Acompanhamento de Processos de Conversão de Nacionalidade Derivada em Originária (6.4 para 1.1-D)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Quer participar e contribuir? Clique no botão "Registrar-se" se é sua primeira vez aqui. Se você já é um dos nossos, clique em "Entrar".
Comentários
Rose parabéns! Você já uma portuguesa originária! O reconhecimento dessa condição é que é o mais importante. E isso ninguém lhe tira mais. Comemore agora esse momento. E quando saí a averbação comemore de novo.
Olá Marcelo,
Esse assento foi enviado pelo advogado que deu entrada no processo da patroa, à época...
Para vc saber se está ou não averbado, vc teria que solicitar, pelo Civil Online, toda vez que quiser saber, pagando 10 euros para cada vez, vide que, a certidão disponibilizada no ato da solicitação é referente ao atual momento, não sendo atualizado a cada novo averbamento...
Rose, eu tenho qse certeza (se bem que, tratando de CRCentrais, ninguém tem certeza de nada... Kkk) que o seu assento ganhará o tão sonhado averbamento até, NO MÁXIMO, no final do mês...
Estou, a cada dia que passa, tendo mais certeza que o grosso dos processos já passou (julho e agosto/2017)...
Querido Paulão, pouca gente sabe, pelo menos um pouco, da minha história, mas, dado ao estimado carinho que tenho por sua pessoa, lhe explicarei:
Em 2003, baseado em uma história contada pela minha falecida avó (falecida no ano anterior, 2002) comecei a procurar documentos que comprovasse o que ela dizia.
Dizia ela que a mãe do meu avô era portuguesa, o que transformaria meu pai em neto de português...
Já sabendo, a época, que a legislação estava sendo analisada para que os netos passassem a ter direito, revirei os arquivos de família, fui verificar até na administração do cemitério onde minha bisa estava enterrada para encontrar algum documento que comprovasse tal fato...
Em vão!
A minha falecida avó era também neta de portuguesa, e, inclusive, se tivesse viva, completaria, em fevereiro passado, 80 anos de idade, o que, facilmente, eu conseguiria realizar o 6.4 e a convolação da mesma, pois, 7 a 8 meses antes do DL71/2017 eu já tinha todos os documentos que se pediam, a época, do 6.4 (hoje sei que eu já tinha esses documentos, na época, achava que precisava de mais).
O destino me fez encontrar essa mulher MARAVILHOSA, no qual tenho uma filha com ela, que, também, é neta de português...
A minha sogra, filha de português, está Vivíssima da Silva (prefiro não comentar essa situação... Kkkkk (que ela não veja esse post! )), porém, dado ao preço que um advogado me cobrou, a época (não sabia nadinha do que sei hoje) preferi "pular" a minha sogra, acreditando que a convolação seria possível por mero requerimento (ou automático).
Quando dei entrada na convolação, ainda acreditava (como eu sou bobinho) que a convolação seria rápida... Ledo engano!
Hoje comemoramos a convolação, mas, costumo falar com o @CEGV que, mesmo, na época, se não fosse possível, para a minha esposa seria mais fácil:
Ai vc me pergunta:
Sinceramente? Me perguntava isso sempre, mas, hoje, eu penso que, se eu tivesse feito isso, não teria conhecido TAAAANTAAASSS pessoas maravilhosas, como você, o CEGV, a Andrea, o Túlio, o Helio, o Henrique, o Rodrigo e outros tantos que, se eu for citar aqui, seria injusto, pois, com certeza, esqueceria alguém!
Hoje não me arrependo mais de ter dado entrada na convolação (6.4 para 1D) da minha esposa, pois o conhecimento que eu tive, nesta confusão toda, além das pessoas que, antes, eram amigos de luta e, hoje, são amigos pessoais, não tem preço!
Pára porque eu me emociono facil kkkk lembro como se fosse hoje naqueleee outro forum, qdo a lei dos netos foi aprovada, todos super ansiosos aguardando a lei entrar em vigor... 2 anos. Então que sejamos pacientes mais uma vez!!!
Com incentivo de alguns, liguei novamente na LR p saber sobre o processo de meu pai, e foi O ANJO q atendeu e me passou informações (as anjas me "broqueia"🤣). Foi para diligências e falta apenas a DGAJ responder. Esqueci de perguntar a data.... mas é isso, tá chegandooo o fim de mais um começo! 😁 feliz Páscoa à todos!!
