3V4 Member 123 PontosPosts: 18

    @Cidinha disse:
    Parabéns, @CHICO_TR3V4 , pela conquista -- agora é aguardar (só mais um pouco de ansiedade rs) até que fique pronto o Assento. O importante já aconteceu: a aprovação. Vc poderia nos informar, por favor, em que mês/ano vc iniciou este processo, bem como parte do número do processo (apenas os 2 dígitos iniciais, por exemplo: processo 12.XXX/2018). Mais uma vez, felicidades!

    Oi @Cidinha,
    17.xxx / 2018 - foi mais ou menos maio ou junho de 2018. Porém teve um atraso por um erro de grafia no nome do bisavô na certidão de nascimento da minha mãe (a moça do consulado achou q podia ser outra pessoa VIEIRA/VIERA). Tivemos q pedir uma retificação ao cartório, com isso atrasou uns 6 meses. E em dezembro de 2019, mandaram carta pedindo para enviar provas de vínculo. Em janeiro enviamos por correio as xerox dos carimbos de viagem e material de eventos culturais em Portugal que minha mãe atuou que havia saído nos jornais.
    Como foram 10 viagens desde 1998 e mais algumas fotos e entrevistas pra revistas etc acho q isso ajudou.

    As primas da minha mãe (o mesmo avô português) que tinham o nome grafado correto já receberam a certidão (assento) em casa pelo correio. Todas foram na mesma época ao consulado do Rio de Janeiro.

    CEGV
  • pedroalbernazpedroalbernaz Member 77 PontosPosts: 14

    O processo de convolação da minha mãe de neta recebido em Lisboa no dia 08/01/2020 foi aprovado hoje!
    Obrigado ao grupo pelo apoio!

    CEGVStellantonieta
  • SaritaHSaritaH Member 4 PontosPosts: 1

    Boa noite! Quero dividir com vcs a minha felicidade em ver hoje que a bolinha chegou no 7 !! O processo foi recebido em Lisboa em 10 de setembro/2019. No início de dezembro entrou na bolinha 4 e estava assim ate ontem. Achei que evoluiu rapido considerando o período mais lento pela Pandemia. Agora aguardar o registro! Mas ja fiquei bem mais animada! Obrigada a todos pelos esclarecimentos que me fizeram chegar até aqui com sucesso! Boa sorte a todos!

    CEGVStellantonieta
  • AmiltonAmilton Member 37 PontosPosts: 2

    Bom dia! Desde ontem o site https://nacionalidade.justica.gov.pt/ esta com problema.
    Hoje voltou, mas a pesquisa não funciona, só retorna erro. Será que estão atualizando a base?

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Amilton disse:
    Bom dia! Desde ontem o site https://nacionalidade.justica.gov.pt/ esta com problema.
    Hoje voltou, mas a pesquisa não funciona, só retorna erro. Será que estão atualizando a base?

    é o que normalmente ocorre quando sai do ar mas a atualização dos dados, tecnicamente, não requer que tirem o site do ar. Deve ser outro problema eventual.

    abraços,

  • AmiltonAmilton Member 37 PontosPosts: 2

    @CEGV disse:

    @Amilton disse:
    Bom dia! Desde ontem o site https://nacionalidade.justica.gov.pt/ esta com problema.
    Hoje voltou, mas a pesquisa não funciona, só retorna erro. Será que estão atualizando a base?

    é o que normalmente ocorre quando sai do ar mas a atualização dos dados, tecnicamente, não requer que tirem o site do ar. Deve ser outro problema eventual.

    abraços,

    Ok, obrigado pelo retorno! Vou aguardar a normalização.

  • David_SilvaDavid_Silva Member 56 PontosPosts: 9

    Boas novas, minha advogada em Portugal me enviou esta manhã a confirmação da aprovação da nacionalidade de meu pai. (XXX77/18) de 16.08.18. O sistema está fora do ar mas ela recebeu correspondencia do Instituto de Registros. Agora é necessário proceder à declaração de nascimento aqui ou em Portugal. Na experiência deste grupo do Portal, qual meio é mais agil?

