PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Acompanhamento de Processos de Conversão de Nacionalidade Derivada em Originária (6.4 para 1.1-D)

18889919394141

Comentários

  • SeverDoVougaSeverDoVouga Member 501 PontosPosts: 94

    @Rose disse:
    @Rafa1509 e queridos forista meu processo de 19/09/17 já foi despachado pela Sra. Conservadora em 15/04. Agora só falta averbamento no meu registro. A qualquer momento serei portuguesa de verdade.

    Rose parabéns! Você já uma portuguesa originária! O reconhecimento dessa condição é que é o mais importante. E isso ninguém lhe tira mais. Comemore agora esse momento. E quando saí a averbação comemore de novo.

    CEGVmarcelo_12mesesRoseMalu
  • Rafa1509Rafa1509 Moderator 869 PontosPosts: 323

    @marcelovilaca disse:

    @Rafa1509 disse:
    Aos que possuem curiosidade, segue averbamento no assento de nascimento de minha esposa...

    averbamento

    @Rafa1509 , esse print vc fez do documento solicitado online?

    Pergunto porque outro dia solicitei um pra um amigo, mas nao continha nenhum averbamento, e nao sei como fica com o averbamento, tipo, por 10 pratas to pensando em solicitar um pra mim pra ver se ja foi averbado, considerando que a mensalidade do Skype pra ligar pra Portugal culsta 6,50 nao eh uma perda tao grande assim...

    Olá Marcelo,

    Esse assento foi enviado pelo advogado que deu entrada no processo da patroa, à época...

    Para vc saber se está ou não averbado, vc teria que solicitar, pelo Civil Online, toda vez que quiser saber, pagando 10 euros para cada vez, vide que, a certidão disponibilizada no ato da solicitação é referente ao atual momento, não sendo atualizado a cada novo averbamento...

    CEGVmarcelo_12mesesSeverDoVougaRosemarcelovilaca
  • Rafa1509Rafa1509 Moderator 869 PontosPosts: 323

    @Rose disse:
    @Rafa1509 e queridos forista meu processo de 19/09/17 já foi despachado pela Sra. Conservadora em 15/04. Agora só falta averbamento no meu registro. A qualquer momento serei portuguesa de verdade.

    Rose, eu tenho qse certeza (se bem que, tratando de CRCentrais, ninguém tem certeza de nada... Kkk) que o seu assento ganhará o tão sonhado averbamento até, NO MÁXIMO, no final do mês...

    Estou, a cada dia que passa, tendo mais certeza que o grosso dos processos já passou (julho e agosto/2017)...

    marcelo_12mesesSeverDoVougaRose
  • Rafa1509Rafa1509 Moderator 869 PontosPosts: 323
    editado abril 2019

    @EpidauraMoreira disse:

    @Rafa1509 disse:
    Aos que possuem curiosidade, segue averbamento no assento de nascimento de minha esposa...

    @Rafa1509 , entendo seu contentamento.

    Sabe que eu fiz um quadro com as duas paginas da certidao do assento de meu pai, o qual esta bem pra la dos 90 anos?

    Ha 3 averbamentos no verso do papel:

    1. naturalizaçao,
    2. casamento e
    3. atribuiçao

    e pendurei-o na biblioteca, bem em frente à minha mesa de trabalho?

    Quando la estou sentado e trabalhando ao PC, reclino-me na cadeira e namoro varias vezes por dia o documento. Ele coroa com louros o final de um projeto começado em 1980! Deleito-me em constatar que ele existe, e nada pode anular aquilo que alcançamos.

    Grande abraço.

    Querido Paulão, pouca gente sabe, pelo menos um pouco, da minha história, mas, dado ao estimado carinho que tenho por sua pessoa, lhe explicarei:

    Em 2003, baseado em uma história contada pela minha falecida avó (falecida no ano anterior, 2002) comecei a procurar documentos que comprovasse o que ela dizia.

    Dizia ela que a mãe do meu avô era portuguesa, o que transformaria meu pai em neto de português...

    Já sabendo, a época, que a legislação estava sendo analisada para que os netos passassem a ter direito, revirei os arquivos de família, fui verificar até na administração do cemitério onde minha bisa estava enterrada para encontrar algum documento que comprovasse tal fato...

    Em vão!

    • Essa minha bisavó não era portuguesa e, sim, filha de português!

    A minha falecida avó era também neta de portuguesa, e, inclusive, se tivesse viva, completaria, em fevereiro passado, 80 anos de idade, o que, facilmente, eu conseguiria realizar o 6.4 e a convolação da mesma, pois, 7 a 8 meses antes do DL71/2017 eu já tinha todos os documentos que se pediam, a época, do 6.4 (hoje sei que eu já tinha esses documentos, na época, achava que precisava de mais).

    O destino me fez encontrar essa mulher MARAVILHOSA, no qual tenho uma filha com ela, que, também, é neta de português...

    A minha sogra, filha de português, está Vivíssima da Silva (prefiro não comentar essa situação... Kkkkk (que ela não veja esse post! )), porém, dado ao preço que um advogado me cobrou, a época (não sabia nadinha do que sei hoje) preferi "pular" a minha sogra, acreditando que a convolação seria possível por mero requerimento (ou automático).

    Quando dei entrada na convolação, ainda acreditava (como eu sou bobinho) que a convolação seria rápida... Ledo engano!

    Hoje comemoramos a convolação, mas, costumo falar com o @CEGV que, mesmo, na época, se não fosse possível, para a minha esposa seria mais fácil:

    • Era só dar entrada no da minha sogra e, posteriormente, realizar a "convolação" do 6.4 para o 1C, como já instruí alguns muitos processos assim, com 100% de sucesso!

    Ai vc me pergunta:

    • Pq então realizou a convolação, ao invés de fazer o da sua sogra e convolar a esposa, pelo 1C?

    Sinceramente? Me perguntava isso sempre, mas, hoje, eu penso que, se eu tivesse feito isso, não teria conhecido TAAAANTAAASSS pessoas maravilhosas, como você, o CEGV, a Andrea, o Túlio, o Helio, o Henrique, o Rodrigo e outros tantos que, se eu for citar aqui, seria injusto, pois, com certeza, esqueceria alguém!

    Hoje não me arrependo mais de ter dado entrada na convolação (6.4 para 1D) da minha esposa, pois o conhecimento que eu tive, nesta confusão toda, além das pessoas que, antes, eram amigos de luta e, hoje, são amigos pessoais, não tem preço!

    CEGVmarcelo_12mesesEpidauraMoreiraPedroFPNanaMaSeverDoVougaRoseLuisMarianoMaluDom_Tenreiroe 2 outros.
  • NanaMaNanaMa Member 363 PontosPosts: 51
    editado abril 2019

    @Rafa1509 disse:
    Querido Paulão, ...

    Pára porque eu me emociono facil kkkk lembro como se fosse hoje naqueleee outro forum, qdo a lei dos netos foi aprovada, todos super ansiosos aguardando a lei entrar em vigor... 2 anos. Então que sejamos pacientes mais uma vez!!!

    SeverDoVougaRafa1509Rosemarcelo_12mesesMalufabys_machadoCEGV
  • NanaMaNanaMa Member 363 PontosPosts: 51

    Com incentivo de alguns, liguei novamente na LR p saber sobre o processo de meu pai, e foi O ANJO q atendeu e me passou informações (as anjas me "broqueia"🤣). Foi para diligências e falta apenas a DGAJ responder. Esqueci de perguntar a data.... mas é isso, tá chegandooo o fim de mais um começo! 😁 feliz Páscoa à todos!!

