PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Acompanhamento de Processos de Conversão de Nacionalidade Derivada em Originária (6.4 para 1.1-D)

18081838586141

Comentários

• FSPFSP Member 265 PontosPosts: 74

@Soraia1975 disse:
    Seria bom que as pessoas dissessem como recebem a informação que foi deferido o pedido , por email, fone ou correio. Eu por exemplo nunca recebi um e-mail, muito estranho que para uns um jeito e para outros outro jeito....mania lusitana

Boa tarde, Soraia!

Eu recebi a notícia da conclusão do meu processo por meio de um email que me foi enviado pelo setor de Atribuição da CRCentrais.

Muito boa sorte para você e demais foristas!

Abraços

CEGVilyanheliobmarcelo_12mesesRose
  • CEGVCEGV Moderator 4996 PontosPosts: 5,130

@Soraia1975 disse:
    Seria bom que as pessoas dissessem como recebem a informação que foi deferido o pedido , por email, fone ou correio. Eu por exemplo nunca recebi um e-mail, muito estranho que para uns um jeito e para outros outro jeito....mania lusitana

No caso dos processos de conversão / Convolação, a informação de conclusão é enviada por e-mail.

abraços e boa sorte a todos !

Dom_TenreiroRose
  • ilyanilyan Member 277 PontosPosts: 46

@Soraia1975 disse:

Na verdade tem um campo para assinalar no formulário se vc deseja receber notícias por e-mail. No caso da minha mãe, nós acabamos deixando em branco e eu não acho que ela vai receber email da conclusão do processo. Apenas carta.

Rose

Ah! Também tentei ligar hoje na LR, mas sem sucesso...

Rose
    editado fevereiro 2019

Talvez uma boa solução seja, a cada ligação que não seja concluída para a LR, que cada um envie um e-mail de reclamação ao IGSJ (Inspeção Geral dos Serviços da Justiça) correioigsj@mail.igsj.mj.pt. Se eles começarem a receber uma tonelada de reclamações certamente as farão chegar à diretoria do IRN.

Fica aí minha sugestão..

abraços,

ilyanheliobmarcelo_12mesesRose
  • Soraia1975Soraia1975 Member 535 PontosPosts: 148

CEGV, todas as correspondecias que recebi até hj foram por correio, mas somente hoje vi no spam que o CRC mandou uma msg pedindo sobre o item 9 do formulario e diz 20 até 30 dias para respostas, passei esse prazo, vc acha que eles vão indeferir...?????

Rose

Recebi a correspondencia em 10]01/2019

Rose
  • FSPFSP Member 265 PontosPosts: 74

@Soraia1975 disse:
    CEGV, todas as correspondecias que recebi até hj foram por correio, mas somente hoje vi no spam que o CRC mandou uma msg pedindo sobre o item 9 do formulario e diz 20 até 30 dias para respostas, passei esse prazo, vc acha que eles vão indeferir...?????

Soraia, sugiro que você, se possível, envie amanhã mesmo a correspondência com o saneamento da exigência do campo 9 e, paralelamente, envie também um email, com os documentos digitalizados, informando que os mesmos já foram postados. Acho que eles não têm motivo para serem intransigentes com isso não.

Vai dar certo!!!

abraços

Rose
    editado fevereiro 2019

@Soraia1975 disse:

De forma alguma... atenda a exigência o mais breve possível.
    Os 20 + 30 dias são úteis ! Apenas prazos iguais ou acima de 180 dias são contados em dias corridos. Ainda assim processos só são considerados desertos (abandonados) após 180 dias sem resposta a comunicações enviadas.

Rose

Obrigado

Rose

CEGV pode colocar meu status 27/02 Caiu em Exigencia Soraia1975

CEGVRose
    editado fevereiro 2019

@Soraia1975 disse:
    Recebi a correspondencia em 10]01/2019

30 + 20 dias úteis (em Portugal), a partir de 10/01/2019 = 21/03/2019

Abraços,

Rose

Obrigado.

