Acompanhamento de Processos de Conversão de Nacionalidade Derivada em Originária (6.4 para 1.1-D)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Quer participar e contribuir? Clique no botão "Registrar-se" se é sua primeira vez aqui. Se você já é um dos nossos, clique em "Entrar".
Comentários
Maria,
Pelo tempo, acredito que já foi solicitada a consulta a esses orgãos. Acredito até que, pelo menos, o SEF e a PJ já tenham retornado a resposta. Geralmente, o DGAJ é o orgão que mais demora a responder.
Na próxima vez que ligar, não deixe de perguntar se eles já fizeram essas consultas, citanto, inclusive, esses orgãos. Assim, você demonstra que está ciente de como funciona os tramites.
Boa sorte!
A minha mãe também fez por advogados e quando liga para os advogados, parece que eles não gostam que ligam.
Más quando fala com eles é melhor que a conservatória...
Eles falam está em análise....
A conservatória foi o pior de todos, está em fase inicial de análise e ainda fala já faz um ano do seu processo? E eu sim... Eles então isso vai levar muitos meses....
claudiocbernardo
Obrigado mais uma vez por sua gentileza...
E vou fazer como vc esta falando....
E vc não sabe como vc me deixou feliz...
Então quando ela falou que era fase inicial de análise, não quer dizer que está na 1 fase do processo quando deu a entrada a um ano atrás?
Quer dizer pode estar na fase inicial do proceso em uns desses órgãos ? ou SEF, PJ, DGAJ?
Isso me deixa aliviada....
Obrigada, CEGV! Parece nada, mas já é um alivio saber que a fila está andando mesmo...Abraço.
Então essa fase inicial do processo, que ela falou, não é ba fase inicial de quando eu dei entrada?
É uma fase inicial do processo em umas dessas etapas?
Pode ter iniciado o processo no SEF, PJ ou DGAJ
Obrigado ao Rafa e claudiocbernardo
Que me deixaram más feliz....
Eu pensei meu Deus está até hj no começo e para ajudar a mulher fala que vai levar meses...
Obrigado!!!!
Tudo para eles é fase inicial?
O que me deixa aliviada é que vcs falaram que pode está no Sef, PJ, ou DGAj....
E com a experiência claudiocbernardo, ele acredita que o meu já esteja em fase inicial no DGAJ...
Vamos ver quanto tempo leva no DGAJ
Abrigado a todos e uma boa tarde...
Olá pessoal! Sou nova aqui no fórum. O processo de convolação da minha mãe tem número: 48xxx/17. Hoje recebi um e-mail que me informa que ele está em exigência. Pode parecer bobo, mas estou com uma dúvida, segue e-mail que recebi:
"Exmo(a). Senhor(a),
Nos termos e para os efeitos do disposto na alínea b), do n.º 1, do art.º 41.º, do Decreto-Lei n.º 237-A/06, de 14 de dezembro, fica V. Exa., na qualidade de interessada, notificada para no prazo de 20 dias úteis, acrescido da dilação de 30 dias, dar cumprimento ao ofício cuja cópia se anexa.
Com os melhores cumprimentos,"
Daí me enviaram um ofício anexo para preencher os países morados anteriormente. Minha dúvida, poderá esse ofício ser preenchido, assinado, escaneado e enviado via e-mail? Ou devo enviar pelos correios à CRC? Já respondi o e-mail perguntando, mas ainda não me responderam. Como tem feito as pessoas que caíram em exigência?
Att. Mariana
Boa tarde a todos!
Processo nº 50xxx/17 recebido em 11/9/17 via DHL.
Para fins de atualização na tabela.
@CEGV no dia18/9/18 enviei email para CRC pra ter atualização do processo da minha mãe (convolante) e no dia 20/9/18 recebi a resposta que o mesmo aguardava SEF, PJ e DGAJ.
Como sei que o DGAJ é o mais “demorado”, já me antecipei e enviei um e-mail para eles no mesmo dia. Hoje, 24/9, responderam (DGAJ) o e-mail dizendo que responderam à solicitação nesta data.
As informações atualizadas são essas.
Não sei qual status adequado na tabela rsrs
Muito grato pela contribuição de cada um aqui. Seguimos firmes!
@marianaorsini , na época do meu processo caí tbm nesta mesma exigência.
Preenchi o formulário novamente, preenchi esse item, se não me falha memória é o quadro 9. Depois assinei e reconheci a minha assinatura por autenticidade e remeti pelo DHL para chegar mais rápido. Deu tudo certo.
O governo português está dando prioridade para os Venezuelanos...
Por esse motivo a demora, para dar entrada no nosso processo...
Os Venezuelanos é prioridade e estão a todo o vapor....
https://www.publico.pt/2018/08/21/sociedade/noticia/num-ano-portugal-concedeu-nacionalidade-a-5800-lusodescendentes-na-venezuela-1841578?sa=X&ved=2ahUKEwjw886z8NTdAhUJfZAKHVOzCfsQ9QEwCHoECAEQCA
Conversei com uma amiga que saiu a cidadania dela e é neta de portugueses e naturalizada em 06/2017
Ela falou não fiz cartão cidadão e não tirei passaporte...
