PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Arquivo Central do Porto (ACP) - Atribuição 1C - Informações e acompanhamento

1111214161761

Comentários

• AndreaAndrea Member 313 PontosPosts: 91

Boa noite, tenho boas notícias, o processo de minha filha de número 856XX/2018, numerado em 11/12/2018, foi concluído hoje

lisandracfCEGVRodrigo_CamachoEpidauraMoreiraClauFSP
  • lisandracflisandracf Member 220 PontosPosts: 71

@Andrea disse:
    Boa noite, tenho boas notícias, o processo de minha filha de número 856XX/2018, numerado em 11/12/2018, foi concluído hoje

Saiu o despacho ou o assento?

@lisandracf disse:

@Andrea disse:

Saiu o despacho ou o assento?

@lisandracf, saiu o despacho e a atendente disse que sairá o assento até o final desse mês de Março

lisandracfClau
  • Rodrigo_CamachoRodrigo_Camacho Member 452 PontosPosts: 98

Parabéns Andrea!!!

Obrigada @Rodrigo_Camacho, o seu está bem proximo em numero do processo da minha filha, logo, logo, será o seu!

Rodrigo_Camacho

Bom dia, é com imenso prazer que informo que meu processo foi concluido ontem 13/03/19
    Recebido dia 31/12/18
    Numerado 12/12/18
    Obrigado a todos do Portal, depois de 10 anos consegui a tao desejada nacionalidade Portuguesa

lisandracfLeciiroAndreaCEGVEpidauraMoreiraDKS2018Clau
  • PACHECOPACHECO Member 707 PontosPosts: 197

@Rodrigo_Camacho disse:
    Bom dia, é com imenso prazer que informo que meu processo foi concluido ontem 13/03/19

Parabéns @Rodrigo_Camacho.

Rodrigo_CamachoCEGV
  • PACHECOPACHECO Member 707 PontosPosts: 197

@Andrea disse:

Parabéns @Andrea

AndreaCEGV

Obrigado @PACHECO!!!

CEGV
  • EpidauraMoreiraEpidauraMoreira Member 1644 PontosPosts: 444

@Andrea disse:

Cara Andrea, são notícias assim que fazem nosso dia!

Sinto como se a vitória fosse minha!

Parabéns, e grande abraço.

AndreaCEGV
  • MaurícioAlvesMaurícioAlves Member 71 PontosPosts: 29

Tristeza é que agora que vejo os de dezembro andando, não consigo ser atendido pela LR. Já tentei umas 10 vezes via skype agora pela manhã, ontem também, e só recebo "LR não está disponível"

Mais alguém nessa situação?

CEGV
  • dsgalhardodsgalhardo Member 217 PontosPosts: 50

Parabéns Rodrigo_Camacho !!!!! Mtas alegrias e sucesso c a sua nova cidadania! Abc!!

AndreaRodrigo_Camacho
  • mabarrosmabarros Member 460 PontosPosts: 130

Boa galera! Pelo visto então estamos com média de 3 meses. MUITO MELHOR que convolação. Ufa...

Obrigada aos amigos @EpidauraMoreira, @Rodrigo_Camacho e @PACHECO, fico muito feliz em dividir com vocês toda essa alegria, e além disso, vocês me fazem sempre lembrar o quê tem sido essa nossa árdua caminhada até esse momento de vitória e realização. Desejo muitas felicidades para todos vocês tugas queridos!

PACHECOCEGVRodrigo_Camacho
  • CEGVCEGV Moderator 4996 PontosPosts: 5,130

@Rodrigo_Camacho disse:

YES !!!

Rodrigo_Camacho

@MaurícioAlves disse:
    Tristeza é que agora que vejo os de dezembro andando, não consigo ser atendido pela LR. Já tentei umas 10 vezes via skype agora pela manhã, ontem também, e só recebo "LR não está disponível"

Mais alguém nessa situação?

Diversas pessoas... Super congestionado o serviço... tem que continuar tentando... o que nos diferencia é que não desistimos !!!

abraços e boa sorte !

@dsgalhardo disse:
    Parabéns Rodrigo_Camacho !!!!! Mtas alegrias e sucesso c a sua nova cidadania! Abc!!

Obrigado mei amigo @dsgalhardo !!!