CEGVRose

Passei a semana tentando ligar na LR e quando dava 1h30 esperando caía a ligação...
    hoje consegui, achei que teria boa novas.. mas o processo ainda aguarda a assinatura da conservadora.. palavras da atendente.
    Vamos aguardar... mais um mês que se vai...

RoseheliobMalu
  • RoseRose Member 520 PontosPosts: 144

@ilyan disse:
    Passei a semana tentando ligar na LR e quando dava 1h30 esperando caía a ligação...
    hoje consegui, achei que teria boa novas.. mas o processo ainda aguarda a assinatura da conservadora.. palavras da atendente.
    Vamos aguardar... mais um mês que se vai...

Também liguei e aguarda o parecer da conservadora. .mas vamos continuar ligando sempre com esperança que vamos ouvir saiu...Finalizou

heliobMaluilyanDom_Tenreiro
  • egtorresegtorres Member 144 PontosPosts: 19

Ontem saiu o da Beth, que deu entrada no mesmo dia que o da minha mae (31/08/2017)! Espero que a convolacao da minha mae saia essa semana também!!!

FSPMarciaCoelhomarcelo_12mesesheliobYohalinRoseDom_Tenreiro
  • brekbrek2005brekbrek2005 Member 245 PontosPosts: 48

Para os que tiveram a solicitação de convolação dada em tempo record, é melhor enviar as certidões dos avós de uma vez para que eles não precisem buscar nos arquivos da CRC, fazendo assim o processo ir mais rápido? Obrigado.

RoseDom_Tenreiro
  • letslets Member 155 PontosPosts: 24

@egtorres disse:
    Ontem saiu o da Beth, que deu entrada no mesmo dia que o da minha mae (31/08/2017)! Espero que a convolacao da minha mae saia essa semana também!!!

Tive até um frio na espinha! Meu processo teve resposta do DGAJ dia 14/02 e é praticamente da mesma data (começa com 514....)

@Beth vc sabe dizer quanto tempo levou da resposta do DGAJ até o despacho?

RoseDom_Tenreiro

@lets disse:

@egtorres disse:

Tive até um frio na espinha! Meu processo teve resposta do DGAJ dia 14/02 e é praticamente da mesma data (começa com 514....)

@Beth vc sabe dizer quanto tempo levou da resposta do DGAJ até o despacho?

Vamos contar as horas...uma coisa eu to sentindo. ..quanto mais próximo da finalização. ..maior a expectativa. ..aff

• soltanesoltane Member 127 PontosPosts: 20

olá pessoal hoje enviei um email para conhecer o andamento do meu processo a resposta foi " Informa-se que o processo de naturalização referido se encontra em análise e a aguardar resposta a diligência efetuada nos termos do art. 37.º, n.º 7, al. a) do Regulamento da Nacionalidade Portuguesa."

eu tenho que enviar documentos ou é interno Eu não entendi abraços lisonjeiro

Rose

@soltane disse:
    olá pessoal hoje enviei um email para conhecer o andamento do meu processo a resposta foi " Informa-se que o processo de naturalização referido se encontra em análise e a aguardar resposta a diligência efetuada nos termos do art. 37.º, n.º 7, al. a) do Regulamento da Nacionalidade Portuguesa."

eu tenho que enviar documentos ou é interno Eu não entendi abraços lisonjeiro

Eles ainda estão aguardando respostas às diligências externas. Nada relacionado a exigências a serem cumpridas. Relaxe... é só aguardar...

abraços,

soltaneDom_Tenreiro
  • fabioflorianofabiofloriano NoConversation 399 PontosPosts: 86

Boa noite. Estive avaliando a informação do tempo médio do processo, que está informado 312 dias. Por gentileza, favor verificar e confirmar. Deveria provavelmente ser maior. Abraços.

Rose
  • marcelo_12mesesmarcelo_12meses Member 1022 PontosPosts: 243

@fabiofloriano disse:
    Por gentileza, favor verificar e confirmar. Deveria provavelmente ser maior. Abraços.