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @David_Silva disse:
    Boas novas, minha advogada em Portugal me enviou esta manhã a confirmação da aprovação da nacionalidade de meu pai. (XXX77/18) de 16.08.18. O sistema está fora do ar mas ela recebeu correspondencia do Instituto de Registros. Agora é necessário proceder à declaração de nascimento aqui ou em Portugal. Na experiência deste grupo do Portal, qual meio é mais agil?

    David, se o registro (assento) de nascimento foi criado, pode prosseguir com seu requerimento de nacionalidade ou transcrição de casamento ou outros atos, dependendo do seu caso.

    Na experiência deste Moderador que vos escreve, o meio mais ágil é o uso de profissionais especializados. O requerente não especializado nunca conseguirá o nível de especialização necessário para revisão adequada de tudo (documentos, apostilas, pagamentos, envio, normas, leis, procedimentos, hábitos e formas de julgar de conservadores, etc..) relacionado para submeter agilmente um processo. Como falo costumeiramente quem quer um processo rápido e ágil deve buscar ajuda especializada.

    Ainda, acho sempre importante frisar que existem pseudo-especialistas e advogados não especializados que teimam em achar que, porque são advogados, conseguem algum resultado diferenciado. Ledo engano. Se necessária a contratação (decisão de cada um), contratem experts (especialistas) realmente que conheçam do assunto. Canso de receber pedidos para resolver casos que advogados conhecidos não resolveram (ou se abstiveram ou relaxaram) e advogados não especializados que orientaram mal e porcamente clientes, trazendo prejuízos, principalmente de tempo, para seus clientes.

    Obviamente nem todo mundo tem os recursos necessários ou quer dispendê-los na contratação de profissionais. Entretanto, quando a coisa fica preta e sai errado, o tempo e muito esforço já foi perdido, dificultando ainda mais a reparação e devida conclusão do processo. Ainda nestes casos existem soluções econômicas. A Mentoria de Processos pode ser uma solução. Falo disso em artigo em https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/333/p1

    abraços e ótima sorte,

    Enviar mensagem privativa para CEGV

  • WesleyWesley Member 132 PontosPosts: 39

    Finalmente,
    Boa tarde

    A Conservatória dos Registos Centrais tem o prazer de comunicar que o processo de nacionalidade foi concluído com sucesso, tendo sido efetuado, na presente data, o averbamento de atribuição da nacionalidade portuguesa, nos termos do artigo 1º n.º 1 alínea d), ao assento de nascimento. Chegou na conservatória dia 11/7/2019

    CEGVIbrahim
  • pedroalbernazpedroalbernaz Member 77 PontosPosts: 14

    Parabens!!!

    CEGV
  • MpclaroMpclaro Member 42 PontosPosts: 3

    O meu processo encontra-se com a mesma mensagem "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português." porem a bolinha 6 despacho de branco ficou verde e a bolinha 7 continua marrom.

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Mpclaro disse:
    O meu processo encontra-se com a mesma mensagem "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português." porem a bolinha 6 despacho de branco ficou verde e a bolinha 7 continua marrom.

    Fizeram um ajuste no sistema.. nada mudou... O erro era a bolinha 6 ficar branca e não verde depois que processos já tinham sido despachados favoravelmente. Ou seja, apenas acertaram um erro do sistema web.

    abraços,

    pedroalbernaz
  • CHICO_TR3V4CHICO_TR3V4 Member 123 PontosPosts: 18

    O processo da minha mãe está na reta final (17.xxx/2018). Ontem ela foi ao consulado do Rio fazer a declaração de nascimento. Foi bem fácil de agendar. Mandei email com o despacho pedindo urgencia.
    O que me deixou em dúvida foi que foi fornecido um novo número de protocolo. 12xx/2020. E a atendente disse que eles mesmos irão comunicar ao CRC. É isto mesmo? achei q eu q iria ter q enviar o assento pelo correio.

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @CHICO_TR3V4 disse:
    O processo da minha mãe está na reta final (17.xxx/2018). Ontem ela foi ao consulado do Rio fazer a declaração de nascimento. Foi bem fácil de agendar. Mandei email com o despacho pedindo urgencia.
    O que me deixou em dúvida foi que foi fornecido um novo número de protocolo. 12xx/2020. E a atendente disse que eles mesmos irão comunicar ao CRC. É isto mesmo? achei q eu q iria ter q enviar o assento pelo correio.