    SeverDoVougaRafa1509CEGVRoseBrunomarcelo_12mesesheliobmarcelovilaca
  • AsferjuniorAsferjunior Member 651 PontosPosts: 125

    Olho na tabela e não me lembro de ter visto antes tantos processos aguardando despacho!

    Bacalhau pra amanhã, chocolate (inclusive no são Paulo...KKK, brincadeira) domingo e baciada de processos a partir de segunda!

    Boa sorte a todos!!!

    NanaMaRosemarcelo_12mesesSeverDoVougaMaluCEGV
  • RoseRose Member 520 PontosPosts: 144

    @Asferjunior disse:
    Olho na tabela e não me lembro de ter visto antes tantos processos aguardando despacho!

    Bacalhau pra amanhã, chocolate (inclusive no são Paulo...KKK, brincadeira) domingo e baciada de processos a partir de segunda!

    Boa sorte a todos!!!

    O meu foi despachado dia 15/04. Reta final.

    marcelo_12mesesMaluSeverDoVougaCEGV
  • RoseRose Member 520 PontosPosts: 144

    @SeverDoVouga disse:

    @Rose disse:
    @Rafa1509 e queridos forista meu processo de 19/09/17 já foi despachado pela Sra. Conservadora em 15/04. Agora só falta averbamento no meu registro. A qualquer momento serei portuguesa de verdade.

    Rose parabéns! Você já uma portuguesa originária! O reconhecimento dessa condição é que é o mais importante. E isso ninguém lhe tira mais. Comemore agora esse momento. E quando saí a averbação comemore de novo.

    Uma portuguesa. "Sim, senhori'. Obrigada.

    marcelo_12mesesMaluSeverDoVougaCEGV
  • BrunoBruno Member 396 PontosPosts: 85

    @NanaMa disse:
    Com incentivo de alguns, liguei novamente na LR p saber sobre o processo de meu pai, e foi O ANJO q atendeu e me passou informações (as anjas me "broqueia"🤣). Foi para diligências e falta apenas a DGAJ responder. Esqueci de perguntar a data.... mas é isso, tá chegandooo o fim de mais um começo! 😁 feliz Páscoa à todos!!

    Boa! Tô falando...hehhehe

    marcelo_12mesesRoseSeverDoVouga
  • EpidauraMoreiraEpidauraMoreira Member 1644 PontosPosts: 444

    Gente, olhem que belissimo relato, o de @Rafa1509 ! Sei que todos aqui têm uma historia familiar envolvendo a luta pela nacionalidade portuguesa. Este fator comum a todos nos nos une. Espero um dia ter a chance e o grande prazer de conhecer alguns de voces pessoalmente (sei que encontrar todos seria impossivel).

    Desejo a todos uma Pascoa abençoada.

    P.S.: Epidaura se alegra especialmente com o feriado de Pascoa, pois sabe que é a unica celebraçao do ano em que nao corre o menor perigo por parte dos outros habitantes da aldeia ... o que vai para a mesa é peixe... (é mais que claro que aqui em casa ela nao corre o mais remoto perigo)

    🐰🐇🐰🐇🐰🐇🐰🐇🐰🐇🐰🐇

    Dom_TenreiroMaluCEGVheliobGlêniomarcelo_12mesesRafa1509RoseLuisMarianoSeverDoVougae 2 outros.
  • CEGVCEGV Moderator 4996 PontosPosts: 5,130

    Pessoal, lamento informar:

    Greve do Notariado na semana que vem...

    http://www.irn.mj.pt/sections/noticias/2019/greve-servicos-do-irn

    marcelo_12mesesBrunoNanaMaSeverDoVougaheliob
  • marcelo_12mesesmarcelo_12meses Member 1022 PontosPosts: 243

    @CEGV disse:
    Greve do Notariado na semana que vem...

    Antes que se dê abertura à temporada do mimimi, ressalto que a referida greve tem período de término JÁ DEFINIDO. É só 1 semana de greve e, ainda assim, a quinta-feira dia 25 foi excluída do período de greve. Não é greve de brasileiros. É greve de portugueses.
    Aposto 100 Escudos$ que sai uma baciada na quinta-feira 25.

    CEGVMarciaCoelhoSeverDoVougaPedroFPmarcelovilaca
  • consuelo52consuelo52 Member 329 PontosPosts: 78

    Bom dia a todos! Parabéns aos novos convolados e Feliz Páscoa a todos.

    marcelo_12mesesCEGVMaluRafa1509SeverDoVouga
  • rodrigocruzrodrigocruz Member 348 PontosPosts: 79

    @marcelo_12meses salvo engano dia 25 é feriado (Dia da Liberdade). Acho que por isso foi excluído

    marcelo_12mesesCEGVMaluanareisSeverDoVouga
  • PabloPablo Member 197 PontosPosts: 25

    Bom dia.
    Falei hoje com a LR e meu processo está em Diligências aguardando retorno do SEF e DGAJ. @CEGV quando puder atualize em nossa tabela. Grato

    marcelo_12mesesCEGVSeverDoVouga
  • marcelo_12mesesmarcelo_12meses Member 1022 PontosPosts: 243

    @Pablo disse:
    Falei hoje com a LR e meu processo está em Diligências aguardando retorno do SEF e DGAJ.

    De nov-2017?
    Tá bão que tá danado mesmo!
    ÔXE!

    Adeeeeeeeeus, noveeeeembro.
    Feliiiiiiiz, dezeeeeeembro.
    lá lá láááááááá

    SeverDoVougaCEGVPedroFP
  • CEGVCEGV Moderator 4996 PontosPosts: 5,130

    @marcelo_12meses , outros de novembro foram agora para Diligências. Ainda assim falamos de 18 meses (ou quase) para o "primeiro contato". Pessoalmente acredito que talvez estes processos cheguem a quase (ou mais de) dois anos.

    abraços e ótima sorte a todos !

    marcelo_12mesesSeverDoVouga
  • NanaMaNanaMa Member 363 PontosPosts: 51

    Recebi retorno do email à DGAJ, as solicitações foram respondidas hoje 22/04 à conservatória 🙏🙏🙏🙏

    LuisMarianoSeverDoVougaBrunomarcelo_12mesesCEGV
  • BrunoBruno Member 396 PontosPosts: 85

    Mesmo com a greve, parece que o atendimento segue firme, pessoal conseguindo (boas) informações hoje.

    marcelo_12mesesEpidauraMoreiraSeverDoVouga
  • marcelo_12mesesmarcelo_12meses Member 1022 PontosPosts: 243

    @Bruno disse:
    Mesmo com a greve, parece que o atendimento segue firme, pessoal conseguindo (boas) informações hoje.

    E quinta-feira vai ter baciada, e eu vou faturar 100 Escudos$.

    BrunoCEGVEpidauraMoreiraSeverDoVouga
  • RodsamaralRodsamaral Member 468 PontosPosts: 125

    Liguei hoje novamente as 5 da manha ,atendimento em 20 min,a DGAJ respondeu para a CRC dia 12/04 mas ainda nao esta atualizado na LR ,disse que nao teve resposta da PJ e sugeriu mandar um email para CRC confirmando se ela recebeu a resposta da DGAJ ,alguem sabe o email da PJ para questionar a resposta a CRC?Grato

    marcelo_12mesesCEGVSeverDoVouga
  • JoaoCoutinhoJoaoCoutinho Member 3 PontosPosts: 1

    Olá, como posso fazer para incluir o processo de meu pai e de minha tia na planilha e como ter acesso a mesma? Obrigado, João.

