Ajuda para Iniciantes buscando informações sobre Nacionalidade Portuguesa
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Quer participar e contribuir? Clique no botão "Registrar-se" se é sua primeira vez aqui. Se você já é um dos nossos, clique em "Entrar".
Comentários
Sim.. É nacionalidade derivada por naturalização.
Quais "ligações efetivas" mencionaram para você ? Hoje em dia é relativamente comum confundirem "ligações efetivas" necessárias para netos e para naturalizados. Confundem e misturam tudo.
Sim, é verdade.
Pessoal, boa noite .
Alguém sabe o que significa ?
No site Justica gov - bolinha 6 branca, 7 marrom e demais verdes.
Descrição: O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.
Neste status é só aguardar o registro e o despacho ? Como diz a mensagem?
Alguém já passou por essa fase ? Sabem se logo em seguida vem a mensagem : O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português. ?
Obrigado
Abraço
@CEGV , disseram : lei prevê que quando existem filhos do casamento com nacionalidade portuguesa já não exista oposição á nacionalidade da esposa. (art 9º nr.2 da lei da nacionalidade). Que meu filho é português de origem porque nasceu após eu ter conseguido a sua nacionalidade, mesmo sendo a minha por naturalização e a do meu filho é originária. Isso bastaria.
sim. Falta apenas o registro. O despacho já foi realizado.
sim, muitos já passaram por esta fase e
sim, em breve a mensagem será alterada conforme você, pelo jeito, já sabe.
abraços,
Está perfeita a colocação. A lei é clara nesse sentido, conforme abaixo:
a) A inexistência de ligação efectiva à comunidade nacional;
b) A condenação, com trânsito em julgado da sentença, com pena de prisão igual ou superior a 3 anos;
c) O exercício de funções públicas sem carácter predominantemente técnico ou a prestação de serviço militar não obrigatório a Estado estrangeiro.
d) A existência de perigo ou ameaça para a segurança ou a defesa nacional, pelo seu envolvimento em atividades relacionadas com a prática do terrorismo, nos termos da respetiva lei.
2 - A oposição à aquisição de nacionalidade com fundamento na alínea a) do número anterior não se aplica às situações de aquisição de nacionalidade em caso de casamento ou união de facto quando existam filhos comuns do casal com nacionalidade portuguesa.
3 - À prova da inexistência de condenação referida na alínea b) do n.º 1 é aplicável o disposto no n.º 10 do artigo 6.º
E é por isso, @tarcisiolinhares, que todos que orientam sobre o assunto, sugerem em quase 100% das vezes que primeiro sejam feitos os processos dos filhos do casal e só depois o processo de nacionalidade do cônjuge. Veja que no nosso primeiro artigo deste tópico falo exatamente sobre isso, no que reproduzo abaixo:
"Quando casado a mais de 5 anos ou a mais de 3 e com filhos, não há necessidade de maiores documentos bastando, caso tenham filhos, apresentar cópia das certidões de nascimento - preferencialmente portuguesas - dos filhos. Por isso que sugerimos que, nos casos quando o casal já tenha filhos, que seja feito o registro da nacionalidade portuguesa deste(a)(s) filho(a)(s) anteriormente à submissão do processo de nacionalidade do cônjuge não português"
Importante ressaltar que filhos isentam os cônjuges requerentes do subitem a), conforme mencionado no item 2). No entanto as restrições previstas nos subitens b), c) e d) seguem em vigor, mesmo com a existência de filhos comuns ao casal. Ter filhos em comum não é um "passe livre" para cônjuges mas contribui sensivelmente.
Espero ter ajudado e confirmado as informações que você já tinha,
Abraços e ótima sorte,
Oi @SimoneBittencourt, bem vinda
Sim. Exatamente isso.
leia e estude nossa categoria (e seus tópicos) de documentos. (abaixo) Temos um tópico que fala EXCLUSIVAMENTE sobre busca de documentos no Brasil
https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/categories/documentos
Abraços, boa sorte e aproveite nosso Portal
Muito OBRIGADA!!!
@CEGV muito obrigado
O documento de registro do Português que possuo está escrito: "Assento de Nascimento n°XXXX/XXXX, Conservatória dos Registros Centrais de Lisboa". Ocorre que o mesmo documento está com a certificação e a emissão pela "Conservatória de Registro Civil Tondela".
Como devo preencher o Quadro 2 do documento 1C? Marco a 1° opção "Conservatória de Registro Civil Tondela" ou a segunda "Conservatória dos Registros Centrais de Lisboa"?
E após o preenchimento, com uma das duas opções, eu posso enviar para a Conservatória de Registro Civil do Porto?
Entendo que não é, não. Se você pagou por uma certidão reprográfica é isto que devem lhe entregar, a não ser que tenham apenas lhe cobrado por consultas, pesquisas e cópia simples com autenticação. Entre em contato com o cartório e verifique o que lhe foi enviado e o que você pagou.
abraços,
Oi @Larissa, bem vinda.
Depende... se seu pai é o português e foi ele que lhe registrou, poderia ter enviado para o ACP que seria normalmente aceito
sim
não... a exigência só é cumprida quando da finalização do processo de transcrição. Avise que está providenciando a transcrição.
