Acompanhamento de Processos de Conversão de Nacionalidade Derivada em Originária (6.4 para 1.1-D)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Quer participar e contribuir? Clique no botão "Registrar-se" se é sua primeira vez aqui. Se você já é um dos nossos, clique em "Entrar".
Comentários
O proceso não tá na tabela, meu pai não me deu permissão, mas eu posso te confirmar a data, liguei ontem na LR. Espero que o seu também já tenha saído, pensamento positivo porque como sempre diz o CEGV "sejamos resilientes", porque pra nós é só esperar e depois correr pro abraço. Eu estou calculando terminar tudo pra abril de 2020, vamos ver
Bom dia pessoal,
Estou tentando ligar para linha de registro e nao estou conseguindo, ligo para número que sempre liguei, mas só está dando sinal de ocupado.
Vocês sabem se o sistema está com algum problema?
Tenho ligado para +351 21 195 0500.
Grande abraço!
@PedroFP , pode ser... também não consegui (pelo skype)
próximo feriado só 10/6 - Dia de Portugal
abraços,
Pessoal pelo visto parece que pelo menos resolveram desengavetar os processos de vários meses e mandarem para as tais diligências. O processo de @brekbrek2005 (pai) é o segundo caso de setembro de 2018 que fico sabendo ter passado para essa fase. Nos primeiros dias de maio a notícia era que os processos de março de 2018 estavam sendo enviados para diligências. E agora, em poucos dias, já chega aos de setembro de 2018. Como seguem rigorosamente a ordem de entrada, é de se supor que os processo que ingressaram entre abril e agosto de 2018 também tenha passado para a fase de diligências. Amanhã vou tentar a LR para saber do meu.
Se essa impressão de que as coisas estão indo mais rápido se confirmar realmente, posso está enganado, mas acho que nunca processos de vários meses diferente passaram para a fase de diligências na mesma época. Sei que isso pode nada significar, pois há muita demora também depois que retornam das diligências, mas que parece está a acontecer algo diferente, há parece.
Corrigindo:
", ...mas que parece está a acontecer algo diferente, AH parece".
https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/comment/8911/#Comment_8911
Eles deveriam fazer isso em Lisboa ,que está demorando quase dois anos para concluir um processo, e não no Porto que demora de 3 a 4 meses, ora pois!
Estão fazendo... já despacharam os 6.4 (netos pelo antigo artigo) e recentemente despacharam os processos de Sefarditas. Acho que outros específicos também têm sido distribuídos para conservatórias menores. Se trabalharem somente com os documentos digitalizados, sem movimentação de papel, será mais fácil ainda.
Liguei hoje, 09/05/2019, novamente e, após 1h12min: Processo 41xxx/18 de 21/02/18 encontra-se em "Diligências Oficiosas" a aguardar resposta do SEF e da DGAJ, acerca dos registros criminais portugueses. Minha cartinha ainda não chegou, mas o processo está a andar!!!
@NovoTuga, seu processo está bem pertinho do meu, que foi recebido lá no dia 12/02/18. Quer dizer que provavelmente agora o meu está andando também. Vou colocar crédito no Skype e criar coragem pra ligar (e esperar 1:30 para ser atendida). Que boa notícia!
Sim, creio que processos de fev/2018 já estão a correr pelas diligências!!!
Bastou eu falar aqui com vocês e recebi a carta com a numeração de meu processo. Pelo que venho acompanhando aqui no Portal, isto significa que, oficialmente, o processo começou a andar, não é? Então nem vou ligar agora. Vou esperar mais um pouquinho!
Liguei quase todos os dias dessa semana na LR e após mais de 1h de espera, vinha a msg de que a ligação não pode ser completada. Alguém sabe o que está acontecendo por lá?
Olá. Liguei hoje as 05:00 horas do horário de São Paulo (09:00h em Lisboa). Aguardei 20 minutos.
A cartinha notificando da numeração de meu processo finalmente chegou!!! Datada de 14/04/2019, refere-se ao proc. nac. 41xxx/18 de 21/02/18. Está a andar...
