Arquivo Central do Porto (ACP) - Atribuição 1C - Informações e acompanhamento
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Quer participar e contribuir? Clique no botão "Registrar-se" se é sua primeira vez aqui. Se você já é um dos nossos, clique em "Entrar".
Comentários
Boa tarde foristas, tenho mais uma dúvida.
Alguem poderia me dizer se com o numero de assento eu consigo fazer o CC diretamente em Portugal?
Sei q no consulado eu consigo fazer agendamento, mas para fazer o CC em Portugal preciso da Certidão ou apenas o numero do assento?
Obrigada!
Sim, consegue. Mas o ideal é que SEMPRE quando um processo é concluído, que os requerentes obtenham uma via do assento (usando o civilonline.pt se o assento não for enviado (o que é comum), para conferir os dados do assento. Algumas vezes acontece da certidão ser produzida com pequenos erros, que deverão ser retificados.
@CEGV Obrigada pelo retorno.
Ahhh entendi, nesse caso eu poderia solicitar a certidao no civilonline...
No civil online com o numero do assento eu solicito a certidao???
Qto tempo após a solicitação geralmente ela estaria disponível???
Obrigada...
Isso !
Dependendo do horário e localização da certidão, mesmo dia útil ou dia seguinte, quando se tratar de uma certidão já informatizada.
Abraços,
Ahhh legal, é rapido!!!
O problema é saber qdo a certidao já está informatizada.
Após o despacho favorável qdo tempo em média para emissão do número do assento e qto tempo para a tal informatização da Certidão???
Obrigada!!!
Todas certidões novas são informatizadas.
O registro civil português é informatizado. Então todas as certidões "novas" são produzidas e registradas de forma informatizada.
Sobre o tempo, varia muito de acordo com tipo de processo e local onde está tramitando. Sei de processos na CRCentrais que aguardam a mais de 4 meses a lavratura do assento ou averbação. Antigamente era rápido mas agora, com o caos instalado e mais de 127.000 processos pendentes, é quase impossível prever com alguma certeza.
No ACP os processos estão sendo concluídos (com lavratura dos assentos) em pouco mais de 3 meses após numeração. Atualmente estão concluindo os processos do iniciozinho de janeiro/19.
abraços,
@CEGV ACP já começaram os de Janeiro? 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Obrigada pelo esclarecimento, devo aguardar então, meu processo é recente início de fevereiro numeração!
😃😉
muito obrigado!!
Bom dia pessoal, como faço para incluir meu processo na tabela de acompanhamento?
Atualmente estão concluindo os processos do iniciozinho de janeiro/19.
Amigo @CEGV , de certeza que ja ha processos de Janeiro concluidos?!?! Ué... por quê será que pularam o do meu tio?!?!
Ainda ontem - 6a-feira -, a informaçao pela LR era em analise, ainda nao consta o nome de quem o esta processando (eles na verdade nunca dao a conhecer o nome de quem trata da coisa, apenas perguntamos para saber se ja esta em tratamento).
:-( que tristeza, que sofrência...
Calma, Paulão... estão no comecinho de janeiro mas alguns de dezembro ainda seguem para despacho e finalização.. logo, logo o do seu irmão chega.. afinal sabemos a muito tempo que a "fila" não anda exatamente um após o outro, dentro do IRN.
abraços,
aqui, no 1C não temos exatamente uma tabela (em breve solucionaremos isso). Basta indicar as informações relevantes, sem mencionar dados pessoais. No caso do número do processo, caso já tenha, informe apenas os 3 primeiros números , uma barra, e o ano de numeração. Informe, preferencialmente o dia que o processo chegou no ACP e, caso saiba, a data em que o processo foi numerado. É o suficiente para compartilhar sua situação. E, claro, sempre que tiver notícias, apresente-as aqui. O objetivo do tópico é o compartilhamento das informações, facilitando a vida de todos e evitando ligações constantes para a Linha de Registos.
