PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Atribuição 1C - Filhos de Portugueses (Menor/Maior) - Documentos e para onde enviar

11416181920

Comentários

  • ElbaElba Member 259 PontosPosts: 44

    Obrigada, Entendi a maioria, exceto quando vc falou que é necessária a transcrição para iniciar o processo do filho. O que seria a transcrição? Tem algum link aqui que trata deste assunto? Obrigada.

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Elba disse:
    Obrigada, Entendi a maioria, exceto quando vc falou que é necessária a transcrição para iniciar o processo do filho. O que seria a transcrição? Tem algum link aqui que trata deste assunto? Obrigada.

    Transcrição é a "Transcrição do seu casamento", ou seja, o registro do seu casamento brasileiro em Portugal. A rigor todos atos da vida civil (nascimento, casamentos, separações, óbitos) precisam necessariamente ser registrados em Portugal, depois que você se torna portuguesa. Não necessariamente precisam ser feitos imediatamente mas o registro de certos atos passam a ser obrigatórios. Então se você casou, depois teve filhos e/ou mudou de nome, precisará transcrever seu casamento em Portugal.

    abraços,

  • RodsamaralRodsamaral Member 468 PontosPosts: 125

    Almada faz atribuiçao d menor?

    CEGV
  • StellantonietaStellantonieta Member 134 PontosPosts: 30

    Boa Noite !
    Estou com dificuldades de navegar no site, não consigo ver postagens antigas, mas gostaria de me certificar da lista de documentos necessários para minha filha mais nova que é maior de idade para fazer Atribuição 1C - filha de portuguesa.
    Agradecida,
    Bom fim de semana a todos desse Portal.
    Stella

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Rodsamaral disse:
    Almada faz atribuiçao d menor?

    Almada é Balcão. Faz de maiores e menores de idade (filhos de portugueses nascidos no Brasil), por via postal.

    abraços,

    Rodsamaral
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Stellantonieta disse:
    Boa Noite !
    Estou com dificuldades de navegar no site, não consigo ver postagens antigas, mas gostaria de me certificar da lista de documentos necessários para minha filha mais nova que é maior de idade para fazer Atribuição 1C - filha de portuguesa.
    Agradecida,
    Bom fim de semana a todos desse Portal.
    Stella

    Oi Stella, acesse o link abaixo. A navegação do nosso Portal está normal.

    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/28/atribuicao-1c-filhos-de-portugueses-menor-maior-documentos-e-para-onde-enviar/p1

    abraços

  • EderfvEderfv Member 118 PontosPosts: 23

    Boa tarde a todos! Eu procurei nos últimos comentários sobre informação para processo de 1-C para maiores, mas só encontrei de menores. Por isso, faço a pergunta e já peço desculpas se for assunto batido. Alguém que tenha feito processo de maior por Tondela, nos últimos meses, sabe dizer quanto tempo leva após analise do pedido ( fase 5 verde) para sair o despacho (fase 6 vermelha). Desde já muito obrigado a quem puder responder.

    CEGV
  • EderfvEderfv Member 118 PontosPosts: 23

    EderfvEderfv Member 91 PontosPosts: 20
    13:35
    Boa tarde a todos! Eu procurei nos últimos comentários sobre informação para processo de 1-C para maiores, mas só encontrei de menores. Por isso, faço a pergunta e já peço desculpas se for assunto batido. Alguém que tenha feito processo de maior por Tondela, nos últimos meses, sabe dizer quanto tempo leva após analise do pedido ( fase 5 verde) para sair o despacho (fase 6 vermelha). Desde já muito obrigado a quem puder responder.

    Opa!!!! Essa eu mesmo vou responder. Enquanto eu aguardava uma reposta aqui da minha pergunta, me tornei português rsrsrs. Acaba de sair o despacho favorável com a aprovação do meu pedido de nacionalidade. Na sexta dia 23, meu processo foi do nada para a fase 5 verde e hoje saiu o despacho.

    Obrigado a esse grupo maravilhoso e principalmente ao @CEGV e ao @Rafa1509 . Agora só falta o meu assento! Aproveito e pergunto, quanto tempo levar para sair o assento?

    E viva Portugal!! As armas, as armas......

    CEGVmarcelo_12meses
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Ederfv disse:
    Boa tarde a todos! Eu procurei nos últimos comentários sobre informação para processo de 1-C para maiores, mas só encontrei de menores.

    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/28/atribuicao-1c-filhos-de-portugueses-menor-maior-documentos-e-para-onde-enviar/p1

  • ElbaElba Member 259 PontosPosts: 44

    Prezados, mais uma vez solicito seu apoio para algumas duvidas:

    No formulário 1C tem um campo para marcar os documentos que estou enviando em anexo, entre eles "certidão de registro de nascimento do pai/mãe português". Ocorre que o que tenho em mãos não é uma "certidão" e sim uma simples declaração, cópia impressa, com dados do assento, conservatória, registrado, pai, mãe, nome do escriturário superior, processo etc... sem nenhum tipo de assinatura, carimbo ou selo. Posso marcar este campo e enviar esta declaração? Ou é melhor nem marcar o campo já que isso não é uma certidão propriamente dita?