Olho na tabela e não me lembro de ter visto antes tantos processos aguardando despacho!
Bacalhau pra amanhã, chocolate (inclusive no são Paulo...KKK, brincadeira) domingo e baciada de processos a partir de segunda!
Boa sorte a todos!!!
O meu foi despachado dia 15/04. Reta final.
Uma portuguesa. "Sim, senhori'. Obrigada.
Boa! Tô falando...hehhehe
Gente, olhem que belissimo relato, o de @Rafa1509 ! Sei que todos aqui têm uma historia familiar envolvendo a luta pela nacionalidade portuguesa. Este fator comum a todos nos nos une. Espero um dia ter a chance e o grande prazer de conhecer alguns de voces pessoalmente (sei que encontrar todos seria impossivel).
Desejo a todos uma Pascoa abençoada.
P.S.: Epidaura se alegra especialmente com o feriado de Pascoa, pois sabe que é a unica celebraçao do ano em que nao corre o menor perigo por parte dos outros habitantes da aldeia ... o que vai para a mesa é peixe... (é mais que claro que aqui em casa ela nao corre o mais remoto perigo)
🐰🐇🐰🐇🐰🐇🐰🐇🐰🐇🐰🐇
Pessoal, lamento informar:
Greve do Notariado na semana que vem...
http://www.irn.mj.pt/sections/noticias/2019/greve-servicos-do-irn
Antes que se dê abertura à temporada do mimimi, ressalto que a referida greve tem período de término JÁ DEFINIDO. É só 1 semana de greve e, ainda assim, a quinta-feira dia 25 foi excluída do período de greve. Não é greve de brasileiros. É greve de portugueses.
Aposto 100 Escudos$ que sai uma baciada na quinta-feira 25.
Bom dia a todos! Parabéns aos novos convolados e Feliz Páscoa a todos.
@marcelo_12meses salvo engano dia 25 é feriado (Dia da Liberdade). Acho que por isso foi excluído
Bom dia.
Falei hoje com a LR e meu processo está em Diligências aguardando retorno do SEF e DGAJ. @CEGV quando puder atualize em nossa tabela. Grato
De nov-2017?
Tá bão que tá danado mesmo!
ÔXE!
Adeeeeeeeeus, noveeeeembro.
Feliiiiiiiz, dezeeeeeembro.
lá lá láááááááá
@marcelo_12meses , outros de novembro foram agora para Diligências. Ainda assim falamos de 18 meses (ou quase) para o "primeiro contato". Pessoalmente acredito que talvez estes processos cheguem a quase (ou mais de) dois anos.
abraços e ótima sorte a todos !
Recebi retorno do email à DGAJ, as solicitações foram respondidas hoje 22/04 à conservatória 🙏🙏🙏🙏
Mesmo com a greve, parece que o atendimento segue firme, pessoal conseguindo (boas) informações hoje.
E quinta-feira vai ter baciada, e eu vou faturar 100 Escudos$.
Liguei hoje novamente as 5 da manha ,atendimento em 20 min,a DGAJ respondeu para a CRC dia 12/04 mas ainda nao esta atualizado na LR ,disse que nao teve resposta da PJ e sugeriu mandar um email para CRC confirmando se ela recebeu a resposta da DGAJ ,alguem sabe o email da PJ para questionar a resposta a CRC?Grato
Olá, como posso fazer para incluir o processo de meu pai e de minha tia na planilha e como ter acesso a mesma? Obrigado, João.
Oi João, bem vindo. Basta me informar as informações dos processos de convolação de seu pai e tia, que eu os adiciono e aparecerão na próxima publicação. O que precisamos:
Como todos aqui já sabem mas é sempre importante explicar para quem chega, nossa planilha é oficiosa e as informações sobre a situação dos processos são obtidas por cada requerente e nos são reportadas aqui. Aí atualizo constantemente a tabela para que todos acompanhem os processos de todos. Acompanhando processos anteriores aos seus fica mais fácil saber os momentos adequados para ligar para a Linha de Registos para saber de seus processos.
Sobre acesso à planilha:
Na primeira publicação deste tópico, atualizo sempre o link da última planilha publicada. Então é fácil ver a última atualização. Porém é bem mais divertido acompanhar nosso tópico, trocar ideias e conhecimentos com nossos outros colegas e acompanhar sempre que atualizo nossa tabela.