Boa noite pessoal, descobri a pouco tempo o fórum. Muito legal o espaço para discussão! Estava lendo sobre essa movimentação recente de vários processos e vou copiar aqui o que postei em outro site a um tempo a trás.
Segue o post
Olá pessoal, boa tarde! Estou passando por aqui para contar a nossa experiência de dar entrada pessoalmente no processo de conversão da cidadania adquirida para originária de minha mãe.
Chegamos na Conservatória de Registros Centrais de Lisboa por conta das 9:30 da manhã (abre as 9:00hs) pegamos a senha de número 33. Os atendimentos são devagar e demora bastante, fomos atendidas somente perto das 3 da tarde (a segurança de lá me falou que geralmente no fim da mês é mais vazio e na sexta-feira tb geralmente tem menos gente #ficaadica). O único documento que nos foi solicitado foi o antecedente criminal. A atendente não quis cópia nem do CC nem do passaporte. Ela me disse que em Portugal é proibido por lei tirar fotocópia do CC e que ela não poderia aceitar de forma alguma. O formulário, se não levar preenchido eles te dão lá para preencher e basta assinar presencialmente na frente do atendente para não precisar de firma reconhecida.
Agora a boa notícia. Como a casamento de minha acabou de ser averbado eu pedi a atendente um novo assento de nascimento da minha mãe para podermos ter uma cópia atualizada com a gente. A atendente me disse para esperar o processo ficar pronto que aí eu já tiraria uma definitiva com todos os averbamentos corretos. Quando eu a disse que os processos estavam devorando muito, pra lá de 18 meses ela me disse que achava que não iria demorar tanto assim não, pois especificamente para esses processos de conversão nos quais a pessoa já tem o CC eles teriam recebido novas orientações e os processos seriam mais rápidos. Ela ainda disse que não teria como estimular qt tempo, mas que seja acreditava em 6 meses para a conclusão.
Será? Fiquei muito feliz, mas confesso que não compartilho do mesmo otimismo dela que esse processo demore só 6 meses.
Bem, é isso. Será Que essas novas orientações estariam surtindo algum efeito?! Tomara!!
@afbelchior, bem vindo e obrigado por compartilhar sua experiência. É ótimo quando somos bem atendidos, o(a) atendente é atencioso(a) e temos a nítida impressão que a pessoa sabe bastante do que está falando.
Agora minhas impressões: O "bom" e o "não tão bom".
O bom
Efetivamente, nos últimos meses, o IRN está se mexendo muito para tentar resolver, com recursos humanos e materiais que dispõe, os grandes problemas pelo que tem passado. Filas e demora em qualquer tipo de procedimento, mais de 130.000 processos pendentes, demora para emissão de Cartão cidadão, Passaporte e qualquer outro tipo de serviço. Mas não é só no IRN. Isto acontece também no SEF, Consulados/Embaixadas e outros serviços públicos. Principalmente naqueles que são relacionados a atender também estrangeiros e novos cidadãos (a maior parte sob o guarda-chuva do Ministério da Justiça). Então, mudanças com objetivo de melhorar e otimizar procedimentos e atendimentos são ótimas.
*O não tão bom
Como vemos na brincadeira da dança das cadeiras, não tem cadeira para todo mundo. Então por mais eficientes e brilhantes que sejam as mudanças, vai faltar cadeira para alguém. A solução, como já dito por diversos especialistas em gestão pública, passa por investimentos, contratações, concursos internos e aquisição de serviços e materiais que o governo ainda não está disposto a fazer. A austeridade e contingenciamento que foram feitos no governo / funcionalismo público português e que ajudaram Portugal a sair da crise de 2012 ajudaram muito mas a manutenção desta política de austeridade e contingenciamento de recursos para renovação de materiais, sistemas e pessoal agora cobra sua conta.
O outro lado:
Encontrei ontem à noite com uma grande amiga que já mudou para Portugal com o marido. Apesar de ter me oferecido para ajudá-la com os trâmites da cidadania do marido, ela foi lá, fazer sozinha e baseada em orientações de balcões.