    Por fim, tenho uma declaração que consta o nr do assento de casamento do pai declarante com a mãe Brasileira, porém no RG atual da requerente, o nome da mãe Brasileira está diferente do que aparece neste assento de casamento provavelmente o nome de solteira. Algum problema? Lembrando que o nome do pai português e declarante está perfeito, bem como o da requerente.

    Se tudo OK com o nome da mãe Brasileira diferente , qual dos dois nomes irei preencher no campo filiação? O que consta no RG atual ou o que consta no assento de casamento?

    OBRIGADA

    CEGV
  • ElbaElba Member 259 PontosPosts: 44

    Outra pergunta, uma vez você respondeu que depois de Lisboa o melhor lugar a enviar o processo é o ACP, correto? Mas então é melhor enviar para Lisboa? Qual endereço? Não achei. Em se tratando de atribuição.
    Obrigada.

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Elba disse:
    Prezados, mais uma vez solicito seu apoio para algumas duvidas:

    No formulário 1C tem um campo para marcar os documentos que estou enviando em anexo, entre eles "certidão de registro de nascimento do pai/mãe português". Ocorre que o que tenho em mãos não é uma "certidão" e sim uma simples declaração, cópia impressa, com dados do assento, conservatória, registrado, pai, mãe, nome do escriturário superior, processo etc. sem nenhum tipo de assinatura, carimbo ou selo.

    Se você tem o assento de nascimento português, impresso em uma folha de sulfite branco, o que você tem é uma certidão portuguesa. Não espere ver certidões (assentos) de nascimento em Portugal com a pompa e papeis especiais que nos acostumamos a ver no Brasil. Pessoalmente dou mais valor a uma certidão portuguesa sem pompa em um registro completamente informatizado e barata para se obter do que gastar o que gastamos aqui no Brasil para enriquecer cartórios.

    Posso marcar este campo e enviar esta declaração? Ou é melhor nem marcar o campo já que isso não é uma certidão propriamente dita?

    A certidão é uma certidão e não uma declaração.

    Por fim, tenho uma declaração que consta o nr do assento de casamento do pai declarante com a mãe Brasileira, porém no RG atual da requerente, o nome da mãe Brasileira está diferente do que aparece neste assento de casamento provavelmente o nome de solteira. Algum problema?

    Se for só isso, nenhum problema porém só uma revisão especializada pode efetivamente dizer o que você está mandando, se está tudo certo e se terá algum risco com a documentação que enviará. Nossos guias e textos jamais conseguirão substituir uma revisão visual ou presencial.

    Lembrando que o nome do pai português e declarante está perfeito, bem como o da requerente.

    Se tudo OK com o nome da mãe Brasileira diferente , qual dos dois nomes irei preencher no campo filiação? O que consta no RG atual ou o que consta no assento de casamento?

    Se falamos de um processo de filhos, o que estiver na certidão de nascimento.

    Outra pergunta, uma vez você respondeu que depois de Lisboa o melhor lugar a enviar o processo é o ACP, correto?

    Elba, cada um deve escolher o melhor espaço para enviar seus processos. Do ano passado para cá e também por conta da pandemia os prazos estão completamente loucos. Tem gente dizendo que o ACP voltou a se tornar uma boa opção. Não posso dizer isso com certeza e evitamos comentários dizendo especificamente para enviar para uma ou outra conservatória. O que permitimos aqui são informações de prazos e tempos que alguns usuários informam e cada novo usuário deve decidir se as informações sobre prazos são interessantes e decidir para onde enviará seus processos.

    Mas então é melhor enviar para Lisboa? Qual endereço? Não achei. Em se tratando de atribuição.

    Endereço da CRCentrais: Rua Rodrigo da Fonseca, 198. 1099-003 - Lisboa

    Obrigada.

    abraços e ótima sorte,

  • ClauClau Member 123 PontosPosts: 32

    Bom dia pessoal.
    Enviei o processo de cidadania para o meu filho menor (17 anos) para Tondela e junto enviei a minha transcrição de casamento, como já havia falado em uns posts anteriores.
    Foi enviado por DHL no dia 25/09/20 e recebido por Viegas Madalena em Tondela no dia 29/09/20.
    Ocorre que até o momento não recebi nenhum e-mail, assim, gostaria de saber se tem algum e-mail ou número de telefone que eles possam me passar informação e se é conveniente ligar, poderiam me ajudar, por favor?
    Grata

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Clau disse:
    Bom dia pessoal.
    Enviei o processo de cidadania para o meu filho menor (17 anos) para Tondela e junto enviei a minha transcrição de casamento, como já havia falado em uns posts anteriores.
    Foi enviado por DHL no dia 25/09/20 e recebido por Viegas Madalena em Tondela no dia 29/09/20.
    Ocorre que até o momento não recebi nenhum e-mail, assim, gostaria de saber se tem algum e-mail ou número de telefone que eles possam me passar informação e se é conveniente ligar, poderiam me ajudar, por favor?
    Grata

    @Clau, não entendi... o processo chegou lá há pouco mais de 30 dias. Não é costume deles enviar e-mails informando sobre recepção de processos. Quando muito, informam sobre a conclusão e o mais normal é, ao final do processo, enviarem um ofício informando da conclusão do processo junto (nem sempre) com uma cópia do assento de nascimento. Adicionalmente, devido à pandemia, tudo está andando mais devagar. É preciso paciência nessas horas.

