Acompanhamento de Processos de Conversão de Nacionalidade Derivada em Originária (6.4 para 1.1-D)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Quer participar e contribuir? Clique no botão "Registrar-se" se é sua primeira vez aqui. Se você já é um dos nossos, clique em "Entrar".
Comentários
Ponta Delgada é imbatível...
veja em http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/7/transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada/p1
@nicolas,
Tô lhe mandando uma mensagem inbox, ok?
Eu vou morrer e não vou entender essa fila da CRC Lisboa! 4 meses na mão da conservadora, diligências respondidas, sem exigências e ela despachando processos posteriores! Nada contra a conclusão do processo do colega, todavia é muita hipocrisia deles "em respeito pelo princípio de igualdade de tratamento dos interessados", "ordem de chegada"...Conversa pra boi dormir! Haja paciência!
Amigo, cheguei a conclusão de que quanto mais o tempo passa, menos distantes da nacionalidade originária estamos
@Rose
Olha o relato do @nicolas...
TáChegando
Pois é... fiquei ansiosa ao ver o seu e-mail anterior, abri correndo, mas ainda não era sobre a conclusão do processo da sua esposa. Muita emoção..
Ponta Delgada é algo assim como a nossa Las Vegas do cenario do IRN, quando o assunto é resolver rapidinho um assunto de casamento (agora, descasar em PD ja nao seria tao célere...)
Fabio, já temos 89 páginas (vezes 50 publicações por página) para você ler e entender os critérios que definitivamente não são tão objetivos assim. São diversos fatores que podem fazer com que um processo seja concluído antes que outro. Pense que a linha de largada pode ser a mesma mas durante a corrida alguns acabam andando mais rápido que outros. Os motivos podem ser diversos: Diferentes funcionários, diferentes tempos de análise nos órgãos externos, conferências e procedimentos internos que podemos não saber em que alguns processos voltam antes que outros, .... Enfim, não desanime.
abraços,
Só sei uma coisa , se eu fosse a toda poderosa de Portugal, contrataria a peso de ouro o CEGV e os moderadores deste fórum que eles dariam conta dos 5.000 processos informando passo a passo cada um KKKKK, mas não sou fica no sonho!!!!
Olá Rose,
Tranquiliza mesmo, antes de tomar conhecimento deste grupo, eu andava sem a menor noção de como estava o andamento dos processos, agora com a planilha, pude ver que minha vez está chegando, se Deus quiser! Hehehehe....
Boa sorte e sucesso para todos nós!!!
Era um tal de "fatiou, passou" que não estaria no Gibi...
Kkkkkk
EpidauraMoreira, voce tambem está por aqui?
Desta vez resolveu participar ativamente e se inscreveu no fórum?
Por onde anda nosso amigo Paulo Moreira?
Um abraço e mande lembranças ao Paulo!
😜
Em tempo, meio OFF TOPIC:
Tenho contato com uma Oficial de Registo, de uma Conservatória no interior de Portugal que disse que, mesmo lá, o nível de trabalho está absurdo!
Mesmo sendo na divisa do Distrito de Braga com Vila Real, a mesma disse que estão recebendo processos de nacionalidade (que, como são intermediárias, enviam para a CRCentrais ou para a "sede) aos montes...
Já a conheço de longa data e sempre trocamos figurinhas sobre esse assunto, e ela já confessou que, alguns Conservadores do interior estão sendo deslocados para os balcões de nacionalidade para dar conta do recado, dado o volume absurdo de processos...
Juro para vocês que deu um pouco de pena ao ler isso, no WhatsApp, pois imagina a situação que o trabalho, além de não ser reconhecido, não ganhar por produtividade, só aumenta?!
Ela me disse que eu disse exatamente a palavra correta, para definir isso:
Constrangedor!
Abraços turma e vamos ter um pouco mais de paciência pq a situação está calamitosa acima da Linha do Equador...
Liguei hoje na LR e apos 5 meses de envio da consulta ainda ,aguardam respota da DGAJ e PJ processo com quase 17 meses
pelo que tenho visto aqui nop forum eles estao muito devagar com os processos... dificil..
@CEGV tenho atualização sobre o processo do meu pai, número 062xx/18
Consegui contacto com a LR hoje (12/04) e o processo já está a ser trabalhado.
2 orgãos já responderam às consultas faltando apenas resposta da CEF (é esta mesma a sigla? O que significa?)
Vamos em frente! A fila tá andando! Abraços a todos.
BREAKING NEWS!!!!
O processo de minha esposa foi concluído COM SUCESSO!!!!!
@Rose, corre pro telefone!!!!!!
Parabéns!!!! Eu ainda na espera.. processo de 31/08. Não aguento mais esperar..
Parabéns, Rafa!
Logo o azulzinho chega até mim...e não é o Viagra!
Abcs
MAIS UM! TUM DUM DUM!
MAIS UM! TUM DUM DUM!
CHEGAMOS EM SETEMBRO DE 2017, MEU POVO, Ô SKINDÔÔÔÔ!
MAIS UM! TUM DUM DUM!