Abraços e aproveite nosso Portal
DGAJ também respondeu a solicitação da CRC no dia 22/04.
Bom dia @CEGV , Atualizando
Fábio Floriano 12/10/17 375 C C 586xx/17 23/03/19 5 Diligências - falta DGAJ
Olá, gostaria de parabenizar a todos pelo forum. Por meio dele fui capaz de obter muitas informações e muitas dúvidas foram esclarecidas. Muito obrigado a todos. Atualmente aguardo a finalização do processo de convolação de meu pai desde 2017 e após ligar algumas vezes na linha de registros, fui informado que meu processo ainda está bastante atrasado e encontra-se em análise. Estou bastante desiludido, pois o processo parece não avançar pra nenhuma etapa subsequente. Contudo, vejo que algumas pessoas aqui parecem estar em uma situação semelhante. Gostaria de, se possível, adicionar o meu processo na nova tabela. Aqui estão os dados:
Entrega do processo: 14 de abril de 2017 pelos correios
Numero processo: 084XX/18
Análise - ultima informação: 24/04/2019
Muito obrigado!
Amigo Arthur, deve haver algum engano. Em abril/2017 ainda não era possível entrar com pedido de convolação de que se trata esse tópico já que a lei só foi regulamentada meses depois. Os primeiros datam de julho/2017. Em abril era possível entrar com pedido de naturalização apenas (lei de 2006).
Favor checar as informações...abcs!
Oi Arthur, bem vindo. Agradecemos muito as gentis palavras sobre nosso Portal.
Arthur, se me equivocar abaixo, por favor me desculpe e nos avise.
O processo do seu pai não parece ser de convolação (da forma com que entendemos aqui neste grupo). A convolação só passou a existir em julho/17. Antes disso o artigo aplicável era o 6.4, de naturalização de netos.
Sabemos, entretanto, que a CRCentrais enviou cartas para diversos requerentes que haviam enviado seus processos pelo artigo 6.4, perguntando se gostariam de "Convolar" seus processos para o 1.1-D. Se este é o caso do seu pai, provavelmente ele teve que indicar e documentar os "Laços efetivos" que tinha com Portugal (comunidade portuguesa). Caso tenha ocorrido assim e seu pai tenha optado por "convolar" o processo para o novo artigo 1.1-D, o processo dele passou a ser tramitado como um processo "novo" de netos, pelo novo arquivo.
Os processos que acompanhamos neste tópico específico são de netos de portugueses que já haviam se naturalizado no passado (processo concluído) e depois, após julho/17, submeteram um novo processo, agora pela nova legislação (1.1-D) requerendo que suas nacionalidades fossem convertidas (ou convoladas - termo informal) de naturalização para Atribuição.
Abraços e aproveite nosso Portal,
>
Amigos, boa tarde, aqui é Epidaura (o Paulo está lá na tasca tomando cachaça com os amigos que saíram há pouco do trabalho; ele fica uma fera comigo, quando mexo no computador escondido e longe dele; se me vê aqui, ameaça até nao dar-me abóbora durante 2 semanas, o que para mim é uma sentença mortal...).
Quero dizer uma coisa a Arthur e aos outros: quando tudo parecer perdido, pulem para a página 40 deste tópico, e observem por 2 longos minutos a primeira mensagem ali, de @CEGV , com uma edição minguadissima de nossa tabela, com resultados ralos, onde o azul quase nao aparece.
Depois de passados os 2 minutos (têm de ser dois, nao vale enganar, hein?!?) concentrem a atençao na ediçao mais recente da tabela, tambem postada aqui mais atras por CEGV.
Digam com sinceridade: Sentiram ou nao sentiram uma energia boa fluindo por dentro do peito, diante de todo o azul da nova versao da tabela?!? Entendem agora porque chamo a tabela CEGV de Convolação Está Ganhando Vulto?
Exercitem o ritual acima pelo menos 1 vez por dia, e verão o bem que isto fará!
Sorte! Sorte!! Sorte!!!
🍀🤞🐷🍀🤞🐷🍀🤞🐷🍀🤞🐷🍀🤞🐷🍀🤞🐷🍀🤞🐷🍀🤞🐷🍀🤞🐷🍀🤞🐷🍀🤞🐷🍀🤞🐷
@CEGV, KD A TABELA?????
hahahahahaaa
Escrevi errado gente! Era 14 de novembro!