    SeverDoVouga
  • CEGVCEGV Moderator 4996 PontosPosts: 5,130
    editado abril 2019

    @JoaoCoutinho disse:
    Olá, como posso fazer para incluir o processo de meu pai e de minha tia na planilha e como ter acesso a mesma? Obrigado, João.

    Oi João, bem vindo. Basta me informar as informações dos processos de convolação de seu pai e tia, que eu os adiciono e aparecerão na próxima publicação. O que precisamos:

    • Data de entrega dos processos na CRCentrais, e se foi entregue pessoalmente, correios, advogados ou procuradores
    • três primeiros números dos processos, caso saibam (não usamos todos 5 dígitos para preservar identidades) e ano do processo
    • Situação atual e data da última informação recebida.

    Como todos aqui já sabem mas é sempre importante explicar para quem chega, nossa planilha é oficiosa e as informações sobre a situação dos processos são obtidas por cada requerente e nos são reportadas aqui. Aí atualizo constantemente a tabela para que todos acompanhem os processos de todos. Acompanhando processos anteriores aos seus fica mais fácil saber os momentos adequados para ligar para a Linha de Registos para saber de seus processos.

    Sobre acesso à planilha:
    Na primeira publicação deste tópico, atualizo sempre o link da última planilha publicada. Então é fácil ver a última atualização. Porém é bem mais divertido acompanhar nosso tópico, trocar ideias e conhecimentos com nossos outros colegas e acompanhar sempre que atualizo nossa tabela.

    Abraços e aproveite nosso Portal

    NanaMaMaluSeverDoVouga
  • PabloPablo Member 197 PontosPosts: 25

    DGAJ também respondeu a solicitação da CRC no dia 22/04.

    CEGVSeverDoVouga
  • fabioflorianofabiofloriano NoConversation 399 PontosPosts: 86

    Bom dia @CEGV , Atualizando
    Fábio Floriano 12/10/17 375 C C 586xx/17 23/03/19 5 Diligências - falta DGAJ

    MaluCEGV
  • ArthurArthur Member 166 PontosPosts: 20

    Olá, gostaria de parabenizar a todos pelo forum. Por meio dele fui capaz de obter muitas informações e muitas dúvidas foram esclarecidas. Muito obrigado a todos. Atualmente aguardo a finalização do processo de convolação de meu pai desde 2017 e após ligar algumas vezes na linha de registros, fui informado que meu processo ainda está bastante atrasado e encontra-se em análise. Estou bastante desiludido, pois o processo parece não avançar pra nenhuma etapa subsequente. Contudo, vejo que algumas pessoas aqui parecem estar em uma situação semelhante. Gostaria de, se possível, adicionar o meu processo na nova tabela. Aqui estão os dados:
    Entrega do processo: 14 de abril de 2017 pelos correios
    Numero processo: 084XX/18
    Análise - ultima informação: 24/04/2019

    Muito obrigado!

    CEGVSeverDoVouga
  • AsferjuniorAsferjunior Member 651 PontosPosts: 125

    @Arthur disse:
    Olá, gostaria de parabenizar a todos pelo forum. Por meio dele fui capaz de obter muitas informações e muitas dúvidas foram esclarecidas. Muito obrigado a todos. Atualmente aguardo a finalização do processo de convolação de meu pai desde 2017 e após ligar algumas vezes na linha de registros, fui informado que meu processo ainda está bastante atrasado e encontra-se em análise. Estou bastante desiludido, pois o processo parece não avançar pra nenhuma etapa subsequente. Contudo, vejo que algumas pessoas aqui parecem estar em uma situação semelhante. Gostaria de, se possível, adicionar o meu processo na nova tabela. Aqui estão os dados:
    Entrega do processo: 14 de abril de 2017 pelos correios
    Numero processo: 084XX/18
    Análise - ultima informação: 24/04/2019

    Muito obrigado!

    Amigo Arthur, deve haver algum engano. Em abril/2017 ainda não era possível entrar com pedido de convolação de que se trata esse tópico já que a lei só foi regulamentada meses depois. Os primeiros datam de julho/2017. Em abril era possível entrar com pedido de naturalização apenas (lei de 2006).

    Favor checar as informações...abcs!

    CEGVSeverDoVouga
  • CEGVCEGV Moderator 4996 PontosPosts: 5,130

    @Arthur disse:
    Entrega do processo: 14 de abril de 2017 pelos correios
    Numero processo: 084XX/18
    Análise - ultima informação: 24/04/2019

    Oi Arthur, bem vindo. Agradecemos muito as gentis palavras sobre nosso Portal.

    Arthur, se me equivocar abaixo, por favor me desculpe e nos avise.

    O processo do seu pai não parece ser de convolação (da forma com que entendemos aqui neste grupo). A convolação só passou a existir em julho/17. Antes disso o artigo aplicável era o 6.4, de naturalização de netos.

    Sabemos, entretanto, que a CRCentrais enviou cartas para diversos requerentes que haviam enviado seus processos pelo artigo 6.4, perguntando se gostariam de "Convolar" seus processos para o 1.1-D. Se este é o caso do seu pai, provavelmente ele teve que indicar e documentar os "Laços efetivos" que tinha com Portugal (comunidade portuguesa). Caso tenha ocorrido assim e seu pai tenha optado por "convolar" o processo para o novo artigo 1.1-D, o processo dele passou a ser tramitado como um processo "novo" de netos, pelo novo arquivo.

    Os processos que acompanhamos neste tópico específico são de netos de portugueses que já haviam se naturalizado no passado (processo concluído) e depois, após julho/17, submeteram um novo processo, agora pela nova legislação (1.1-D) requerendo que suas nacionalidades fossem convertidas (ou convoladas - termo informal) de naturalização para Atribuição.

    Abraços e aproveite nosso Portal,

    MaluSeverDoVougaheliob
  • EpidauraMoreiraEpidauraMoreira Member 1644 PontosPosts: 444

    @Arthur disse:
    ...Estou bastante desiludido, pois o processo parece não avançar pra nenhuma etapa subsequente. Contudo, vejo que algumas pessoas aqui parecem estar em uma situação semelhante.

    >
    Amigos, boa tarde, aqui é Epidaura (o Paulo está lá na tasca tomando cachaça com os amigos que saíram há pouco do trabalho; ele fica uma fera comigo, quando mexo no computador escondido e longe dele; se me vê aqui, ameaça até nao dar-me abóbora durante 2 semanas, o que para mim é uma sentença mortal...).

    Quero dizer uma coisa a Arthur e aos outros: quando tudo parecer perdido, pulem para a página 40 deste tópico, e observem por 2 longos minutos a primeira mensagem ali, de @CEGV , com uma edição minguadissima de nossa tabela, com resultados ralos, onde o azul quase nao aparece.

    Depois de passados os 2 minutos (têm de ser dois, nao vale enganar, hein?!?) concentrem a atençao na ediçao mais recente da tabela, tambem postada aqui mais atras por CEGV.

    Digam com sinceridade: Sentiram ou nao sentiram uma energia boa fluindo por dentro do peito, diante de todo o azul da nova versao da tabela?!? Entendem agora porque chamo a tabela CEGV de Convolação Está Ganhando Vulto?

    Exercitem o ritual acima pelo menos 1 vez por dia, e verão o bem que isto fará!