OLHA A BACIADA DE ABRIL ENTRANDO NA AVENIDA AÍ, GEEEENTE!
MAIS UM! TUM DUM DUM!
MAIS UM! TUM DUM DUM!
JÁ PASSOU O MESTRE SALA!
AGORA PASSA O MESTRE DA BATERIA!
MAIS UM! TUM DUM DUM!
Bom dia à todos!
@nicolas e @Rafa1509, SUCESSO PARA VOCÊS E MUITA SAÚDE PARA A FAMÍLIA TODA!
Eu me emociono quando entro e vejo 8 mensagens novas. Pois vem ao coração aquele sentimento de baciada!
Pelas minhas estimações, com mais estes 2 deferimentos, são 61,68% de processos de 2017 concluídos!
Se ainda considerar que 14 processos, anteriores à nicolas e Rafa1509, estão no aguardo, então são 13,08% de processos que vão entrando em atraso, e processos mais novos já vão ganhando deferimento.
Assim, nesta teoria, estimo que alguns processos de 2018 já começarão a ganhar deferimento quando estivermos com 86,92% de processos de 2017 concluídos.
E de 61,68% a 86,92%, são mais 27 deferimentos de 2017, para que os de 2018 começem a ir para a galera, igual pinto no lixo!
São só mais duas baciadazinhas!
Tá chegando, gente!
Só para completar que pesquisei aqui e descobri que é SEF - Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, este é o retorno que falta no processo do meu pai.
@Rose, criatura, kd vc???????
Olha teu email, pessoa!!!!
@marcelo_12meses , você é igual a mim! Sei que ainda estou longe, mas fico curtindo cada aprovação do grupo e na torcida para que entremos logo em 2018! Por sinal, somos praticamente vizinhos na planilha! Seu processo é de janeiro e o meu de fevereiro de 2018. Só é assustadora a numeração. A sua começa em 27XX e a minha em 353XX! Olha quantos processos entre os nossos que ainda não aparecem no grupo! Bem, vamos que vamos que um dia chega! Parabéns aos novos portugueses originários!
O meu é 27 mil e 3 X's.
O seu é 35 mil e 3 X's.
O da soltane, de dez-17, é 12 mil e 3X's.
Na virada do ano, foram uns 15 mil processos dando entrada. De janeiro-18 para fev-18, foram uns 8 mil. É normal assim mesmo. Já li por aí, alguém falar em números de 75 mil. Esqueci em qual página.
Mas é isso aí, irmão. Igual mineirim: "devagazim, chega". (por isso, fico na torcida pelos processos de 2017, igual urubu na carniça)
Parabéns aos novos originários!!!
Gente, só um adendo:
Essa numeração é nacional, de TODOS os processos (atribuição (todos os artigos), aquisição (idem))...
Logo, relaxem qdo a diferença é grande, pois, são numerações nacionais, não dakela CRC em específica!
@nicolas e @Rafa1509, parabéns!!! Felicidades!!!
Mandei no mesmo envelope o processomeu e de meu sogro; chegaram juntos lá...o dele ficou em 366xx e o meu 370xx. Acho pouco provável na abertura do envelope terem entrado mais de 300 processos entre a separação dos dois...mas é apenas um humilde achismo.
Abcs
Oi. Corri ligar para LR, mas, depois de uma hora ...caiu
Segunda feira, às 5 horas serei a primeira ligação da LR.
Parabéns para sua esposa e toda família.
Tudo é possível. Quando da abertura do envelope, podem ter dado um processo para cada atendente e, aí, um foi tomar um café enquanto o outro foi fumar um cigarro e, pronto, um recebeu um distanciamento maior do que o outro.
Ou o primeiro atendente perguntou ao segundo se poderia lhe passar o segundo processo, e o segundo respondeu assim: "- Claro, posso, sim, só vou encaminhar aqui esse 300 venezuelanos, pois eles estão com prioridade, e pego esse daí".
Mas pelo que o Rafa1509 explicou, a numeração é nacional, e não há distinção do tipo de processo e, assim, do momento em que se terminava de dar entrada em um deles no sistema, até o de dar entrada no segundo, todas as demais CRCs também já haviam dado entrada em sabe-se lá quantos processos e, até mesmo a própria CRCentrais, estava dando entrada em outros processos no mesmo ínterim. Não lembro onde li isso mas alguém, um dia, mostrou uma reportagem onde Portugal acusava entrada de 30.000 processos em um mesmo mês. Isso são 1.300 por dia útil (aproximados 170 processos por hora).
Os processos estão pipocando
Pessoal, boa tarde!
Só a critério de informação; recebi hoje, pela manhã, um e-mail da conservadora informando sobre a exigencia do campo 9.
Meu processo teve as diligências respondidas em Novembro.
Já remeti a CRCentrais o formulário devidamente preenchido.
Agora é aguardar por mais não sei quanto tempo...
CEGV, grato por todo apoio prestado.
Sds,
Renato Andrade
Verdade, Marcelo! A numeração deve ser generalizada e entra na conta sefarditas, cônjuges, filhos, netos, residentes, etc. de todos balcões de nacionalidades espalhados por Portugal.