• TahenaTahena Member 7 PontosPosts: 5

Boa tarde! Estou com uma dúvida e não consegui encontrar...para enviar por carta a atribuição direta para netos, pode ser na ACP do Porto ou somente Lisboa? Obrigada

@Tahena , somente a CRCentrais, em Lisboa, faz o processamento e tramitação dos requerimentos de atribuição de netos.

• ilyanilyan Member 277 PontosPosts: 46

Oi pessoal! Boa tarde.
    Estou organizando a documentação pra enviar meu processo. A convolação foi concluída essa semana.

Já pedi a certidão online da minha mãe, depois do pagamento demora quantos dias pra eles mandarem a chave de acesso?

E .. vou mandar o meu processo pra Porto, mas gostaria de saber se alguém sabe me dizer quanto tempo está demorando atribuição em Lisboa, muito mais que 3 meses? (Só por curiosidade)

Obrigada ☺️

FSP

Outra coisa.. existe a possibilidade de pedir com urgência? Se sim como é o procedimento?

@ilyan disse:
    Oi pessoal! Boa tarde.
    Estou organizando a documentação pra enviar meu processo. A convolação foi concluída essa semana.
    Já pedi a certidão online da minha mãe, depois do pagamento demora quantos dias pra eles mandarem a chave de acesso?

Normalmente no mesmo dia, dependendo da hora ou, no máximo 1 ou 2 dias posteriores, dependendo da conservatória onde o registro está registrado No seu caso deve ser dia útil seguinte.

E .. vou mandar o meu processo pra Porto, mas gostaria de saber se alguém sabe me dizer quanto tempo está demorando atribuição em Lisboa, muito mais que 3 meses? (Só por curiosidade)

Mais de um ano. Não vale a pena...

Outra coisa.. existe a possibilidade de pedir com urgência? Se sim como é o procedimento?

Processo de atribuição com urgência só se você comprovar formalmente que tem proposta de trabalho em Portugal.

ilyan

Muito obrigada @CEGV, eu paguei na sexta à tarde.. devo receber entre segunda e terça então..
    Aqui também tem tabela pra gente acompanhar os processos?

@ilyan disse:
    Muito obrigada @CEGV, eu paguei na sexta à tarde.. devo receber entre segunda e terça então..
    Aqui também tem tabela pra gente acompanhar os processos?

Ainda não mas chegamos lá... ;-)

ilyan

@CEGV tenho a impressão de ter lido um post teu explicando o funcionamento dos processos, quem faz o despacho, quem faz o assento, etc...
    Pode me mandar o link?

@lisandracf disse:
    @CEGV tenho a impressão de ter lido um post teu explicando o funcionamento dos processos, quem faz o despacho, quem faz o assento, etc...
    Pode me mandar o link?

Só aqui já tenho mais de 1.700 comentários... acho mais fácil re-explicar do que achar a publicação específica que você mencionou.

O que você precisa ?

@CEGV disse:

@lisandracf disse:
    Pode me mandar o link?

Só aqui já tenho mais de 1.700 comentários... acho mais fácil re-explicar do que achar a publicação específica que você mencionou.

O que você precisa ?

Curiosidade só, saber quem são os responsáveis por cada etapa dos nossos processos. Acho que foi no grupo das convolações. Obrigada,

@lisandracf , no geral são estas "fases"

recepção, contabilização, numeração, digitalização, análise, diligências, exigências, despacho e registro/averbação

E quem faz a averbação? O assento?

• ClauClau Member 123 PontosPosts: 32

Boa noite pessoal. Hoje, após 01h16min., obtive a informação que saiu o despacho de conclusão do processo nº 88XXX/2018 de meu pai. De acordo com a atendente, o número do assento sairá daqui duas semanas...uhhhhh.
    Agora, só resta aguardar o número do assento para pedir certidão e partir para a minha tão sonhada cidadania.
    Muito obrigada mais uma vez a todos, em especial ao @CEGV e @Rafa1509.
    Ah, parabéns @Andrea e @Rodrigo_Camacho pela conquista!

