PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Transcrição de casamento em PONTA DELGADA

1356715

Comentários

• CEGVCEGV Moderator 4996 PontosPosts: 5,130

@Thixz, agora você aguarda uns 40 dias e, só depois desse tempo, liga novamente para a LR. PD é assim... só atualizam o sistema no finalzinho do processo, quando tudo está pronto.

abraços,

• babisimasbabisimas Member 69 PontosPosts: 8

@CEGV disse:

@babisimas disse:
    Bom dia, minha mãe é portuguesa, veio para o Brasil ainda criança, se naturalizou brasileira, se casou e se divorciou. Porém essas informações não foram atualizadas em Portugal. Meu irmão e eu já tiramos as certidões de nascimento apostiladas para dar entrada na cidadania por atribuição. Porém, verificamos que teríamos que fazer essa transcrição do casamento da minha mãe antes de dar entrada, correto? (nosso pai que foi o requerente nas nossas certidões de nascimento e minha mãe alterou o nome no casamento).

Se (1) sua mãe alterou o nome quando casou, (2) vocês nasceram após o casamento e (3) que declarou o nascimento de vocês foi seu pai , devem SIM fazer a transcrição do casamento dos seus pais antes de enviarem seus requerimentos de atribuição.

De acordo com a documentação para a transcrição teríamos que enviar a certidão de nascimento original do nosso pai emitida há menos de 180 dias, porém nosso pai já faleceu.

• Acho que não tem essa história de certidão emitida a menos de 180 dias. Certidões não têm validade.
    • Vocês podem ir ao cartório onde o pai de vocês foi registrado e pedirem uma nova certidão de nascimento dele.

Gostaria de saber se posso enviar a Certidão de Óbito original emitida há menos de 180 dias no lugar da certidão de nascimento?

• Não. Certidão de óbito não vale.

Não encontrei essa possibilidade nas informações dos fóruns ou no site do consulado. Nós moramos no RJ e nosso pai nasceu na Bahia, acredito que só lá conseguiríamos essa certidão de nascimento atualizada.

Sim. Ache o cartório, tente encontrar o e-mail e telefone do cartório, entre em contato com eles, peça a certidão de nascimento de inteiro teor (digitada) e apostilada do seu pai e pergunte sobre forma de pagamento. Normalmente cartórios encaminham contas bancárias para depósito do valor da certidão, apostilamento e envio pelos correios. Peça que enviem através de sedex ou carta registrada.

Desde já, obrigada pela atenção!

Abraços e boa sorte

@CEGV disse:

@babisimas disse:
    Bom dia, minha mãe é portuguesa, veio para o Brasil ainda criança, se naturalizou brasileira, se casou e se divorciou. Porém essas informações não foram atualizadas em Portugal. Meu irmão e eu já tiramos as certidões de nascimento apostiladas para dar entrada na cidadania por atribuição. Porém, verificamos que teríamos que fazer essa transcrição do casamento da minha mãe antes de dar entrada, correto? (nosso pai que foi o requerente nas nossas certidões de nascimento e minha mãe alterou o nome no casamento).

Se (1) sua mãe alterou o nome quando casou, (2) vocês nasceram após o casamento e (3) que declarou o nascimento de vocês foi seu pai , devem SIM fazer a transcrição do casamento dos seus pais antes de enviarem seus requerimentos de atribuição.

De acordo com a documentação para a transcrição teríamos que enviar a certidão de nascimento original do nosso pai emitida há menos de 180 dias, porém nosso pai já faleceu.

• Acho que não tem essa história de certidão emitida a menos de 180 dias. Certidões não têm validade.
    • Vocês podem ir ao cartório onde o pai de vocês foi registrado e pedirem uma nova certidão de nascimento dele.

Gostaria de saber se posso enviar a Certidão de Óbito original emitida há menos de 180 dias no lugar da certidão de nascimento?

• Não. Certidão de óbito não vale.

Não encontrei essa possibilidade nas informações dos fóruns ou no site do consulado. Nós moramos no RJ e nosso pai nasceu na Bahia, acredito que só lá conseguiríamos essa certidão de nascimento atualizada.

