Acompanhamento de Processos de Conversão de Nacionalidade Derivada em Originária (6.4 para 1.1-D)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Quer participar e contribuir? Clique no botão "Registrar-se" se é sua primeira vez aqui. Se você já é um dos nossos, clique em "Entrar".
Comentários
Oi @rodrj , boa tarde.
Obrigado! Agora falta encarar a LR pra saber quando foi feita a consulta ao dgaj...
Sugiro modificar o texto e não mencionar quando foi feita a consulta. Com certeza obterá o mesmo resultado.
Ok, obrigado.
Povo, tenho que ironizar, é uma festa mesmo, uns funcionários mandam e-mail para os convolantes, outros jamais receberam se quer uma carta...sem padrão , sem organização nenhuma, pelo amor de Deus e temos que fazer carinha de paisagem fingindo que esta tudo bem !!! pra não magoar .... pronto o xilique passou, obrigado por me lerem!!!
>
Sou da mesma opinião do caro amigo @PACHECO . Muitos E-Mails com exatamente o mesmo texto parece coisa arranjada, e a ação cairá em descrédito, desmerecendo a atenção deles.
Desejo a todos
?~?~?~?~?~?~?~?~?~?~?~?~?~?~?~?~?~?~?~?~?~?~?~?~
Sim, deve ser por nome mesmo. Vi que eles se reportaram a minha aquisição em 2016.
Liguei ontem para a CRC e meu processo ainda está para despacho aguardando a resposta do Conservador.
Acabou de chegar Dom Tenreiro 2:
Exmºs(as) Senhores(as)
Informo que estes serviços responderam à solicitação da Conservatória dos Registos Centrais no dia 20-09-2018, pelo que qualquer assunto relacionado com os pedidos de aquisição de nacionalidade portuguesa, deve ser contactada a referida conservatória onde se encontram pendentes os pedidos.
Cumprimentos,
H H
Assistente Técnica
BELEZA !!!!!
Com um pouco de atraso, parabéns @CEGV e @Leciiro pela conquista da nacionalidade originária. Só felicidade quanto a isso. E que não seja o fim, mas sim o início de algo muito valioso. Poder transmitir para os descendentes a cidadania portuguesa por gerações e gerações, enquanto brilhar o sol. Criem essa cultura na família de vocês, perpetuem esse legado e não deixem a chama se apagar outra vez.
Abraço.
Meu processo de conversão foi recebido hoje, 20 de setembro, na CRC LIsboa. Acabei de conferir na site do CTT e dos Correios. Mandei por SEDEX dia 10 de setembro.
Um longo caminho pela frente. Mas navegar é preciso! Então, vamos singrar os mares da burocracia portuguesa. Que seja uma travessia calma, sem tempestades, mas com bons ventos.
Numeração? "Tô me guardando pra quando o Carnaval chegar!". Prá Linha Registo só vou ligar depois do Reinado de Momo. rs rs rs
@CEGV , favor atualizar a tabela. finalmente vou me visualizar. Lá na rabeira.
Obrigado.
Finalmente recebi uma correspondência hoje,
07/09/2018 - Assunto: Recepção do processo de (meu nome de solteira?)
Comunica-se que o processo em epigrafe foi recebido na CRC, tendo-lhe sido atribuido o numero 51XXX. A inscrição oficiosa do processo será efetuada segundo a ordem de entrada. No caso de ser necessário juntar algum documento ou prestar qualquer esclarecimento, receberá uma comunicação desta Conservatória. Logo que esteja concluido o processo, ser lhe à dado conhecimento. Oficial : [xxxx]
[CEGV:Exposição de Nomes de funcionários do IRN e informações pessoais não são permitidas]
Vocês tem alguma informação sobre esta Oficial ????
Desculpa CEGV
Bom dia a todos! Eu dei entrada pessoalmente em 23/8/2017 na Conservatoria em Lisboa, no mesmo dia que a Soraia1975, e ontem recebi a mesma carta (por correio), datada de 6/9. Então, podemos ver que tanto faz se a documentação é entregue pessoalmente ou enviada por correio, o que eles levam em conta é a data da recepção. Espero que agora nossos processos de agosto entrem no "comboio expresso"....
@soraia1975, referente ao teu comentário sobre o nome de solteira, fiquei curiosa e fui olhar nos documentos de minha mãe (cujo processo de conversão está sendo analisado agora), e constatei que o assento de nascimento dela, como neta de portuguesa, veio com o nome de solteira. Somente após ela ter feito a averbação do casamento em Portugal, a Conservatória considerou o nome dela de casada.
