Acompanhamento de Processos de Conversão de Nacionalidade Derivada em Originária (6.4 para 1.1-D)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Quer participar e contribuir? Clique no botão "Registrar-se" se é sua primeira vez aqui. Se você já é um dos nossos, clique em "Entrar".
Comentários
@marcelo_12meses @Wesley que bom que estão aqui. Estava mesmo a pensar em vocês. Está a faltar o Paulo da Epidaura. Alguém já o chamou?
lembro de ti Wesley. me ajudaste muito no início.
@EpidauraMoreira que bom a Epidaura chegou aqui também.
acabei de falar de si Paulo Moreira. lol
Caríssimo(a) @Mei, estamos aqui, sim, em versão Blue-ray reloaded and digitally remastered, e participantes!
Grato pelo carinho da lembrança. Desejo a si e família uma Páscoa abençoada!
se a situação atual existisse na época do #somostodosmei eu já teria sido banida. só vivia a reclamar do limbo
muito feliz de ver as pessoas do outro Fórum a chegar aqui.
fiquei horrorizada agora.
tem moderador lá a ameaçar com o lei penal brasileira! mas ein?
Bom dia...ao meu ver nada é proibido neste mundo porem temos que saber dosar as nossas atitudes (as vezes perdemos a cabeça sim) a tudo e a todos com respeito sem maldade sem superioridade afinal somos todos iguais perante a Lei ou não?
@Evillasio ????
Obrigada e Feliz Pascoa para todos! Gostei da foto da Epidaura, já teve a prole?
@all fui exterminada hoje do outro Fórum. Não fui banida apenas apagaram meu perfil como se eu nunca tivesse existido. com isso meus tópicos foram eliminados incluindo o de cartão cidadão que era útil e popular foi extinto com todas as dicas e prazos. uma pena para as pessoas de lá.
fizeram isto comigo sem me dar o direito de defesa isto é um ato covarde e praticado por pessoas covardes que não podem conviver em comunidade não....
@EpidauraMoreira @MariaRibeiro @CEGV
Feliz Páscoa para todos
@CEGV Favor incluir na lista o meu 41xx/18 chegou lá em 02/11/17 e em 26/01/2018 estava em Análise.
Amiga, fica triste não, aqui temos vários tópicos que serão enriquecidos com seu conhecimento e toda liberdade de expressão que precisar...nós que ganhamos...pior o que fizeram comigo me baniram e assim se apropriaram de todas as minhas contribuições sem minha autorização...mas vida que segue...precisamos divulgar aqui para que os colegas nos achem...
É isto ..
Concordo, @MariaRibeiro .
Aqueles que foram "deletados" do outro fórum e que querem tentar reaver as publicações de suas autorias, me mandem mensagens pois creio ter achado uma solução para recuperarmos as publicações de nossas autorias.
abraços a todos,
Bom dia a todos!
Meu processo de convolação, recebido pelo CRC Lisboa em 12/03/18, enviado por DHL, liguei hoje, ainda não numerado, obrigado.
@ACosta, em média levam 3 meses para numerar.
Leciiro, Foi o que disse a atendente hoje, estão numerando os processos que chegaram em Dezembro.
Oi ECG, vi sim... fds corrido... muitos compromissos familiares (coisa de Páscoa). Daqui a pouquinho atualizo a tabela !
abraços,
ola bom dia a todos , obrigado pelo convite.. aqui teremos acesso aquela lista par acompanhar o andamento dos processos?? caso sim como faço para ter acesso ??
Obrigado antes de mais nada!!!
Oi Marcos, bom dia. Você estava na tabela ?
abraços,
Boa sorte a todos!
O meu processo era da linha 38, Requerente Colaborador 31/07 167 C 488xx/17 4 Análise
@JR494, bem-vindo! consegui atualizar seu nome na tabela acima.
Abraços !
ATENÇÃO CONVOLANTES FIZ UMA PERGUNTA AGORA E JA RECEBI RESPOSTA X CÓPIA DE CARTÃO CIDADÃO AUTENTICADO ETC... VEJAM A RESPOSTA ....