Sim. Ache o cartório, tente encontrar o e-mail e telefone do cartório, entre em contato com eles, peça a certidão de nascimento de inteiro teor (digitada) e apostilada do seu pai e pergunte sobre forma de pagamento. Normalmente cartórios encaminham contas bancárias para depósito do valor da certidão, apostilamento e envio pelos correios. Peça que enviem através de sedex ou carta registrada.

Desde já, obrigada pela atenção!

Abraços e boa sorte

Obrigada pela ajuda! Vou entrar em contato c o Cartório da Bahia e pedir a certidão pelos Correios. Você sabe se também terei que registrar o divórcio da minha mãe antes de dar entrada na cidadania? Vi que a única forma é constituindo um advogado em Portugal né ?

@babisimas,

1) só a transcrição é necessária
    2) Para transcrever a separação tem, sim, que constituir advogado em Portugal.

• ZizaZiza Member 240 PontosPosts: 57

Pedi minha certidão online há 2 dias e nada. É assim mesmo ?

Acabei de ler no tópico certidão-portuguesa-on-line como obter ? Que já tinham tido esse problema anteriormente. Já enviei um e-mail para o civil online enviando o comprovante de pagamento.

• Fernanda_Andrade27Fernanda_Andrade27 Member 204 PontosPosts: 99

@Ziza, eu tive uma problema ao solicitar uma certidão no civil online. Assim que conclui o pagamento, a página acusou um erro, porém fui debitada no cartão de crédito. Imediatamente enviei um email para eles sinalizando o ocorrido. Aguardei 2 dias e, como estava com pressa e não obtive resposta, pedi o estorno ao meu cartão. No dia seguinte eles me responderam dizendo que iriam trocar o status para pago. Respondi que não precisava, pois já havia pedido estorno. Levaram mais quatro dias para responder, enviando a chave de acesso. Enfim... eles demoram mesmo para responder, mas se demorarem muito (mais de uma semana), sugiro solicitar estorno.

CEGVZiza
  • ThixzThixz Member 70 PontosPosts: 43

@CEGV disse:
    @Thixz, agora você aguarda uns 40 dias e, só depois desse tempo, liga novamente para a LR. PD é assim... só atualizam o sistema no finalzinho do processo, quando tudo está pronto.

abraços,

@CEGV , cara, o problema é que na LR eles informam que não consultam este tipo de serviço (transcrição de casamento). Existe algumas forma de consultar diretamente em Portugal?

Obrigada @Fernanda_Andrade27 . Vou aguardar uns dias até que a certidão do meu marido fique pronta, caso contrário pedirei o estorno.

Fernanda_Andrade27
  • Rafa1509Rafa1509 Moderator 869 PontosPosts: 323

@Thixz disse:

@CEGV disse:

abraços,

@CEGV , cara, o problema é que na LR eles informam que não consultam este tipo de serviço (transcrição de casamento). Existe algumas forma de consultar diretamente em Portugal?

Vc pediu para "consultarem se a transcrição tá pronta", correto?

Sua pergunta foi mal formulada, pois, para eles passarem a informação, vc deveria ter pedido para eles consultarem, no assento número XXX da Conservatória dos Registos Centrais (ou Conservatória do Registo Civil) se há um averbamento de casamento com fulano/a de tal!

A literalidade dos portugueses nos pregam uma peça, de vez em quando...

CEGV

@Thixz disse:

A LR tem acesso ao sistema SIRIC de registro civil português. Basta pedir ao atendente que verifique no assento de nascimento eletrônico do cidadão português se já consta o averbamento da transcrição do casamento.

Mas, importante ressaltar, o contato com a LR deve ser feito pelo português, evitando que os atendentes digam que não podem dar informações porque somente o requerente pode fazer consultas.

Resposta do Civil OnLine civilonline@irn.mj.pt

Exmo.(a). Senhor(a),

Agradecemos o contacto.
    Informamos V. Exa. que existem problemas com os pagamentos com cartão de crédito desde o dia 18-02-2019.