    Segue abaixo link com dados de Todela.
    https://portupedia.com/wiki/Conservatórias_do_Registo_Civil_-_Endereços_e_Contatos#Conservat.C3.B3ria_do_Registo_Civil_de_Tondela

    abraços,

  • ClauClau Member 123 PontosPosts: 32

    @CEGV, agradeço pelas informações. Na verdade fiquei receosa por ter enviado os dois processos para Tondela e ter caído em alguma exigência (transcrição não ter sido feita anteriormente ao processo do meu filho), principalmente pelo fato de ter visto algumas pessoas dizendo que saiu rapidinho a dos filhos delas.
    Mas foi que você falou mesmo, estamos vivendo uma outra realidade devido à pandemia.
    Agradeço pelo rápido retorno.

    CEGV
  • StellantonietaStellantonieta Member 134 PontosPosts: 30
    editado novembro 2020

    Agradecida @CEGV !!! Era mesmo para mostrar a minha filha que em relação a lista de documentação está tudo certinho, porém ela deu entrada através de um amigo que foi para Lisboa e lá enviou para a CRCentrais de Lisboa, porém isso foi em junho e até agora está na fase 2, sendo que ela está com um projeto para por em prática e é na Europa e já ter a cidadania seria fundamental. A pergunta é: Como proceder para fazer um pedido de urgência [...]Agradeço desde já,
    Stella.

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Stellantonieta disse:
    Agradecida @CEGV !!! Era mesmo para mostrar a minha filha que em relação a lista de documentação está tudo certinho, porém ela deu entrada através de um amigo que foi para Lisboa e lá enviou para a CRCentrais de Lisboa, porém isso foi em junho e até agora está na fase 2, sendo que ela está com um projeto para por em prática e é na Europa e já ter a cidadania seria fundamental.

    A pergunta é: Como proceder para fazer um pedido de urgência ?

    Documentos, documentos, documentos.... é o que sempre falo...
    Urgência normalmente é deferida para (principalmente)
    a) estudo
    b) trabalho (mais especificamente oferta de emprego)

    No caso de "abertura de negócios" ou "projetos", precisará não apenas contar a história mas, como disse, mostrar documentos que demonstrem que a falta ou demora na conclusão do processo de cidadania gera prejuízos claros e demonstráveis ao requerente. Se conseguir demonstrar documentalmente isso, é provável que a urgência seja deferida. Importante ressaltar que o prejuízo deve ser do requerente e o requerente precisa ser o beneficiário. Benefícios para terceiros, mesmo filhos ou parentes, em geral não deferem.

    Sobre sua segunda pergunta, nada a fazer... alguns processos andam mais rápido, outros mais devagar, algumas conservatórias excepcionalmente mais rápidas e outras mais devagar. Os gestores do IRN quando descobrem que uma CRC está mais rapidinha enchem ela de processos pendentes vindos de Lisboa, Porto e outras CRC atoladas de serviço.

    abraços,

    Relvis
  • StellantonietaStellantonieta Member 134 PontosPosts: 30

    @CEGV disse:

    A pergunta é: Como proceder para fazer um pedido de urgência ?

    Documentos, documentos, documentos.... é o que sempre falo...
    Urgência normalmente é deferida para (principalmente)
    a) estudo
    b) trabalho (mais especificamente oferta de emprego)

    No caso de "abertura de negócios" ou "projetos", precisará não apenas contar a história mas, como disse, mostrar documentos que demonstrem que a falta ou demora na conclusão do processo de cidadania gera prejuízos claros e demonstráveis ao requerente. Se conseguir demonstrar documentalmente isso, é provável que a urgência seja deferida. Importante ressaltar que o prejuízo deve ser do requerente e o requerente precisa ser o beneficiário. Benefícios para terceiros, mesmo filhos ou parentes, em geral não deferem.

    abraços,

    Agradecida @CEGV

    Agora então é só providenciar os documentos, mais documentos, mais documentos.
    :smile:

    De novo, agradecida !

    Stella

    CEGV
  • David_SilvaDavid_Silva Member 56 PontosPosts: 9

    @CEGV - Boa noite, vcs tem identificado impactos com esta 2a nova onda de Covid na Europa?

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @David_Silva disse:
    @CEGV - Boa noite, vcs tem identificado impactos com esta 2a nova onda de Covid na Europa?

    Sem dúvidas, David. A segunda onda está mais preocupante que a primeira e não tenho dúvidas que se os números não melhorarem que fecharão tudo novamente. Não sei bem se era o que você esperava ler ou se a pergunta era mais específica.

    abraços,

    David_Silva
  • David_SilvaDavid_Silva Member 56 PontosPosts: 9

    A pergunta é porque mais cedo este ano, as CRCs e outros orgãos fecharam e os processos ficaram parados. Este é o sentido de minha pergunta.