E a burocracia lusitana as vezes assusta!
Mandei meu processo junto com dos meus 2 outros irmãos. Por sorte o meu saiu primeiro, o do meu irmão mais velho saiu alguns dias depois e do caçula, coitado, mais de um mês depois e porque estava atento ao andamento. A numeração do caçula foi realizada quase 45 dias depois da minha. O porquê realmente não sei. Então imaginando que cada micro-fase é realizada por algumas pessoas e cada pessoa tem seu tempo, quantidade de processos a "tocar", etc, pequenos procedimentos pessoais de cada um que toca no processo pode ter, no final da linha diferenças enormes. Já discutimos isso à exaustão por aqui nessas últimas 89 páginas.
abraços,
Servidos????
Hoje o dia merece!
Vocês merecem. Parabéns.
Hoje o dia é muito especial para vocês ! Que seja o início da realização de novos sonhos, oportunidades, realizações e muita prosperidade !
Curta muito o fim de semana e se lembre de tomar pelo menos um vinho português. Este é francês ! rsssss
Abraço apertado, amigo !
Pô CEGV, vinho português aki não para!
Não consigo ficar mt tempo olhando pra akela garrafa, sem beber... Kkkk
E olha que tempo foi o que mais teve nesse processo... Kkkk
Conte sempre comigo, amigo!
Como estou até agora bebendo e comemorando, data vênia ao @CEGV para dar uma plagiada em um negócio aki...
Rafa1509 (Esposa) 19/09/17 391 A C 547xx/17 12/04/19 8 FINALIZADO
PS: Não aguentava mais a cor vermelha!
E segue as comemorações...
Ontem mandei email para a DGAJ com o mesmo texto do @fabiocabrall ,ontem mesmo eles responderam ao meu email informando que responderam ontem mesmo a solicitaçao da CRCentral ,sera que so cobrando por email para fazerem?5 meses solicitado pela CRCentral e so respondem quando cobramos?
@CEGV Atualize na tabela: Aguardando despacho da conservadora, só que caí em exigência no campo 9...
Pois é...em alguns casos, só reclamando mesmo! Dessa forma, já fiz outra queixa para Inspeção Geral dos Serviços de Justiça, fiz a queixa on line e nada, depois liguei para cobrar o andamento da queixa e só então "surgiu" o número do processo de reclamação, já liguei de novo para cobrar e eles disseram que o Irn tem 30 dias para responder, mas que quase sempre respondem antes.
Ps: fiz com advogado, mas estou morrendo de medo de cair em exigência desse campo "9"...nao vi o que fizeram por isso estou inseguro, ansioso, estressado...eheheh. Estou louco pra sair do Brasil e estou dependendo dessa finalização.
São uns 30 dias para eles informarem o recebimento e oficiarem o IRN. Depois mais um ou dois meses para receber a resposta do IRN, que normalmente informa que seu processo está lá, sob o número xxxx/aa e que segue a fila, aguardando finalização (normalmente falam em que fase está, caso não seja análise). Falam sempre em constrangimentos e falta de recursos tëm gerado demora nos "serviços". É importante para atualização de estatísticas de reclamações, principalmente.
Acho pouco provável que um bom profissional (caso seja) deixe passar este tipo de coisa . Mas como ele que receberá as notificações é improvável que você venha a saber.
Abraços e boa sorte
Olä! Como resolveu o problema com o campo 9? A CR Centrais te informou o problema por email e pode responder por email?
Eu acho que não preenchi este campo.
Boa noite Daniela.
Fui informado da exigência através de e-mail: “Exmo. Senhor, Nos termos e para os efeitos do disposto na alínea b), do n.º 1, do art.º 41.º, do Decreto-Lei n.º 237-A/06, de 14 de dezembro, fica V. Exa., na qualidade de interessado, notificado para no prazo de 20 dias úteis, acrescido da dilação de 30 dias, dar cumprimento ao ofício cuja cópia se anexa.” Logo em seguida ao recebimento indaguei se poderia encaminhar o ofício preenchido também por e-mail. Resposta: “Em resposta ao v/ e-mail infra, cumpre-me informar que não são valorados documentos remetidos por e-mail, pelo que deverá fazê-lo por correio ou diretamente na conservatória. ”
No meu caso, fiz o reconhecimento presencial da assinatura no Consulado de Portugal em BH e enviei pelo correio Nos processos de nacionalidade o reconhecimento presencial é sem custos.
Mas o reconhecimento em cartório também é valido.
Como se trata de documento português não precisa se apostilado.
Espero ter ajudado. Boa sorte.
Mestre Glênio, à qual email enviastes ao DGAJ?
Por acaso, foi esse: correio.geral@dgaj.mj.pt ?
Tô com o dedo coçando, para mandar também um email ao DGAJ nesta segunda-feira.
@marcelo_12meses, só adianta mandar se já tiverem lhe informado, na LR, que seu processo já se encontra em diligências. Antes disso é, entendo, "queimar cartucho"
abraços,