Abraços,
Olá caros colegas. Agora, estou com a documentação para a atribuição das minhas quatro filhas pronta para envio. Porém, verificando as certidões encontrei uma divergência: o prenome da minha mãe na minha certidão de nascimento portuguesa é “Lucilla”; na certidão de nascimento de uma das minhas filhas consta “Lucilia” (avó materna). Entendo que são prenomes diferentes , não? Esse erro ocorreu justamente na certidão da minha filha que trabalha na Alemanha e que tem a intenção de entregar a documentação dela pessoalmente no ACP, pois estará de férias em Portugal em maio próximo. Vocês acham que lá no atendimento podem não receber por causa desse erro? Ou recebem e após a “Análise”, certamente cairá em exigência? Acham que tem alguma chance de ignorarem o erro? Outro detalhe: essa filha trabalha em Frankfurt e tem autorização de residência na Alemanha. Poderão exigir dela algum outro documento, tipo comprovante de residência? Muito obrigada pela atenção.
@Jeane , Luc illa e Lucilia são nomes diferentes. Algumas vezes passa quando são diferenças fonéticas. No ACP meu entendimento é que não passará. Se puderem fazer a retificação antes de submeter o processo será melhor para todos.
Outro detalhe: essa filha trabalha em Frankfurt e tem autorização de residência na Alemanha. Poderão exigir dela algum outro documento, tipo comprovante de residência?
Cara @Jeane , nao ha qualquer necessidade para sua filha de COMPROVAR a residência no endereço que ela mencionou no requerimento 1.C. Mas atençao: Caso o ACP tenha de enviar a ela algum oficio (em papel, e nao por correio eletronico), ira fazer uso EXATAMENTE daquele endereço postal que ela pôs no formulario.
Viel Glück!!!
🍀🤞🍀🍀🤞🍀🍀🤞🍀🍀🤞🍀🍀🤞🍀🍀🤞🍀🍀🤞🍀🍀🤞🍀🍀🤞🍀🍀🤞🍀
@Jeane , completando a corretissima orientaçao de @CEGV , relato minha experiencia com o ACP (os prenomes abaixo sao ficticios, mas as divergencias estao fielmente reproduzidas):
1.
Prenome correto da avo paterna do requerente (i.e. a filha do nacional portugues, o que passou a nacionalidade ao pai do requerente): Daphnée
Prenome incorreto na certidao de nascimento do requerente: Daphne
2.
Prenome correto da mae do requerente (nao é a filha do nacional portugues, o que passou a nacionalidade ao pai do requerente): Marielle
Prenome incorreto na certidao de nascimento do requerente: Mariele
Nos dois casos, a orientaçao por escrito do ACP, antes de se entrar com o processo, foi clara: mandar retificar!
Nochmals viel Glück!!
@CEGV, Pois é, não sei como não observei o erro antes. Vou requerer a correção junto ao cartório. Obrigada pela ajuda.
@EpidauraMoreira Se na sua experiência foi requerida a correção, mesmo não alterando a fonética, no nosso caso não tem chance mesmo. Sobre o endereço, creio não vai ser problema, a não ser que a proprietária peça a desocupação do imóvel por algum motivo. Vielen Dank!
Bom Dia,
Sou filho de cidadão Português e estou preste a entrar com o meu processo de cidadania.
Já fiz todos os apostilamentos necessários, documentos autenticados. Só falta o preenchimento do formulário.
Mas antes de preencher, tenho 3 dúvidas:
1. Ouvir dizer que só posso enviar para Arquivos Centrais de Lisboa / Lisboa, visto que meu pai é naturalizado em uma ex colônia portuguesa. Procede ? Meu processo irá demorar mais ?
2. Só posso pagar via cartão de crédito se meu processo for para Lisboa ? Não posso pagar via cartão de crédito e realizar o processo via ACP Porto ? Somente via Vale Postal ?
3. Irei fazer o processo de minha irmã também (menor de idade). Preciso apostilar o RG da Mãe ? O meu pai é falecido e já apostilei a certidão de óbito inteiro teor.
Enviar para a CRCentrais em Lisboa demora mais pois é o espaço do IRN com maior quantidade de requerimentos chegando e processos pendentes.
Os balcões de nacionalidade e conservatórias intermediárias só aceitam processos de atribuição quando o nascimento do progenitor tenha ocorrido em território português, em país da Comunidade Europeia ou no Brasil. Casos diferentes só podem ser tramitados na CRCentrais, em Lisboa.