Não comprovei nada e falei para meu advogado que, não tinha dinheiro para passaporte e cartão cidadão.
Ela contou que o advogado falou não precisa de a senhora fazer nada disso e comprovar nada de ligação efetiva e só dá indeferimento se faltar documentos ou falta de pagamentos, ou erros...
Não tem indeferimentos para convolação só tem se ter erros ou falta de documentos.
E ela falou tirei a cidadania sem tirar documentos algum ...
Então só tem que esperar...
Ela falou comigo hj e mostrou o averbamento.
Hj estou feliz, desde que conversei com o Cláudiocbernado e o Rafa
Entre 2 a 5 meses, dependendo do órgão e se haverá necessidade de repetir a consulta (algumas vezes ocorre).
Pode sim ocorrer. Não estavam acostumados a serem questionados "externamente" sobre a demora em responder aos pedidos do IRN. Como o "Cliente" deles é o IRN, podem talvez se achar no "direito" de não responder os questionamentos que não sejam de seus clientes. Este foi um "atalho" que encontramos e que sabíamos que poderia deixar de existir a qualquer momento.
Maria, super normal durar mais de um ano atualmente. Mantenha a paciência (sabemos que é bem difícil) e não perca o foco. Algumas sugestões:
1) Ligue para saber do processo de sua mãe a cada 3 semanas
2) Leia as mensagens antigas aqui do portal e do nosso tópico. Vendo o que já passamos e as soluções que tomamos você a) verá que não é a única, b) descubrirá como solucionar diversas questões que você nem sabia que existem e c) Saberá como e o que perguntar quando ligar, para não perder tempo ou ser "meio que" enrolada por atendentes que querem passar logo para a "próxima ligação".
Maria, sua ansiedade é a mesma de muitos outros, alguns com pais que têm mais de 90 anos de idadde e que estão na mesma situação de espera da sua mãe. Infelizmente não há muito o que fazer.
Maria, "Fase inicial de análise" é quando ainda não chegou na "analise efetiva" ou, como poderíamos dizer, ainda não foi trabalhado no setor onde nossos processos são inicialmente analisados. Atualmente leva de 1 ano a 14 meses para começar a análise efetiva propriamente dita e mais uns 3 meses até a conclusão. Os tempos pioraram muito no último ano.
Pense em 12 a 17 meses, após a data de chegada em Portugal. Já tivemos casos de 1 ano, 14 meses e a tendência é aumentar estes prazos... calma, foco e resiliência...
12 Processos Concluídos
Boa sorte a todos!
A não ser que "algo" aconteça, a tendência parece ser de aumento dos tempos médios.
Abraços, boa sorte e paciência a todos,
Oi pessoal!
Gostaria de acrescentar o processo da minha mãe, foi dado entrada dia 19/08/17 número 510xxx/17
Semana passada ela recebeu a tal cartinha, creio que agora vão efetivamente analisar o processo dela, não é !?
Alguém sabe me dizer uma média de tempo depois que eles começam a analisar ?
Por certo.. o nome dela é Maria Lucia
Obrigada @Leciiro !! Uma dúvida! No quadro de preencher os documentos q vão junto, vc assinalou todos os que já havia enviado? Ou não assinalou nada? Enviou mais algum documento junto? Estou pensando em enviar o ofício encaminhado por e-mail na carta também.
Obrigada!
Não assinalei nada, a não ser o campo 9.
E mandei uma folha junto com o requerimento dizendo que estava cumprindo a exigência.
Processo da minha mãe do dia 31/08 já está em diligências. Ele me falou que foram consultadas 3 entidades (?). Esqueci de perguntar quais foram e qual foi a data. Na próxima vez eu pergunto tudo.
Favor atualizar a tabela.
Galera, acabei de saber...
MAIS CONVOCAÇÕES SAINDO HOJE.... FIQUEM ATENTOS !!!!
Isabela,
As entidades são: SEF, PJ e DGAJ.
Boa sorte!
Maravilha !!!!!!!
@Leciiro obrigada novamente! Envio para o endereço rua Rodrigo Fonseca nº198 ou nº202? Fiquei confusa aqui agora!
@flavio_morgado e @jlacarvalho , pode ser que os de vocês tenham concluído
O coração até bate mais forte lendo isso ??????
@Leciiro, @marianaorsini
Prezados, para efeito de clareza, favor confirmar: assinalar = preencher?
Ou seja, @Leciiro para atender à exigência você enviou outro formulário 1D somente com o campo 9 do quadro 1 preenchido? Desculpem o excesso de zelo, mas não posso cometer nenhum engano novamente. Muito obrigado e boa sorte a todos!!!
<
pre>
Amigo @CEGV, se puder atualizar o meu na próxima, ficarei grato.
Mandei msg acima, mas acho que passou.
Boa tarde a todos!
Processo nº 50xxx/17 recebido em 11/9/17 via DHL.
