Acompanhamento de Processos de Conversão de Nacionalidade Derivada em Originária (6.4 para 1.1-D)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Quer participar e contribuir? Clique no botão "Registrar-se" se é sua primeira vez aqui. Se você já é um dos nossos, clique em "Entrar".
Comentários
Boa tarde, Soraia!
Eu recebi a notícia da conclusão do meu processo por meio de um email que me foi enviado pelo setor de Atribuição da CRCentrais.
Muito boa sorte para você e demais foristas!
Abraços
No caso dos processos de conversão / Convolação, a informação de conclusão é enviada por e-mail.
abraços e boa sorte a todos !
Na verdade tem um campo para assinalar no formulário se vc deseja receber notícias por e-mail. No caso da minha mãe, nós acabamos deixando em branco e eu não acho que ela vai receber email da conclusão do processo. Apenas carta.
Ah! Também tentei ligar hoje na LR, mas sem sucesso...
Talvez uma boa solução seja, a cada ligação que não seja concluída para a LR, que cada um envie um e-mail de reclamação ao IGSJ (Inspeção Geral dos Serviços da Justiça) correioigsj@mail.igsj.mj.pt. Se eles começarem a receber uma tonelada de reclamações certamente as farão chegar à diretoria do IRN.
Fica aí minha sugestão..
abraços,
CEGV, todas as correspondecias que recebi até hj foram por correio, mas somente hoje vi no spam que o CRC mandou uma msg pedindo sobre o item 9 do formulario e diz 20 até 30 dias para respostas, passei esse prazo, vc acha que eles vão indeferir...?????
Recebi a correspondencia em 10]01/2019
Soraia, sugiro que você, se possível, envie amanhã mesmo a correspondência com o saneamento da exigência do campo 9 e, paralelamente, envie também um email, com os documentos digitalizados, informando que os mesmos já foram postados. Acho que eles não têm motivo para serem intransigentes com isso não.
Vai dar certo!!!
abraços
De forma alguma... atenda a exigência o mais breve possível.
Os 20 + 30 dias são úteis ! Apenas prazos iguais ou acima de 180 dias são contados em dias corridos. Ainda assim processos só são considerados desertos (abandonados) após 180 dias sem resposta a comunicações enviadas.
Obrigado
CEGV pode colocar meu status 27/02 Caiu em Exigencia Soraia1975
30 + 20 dias úteis (em Portugal), a partir de 10/01/2019 = 21/03/2019
Abraços,
Obrigado.
Passei a semana tentando ligar na LR e quando dava 1h30 esperando caía a ligação...
hoje consegui, achei que teria boa novas.. mas o processo ainda aguarda a assinatura da conservadora.. palavras da atendente.
Vamos aguardar... mais um mês que se vai...
Também liguei e aguarda o parecer da conservadora. .mas vamos continuar ligando sempre com esperança que vamos ouvir saiu...Finalizou
Ontem saiu o da Beth, que deu entrada no mesmo dia que o da minha mae (31/08/2017)! Espero que a convolacao da minha mae saia essa semana também!!!
Para os que tiveram a solicitação de convolação dada em tempo record, é melhor enviar as certidões dos avós de uma vez para que eles não precisem buscar nos arquivos da CRC, fazendo assim o processo ir mais rápido? Obrigado.
Tive até um frio na espinha! Meu processo teve resposta do DGAJ dia 14/02 e é praticamente da mesma data (começa com 514....)
@Beth vc sabe dizer quanto tempo levou da resposta do DGAJ até o despacho?
Vamos contar as horas...uma coisa eu to sentindo. ..quanto mais próximo da finalização. ..maior a expectativa. ..aff
olá pessoal hoje enviei um email para conhecer o andamento do meu processo a resposta foi " Informa-se que o processo de naturalização referido se encontra em análise e a aguardar resposta a diligência efetuada nos termos do art. 37.º, n.º 7, al. a) do Regulamento da Nacionalidade Portuguesa."
eu tenho que enviar documentos ou é interno Eu não entendi abraços lisonjeiro
Eles ainda estão aguardando respostas às diligências externas. Nada relacionado a exigências a serem cumpridas. Relaxe... é só aguardar...
abraços,
Boa noite. Estive avaliando a informação do tempo médio do processo, que está informado 312 dias. Por gentileza, favor verificar e confirmar. Deveria provavelmente ser maior. Abraços.
É só uma estimação. Não há necessidade de impor uma grande labuta ao carinha que faz essa contagem, pois o resultado obtido é apenas uma mera estimação. 300 dias já é tempo pra caramba para se esperar. Se tiverem de ser 400 dias reais de espera, não se aufere nenhum benefício. Ao considerar o benefício/custo de uma tal atualização de estimação, não vejo a motivação.
São dias úteis, é muita coisa.
Prezado @fabiofloriano e @marcelo_12meses,
O prazo informado é em dias ÚTEIS, baseado no artigo 128º do Código do Processo Administrativo português!
É uma forma "sútil" de dizer que eles não cumprem nem a própria lei!
Abraços!
@CEGV thank you
Boa tarde!
