Acompanhamento de Processos de Conversão de Nacionalidade Derivada em Originária (6.4 para 1.1-D)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Quer participar e contribuir? Clique no botão "Registrar-se" se é sua primeira vez aqui. Se você já é um dos nossos, clique em "Entrar".
Comentários
>
Gente, olhem a @alice chegando e "banhando-se de azul", a NOSSA cor da sorte!
Eu sabia que nao iríamos terminar a semana em jejum!
Parabéns, Alice!
@alice , fico feliz da vida sempre que adiciono mais um "Finalizado" na nossa tabela.
Agora foi a vez do seu pai e muito em breve será a sua vez de comemorar a nacionalidade portuguesa.
Lhe desejo prosperidade e o melhor dos futuros ! Curta muito seu fim de semana e dê um abraço apertado no seu pai por todos nós ! Agora é hora de cuidar do seu !
@CEGV
@Alice, parabéns!! Felicidades!!!
Graças a Deus, uma notícia boa para fechar nossa semana!!
Deve estar sendo sofrida esta espera Marcia, mas não deve tardar a terminar (pelo tempo de processo). Você sabe em que estágio está o seu processo? Ainda em Análise?
Boa sorte!
Felicitações @Alice!
Enfim um boa notícia para fechar a semana.
Boa sorte com o seu processo.
@Bruno, muito angustiante. O processo teve uma exigência cumprida em outubro/18. Desde então, sigo aguardando. Mas não sei em que etapa se encontra. Nunca liguei para a LR. Só obtenho informação por meio da advogada, que é sempre a mesma : tenho que aguardar.
O advogado fez a minha naturalização e fiquei insegura em mandar direto. Conhecia um grupo que não era especializado em nacionalidade. Falei com ele no mesmo dia da aprovação da Lei e ele pediu para esperar a regulamentação. Mandei na mesma hora tudo que ele me pediu para escritório no Rio de Janeiro. Acredito que juntaram outros processos pois chegou em Lisboa em Julho/17 e só deu entrada 'igual" a você em (20/Setembro/17). Lamento não ter conhecido o fórum antes. Mas, uma coisa eu garanto. Vamos dar sequência na nacionalidade para filhos com orientação deste grupo incrível. Direto e sem advogado. Obrigada a todos.> @alice disse:
Parabéns. Alice
59,43% de processos de 2017 concluídos.
Praticamente 60%, pessoal!
Tá chegando!
Prezados,
Alguém sabe informar se tem procedência a informação de que novas orientações sobre a conversão da nacionalidades de netos por aquisição para atribuição teriam sido ou estariam prestes a ser emitidas com vista a agilizar a conclusão desses processos? Ou seriam só boatos?
Pergunto porque li uma postagem sobre isso em outro espaço e lembrei-me de que quando liguei pra Linha Registo e perguntei à funcionária sobre a duração esperada para a conclusão do meu processo, ela não quis informar, limitando-se a dizer que deveria demorar bastante, pelo menos, e isso é que importante, só Lisboa tivesse poderes para tratar do assunto. Isso tem exatamente um mês. Agora, ligando as duas coisas, o comentário e a observação da funcionária, fico a me perguntar: Será que teremos alguma novidade sobre isso?
Obrigada a todos!! Muito feliz 😃
Parabens Aliceque otima noticia, afinal estou logo depois de voce.....torcendo muito...
Eu fiz com despachante e até outro dia estava totalmente no escuro, na realidade encontrei MUITO mais informação com vocês aqui do que com o profissional que contratei. Semana que vem vou tomar coragem e ligar pra lá para saber do meu, tenho certeza que em breve você terá uma bela notícia, o seu deve ser um dos próximos!
@Bruno, obrigada!! 🙏🙏
Boa sorte!! Abs
Parabéns!!!! Aproveite bem esse momento e continue em frente até conseguir sua cidadania. Abraços;
Modéstia à parte, nosso espaço é o mas completo quando se fala de processos de conversão / convolação de netos já naturalizados. Conseguimos um grupo muito bacana, de alto nível e muito unido. Isto muito me orgulha.
