Arquivo Central do Porto (ACP) - Atribuição 1C - Informações e acompanhamento
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Quer participar e contribuir? Clique no botão "Registrar-se" se é sua primeira vez aqui. Se você já é um dos nossos, clique em "Entrar".
Comentários
@marinho parabéns!!!!???
Segue os dados atualizados da minha atribuição no ACP:
Envio: 13/12/2018 via DHL
Recebido em 17/12/2018 por Gloria Costa
Número do Processo: 21XX/2019
Numerado em: N/D (A atendente da LR disse que não possuía essa informação!!!)
Status: Em análise
Olá a todos! Dei entrada no meu processo através da Acp. Acontece que tive uma dúvida. Qual a prática da Acp para informar sobre a finalização do processo? Carta? E- mail? Telefone ? Ou não há? Ou seja, tenho que ligar para a linha de registro?
Obrigado a todos!
Não informam. Tem que ligar na linha de registro.
@PACHECO obrigado!
Pessoal,
Finalmente o processo de minha filha foi concluído! Hehehehehe!
Processo: 745xx/2018
Data recebimento: 31/10/2018
Data Numeração: 06/11/2018
Data despacho: 08/01/2019
Data do Registro: 15/01/2019
Agradeço a todos do fórum, pelas contribuições e ajuda que me deram!
Um abraço especial ao @CEGV, que me ajudou em muitas situações.
Desejo a todos vocês sucesso em seus pleitos.
ABRAÇO A TODOS!
@claudiocbernardo, fiquei muito feliz com a notícia. Parabéns !
Ola. Estou lendo o forum e tem várias referencias de que "liguei para a LR para saber do processo". Gostaria de saber o que é LR e qual o telefone. Vou mandar meus documentos para ACP e solicitar a Atribuição de Nacionalidade. Essa "numeração" é feita pela ACP mas o acompanhamento é feito pela LR? desculpem mas estou perdida...
Olá Claudia!
Sugiro ler este tópico:
https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum2018/discussion/17/linha-de-registos-como-e-quando-ligar
E é exatamente o que você disse: a numeração é dada pelo ACP e depois você acompanha via Linha de Registos (LR).
Obs.: Não digitei errado não. É REGISTOS mesmo.
brasilhenrique obrigada!
Liguei na conservatòria eles me disseram que meu processo falta ir pra despacho,isso signifiva o que?
quando deu entrada?
Se "Falta ir a Despacho" é porque ainda não foi. Quando for a despacho e tiver sido assinado você será português, só faltando a feitura do registro de nascimento.
abraços,
Segue abaixo a resposta da CRC Porto sobre a ausência de preenchimento destes campos no Assento de Nascimento :
Hora de nascimento,
Idade dos pais,
Estado de origem dos pais,
Discriminação dos nomes dos avós, quais sao paterno e materno,
Residencia habitual
Nomes das Testemunhas
"Informo que de acordo com as novas orientações fornecidas pelo Conservatória dos registos centrais em 2018 , sob a forma de feitura dos registos de nascimento o seu assento encontra lavrado em conformidade e de acordo com as orientações.
Não havendo qualquer retificação ou completamento ao mesmo."
c/ os mlhs cprs
Carla ribeiro
>
Conclusão acertadíssima@CEGV, acredito que tenham feito isso para agilizar a demanda altissima. Consciência limpa agora, rs.
Sigo com a transcriçao do casamento por PD, que por sinal , a doc chegou hoje lá!
@Ziza , obrigadíssimo pela contribuição !
Caro @LuisMariano ,
peço-lhe gentilmente a leitura de meu post abaixo (desculpem-me todos por repeti-lo integralmente, mas é para facilitar a vida do colega moderador) ...
... bem como a re-leitura do seu alerta...
... para opinar se o ACP tem como um todo e como regra absolutamente geral de processamento critérios de trabalho mais rigorosos, não importa qual conservador(a) teria nas mãos o processo do meu mano? Os casos de exigências por pequenas diferenças de grafia nos prenomes citados por si foram alguns pouquíssimos ou muitos? Poderia por favor detalhar seu alerta (obviamente sem mencionar dados particulares dos afetados).
