Acompanhamento de Processos de Conversão de Nacionalidade Derivada em Originária (6.4 para 1.1-D)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Quer participar e contribuir? Clique no botão "Registrar-se" se é sua primeira vez aqui. Se você já é um dos nossos, clique em "Entrar".
Comentários
Bom dia pessoal!
Hoje após 59 minutos de espera na LR, fui muito bem atendido por um gajo , disse que fez várias verificações em sistemas e consta que, no dia 8 de maio foi assinado e despachado pela Sra conservadora, restando apenas averbação no assento conforme artigo 1D.
Informou ainda que averbação está a demorar um pouco .
Carlos meu amigo, por favor, pode atualizar nossa planilha .
Ótima semana a todos.
Boa tarde, sou nova por aqui. Dei entrada ontem pessoalmente ao meu processo de conversão na CRC de Lisboa. a Atendente me disse que estão nos processos de Dezembro de 2017!!! queria ser incluida na planilha. Muito Obrigada
Liguei na LR hoje, aguardando despacho da conservadora. Mas quanto tempo vai isso, hein? Kkkkk que agonia!!
18 meses para receber a cartinha com a numeração do processo, e agora estão recebendo os que enviaram processos em 2019!!! Comemorem!!!
bem vinda, @Kriss29
O(a) atendente não lhe entendeu ou se equivocou. Basta olhar nossa tabela e acompanhar. O link para a localização da publicação com a última versão de nossa tabela está (sempre) na página 1 do nosso tópico, primeira publicação.
abraços,
Olá @Kriss29 seja bem-vinda
Usando as palavras do @CEGV, para que ele possa incluir seu processo na tabela, é necessário informar:
1) Quando deu entrada no processo na CRCentrais
2) Se foi enviado por via postal, pessoalmente ou por advogado/procurador (ok, vc já informou que foi pessoalmente)
3) Última situação conhecida do processo (data e situação). Ex.: Numerado
4) Informar os 2 ou 3 números iniciais do processo. Ex.: 22XXX ou 228XX
Ola, Consegui ligar hoje e o status do processo de minha mae é que ja tem o retorno das entidades externas e agora esta aguardando parecer da conservadora. Obrigado
Quanta alegria meu povo....
Quero agradecer 2 pessoas que foram maravilhosas na minha trajetória , quem conhece sabe de quem estou falando , Guilherme Moreira e a Mila, não tinha ideia alguma de como conseguir os assentos de batismos nos meus avos em Portugal, foram varias pesquisas realizadas e parecia que a luz do túnel estava se apagando. Foi quando recebi um e-mail do Guilherme e da Mila com os assentos anexados, meu coração batia forte, quase infartei( rsss), isso foi em meados de 2011.
A partir dai , consegui levantar varias informações sobre minha família junto com arquivo nacional do RJ e o museu do imigrante de SP, nunca tinha visto o rosto da minha avó, e recebi toda documentação completa, com fotos dos meus avos e também de um tio que foi um famoso agricultor de Adamantina que sempre meus familiares comentavam.
Enfim, a historia é longa, quero agradecer imensamente ao CEGV , um gigante, sem ele e muitos outros não teríamos esse espaço tao importante de ajuda.
Nossa querida Epidaura com seus belíssimos textos que me arrancava sonoras gargalhadas, obrigado a todos envolvidos.
Processo de atribuição 1D concluído, agora é a vez do meu filho.
O impossível está na sua cabeça. Não há limites para quem acredita!
Parabéns, @fabys_machado !!!
Processo de 16/10, meu povo!!
Metade de outubro passando a régua!!
MINHAS FELICITAÇÕES, @fabys_machado !!!!!
Muito sucesso e muita saúde!!
É a baciada de maio, ou de junho, pedindo passagem!!!!!
Este nosso tópico de convolantes é fantástico. Me emociono frequentemente com as histórias e sucesso de todos amigos e amigas que formam o nosso grupo.
Parabéns pela conclusão de seu processo, @fabys_machado !
ofereço também um pensamento: Recentemente tenho visto reportagens sobre a dificuldade que Portugal enfrentará nas próximas décadas para manter sua cultura e população. Alarmistas falam que o "povo português" desaparecerá ainda neste século.
Nossos convolantes e suas famílias são provas vivas que isto não acontecerá e eu, pessoalmente, fico muito feliz de ser um agente da manutenção do povo português e da cultura portuguesa.
Abraço apertado a todos amigos e amigas portugueses e para aqueles que ainda se tornarão.