Parabéns a todos nós. Certamente não seríamos o que somos sem a o nível e qualidade da audiência que temos (nossos participantes).
abraços e boa sorte a todos !
Por enquanto só boatos. Esta semana decidiram enviar os processos pendentes de Judeus Sefarditas para outras conservatórias, preparando-as para decidir sobre estes processos através de um curso de 2 dias, ministrados para os conservadores e oficiais destas conservatórias-destino. Provavelmente alguém (interessado) imaginou que se estão fazendo isso com os "Sefarditas" também o farão com os "Convolantes"
A rigor não existem 2 tipos de processos 1.D. Muito certamente os processos, no setor responsável, estão todos "juntos e misturados". Dos mais de 5.000 processos pendentes teriam que separar os processos de conversão. Então, se algo acontecer, se tomarem alguma decisão sobre envio dos 1.D pendentes, será, provavelmente, para todos os 1.D pendentes.
Amigo, perguntar para qualquer atendente da LR sobre expectativa de prazos de processos é mais um daqueles equívocos que algumas vezes menciono. Com todo respeito e carinho que tenho por eles, eles são atendentes de um serviço de informações e não estão dentro das conservatórias e setores que cuidam dos processos. O que conseguem ver são informações que são cadastradas em sistemas internos do IRN. Nunca vi (e acho que nunca verei) um atendente da LR falar "Ah... pera aí que vou dar uma ligadinha para a conservadora para perguntar sobre seu processo e tirar esta sua dúvida..." É óbvio que eles estão mais próximos dos conservadores/oficiais do que nós mas eles não estão envolvidos nos trâmites processuais. A "percepção" é baseada no trabalho que eles executam, fornecendo 8 horas de informações pro dia a milhares de requerentes.
Abraços,
Os primeiros grupos que encontrei não eram especialistas e tinham seu valor porque reproduziram o que aprenderam na execução e experiência vivida. Não sei como, mas os moderadores daqui tem informações específicas de rotina e do trabalho dentro do sistema e das atribuições dos envolvidos em cada órgão. Conheço bem as citações do CEGV e outros que são simplesmente acima de qualquer consultoria de advogados que consultei e pesquisei. Parabéns, em especial aos administradores e moderadores, ao grupo todo e tb os participantes que com o tempo vão se especializando.
Eu estou na mesma situação que você. No meu caso, acho que deixei campo 9 (países onde residiu anteriormente, após 16 anos) em branco. Estarei em Lisboa em maio e irei a CR-centrais conversar sobre isto.
Nossos processos foram abertos em datas próximas. Então, vamos nos manter informadas caso caia em exigência.
Boa sorte para nós!
CEGV, favor corrigir os dados do processo da minha mãe na tabela. O correto é:
Daniela_tavares (mãe) 10/04/18 237 C C 485XX/18 08/02/19 5 Análise
Oi pessoal!! Só pra atualizar. Dia 28 de março mandei e-mail pra dgaj solicitando uma resposta. Eles reponderam já dia 29 de março e dia 5 de abril a cidadania foi concluída. Demorou uma eternidade a resposta do dgaj mas depois foi ultra rápido
Mais um tuga originário!
Minhas felicitações para o seu paizão, Alice!
Saúde para vocês!
@Rose , sao muitos anos, mas muito mesmo, de pesquisa com muita seriedade, uma sorte ou outra de conseguir espremer aquela informacaozinha que ninguem consegue, incontaveis horas de ligacoes para a LR (embora 99% dessa horas sejam inuteis) e principalmente, gente seria e dedicada...
Esse grupo formado nesse forum era o grupo mais participativo de outro forum ateh bem famoso, a creme de la creme, dos pesquisadores e estudiosos sobre o assunto, que por motivos pifios (pra nao dizer inveja ou coisa do tipo) foram banidos do outro forum...