    Sorte! Sorte!! Sorte!!!

    🍀🤞🐷🍀🤞🐷🍀🤞🐷🍀🤞🐷🍀🤞🐷🍀🤞🐷🍀🤞🐷🍀🤞🐷🍀🤞🐷🍀🤞🐷🍀🤞🐷🍀🤞🐷

    anareisCEGVMaluMarciaCoelhoNanaMamarcelo_12mesesLuisMarianoRafa1509PedroFPMorgadoe 1 outros.
  • Rafa1509Rafa1509 Moderator 869 PontosPosts: 323

    @CEGV, KD A TABELA?????

    hahahahahaaa

    CEGVPedroFPSeverDoVouga
  • ArthurArthur Member 166 PontosPosts: 20

    Escrevi errado gente! Era 14 de novembro!

    CEGVAsferjuniorSeverDoVouga
  • ArthurArthur Member 166 PontosPosts: 20

    Obrigado aos comentários, vou mesmo referir a pagina 40, pois ter a notícia de que o processo ainda não saiu da análise está sendo difícil de lidar. O processo do meu pai é sim de convolação. Ele já se naturalizou português e possui Cartão Cidadão e Passaporte português já. Eu me atrapalhei nas datas, mas perguntei quando liguei hoje na CRCentrais e fui informado de que o processo foi recebido no dia 14 de novembro. Indaguei se o processo não tinha saído da etapa de análise e a atendente disse “Seu processo está beeeem atrasado e não há previsão de conclusão. Encontra-se em um estágio muito inicial”
    Também perguntei o que aconteceria no caso de falecimento do requerente, e fui informado pelo atendente de que no caso de falecimento antes da conclusão do processo, ele seria invalidado. Talvez quando puder visualizar meu nome na próxima tabela eu possa ter uma noção melhor da ordem, mas por hora cogito que meu processo tenha sido esquecido na bacia das almas.

    CEGVSeverDoVougaDom_Tenreiro
  • NanaMaNanaMa Member 363 PontosPosts: 51

    @Arthur disse:
    Obrigado aos comentários, vou mesmo referir a pagina 40, pois ter a notícia de que o processo ainda não saiu da análise está sendo difícil de lidar. O processo do meu pai é sim de convolação. Ele já se naturalizou português e possui Cartão Cidadão e Passaporte português já. Eu me atrapalhei nas datas, mas perguntei quando liguei hoje na CRCentrais e fui informado de que o processo foi recebido no dia 14 de novembro. Indaguei se o processo não tinha saído da etapa de análise e a atendente disse “Seu processo está beeeem atrasado e não há previsão de conclusão. Encontra-se em um estágio muito inicial”
    Também perguntei o que aconteceria no caso de falecimento do requerente, e fui informado pelo atendente de que no caso de falecimento antes da conclusão do processo, ele seria invalidado. Talvez quando puder visualizar meu nome na próxima tabela eu possa ter uma noção melhor da ordem, mas por hora cogito que meu processo tenha sido esquecido na bacia das almas.

    Calma! Não se desespere... (embora seja quase impossivel), CRC funciona devagar e sempre. Talvez vc teve a oportunidade de checar a ultima tabela do portal, mas se nao, novembro ainda nao está sendo finalizado, mas está à caminho. O processo do meu pai é de 03/11/17, poucos dias antes do seu, e ja teve retorno de todos os órgãos. LR é difícil de conseguir informações precisas, mas acredite, à passos de formiga, mas está seguindo... sorte p nós!

    CEGVRodsamaralmarcelo_12mesesSeverDoVougaDom_Tenreiro
  • michelribeiro91michelribeiro91 Member 307 PontosPosts: 41

    Arthur, às vezes tenho a impressão que o processo da minha mãe também foi esquecido da bacia das almas kkk o dela é perto do seu, 24/11/17

    LuisMarianomarcelo_12mesesSeverDoVouga
  • BrunoBruno Member 396 PontosPosts: 85

    @Arthur disse:
    Obrigado aos comentários, vou mesmo referir a pagina 40, pois ter a notícia de que o processo ainda não saiu da análise está sendo difícil de lidar. O processo do meu pai é sim de convolação. Ele já se naturalizou português e possui Cartão Cidadão e Passaporte português já. Eu me atrapalhei nas datas, mas perguntei quando liguei hoje na CRCentrais e fui informado de que o processo foi recebido no dia 14 de novembro. Indaguei se o processo não tinha saído da etapa de análise e a atendente disse “Seu processo está beeeem atrasado e não há previsão de conclusão. Encontra-se em um estágio muito inicial”
    Também perguntei o que aconteceria no caso de falecimento do requerente, e fui informado pelo atendente de que no caso de falecimento antes da conclusão do processo, ele seria invalidado. Talvez quando puder visualizar meu nome na próxima tabela eu possa ter uma noção melhor da ordem, mas por hora cogito que meu processo tenha sido esquecido na bacia das almas.

    @Arthur rapaz, eu estava nessa mesma angústia até outro dia, é uma sensação horrível de impotência mesmo...o processo do meu pai é bem próximo do seu a espera estava começando a ser sofrida demais, como deve estar sendo para você.

    Outro dia a coisa mudou bastante, a partir das informações reunidas aqui e motivado pela "torcida a favor" que é a tônica deste espaço liguei uma, duas vezes para a LR e após esperar um bocado fui informado que o processo havia saído do limbo da análise e já seguia para a última diligência.

    Como NADA é fácil houve um momento inicial de leve desespero quando o atendente proferiu aquelas palavras terríveis "está em análise" mas depois de indagar um pouco mais ele se corrigiu e atualizou a informação. Quem sabe não esteja ocorrendo o mesmo com o processo do seu pai, uma olhada rápida pode ter enganado o atendente que deve repetir "está em análise" quase no automático.

    Não vejo motivo para o processo do seu pai "ficar para trás" a coisa anda em blocos, uns demoram um pouco mais, outros menos mas analisando a tabela você percebe uma movimentação mais ou menos ordenada, em ondas. Tenho certeza que muito em breve você vai ver o seu processo dar um grande salto e a coisa vai clarear.

    Força aí!

    LuisMarianoCEGVEpidauraMoreiraMalumarcelo_12mesesPedroFPSeverDoVougaArthurRoseDom_Tenreiroe 1 outros.
  • Rafa1509Rafa1509 Moderator 869 PontosPosts: 323

    Arthur, bom dia,

    3 semanas antes da conclusão de minha esposa (página 89 ou 90), na Linha Registos, uma atendente (a que não gosta de passar informações) disse pra minha esposa que o processo dela estava na fase "beem inicial".

    Detalhe que:

    2 meses antes eu já sabia, por outro atendente (homem) que todos os órgãos já tinham respondido as solicitações, e, quando minha esposa passou essa informação pra ela, inclusive, dando o nome do atendente, ou seja, a contradizendo, ela riu e disse:

    "Não, não, senhora, a informação foi equivocada!"

    Resumo da opéra? 3 semanas depois o processo de minha esposa estava concluído!

    As vezes da a impressão que eles querem despachar logo a pessoa e não consultam, no sistema, a real fase do processo, portanto, não desanime pq a vitória é certa! Demora pq é pra dar mais sabor a ela!

    Abraços e curta o portal!