@CEGV
Boa tarde a todos!! Fico feliz por saber que mais processos foram deferidos e parabenizo a todos os novos convolados!!! Mas gostaria de saber se alguém tem alguma notícia dos processos de agosto/2017. Reparei que os processos finalizados eram de setembro e outubro/2017. Estou começando a achar que esqueceram o processo da minha mãe em algum canto... 😭
Em complemento a postagem da @MarciaCoelho: Tem algum órgão que podemos "reclamar" para que os processos sejam analisados por ordem de entrada na CRCentrais?
Pois a carta que recebemos informando a numeração do processo menciona que os mesmos serão analisados desta forma.
Também estou no mesmo barco...meu processo é de 08/09/17 e teve as diligências concluídas em 08/11/18, ou seja, quase sete meses aguardando despacho da conservadora e tenho visto processos posteriores sendo concluídos. Detalhe: meu processo não teve exigência. Sendo assim, resolvi reclamar, apesar de todos já terem falado que não surge efeito, fiz a queixa assim mesmo baseado no fato do IRN não estar respeitando a ordem de chegada dos processos...a queixa foi aceita e gerou um processo, a IGSJ mandou um ofício ao IRN acerca da queixa apresentada que deveria ter sido respondido em 30 dias, porém não responderam...questionei novamente o IGSJ e eles informaram que enviaram um novo "ofício de inconsistência" ao IRN e deveria aguardar mais 30 dias...o prazo vai vencer em 09/06. Paciência e muito Rivotril!
https://igsj.justica.gov.pt/Servicos/Apresentar-queixa
@fabys_machado , aqui escreve Paulo.
Epidaura pede-me para lhe agradecer muito a simpática menção em seu texto, e dizer que fica feliz em ver chegando amigos ali pertinho dela na lista, pois se sentia muito isolada na lista, muito rodeada da cor vermelha, tanto acima quanto abaixo!.
Mas manda a todos, perto ou longe dela, muitos votos de...
🤞🍀🤞🍀🤞🍀🤞🍀🤞🍀🤞🍀🤞🍀🤞🍀🤞🍀🤞🍀🤞🍀🤞🍀🤞🍀🤞🍀🤞🍀🤞🍀🤞🍀🤞🍀🤞🍀🤞🍀🤞🍀
@Paulo Moreira , é sempre um prazer !
Obrigado pelos votos ! Epidaura és a the best.
Obrigado Carlos , realmente são histórias fantasticas. Grande abraco
Grande Marcelão , obrigado pela linda msg! Forte abraço
Obrigado Malu, grande abraco!
Felicitações @fabys_machado pela conquista tão almejada. Agora é festejar com toda empolgação. Uma excelente notícia para manter a animação da galera do tópico nesta quarta e renovar as esperanças de que vem baciada por aí.
@marcelovilaca parabéns pela conquista!!! Acredito que cada um de nós se identifica, nem que seja um bocadinho.
@CEGV liguei hoje na LR e o processo da minha mãe já teve retorno da PJ e ainda faltam o SEF e o DGAJ. Pode atualizar, por favor??
Gente, aproveitando, vou com a minha mãe no Consulado de Portugal de SP no fds para ela votar para o Parlamento Europeu. Eu queria saber de qual partido foi a proposta da lei 9/2015 que nos beneficiou a todos. Sei que as ligações efetivas foram exigência do Bloco de Esquerda. Faz tanto tempo que esqueci a sigla do partido e não acho de jeito nenhum, mesmo no DRE.
Olha só! Tbem gostaria de saber e de levar minha mamãe tbem. Quem sabe nao nos veriamos por la Michel! Voto sempre na direita, especialmente se foi um partido de esquerda que colocou esse entrave para a perpetuação dos descendentes portugueses, mas dessa vez vamos aguardar melhor uma orientação especifica se for o caso. Abs a todos.
@Raffles , @michelribeiro91
Principal Partido responsável pela aprovação da lei dos netos (9/2015): PSD
Projeto de lei relacionado: Projeto de Lei 382/XII
Quinta alteração à Lei n.º 37/81, de 3 de outubro (Lei da Nacionalidade) - estende a nacionalidade portuguesa originária aos netos de portugueses nascidos no estrangeiro
link: https://www.parlamento.pt/ActividadeParlamentar/Paginas/DetalheIniciativa.aspx?BID=37610
Obrigada @CEGV, pesquisei a respeito e descobri a lista de candidatos do PPD/PSD, vc acredita que sera melhor votar neles? Minha mae esta inscrita no recenseamento pelo Consulado de SP e esta apta a votar!
Parabéns.
Olá. Concordo com você. O meu processo de 19/09/17 aguarda registro deste 15/04/19. Há 39 dias corridos só para concluir.
Pessoal, minha mãe estava viajando e quando retornou a cartinha da numeração estava esperando por ela! A pobrezinha disse que gelou qd viu a carta, pensando logo em exigência!!! Rsrsrs
Seguem os dados para inclusão na lista!