Ele (o piloto de prova "voluntariamente escolhido") e sua sobrinha Epidaura estão altamente apreensivos com o que virá a acontecer no tocante às divergências que citei em meu texto... nos papéis portugueses, todos os nomes e sobrenomes de pais, avós e bisavós estão absolutamente corretos, e assim foram fixados no regime jurídico português. Mas nossas certidões brasileiras de nascimento falham todas (levemente) no que toca aos prenomes dos pais e da avó paterna... (veja acima como descrevi o grau de desvio).
Muito obrigado!!!
?´?´?´?´?´?´?´?´?´?´?´?´?´?´?´?´?´
ola ,boa tarde!! enviei os documentos da minha esposa pela ACP e foi recebido dia 02/01/2019, e dia 10/01/2019 foi retirado o vale postal, queria tirar uma duvida quanto tempo depois posso esta ligando na LR para saber se foi numerado, e nesse momento quanto tempo será que pode demorar esse processo uns 5 meses ou estão liberando mais rápido os processos,pois tenho outros processos para fazer se alguém souber fazendo favor.
@frantiesco, muito certamente já foi numerado. Basta ligar na LR (Linha de Registos), informar seu nome e data de nascimento que os atendentes lhe informarão o número do seu processo. Saiba mais como ligar para a LR (o que dizer e como perguntar) nos links abaixo
http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum2018/discussion/17/linha-de-registos-como-e-quando-ligar/p1
http://Portupedia.com/wiki/LR
abraços e boa sorte !
Pelo que vi tem demorado 2 a 3 meses
@LisandraFigueiredo qual o endereço do ACP para enviar a documentação?
Caro @EpidauraMoreira, tenho notícias de alguns casos sim, em que pequenas alterações como a divergência de acentuação ou de apenas pequena parte do nome foi motivo para exigência de fixação de apelido. Sei de um número pequeno de no máximo 5 casos, e em mesma proporção outros casos com divergências semelhantes passaram incólumes sem exigências. Vejo que não há padronização nesse aspecto, depende do rigor do oficial ou da conservdora. Podem pedir a retificação da certidão ou outros documentos para a fixação do apelido, mas com apenas um pouco mais de trabalho a questão se resolve com sucesso quase sempre
tá lá, na primeira página deste tópico... dá uma olhada...
http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum2018/discussion/comment/338/#Comment_338
Boa noite a todos. Digamos que a LR informe que o assento de nascimento foi despachado no mesmo dia em que estou efetuando a ligação e me forneçam o número do assento. Nesse momento já posso ir até um consulado e pedir a certidão portuguesa ou devo esperar um tempo pois corro o risco de chegar no consulado e me informarem que a certidão ainda não existe?
Grato pela atenção.
@MaurícioAlves, no momento em que já existe o assento informatizado no sistema, inclusive com o número correspondente, já é possível solicitar o assento em qualquer consulado informatizado ou acessá-lo através da internet no site do Civil Online
@LisandraFigueiredo Pelo que vi tem demorado 2 a 3 meses
MUITO OBRIGADO PELA AJUDA DE VOCÊS DEUS ABENÇÕE!!
Arquivo Central do Porto - Rua Visconde de Setubal, 328 CEP 4200-498 - Porto.
boa tarde!! gostaria de tirar mais umas duvidas, estou fazendo atribuição da minha sogra, depois vou fazer a transcrição de casamento dela com meu sogro depois a atribuição da minha esposa ai por ultimo nossa transcrição de casamento sou casado no civil com ela no brasil a 3 anos depois vou para Portugal, com a transcrição de casamento feita minha e dela posso morar, trabalhar, abrir conta no banco e tirar meus documentos portugueses e transferir carteira de motorista ou não tenho direito de nada disso queria tirar essa duvida fazendo favor!!
Depois da atribuição da sua esposa poderá:
Qualquer uma das opções acima lhe dá direto de trabalhar em Portugal.
