Acompanhamento de Processos de Conversão de Nacionalidade Derivada em Originária (6.4 para 1.1-D)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Quer participar e contribuir? Clique no botão "Registrar-se" se é sua primeira vez aqui. Se você já é um dos nossos, clique em "Entrar".
Comentários
Caro @Rafa1509:
"(...) a quem compete a análise dos processos de atribuição da nacionalidade requeridos nos termos do artigo 1º, n.º 1 alínea d) da LN (que labora apenas com um conservador e uma funcionária, dada a escassez de recursos humanos) (...)"
Poderia por gentileza completar o trecho mais para trás do parágrafo acima (obviamente ocultando qualquer dado específico referente ao seu processo), substituído por si pelas reticências?
Interessa-me em especial saber o nome "OFICIAL" do setor/secção/grupo/divisão que tem apenas 2 funcionários, os quais cuidam atualmente das centenas (milhares?) de req's ao abrigo do 1.d
Muito grato!
Concordo com você, termos podem ser ditos das formas mais variáveis, porém, para um mesmo sentido!
O que estou "a achaire" controverso é a informação que "cada conservador informa de uma forma", ou seja, isso dá a entender que existem mais de 1 conservador, o que, segundo a Exma Conservadora, só existe 1 conservador e 1 oficial...
Sinceramente? Espero realmente que a pessoa da Contabilidade esteja certa e que possa haver mais de 1...
[CEGV]
Paulo, estou a te "mandaire" via mensagem...
Paulo, para completar a informação:
Conforme lhe mandei via mensagem (não tenho o costume de tornar público e-mails trocados entre 2 pessoas, salvo quando é sobre processos (instrução dos mesmos)), ela não menciona, em nenhum momento, qual o setor responsável pelos nossos processos, sabemos, de forma oficiosa, alguns, mas, na troca de e-mail que tenho direto com a Exma Conservadora, em nenhum momento, a mesma informa sobre o setor responsável...
Lhe enviei também a resposta que mandei a mesma.
Oinc Oinc
[CEGV]
Um obrigado adicional aqui, Rafa1509.
Prezados, boa tarde.
Estamos dando "uma limpa" em nomes de oficiais e conservadores de nossas publicações. Para preservação deste fórum, usuários, moderadores e admin os nomes estão sendo retirados de postagens antigas e substituídos por cargos. Caso alguém se interesse em saber maiores informações, por favor envie mensagem privativa para o autor da publicação. Lembremos que nosso fórum é público e certamente, se já não estamos, estaremos sendo observados
Em caso de dúvidas, estou à disposição via Mensagem Privativa.
abraços a todos.
Processo do Evillasio..........alteração de status na lista de processos para: "DILIGENCIA/ANALISE/INSTRUÇÃO" assim afirmou a OFICIAL [xxx] da Conservatoria de Lisboa Quanto à terminologia «diligencia /análise», parece-me ser uma questão de expressão, já que na prática me parece significar o mesmo, ou seja estão fase de instrução.
[CEGV: favor não publicar nomes... Valeu !]
@EVILLASIO , não sei nem o que te dizer, amigo... te disseram que já está em Diligências ? Se não disseram que mandaram para a SEF, PJ e DGAJ, ainda está em Análise. É assim que temos operado até aqui... O pessoal de lá não entrega o ouro.. simples assim. Botar informações inconclusivas na nossa tabela só vai confundir quem não acompanhou sua publicação acima.
Abraços,
kkkkkkkkkkkkk voce viu a resposta ai????? kkkkkkkkkkk estamos perdidos... sem duvida sabia que ia gerar polemica esta resposta mas foi o que me responderam ja não sei mais ... quase 9 meses para analisar 1 papel??? só nos resta lamentar e esperar... agora 175 euros por processo e dizem não ter servidores??
Caros congrad> @EVILLASIO disse:
Vergonhoso amigo Evillasio.
Esse cara adora uma bagunça... kkkkk
Estou de viagem para passar o fim de semana com a família.
Quando chegar, provavelmente serei mais participativa
Os processos realmente estão "devagar" e gostaria de reflectir convosco o seguinte:
1. Os funcionários dos IRN, na sua grande maioria são diligentes, estão sobrecarregados, pressionados e dão o seu melhor num serviço congestionadissimo;
2. Existem várias falhas funcionais em relação às natureza dos próprios serviços;
3. O ato de "reclamar", "queixar" ou "denunciar" é muito importante é desejável em sociedades altamente civilizada, uma vez que asseguran: 3.a) um funcionamento sério das diversas instituições, 3.b) o cumprimento da legislação e 3.c) salvaguarda os direitos dos cidadãos.