Obrigado aos comentários, vou mesmo referir a pagina 40, pois ter a notícia de que o processo ainda não saiu da análise está sendo difícil de lidar. O processo do meu pai é sim de convolação. Ele já se naturalizou português e possui Cartão Cidadão e Passaporte português já. Eu me atrapalhei nas datas, mas perguntei quando liguei hoje na CRCentrais e fui informado de que o processo foi recebido no dia 14 de novembro. Indaguei se o processo não tinha saído da etapa de análise e a atendente disse “Seu processo está beeeem atrasado e não há previsão de conclusão. Encontra-se em um estágio muito inicial”
Também perguntei o que aconteceria no caso de falecimento do requerente, e fui informado pelo atendente de que no caso de falecimento antes da conclusão do processo, ele seria invalidado. Talvez quando puder visualizar meu nome na próxima tabela eu possa ter uma noção melhor da ordem, mas por hora cogito que meu processo tenha sido esquecido na bacia das almas.
Calma! Não se desespere... (embora seja quase impossivel), CRC funciona devagar e sempre. Talvez vc teve a oportunidade de checar a ultima tabela do portal, mas se nao, novembro ainda nao está sendo finalizado, mas está à caminho. O processo do meu pai é de 03/11/17, poucos dias antes do seu, e ja teve retorno de todos os órgãos. LR é difícil de conseguir informações precisas, mas acredite, à passos de formiga, mas está seguindo... sorte p nós!
Arthur, às vezes tenho a impressão que o processo da minha mãe também foi esquecido da bacia das almas kkk o dela é perto do seu, 24/11/17
@Arthur rapaz, eu estava nessa mesma angústia até outro dia, é uma sensação horrível de impotência mesmo...o processo do meu pai é bem próximo do seu a espera estava começando a ser sofrida demais, como deve estar sendo para você.
Outro dia a coisa mudou bastante, a partir das informações reunidas aqui e motivado pela "torcida a favor" que é a tônica deste espaço liguei uma, duas vezes para a LR e após esperar um bocado fui informado que o processo havia saído do limbo da análise e já seguia para a última diligência.
Como NADA é fácil houve um momento inicial de leve desespero quando o atendente proferiu aquelas palavras terríveis "está em análise" mas depois de indagar um pouco mais ele se corrigiu e atualizou a informação. Quem sabe não esteja ocorrendo o mesmo com o processo do seu pai, uma olhada rápida pode ter enganado o atendente que deve repetir "está em análise" quase no automático.
Não vejo motivo para o processo do seu pai "ficar para trás" a coisa anda em blocos, uns demoram um pouco mais, outros menos mas analisando a tabela você percebe uma movimentação mais ou menos ordenada, em ondas. Tenho certeza que muito em breve você vai ver o seu processo dar um grande salto e a coisa vai clarear.
Força aí!
Arthur, bom dia,
3 semanas antes da conclusão de minha esposa (página 89 ou 90), na Linha Registos, uma atendente (a que não gosta de passar informações) disse pra minha esposa que o processo dela estava na fase "beem inicial".
Detalhe que:
2 meses antes eu já sabia, por outro atendente (homem) que todos os órgãos já tinham respondido as solicitações, e, quando minha esposa passou essa informação pra ela, inclusive, dando o nome do atendente, ou seja, a contradizendo, ela riu e disse:
"Não, não, senhora, a informação foi equivocada!"
Resumo da opéra? 3 semanas depois o processo de minha esposa estava concluído!
As vezes da a impressão que eles querem despachar logo a pessoa e não consultam, no sistema, a real fase do processo, portanto, não desanime pq a vitória é certa! Demora pq é pra dar mais sabor a ela!
Abraços e curta o portal!
Boa, Arthur. É o que queríamos ler. Seu pai definitivamente é um convolante !
Não se preocupe tanto com o que os atendentes falam. Preste atenção nos dados que eles lhe dão e descubra seu jeito de obter dados deles. Temos por aqui, nas páginas passadas diversas dicas. A parte de análise da situação deixe aqui conosco... todos (antigos) colegas aqui têm muiiita experiência. O mais importante é ficar atento às mudanças de situação.
Não é bem assim, principalmente nos casos dos convolantes... Existem casos e casos. Cada processo é único. Se conhecer alguém neste caso, mande me procurar privativamente e analisamos a situação específica.
já já ...
abraços e, novamente, bem vindo .