Deve aguardar comunicação por e-mail de alteração do estado do pedido para pago ou cancelado por ter expirado o prazo de pagamento.

Com os melhores cumprimentos,
    XXXXX
    Helpdesk Civil Online

Fernanda_Andrade27
  • CristianeCristiane Member 69 PontosPosts: 14

Boa noite,
    Tenho uma dúvida que é a seguinte: Na carta em que me foi enviada informando minha atribuição consta que foi elaborado no sistema o numero/2019 da Conservatória dos Registros Centrais, a minha duvida é no preenchimento do formulario de transcrição. Devo colocar uma copia dessa carta anexada ao requerimento para serem informados da minha atribuição? Tem alguma outra diferença no preenchimento para quem é atribuida?

Abraços

@Cristiane disse:
    Boa noite,
    Tenho uma dúvida que é a seguinte: Na carta em que me foi enviada informando minha atribuição consta que foi elaborado no sistema o numero/2019 da Conservatória dos Registros Centrais, a minha duvida é no preenchimento do formulario de transcrição. Devo colocar uma copia dessa carta anexada ao requerimento para serem informados da minha atribuição? Tem alguma outra diferença no preenchimento para quem é atribuida?

Abraços

@Cristiane , o ideal é que após o recebimento da carta, que uma via do assento de nascimento seja emitido para que você tenha seu assento guardado junto com outros documentos e para você enviar uma cópia do seu assento de nascimento português junto com outros documentos que serão enviados para transcrever seu casamento. Pessoalmente acho que, já que os dados de seu assento podem ser obtidos oficiosamente pelos oficiais das conservatórias, você também pode enviar uma cópia desta carta em substituição ao seu assento, caso não queira gastar EUR 10 com a emissão do seu assento de nascimento português.

abraços,

• elianediazelianediaz Member 8 PontosPosts: 3

Olá enviei os documentos da minha mãe para Ponta Delgada, entregues em 29/01, em 22/02 vale foi sacado, a certidão nascimento no civilonline continua com nome de solteira, não consigo solicitar a certidão de casamento devido a dificuldade de pagamento no site, minha duvida é posso enviar minha atribuição com a certidão da minha mãe sem o averbamento de casamento ou tenho que aguardar a alteração no site, alguem sabe quanto tempo leva para alterar no site?, grata
    Eliane

Santiago
  • TeresaFariasTeresaFarias Member 403 PontosPosts: 158

Boa tarde. Alguém sabe se como documento de identificação apostilado pode ser á CHN? Ou tem q ser necessariamente o RG para Ponta Delgada? É o filho q vai pedir a transcrição do casamento da mãe. Obrigada

@TeresaFarias disse:
    Boa tarde. Alguém sabe se como documento de identificação apostilado pode ser á CHN? Ou tem q ser necessariamente o RG para Ponta Delgada? É o filho q vai pedir a transcrição do casamento da mãe. Obrigada

Que saiba, Ponta Delgada (ainda) não aceita CNH como documento de identidade.

TeresaFarias

@elianediaz disse:
    Olá enviei os documentos da minha mãe para Ponta Delgada, entregues em 29/01, em 22/02 vale foi sacado, a certidão nascimento no civilonline continua com nome de solteira, não consigo solicitar a certidão de casamento devido a dificuldade de pagamento no site, minha duvida é posso enviar minha atribuição com a certidão da minha mãe sem o averbamento de casamento ou tenho que aguardar a alteração no site, alguem sabe quanto tempo leva para alterar no site?, grata

Eliane, o ideal é você enviar seu processo de cidadania depois que tiver certeza que a transcrição do casamento da sua mãe foi concluído. Se quiser arriscar pode mandar antes pois leva um tempinho até que seu processo seja analisado e, na análise, eles normalmente checam novamente os documentos do(a) português(a) e, neste caso, verificarão que a transcrição já foi concluída.