1) Data de entrada 29/03/19
2) Pessoalmente
3) Numerado, carta datada de 30/04/19
4) 265xx/19
Bom dia!
Parabéns @ECG @fabys_machado @marcelovilaca e a todos que conquistaram a tão sonhada nacionalidade originária!
Emocionante os depoimentos!
Todos temos nossos pontos em comum e nossas especificidades nessa caminhada!
Abraços e vamos que vamos que logo chegaremos a vitória!!!
69 Processos Concluídos
69 Processos Concluídos
Estatísticas:
- 73 Requerentes +180 dias, 4 entre 91 e 180 dias e 4 com até 90 dias
- Status (4 Pendentes , 6 Numerados , 37 em Análise , 17 em Diligências , 15 em Despacho , 1 em Registro)
- Conclusão dos processos (em D.U.R): Tempo Mínimo 226 dias, Tempo Máximo 416 dias, Média 330 dias
Estatísticas Adicionais
jun/18 jul/18 ago/18 set/18 out/18 nov/18 dez/18 jan/19 fev/19 mar/19 abr/19 mai/19 Concluídos 1 3 3 19 3 18 1 0 7 8 3 3 D.U.R. Max 226 257 274 305 322 346 321 0 402 401 413 416 D.U.R. Min 226 253 242 289 310 267 321 0 371 372 392 394 D.U.R. AVG 226 255 261 296 316 328 321 382 389 399 403 Dif mês ant 0 29 6 35 20 12 -7 61 7 10 4Lembro a todos: Para ver o link da última tabela publicada, acesse nossa primeira publicação deste tópico. Lá atualizaremos sempre o link para visualização de nossa última tabela.
Abraços e boa sorte a todos,
Obrigado @ SeverDo Vouga...com certeza vai ter baciada e essa planilha vai ficar em tom azulado ...
@CEGV Muito obrigado!!! Eu ainda não sou português, mas este partido deu um presente inesquecível a milhares de bisnetos, então mesmo sem conhecer direito acho justo retribuir através da minha mãe, e quando for português também vou votar neles!
@Raffles ainda não sabemos se vamos sabado ou domingo. Que dia você vai?
Amigos convolantes, acho que teremos de interromper as consultas diretamente à DGAJ. Recebi o seguinte retorno agora há pouco:
Boa tarde,
Todos os pedidos pendentes da Conservatória estão a ser processados, prevê-se que até ao fim da 1ª semana de Junho, estarão concluídos.
Deste modo informa-se de que estes Serviços não vão responder ao mails enviados.
Qualquer questão deve contactar com a Conservatória.
Obrigada
Com os melhores cumprimentos,
Direção de Serviços de Identificação Criminal ML
Espero que ao menos tenham razão, e venha baciada na 1a semana de junho!
CEGV,
Processo meu e de meu sogro, segundo a LR, já teve seu despacho favorável e aguarda apenas o registro. Favor atualizar a planilha, assim que possível...
Abcs
Devemos ir no sabado, provavelmente depois do almoço.
Recebi também agora a pouco a mesma resposta. Suponho que a CRC deve tê-los entulhado com centenas (milhares?) de ofícios simultaneamente pois, pelo tom desta mensagem, estão enfrentando uma demanda atípica de trabalho.
Pessoalmente já previa que algo assim ocorresse. Acho que até demorou demais.
Os processos estão na CRCentrais. Acessar o DGAJ era algo que deveria ser feito de forma muito eventual e discreta. Falei uma vez, depois que vi gente que ainda nem sabia se seu processo já havia seguido para diligências e estava enviando e-mails para a DGAJ, que desaconselhava e que não era uma boa ideia.
Bem... voltamos a só contar com a LR.
Abraços e boa sorte a todos.
Amigos ,vocês não acham que possa estar havendo uma espécie de "mutirão" nesses processos? Pois repare no email : "prevê-se que até ao fim da 1ª semana de Junho, estarão concluídos"...
Está bem nítido que estão ocorrendo mudanças na CRCentrais com todos esses processos recentes já em diligência.
A esperança é a última que morre!
Preciso de um help pessoal, quero saber TODOS os documentos e passo a passo para dar entrada na atribuiçao de filhos, estou no tópico errado? Alguem aqui sabe? O advogado esta pedindo um valor que esta fora das possibilidades no momento e serao 3 filhos e o meu pai (aquisiçao).
Alguem pode me dar uma luz, uma conversa por whats, algo assim?
Olhe Neste tópico. Tem todas as indicações: https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/28/atribuicao-1c-filhos-de-portugueses-menor-maior-documentos-e-para-onde-enviar/p1
Não precisa de contratar advogado! É perfeitamente possível fazer tudo sozinha e via correio!!
Boa noite, já lhe "conhecemos" exatamente por aquele grupo deste advogado...