Rafa1509CEGVAndreabrasilhenrique
  • Rafa1509Rafa1509 Moderator 869 PontosPosts: 323

@Clau disse:
    Boa noite pessoal. Hoje, após 01h16min., obtive a informação que saiu o despacho de conclusão do processo nº 88XXX/2018 de meu pai. De acordo com a atendente, o número do assento sairá daqui duas semanas...uhhhhh.
    Agora, só resta aguardar o número do assento para pedir certidão e partir para a minha tão sonhada cidadania.
    Muito obrigada mais uma vez a todos, em especial ao @CEGV e @Rafa1509.
    Ah, parabéns @Andrea e @Rodrigo_Camacho pela conquista!

Que boa notícia, Clau!

Aproveite o momento e bora pro seu!

Aproveite para ler a página 1 do tópico abaixo, quando for enviar o seu:

http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/28/atribuicao-1c-filhos-de-portugueses-menor-maior-documentos-e-para-onde-enviar

Clau
  • ClauClau Member 123 PontosPosts: 32

@Rafa1509 isso mesmo, correr para o meu....rsrsrsrs. Já dei uma lida e já solicitarei minha certidão de nascimento e os outros documentos.
    Grata

• EpidauraMoreiraEpidauraMoreira Member 1644 PontosPosts: 444

Bom dia a todos.

Alguém com processo de atribuiçao 1. C no ACP entrado em Janeiro deste ano 2019 ja o teve concluido?

Ou ainda estao andamento la nos processos 1.C de Dezembro 2018?

O processo de meu irmao mais velho, começado a 2 de Janeiro de 2019, continua naquela famosa fase que todos conhecemos...

Por favor informem, e boa sorte!!!

Meu processo teve despacho favorável em 03/03 e está até hoje aguardando registro :(

Andrea
  • brasilhenriquebrasilhenrique Moderator 225 PontosPosts: 67

@EpidauraMoreira disse:
    Bom dia a todos.

Alguém com processo de atribuiçao 1. C no ACP entrado em Janeiro deste ano 2019 ja o teve concluido?

Ou ainda estao andamento la nos processos 1.C de Dezembro 2018?

O processo de meu irmao mais velho, começado a 2 de Janeiro de 2019, continua naquela famosa fase que todos conhecemos...

Por favor informem, e boa sorte!!!

Negativo, Epidaura. O ACP ainda está em dezembro do ano passado. Quero crer que até o final desse mês terminem 2018 e comecem 2019.

Tô acompanhando no tabelão

EpidauraMoreira

Boa tarde, tenho duas perguntas:
    o assento de nascimento do meu pai (obtido por atribuição 1C no ACP) veio com o nome de uma das Avós [a brasileira] errado, acredito que o Conservador teve dificuldades para decifrar o que estava escrito na cópia reprográfica da certidão de nascimento.

1ª pergunta: existe algum procedimento para ele solicitar a retificação desse sobrenome? Qual?

2ª pergunta: se eu enviar o meu processo de atribuição 1C para o ACP, utilizando esse assento do meu pai com o erro no nome da avó dele, posso ter algum problema ou ele poderá ter algum problema para retificar posteriormente esse sobrenome, mesmo que o nome da avó dele não será utilizado no meu processo?

Obrigado pela atenção
    Maurício

• jhmferrazjhmferraz Member 145 PontosPosts: 44

Para ter uma estimativa, tive um processo registrado em 4/12/18 de numeração 836xx-18 foi finalizado no dia 18/3/19

@MaurícioAlves disse:
    o assento de nascimento do meu pai (obtido por atribuição 1C no ACP) veio com o nome de uma das Avós [a brasileira] errado, acredito que o Conservador teve dificuldades para decifrar o que estava escrito na cópia reprográfica da certidão de nascimento.

1ª pergunta: existe algum procedimento para ele solicitar a retificação desse sobrenome? Qual?

2ª pergunta: se eu enviar o meu processo de atribuição 1C para o ACP, utilizando esse assento do meu pai com o erro no nome da avó dele, posso ter algum problema ou ele poderá ter algum problema para retificar posteriormente esse sobrenome, mesmo que o nome da avó dele não será utilizado no meu processo?

Obrigado pela atenção
    Maurício

Perdão,
    na verdade foram os dois sobrenomes da avó brasileira que vieram errados, e não o nome como eu disse anteriormente no início da mensagem.
    Obrigado

@MaurícioAlves disse:

@MaurícioAlves disse:

Obrigado pela atenção
    Maurício

Perdão,
    na verdade foram os dois sobrenomes da avó brasileira que vieram errados, e não o nome como eu disse anteriormente no início da mensagem.
    Obrigado

Favor informar como é o correto e como figura na certidão!