Aqui se encontra informacao, os moderadores fazem um trabalho muito serio pra evitar polemicas desnecessarias ou histeria negativa poluente e tambem um otimo crivo no achismo e nos boatos...
O pessoal todo aqui esta de parabens, especialmente os moderadores e administradores, e o espaco so cresce com gente interessada contribuir e obter informacao de valor...
Abs
Boa noite pessoal.
Só pra critério de informação, recebi a Cartinha do IRN/CRC avisando da recepção de meu processo. Carta datada de 28/03/219. O processo é de 10/2017.
me registrei hoje e gostaria de orientação como inserir meu processo na tabela afim de acompanhamento. grato
@AntonioSobrinho, bem vindo.
Peço que primeiramente nos confirme que seu processo trata-se de um processo tipo 1-D (Neto) e que o neto já é português naturalizado pelo antigo e extinto artigo 6.4
Confirmado isso, precisaremos das seguintes informações:
Qualquer questão, estamos à disposição
Abraços e boa sorte
Depois de ficar 1:20 esperando atendimento na LR, quando finalmente chegou a minha vez...o querido Skype avisa que "está com problemas e não pode completar a ligação". Alguém mais já teve esta sensação gostosa? Alternativas ao lixo do Skype/Microsoft? Abcs
Bruno, isso não foi o Skype. Essa mensagem foi da URA (sistema de atendimento) da própria LR. Acontece com uma certa frequência e, aparentemente, é resultado do excesso de ligações. Não desanime e tente novamente.
Quando falha a ligação no Skype a ligação simplesmente cai, sem aviso, ou nem completa quando se liga.
Abraços e boa sorte.
Mas a mensagem de áudio foi em português bem brasileiro, será que era a URA lusa mesmo?
Ora pois, com certeza.
Hahahahhaha.
Na hora de transferir cair a ligação é de uma crueldade sem nome.
E xinguei tanto o Bill Gates sem motivo.
Olá pessoal!!
Eu faço parte também do outro Fórum, meu apelido lá é Pedro Pires.
Recebi a informação de um colega de la que aqui existia este tópico e que estava bem ativo.
Faz alguns anos que estou nessa luta também como vocês e gostaria de participar da lista para acompanhamento do processo.
Bem os dados são:
-O processo é do meu pai("convolção");
-Número 558XX/17
-21/09/2017 foi recebido na CRC Lisboa(via correios)
-Status "Em análise", última consulta 08/04/2019.
OBS: Em janeiro me foi informado que estava esperando resposta do MJ, da ultima vez que liguei estava em análise novamente, será que é a ultima análise antes de ir para despacho?? Estou rezando para que seja isso! Hahahahahaha
Muito obrigado antecipadamente e sucesso para todos nós.
gratos
Antonio
@PedroFP , bem vindo e aproveite nossas discussões.
@PedroFP e @AntonioSobrinho , informações serão registradas e aparecerão na próxima publicação da nossa tabela.
abraços e boa sorte a todos
Pedro, "Em análise" é a resposta "preguiçosa" de atendente da LR com quem você não conseguiu suficiente empatia ou resposta detalhada o suficiente. Vamos então levar em consideração que seu processo já passou pelas diligências oficiosas e aguarda resposta do MJ. Processos só andam para frente e a espera da resposta do MJ vem depois das diligências.
Abraços e ótima sorte a todos !
Pela data de recebimento faz sentido que seja mesmo desta forma, que o processo já tenha dobrado o Cabo da Boa Esperança.