CRCentrais - Diversos
09:46 (Há 1 hora)
para mim
Caso já tenha a nacionalidade portuguesa nos termos do nº 4 do art.º 6.º da LN
Os cidadãos portugueses que tenham adquirido a nacionalidade portuguesa, com base no anterior n.º 4 do art.º 6.º da LN, podem agora requerer a sua atribuição nos termos do artº 1º nº 1 al d) da Lei da Nacionalidade, mediante apresentação dos seguintes documentos:
impresso de modelo aprovado 1D - com o reconhecimento presencial da assinatura feito com base no documento de identificação português, cartão de cidadão ou passaporte (não é necessário apresentar a fotocópia certificada).
certificado do registo criminal do país da naturalidade e da(s) residência(s), se diferente(s) de Portugal.
pagamento do respetivo emolumento (175,00€),
-Devem remeter para esta Conservatória os documentos indicados.
Posteriormente, serão notificados pela CRCentrais, para solicitar o registo da atribuição, o qual será feito por averbamento ao assento de nascimento já lavrado.
Deverá proceder ao pagamento do processo sob pena de os documentos serem devolvidos.
Cabe aos interessados enquadrar a sua pretensão
Descrição: Assinatura 2
> ATENÇÃO CONVOLANTES FIZ UMA PERGUNTA AGORA E JA RECEBI RESPOSTA X CÓPIA DE CARTÃO CIDADÃO AUTENTICADO ETC... VEJAM A RESPOSTA ....
>
> CRCentrais - Diversos
> 09:46 (Há 1 hora)
> para mim
> Caso já tenha a nacionalidade portuguesa nos termos do nº 4 do art.º 6.º da LN
>
> Os cidadãos portugueses que tenham adquirido a nacionalidade portuguesa, com base no anterior n.º 4 do art.º 6.º da LN, podem agora requerer a sua atribuição nos termos do artº 1º nº 1 al d) da Lei da Nacionalidade, mediante apresentação dos seguintes documentos:
>
>
> * impresso de modelo aprovado 1D - com o reconhecimento presencial da assinatura feito com base no documento de identificação português, cartão de cidadão ou passaporte (não é necessário apresentar a fotocópia certificada).
>
>
> * certificado do registo criminal do país da naturalidade e da(s) residência(s), se diferente(s) de Portugal.
>
>
> * pagamento do respetivo emolumento (175,00€),
>
>
>
> -Devem remeter para esta Conservatória os documentos indicados.
>
> Posteriormente, serão notificados pela CRCentrais, para solicitar o registo da atribuição, o qual será feito por averbamento ao assento de nascimento já lavrado.
>
>
> * Sugerimos que consulte o site do Instituto dos Registos e do Notariado - http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/atribuicao/atribuicao-nacionalidade/ - onde poderá encontra o impresso-modelo que pode ser utilizado para o respectivo pedido de nacionalidade portuguesa, emolumentos devidos e meios de pagamento.
>
> Deverá proceder ao pagamento do processo sob pena de os documentos serem devolvidos.
>
> Cabe aos interessados enquadrar a sua pretensão
>
> Descrição: Assinatura 2
@EVILLASIO, vc é sortudo com relação a resposta de emails. Mandei pra vários endereços eletrônicos solicitando informações desde sexta feira e não obtive resposta de nenhum deles até agora.
tá explicado !!! kkkkk
> tá explicado !!! kkkkk
@CEGV, nenhuma notícia nova sobre convolacao? Nossa! Que ansiedade!
OBS: SEMPRE FALO EM MEU NOME OK E SEMPRE ALGUEM RESPONDE COMO AGORA.
http://www.presidencia.pt/?action=3
https://www.portugal.gov.pt/pt/gc21/primeiro-ministro/contactos
https://www.portugal.gov.pt/pt/gc21/area-de-governo/justica/contactos
rcentrais.contabilidade@irn.mj.pt,
CRCentrais - Classificacao rcentrais.classificacao@irn.mj.pt,
registos.centrais@irn.mj.pt,
rcentrais.despacho@irn.mj.pt,
rcentrais.atribuicao@irn.mj.pt. Mande SEMPRE Para todos 2 te respondem sobre o seu processo ok
Exmo. Senhor
Dr. Henrique Antunes
Chefe do Gabinete da
Ministra da Justiça
Cumpre-me remeter a V. Exa. o e-mail enviado ao Senhor Primeiro-Ministro por EVILLASIO DE GODOY JUNIOR.