Apenas as sociedades com um maior e melhor desenvolvimento, possuem as características reconhecedoras e facilitadoras deste processo;
4. Deveremos sempre focar nossas críticas nas falhas em si. Nunca, no país, cidadãos locais ou afins.
Em alguns contatos que fiz com a LR, tive a infelicidade de ser informada que alguns utentes chegam a ser grosseiros com os funcionários.
Tenho a certeza que, nenhum dos foristas aqui sofre de tamanha falta de bom senso.
Faço votos que nossos comentários reflitam sempre o maior respeito pela legislação portuguesa e pelos funcionários altamente comprometidos.
Abraços e continuação de bom ânimo a todos!
O acima, carece de revisão
@msdebora, bacana suas publicações.
Figurinha de "engrenagem", lado superior direito da postagem. Pode alterar durante 1 hora após publicação. Depois através de solicitação aos moderadores.
abraços,
> @msdebora, bacana suas publicações.
Obrigado ?
9 meses seria uma GESTAÇÃO ou não?
todas as vezes que eu mandava mensagem para CRC eu perguntava somente como estava o processo, e a resposta era sempre padrão, está em análise.
Da última vez perguntei se ja tinha ido para diligências e a resposta veio diferente, como segue: "cumpre-me informar que o mesmo aguarda o cumprimento de diligências oficiosas promovidas por estes serviços junto da DGAJ (Direção-Geral da Administração da Justiça)".
não perder a viagem
com certeza Rodrigo mas temos que considerar pessoas não são maquinas...acredito que o governo vai olhar para o IRN e investir mais neste orgão tão importante de portugal com certeza.
Grande @Pacheco ! Bem-vindo !!! Vai para a tabela ??? Novidades ?
Abração !
Seu comentario esta perfeito...
Gostaria de acreditar que nao eh o caso aqui nesse forum, mas de fato os funcionarios das conservatorias recebem grosserias e ataques pessoais daqueles que nao entendem que seu processo vai ficar pronto em tempo de ficar pronto e nao "quando eu quiser"...
O governo eh falho, sim, todos sao, burocracia [xxx] existe na Suica e posso assegurar a todos que eh um exemplo mundial de administracao publica... Aqui na Italia um sorriso e um bom dia me resolveram muitas dores de cabeca de forma facil e rapida enquanto via pessoas grosseiras batendo a cabeca na parede por meses...
O valor do processo eh alto? NAO, vai pagar muito mais em outros paises, se eh caro para os brasileiros eh por culpa da economia [xxx] do brasil nao de Portugal...
O processo demora muito? NAO, processos de nacionalidade duram uma media de 2 anos na Europa... Na Italia um processo normal (que segue todas as regras sem excessao, como o processo de pai pra filho em portugal) dura em media 2 meses, em Portugal jah chegou a durar 15 dias... Meu advogado ja me disse que em outras epocas chegou a dar entrada em processo de manha e a noite estar pronto no Porto... Agora, estamos no momento inicial de uma mudanca de lei, um crescimento constante nos ultimos anos na quantidade de processos e esse tipo de coisa, numa administracao publica, nao eh simplesmente contratar um bando de estagiario ou temporarios pra escoar a producao, eh preciso planejamento publico, Imaginem voces se Portugal resolve triplicar a quantidade de funcionarios pelo escessivo volume de processos e daqui a dois anos essa quantidade cai pela metade? Vai fazer o que com os funcionarios? colocar na rua? ficar pagando pra nao fazer nada? por outro lado eh um assunto muito delicado, que carece de treinamento e responsabilidade pra simplesmente jogar uma meia duzia de temporarios pra fazer o servico....
Ha quase 20 anos atras, quando comecei a pesquisar sobre a nacionalidade portuguesa, os processos chegavam a durar 5 anos, nao haviam facilidades de internet, sistemas interligados, cartao cidadao eletronico, nada disso, era sentar e esperar.
Eu sempre sugiro a quem quer reclamar da demora, reclamar do PT, do PSDB, do PMDB e de qq administrador publico brasileiro, porque ha 15 anos atras, ninguem queria saber da nacionalidade portuguesa, a crescente quantidade de processos tem um nome, e se chama desespero... Todo mundo querendo sair do brasil antes que apaguem as luzes, e os que tem possibilidade de ter a nacinalidade a estao pedindo, mesmo que "so pra garantir"... Quem deveria injetar dinheiro pra aumento de contingente nas conservatorias deveria ser o Brasil, e nao Portugal....