abraços,

elianediaz

CEGV obrigada

CEGV

@elianediaz sua mãe alterou completamente o nome quando casou ou só adicionou o sobrenome do seu pai ao sobrenome de família dela? Pergunto isso porque fizemos da minha avó e ela tirou completamente o sobrenome de família e adotou do marido. Era Maria de Lourdes Felippe é passou a Maria de Lourdes de Carvalho. Ponta Delgada fez a transcrição, já recebia em casa mas não alteraram o nome pois pela lei portuguesa não pode retirar todos os sobrenomes de família p focar só com do marido. Pode acrescentar ou redor um não tudo. Então em Portugal no civil on line o nome dela não mudou mas o casamento já está transcrito.

elianediaz

@TeresaFarias disse:
    @elianediaz sua mãe alterou completamente o nome quando casou ou só adicionou o sobrenome do seu pai ao sobrenome de família dela? Pergunto isso porque fizemos da minha avó e ela tirou completamente o sobrenome de família e adotou do marido. Era Maria de Lourdes Felippe é passou a Maria de Lourdes de Carvalho. Ponta Delgada fez a transcrição, já recebia em casa mas não alteraram o nome pois pela lei portuguesa não pode retirar todos os sobrenomes de família p focar só com do marido. Pode acrescentar ou redor um não tudo. Então em Portugal no civil on line o nome dela não mudou mas o casamento já está transcrito.

minha mãe realmente alterou completamente o nome, talvez porisso não mudou no civilonline, obrigada

Ontem recebi a correspondencia de PD com minha certidao de casamento.
    Processo enviado dia 17-01-19
    Recebido em 22-01-19
    Concluido em 13-02-19
    Carta com certidao 28-02-19

Agora sigo com o processo da naturalização do marido.

CEGVFernanda_Andrade27
  • marcelocoelhopmarcelocoelhop Member 179 PontosPosts: 40

Amigos, acho que fiz uma besteira...
    Mandei os documentos que estao no post do Rafa pra Ponta Delgada. Exatamente como está no post... mas agora me dei conta de que não mandei uma copia da certidão portuguesa da minha mãe. So o formularios, as certidões brasileiras apostiladas (casamento e nascimento do nubente) e meu documento com foto autenticado, mais o vale postal.

Sera que vai cair em exigencia? Precisava ter mandado o numero de assento dela? To deseserado.

editado março 2019

Caro @marcelocoelhop,
    Deixo para os colegas que tem mais conhecimento do assunto confirmar, mas
    se no formulário houve o preenchimento dessa informação, acredito que eles façam a checagem oficiosamente.
    Caso nao tenha informado, creio que possa encaminhar a documentação faltante para ser juntado ao processo.
    Fique calmo que vai dar tudo certo!

[comentário do CEGV: Também entendo desta forma !]

• jlacarvalhojlacarvalho Member 349 PontosPosts: 101

Hoje recebi um e-mail de Ponta Delgada, avisando que meu processo de transcrição foi concluído e informando o número do assento de casamento.
    Também informaram que o documento foi enviado por CCT para o meu endereço.
    Processo enviado dia 27-01-19
    Recebido em 04-02-19
    Concluido em 07-03-19

CEGVZiza
  • EdCarlosEdCarlos Member 2 PontosPosts: 1

Boa noite, vou transcrever o casamento da minha mãe com divórcio averbado, porém queria saber se tenho que apostilar a certidão de nascimento do ex-esposo dela (não é meu pai). Estou preocupado porque nunca tive contato com esse cara e ele mora nos EUA! Na minha certidão foi declarante o pai, sendo que a atribuição de nacionalidade é da minha mãe.
    Obrigado!

editado março 2019

@EdCarlos disse:
    Boa noite, vou transcrever o casamento da minha mãe com divórcio averbado, porém queria saber se tenho que apostilar a certidão de nascimento do ex-esposo dela (não é meu pai). Estou preocupado porque nunca tive contato com esse cara e ele mora nos EUA! Na minha certidão foi declarante o pai, sendo que a atribuição de nacionalidade é da minha mãe.
    Obrigado!