Com os melhores cumprimentos,
Pel’A Chefe do Gabinete
[CEGV: Removido o nome da oficial]
Adjunta
GABINETE DO PRIMEIRO MINISTRO
Prime Minister´s Office
Rua Imprensa à Estrela, 4
1200-888 Lisboa, PORTUGAL
Tel / Phone (+ 351) 21 392 35 00
FAX (+ 351) 21 392 36 16
www.portugal.gov.pt
AGORA VEM RESPOSTA UMA ATRAS DA OUTRA....
> hahaha, mandar com cc visível pra eles saberem que mandou pro presidente pros ministros ?
Sim
Oi Leci.. Infelizmente não... temos que ter um cadinho mais de paciência pois muitos daqui já estão quase saindo das diligências. Aí é seguir para despacho e registro dos averbamentos.
logo logo viramos essa página
Abraços,
@CEGV, nenhuma notícia nova sobre convolacao? Nossa! Que ansiedade!
quem esta em diligencia pode esperar que a qualquer momento sai o despacho...99% já...falta o 1%...boa sorte a todos.,..
@EVILLASIO, nada ainda mas estamos na boquinha... mais um pouquinho começam a sair as nossas !
Boa tarde .Um amigo indicou o grupo de vs como alternativa...ao outro .Estou com os documentos a enviar para Lisboa para Convolaçao meu pai.Fez assinatura presencial no Consulado de SP estou com uma dúvida .No reconhecimento está escrito que foi feito baseado no documento RG, pois foi assinado no dia em que pediu o CC.Tem algum problema ?É melhor assinar outro requerimento?
Quando a assinatura é feita no cartório não vem dizendo em qual documento foi baseado .E mandar ou nao a copia certificada do CC?
Muito Obrigada .E parabens pelo portal.
MariaCecilia, bem-vinda !
Veja, nosso tipo de processo é relativamente novo e as mensagens que temos recebido da CRCentrais indicam o seguinte:
-"impresso de modelo aprovado 1D - com o reconhecimento presencial da assinatura feito com base no documento de identificação português, cartão de cidadão ou passaporte (não é necessário apresentar a fotocópia certificada)"
ver mensagem: https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum2018/index.php?p=/discussion/comment/275/#Comment_275
Ou seja, a mensagem acima, da CRCentrais, é meio clara em relação a "fonte" de reconhecimento da assinatura do formulário 1-D.
Entretanto, não há nada que me lembre na legislação a respeito do tema. O que posso lhe sugerir caso você queira/precise enviar agora, e aí existem alguns riscos envolvidos, é que envie o formulário do jeito que você já tem, proceda com a obtenção de seu Cartão do Cidadão, torcendo para que o CC chegue antes de seu processo começar a ser efetivamente analisado por um Oficial da CRC. Se "cair em exigência" bastará (em teoria) você preencher um novo formulário, autenticá-lo no consulado e enviar via courier, para chegar com segurança e rapidinho.
Lembrando: O "certo" e solicitado é o que está acima. Fazer de "jeito diferente" pode gerar alguns riscos, inclusive do processo ser rapidamente indeferido e depois você ter que ficar discutindo com oficiais e conservadores da CRCentrais e IRN o que vale e o que não vale, o que está na lei e o que não está. Cada um deve tomar suas decisões e não há garantia de sucesso absoluto ou que nossas sugestões sempre serão bem sucedidas.
Em tempo: Se você me perguntar o que acho que você deve fazer, e tenho que ser "compatível" com publicações minhas passadas, deve primeiro obter seu Cartão Cidadão e somente depois submeter seu processo de Conversão. Os processos não são fáceis, o pessoal da CRC é detalhista como temos visto e "queimar etapas" é muito arriscado. Te desejo sucesso e muita sorte.
Grande abraço,
@CEGV
Caros, boa tarde! Fico muito feliz que vamos conseguir nos falar por aqui. Fiquei extremamente chocada com o que aconteceu no outro forum. Tanta informação perdida apenas para inflar o ego de alguns.
O processo de minha avó está na lista como:
Requerente Colaborador 10/08 159 A 514xx/17 4 Análise
Semana passada, como sou ansiosa, fiz um novo pedido de certidão. Nada ainda. Melhor gastar 10 euros do que ter uma gastrite rsrs. Enviei um email para a conservadoria no final de semana, sendo bem específica na minha pergunta, e hoje recebi a resposta de que o processo ainda está em análise. Achei estranho, pois o de várias pessoas da mesma época já está em diligências.