    CEGVMalumarcelo_12mesesPedroFPSeverDoVougaNanaMaRose
  • CEGVCEGV Moderator 4996 PontosPosts: 5,130

    @Arthur disse:
    .... O processo do meu pai é sim de convolação. Ele já se naturalizou português e possui Cartão Cidadão e Passaporte português já. Eu me atrapalhei nas datas, mas perguntei quando liguei hoje na CRCentrais e fui informado de que o processo foi recebido no dia 14 de novembro. Indaguei se o processo não tinha saído da etapa de análise e a atendente disse “Seu processo está beeeem atrasado e não há previsão de conclusão. Encontra-se em um estágio muito inicial”

    Boa, Arthur. É o que queríamos ler. Seu pai definitivamente é um convolante ! :wink:

    Não se preocupe tanto com o que os atendentes falam. Preste atenção nos dados que eles lhe dão e descubra seu jeito de obter dados deles. Temos por aqui, nas páginas passadas diversas dicas. A parte de análise da situação deixe aqui conosco... todos (antigos) colegas aqui têm muiiita experiência. O mais importante é ficar atento às mudanças de situação.

    Também perguntei o que aconteceria no caso de falecimento do requerente, e fui informado pelo atendente de que no caso de falecimento antes da conclusão do processo, ele seria invalidado.

    Não é bem assim, principalmente nos casos dos convolantes... Existem casos e casos. Cada processo é único. Se conhecer alguém neste caso, mande me procurar privativamente e analisamos a situação específica.

    Talvez quando puder visualizar meu nome na próxima tabela eu possa ter uma noção melhor da ordem, mas por hora cogito que meu processo tenha sido esquecido na bacia das almas.

    já já ...

    abraços e, novamente, bem vindo .

    marcelo_12mesesSeverDoVougaArthurRose
  • CEGVCEGV Moderator 4996 PontosPosts: 5,130

    Atualização - 146 Processos
    66 Processos Concluídos
    
    Forista                  Entr.   DUR E   Processo Últ.At.  F STATUS        
    =======================================================================
    Beto Souza              04/07/17 292 P C 447xx/17 03/09/18 8 FINALIZADO
    gabriel401              06/07/17 291 P C 446xx/17 04/09/18 8 FINALIZADO
    Morgado (mãe)           06/07/17 274 P C 446xx/17 09/08/18 8 FINALIZADO
    lupaes30_               07/07/17 289 P C 448xx/17 03/09/18 8 FINALIZADO
    Raul S.F.J.  (186 Dias)?07/07/17 125 A C 453xx/17 09/01/18 * FINALIZADO
    R.A.P.                  07/07/17 305 P C 462xx/17 25/09/18 8 FINALIZADO
    flavio_morgado          10/07/17 322 C C 462xx/17 22/10/18 8 FINALIZADO
    Fernanda                13/07/17 226 P C 45xxx/17 11/06/18 8 FINALIZADO
    nicolasgab (mãe)        13/07/17 257 C C 45xxx/17 24/07/18 8 FINALIZADO
    jlacarvalho             13/07/17 304 C C 463xx/17 28/09/18 8 FINALIZADO
    gabrielsousa (pai)      13/07/17 255 C C 463xx/17 20/07/18 8 FINALIZADO
    Leciiro                 13/07/17 293 C C 46xxx/17 13/09/18 8 FINALIZADO
    Armando (Esposa)        13/07/17 346 C C 45xxx/17 29/11/18 8 FINALIZADO
    CEGV                    14/07/17 292 C C 464xx/17 13/09/18 8 FINALIZADO
    Pedro                   14/07/17 303 C C 464xx/17 28/09/18 8 FINALIZADO
    Mey Sarafana            18/07/17 301 C C 46xxx/17 28/09/18 8 FINALIZADO
    marinho                 18/07/17 316 C C 466xx/17 22/10/18 8 FINALIZADO
    anycastro               18/07/17 301 C C 466xx/17 28/09/18 8 FINALIZADO
    Luis D                  19/07/17 253 C C 466xx/17 24/07/18 8 FINALIZADO
    mabarros                19/07/17 390 A C 47xxx/17 07/02/19 8 FINALIZADO
    dsgalhardo              20/07/17 335 C C 469xx/17 21/11/18 8 FINALIZADO
    PTUSA                   20/07/17 299 C C 464xx/17 28/09/18 8 FINALIZADO
    PTUSA (irmão)           20/07/17 299 C C 464xx/17 28/09/18 8 FINALIZADO
    Rodrigo_Camacho         20/07/17 332 C C 47xxx/17 16/11/18 8 FINALIZADO
    brasilhenrique (mãe)    20/07/17 334 A C 477xx/17 20/11/18 8 FINALIZADO
    Ziza (pai)              20/07/17 299 C C 474xx/17 28/09/18 8 FINALIZADO
    cemeisss89 (pai)        21/07/17 402 C C 475xx/17 27/02/19 8 FINALIZADO
    WAGNERCRTTI             21/07/17 333 C C 475xx/17 20/11/18 8 FINALIZADO
    PACHECO                 23/07/17 298 C C 47xxx/17 28/09/18 8 FINALIZADO
    bmasouza                24/07/17 297 C C 47xxx/17 28/09/18 8 FINALIZADO
    RENANNMATTOS            24/07/17 339 C C 47xxx/17 29/11/18 8 FINALIZADO
    Jeane                   24/07/17 332 C C 476xx/17 20/11/18 8 FINALIZADO
    msouzasantos            24/07/17 327 C C 479xx/17 13/11/18 8 FINALIZADO
    lisandracf              25/07/17 338 C C 47XX9/17 29/11/18 8 FINALIZADO
    Lissa (mãe)             25/07/17 338 C C 477XX/17 29/11/18 8 FINALIZADO
    rodrj                   27/07/17 337 P C 47xxx/17 30/11/18 8 FINALIZADO
    Dom_Tenreiro (2)        27/07/17 294 C C 48xxx/17 28/09/18 8 FINALIZADO
    Dom_Tenreiro (1)        27/07/17 337 C C 48xxx/17 30/11/18 8 FINALIZADO
    claudiocbernardo        27/07/17 294 C C 484xx/17 28/09/18 8 FINALIZADO
    Mogadouro               28/07/17 292 C C 48xxx/17 27/09/18 8 FINALIZADO
    garaujo (pai)           30/07/17 291 S C 33xxx/17 26/09/18 8 FINALIZADO
    JR494                   31/07/17 335 C C 488xx/17 30/11/18 8 FINALIZADO
    
    marcelo_12mesesbrasilhenriquesarahcamposRoseheliob
  • CEGVCEGV Moderator 4996 PontosPosts: 5,130