Boa sorte
@CEGV Tem limite de tempo para pedir a Autorização de Residência ?
Não... basta ser parente direto (dependente financeiramente) ou cônjuge do(a) cidadão(ã) português(a). A Autorização de residência é renovada de tempos em tempos. Salvo engano a primeira renovação ocorre depois de 1 ano e as outras renovações ocorrem em um prazo maior.
muito obrigado!!
@frantiesco , dê uma olhada no seguinte tópico
http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum2018/discussion/203/cartao-de-residencia-para-familiar-de-cidadao-portugues/p1
Boa noite a todos!
Gostaria de dar um feedback ao grupo para dar uma ideia dos prazos
Processo: 802xx/2018
Data recebimento na 4ª concervatória: 04/12/2018
Data Numeração na ACP: 11/12/2018
Data do Registro: 23/01/2019
Informo ainda que pedi regime de urgência. Tive um problema com minha certidão reprográfica de nascimento, no entanto, percebi que esses tipos de processo devem demorar por volta de 10 dias úteis.
O processo de meu irmão sem regime de urgência:
Processo: 83xxx/2018
Data recebimento na 4ª concervatória: 04/12/2018
Data Numeração: dezembro/2018
Data do Registro: em análise.
Mais uma vez, obrigado ao grupo!
boa tarde!! estou fazendo o processo da minha sogra ela mora em outra cidade e não quer fazer, mais preciso dela adquirir para minha esposa pode adquirir ai liguei no LR (Linha de Registos) hoje as 7:05 de manha e fiquei 1 hora e 38 minutos na linha para eu poder ver e ah atendente foi muito estupida falei bom dia ela não respondeu perguntei o nome dela super educado ela não respondeu e disse vamos com sua pergunta tenho pressa.. achei muito mal educada e ai expliquei o que eu queria e ela disse entao prossiga logo nome ai passei nome data de nascimento, ai demorou um pouco ela veio e disse não estou autorizado a te passar nada pois você não e o titular tenha um bom dia e desligou.. queria saber é assim q funciona? só ela q pode ligar? chateante esse sistema e não tem outro recurso para saber..
Oi @frantiesco
Inicialmente Sugiro a seguinte leitura
http://portupedia.com/wiki/LR
http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum2018/discussion/17/linha-de-registos-como-e-quando-ligar/p1
Lamentavelmente você deu azar e pegou alguém em um dia ruim.
Eu posso contar as minhas experiências. Ligo quase toda semana para a LR já faz muito tempo, para saber de processos meus e de familiares e não me recordo a última vez que peguei um atendente em um mal dia.
NO ENTANTO, sempre me preparo mentalmente para falar com eles. Não deixo, de forma alguma, transparecer qualquer tipo de insatisfação pelo fato de (1) ter esperado mais de uma hora para falar com alguém por poucos minutos ou (2) o quão chateado estou porque o IRN simplesmente não conclui aquele meu processo, de uma página, que está la a mais de 12 meses (por exemplo).
E sempre que atendem a linha, dou um efusivo "Bom dia" ou "boa tarde", pergunto seus nomes e como estão, enfim, tento tornar a experiência deles comigo e, consequentemente, a minha com eles a mais agradável possível. E me lembro sempre que eles não são os responsáveis pelos atrasos nos processos que consulto. Eles apenas conferem nos seus terminais a situação exibida na tela de dois sistemas que eles consultam. E, importante, dependendo da empatia que consigo criar com eles naquele pequeno momento, consigo outras "n" informações importantes, aprofundando a pesquisa deles sobre os processos que consulto, mais ou menos, dependendo da empatia que crio e bom humor que consigo fazer emergir naqueles poucos minutos.
De uma certa forma, eles são os donos da informação que quero. Eles podem dizer simplesmente "Está em Análise" e lhe obrigar a engolir esta informação inútil (e ainda perder mais de uma hora do seu dia) ou, se criada a empatia adequada, lhe apresentar diversas informações e até sugestões e, neste caso, ter valido cada minuto de espera.