Resumo da ópera: Segundo ela, a aproximadamente um mês atrás, pelo menos 3 conservatórias se recusaram a receber o processo de seu marido (artigo 3), dizendo que estavam fechadas ao recebimento de novos processos (o que não existe e é ilegal). Acabou mandando pelos correios (CTT) para a CRCentrais e, claramente mal orientada por um atendente de Balcão (muito atencioso segundo ela), mandou muito mais coisas do que precisava para o processo de nacionalidade do marido, casados a trocentos anos.
Abraços,
Aproveite nosso Portal !
Bom dia, foristas e @CEGV! Consegui falar hoje com a LR e o processo do meu pai, de 30/10/17, ainda aguarda resposta da DGAJ.
Hoje recebi a carta de notificação do meu número de processo. Processo 48xxx/18, de 10 de abril de 2018.
Bom dia !! Hoje recebi com muita alegria uma cartinha do IRN a respeito da minha convolação que foi enviada em 07 de julho de 2018, desde então deixei rolar e vim a fazer contato por e-mail no mês passado (11 de abril). Me responderam que se minha pretensão era saber sobre o estado do meu pedido de conversão que entrasse em contato através do telefone +351 211 950 500. Como coloquei créditos no meu skype e não entrou, fui empurrando com a barriga e para minha surpresa, fui contemplada com a correspondência da CRCentrais. Sou novata aqui e gostaria de saber como faço para acompanhar e poder fazer parte da tabela do portal ?
Processo N 58XXX/18 data 26/04/2019.
Agradeço desde já,
Stella.
Olá!
Nossos processos foram abertos em datas muito próximas e possuímos numeração parecida.
A correspondência informou apenas a numeração?
Consegui esta informação por email mesmo no ano passado. Fora isto, sempre me dizem está em análise mesmo quando vou pessoalmente acompanhar.
Sim, a correspondência é só para informar o número do processo. Já tinha ciência deste número a bastante tempo, pela Linha de Registros.
Exactamente, o processo do meu pai tem numeração desde 22/02/2018 e só na semana passada chegou esta carta informando a numeração. Um "pequeno" delay de mais de um ano.
Aparentemente começaram um mega mutirão de análise de processos pendentes. A impressão que eu tenho é que colocaram para diligências tudo o que estava pendente até então. Resta saber se a velocidade de resposta aos ofícios pelos órgãos externos sofrerá impacto devido a tamanha demanda.
Olás! Boa tarde!
Acabei de ligar na linha IRN e obtive a informação de que já foi assinada minha atribuição pelo(a) Conservador(a) e só falta a averbação.
a) Tenho como verificar online se já foi feita averbação?
b) Coincidência ou não na linha do tempo:
1) Entrada do meu processo 18/set/2017
2) Dia 12/out/2018 meu processo foi para diligencias
3) Dia 08/fev escrevi para a DGAJ (só faltava essa instituição).
4) Dia 11/fev foi enviada resposta da DGAJ.
5) Dia 11/abr liguei na IRN para saber status do meu processo.
6) Dia 12/abr foi assinado pelo(a) Conservador(a).
7) Dia 14/mai (hoje) liguei e só falta averbação
8) Se minha averbação sair dia 15/mai...
c) Alguém, por favor, poderia me passar o link para o melhor procedimento a seguir para os meus filhos maiores de idade prosseguirem com o processo de cidadania deles? (em Portugal - em qual localidade, ou no Consulado do Brasil, documentos, se alguém tem noção de prazo, etc)
Muito grata e abs
Sim, é o que tudo indica. Pois antes de me registrar aqui, andei lendo muitas postagens sobre "Acompanhamento dos Processos de Conversão". Achei bem legal o termo "Baciada"
que assim seja.
E mais uma vez quem puder me orientar melhor sobre a Tabela, sou extremamente agradecida.
Uma boa tarde para todos !
Pessoal, bom dia,
Após inúmeras tentativas de contato com LR, finalmente consegui falar com uma atendente para pedir informações sobre o processo do meu pai 558xx/17 de 21/09/2017.