Os links:
Atribuição de nacionalidade:
http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/28/atribuicao-1c-filhos-de-portugueses-menor-maior-documentos-e-para-onde-enviar/p1
Transcrição de casamento:
http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/7/transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada/p1
Aquisição de nacionalidade pelo casamento:
http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/149/aquisicao-da-nacionalidade-pelo-casamento-artigo-3-da-ln/p1
Boa sorte!
isso, vc já sabe quem é... imagine que me cobrou mais de 20mil por esses serviços! Obrigada Rafa
@jhonnypc, já mencionei isso no passado. O problema deles é falta de mãos e de materiais. Isso só será resolvido com concursos e investimentos, que o governo atual não quer fazer. Faltando mãos a única coisa que conseguem fazer é mudar a ordem de como eles tramitam os processos. Passar mais tempo em um tipo de atividade e, claro, deixando outras desguarnecidas. É por isso que muitos processos estão entrando em diligências e um monte de outros, prontos para conclusão, não estão sendo concluídos.
A alternativa efetiva seria mudar o processo e "queimar etapas". E isto tenho certeza que não vão fazer...
Abraços,
20 mil por 3 atribuições.... vixi maria... vou começar a cobrar por linha de orientação kkkkkkk
@Raffles, se precisar de ajuda, me dá um toque...
https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/messages/add/CEGV
3 atribuiçoes, 1 aquisiçao por casamento e 1 transcriçao do meu irmao, pois a da mamae ja esta feita. 20.500,00 em 18x... choquei, cada atribuiçao é 4k
@Raffles, esqueceu de dizer que você que terá que fornecer todos os documentos. Este preço é de honorários + emolumentos
É um abuso mas é o que boa parte dos escritórios conhecidos cobram. Mas para quem não tem tempo nem paciência e quer fazer um processo perfeito (sem sujar as mãos) tem muitas opções, bem mais em conta. A opção de fazer sozinho(a) ou com alguma ajuda (parcial ou total) é de cada um.
Abraços,
exato, tudo que for custo de copias e apostilamentos é por minha conta...
Parlamento Europeu: processos eleitorais
http://www.europarl.europa.eu/factsheets/pt/sheet/21/o-parlamento-europeu-processos-eleitorais
Pessoal, sou novata aqui e gostei muito da idéia de poder participar e votar no PSD
[Principal Partido responsável pela aprovação da lei dos netos (9/2015): PSD]
Já entrei no site do consulado que diz que podemos votar no sábado dia 25 e domingo 26 de maio.
Mesmo morando no Rio, nunca fui no consulado daqui e para esse ato, é só comparecer?
Já fiz a pesquisa com o número do meu CC, então está lá: Cidadão Nacional, meu nome completo e o local.
Agradeço as informações que obtenho aqui,
Bom descanso,
Stella.
@Stellantonieta , criamos um tópico só para as eleições. Já tem um monte de informações legais lá. Está acessível pelo link abaixo
https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/293/votacoes-para-o-parlamento-europeu-em-maio-2019/p1
Para votar só é necessário o Cartão Cidadão ou Passaporte Português. E, claro, estar na lista (Recenseado) para voto no consulado de sua região. (para quem não está em Portugal)
abraços e ótima votação !
@Raffles , @CEGV , @Rafa1509 , quanto a preços, eu gostaria de acrescentar: A ganância permeia até mesmo a administraçao publica brasileira.
Quando me dirigi por E-mail ao cartorio onde fui registrado, perguntando como proceder para fazer-me emitir 2 certidoes em inteiro teor e apostiladas, (uma por copia reprografica, outra digitada), recebi o seguinte orçamento da tabeliã (copy & paste fiel, redaçao dela mesma, sem tirar nem por, so escondi o CEP):
Certidão de inteiro teor digitada + apostilamento R$ 2015.14 + Certidão de inteiro teor cópia reprográfica com apostilamento de haia R$ 2015,14 + despesa do correio, verificar direto na agência através do nosso CEP MN.OPQ-XYZ.
Ela com toda a certeza leu meu endereço de morada no texto do E-Mail e pensou: "ah... ele mora naquele país para onde os bandidos fogem com dinheiro, como ja vi nas novelas... pois é com ele que vou encher nossa caixa..."
Tendo achado o preço absurdamente extorsivo, passei uma procuraçao a um amigo, que tratou do caso pessoalmente no cartorio brasileiro. Resultado: cada uma das certidoes acima, apostilada, saiu-me por algo em torno de R$200,00!
Assim que tiver em maos minha atribuiçao e com toda a certeza nao mais precisar do cartorio, tornarei o caso conhecido ao Ministerio que gerencia os cartorios.
Pois, se nao reclamamos, eles fazem e desfazem...