Bom dia!! @soraia75 e @Malu, o processo da minha mãe foi dado entrada no mesmo dia do processo de vocês mas com advogado. Ainda não recebemos essa carta. Vocês sabem informar se essa carta indica que Lisboa começou a analisar os processos somente agora, em setembro/18? Obrigada. Abs
Ola @MarciaCoelho, sim foi isto que eu pensei. Pois já liguei algumas vezes para o IRN, e eles sempre diziam que o processo estava em análise. Pelo jeito, a carta deles foi para avisar que agora estão mexendo no processo, mesmo que com informações atrasadas, pois a numeração eu soube já em outubro/novembro do ano passado.
É finda-se mais uma semana de trabalhos na CRC, sem grandes novidades. Partimos para a próxima, na esperança que nunca morre.
Sim, Marcia exatamente o que vc falou, acho que depois de um ano eles pegaram meu processo e iniciaram os trabalhos.
Então Malu, eu já fiz a transcrição de meu casamento, inclusive já esta em meu registro de nascimento averbado e eles ainda estão colocando o nome de solteira, estou preocupada porque se fosse no Brasil eu entendia, mas os Portugueses são mais minuciosos e cuidadosos nesse quesito....vou mandar mensagem pra eles informando...
Espero que sim Marcia, vamos torcer muito!!!
@Soraia1975 , No meu caso é a mesma coisa: o casamento da minha mãe já foi averbado, mas na linha de registros e e-mail só a tratam pelo nome de solteira.
Pessoal, quanto tempo demora pro Dgag responder o email em média? Mandei ontem para o correio.geral@dgaj.mj.pt
No meu caso, responderam no mesmo dia. Mandaram a seguinte informação:
"Em 2018/05/24 foi recebido um novo pedido que se encontra em fase de processamento."
No dia seguinte, mandaram um outro e-mail (texto abaixo) e nesse e-mail é que disseram que tinham respondido à CRC.
"Exmºs(as) Senhores(as)
Informo que estes serviços responderam à solicitação da Conservatória dos Registos Centrais no dia 18-09-2018, pelo que qualquer assunto relacionado com os pedidos de aquisição de nacionalidade portuguesa, deve ser contactada a referida conservatória onde se encontram pendentes os pedidos.
Cumprimentos,"
@Malu e @Soraia1975, obrigada!! Como minha mãe não recebeu essa correspondência, vou entrar em contato com a advogada. Não sei se enviaram para o escritório dela.
Caros confrades,
Felizmente minha convolação já saiu e agora "passei para o próximo estágio", já dei entrada no meu processo de atribuição.
Muitos aqui já tiveram seus processos concluídos e estão dando entrada nos processos de atribuição de filhos, outros ainda não deram entrada e logo o farão.
Criamos um tópico específico para acompanhamentos destes processos, convido a todos para participarem:
http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum2018/discussion/143/acompanhamento-de-processos-de-atribuicao-de-filhos-de-portugueses-1c
Um abraço.
@RODRIGO, já coloquei meus dados no seu tópico de acompanhamento de processos do ACP, ok?
@RODRIGO , Já coloquei tbm os meus dados no tópico de acompanhamento.
Obrigado gurias pela contribuição. Vamos agora pra semana que vem já ter uma planilha pra acompanhar!
Caros @CEGV, @LuisMariano, @Rafa1509 e - obviamente! - todos os demais,
estou procurando aqui no tópico as respostas a duas perguntinhas singelas, mas não as encontro. Quem sabe possam orientar-me?
1.
Indícios sobre quanto tempo em média um processo 6.4 para 1.d leva para colher o parecer do MJ sobre a existência dos laços efetivos.
2.
Que órgão precisamente dentro do MJ emite o parecer acima mencionado?
Por qualquer dica, Epidaura manda muitos beijinhos!
@EpidauraMoreira o processo de meu pai demorou 20 dias na etapa do parecer do MJ, não sei lhe dizer qual órgão do MJ é o responsável por tal parecer
Cara @Andrea , muito obrigado pela reação ao meu post.
Acho que minha segunda pergunta
Que órgão precisamente dentro do MJ emite o parecer acima mencionado?
está respondida na reportagem postada por @Mei
http://www.jb.com.br/internacional/2018/09/8832-exigencia-de-lacos-com-portugal-causa-dificuldades-para-brasileiros-em-busca-de-visto.html
Grande abraço.