    CEGV
  • MarceloRosmaninhoMarceloRosmaninho Member 22 PontosPosts: 2

    Pessoal, alguém que recentemente fez pedido de nacionalidade para filha/filho maior de idade, já tendo a transcrição do casamento feita para a Certidão Portuguesa, sabe me dizer qual a Conservatória mais rápida para se iniciar o processo? Tondela, faro,...Li que a de Almada já está saturada. Procede?

    Obrigado

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @MarceloRosmaninho disse:
    Pessoal, alguém que recentemente fez pedido de nacionalidade para filha/filho maior de idade, já tendo a transcrição do casamento feita para a Certidão Portuguesa, sabe me dizer qual a Conservatória mais rápida para se iniciar o processo? Tondela, faro,...Li que a de Almada já está saturada. Procede?

    veja
    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/356/conservatorias-rapidas-em-portugal/p1

    abraços,

    Relvis
  • andreianunciandreianunci Member 42 PontosPosts: 4

    Boa noite!

    Vou enviar meu processo de nacionalidade e vou pedir urgencia por motivos de estudo. Gostaria de saber se preencho o quadro 4 informando os documentos adicionais da urgencia e uma carta escrita a mão e envio tudo junto no processo ou é melhor enviar o pedido de urgência depois que o processo chegar. Obrigada

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @andreianunci disse:
    Boa noite!

    Vou enviar meu processo de nacionalidade e vou pedir urgencia por motivos de estudo. Gostaria de saber se preencho o quadro 4 informando os documentos adicionais da urgencia e uma carta escrita a mão e envio tudo junto no processo ou é melhor enviar o pedido de urgência depois que o processo chegar. Obrigada

    Oi Andreia,
    Estudo em geral não e considerado motivo de urgência salvo se você já tiver carta de aceite em curso de média e longa duração, que o curso seja pago e que existam diferenças significativas entre os valores pagos por portugueses e estrangeiros. Conseguindo provar tudo isso acima, estudo passa a ser uma justificativa plausível.

    Se existe justificativa, dá para já enviar tudo junto, como um processo só. A carta de apresentação do requerimento, documentos e pedido de urgência sobre todo o resto.

    abraços e ótima sorte,

    andreianunci
  • andreianunciandreianunci Member 42 PontosPosts: 4

    @CEGV disse:

    @andreianunci disse:
    Boa noite!

    Vou enviar meu processo de nacionalidade e vou pedir urgencia por motivos de estudo. Gostaria de saber se preencho o quadro 4 informando os documentos adicionais da urgencia e uma carta escrita a mão e envio tudo junto no processo ou é melhor enviar o pedido de urgência depois que o processo chegar. Obrigada

    Oi Andreia,
    Estudo em geral não e considerado motivo de urgência salvo se você já tiver carta de aceite em curso de média e longa duração, que o curso seja pago e que existam diferenças significativas entre os valores pagos por portugueses e estrangeiros. Conseguindo provar tudo isso acima, estudo passa a ser uma justificativa plausível.

    Se existe justificativa, dá para já enviar tudo junto, como um processo só. A carta de apresentação do requerimento, documentos e pedido de urgência sobre todo o resto.

    abraços e ótima sorte,

    Sim, tenho toda a justificativa! Mas minha dúvida é se devo escrever no formulário todos os documentos da urgência. Ou só escrevo que como documento adicional “pedido de urgência”

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @andreianunci disse:
    Sim, tenho toda a justificativa! Mas minha dúvida é se devo escrever no formulário todos os documentos da urgência. Ou só escrevo que como documento adicional “pedido de urgência”

    Esta etapa é a menos importante. Pode colocar apenas "carta e documentos para requerimento de urgência". O importante é o conteúdo da carta e documentos a serem apresentados. Também não adianta pedir urgência se o processo principal e seus documentos não estiverem 100% em ordem. O requerimento "acessório" de urgência dependerá do requerimento "principal" (de nacionalidade).

    Sempre sugiro que cartas enviadas junto com processos não sejam assinadas pois um oficial ou conservador mais chato pode requerer que, existindo uma assinatura, que esta deva ser reconhecida por autenticidade. Carta manuscrita ou digitada também entendo que pouco importa. O que importa é a forma do pedido e os documentos a serem apresentados, ou seja, conteúdo.

    Por fim, importante que lembre que a análise e o deferimento de urgência é completamente discricionário ao conservador responsável pelo processo e, mesmo com justificativas adequadas, pode ou não ser aceito. Com processos cada vez mais demorados, chovem pedidos de urgência e com o aumento dos pedidos alguns conservadores se tornam mais e mais insensíveis a novos pedidos pois acabam investindo um tempo significativo na análise destes pleitos. Isto também faz com que pedidos de urgência levem algumas vezes, apesar de suas urgências, um tempo incompreensível (para seus requerentes) para serem analisados. Sei de casos de pedidos que levaram meses para serem adequadamente respondidos.

