Arquivo Central do Porto (ACP) - Atribuição 1C - Informações e acompanhamento
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Quer participar e contribuir? Clique no botão "Registrar-se" se é sua primeira vez aqui. Se você já é um dos nossos, clique em "Entrar".
Comentários
Boa noite, tenho boas notícias, o processo de minha filha de número 856XX/2018, numerado em 11/12/2018, foi concluído hoje
Saiu o despacho ou o assento?
@lisandracf, saiu o despacho e a atendente disse que sairá o assento até o final desse mês de Março
Parabéns Andrea!!!
Obrigada @Rodrigo_Camacho, o seu está bem proximo em numero do processo da minha filha, logo, logo, será o seu!
Bom dia, é com imenso prazer que informo que meu processo foi concluido ontem 13/03/19
Recebido dia 31/12/18
Numerado 12/12/18
Obrigado a todos do Portal, depois de 10 anos consegui a tao desejada nacionalidade Portuguesa
Parabéns @Rodrigo_Camacho.
Parabéns @Andrea
Obrigado @PACHECO!!!
Cara Andrea, são notícias assim que fazem nosso dia!
Sinto como se a vitória fosse minha!
Parabéns, e grande abraço.
Tristeza é que agora que vejo os de dezembro andando, não consigo ser atendido pela LR. Já tentei umas 10 vezes via skype agora pela manhã, ontem também, e só recebo "LR não está disponível"
Mais alguém nessa situação?
Parabéns Rodrigo_Camacho !!!!! Mtas alegrias e sucesso c a sua nova cidadania! Abc!!
Boa galera! Pelo visto então estamos com média de 3 meses. MUITO MELHOR que convolação. Ufa...
Obrigada aos amigos @EpidauraMoreira, @Rodrigo_Camacho e @PACHECO, fico muito feliz em dividir com vocês toda essa alegria, e além disso, vocês me fazem sempre lembrar o quê tem sido essa nossa árdua caminhada até esse momento de vitória e realização. Desejo muitas felicidades para todos vocês tugas queridos!
YES !!!
Diversas pessoas... Super congestionado o serviço... tem que continuar tentando... o que nos diferencia é que não desistimos !!!
abraços e boa sorte !
Obrigado mei amigo @dsgalhardo !!!
Boa tarde! Estou com uma dúvida e não consegui encontrar...para enviar por carta a atribuição direta para netos, pode ser na ACP do Porto ou somente Lisboa? Obrigada
@Tahena , somente a CRCentrais, em Lisboa, faz o processamento e tramitação dos requerimentos de atribuição de netos.
Oi pessoal! Boa tarde.
Estou organizando a documentação pra enviar meu processo. A convolação foi concluída essa semana.
Já pedi a certidão online da minha mãe, depois do pagamento demora quantos dias pra eles mandarem a chave de acesso?
E .. vou mandar o meu processo pra Porto, mas gostaria de saber se alguém sabe me dizer quanto tempo está demorando atribuição em Lisboa, muito mais que 3 meses? (Só por curiosidade)
Obrigada ☺️
Outra coisa.. existe a possibilidade de pedir com urgência? Se sim como é o procedimento?
Normalmente no mesmo dia, dependendo da hora ou, no máximo 1 ou 2 dias posteriores, dependendo da conservatória onde o registro está registrado No seu caso deve ser dia útil seguinte.
Mais de um ano. Não vale a pena...
Processo de atribuição com urgência só se você comprovar formalmente que tem proposta de trabalho em Portugal.
Muito obrigada @CEGV, eu paguei na sexta à tarde.. devo receber entre segunda e terça então..
Aqui também tem tabela pra gente acompanhar os processos?
Ainda não mas chegamos lá... ;-)
@CEGV tenho a impressão de ter lido um post teu explicando o funcionamento dos processos, quem faz o despacho, quem faz o assento, etc...
Pode me mandar o link?
Só aqui já tenho mais de 1.700 comentários... acho mais fácil re-explicar do que achar a publicação específica que você mencionou.
O que você precisa ?
Curiosidade só, saber quem são os responsáveis por cada etapa dos nossos processos. Acho que foi no grupo das convolações. Obrigada,
@lisandracf , no geral são estas "fases"
recepção, contabilização, numeração, digitalização, análise, diligências, exigências, despacho e registro/averbação
E quem faz a averbação? O assento?
Boa noite pessoal. Hoje, após 01h16min., obtive a informação que saiu o despacho de conclusão do processo nº 88XXX/2018 de meu pai. De acordo com a atendente, o número do assento sairá daqui duas semanas...uhhhhh.
Agora, só resta aguardar o número do assento para pedir certidão e partir para a minha tão sonhada cidadania.