Semana passada tentei falar com a LR sem sucesso!
Encaminhei email na segunda e hoje responderam que o processo está em Análise! hahaha
Perguntando por e-mail, esta é a resposta mais provável que qualquer um obterá. Acho que olham para ver se o processo existe. Se ainda não foi concluído já escrevem "Em Análise"...
Infelizmente é perda de tempo da parte nossa e da parte de um oficial, que tem que parar o seu serviço para dar uma resposta básica assim...e o resultado disso é uma Linha de Registos sobrecarregada!
Segue o jogo...
Caros CEGV, FSP e povo do grupo.... No formulário que a CRC me passou para responder e devolver eu assinei mas não reconheci firma ou apostilei, não dizia nada sobre isso....o que vcs me dizem???? abraços
Se precisar vou fazer outro correndo e enviar....
Assinada e reconhecida por AUTENTICIDADE. Não precisa apostilar...
(mesmo procedimento do requerimento...)
Desculpe se não entendi sua colocação, como disse, liguei várias vezes na LR semana passada, fiquei várias horas ouvindo a mesma mensagem, para depois a ligação ser encerrada e meus créditos Skype diminuirem. Estou apenas em busca da informação pelo orgão responsável pela prestação do serviço, meu processo já completou 18 meses e está ha mais de 3 meses aguardando despacho da conservadora, já tem processos depois do meu que já foram concluídos.
Pessoal, boa noite!
Com muita alegria comunico que o processo de convolação da minha mãe foi concluído com sucesso. Recebi email hoje da CRC Atribuição com o comunicado (exatamente igual ao que todos que tiveram o processo concluído receberam).
Muito grato pela colaboração de todos deste Portal. Fiz todo o processo somente com base nas informações compartilhadas aqui.
Momento de celebração! Agora é partir para os próximos passos.
Atualização da planilha:
RafaMelo (mãe) ... entregue 11/09/17...504xx/17 .... CONCLUÍDO!
Abraços!
O meu é 20/09 tá chegando. .
Parabéns
@RafaMelo, parabéns!!! O meu é de 23/08/17 e ainda não saiu. Mas sigo na fé!! 🙏🙏
CEGV te enviei uma mensagem, mas não precisa responder, entendi agora, vou fazer o reconhecimento por autenticidade. Valeu!!!
@APARECIDA, acho que o que o @Asferjunior quis dizer, em outras palavras, foi que, infelizmente, o responsável pelos email vai te dar ainda menos importância do que a LR.
Como o @CEGV disse, mais acima, o carinha do email provavelmente só verifica se o processo existe e que ainda não foi concluído e, pum, nem levanta da cadeira para ir verificar mais nada e, tão simplesmente, copia e cola o texto do "em análise". Isso, se ele não estiver se deleiteando com um canivete fazendo marquinhas de X na mesa dele e contando: "86... 87... 88..."
Um ano e seis meses, arredondando. O meu, de jan/18, deve vir lá pelas bandas de julho 2019.
SUCESSO PRA TI E MUITA SAÚDE PARA TODOS DE SUA FAMÍLIA, IRMÃO!
Bom dia ,liguei na LR ,55 min de espera e nada de resposta da DGAJ e PJ ,a consulta foi enviado dia 15/12/2018 e ainda nao deram retorno 17 meses de espera
Não há o que desculpar. Eu é quem peço desculpas se dei a entender outra coisa. Se vc olhar as páginas deste tópico verá que quase 100 % dos emails respondidos pelos oficiais são inúteis. A se salvam uns poucos que informaram (ao menos) os números dos processos e a existência de alguma exigência. Assim como vc a maioria aqui sabe a luta que é conseguir falar na LR. No entanto, é inútil enviar email para lá se o interessado já sabe o número do processo. Já cometi esse equívoco inúmeras vezes e os oficiais já escreveram a alguns colegas aqui que seriam mais produtivos se não tivessem que ficar respondendo e-mails. Já eu penso que se a LR e o prazo dos processos funcionassem corretamente não teriam tantos e-mails para responderem...
Abcs!
Boa tarde, após 3 horas na L/R novas informações, por gentileza atualizar na planilha
Fábio Floriano 12/10/17 342 C C 586xx/17 07/03/19 5 Diligências - falta DGAJ (SEF já respondeu)!
Favor Incluir
Adulcio Floriano 21/2/19 C C 170xx/19 07/03/19 - Numerado.
Abraços Obrigado.
@fabiofloriano , registrado... aparecerão na próxima publicação...
abraços,
Já estão numerando em 1 mês.
"É ponto, Arnaldo!"
Parabéns, Xará!
O da D. Encrenca aki em casa é de 19/09/2017...
Falta pouco (ou não)!
Deixei de ser a lanterninha. kkkkk
Obrigada, Marcelo!
Bom dia! sim, é mesmo uma pena que não tenhamos o retorno como merecemos!! uma luta mesmo, muito desgaste. Mas acredito que já esta prestes a sair. Muito obrigada!
Rafa meu apelido aqui em casa tb é dona Encrenca. Será que ganharemos juntas. Donas Encrecas Unidas na esperança