Se quiser fazer analogia, fique a vontade...

A cópia reprográfica é de um registro brasileiro escrito a mão.
    O sobrenome correto é Gertrudes, e no assento português veio como Gertruões.
    Acontece que na linha de cima do Gertrudes consta um sobrenome com Ç, e o cedilha está bem acima do "d" de Getrudes, mas esse "d" está meio apagado na escrita, acho que a caneta falhou. Por isso entenderam ser um "õ".
    O outro sobrenome que está errado é estrangeiro, e começa com a letra K, no entanto o escrivão desenhou um K muito "artístico" e no assento português veio como sendo um Y.

Espero ter sido claro na explicação.
    Obrigado pela atenção @Rafa1509

Pessoal, quem puder e souber inserir na tabela do google docs, peço que coloque lá os seguintes processos para ajudar na estimativa:

Processo: 836xx-2018
    data da numerção: 04/12/18
    João
    Forma de pagamento:dinheiro
    status: concluido

concluido em:18/03/2019

Processo: 145xx-2019
    data da numerção: 30/01/19
    Luis
    Forma de pagamento:gratuito
    status: análise

previsão:15/05/19

Processo: 145xx-2019
    data da numerção: 30/01/19
    Clara
    Forma de pagamento:gratuito
    status: análise
    previsão:15/05/2019

Muito obrigado à todos!

brasilhenrique
  • brasilhenriquebrasilhenrique Moderator 225 PontosPosts: 67

@jhmferraz Inserido!

jhmferraz

@MaurícioAlves disse:
    A cópia reprográfica é de um registro brasileiro escrito a mão.
    O sobrenome correto é Gertrudes, e no assento português veio como Gertruões.
    Acontece que na linha de cima do Gertrudes consta um sobrenome com Ç, e o cedilha está bem acima do "d" de Getrudes, mas esse "d" está meio apagado na escrita, acho que a caneta falhou. Por isso entenderam ser um "õ".
    O outro sobrenome que está errado é estrangeiro, e começa com a letra K, no entanto o escrivão desenhou um K muito "artístico" e no assento português veio como sendo um Y.

Espero ter sido claro na explicação.
    Obrigado pela atenção @Rafa1509

Mauricio, foi claro sim.

Por favor escreva um email para rcentrais.retificacoes@irn.mj.pt e veja o que eles falam sobre isso.

Se eles julgarem necessário, vão retificar, como um averbamento na certidão!

Abraços

• Soraia1975Soraia1975 Member 535 PontosPosts: 148

Alguem pode me responder se a comunicação do ACP para os solicitantes é por correio ou email????

• LisandraFigueiredoLisandraFigueiredo Member 119 PontosPosts: 37

Estou com despacho favorável desde 03/03.
    22 dias aguardando o bendito registo
    :(

@Rafa1509 disse:
    Mauricio, foi claro sim.

Por favor escreva um email para rcentrais.retificacoes@irn.mj.pt e veja o que eles falam sobre isso.

Se eles julgarem necessário, vão retificar, como um averbamento na certidão!

Abraços

Obrigado @Rafa1509 , inclusive enviei mensagem para este endereço de email já ontem a noite, mas ainda não recebi resposta.

Abraço

@Soraia1975 disse:
    Alguem pode me responder se a comunicação do ACP para os solicitantes é por correio ou email????

Comigo foi por carta. Quando houve finalização do processo e quando tive pendência. Quanto a solicitação e informações acredito que apenas pessoalmente. Essa foi minha experiência.

• Igorpt2019Igorpt2019 Member 36 PontosPosts: 21

Galera, alguem tem alguma noticia sobre os processos de Janeiro, será que a ACP já começou ? O meu é de 22/01, muito ansioso kkkk.

@Igorpt2019, ainda estão concluindo o mês de Dezembro no ACP

• LisandraFigueiredoLisandraFigueiredo Member 119 PontosPosts: 37

Saiu meu registro hoje!!!! <3 Obrigada a todos :)

CEGVAndreaLeciiroRafa1509Fernanda_Andrade27ClauFSP
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.