Por enquanto seguimos o barco. Qualquer novidade, atualizo aqui! Abraço a todos
Bem-vinda @lets. Ficamos muito contentes com a presença de todos. Já atualizada a informação e será exibida na próxima publicação de nossa tabela.
Abraços,
@CEGV
@CEGV Muito obrigada pela resposta. Eu vou ver o que fazer ...Ele é idoso,79 anos e com a saude frágil .Estou pensando em fazer uma procuração para que eu possa assinar caso aconteça algum impedimento de ele assinar,pode ser nesse caso,de convolação? .
Não pedimos o cartão cidadão com urgencia. Deve demorar uns 2 meses no máximo Mas mesmo assim quando o cartão cidadão chegar eu vou fazer logo a assinatura baseada nele num novo requerimento e aguardar a exigência como voce aconselhou requerimento tem algum prazo de validade .No Consulado disseram 6 meses .É isso mesmo?Achei eles muito inseguros para prestar informaçao.Não sabiam informar se podia procuração para esse tipo de requerimento ,
obrigada
Oi @MariaCecilia,
Acho que procurações (do modelo que você falou, para você assinar por ele) nesses casos não se aplicam pois o processo é personalíssimo. Além disso ainda podem pedir prova de vida.
Sobre o que o consulado te falou, infelizmente creio que não se aplica. Os processos atuais de conversão têm levado uns 2 a 3 meses para serem numerados, após sua chegada na CRCentrais, mais uns 5 a 6 meses de aguardo até seguirem para análise propriamente dita por um oficial da área de Atribuições. Neste momento são realizadas as Diligências oficiosas junto a SEF, PJ e DGAJ e, com base na análise, seguem para despacho, caso não surjam exigências. Então, qualquer coisinha diferente pode tomar um tempo significativo (a mais) na instrução do processo.
Assim como você, temos aqui alguns casos de processos de gente muito idosa, muitos mais de 90 anos de idade. Talvez até mesmo valha a pena abrirmos um tópico para falarmos de processos de muito idosos. O compartilhamento de informações é sempre bem-vindo, principalmente nestes casos.
Abraços e boa sorte !
Olá pessoal!
Que bom que estamos juntos aqui novamente.
Certamente depois dessa postagem serei banida lá do outro lado da rua que tanto nos ajudou e também ajudamos lá atrás. Acho que foi fundamental a criaçao desse novo espaço, pois nao havia mais confiança nem clima de ficarmos por lá.
Peço permissao aos moderadores que eu utilize essa imagem temporariamente . E espero de verdadinha que eu nao seja mal interpretada. Tenho consciencia de que a nossa situaçao é deveras diferente e nao quero criar polemica aqui. É só uma interpretaçao e identificaçao minha sobre o ocorrido, ok?!
Peço que acrescentem na lista o meu processo 20/07 474XX/17 Em analise
Oi Ziza, bem-vinda ao nosso fórum. Tabela atualizada e será publicada amanhã, já com seus dados.
Bom ter você conosco, Ziza. Sua presença engrandece nosso fórum e a qualidade de nossos tópicos.
grande abraço,
@CEGV
Dito e feito... Fui banido do outro forum...
@CEGV a solicitacao de remocao da linha nao foi feita por mim, apenas repassei o pedido de um usuario do outro forum, mas depois vi que os nomes foram substituidos. quando vi que voce tinha sido banido voltei a enviar as mensagens que vc tinha comecado para convidar todos a outro forum que eu rapidamente criei aonde poderiamos continuar com essa excelente iniciativa sua, inclusive solicitando aos usuarios que lhe enviassem minha mensagem a voce para que pudessemos te-lo conosco.. foi entao que essa pessoa me passou esse forum e eu apaguei o que tinha criado as pressas, e vim pra ca...
Mais de 2 anos de forum, mais de 500 postagens contribuindo com a nossa causa, mensagens, contatos, tudo perdido por causa desses ******....
O sentimento eh pessimo, ver tanto trabalho, meu, seu e de tantos sendo jogado no lixo por essa gente que de nada contribui a causa daqueles que la estao pra conseguir a tao sonhada cidadania.... Pelo contrario, dada a natureza deles, nao duvido que estejam la no intuito de sabotar o acesso a informacao...
Que fiquem com seu forum, cheio de espaco vazio ateh quando nao tenham mais a quem moderar...
Abraco meus amigos, e mais uma vez meus sinceros parabens e agradecimentos pela sua iniciativa @CEGV ....