    Enfim, desejo muita sorte em seu processo e pedido,
    Abraços,

  • David_SilvaDavid_Silva Member 56 PontosPosts: 9

    Gostaria de agradecer as recomendações e mensagens compartilhadas. MInha nacionalidade está completa com registro de estado civil. Agora marcarei a entrevista no Consulado de São Paulo para obter Cartão do Cidadão e Passaporte. Esta fase de registro de maior, filho de portugues levou 4 meses.

    Abraços e sucesso a todos,

    CEGVmarcelo_12meses
  • OdilonOdilon Member 107 PontosPosts: 13

    Boa tarde, pessoal!

    No ano passado consegui encaminhar o processo de minha avó (atribuição + transcrição de casamento) e agora e comprometi com o processo da minha mãe e dos meus tios.

    Alguém poderia me tirar algumas dúvida?

    1- Tenho uma tia que se divorciou e voltou a ter seu nome de solteira, gostaria de confirmação se devo enviar a certidão de casamento dela em inteiro teor + apostilamento;

    2- Meus tios têm menos de 55 anos, e vi que para o processo da minha avó, que tem mais de 75, recomendou-se emitir uma nova identidade, visto que a dela era muito antiga. No caso deles, pode-se enviar para o ACP a identidade emitida dentro do período de 10 anos, ou seria melhor a CNH?;

    3- Haveria problema de mandar os 4 processos via DHL juntos?.

    Obrigado mais uma vez!

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Odilon disse:
    Boa tarde, pessoal!

    No ano passado consegui encaminhar o processo de minha avó (atribuição + transcrição de casamento) e agora e comprometi com o processo da minha mãe e dos meus tios.

    Alguém poderia me tirar algumas dúvida?

    1- Tenho uma tia que se divorciou e voltou a ter seu nome de solteira, gostaria de confirmação se devo enviar a certidão de casamento dela em inteiro teor + apostilamento;

    sim

    2- Meus tios têm menos de 55 anos, e vi que para o processo da minha avó, que tem mais de 75, recomendou-se emitir uma nova identidade, visto que a dela era muito antiga. No caso deles, pode-se enviar para o ACP a identidade emitida dentro do período de 10 anos, ou seria melhor a CNH?;

    O melhor é sempre a identidade. Porém boa parte das CRCs aceita hoje o envio da CNH. Porém é importante lembrar que o número da identidade que deverá ser informado e não o número da CNH. São informações diferentes.

    3- Haveria problema de mandar os 4 processos via DHL juntos?.

    Se forem todos filhos da mesma portuguesa, não. O que não pode, a rigor, é enviar processos encavalados que dependam um do outro (tipo pai + filho). Deve-se aguardar a finalização do primeiro antes de enviar o segundo.

    abraços,

    Odilon
  • nat_yknat_yk Member 22 PontosPosts: 2

    Bom dia a todos!

    Acredito que consegui todos os documentos necessários para solicitar cidadania para filho maior de idade (pra mim mesma). Pagamento de taxa através do cartão de crédito, formulário 1C preenchido com firma reconhecida por autenticidade (onde consta número do nascimento da minha mãe portuguesa), minha certidão de nascimento por cópia reprográfica com apostila, xerox autenticada e apostilada do RG, transcrição de casamento dos meus pais*, cópia do nascimento da minha mãe*, minha certidão de nascimento de inteiro teor apostilada (pois acredito que eu caio em exigência devido a alteração nos nomes da minha mãe e minha vó), e-mail de confirmação de pagamento. Pretendo enviar para o ACP, salvo se algum outro estiver mais rápido.

    Minha dúvida: o casamento dos meus pais e o nascimento da minha mãe peguei no civil online e estou mandando impresso. Devo escrever na própria folha impressa o código de acesso, ou de repente enviar uma folha extra explicando o meu processo e informando o código de acesso, tipo uma "cartinha"? Preciso declarar no formulário como documentos extras essas "cópias simples", o e-mail impresso e possivelmente a "cartinha"?
    Obrigada a quem puder ajudar!

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @nat_yk disse:
    Bom dia a todos!

    Acredito que consegui todos os documentos necessários para solicitar cidadania para filho maior de idade (pra mim mesma). Pagamento de taxa através do cartão de crédito, formulário 1C preenchido com firma reconhecida por autenticidade (onde consta número do nascimento da minha mãe portuguesa), minha certidão de nascimento por cópia reprográfica com apostila, xerox autenticada e apostilada do RG, transcrição de casamento dos meus pais*, cópia do nascimento da minha mãe*, minha certidão de nascimento de inteiro teor apostilada (pois acredito que eu caio em exigência devido a alteração nos nomes da minha mãe e minha vó), e-mail de confirmação de pagamento. Pretendo enviar para o ACP, salvo se algum outro estiver mais rápido.

    Minha dúvida: o casamento dos meus pais e o nascimento da minha mãe peguei no civil online e estou mandando impresso. Devo escrever na própria folha impressa o código de acesso

    Não precisa. Cópias simples servirão e não precisa enviar o código de validação pois SEMPRE eles reemitem as certidões portuguesas informatizadas.

    , ou de repente enviar uma folha extra explicando o meu processo e informando o código de acesso, tipo uma "cartinha"?

    não precisa

    Preciso declarar no formulário como documentos extras essas "cópias simples", o e-mail impresso e possivelmente a "cartinha"?