@EdCarlos, bem vindo.

Amigão, com as poucas informações que você deu na sua publicação não dá para dizer nada coerente.

Dados:
    - Portuguesa: A mãe
    - Declarante do nascimento: Pai mas entendi que não se trata do tal americano que foi casado com sua mãe.

É isso mesmo ?

Perguntas

• O "pai" que está na sua certidão de nascimento é seu pai biológico, certo ?

• Na sua certidão de nascimento como consta o estado civil dos seus pais ?

• Em que ano você nasceu ?

• Sua mãe que te criou ou foi seu pai ?

• Existe alguma documentação formal da sua infância que sua mãe tenha assinado como sua responsável ? Boletins escolares, consultas e internações médicas, autorização de viagens, Planos de saúde, etc...

por enquanto essas perguntas bastam...

abraços e boa sorte

Andrea
  • kliciaklicia Member 8 PontosPosts: 7

Gostaria de uma informação,se caso tenho a certidão de casamento constando os dois portugueses mas só tenho os documentos completos (certidão de nascimento, casamento e óbito da mulher, e do homem eu tenho a certidão de casamento do óbito... SENDO QUE O CASAMENTO E O OBITO FOI NO BRASIL). Eu consigo fazer a transcrição para tirar a cidadania apenas do lado da mulher portuguesa?

@klicia disse:
    Gostaria de uma informação,se caso tenho a certidão de casamento constando os dois portugueses mas só tenho os documentos completos (certidão de nascimento, casamento e óbito da mulher, e do homem eu tenho a certidão de casamento do óbito... SENDO QUE O CASAMENTO E O OBITO FOI NO BRASIL). Eu consigo fazer a transcrição para tirar a cidadania apenas do lado da mulher portuguesa?

REALIZANDO A TRANSCRICAO POR PORTO?

@klicia disse:

Oficialmente o que você terá é a comprovação da cidadania de um e a alegação da cidadania do outro cônjuge. Acho difícil você transcrever sem o assento de nascimento de ambos. Sugiro continuar as buscas.

Aqui e em outros ambientes que me envolvo já vi um pouco de tudo e, certamente, assim acontece com os conservadores que analisam processos. Recentemente vi um registro de casamento no Brasil dois portugueses em que um deles foi declarado Brasileiro, na certidão de casamento. Não conseguiam achar a certidão de nascimento brasileira e já tinham em mãos a certidão portuguesa... Enfim, no passado, tudo passava e creio que é por isso que indicações sem comprovações e justificativas serão difíceis de passar nas principais conservatórias.

abraços,

Olá novamente, amigos!

Como disse em comentário anterior, meu "dossiê" para transcrição de casamento foi recebido em Portugal dia 13/02. Estou já em Portugal e não recebi nenhuma carta sobre nada em minha casa no Brasil ainda o que me indica que estava tudo certo quando enviei.

Gostaria de saber se no Civil Online, quando entro com o código para o acesso de meu assento de nascimento, há alguma forma de eu ver se meu casamento já foi transcrito.

Qual a maneira mais fácil? Ir a conservatória verificar ou ir olhando pelo meu assento no Civil Online?

Obrigado!

@klicia disse:

@Thixz disse:
    Olá novamente, amigos!

Como disse em comentário anterior, meu "dossiê" para transcrição de casamento foi recebido em Portugal dia 13/02. Estou já em Portugal e não recebi nenhuma carta sobre nada em minha casa no Brasil ainda o que me indica que estava tudo certo quando enviei.

Gostaria de saber se no Civil Online, quando entro com o código para o acesso de meu assento de nascimento, há alguma forma de eu ver se meu casamento já foi transcrito.

Qual a maneira mais fácil? Ir a conservatória verificar ou ir olhando pelo meu assento no Civil Online?

Obrigado!

Obrigada pelas informações!!!!

@Thixz disse:
    Olá novamente, amigos!

Obrigado!