    Este é o procedimento do consulado. Apesar de terem dito que eles mesmos comunicam à CRCentrais, importante acompanhar para saber quando o registro foi criado e, em seguida, enviar uma comunicação você mesmo à CRCentrais informando sobre a criação do registro.

    abraços,

    CHICO_TR3V4
  • David_SilvaDavid_Silva Member 56 PontosPosts: 9

    @CEGV disse:

    @David_Silva disse:
    Boas novas, minha advogada em Portugal me enviou esta manhã a confirmação da aprovação da nacionalidade de meu pai. (XXX77/18) de 16.08.18. O sistema está fora do ar mas ela recebeu correspondencia do Instituto de Registros. Agora é necessário proceder à declaração de nascimento aqui ou em Portugal. Na experiência deste grupo do Portal, qual meio é mais agil?

    David, se o registro (assento) de nascimento foi criado, pode prosseguir com seu requerimento de nacionalidade ou transcrição de casamento ou outros atos, dependendo do seu caso.

    Na experiência deste Moderador que vos escreve, o meio mais ágil é o uso de profissionais especializados. O requerente não especializado nunca conseguirá o nível de especialização necessário para revisão adequada de tudo (documentos, apostilas, pagamentos, envio, normas, leis, procedimentos, hábitos e formas de julgar de conservadores, etc..) relacionado para submeter agilmente um processo. Como falo costumeiramente quem quer um processo rápido e ágil deve buscar ajuda especializada.

    Ainda, acho sempre importante frisar que existem pseudo-especialistas e advogados não especializados que teimam em achar que, porque são advogados, conseguem algum resultado diferenciado. Ledo engano. Se necessária a contratação (decisão de cada um), contratem experts (especialistas) realmente que conheçam do assunto. Canso de receber pedidos para resolver casos que advogados conhecidos não resolveram (ou se abstiveram ou relaxaram) e advogados não especializados que orientaram mal e porcamente clientes, trazendo prejuízos, principalmente de tempo, para seus clientes.

    Obviamente nem todo mundo tem os recursos necessários ou quer dispendê-los na contratação de profissionais. Entretanto, quando a coisa fica preta e sai errado, o tempo e muito esforço já foi perdido, dificultando ainda mais a reparação e devida conclusão do processo. Ainda nestes casos existem soluções econômicas. A Mentoria de Processos pode ser uma solução. Falo disso em artigo em https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/333/p1

    abraços e ótima sorte,

    Enviar mensagem privativa para CEGV

    Processo concluído. Todas as bolinhas verdes, 1 a 7. Registro foi completado ontem.

    Obrigado pelos conselhos, recomendações e apoio. Um ano e 352 dia de ansiedade, mas tudo deu certo.

    CEGV
  • nouronouro Member 32 PontosPosts: 5

    Ola pessoal meu processo ta na bolinha 6 verde e 7 marroum ,algum me consigo dizer qaunto tempo falta para terminar o processo obrigado a todos

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @nouro disse:
    Ola pessoal meu processo ta na bolinha 6 verde e 7 marroum ,algum me consigo dizer qaunto tempo falta para terminar o processo obrigado a todos

    Rapaz, pode ser uma semana e podem ser 6 meses... as CRCs estão trabalhando com um mínimo de pessoal e muitos estão realizando teletrabalho em casa.

    abraços,

    nouro
  • nouronouro Member 32 PontosPosts: 5

    @CEGV disse:

    @nouro disse:
    Ola pessoal meu processo ta na bolinha 6 verde e 7 marroum ,algum me consigo dizer qaunto tempo falta para terminar o processo obrigado a todos

    Rapaz, pode ser uma semana e podem ser 6 meses... as CRCs estão trabalhando com um mínimo de pessoal e muitos estão realizando teletrabalho em casa.

    abraços,

    Obrigado

  • CHICO_TR3V4CHICO_TR3V4 Member 123 PontosPosts: 18

    @CEGV disse:

    @CHICO_TR3V4 disse:

    Este é o procedimento do consulado. Apesar de terem dito que eles mesmos comunicam à CRCentrais, importante acompanhar para saber quando o registro foi criado e, em seguida, enviar uma comunicação você mesmo à CRCentrais informando sobre a criação do registro.