Infelizmente me foi informado que o processo ainda se encontra no mesmo status da ultima consulta feita no dia 08/04/2019, "Aguara resposta do MJ".
Na verdade o interessante é que o processo está aguardando eta resposta desde janeiro/19.
Tem algo que eu possa fazer para tentar agilizar essa resposta, algum e-mail do MJ para que eu possa entrar em contato?
Por mais de um ano eu tentei esquecer o processo, pois saberia que a espera seria longa, mas de dezembro de 2018 para cá a ansiedade começou a bater e tenho tentado ligar ao menos uma vez por mês, mas vejo que o processo não tem andando, bate uma ansiedade enorme.
Esta espera está me consumindo já.
Bom dia mais uma vez a todos. Posso pedir-lhes atençao a uma postagem minha no topico tratando dos Campeoes de Exigência?
Agradeço desde ja qualquer relato (lá naquele topico!)sobre experiencia no caso!
http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/116/caiu-em-exigencia-veja-os-principais-motivos-e-solucoes-para-as-pendencias-dos-nossos-processos#latest
Infelizmente não... é aguardar o "e-mail da sorte" (rsss), que enviam aos convolantes, ou continuar ligando na LR.
Aqui mesmo...
https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/28/atribuicao-1c-filhos-de-portugueses-menor-maior-documentos-e-para-onde-enviar/p1
abraços e ótima sorte
Infelizmente não... já tentamos diversas formas diferentes para tentar "agilizar" a análise e, lamento informar, sem efeito. Só vi uma pessoa conseguir urgência pois a filha do convolante estava em uma situação (em Portugal) que seria legalmente prejudicada pela inércia do IRN na análise do processo de seu pai. Provada a questão, agilizaram a convolação de seu pai.
Uma vez por mês, nessa fase, é super adequado. O segredo é não se deixar consumir ou abater pela espera. É improvável que qualquer um consiga fazer algo para mudar o ritmo das conclusões. Vale lembrar: O processo já está ganho. É ser paciente e resiliente.
abraços e ótima sorte !
Já respondido, amigo !
abraços,
Oi Stella, bem vinda ao nosso grupo de convolantes e convolados.
Acompanhamento: Através do serviço telefônico chamado "Linha de Registos". É a melhor opção. O telefone já te deram. Mais Instruções em
https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/17/linha-de-registos-como-e-quando-ligar/p1 e em https://Portupedia.com/wiki/LR
Sobre nossa tabela, a última versão está sempre mencionada e apontada na primeira publicação deste tópico, na página 1. Tenho atualizado a tabela umas duas vezes por mês. (acho inclusive que já está na hora, rsss)
Peço que nos indique (se souber) quando seu processo foi recebido na CRCentrais (você mencionou a data de envio como 7/7/18), se foi enviado por correio, advogado, procurador, etc e qual a última situação que sabe do seu processo que, entendo, foi apenas sobre sua numeração (através da carta).
Abraços e aproveite nosso Portal !
Colegas, recebi hoje a carta da CRC informando a recepção e numeração do meu processo (659xx/18). A carta é de 29/04/2019. O meu processo é de setembro de 2018 e já tinha, como a maioria aqui, obtido a numeração pela LR.
Sei que a jornada até a atribuição ainda demora, mas confesso que na hora fiquei "mais ansioso que anão em comício" pra abrir a cartinha e confirmar o que já esperava. O mais significativo é que os processos estão a andar. Depois do meu existem apenas mais seis processos na tabela de acompanhamento.
Pergunto: o recebimento da carta significa, automaticamente, que o processo seguiu para diligências ou tenho que ligar na LR para confirmar ou não esta mudança de status?
Abraço.
Prezado @SeverDoVouga
Aparentemente quando do recebimento da comunicação da CRC o processo está em diligências oficiosas, para ter certeza só ligando na Linha de Registos mesmo.
Boa noite.