66 Processos Concluídos
66 Processos Concluídos
Estatísticas:
- 72 Requerentes +180 dias, 6 entre 91 e 180 dias e 3 com até 90 dias
- Status (5 Pendentes , 5 Numerados , 42 em Análise , 13 em Diligências , 14 em Despacho , 1 em Registro)
- Conclusão dos processos (em D.U.R): Tempo Mínimo 226 dias, Tempo Máximo 413 dias, Média 327 dias
Estatísticas Adicionais
jun/18 jul/18 ago/18 set/18 out/18 nov/18 dez/18 jan/19 fev/19 mar/19 abr/19 Concluídos 1 3 3 19 3 18 1 0 7 8 3 D.U.R. Max 226 257 274 305 322 346 321 0 402 401 413 D.U.R. Min 226 253 242 289 310 267 321 0 371 372 392 D.U.R. AVG 226 255 261 296 316 328 321 382 389 399 Dif mês ant 0 29 6 35 20 12 -7 61 7 10Lembro a todos: Para ver o link da última tabela publicada, acesse nossa primeira publicação deste tópico. Lá atualizaremos sempre o link para visualização de nossa última tabela.
abraços,
Também perguntei o que aconteceria no caso de falecimento do requerente, e fui informado pelo atendente de que no caso de falecimento antes da conclusão do processo, ele seria invalidado.
Atenção aqui! Atenção aqui!! Atenção aqui!!!
A afirmação acima, aparentemente de uma atendente da LR é ERRADA!!
Passei por tal afliçao por ter um requerente idosissimo (acho que é o mais velho daqui de nosso forum) e consultei à epoca a diretora do IRN (grau hierarquico acima da CRC!), relatando-lhe meu caso em todos os detalhes. Ela entendeu perfeitamente a razao de minha preocupaçao e respondeu-me, em belissimo e claro português Lisboeta com a confirmaçao escrita de que a "convolaçao" se dará por mero averbamento ao assento de nascimento ja existente, sem qualquer necessidade de intervençao adicional por parte do anciao requerente. Isto quer dizer sem sombra de dúvida: Em caso de falecimento do requerente, seu processo (DE "CONVOLAçÃO", bem entendido) continuara sendo tocado e sera finalizado.
Relax, brothers and sisters, no worries!!!
Pessoal, postei esse pergunta em um tópico próprio, mas talvez aqui seja o mais adequado: alguém sabe se é possível fazer a conversão para netos que tenham adquirido a nacionalidade derivada pelo casamento?
Minha mãe é casada com português (há mais de 5 anos) e é neta de português, mas não tem outros vínculos. Então uma possibilidade seria: adquirir a nacionalidade pelo casamento e depois converter por ser neta. Alguém já tentou?
Sim, é possível, com base nos msm moldes que a convolação dos netos, ou seja, Artigo 121º da Constituição Portuguesa e artigo 1-B da Lei Orgânica 03/2010!
Como os 2 casos são exclusivos da CRCentrais (casamento e convolação) dificilmente alguém deve ter tido sucesso ainda, pois os 2 tramitam lentamente...
Tem algum butão para dar mais de um Awesome para a mensagem de alguém?
@Rafa1509 @CEGV @EpidauraMoreira @NanaMa @michelribeiro91
Obrigado por terem dedicado um tempinho pra expor algumas experiências pessoais. Os relatos me ajudaram de verdade! Faz sentido que alguns dos atendentes não se esforcem para conseguir as informações corretas em relação aos processos, sobretudo pelo volume de pessoas - que cresceu imensamente - indagando por informações sobre processos. Acredito que chegou um momento que sequer realizam a consulta e respondem coisas a esmo.
Em relação ao caso específico de falecimento do requerente, fico aliviado ao ler o relato do amigo @EpidauraMoreira, já que acreditava que a LR era a única fonte de informação confiável para este tipo de consulta.
@CEGV vou procurar nas páginas passadas pelas dicas de como obter outras informações, conforme sugerido e caso tenha novas notícias, informarei a vocês.
Boa sorte a todos e novamente obrigado!