Para fins de atualização na tabela.
@CEGV no dia18/9/18 enviei email para CRC pra ter atualização do processo da minha mãe (convolante) e no dia 20/9/18 recebi a resposta que o mesmo aguardava SEF, PJ e DGAJ.
Como sei que o DGAJ é o mais “demorado”, já me antecipei e enviei um e-mail para eles no mesmo dia. Hoje, 24/9, responderam (DGAJ) o e-mail dizendo que responderam à solicitação nesta data.
As informações atualizadas são essas.
Não sei qual status adequado na tabela rsrs
Muito grato pela contribuição de cada um aqui. Seguimos firmes!
Sim. Este endereço mesmo.
Eu coloquei no meu Rua Rodrigo da Fonseca, 198 - 202. Acho que o prédio deve abranger esses dois numeros
@Glênio, quando mandei o formulário para sanar a exigência, preenchi o quadro 1 todo, inclusive o item 9, onde coloquei na lacuna Brasil.
No quadro 2 assinalei o item 5 e escrevi na lacuna abaixo, Já é cidadão português pelo ART. 6.4
Nos quadros 3 e 4 nao assinalei nem escrevi nada.
No quadro 5 assinalei sim no item 1, datei, assinei e reconheci minha assinatura por autenticidade.
@Leciiro, super claro! Obrigado
@CEGV infelizmente não foi o meu kkkkk Liguei hoje e não teve parecer ainda, acredito que levarei mais um chá de cadeira dessa conservatória...
@Glênio olá glenio! Fiz o mesmo do @Leciiro inclui no envelope também o ofício que me enviaram no e-mail, que é uma declaração dos locais morados anteriormente. Pelo que entendi no e-mail apenas esse ofício bastava, mas preferi mandar o 1D corrigido também, preferi pecar por excesso. Reconheci a assinatura por autenticidade nos dois!
Uma dúvida! A DGAJ já havia dado resposta (acredito que seja esse o termo) à CRC quanto ao meu processo quando ele caiu em exigência... Agora após cumprida a exigência ele retornará à DGAJ para novo parecer? Ou vai continuar da onde “parou”? @Leciiro vc sabe quanto tempo em média levou seu processo após a chegada da sua correção do 1D à CRC?
Enviei via DHL a exigência (campo 9) em 21/05/2018 e chegou na Conservatória dia 25/05/2018 e o meu processo foi finalizado em 13/09/2018, ou seja, demorou quase 4 meses. Levando em consideração que julho e agosto é período de férias e o número de funcionários é bem reduzido.
Boa sorte!
Obrigada @Leciiro !! Vixe espero ser mais rápido rs quando seu processo caiu em exigência já havia voltado da DGAJ? Prometo ser a última pergunta rsrs
Bom dia pessoal, um amigo recebeu o seguinte e-mail:
Exmo Senhor
Informa-se V. Exa. que o seu processo encontra-se no gabinete da Srª Secretária de Estado da Justiça, pelo que logo que possível será informado o que houver por conveniente.
COM OS MELHORES CUMPRIMENTOS,
A oficial
O processo de convolação dele estava aguardando o retorno da DGAJ, será que está para despacho ?
Recebi resposta da DGAJ, foi respondido à CRC em 20/9. Quanto tempo será q leva agora? Ainda pode cair em exigência?
Não. A resposta do meu DGAJ foi em julho/18.
Bom dia, prezados ontem enviei um email a CRC e hoje recebi essa resposta:
O processo hoje faz 305 dias úteis.
Ex.º Sr.
Em resposta ao solicitado por V. Ex.ª, informa-se que o processo supra identificado encontra-se a aguardar despacho ministerial. Oportunamente serão os interessados informados.
Com os melhores cumprimentos,
O Oficial dos Registos
Marco Romero
Bom dia pessoal,
Despacho ministerial, é quando as todas as as respostas das diligências foram feitas, a conservadora faz uma despacho recomendando a ministra da justiça que há ligação efetiva e manda o processo para eles. A ministra da justiça reconhece e o processo volta para a CRC para fazer a averbação no assento de nascimento.
Bom dia a todos! Meu irmão recebeu e-mail hoje avisando que a cidadania do meu pai foi concluída!!!

Uma ontem e outra hoje..
A fila segue andando !!!!
festa !!!!
LIguei hoje novamente e meu processo com mais de um ano encontra-se em analise , perguntei se ja tinha ido para diligencias e desseram que nao ,minha nossa senhora........ haja paciencia.....fogo...
Bom dia a todos, parabéns aos novos convolados!
Parabéns ?, @garaujo sabe exatamente quando foi pro MJ ? e quando responderam?> @garaujo disse:
O VIDENTE. Kk
Obrigada @marinho
A última vez que eu liguei pra LR foi no dia 10/09 e me foi informado que ainda tava aguardando aquela análise técnica que vem depois das diligências. Eu estava pensando em ligar novamente essa semana para ver se o processo já tinha andado, mas não foi preciso, hoje tive essa notícia boa!!