É só uma estimação. Não há necessidade de impor uma grande labuta ao carinha que faz essa contagem, pois o resultado obtido é apenas uma mera estimação. 300 dias já é tempo pra caramba para se esperar. Se tiverem de ser 400 dias reais de espera, não se aufere nenhum benefício. Ao considerar o benefício/custo de uma tal atualização de estimação, não vejo a motivação.

Rose
  • brekbrek2005brekbrek2005 Member 245 PontosPosts: 48

@fabiofloriano disse:
    Boa noite. Estive avaliando a informação do tempo médio do processo, que está informado 312 dias. Por gentileza, favor verificar e confirmar. Deveria provavelmente ser maior. Abraços.

São dias úteis, é muita coisa.

Rose
  • Rafa1509Rafa1509 Moderator 869 PontosPosts: 323

Prezado @fabiofloriano e @marcelo_12meses,

O prazo informado é em dias ÚTEIS, baseado no artigo 128º do Código do Processo Administrativo português!

É uma forma "sútil" de dizer que eles não cumprem nem a própria lei!

Abraços!

marcelo_12mesesCEGVAsferjuniorRoseAndreaDom_Tenreiro
  • soltanesoltane Member 127 PontosPosts: 20

@CEGV thank you

CEGVRoseDom_Tenreiro
  • APARECIDAAPARECIDA Member 264 PontosPosts: 35

Boa tarde!
    Semana passada tentei falar com a LR sem sucesso!
    Encaminhei email na segunda e hoje responderam que o processo está em Análise! hahaha

heliobRoseDom_Tenreiro

@APARECIDA disse:
    Boa tarde!
    Encaminhei email na segunda e hoje responderam que o processo está em Análise! hahaha

Perguntando por e-mail, esta é a resposta mais provável que qualquer um obterá. Acho que olham para ver se o processo existe. Se ainda não foi concluído já escrevem "Em Análise"...

Rosemarcelo_12meses
  • AsferjuniorAsferjunior Member 651 PontosPosts: 125

@APARECIDA disse:
    Boa tarde!

Infelizmente é perda de tempo da parte nossa e da parte de um oficial, que tem que parar o seu serviço para dar uma resposta básica assim...e o resultado disso é uma Linha de Registos sobrecarregada!

Segue o jogo...

Rosemarcelo_12mesesEpidauraMoreira

Caros CEGV, FSP e povo do grupo.... No formulário que a CRC me passou para responder e devolver eu assinei mas não reconheci firma ou apostilei, não dizia nada sobre isso....o que vcs me dizem???? abraços

Dom_Tenreiro

Se precisar vou fazer outro correndo e enviar....

RoseDom_TenreiroFSP
    editado março 2019

@Soraia1975 disse:
    Se precisar vou fazer outro correndo e enviar....

Assinada e reconhecida por AUTENTICIDADE. Não precisa apostilar...
    (mesmo procedimento do requerimento...)

Rose

@Asferjunior disse:

@APARECIDA disse:
    Boa tarde!

Infelizmente é perda de tempo da parte nossa e da parte de um oficial, que tem que parar o seu serviço para dar uma resposta básica assim...e o resultado disso é uma Linha de Registos sobrecarregada!

Segue o jogo...

Desculpe se não entendi sua colocação, como disse, liguei várias vezes na LR semana passada, fiquei várias horas ouvindo a mesma mensagem, para depois a ligação ser encerrada e meus créditos Skype diminuirem. Estou apenas em busca da informação pelo orgão responsável pela prestação do serviço, meu processo já completou 18 meses e está ha mais de 3 meses aguardando despacho da conservadora, já tem processos depois do meu que já foram concluídos.