Muito obrigada mais uma vez a todos, em especial ao @CEGV e @Rafa1509.
Ah, parabéns @Andrea e @Rodrigo_Camacho pela conquista!
Que boa notícia, Clau!
Aproveite o momento e bora pro seu!
Aproveite para ler a página 1 do tópico abaixo, quando for enviar o seu:
http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/28/atribuicao-1c-filhos-de-portugueses-menor-maior-documentos-e-para-onde-enviar
@Rafa1509 isso mesmo, correr para o meu....rsrsrsrs. Já dei uma lida e já solicitarei minha certidão de nascimento e os outros documentos.
Grata
Bom dia a todos.
Alguém com processo de atribuiçao 1. C no ACP entrado em Janeiro deste ano 2019 ja o teve concluido?
Ou ainda estao andamento la nos processos 1.C de Dezembro 2018?
O processo de meu irmao mais velho, começado a 2 de Janeiro de 2019, continua naquela famosa fase que todos conhecemos...
Por favor informem, e boa sorte!!!
Meu processo teve despacho favorável em 03/03 e está até hoje aguardando registro
Negativo, Epidaura. O ACP ainda está em dezembro do ano passado. Quero crer que até o final desse mês terminem 2018 e comecem 2019.
Tô acompanhando no tabelão
Boa tarde, tenho duas perguntas:
o assento de nascimento do meu pai (obtido por atribuição 1C no ACP) veio com o nome de uma das Avós [a brasileira] errado, acredito que o Conservador teve dificuldades para decifrar o que estava escrito na cópia reprográfica da certidão de nascimento.
1ª pergunta: existe algum procedimento para ele solicitar a retificação desse sobrenome? Qual?
2ª pergunta: se eu enviar o meu processo de atribuição 1C para o ACP, utilizando esse assento do meu pai com o erro no nome da avó dele, posso ter algum problema ou ele poderá ter algum problema para retificar posteriormente esse sobrenome, mesmo que o nome da avó dele não será utilizado no meu processo?
Obrigado pela atenção
Maurício
Para ter uma estimativa, tive um processo registrado em 4/12/18 de numeração 836xx-18 foi finalizado no dia 18/3/19
Perdão,
na verdade foram os dois sobrenomes da avó brasileira que vieram errados, e não o nome como eu disse anteriormente no início da mensagem.
Obrigado
Favor informar como é o correto e como figura na certidão!
Se quiser fazer analogia, fique a vontade...
A cópia reprográfica é de um registro brasileiro escrito a mão.
O sobrenome correto é Gertrudes, e no assento português veio como Gertruões.
Acontece que na linha de cima do Gertrudes consta um sobrenome com Ç, e o cedilha está bem acima do "d" de Getrudes, mas esse "d" está meio apagado na escrita, acho que a caneta falhou. Por isso entenderam ser um "õ".
O outro sobrenome que está errado é estrangeiro, e começa com a letra K, no entanto o escrivão desenhou um K muito "artístico" e no assento português veio como sendo um Y.
Espero ter sido claro na explicação.
Obrigado pela atenção @Rafa1509
Pessoal, quem puder e souber inserir na tabela do google docs, peço que coloque lá os seguintes processos para ajudar na estimativa:
Processo: 836xx-2018
data da numerção: 04/12/18
João
Forma de pagamento:dinheiro
status: concluido
concluido em:18/03/2019
Processo: 145xx-2019
data da numerção: 30/01/19
Luis
Forma de pagamento:gratuito
status: análise
previsão:15/05/19
Processo: 145xx-2019
data da numerção: 30/01/19
Clara
Forma de pagamento:gratuito
status: análise
previsão:15/05/2019
Muito obrigado à todos!
@jhmferraz Inserido!
Mauricio, foi claro sim.
Por favor escreva um email para rcentrais.retificacoes@irn.mj.pt e veja o que eles falam sobre isso.
Se eles julgarem necessário, vão retificar, como um averbamento na certidão!
Abraços
Alguem pode me responder se a comunicação do ACP para os solicitantes é por correio ou email????
Estou com despacho favorável desde 03/03.

22 dias aguardando o bendito registo
Obrigado @Rafa1509 , inclusive enviei mensagem para este endereço de email já ontem a noite, mas ainda não recebi resposta.
Abraço
Comigo foi por carta. Quando houve finalização do processo e quando tive pendência. Quanto a solicitação e informações acredito que apenas pessoalmente. Essa foi minha experiência.
Galera, alguem tem alguma noticia sobre os processos de Janeiro, será que a ACP já começou ? O meu é de 22/01, muito ansioso kkkk.
@Igorpt2019, ainda estão concluindo o mês de Dezembro no ACP
Saiu meu registro hoje!!!!
Obrigada a todos