    Já comuniquei a CRCentrais. Eles responderam que o consulado já comunicou e que não preciso fazer mais nada.

    Alguém sabe quanto tempo demora em média depois da ida ao Consulado para criarem o registro?

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @CHICO_TR3V4 disse:
    Alguém sabe quanto tempo demora em média depois da ida ao Consulado para criarem o registro?

    Cada consulado tem seus prazos médios e todos foram prejudicados com a pandemia. Paciência é fundamental..

    abraços e ótima sorte

  • LeobasLeobas Member 7 PontosPosts: 2

    Meu processo é de jul/2018. Faz uns 9 meses que está estagnado na bolinha 4. Vejo por aqui processos mais recentes já concluídos ou em fase de conclusão.

    Frustrante, desesperador! :( :( :(

  • EuderEuder Member 81 PontosPosts: 32

    @Leobas o meu processo é set/2018 e hoje dia 2 está completando um ano que está nessa bendita bolinha 4 vermelha,misericórdia

  • CHICO_TR3V4CHICO_TR3V4 Member 123 PontosPosts: 18

    Bolinha 7 verde ontem a noite sobre o processo da minha mãe. Agora é esperar o registro chegar em casa.

    CEGV
  • LeobasLeobas Member 7 PontosPosts: 2

    @Euder disse:
    @Leobas o meu processo é set/2018 e hoje dia 2 está completando um ano que está nessa bendita bolinha 4 vermelha,misericórdia

    O seu ainda está mais rápido que o meu! E agora, em época de pandemia, tem tudo para atrasar ainda mais!

  • pedroalbernazpedroalbernaz Member 77 PontosPosts: 14

    o processo da minha mãe (27XX/2020) foi despachado favoravelmente dia 26 de Junho de 2020 e hoje, 2 meses e meio depois, foi concluído com todos os círculos verdes. O processo foi recebido dia 8 de Janeiro de 2020 na CRC de Lisboa.

    Obrigado a todos pelo apoio.

  • whamaralwhamaral Member 47 PontosPosts: 6

    No dia 4 de agosto passado, eu enviei o meu processo de conversão para a CRC por carta registrada do Rio de Janeiro. O nosso correio só entregou a correspondência na CRC quase um mês depois, em 01 de setembro. Hoje, 14 de setembro, recebei e-mail da CRC informando o recebimento e o número do processo 588xx/20, Pode colocar na tabela.

  • whamaralwhamaral Member 47 PontosPosts: 6

    A última postagem desse grupo foi há um ano atrás??? A atualização da tabela também, é isso mesmo? o grupo está desativado?

  • marcelo_12mesesmarcelo_12meses Member 1022 PontosPosts: 243

    @pedroalbernaz disse:
    o processo da minha mãe (27XX/2020) foi despachado favoravelmente dia 26 de Junho de 2020 e hoje, 2 meses e meio depois, foi concluído com todos os círculos verdes. O processo foi recebido dia 8 de Janeiro de 2020 na CRC de Lisboa.

    Obrigado a todos pelo apoio.

    Ave Maria! O meu, de conversão, levou 18 meses entre jan-18 e set-19.

  • JR494JR494 Member 296 PontosPosts: 47

    Boa noite senhores, o parlamento aprovou hoje uma alteração à Lei da Nacionalidade para ultrapassar o veto do Presidente da República por achar que discriminava casais sem filhos ou com filhos já nascidos em Portugal.
    A lei da Nacionalidade, vetada pelo Presidente da República em agosto, tinha sido aprovado em votação final global em 23 de julho pelas bancadas da esquerda e do PAN e com a oposição do PSD, CDS-PP, Iniciativa Liberal e Chega.
    A lei, já alterada (hoje 02/10/2020) pelo parlamento, será remetida novamente para decisão do Presidente da República. O artigo 1º dessa alteração beneficiará a comprovação dos laços efetivos à comunidade portuguesa, exigido hoje nos processos de atribuição dos netos.

    marcelo_12meses
  • CruzCruz Member 2 PontosPosts: 1

    alguem sabe dizer se a CRC de Lisboa manda a confirmacao da finalizacao do processo de naturalizacao via email ....obrigado

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.