    Atualização - 146 Processos
    66 Processos Concluídos
    
    Forista                  Entr.   DUR E   Processo Últ.At.  F STATUS        
    =======================================================================
    marianaorsini           03/08/17 314 C C 488xx/17 06/11/18 8 FINALIZADO
    Rodrigo                 03/08/17 269 A C 47xxx/17 31/08/18 8 FINALIZADO
    thaisabad (mãe)         04/08/17 318 C C 49XXX/17 13/11/18 8 FINALIZADO
    Sonali (marido)         04/08/17 310 C C 49XXX/17 31/10/18 8 FINALIZADO
    cvayolete               09/08/17 328 C C 48xxx/17 30/11/18 8 FINALIZADO
    fabianasmello (mãe)     09/08/17 394 C C 50xxx/17 06/03/19 8 FINALIZADO
    rodrigocruz             10/08/17 326 C C 50xxx/17 29/11/18 8 FINALIZADO
    lets (avó)              10/08/17 398 A C 514xx/17 13/03/19 8 FINALIZADO
    Glênio                  11/08/17 426 C C 504xx/17 15/04/19 6 Aguarda despacho
    Fabio Floriano (JAAM)   14/08/17 383 C C 504xx/17 22/02/19 8 FINALIZADO
    DKS                     14/08/17 371 C C 504xx/17 06/02/19 8 FINALIZADO
    Alice (pai)             14/08/17 413 C C 50xxx/17 05/04/19 8 FINALIZADO
    ilyan (mãe)             19/08/17 392 C C 510xx/17 12/03/19 8 FINALIZADO
    PVP                     21/08/17 379 C C 049xx/18 22/02/19 8 FINALIZADO
    Simoni                  22/08/17 400 C C 50xxx/17 26/03/19 8 FINALIZADO
    Malu (mãe)              23/08/17 419 P C 50xxx/17 17/04/19 6 Aguarda retorno MJ
    jhmferraz (mãe)         23/08/17 321 C C 507xx/17 04/12/18 8 FINALIZADO
    cquintal                23/08/17 401 C C 508xx/17 28/03/19 8 FINALIZADO
    FSP                     23/08/17 377 C C 51xxx/17 22/02/19 8 FINALIZADO
    Soraia1975              23/08/17 419 C C 510xx/17 27/02/19 4 Análise / Exigência campo 9
    MarciaCoelho (mãe)      23/08/17 419 C C 501xx/17 27/03/19 5 Diligências
    aparecida               23/08/17 419 C C 51xxx/17 19/02/19 6 Aguarda despacho
    mdoura                  24/08/17 376 C C 509xx/17 22/02/19 8 FINALIZADO
    GR388 (irmão JR494)     28/08/17 416 C C 500xx/17 21/03/19 5 Diligências em 31/08. Falta DGAJ
    Jorge                   30/08/17 414 C C 514xx/17 07/09/18 5 Diligências
    Beth                    31/08/17 376 A C 514xx/17 01/03/19 8 FINALIZADO
    egtorres (mãe)          31/08/17 384 A C 514xx/17 13/03/19 8 FINALIZADO
    IsabelaMT (mãe)         31/08/17 413 A C 51xxx/17 12/04/19 5 Diligências/Pend PJ
    Renato_Andrade (mãe)    04/09/17 411 C C 51xxx/17 12/04/19 6 Exigência campo 9 
    Yohalin                 06/09/17 409 C C 52xxx/17 13/04/19 6 Aguarda Despacho + Exigência Campo 9
    Andrea                  07/09/17 242 A C 52xxx/17 28/08/18 8 FINALIZADO
    LuisMariano             08/09/17 407 P C 52xxx/17 10/12/18 6 Aguarda retorno MJ
    Maria1991 (mãe)         10/09/17 407 C C 5xxxx/17 10/12/18 6 Aguarda retorno MJ
    RafaMelo (mãe)          11/09/17 372 C C 504xx/17 06/03/19 8 FINALIZADO
    fabiocabrall            11/09/17 406 P C 522xx/17 08/02/19 6 Aguarda Despacho
    ECG                     18/09/17 401 C C 534xx/17 11/04/19 6 Seguiu para Despacho
    nicolas                 19/09/17 392 C C 545xx/17 11/04/19 8 FINALIZADO
    Rafa1509 (Esposa)       19/09/17 393 A C 547xx/17 12/04/19 8 FINALIZADO
    Rose                    19/09/17 400 A C 550xx/17 18/04/19 7 *** Aguarda Registro ***
    Paes                    19/09/17 400 A C 553xx/17 07/02/19 5 Diligências - DGAJ/PJ
    PedroFP (pai)           21/09/17 398 A C 558xx/17 08/04/19 6 Aguarda retorno MJ
    Aragao (pai)            24/09/17 397 A C 58xxx/17 24/09/18 6 Aguarda retorno MJ
    RodsAmaral              25/09/17 396 C C 556xx/17 23/04/19 5 Diligências - DGAJ resp 12/4/19 + PJ
    rluizm                  26/09/17 395 C C 5xxxx/17 26/11/18 4 Análise
    iestima                 27/09/17 394 C C 562xx/17 09/10/18 4 Análise
    Asferjunior (sogro)     02/10/17 391 C C 56xxx/17 06/02/19 6 Aguarda Parecer e Despacho
    Asferjunior             02/10/17 391 C C 57xxx/17 06/02/19 6 Aguarda Parecer e Despacho
    consuelo52              11/10/17 385 C C 574xx/17 14/01/19 4 Análise
    Fábio Floriano          12/10/17 384 C C 586xx/17 24/04/19 5 Diligências - falta DGAJ
    fabys_machado           16/10/17 382 C C 58xxx/17 03/05/18 4 Análise
    marcelovilaca (mãe)    *20/10/17 378 A C 001xx/18 08/01/19 6 Seguiu para Parecer e Despacho
    Pitta (mãe)             23/10/17 377 C C 011xx/18 12/06/18 4 Análise
    EpidauraMoreira         26/10/17 267 C C 086xx/18 21/11/18 8 FINALIZADO
    DeboraB (pai)           30/10/17 372 C C 027xx/18 02/04/19 5 Diligências - Pend SEF/DGAJ
    Bianca (mãe)            31/10/17 371 P C 030xx/18 25/08/18 4 Análise
    Raffles (mãe)          *02/11/17 370 A C 029xx/18 18/04/18 4 Análise
    mzaneti                 02/11/17 370 C C 039xx/18 15/06/18 4 Análise
    Pablo                   02/11/17 370 C C 041xx/18 23/04/19 5 Diligências DGAJ resp 22/4 + SEF
    fe26                    02/11/17 370 C C 042xx/18 09/03/18 4 Análise
    NanaMa (pai)            03/11/17 369 C C 04xxx/18 22/04/19 5 Diligências DGAJ resp 22/4
    Mlou                    06/11/17 368 A C 071xx/18 22/04/19 5 Diligências
    Bruno (pai)             08/11/17 366 C C 062xx/18 12/04/19 5 Diligências - SEF ainda pendente
    Arthur                  14/11/17 362 C C 084xx/18 24/04/19 4 Análise
    Douglas Freitas PC      21/11/17 357 C C 112xx/18 18/05/18 4 Análise
    michelribeiro91         24/11/17 354 C C 132xx/18 23/11/18 4 Análise
    Mauro                   04/12/17 349 C C 148xx/18 21/03/18 4 Análise
    soltane                 12/12/17 344 C C 12xxx/18 23/10/18 4 Análise
    thadc (mãe)             03/01/18 330 A C 075xx/18 28/09/18 5 Diligências
    marcelo_12meses (pai)   11/01/18 324 C C 27xxx/18 28/05/18 4 Análise
    Renise                  17/01/18 320 P C 052xx/18 23/11/18 4 Análise
    waldomirosantos        *17/01/18 320 c C 283xx/18 13/09/18 4 Análise
    Rosaria (tio)           05/02/18 307 C C 347xx/18 05/07/18 4 Análise
    Tonyjeff                07/02/18 305 C C 35xxx/18 12/11/18 4 Análise
    Silasfora               12/02/18 302 C C 353xx/18 24/07/18 4 Análise
    Thiago                  19/02/18 297 P C 28xxx/18 05/06/18 4 Análise
    cidadãodomundo          19/02/18 297 C C 38xxx/18 05/06/18 4 Análise
    NovoTuga                21/02/18 295 C C 41xxx/18 22/02/19 4 Análise
    Rosaria (mãe)           06/03/18 286 C C 42xxx/18 31/08/18 4 Análise
    Souza                   06/03/18 286 P C ??xxx/18 12/09/18 0 Pendente
    Acosta                  12/03/18 282 C C 442xx/18 13/11/18 4 Análise
    biatortori (mãe)        14/03/18 280 C C 44xxx/18 07/12/18 4 Análise
    Helio                   19/03/18 277 C C 044xx/18 17/01/19 4 Análise
    Otaciano                20/03/18 276 A C 213xx/18 12/09/18 4 Análise
    JR300 (JR494)           23/03/18 273 C C 457xx/18 11/12/18 1 Numerado
    Daniela_tavares (mãe)   10/04/18 262 C C 485xx/18 08/02/19 4 Análise
    aferreira               10/04/18 262 C C 48xxx/18 16/04/19 4 Análise
    MariaRibeiro            26/04/18 251 C C 499xx/18 06/02/19 4 Análise
    rbalthazar              26/04/18 251 C C 499xx/18 12/10/18 4 Análise
    PRM (mãe)               11/05/18 241 C C 507xx/18 28/03/19 4 Análise
    Niq                     29/05/18 229 C C ??xxx/18 27/07/18 0 Pendente
    hespozel (Sogro)        04/06/18 226 C C ??xxx/18 19/04/18 0 Pendente
    jlacarvalho (M.Aux.)    26/06/18 210 C C 553xx/18 05/10/18 4 Análise
    AntonioSobrinho         27/06/18 209 C C 45xxx/18 29/03/19 4 Análise
    RCorrea                 04/07/18 204 C C 561xx/18 26/10/18 0 Pendente
    lisandracf (primo)      14/07/18 197 C C 602xx/18 07/11/18 4 Análise
    marcos_petropolis       18/07/18 194 C C 605xx/18 02/01/19 4 Análise
    hiroy                   13/08/18 176 C C ??xxx/18 19/04/18 0 Pendente
    galves (avó)            30/08/18 164 C C 614xx/18 28/11/18 4 Análise
    SeverDoVouga            20/09/18 149 C C 659xx/18 22/03/19 4 Análise
    Romy (Mãe)              04/10/18 139 C C 65xxx/18 16/04/19 4 Análise
    Marcelo_Olegario        25/10/18 125 C C 711xx/18 13/11/18 4 Análise
    MoacirJR                15/11/18 111 P C 777xx/18 23/01/19 1 Numerado
    sarahcampos (pai)       15/01/19 070 C C 048xx/19 23/01/19 1 Numerado
    Adulcio Floriano        21/02/19 043 C C 170xx/19 07/03/19 1 Numerado
    JoseCarlosCP (pai)      21/03/19 023 C C 24xxx/19 27/03/19 1 Numerado
    