Te desejo mais sorte na próxima ligação !
Abraços,
bom dia!! CEGV eu fiz do jeitinho que estava no topico na ligação, é peguei alguem com um dia mal kkk, vou tentar ligar novamente muito obrigado abraço!!
Pessoal, bom dia! Enfim, depois de tanta espera, o meu processo de atribuição e o da minha irmã, finalmente foi concluido!!!!! Mto feliz! Obrigado a todos pela sua e parceria. Compartilho essa alegria c vcs!
*ajuda.
Enviado 27/11
Enumerado 03/12
Despachado 23/01
Concluído 04/02
Olá! Quais são os números iniciais do seu processo?
@dsgalhardo , PARABÉNS !!!
Mais um tuga na nossa conta !!! Aproveite e faça excelente uso de tudo que a cidadania portuguesa pode lhe oferecer ! Sucesso, Saúde e Prosperidade !
E agora ? Filhos ?
Grande abraço !!!
Parabéns @dsgalhardo e a sua irmã! Felicidades para vocês!
Estou prestes à enviar meu pedido para o Arquivo Central do Porto. Entretanto uma dúvida me ocorreu agora.
Meu pai é português e é ele quem declara meu nascimento em minha certidão.
Até ai tudo bem.
O casamento dele e de minha mãe já foi averbado. Porém eles já se divorciaram e o nome na minha identidade consta como se minha mãe (brasileira) ainda fosse casada. O nome do meu pai (português), porém, permanece o mesmo desde o nascimento visto que não alterou seu nome nem no casamento e nem no divórcio.
Utilizei o cartão de crédito de minha mãe para realizar a compra e o mesmo se encontra com o nome de divorciada/solteira enquanto que nas informações que prestei ela esta com nome de casada (para "bater" o nome que consta no meu RG).
O Porto costuma reparar nesses tipos de coisa (visto que a mudança de nome é apenas de minha mãe brasileira?).
@Leonardbs1 ,
Não é importante. Desencane e siga em frente. O português é seu pai e alterações no nome da sua mãe para eles não são significativas, a não ser que estivesse errado. No requerimento use o nome da sua mãe como consta em sua certidão de nascimento, que deve ser o mesmo do seu documento de identidade.
Sobre pagamentos, o que importa é que foram pagos. O nome do dono do cartão pouco importa para eles.
Abraços, bem vindo e aproveite nosso Portal.
Boa tarde!
Os documentos da minha avó foram recebidos em ACP dia 01/02/19. Qual seria o tempo ideal para ligar pela primeira vez para obter as informações iniciais do processo?
Abraços e muito obrigado!
Normalmente 10 dias é mais que o suficiente para o ACP
abraços e boa sorte !
Ligadinha de controle hoje de manha para a LR:
Processo de atribuição 1.C de meu irmao mais velho, papelada entregue PESSOALMENTE a 2 de Janeiro (há 5 semanas) ainda não entrou em análise... 😥
E mais ainda: nem sequer foi digitalizado... 😫
@EpidauraMoreira , já foi pelo menos numerado ?
forte abraço !
Pedido de atribuiçao entregue pessoalmente hj no Porto e numerado na hora.
tem alguma lista pra gente acompanhar aqui @CEGV ? 
Olá meu caríssimo CEGV!
Sim, o número do processo foi atribuido no ato da entrega, e já às 13:30h da tarde do dia 2 de Janeiro beirava os 150/2019!
Grande abraço!
@DKS2018 , a idéia de uma lista para estes processos deste tópico é muito boa! Infelizmente, não posso ocupar-me dela, devido à inabilidade visual progressiva...
A lista abaixo não é gerida pelo pessoal do portal e é apenas para Atribuições no ACP
É necessário ter uma conta do google para acessar a tabela e inserir ou atualizar os dados. Cada um adiciona seus dados na última linha e atualiza seu próprio processo. A inclusão só deve ser feita depois da numeração. Os "Status" são numerado, análise, registro e concluído.
[Removido]