Meu pai recebeu uma carta hoje da CRC com um recibo do processo de agosto de 2018 com o valor que foi pago e número do pedido genérico do Artigo 1 d. É esse o número do processo? Estranhei pq o número q veio é 313xx, mas as pessoas que estão na mesma época que eu estão com uma numeração muito mais alta.
O processo chegou lá 13/08/18 e a data desse recibo com esse número de pedido genérico é de 20/08/18
Enviei o processo da minha mãe para Lisboa. Fiz o envio no dia 18 de janeiro de 2019. Recebi hoje a carta da CRC informando a recepção e numeração do processo, no caso é 41xx/19 e com a data deles de 30/04/2019. Junto eles enviaram o recibo do valor pago pelo procedimento.
66 Processos Concluídos
66 Processos Concluídos
Estatísticas:
- 73 Requerentes +180 dias, 5 entre 91 e 180 dias e 3 com até 90 dias
- Status (5 Pendentes , 5 Numerados , 39 em Análise , 15 em Diligências , 14 em Despacho , 2 em Registro)
- Conclusão dos processos (em D.U.R): Tempo Mínimo 226 dias, Tempo Máximo 413 dias, Média 327 dias
Estatísticas Adicionais
jun/18 jul/18 ago/18 set/18 out/18 nov/18 dez/18 jan/19 fev/19 mar/19 abr/19 Concluídos 1 3 3 19 3 18 1 0 7 8 3 D.U.R. Max 226 257 274 305 322 346 321 0 402 401 413 D.U.R. Min 226 253 242 289 310 267 321 0 371 372 392 D.U.R. AVG 226 255 261 296 316 328 321 382 389 399 Dif mês ant 0 29 6 35 20 12 -7 61 7 10Lembro a todos: Para ver o link da última tabela publicada, acesse nossa primeira publicação deste tópico. Lá atualizaremos sempre o link para visualização de nossa última tabela.
Abraços e boa sorte a todos,
Gente, é isso mesmo?! A cartinha que o pessoal demorava mais de ano pra receber está sendo envianda em menos de 4 meses?!?!?!?!
WOW!!!! Parece realmente que as coisas estão sendo agilizadas!!!!
Aqui na torcida pra td andar bem mais rápido!!!
Bom dia,
Liguei pontualmente hj as 5:00 da manhã (espera de 26 minutos) e nas palavras do simpático atendente "faltava um bocadinho". Entrando em detalhes disse que foi assinado pela conservadora em 09/05 aguardando apenas seu registro, o que, segundo ele, deve ocorrer até junho. Quanto ao processo de meu sogro, disse não poder, por lei, passar informações a outros.
Abraços a todos!!!
Bom dia.
Meu pai olhou direito e tinha outra folha com o número e o recebimento do processo. Se puder atualizar, o número é 602xx/18
Obrigado
Bom dia senhores,
Liguei hoje para LR e consultei a situação do processo de meu irmão, GR388. Continua aguardando retorno do DGAJ desde agosto de 2018. Enviei agora e-mail para o DGAJ. Obrigado
Bom dia @CEGV
Acompanho a muito tempo este fórum PARABÉNS a todos os administradores....gostaria de saber qual e-mail poderia mandar para tirar uma grande duvida :mandaram minha carta em endereço errado (foi junto com outro pessoa que esta neste fórum) e estou sem entender pois veio junto um recibo do pagamento
@CEGV pode, pf, atualizar meu processo na tabela?
Abraços!
Olá a todos! Gostaria de saber, dos que enviaram email a DGAJ, todos receberam resposta? Em quanto tempo?
Torçendo muito, aqui, por ti, magnânimo!
Processo de outubro 2017.
Valha-me Deus, concluam os processos desse povo de outubro!!!
Envie inicialmente para registos.centrais@irn.mj.pt
Abraços,
>
Oi @DeboraB, me responderam depois de duas semanas.
Eu estou por fora dos prazos e acompanhamento. Será que dei sorte? Depois da numeração, quanto tempo costuma demorar a finalização do processo?
Muito obrigado ,agora aguardar...