Abracos galera, boa sorte a todos, pasciencia e perseveranca...
[CEGV:palavrinhas retiradas,sem alterações no contexto]
Obrigado @CEGV, pode me manter na tabela SIM. Liguei hoje pela manhã na CRC e a atendente me disse que meu processo ainda está na fase de análise...vamos que vamos. Irei em Lisboa dia 17/05 e, com certeza, farei uma visitinha a CRC para tentar fazer um "recurso de pé de ouvido" e dar um empurrão no processo.
Boa sorte a todos!
O @marcelovilaca sempre nos dando ótimas contribuições e textos ! É isso aí !
Valeu
479XX/2017, entregue em 25/07 :
Hoje, Na linha de registos , Sra Isabel informa que meu processo está em fase "bem inicial", que ainda não começou a ser trabalhado.
Perguntei sobre a necessidade de ter enviado cópia do cartão do cidadão, ela afirma que seguramente não é necessário, tendo enviado documento brasileiro, certidão criminal e certidão portuguesa.
Claro!
Boa, @lisandracf ! Bem-vinda... tabela atualizada ! Vamos lá, falta pouco !!!
abração!
mas o meu passou de 180 e não está em vermelho
Taí uma resposta franca e honesta da atendente LR (conheço-a bastante por tel, é gente fina!), mesmo que gerando certo desapontamento. Evitou o famoso "em análise" e disse o que realmente se passa atualmente: nada.
Temos de aceitar que o volume de processos é grande no momento. Eu nao vejo esperança de ver me processo concluido no corrente ano (entrado em Novembro, numerado em Janeiro).
Mesmo assim desejo a todos sorte, sorte e sorte!!!!
P.S.: Epidaura está cogitando seriamente em prestar o concurso para escriturária anunciado pelo IRN, caso desmame a prole rapidinho e se livre das atribulações maternas.
Concluiu muito bem o curso de dachtylographia (lembram-se?) - com "nota cem com louvor" - e acha-se agora bastante qualificada para atuar no "ramo da cidadania".
Disse-me que se entrar na CRC, pedirá à diretora de lá para aboslver o periodo inicial de treinamento tratando da nossa lista CEGV, assim só para aprender como funciona a coisa. Já pensaram o que isto significaria para nós aqui?!?!
O problema é que não temos padrinhos em Lisboa, pois somos do interiorzão (o Alentejo é algo assim como o sertão da Europa...)
Oi Lisandra, pela minha tabela, seu requerimento foi recebido em Lisboa 25/7/17. Então estamos hoje com 175 dias (úteis) de "instrução".
Entenda, o CPA (Código de Procedimento Administrativo), que regula o funcionamento de boa parte dos órgãos da Administração Pública Portuguesa, em seu artigo 87, nos diz o seguinte:
abraços,
Rafa, existem "diversos" conservadores na CRCentrais e, entendo, o que quiseram dar a entender com o termo "cada conservador informa de uma forma" é que. usando o principio do "Livre Convencimento", o Juiz (nos nossos casos Conservador) leva em conta (para "informar") sua Livre Convicção pessoal, motivada pelos documentos que fazem parte da instrução. É a liberdade de Julgar (e informar) conforme seu entendimento pessoal, que cada julgador tem.
Abraços,
Não sabia que eram dias úteis Obrigada,
"d) Na contagem dos prazos legalmente fixados em mais de seis meses, incluem-se os sábados, domingos e feriados; "
Não será esse o caso? Entendo que sim. Mas é indiferente, pra mim a cor da tabela não muda a realidade
Oi Lisandra, os prazos legais, segundo artigo 128 do CPA, são de 90 dias, podendo ser estendidos por mais 90 dias. (sempre úteis). Caso a lei ou norma estabelecesse prazo igual ou superior a 180 dias (6 meses), aí sim o prazo seria contado em dias corridos.
abraços,
Aliás, queria compartilhar algo que me foi dito hoje por uma oficial da LR, a Dona Tereza e minhas considerações sobre o que me foi dito.
Conversando sobre minhas diligências, ela me explicou que depois que voltam as respostas da SEF, PJ e DGAJ, que o conservador ou oficial responsável pela análise do requerimento, pode solicitar documentos e esclarecimentos. Por isso que eles, LR, não falam nunca que "depois do retorno das diligência é rapidinho" ou que "logo depois do retorno das diligências o requerimento vai para despacho".