Vá na conservatória mais próxima e peça uma cópia não certificada do assento de nascimento de um dos cônjuges. Custa 2 Euros. Se já foi transcrito vai aparecer a transcrição como averbamento.

abraços

@klicia disse:

@klicia disse:

Deve ser na 4a CRC do Porto. ACP não faz transcrições.

@CEGV disse:

@klicia disse:

@klicia disse:

Deve ser na 4a CRC do Porto. ACP não faz transcrições.

Realizando pela 4a CRC do Porto, não precisaria fazer a transcrição do casamento?
    Quais os documentos eu teria que enviar?

@klicia disse:
    Realizando pela 4a CRC do Porto, não precisaria fazer a transcrição do casamento?

O que eu disse é que quem faz transcrições no Porto é a 4a CRC do Porto. ACP (Arquivo Central do Porto) não faz transcrições.

@CEGV disse:

@klicia disse:

O que eu disse é que quem faz transcrições no Porto é a 4a CRC do Porto. ACP (Arquivo Central do Porto) não faz transcrições.

A entendi, desculpa!
    Você sabe me explicar o processo de transcrição de casamento por suprimento?

@klicia disse:

@CEGV disse:

@klicia disse:

A entendi, desculpa!
    Você sabe me explicar o processo de transcrição de casamento por suprimento?

Dá uma lida...
    https://portupedia.com/wiki/Processo_de_Suprimento_de_Certidão_de_Registo

Amigos, bom dia/tarde e noite.

Hoje mais cedo fui à conservatória aqui no Porto e graças a Deus meu casamento foi transcrito corretamente :). Está valendo a pena transcrever em Ponta Delgada sim. Enviei os documentos dia 06/02 foi recebido em Portugal 13/02 e hoje 18/03 já estava averbado (talvez estivesse até antes disto).

Agradeço ao dono do tópico e ao amigo @CEGV pela insistência em me indicar Ponta Delgada.

Abraços a todos!

CEGVFernanda_Andrade27

Boa noite
    Antes de mais nada agradeco a ajuda de todos. Minha sogra se chama Iolanda só que na minha certidão de casamento está escrito Yolanda com Y, Na certidào de nascimento do meu marido está correto (Iolanda). Tem algum problema? Porque no formulário de requerimento pede-se o nome dos nossos pais, na certidào de nascimento do meu marido está ok, só que justamente na minha certidào de casamento a primeira letra do nome de minha sogra está incorreto. Meus Deus!!!
    Será que é melhor pedir uma retificacão junto ao cartório onde me casei. Ja tenho a minha atribuicào. O próximo passo seria a transcricào e após a atribuicào de minhas filhas.

Abracos

@Cristiane disse:
    Boa noite
    Antes de mais nada agradeco a ajuda de todos. Minha sogra se chama Iolanda só que na minha certidão de casamento está escrito Yolanda com Y, Na certidào de nascimento do meu marido está correto (Iolanda). Tem algum problema? Porque no formulário de requerimento pede-se o nome dos nossos pais, na certidào de nascimento do meu marido está ok, só que justamente na minha certidào de casamento a primeira letra do nome de minha sogra está incorreto. Meus Deus!!!
    Será que é melhor pedir uma retificacão junto ao cartório onde me casei. Ja tenho a minha atribuicào. O próximo passo seria a transcricào e após a atribuicào de minhas filhas.

Abracos

Existem conservatórias que são mais amenas em relação a pequenos erros, principalmente os que não afetam a fonética. Uma das mais lenientes é a conservatória de Tondela. Você pode pensar em enviar seu processo para lá.

Obrigada

• lucianadalveslucianadalves Member 34 PontosPosts: 13

Olá. Por favor, poderiam esclarecer una dúvida? Irei
    solicitar a transcrição do casamento de minha avó, já falecida, por Ponte Delgada e queria saber se, obrigatoriamente, a certidão do nubente brasileiro (avô) tem que ser de inteiro teor? Pois como a princípio, iria dar entrada no processo pelo Consulado de Portugal em SP e, lá mencionava ser necessário a transcrição tanto de casamento como de óbito e solicitavam a segunda via original da Certidão de Nascimento dele, devidanente apostilhada, mas não mencionava que deveria ser de Inteiro Teor.
    Teria algum problema encaminhar esta certidão sem ser de inteiro teor?
    Além, disso a certidão de nascimento de minha avó já está informatizada, conforme email da Conservatória de Pombal, só preciso mencionar o número do registro? Ou preciso pedir uma cópia online? Obrigada.