Não... qualquer conservatória ou balcão de nacionalidade aceitará processo pago com cartão de crédito. Sobre enviar para o Porto (ACP), se seu progenitor não nasceu em Portugal, Brasil ou país da UE, o requerimento e documentos devem ser enviados para a CRCentrais, em Lisboa (como dito anteriormente)
Minha opinião: Como deverá enviar para a CRCentrais, talvez seja melhor apostilhar, por garantia. Outros colegas ou moderadores talvez tenham informações mais detalhadas sobre este ponto específico.
abraços e boa sorte.
Muito Obrigado !
Vi que o prazo está excedendo 12 meses ... Estou precisando com urgência desse registro, pois recebi uma oferta de trabalho na Holanda em 2020. Teria alguma forma de pedir prioridade ?
Mesmo se eu enviar todos os documentos necessários para ACP, vai negar ?
Perdoem meu "desespero“.
Caso você tenha a carta formal de oferta de emprego, ela poderá ser reconhecida e, talvez, lhe deem prioridade por isso. Sei que funciona quando a oferta formal de emprego é realizada em Portugal. Não sei como as conservatórias portuguesas encarariam o pedido de urgência pela proposta formal de emprego fora de Portugal.
Ela deve ser "formal", ou seja, empresa conhecida, assinatura certificada de alguém que pode assinar pela empresa, ter seu nome e documentos e indicar que para você ser contratado você precisa ter nacionalidade de um dos países da UE ou legalizado perante as autoridades do país onde trabalhará. Enfim, quando mais elementos existirem na carta, melhor para análise de seu processo e do pedido de urgência. Aí, quando você enviar seu processo, envia anexo os documentos já pedindo urgência devido à oferta de emprego.
Talvez eles não indefiram mas somente encaminhem todos os documentos para a CRCentrais. O que é certo é que seu processo não será tramitado em outro local a não ser na CRCentrais.
Já que o "desespero" é tamanho, já pensou em contratar um advogado ou solicitador em Lisboa para te representar e conversar com os conservadores em seu nome ? Não costumamos indicar o uso de advogados ou solicitadores mas em certos casos especiais pode valer a pena. Só deve procurar direito para não pegar adEvogados oportunistas não especializados.
boa sorte
boa tarde
qual a melhor conservatoria (mais rapida) para levar um processo de atribuiçãao pesoalmente ?
li em algum lugar que a de guarda é rapida , procede?
A CRC da Guarda atente os pedidos feitos lá e de mais 6 CRCs intermediárias (que enviam processos delas para serem tramitados e decididos no Balcão da Guarda)
O Balcão possui apenas um conservador.
Dito isto, creio que esta publicação abaixo deve responder sua pergunta..
https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/comment/8477/#Comment_8477
Abraços e boa sorte !
@ViktorFLL ,
seu pai "ja passou" de naturalizado a originario, através de um processo na CRC? Este pormenor nao ficou claro (pelo menos para mim) em seu primeiro post.
Para sua informaçao: houve um caso aqui no forum em que um requerente da "conversao 1.D paa 1.C", com processo correndo na CRC Lisboa, tinha em vista um estagio na Alemanha, mas dependia da nacionalidade portuguesa (quer dizer, europeia) para conseguir a posiçao almejada. Pelo que entendi do desfecho do caso, ele obteve da CRC o tratamento urgente de seu processo e fechou o assunto.
Procure-o aqui no forum, atraves da funçao "busca", e entre em contacto com ele. Quem sabe o contato frutificara para seu beneficio?
Boa sorte!!!!!
@CEGV consegui informações sobre a numeração do meu processo e da minha irmã. Minha mãe conseguiu ligar hoje cedo. Nossos processos chegaram no ACP em 26/3/19 e foram numerados em 2/4/19. Os números são 26xxx/19 e 27xxx/19. Foi bem rápida a numeração. Agora é aguardar o processo. Muito obrigada pela atenção de sempre. Informarei novidades por aqui. Abraços
Sim ! Meu pai já passou a originário em 2009, SALVO ENGANO.
Ele nasceu em GOA em 1959, que no caso, ainda era extensão do território português ... por isso a minha dúvida.
De qualquer forma, irei enviar o processo para Porto junto com a carta de trabalho ...
Espero que eu tenha êxito ! Obrigado !!
Vou procurar esse post sim !