Pelo que percebi, aparentemente eles são muito ciosos do que falam mas, infelizmente, pelo volume de trabalho, não têm tempo ou condições de ficar papeando com quem liga para na LR.
Enfim, talvez precisamos ter em mente que determinadas efetivas análises prévias são realizadas antes das "Diligências à SEF, PJ e DGAJ" e outras análises são feitas depois do retorno das Diligências. Em qualquer momento dentro deste bloco de atividades podemos ser contatados para sanar exigências em nossos processos.
Nós, em nossa ansiedade para vemos nossos requerimentos finalizados, poderíamos pensar: "Ah, prefiro que, se acharem algo, que me solicitem logo" e outros ficariam incomodadíssimos em receber exigências em diversos momentos da instrução do processo, tipo "Porque não me solicitam tudo de uma vez???" (risos)
Só nos resta torcer...
Abraços, Sorte e Ótimo fim de semana a todos,
@CEGV
Ola a todos!
Estou me juntando a vocês aqui também.
Favor adicionar o processo da minha mãe a tabela.
47xxx/17, enviado por Correios e recebido em 25/07/17. Ultima atualização em 05/04/18, em fase "muito inicial" (o que quer que isso queira dizer).
Estou confusa, pois ha processos recebidos posteriormente ja em fase de diligencia. Alguém tem alguma ideia do porquê?
Abraços a todos!
veja o que recebi de resposta quase igual a sua de portugal....
............Informamos que o processo está em fase de análise e caso seja necessário algum documento ou esclarecimento será notificada para o efeito.
Mais se informa que instrução oficiosa dos processos se efetua por ordem de entrada nos Serviços.
Quanto à terminologia «diligencia /análise», parece-me ser uma questão de expressão, já que na prática me parece significar o mesmo, ou seja estão fase de instrução.
Com os melhores cumprimentos
A oficial, [CEGV:removido nome da oficial]
Oi Lissa, Bem-vinda ! Ficamos muito contentes sempre que nossa tabela cresce. Mais informações para trocarmos e, consequentemente, termos uma melhor visão da Instrução de nossos processos.
Sobre sua pergunta: Aparentemente alguns processos simplesmente "escapam" às regras. Podem ser processos cuja urgência foi aprovada, processos submetidos por profissionais, uma pilha de processos que foi colocada de "cabeça para baixo", fazendo o último (daquela pilha) se tornar o primeiro, enfim... ninguém sabe exatamente (e se sabe não vai querer dizer) e a imaginação é o limite (risos). O importante é que "no geral" a fila é seguida, como podemos acompanhar pela nossa tabela.
Su processo aparecerá na próxima publicação de nossa tabela. Muito provavelmente em breve seu processo já entrará em Diligências. Só um pouquinho mais de paciência.
Abraços,
@CEGV
Boa sorte a todos!
Faz sentido @CEGV! Espero que seja o caso!! Obrigada!
não posso dizer que é um bom dia acordei com o pé esquerdo... ja mandei perguntas para os comandantes de Portugal chega... ja esgotou a minha paciencia.......
SR PRESIDENTE DE PORTUGAL
SR 1 MINISTRO
SR MINISTRO DAS RELAÇÕES EXTERIORES
SRA MINISTRA DA JUSTIÇA
SR(A) CONSERVADOR(A) RESPONSAVEL.
Prezados bom dia...
Porque esta tão difícil em deferir a convolação dos que já sáo cidadão portugueses de aquisição para atribuição? Mais alguns meses a espera é de um ano já? Pois somos Portugueses nossos processos devidamente formalizados com cópia de tudo que se exigiram na época ? para quando podemos esperar para tais deferimentos? Gratos antecipadamente pelas respostas?? Ass. cidadãos Portugueses e Brasileiros. EVILLASIO DE GODOY JUNIOR BRASIL.
vejam falma muito de falta de servidores ... porque não colocam estes processos on line conta usuario com senha.... formalizam o pedido online em base de dados da conservatória que depois recebem os documentos e oficializam o pedido ? poupariam de servidores la ficarem digitando? poupariam muitos trabalhos ou não?
Tire o domingo para relaxar, ver o jogo do Timão e amanhã retorne com tudo!
Não acorde com o pé esquerdo em pleno domingo...
Abraços!
KKKKKKKKKKKKKKKK
Esse Evillasio é doidao ..kkkkkkkkk
Excelente domingo a todos!
ja to relax