64 Processos Concluídos
Estatísticas:
- 72 Requerentes +180 dias, 6 entre 91 e 180 dias e 3 com até 90 dias
- Status (5 Pendentes , 6 Numerados , 43 em Análise , 14 em Diligências , 12 em Despacho )
- Conclusão dos processos (em D.U.R): Tempo Mínimo 226 dias, Tempo Máximo 413 dias, Média 325 dias
Estatísticas Adicionais
jun/18 jul/18 ago/18 set/18 out/18 nov/18 dez/18 jan/19 fev/19 mar/19 abr/19 Concluídos 1 3 3 19 3 18 1 0 7 8 1 D.U.R. Max 226 257 274 305 322 346 321 0 402 401 413 D.U.R. Min 226 253 242 289 310 267 321 0 371 372 413 D.U.R. AVG 226 255 261 296 316 328 321 382 389 413 Dif mês ant 0 29 6 35 20 12 -7 61 7 24Pablo você não está na tabela, não é ?
abs
Realmente faltou empatia, ela não foi muito solícita, fez varias perguntas para confirmar dados pessoais(até endereço) e quando indagada sobre a questão do MJ, que nos foi informado em consulta anterior, ela nos deu uma resposta seca e vaga. Acontece, sempre nos foi dado um bom atendimento, mas pelo visto, na ultima vez, a atendente não estava em um bom dia! hehehehe...
Pois bem, vou dar uns dias e tentarei ligar outra vez.
Muito obrigado pela inclusão na tabela, sucesso!
Bruno, Deus te ouça! Hahahahaha...
Grande abraço e sucesso!
Olá. O meu processo e de alguns colegas na tabela é um dia antes do seu, 20/9/17. Último contato 09/04/19. Aguarda. Esperar junto tranquiliza.
Sim estou. 5 nomes após a Epidaura. É que a data que esta na tabela é a de numeração 02/11/2017, porém sempre que ligo a Atendente diz que foi revebido em 10/2017.
gratos por inclusão na planilha, agora é esperar confiante, o apoio já encontrei.
Glênio e Malu, torço muito por vocês... por vocês e por mim que venho em seguida... que essa lista esteja completa até o fim do ano....
Pois é, Soraia e demais colegas, estou aqui na maior expectativa de receber o e-mail confirmando a nacionalidade originária. Tive problemas com o campo 9, mas a exigência foi sanada há tempos.
Em 13/02/2019 enviei e-mail para CRCentrais para saber sobre o andamento do processo.
Em resposta fui informado: “Com referência ao processo em epígrafe, cumpre-me informar que o mesmo aguarda o cumprimento de diligências oficiosas promovidas por estes serviços, junto da DGAJ, as quais são imprescindíveis para a análise do processo.”
Segunda-feira passada, 08/04/2019, fiz o mesmo e a resposta foi: “Informa-se V. Exa. que o processo encontra-se para análise da srª Conservadora e que logo que possível será informado o que houver por conveniente.”
Sinceramente não sei se a última informação significa uma evolução.
O jeito e esperar, com muita fé!
Abraço e sucesso a todos!
Boa tarde! Acabei de ligar na IRN e meu processo está sem nenhuma pendência, todos os órgãos já responderam, e somente aguarda o despacho da conservadora para posterior averbamento. Atenciosamente
Também torcendo por vcs, pois venho na sequencia! A espera deste finalzinho esta bem dificil. abraços
Amigos,
Tenho o prazer de comunicar que o processo de minha avó, de 19/09/17, foi deferido.
Obrigado a todos pelas informações disponibilizadas neste tópico nos mais de 12 meses desde sua criação. E um agradecimento especial ao @CEGV, seu idealizador.
Ademais,
O casamento da minha avó nunca foi averbado em sua certidão portuguesa. Isso é uma exigência para a obtenção da cidadania da minha mãe?
Muitíssima sorte a todos!
Nicolas, Parabéns ! e sucesso na nova fase e novos projetos e processos.
Sim, se foi o pai da sua mãe (seu avô) que a registrou. Somente seu sua vó (agora originária) tiver sido a declarante do nascimento da sua mãe a transcrição não será necessária e mesmo assim se o requerimento 1C for enviado para o ACP.
abraços e boa sorte nos novos desafios
Muito, obrigado, @CEGV ! Alguma sugestão de conservatória para efetuar a transcrição do casamento?