    marcelo_12mesesbrasilhenriqueSeverDoVougasarahcamposRoseheliob
  • CEGVCEGV Moderator 4996 PontosPosts: 5,130
    editado abril 2019

    Estatísticas:
    - 72 Requerentes +180 dias, 6 entre 91 e 180 dias e 3 com até 90 dias
    - Status (5 Pendentes , 5 Numerados , 42 em Análise , 13 em Diligências , 14 em Despacho , 1 em Registro)
    - Conclusão dos processos (em D.U.R): Tempo Mínimo 226 dias, Tempo Máximo 413 dias, Média 327 dias

    61,11% de processos de 2017 concluídos

    Estatísticas Adicionais

                  jun/18 jul/18 ago/18 set/18 out/18 nov/18 dez/18 jan/19 fev/19 mar/19 abr/19
    Concluídos    1      3      3      19     3      18     1      0      7      8      3     
    D.U.R. Max    226    257    274    305    322    346    321    0      402    401    413   
    D.U.R. Min    226    253    242    289    310    267    321    0      371    372    392   
    D.U.R. AVG    226    255    261    296    316    328    321           382    389    399   
    Dif mês ant   0      29     6      35     20     12     -7            61     7      10    
    

    Lembro a todos: Para ver o link da última tabela publicada, acesse nossa primeira publicação deste tópico. Lá atualizaremos sempre o link para visualização de nossa última tabela.

    abraços,

    marcelo_12mesesRose
  • EpidauraMoreiraEpidauraMoreira Member 1644 PontosPosts: 444
    editado abril 2019

    Também perguntei o que aconteceria no caso de falecimento do requerente, e fui informado pelo atendente de que no caso de falecimento antes da conclusão do processo, ele seria invalidado.

    Atenção aqui! Atenção aqui!! Atenção aqui!!!

    A afirmação acima, aparentemente de uma atendente da LR é ERRADA!!

    Passei por tal afliçao por ter um requerente idosissimo (acho que é o mais velho daqui de nosso forum) e consultei à epoca a diretora do IRN (grau hierarquico acima da CRC!), relatando-lhe meu caso em todos os detalhes. Ela entendeu perfeitamente a razao de minha preocupaçao e respondeu-me, em belissimo e claro português Lisboeta com a confirmaçao escrita de que a "convolaçao" se dará por mero averbamento ao assento de nascimento ja existente, sem qualquer necessidade de intervençao adicional por parte do anciao requerente. Isto quer dizer sem sombra de dúvida: Em caso de falecimento do requerente, seu processo (DE "CONVOLAçÃO", bem entendido) continuara sendo tocado e sera finalizado.

    Relax, brothers and sisters, no worries!!!

    Malumarcelo_12mesesPedroFPCEGVSeverDoVougaNanaMaArthurRoseDom_TenreiroLuisMarianoe 1 outros.
  • FelipeGFelipeG Member 4 PontosPosts: 1

    Pessoal, postei esse pergunta em um tópico próprio, mas talvez aqui seja o mais adequado: alguém sabe se é possível fazer a conversão para netos que tenham adquirido a nacionalidade derivada pelo casamento?

    Minha mãe é casada com português (há mais de 5 anos) e é neta de português, mas não tem outros vínculos. Então uma possibilidade seria: adquirir a nacionalidade pelo casamento e depois converter por ser neta. Alguém já tentou?

    SeverDoVougaRose
  • Rafa1509Rafa1509 Moderator 869 PontosPosts: 323

    @FelipeG disse:
    Pessoal, postei esse pergunta em um tópico próprio, mas talvez aqui seja o mais adequado: alguém sabe se é possível fazer a conversão para netos que tenham adquirido a nacionalidade derivada pelo casamento?

    Minha mãe é casada com português (há mais de 5 anos) e é neta de português, mas não tem outros vínculos. Então uma possibilidade seria: adquirir a nacionalidade pelo casamento e depois converter por ser neta. Alguém já tentou?

    Sim, é possível, com base nos msm moldes que a convolação dos netos, ou seja, Artigo 121º da Constituição Portuguesa e artigo 1-B da Lei Orgânica 03/2010!

    Como os 2 casos são exclusivos da CRCentrais (casamento e convolação) dificilmente alguém deve ter tido sucesso ainda, pois os 2 tramitam lentamente...

    CEGVSeverDoVougaRoseLuisMariano
  • marcelo_12mesesmarcelo_12meses Member 1022 PontosPosts: 243

    @EpidauraMoreira disse:
    (...) e respondeu-me, em belissimo e claro português Lisboeta com a confirmaçao escrita de que a "convolaçao" se dará por mero averbamento ao assento de nascimento ja existente, sem qualquer necessidade de intervençao adicional por parte do anciao requerente. Isto quer dizer sem sombra de dúvida: Em caso de falecimento do requerente, seu processo (DE "CONVOLAçÃO", bem entendido) continuara sendo tocado e sera finalizado.