Obrigadoo pela dica
Acabei de saber de um processo numerado 9/1 q concluiu 10/4
É o da Beatriz? Ou foi outro?
Isso. Beatriz.
Amigos, onde exatamente vêem "Beatriz" na nossa lista de processos correndo no ACP?
Não sei te dizer. Vi em um grupo de whatsapp.
Ela não está na planilha. A informação veio de um grupo de Whatsapp.
@mabarros e @brasilhenrique , uma solicitaçao especial de Epidaura:
Poderiam pedir por favor à Beatriz para incluir o nome dela ali na nossa tabela, somente para termos o prazer de vermos um CONCLUIDO de 2019 e a esperança voltar a povoar nossos corações?
Sabemos que acompanhamentos, apos a conclusao do processo, perdem completamente a relevância e ninguem mais pensa no que passou, mas aqui, no caso, a visão de um CONCLUIDO tera um tremendo efeito psicologico sobre todos os aflitos.
Beatriz, ajude-nos a amenizar a dor que nos consome! Inclua seu nome ali na tabela, a 9 de Janeiro!
Muito obrigado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Ela não está no grupo que participo. Alguém que está no grupo dela, repostou, mas posso pedir para que peçam a ela. Acho que agora nessa segunda quinzena do mês, vai começar a baciada da galera de janeiro.
Olá! Como posso ter acesso a essa planilha? Gostaria de inserir meus dados e também poder acompanhar. Obrigado!
[Removido]
Bom mencionar que nós, do Portal, não temos absolutamente nada a ver com essa planilha. Foi criada e é administrada por um outro usuário, de um outro espaço virtual.
abraços,
@EpidauraMoreira Está acompanhando a planilha? Já temos 2 de janeiro para registro.
Teve um concluído hoje que não estava na planilha e a numeração é do dia 3/1.
Gente,
a planilha não é desse portal, mas também utilizo ela para ter uma noção de como andam as coisas..
Tomara que agora o negócio comece a andar novamente!!!
O processo da minha mãe e tia chegaram na ACP em março.. ainda tenho muito que esperar... mas a roda tem que girar para chegar no meu logo!! kkkkkkk
Parece que 2 processos foram para despacho hoje!! Aleluiaaa!!!
Seguimos torcendo!!
Obrigado, Henrique!
abraços
Meu caro amigo, aqui é o Paulo Moreira. Epidaura esta muito nervosa com isto tudo, pois ouve da LR somente um "esta em analise". Pediu-me para responder por ela.
Vamos continuar ligando para a LR, 1 vez por semana.
Eu particularmente acho normal o tumulto na ordem de processamento, pelas razoes que ja conhecemos, e que @CEGV ja enumerou . Mas Epidaura nao aceita que outros passem adiante dela e ja chorou 18 vezes desde 2a-feira. Corta-me o coraçao ve-la assim...
De minha parte, desejo a todos da tabela muito sucesso e parabenizo aqueles que ja tiveram seu processo de 2019 concluido na semana corrente, antes do nosso!
Vamos ver o que a Pascoa nos reserva.
Grande abraço!!!!
Desejo que o IRN não nos traia nesta Quinta, como Judas. Que Sábado aqueles que já tiveram seus processos concluídos deem Aleluia pela Conquista e que aqueles processos que seguem nas estantes do IRN Ressuscitem no Domingo e apareçam nas mesas dos conservadores para conclusão e registro.
Para aqueles que comemoram, desejo feliz Páscoa a todos !
P.S. Deixei, propositalmente, a Sexta de lado pois já chega a via crucis que todos temos que passar, no aguardo de nossos processos.
Breaking News!
Processo de Nacionalidade de Filhos Menores de Português Originário (2 processos enviados simultaneamente) para o ACP:
Atualização #2
--> Data de recebimento: 17.12.2018
--> Data de numeração: 03.01.2019
--> Data de envio para despacho: 16.04.2019
Pelo visto as coisas estão andando. Vi até que tem gente de janeiro que tá com "exigência" no status.
Bom dia a todos.
Informo que meu processo 21XX/2019, que tramita no ACP, numerado em 09/01/2019, foi a registro.
Abraços!
Parabéns meu camarada! Que bela notícia pra você e todos nós!