    Se tiver espaço para escrever. Se não, desencana.

    Obrigada a quem puder ajudar!

    Nat, sobre o que você escreveu "pois acredito que eu caio em exigência devido a alteração nos nomes da minha mãe e minha vó", na minha experiência enviar algo sabendo que cairá em exigência é um mal negócio. Resolva os problemas antes e envie seu processo 100% perfeito. Se precisar, me procure particularmente e conversamos sobre o que você acha que cairá em exigência.

    Abraços e, precisando, entre em contato,

    Enviar mensagem privativa para CEGV pelo Portal

  • whamaralwhamaral Member 47 PontosPosts: 6

    Boa tarde.

    Eu já consegui a minha nacionalidade portuguesa e agora vou entrar com o processo para o meu filho maior de idade. Já temos toda a documentação pronta conforme aqui indicado. Só estamos na dúvida se damos entrada no Consulado do Rio de Janeiro ou enviamos para alguma das Conservatórias listadas por vocês, exceto a CRC Lisboa porque já temos experiência de que lá demora muito.

    Qual a Conservatória que está mais tranquila no momento? Quanto tempo demoraria aproximadamente?

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @whamaral disse:
    Boa tarde.

    Eu já consegui a minha nacionalidade portuguesa e agora vou entrar com o processo para o meu filho maior de idade. Já temos toda a documentação pronta conforme aqui indicado. Só estamos na dúvida se damos entrada no Consulado do Rio de Janeiro ou enviamos para alguma das Conservatórias listadas por vocês, exceto a CRC Lisboa porque já temos experiência de que lá demora muito.

    Qual a Conservatória que está mais tranquila no momento? Quanto tempo demoraria aproximadamente?

    Oi @whamaral
    1) Sobre conservatórias rápidas:
    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/356/conservatorias-rapidas-em-portugal/p1

    2) Sobre consulados,
    2.1 - se seu filho é fruto de casamento, os consulados e boa parte das conservatórias portuguesas, exceto algumas poucas, em geral demandam que a transcrição do casamento seja realizada previamente.
    2.2 - Consulados têm prazos e demandas documentais próprias. Nossos guias não servem para consulados porque cada consulado tem suas "visões". Servem para as conservatórias em Portugal.

    3) Sobre a CRCentrais
    Ficou mais rápida nos últimos meses. Salvo engano estava tão rápida quanto ACP para processos de filhos.

    4) Envio postal de processos:
    Devido a pandemia, não acho ser o melhor momento para envio de processos. Considere aguardar um pouco até que a situação melhore em Portugal e que as conservatórias voltem a um mínimo de normalidade. Enviar agora via postal corre-se o risco, como já vi recentemente, da documentação ser devolvida.

    Abraços e ótima sorte,

  • whamaralwhamaral Member 47 PontosPosts: 6

    Eu e minha esposa obtivemos nossa cidadania portuguesa por naturalização como netos, inclusive já temos cartão de cidadão e passaporte português. Eu já fiz a conversão/convolação, ela ainda não. Já fizemos a averbação do casamento e meu filho é fruto do nosso casamento.

    O que eu gostaria era que alguém pudesse me dar uma ideia do tempo para a atribuição da cidadania originária do meu filho, sem compromisso, apenas uma ordem de grandeza, isto é, se demora uns 4 meses ou uns 2 anos. Eu não tenho a menor ideia do tempo.

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @whamaral disse:
    Eu e minha esposa obtivemos nossa cidadania portuguesa por naturalização como netos, inclusive já temos cartão de cidadão e passaporte português. Eu já fiz a conversão/convolação, ela ainda não. Já fizemos a averbação do casamento e meu filho é fruto do nosso casamento.

    O que eu gostaria era que alguém pudesse me dar uma ideia do tempo para a atribuição da cidadania originária do meu filho, sem compromisso, apenas uma ordem de grandeza, isto é, se demora uns 4 meses ou uns 2 anos. Eu não tenho a menor ideia do tempo.

    Fazendo tudo sozinho e enviando para Portugal, depois que tudo melhorar um pouquinho, de 9 meses a um ano, sendo conservador. Não deve passar disso.

    abraços,

  • KarinabbatistaKarinabbatista Member 83 PontosPosts: 9

    Olá! Sou casada mas na minha certidão de nascimento de inteiro teor consta a averbação de casamento, informando sobre a troca de nome. Ainda assim é necessário enviar cópia da certidão de casamento?

    Outra dúvida: O vale postal enviado com a documentação não é o original e sim uma cópia simples?

    Obrigada!

    CEGV
  • KarinabbatistaKarinabbatista Member 83 PontosPosts: 9

    Boa noite! Essa dica serve para o envio de quaisquer novos processos ou para o caso específico? Obrigada!

    4) Envio postal de processos:
    Devido a pandemia, não acho ser o melhor momento para envio de processos. Considere aguardar um pouco até que a situação melhore em Portugal e que as conservatórias voltem a um mínimo de normalidade. Enviar agora via postal corre-se o risco, como já vi recentemente, da documentação ser devolvida.