@lucianadalves, dá uma olhadinha na primeira página deste mesmo tópico. Tem tudo o que é preciso saber sobre Transcrições em Ponta Delgada... não tem como errar seguindo as orientações que colocamos lá.

abraços,

• lucianadalveslucianadalves Member 34 PontosPosts: 13

@CEGV, eu já dei uma olhada. Só queria saber se por exemplo alguém conseguiu com a segunda via e não com a de inteiro teor. Pois me baseei nos documentos solicitados pelo Consulado. Obrigada.

• frantiescofrantiesco Member 51 PontosPosts: 15

Bom dia gostaria de tirar uma duvida fazendo favor.
    Vou fazer a transcrição de casamento dos meus sogros na CRC ponta delgada via vale postal e minha esposa vai preencher formulário e reconhecer por verdadeiro a assinatura e vai tirar uma cópia do RG e autenticar, ela precisa também mandar cópia do registro de nascimento?
    A mãe dela que estamos fazendo a dupla cidadania então os documentos que necessitaria seria:

cópia do assento da mãe pelo site civil online.
    cópia de inteiro teor reprográfica e apostilada do registro de nascimento do pai.
    cópia de inteiro teor reprográfica e apostilada do registro de casamento.
    formulário preenchido e assinado e reconhecido assinatura por verdadeiro da filha.
    cópia do RG e autenticado da filha.

Seria isso? fico no aguardo da minha duvida fazendo favor.

@lucianadalves disse:
    @CEGV, eu já dei uma olhada. Só queria saber se por exemplo alguém conseguiu com a segunda via e não com a de inteiro teor. Pois me baseei nos documentos solicitados pelo Consulado. Obrigada.

@lucianadalves, sugerimos sempre o envio por Ponta Delgada. Quem faz pelos consulados deve seguir as demandas deles, inclusive de transcrição dos óbitos, o que pode gerar custos adicionais.

abraços,

@CEGV disse:

@Cristiane disse:
    Boa noite

Abracos

Existem conservatórias que são mais amenas em relação a pequenos erros, principalmente os que não afetam a fonética. Uma das mais lenientes é a conservatória de Tondela. Você pode pensar em enviar seu processo para lá.

Só uma pequena dúvida: Tondela demora muito para fazer a transcrição?

@frantiesco disse:
    Bom dia gostaria de tirar uma duvida fazendo favor.
    ela precisa também mandar cópia do registro de nascimento?

Não é necessário! A certidão de nascimento, devidamente legalizada (apostilada) só é necessária em caso de netos, pois, no documento de identificação (RG ou Passaporte) não figura o nome dos avós!

A mãe dela que estamos fazendo a dupla cidadania então os documentos que necessitaria seria:

cópia do assento da mãe pelo site civil online.
    cópia de inteiro teor reprográfica e apostilada do registro de nascimento do pai.
    cópia de inteiro teor reprográfica e apostilada do registro de casamento.
    formulário preenchido e assinado e reconhecido assinatura por verdadeiro da filha.
    cópia do RG e autenticado da filha.

Sua dúvida será respondida na página 1 do tópico abaixo:

http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/28/atribuicao-1c-filhos-de-portugueses-menor-maior-documentos-e-para-onde-enviar/p1

editado março 2019

@Cristiane disse:
    Boa noite

Abracos

Cristiane,

Pode mandar, sem problemas, a transcrição de casamento para Ponta Delgada...

Conforme o @CEGV disse, algumas conservatórias são lenientes com isso e, Ponta Delgada, se todos os outros detalhes (nomes dos pais, data de nascimento e sobrenomes) estiverem corretos, não mandará de volta seu processo...

Vai na Fé!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.