)
Arthur, hoje seria o aniversário de 88 anos da minha avó materna, filha do português. Eu fico me questionando todos os dias PQ eu não tive interesse em nacionalidade enquanto ela estava viva. Ela morreu nao faz tanto tempo. Se eu tivesse pedido ela teria ido comigo ao consulado, assinado o formulário sem questionar, mesmo sem nenhum interesse na nacionalidade. Nessas alturas eu ja seria português, e nao estaria nesta eterna angústia. Ela também era filha de italiana e por ter nascido antes de 1948 eu tenho direito a cidadania italiana de forma judicial, que é muuuito caro e teria que retificar mais e mais documentos. Minha avó paterna ainda é viva, com seus 92 anos, mas é filha de espanhol e não me transmite a nacionalidade. Meu avô paterno é descendente de judeus sefarditas portugueses e espanhóis, logo eu também sou, e nossa família já tem o certificado comprovando. Minha prima já deu entrada na Conservatória de Lisboa, eu também poderia fazê-lo, mas já investi tanto na cidadania portuguesa da minha mãe, retificações, convolação, e é uma nacionalidade de origem, não uma naturalização como a antiga lei dos netos. Enfim, acho que só nos resta esperar.
hehehe Paulão, Paulão... "Hold your horses..." rsssss
Amigo Paulo acredite quando eu digo, por experiência, que não é bem assim.
Infelizmente não vou poder entrar em maiores detalhes mas a resposta não é tão simples como interpretado e existem coisas nas entrelinhas da resposta da Diretora que ela não disse propositadamente, inclusive se o IRN aceitará (ou não) que um descendente de convolante, com processo ainda em trânsito, possa responder a qualquer exigência demandada pelo IRN em nome do falecido.
O que entendi que ela disse é que se o processo estiver "completamente perfeito", nada mais será exigido. Ou que não será solicitada nova "prova de vida" (além da assinatura presencial no requerimento) nos processos de convolantes. Então temos que ficar sempre atentos ao que eles dizem e, principalmente, o que não dizem.
Vou dar outro exemplo que mostra essa dualidade entre as instituições portuguesas:
Estive, a alguns meses atrás, em uma palestra do Exmo. Sr Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas. Ele disse diretamente a mim e ao resto de uma grande platéia que o Brasil (todo) é considerado "Comunidade Histórica Portuguesa". Então devemos mandar o áudio (e/ou vídeo) do discurso do Exmo. Secretário para o IRN e indicar que a visão dos membros executivos do estado português, em suas visitas diplomáticas, dizem o oposto do que os conservadores e oficiais do IRN e MJ pregam ?
Não é fácil....
Grande abraço e boa sorte a todos !!!
"O que entendi que ela disse é que se o processo estiver "completamente perfeito", nada mais será exigido. Ou que não será solicitada nova "prova de vida" (além da assinatura presencial no requerimento) nos processos de convolantes. Então temos que ficar sempre atentos ao que eles dizem e, principalmente, o que não dizem."
Meu mais que querido amigo @CEGV ,
mas é isto mesmo! Somos de mesmo e idêntico parecer.
Realmente, em meu afã, deixei de fora de minha redação a ressalva levantada pela propria Sra. Filomena Reis em sua carta para nós: "a serem julgados cumpridos todos os requisitos necessarios para esse tipo de processo, a atribuição dar-se-á em seu caso por simples averbamento ao registo de nascimento, sem necessidade de qualquer interação adicional do requerente".
Por isto, @Arthur , cuide já agorinha para nao deixar nenhuma chance para exigencias adicionais; mande tudo (e mais alguma coisa imaginável) que a CRC possa pedir!!!
Não se inquiete e comece já a aquecer os motores para o fim-de-semana!
Grande abraço a todos.
Boa tarde pessoal! Hoje depois de inúmeras tentativas frustradas devido tb a qualidade da minha internet, consegui ser atendida pela LR. A agente que me atendeu foi muito simpática e educada. Depois de me identificar e informar o número do meu processo, ela me disse que ele está aguardando resposta da justiça e sem eu solicitar continuou a verificação e perguntou-me se tinha enviado algum documento para anexação. Respondi que sim e ela disse que já estava anexado. Agradeci as informações mas a ligação caiu e não consegui perguntar mais nada. O documento enviado foi uma atualização do campo 9, na tentativa de não cair em exigência. Espero que ajude.
Não estou muito bem informada qual órgão seria o que está com meu processo para responder. MJ, DGAJ? Poderiam me esclarecer? Enfim o processo está andando. Devagar mas já é um alento. Por favor, assim que for possível, atualizem meu processo. Obrigado. Abraços a todos.