@egtorres, seu processo ainda está como "Em análise" em nossa tabela. Entendo que vale mais a pena continuar ligando para a Linha de Registos até ter confirmado que seu processo aguarda retorno da DGAJ. Você pode inclusive confirmar com eles quando o pedido de informações para a DGAJ foi realizado. Depois de algum tempo (uns 3 meses) aí sim vale a pena perguntar direto para a DGAJ. Realizar este tipo de consulta a eles antes do tempo é "Queimar Cartucho" e eventualmente até criar uma certa refração deles em relação aos e-mails de consulta recebidos.
Minha sugestão é apenas enviar e-mails para a DGAJ quando receber informação da LR que o processo encontra-se apenas aguardando resposta deste órgão. Não antes.
Abraços e boa sorte !
Oi Marcia,
Você (ainda) não está na nossa tabela. Se quiser que adicione, basta avisar, ok ?
abraços,
Malu, para aqueles que recebem a tal cartinha, é sim indicativo que o processo chegou finalmente ao setor de atribuição e que começou efetivamente a ser analisado.
abraços,
12 Processos Concluídos
Boa sorte a todos!
Quanto tempo é em média no período de diligência externa? fui informado que o processo de meu familiar seguiu para o MJ e polícia judiciária.
Acho que o Dgaj não está mais respondendo os e-mails. Enviei um na quarta e outro na sexta e não obtive nenhuma resposta

Enviei um email a DGAJ dia 20 e me responderam hoje, enviaram a resposta a conservatoria no dia 24 09, agora é aguardar ate o despacho, sorte a todos !!!
Opa! Obrigado, Rodrigo! Minha esperança retornou...eheheeh. Estava triste, pois a galera estava dizendo que eles estavam respondendo no mesmo dia.
Estou muito chateada, liguei hj na conservatória de registros e falaram que o processo de minha mãe, que já passa de um ano está em fase de análise...
A mulher falou tudo com o número de processo e falou isso vai levar muitos meses...
Não falou um mês, falou muito meses...
O processo de convolação foi numerado no dia 10/09/2017 e até hj em fase de análise 52***/17 e até hj nada em fase inicial e vai levar muitos meses....
Alguém pode me dizer se um processo que deu entrada no dia 10/09/2017 e foi numerado 52***/17 pode ser possível estar em análise? e levar muitos meses?
Quantos meses? 30 meses? 100?
Porque fazem isso? Minha mãe é idosa de 78 anos e segue em análise?
Por Deus... isso é um descaso e injusto, quem tem dinheiro pode tudo...
Nós estamos pagando para obter um direito adquirido por lei...
Somos filhos de portugueses netos naturalizados e para averbar um documento leva mais de um ano.
Isso é algo injusto.
No dia 10/09/2017 o processo foi numerado e está até hj em fase inicial de análise e quando liga é fase inicial e a mulher tem a capacidade de de falar que está em fase inicial de análise.
Fabio, observei (pelos registros de nossos colegas e o meu também) que eles retornam o e-mail, exatamente, no dia em que respondem à CRC. Pode ser que o seu não tenha sido respondido ainda.
Boa sorte!
O pior é falar que, está em fase inicial de analise e falar que vai levar muitos meses...
Quantos meses? 30, 50 ou 100?
Ou quando nós morrermos saí o processo para os meus tataranetos?
Estou quase tocando a vida e esquecendo tudo isso.
Quem perde é eles, tem bisnetos e tataranetos que vão fazer...
Façam concursos e deixem isso acontecer...
Maria, por um acaso você perguntou se eles já fizeram consulta aos orgãos (SEF, PJ e DGAJ)? Porque falo isso. Se nós perguntarmos como está o andamento do processo eles, invariavelmente, respondem que está em análise, apenas. Sugiro a você que na próxima vez, pergunte se esses orgãos (citados a cima) já foram consultados e se sim, quais já retornaram resposta e qual a data da resposta.
Boa sorte!
Cláudiocbernado,
Obrigada por sua generosidade...
Eu somente perguntei do processo e dei o número e a mulher falou o processo de sua mãe, está em fase inicial de análise e já fez um ano e pode levar meses...
E desliguei triste e pensei se faz um ano e segue em fase inicial de análise....
Por deus, quantos meses...
Da próxima vez vou fazer como vc fala, obrigada...
Em que fase vc acha que está?
@Maria1991
O da minha esposa está na mesma fase que o seu, e ela deu entrada 9 dias após o seu, via advogado...
Infelizmente teremos que aguardar, pois, é evidente que a demora excessiva (que estrapola os prazos descritos no CPA) é pelo fato do processo tramitar exclusivamente via CRCentrais.
Da próxima vez, faça como o @claudiocbernardo disse, pergunta se já foi mandado para a consulta aos órgãos externos (PJ, DGAJ e SEF).
Não se surpreenda que ainda não tenha sido enviado...
Abraços;