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062
    editado fevereiro 2021

    @Karinabbatista disse:
    Olá! Sou casada mas na minha certidão de nascimento de inteiro teor consta a averbação de casamento, informando sobre a troca de nome. Ainda assim é necessário enviar cópia da certidão de casamento?

    Karina, os averbamentos em geral são desconsiderados salvo situações muito específicas. Você deve demonstrar a mudança de nome com o envio de uma certidão de casamento apostilada. A informação do averbamento constante no seu casamento não será suficiente.

    Outra dúvida: O vale postal enviado com a documentação não é o original e sim uma cópia simples?

    Sempre envie o vale postal original mas não deixe de fazer uma cópia dele ou, no mínimo, tirar uma foto. Pessoalmente desaconselho envio de processos cujos emolumentos sejam pagos através de vales postais durante a pandemia. Tudo está mais lento e o risco do vale postal vencer (expirar) é razoavelmente alto.

    Obrigada!

    Abraços e ótima sorte,

  • KarinabbatistaKarinabbatista Member 83 PontosPosts: 9

    @CEGV disse:

    @Karinabbatista disse:
    Olá! Sou casada mas na minha certidão de nascimento de inteiro teor consta a averbação de casamento, informando sobre a troca de nome. Ainda assim é necessário enviar cópia da certidão de casamento?

    Karina, os averbamentos em geral são desconsiderados salvo situações muito específicas. Você deve demonstrar a mudança de nome com o envio de uma certidão de casamento apostilada. A informação do averbamento constante no seu casamento não será suficiente.

    Outra dúvida: O vale postal enviado com a documentação não é o original e sim uma cópia simples?

    Sempre envie o vale postal original mas não deixe de fazer uma cópia dele ou, no mínimo, tirar uma foto. Pessoalmente desaconselho envio de processos cujos emolumentos sejam pagos através de vales postais durante a pandemia. Tudo está mais lento e o risco do vale postal vencer (expirar) é razoavelmente alto.

    Obrigada!

    Abraços e ótima sorte,

    Mais uma vez obrigada por esclarecer as dúvidas!

    A cópia da certidão de casamento, também deve ser a de inteiro teor e apostilada? Super importante esse fórum já que pela informação deles somente a averbação valeria.

    Obrigada pela dica do vale postal, estava considerando enviar dessa maneira pois não possuo cartão internacional no meu nome e vi que o pagamento deve ser realizado pelo mesmo titular do processo.

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Karinabbatista disse:
    Mais uma vez obrigada por esclarecer as dúvidas!
    A cópia da certidão de casamento, também deve ser a de inteiro teor e apostilada? Super importante esse fórum já que pela informação deles somente a averbação valeria.

    Inteiro teor narrativa e, obviamente, apostilada. Documentos brasileiros só têm, a rigor, valor em Portugal quando apostilados. Fazer diferente é contar que determinada conservatória ou conservador será leniente com determinado procedimento. Eu, pessoalmente, faço o possível e impossível para não sugerir procedimentos equivocados.

    Obrigada pela dica do vale postal, estava considerando enviar dessa maneira pois não possuo cartão internacional no meu nome e vi que o pagamento deve ser realizado pelo mesmo titular do processo.

    O pagamento Não precisa ser realizado pelo titular do processo. Isto é Lenda Urbana. Qualquer cartão de crédito (que passar) servirá.

    abraços,

  • galvesgalves Member 186 PontosPosts: 38

    Olá!
    Me surgiu uma dúvida vendo a lista de documentação:
    A certidão de nascimento do requerente PRECISA ser de inteiro teor ou apenas no caso do item 1.1?
    Obrigado!

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @galves disse:
    Olá!
    Me surgiu uma dúvida vendo a lista de documentação:
    A certidão de nascimento do requerente PRECISA ser de inteiro teor ou apenas no caso do item 1.1?

    A regrinha é simples:
    Se o requerente está submetendo um processo de nacionalidade, a certidão de nascimento do requerente, a ser enviada/apresentada, deve ser do tipo INTEIRO TEOR pela forma REPROGRÁFICA, apostilada. Cópias não são aceitas. Isto serve para qualquer tipo de processo de nacionalidade, seja atribuição, seja aquisição, menores ou maiores.

    abraços

    galves
  • galvesgalves Member 186 PontosPosts: 38

    @CEGV disse:

    @galves disse:
    Olá!
    Me surgiu uma dúvida vendo a lista de documentação:
    A certidão de nascimento do requerente PRECISA ser de inteiro teor ou apenas no caso do item 1.1?

    A regrinha é simples:
    Se o requerente está submetendo um processo de nacionalidade, a certidão de nascimento do requerente, a ser enviada/apresentada, deve ser do tipo INTEIRO TEOR pela forma REPROGRÁFICA, apostilada. Cópias não são aceitas. Isto serve para qualquer tipo de processo de nacionalidade, seja atribuição, seja aquisição, menores ou maiores.

    abraços

    Muito obrigado!
    Pretendo enviar para a Conservatória dos Registos Centrais, onde fiz o processo de naturalização de minha avó, vi aqui no tópico e eles também fazem o serviço de atribuição de mãe/pai para filho, certo?
    Terá algum tipo de site para acompanhamento também, como há no de aquisição (as famosas bolinhas verdes)? Ao fim, o cartão cidadão será entrega pelos correios na casa do requerente?