Rose
  • RafaMeloRafaMelo Member 104 PontosPosts: 21

Pessoal, boa noite!
    Com muita alegria comunico que o processo de convolação da minha mãe foi concluído com sucesso. Recebi email hoje da CRC Atribuição com o comunicado (exatamente igual ao que todos que tiveram o processo concluído receberam).
    Muito grato pela colaboração de todos deste Portal. Fiz todo o processo somente com base nas informações compartilhadas aqui.
    Momento de celebração! Agora é partir para os próximos passos.

Atualização da planilha:
    RafaMelo (mãe) ... entregue 11/09/17...504xx/17 .... CONCLUÍDO!

Abraços!

CEGVYohalinheliobDom_TenreiroFSPECGmarcelo_12mesesEpidauraMoreiraRodsamaralMalue 9 outros.

@RafaMelo disse:
    Pessoal, boa noite!
    Com muita alegria comunico que o processo de convolação da minha mãe foi concluído com sucesso. Recebi email hoje da CRC Atribuição com o comunicado (exatamente igual ao que todos que tiveram o processo concluído receberam).
    Muito grato pela colaboração de todos deste Portal. Fiz todo o processo somente com base nas informações compartilhadas aqui.

Atualização da planilha:

Abraços!

O meu é 20/09 tá chegando. .
    Parabéns

RafaMeloDom_TenreiroFSPmarcelo_12mesesAsferjunior
  • MarciaCoelhoMarciaCoelho Member 418 PontosPosts: 86

@RafaMelo, parabéns!!! O meu é de 23/08/17 e ainda não saiu. Mas sigo na fé!! 🙏🙏

RafaMeloDom_TenreiroFSPECGmarcelo_12mesesCEGVMaluAsferjuniorAndrea

CEGV te enviei uma mensagem, mas não precisa responder, entendi agora, vou fazer o reconhecimento por autenticidade. Valeu!!!

CEGVmsouzasantos

@APARECIDA disse:

@Asferjunior disse:

@APARECIDA disse:

Desculpe se não entendi sua colocação, como disse, liguei várias vezes na LR semana passada, fiquei várias horas ouvindo a mesma mensagem, para depois a ligação ser encerrada e meus créditos Skype diminuirem. Estou apenas em busca da informação pelo orgão responsável pela prestação do serviço, meu processo já completou 18 meses e está ha mais de 3 meses aguardando despacho da conservadora, já tem processos depois do meu que já foram concluídos.

@APARECIDA, acho que o que o @Asferjunior quis dizer, em outras palavras, foi que, infelizmente, o responsável pelos email vai te dar ainda menos importância do que a LR.

Como o @CEGV disse, mais acima, o carinha do email provavelmente só verifica se o processo existe e que ainda não foi concluído e, pum, nem levanta da cadeira para ir verificar mais nada e, tão simplesmente, copia e cola o texto do "em análise". Isso, se ele não estiver se deleiteando com um canivete fazendo marquinhas de X na mesa dele e contando: "86... 87... 88..."

CEGVAsferjuniorRoseAPARECIDA

@RafaMelo disse:

Atualização da planilha:

Um ano e seis meses, arredondando. O meu, de jan/18, deve vir lá pelas bandas de julho 2019.

SUCESSO PRA TI E MUITA SAÚDE PARA TODOS DE SUA FAMÍLIA, IRMÃO!

CEGVRoseAndreaRafaMelo
  • RodsamaralRodsamaral Member 468 PontosPosts: 125

Bom dia ,liguei na LR ,55 min de espera e nada de resposta da DGAJ e PJ ,a consulta foi enviado dia 15/12/2018 e ainda nao deram retorno 17 meses de espera

• AsferjuniorAsferjunior Member 651 PontosPosts: 125

@APARECIDA disse:

@Asferjunior disse:

@APARECIDA disse:
    Boa tarde!

Segue o jogo...