    Tem algum butão para dar mais de um Awesome para a mensagem de alguém?

    MaluCEGVSeverDoVougaEpidauraMoreiraLuisMariano
  • ArthurArthur Member 166 PontosPosts: 20

    @Rafa1509 @CEGV @EpidauraMoreira @NanaMa @michelribeiro91
    Obrigado por terem dedicado um tempinho pra expor algumas experiências pessoais. Os relatos me ajudaram de verdade! Faz sentido que alguns dos atendentes não se esforcem para conseguir as informações corretas em relação aos processos, sobretudo pelo volume de pessoas - que cresceu imensamente - indagando por informações sobre processos. Acredito que chegou um momento que sequer realizam a consulta e respondem coisas a esmo.

    Em relação ao caso específico de falecimento do requerente, fico aliviado ao ler o relato do amigo @EpidauraMoreira, já que acreditava que a LR era a única fonte de informação confiável para este tipo de consulta.

    @CEGV vou procurar nas páginas passadas pelas dicas de como obter outras informações, conforme sugerido e caso tenha novas notícias, informarei a vocês.

    Boa sorte a todos e novamente obrigado! :smile: )

    CEGVSeverDoVougaEpidauraMoreiramarcelo_12mesesRoseheliob
  • michelribeiro91michelribeiro91 Member 307 PontosPosts: 41

    Arthur, hoje seria o aniversário de 88 anos da minha avó materna, filha do português. Eu fico me questionando todos os dias PQ eu não tive interesse em nacionalidade enquanto ela estava viva. Ela morreu nao faz tanto tempo. Se eu tivesse pedido ela teria ido comigo ao consulado, assinado o formulário sem questionar, mesmo sem nenhum interesse na nacionalidade. Nessas alturas eu ja seria português, e nao estaria nesta eterna angústia. Ela também era filha de italiana e por ter nascido antes de 1948 eu tenho direito a cidadania italiana de forma judicial, que é muuuito caro e teria que retificar mais e mais documentos. Minha avó paterna ainda é viva, com seus 92 anos, mas é filha de espanhol e não me transmite a nacionalidade. Meu avô paterno é descendente de judeus sefarditas portugueses e espanhóis, logo eu também sou, e nossa família já tem o certificado comprovando. Minha prima já deu entrada na Conservatória de Lisboa, eu também poderia fazê-lo, mas já investi tanto na cidadania portuguesa da minha mãe, retificações, convolação, e é uma nacionalidade de origem, não uma naturalização como a antiga lei dos netos. Enfim, acho que só nos resta esperar.

    CEGVmarcelo_12mesesArthurRoseheliobLuisMarianoSeverDoVouga
  • CEGVCEGV Moderator 4996 PontosPosts: 5,130
    editado abril 2019

    @EpidauraMoreira disse:
    ... consultei à epoca a diretora do IRN (grau hierarquico acima da CRC!), relatando-lhe meu caso em todos os detalhes. Ela entendeu perfeitamente a razao de minha preocupaçao e respondeu-me, em belissimo e claro português Lisboeta com a confirmaçao escrita de que a "convolaçao" se dará por mero averbamento ao assento de nascimento ja existente, sem qualquer necessidade de intervençao adicional por parte do anciao requerente. Isto quer dizer sem sombra de dúvida: Em caso de falecimento do requerente, seu processo (DE "CONVOLAçÃO", bem entendido) continuara sendo tocado e sera finalizado.

    hehehe Paulão, Paulão... "Hold your horses..." rsssss

    Amigo Paulo acredite quando eu digo, por experiência, que não é bem assim.

    Infelizmente não vou poder entrar em maiores detalhes mas a resposta não é tão simples como interpretado e existem coisas nas entrelinhas da resposta da Diretora que ela não disse propositadamente, inclusive se o IRN aceitará (ou não) que um descendente de convolante, com processo ainda em trânsito, possa responder a qualquer exigência demandada pelo IRN em nome do falecido.

    O que entendi que ela disse é que se o processo estiver "completamente perfeito", nada mais será exigido. Ou que não será solicitada nova "prova de vida" (além da assinatura presencial no requerimento) nos processos de convolantes. Então temos que ficar sempre atentos ao que eles dizem e, principalmente, o que não dizem.

    Vou dar outro exemplo que mostra essa dualidade entre as instituições portuguesas:

    Estive, a alguns meses atrás, em uma palestra do Exmo. Sr Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas. Ele disse diretamente a mim e ao resto de uma grande platéia que o Brasil (todo) é considerado "Comunidade Histórica Portuguesa". Então devemos mandar o áudio (e/ou vídeo) do discurso do Exmo. Secretário para o IRN e indicar que a visão dos membros executivos do estado português, em suas visitas diplomáticas, dizem o oposto do que os conservadores e oficiais do IRN e MJ pregam ?

    Não é fácil....
    Grande abraço e boa sorte a todos !!!

    anareismarcelo_12mesesArthurRoseheliobDom_TenreiroLuisMarianoSeverDoVouga
  • EpidauraMoreiraEpidauraMoreira Member 1644 PontosPosts: 444
    editado abril 2019

    "O que entendi que ela disse é que se o processo estiver "completamente perfeito", nada mais será exigido. Ou que não será solicitada nova "prova de vida" (além da assinatura presencial no requerimento) nos processos de convolantes. Então temos que ficar sempre atentos ao que eles dizem e, principalmente, o que não dizem."

    Meu mais que querido amigo @CEGV ,

    mas é isto mesmo! Somos de mesmo e idêntico parecer.

    Realmente, em meu afã, deixei de fora de minha redação a ressalva levantada pela propria Sra. Filomena Reis em sua carta para nós: "a serem julgados cumpridos todos os requisitos necessarios para esse tipo de processo, a atribuição dar-se-á em seu caso por simples averbamento ao registo de nascimento, sem necessidade de qualquer interação adicional do requerente".

    Por isto, @Arthur , cuide já agorinha para nao deixar nenhuma chance para exigencias adicionais; mande tudo (e mais alguma coisa imaginável) que a CRC possa pedir!!!

    Não se inquiete e comece já a aquecer os motores para o fim-de-semana!

    Grande abraço a todos.

    CEGVmarcelo_12mesesArthurRoseDom_TenreiroLuisMarianoSeverDoVouga
  • consuelo52consuelo52 Member 329 PontosPosts: 78

    Boa tarde pessoal! Hoje depois de inúmeras tentativas frustradas devido tb a qualidade da minha internet, consegui ser atendida pela LR. A agente que me atendeu foi muito simpática e educada. Depois de me identificar e informar o número do meu processo, ela me disse que ele está aguardando resposta da justiça e sem eu solicitar continuou a verificação e perguntou-me se tinha enviado algum documento para anexação. Respondi que sim e ela disse que já estava anexado. Agradeci as informações mas a ligação caiu e não consegui perguntar mais nada. O documento enviado foi uma atualização do campo 9, na tentativa de não cair em exigência. Espero que ajude.
    Não estou muito bem informada qual órgão seria o que está com meu processo para responder. MJ, DGAJ? Poderiam me esclarecer? Enfim o processo está andando. Devagar mas já é um alento. Por favor, assim que for possível, atualizem meu processo. Obrigado. Abraços a todos.

    marcelo_12mesesRoseDom_TenreiroLuisMariano
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.