    Abraços e mais uma vez parabéns por todo esforço nesse fórum.

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @galves disse:
    Muito obrigado!
    Pretendo enviar para a Conservatória dos Registos Centrais, onde fiz o processo de naturalização de minha avó, vi aqui no tópico e eles também fazem o serviço de atribuição de mãe/pai para filho, certo?

    A CRCentrais faz todo tipo de processo.

    Terá algum tipo de site para acompanhamento também, como há no de aquisição (as famosas bolinhas verdes)? Ao fim, o cartão cidadão será entrega pelos correios na casa do requerente?

    Após submissão de processos de nacionalidade, a CRC envia a chave de acompanhamento para o e-mail registrado do requerente. CC deve ser solicitado, após conclusão do processo de nacionalidade e emissão do assento de nascimento português, nos consulados, embaixadas ou, em Portugal, em locais apropriados.

    Abraços e mais uma vez parabéns por todo esforço nesse fórum.

    Abraços e ótima sorte,

    galves
  • emanuelpereira1108emanuelpereira1108 Member 38 PontosPosts: 4

    Olá @CEGV, Já estou com a minha pasta prontinha graças a esse fórum maravilhoso, No entanto, estou receoso de enviar para a ACP e eles retornarem meus documentos. Porem soube que Portugal esta em processo de abertura novamente previsto para final desse mês e das lojas Publicas em 19/04. Vc teria alguma noticia de como esta sendo o recebimento via DHL para as conservatórias? Eu paguei faz uma semana os 175 do IRN via cartão de credito e eles me mandaram o formulário com confirmação de recebimento. Caso tivesse algo estritamente proibitivo eles não teriam que avisar nesse e-mail?? ou no mínimo recusar o pagamento?

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @emanuelpereira1108 disse:
    Olá @CEGV, Já estou com a minha pasta prontinha graças a esse fórum maravilhoso, No entanto, estou receoso de enviar para a ACP e eles retornarem meus documentos. Porem soube que Portugal esta em processo de abertura novamente previsto para final desse mês e das lojas Publicas em 19/04. Vc teria alguma noticia de como esta sendo o recebimento via DHL para as conservatórias? Eu paguei faz uma semana os 175 do IRN via cartão de credito e eles me mandaram o formulário com confirmação de recebimento. Caso tivesse algo estritamente proibitivo eles não teriam que avisar nesse e-mail?? ou no mínimo recusar o pagamento?

    Que saiba as grandes (ACP e CRCentrais) têm recebido processos por correios. Segurança 100% só aguardando a reabertura oficial das conservatórias, que ocorrerá na segunda quinzena do mês que vem, salvo engano no dia 23. Entretanto, nas grandes não tenho visto informações de devolução de envios postais. Nas pequenas já vi.

    Sobre o pagamento dos emolumentos, o procedimento não está relacionado ao estado (aberto ou fechado) das conservatórias pois é um simples "programa de computador" que faz todo o procedimento de recebimento e envio do formulário com o número do recibo.

    abraços,

  • OdilonOdilon Member 107 PontosPosts: 13

    @emanuelpereira1108 disse:
    Olá @CEGV, Já estou com a minha pasta prontinha graças a esse fórum maravilhoso, No entanto, estou receoso de enviar para a ACP e eles retornarem meus documentos. Porem soube que Portugal esta em processo de abertura novamente previsto para final desse mês e das lojas Publicas em 19/04. Vc teria alguma noticia de como esta sendo o recebimento via DHL para as conservatórias? Eu paguei faz uma semana os 175 do IRN via cartão de credito e eles me mandaram o formulário com confirmação de recebimento. Caso tivesse algo estritamente proibitivo eles não teriam que avisar nesse e-mail?? ou no mínimo recusar o pagamento?

    Oi, Emanuel!

    Enviei a documentação da minha família do RJ para o ACP via DHL, chegou na sexta 19/03 e recebemos o número do processo no domingo 21/03.

    Abraços!

  • emanuelpereira1108emanuelpereira1108 Member 38 PontosPosts: 4

    @Odilon disse:

    Oi, Emanuel!

    Enviei a documentação da minha família do RJ para o ACP via DHL, chegou na sexta 19/03 e recebemos o número do processo no domingo 21/03.

    Abraços!

    Como faz para receber o numero do processo? por e-mail ou teve que ligar para saber?

    abcs,

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @emanuelpereira1108 disse:
    Como faz para receber o numero do processo? por e-mail ou teve que ligar para saber?

    A forma mais rápida é o próprio requerente ligar. Importante que seja o próprio requerente pois eles verificam a identidade com uma ou diversas perguntas. Pode-se tentar o e-mail para a CRC para onde o processo foi enviado mas pode ser que não respondam ou demorem para responder. Temos um tópico, aqui no Portal, que ensina como ligar para a Linha de Registos.

    abraços,

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.