Não há o que desculpar. Eu é quem peço desculpas se dei a entender outra coisa. Se vc olhar as páginas deste tópico verá que quase 100 % dos emails respondidos pelos oficiais são inúteis. A se salvam uns poucos que informaram (ao menos) os números dos processos e a existência de alguma exigência. Assim como vc a maioria aqui sabe a luta que é conseguir falar na LR. No entanto, é inútil enviar email para lá se o interessado já sabe o número do processo. Já cometi esse equívoco inúmeras vezes e os oficiais já escreveram a alguns colegas aqui que seriam mais produtivos se não tivessem que ficar respondendo e-mails. Já eu penso que se a LR e o prazo dos processos funcionassem corretamente não teriam tantos e-mails para responderem...

Abcs!

Rose
  • fabioflorianofabiofloriano NoConversation 399 PontosPosts: 86

Boa tarde, após 3 horas na L/R novas informações, por gentileza atualizar na planilha
    Fábio Floriano 12/10/17 342 C C 586xx/17 07/03/19 5 Diligências - falta DGAJ (SEF já respondeu)!
    Favor Incluir
    Adulcio Floriano 21/2/19 C C 170xx/19 07/03/19 - Numerado.

Abraços Obrigado.

AsferjuniorRoseCEGVmarcelo_12mesessarahcampos

@fabiofloriano , registrado... aparecerão na próxima publicação...
    abraços,

@fabiofloriano disse:

Já estão numerando em 1 mês.
    "É ponto, Arnaldo!"

CEGVRose

@RafaMelo disse:
    Pessoal, boa noite!

Atualização da planilha:

Abraços!

Parabéns, Xará!

CEGVmarcelo_12mesesRafaMelo

@Rose disse:
    Parabéns

O da D. Encrenca aki em casa é de 19/09/2017...

Falta pouco (ou não)!

CEGVRose
  • sarahcampossarahcampos Member 247 PontosPosts: 46

@fabiofloriano disse:

Deixei de ser a lanterninha. kkkkk

CEGVMaluAsferjuniorRosemarcelo_12mesesfabioflorianoAndrea

@marcelo_12meses disse:

@APARECIDA disse:

@Asferjunior disse:

@APARECIDA disse:

@APARECIDA, acho que o que o @Asferjunior quis dizer, em outras palavras, foi que, infelizmente, o responsável pelos email vai te dar ainda menos importância do que a LR.

Como o @CEGV disse, mais acima, o carinha do email provavelmente só verifica se o processo existe e que ainda não foi concluído e, pum, nem levanta da cadeira para ir verificar mais nada e, tão simplesmente, copia e cola o texto do "em análise". Isso, se ele não estiver se deleiteando com um canivete fazendo marquinhas de X na mesa dele e contando: "86... 87... 88..."

Obrigada, Marcelo!

Rosemarcelo_12meses

@Asferjunior disse:

@APARECIDA disse:

@Asferjunior disse:

@APARECIDA disse:
    Boa tarde!

Segue o jogo...

Não há o que desculpar. Eu é quem peço desculpas se dei a entender outra coisa. Se vc olhar as páginas deste tópico verá que quase 100 % dos emails respondidos pelos oficiais são inúteis. A se salvam uns poucos que informaram (ao menos) os números dos processos e a existência de alguma exigência. Assim como vc a maioria aqui sabe a luta que é conseguir falar na LR. No entanto, é inútil enviar email para lá se o interessado já sabe o número do processo. Já cometi esse equívoco inúmeras vezes e os oficiais já escreveram a alguns colegas aqui que seriam mais produtivos se não tivessem que ficar respondendo e-mails. Já eu penso que se a LR e o prazo dos processos funcionassem corretamente não teriam tantos e-mails para responderem...

Abcs!

Bom dia! sim, é mesmo uma pena que não tenhamos o retorno como merecemos!! uma luta mesmo, muito desgaste. Mas acredito que já esta prestes a sair. Muito obrigada!

Rose

@Rafa1509 disse:

@Rose disse:
    Parabéns

O da D. Encrenca aki em casa é de 19/09/2017...

Falta pouco (ou não)!

Rafa meu apelido aqui em casa tb é dona Encrenca. Será que ganharemos juntas. Donas Encrecas Unidas na esperança

marcelo_12mesesRafa1509
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.