Rápido, somente por DHL, SEDEX, etc...
Oi jackeline, bem vinda.
Rosa para "Roza" (ou vice-versa) não são significativos pois a fonética é igual.
"Ribeira" para "Ribeiro" talvez complique pois são palavras diferentes.
Normalmente é indiferente pois não há mudança na fonética do nome.
As retificações normalmente são feitas com base nos documentos originais, antes do primeiro "erro". Existem, inclusive, diversas formas que podem evitar a retificação, se os documentos portugueses (passaporte, cédula de identidade, etc) já continham tais erros. Mostrariam que o erro foi gerado ainda em Portugal, pelo governo português. Mas para isso devem ser exibidos documentos certificados. Se precisar detalhes, basta me procurar.
Abraços e aproveite nosso Portal.
@CEGV
Boa tarde. Meu pai mandou a documentação solicitando a nacionalidade portuguesa (filho de pai português) para o Cartório de Registros Centrais de Lisboa em novembro de 2018, seguindo todos os passos aqui do site (via correio com aviso de recebimento). Até o presente momento não recebi nenhum contato informando o número do processo para que eu possa fazer uma consulta. Como faço para conseguir o número do processo?
@rcafonso , bem vindo
não entendi porque vocês enviaram para Lisboa. Algum motivo específico ? O Português (pai) nasceu fora do Brasil e da Europa ? Em alguma ex-colônia ? Digo isso porquê processos de filhos na CRCentrais (em Lisboa) tendem a demorar mais.
É raro conservatórias enviarem algum tipo de comunicação de recebimento de processos. Simplesmente não é prática. Para obter o número do processo e chave de acesso para o sistema de acompanhamento leia o tópico de link abaixo
https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/306/como-acompanhar-processos-de-nacionalidade-portuguesa/p1
Abraços, boa sorte e aproveite nosso Portal,
Oi @cacautulimoschi, bem vinda.
Abraços e aproveite nosso Portal,
É assim mesmo. A devolução (ou não) de documentos é prerrogativa da conservatória
Obrigado. Ajude, divulgando nosso Portal.
abraços e ótima sorte,
Oi @denisestelman, bem vinda.
Este tipo de confirmação não é feita quando o processo é submetido. São poucas conservatórias que efetivamente revisam pré-requisitos e documentações no momento da submissão dos processos.
O processo do seu pai já foi concluído ? Enquanto não ocorrer o despacho de deferimento, se o casamento de seus avós não ocorreu em Portugal e não estiver transcrito, poderá ser solicitado.
Se foi enviado para a CRCentrais em Lisboa, muito provavelmente
abraços, boa sorte e aproveite nosso Portal,
Muito obrigada
No início deste tópico há uma atualização do texto sobre o direito de sangue (ius sanguinis) à nacionalidade portuguesa ao longo dos tempos desde do século XIX até os dias atuais.
É um pequeno resumo que nos dá uma clara ideia da evolução juridica do direito dos filhos, dos netos e dos cônjuges dos mesmos, de forma muito esclarecedora.
Leiam o texto seguindo o link abaixo:
https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/88/evolucao-do-direito-sangueineo-filhos-netos-bisnetos-na-lei-da-nacionalidade
Bom dia. Em Abril/2018 dei entrada na Conservatória de Coimbra de um pedido de naturalização do meu filho (305 - Art. 6 n.º 2 - Naturalização de Menor). Ele nasceu em Portugal e os pais possuem mais de 5 anos de residência em Portugal válida.Desde junho/2018 o processo está parado na etapa 3: O seu pedido está a ser verificado e aguarda informação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, da Polícia Judiciária, do Registo Criminal Português, de consulado e/ou de outras entidades externas. Sempre que vou na Conservatória de Coimbra (o processo está a ser tratado lá), a senhora sempre diz que é assim mesmo e que a culpa é do SEF e que não pode fazer nada. Alguém na mesma situação? Alguma sugestão do que posso fazer? Agradeço pela atenção.
Boa tarde,
Preciso transcrever minha certidão de casamento portuguesa para obter divórcio no Brasil.
Já tenho o documento online, mas fui informada pelo 1°RCPN, que preciso do documento em papel, com selo em alto-relevo e apostilado.
O Consulado me informou que não realizam esse tipo de serviço. Só lá em Portugal.
Como faço para desenrolar essa situação? Não tenho mais contatos em Portugal.
Teria que solicitar primeiro o documento e depois o apostilamento?
Obrigada.
Pessoal, preciso de uma ajuda. Abri meu processo em 08/2018, no início do mês. Estou acompanhando meu processo pela internet, mas de 3 semanas pra cá o processo retrocedeu. Estava na etapa 4 e agora está na 3. Mando e-mail e ninguém responde. Como consigo obter informações mais precisas e detalhadas? Já liguei pro IRC, mas não explicam muitas informações. Apenas dizem que pode ser um problema informático.
Oi @Carol, bem vinda !
Isso, Carol. Se realmente não tiver quem lhe ajude, me procure privativamente que vejo alguém em Portugal para emitir sua certidão, apostilá-la e enviar para você aqui no Brasil.
Enviar mensagem privativa para CEGV
Abraços
Oi @Cesar, bem vindo
A rigor a CRC de Coimbra, apesar de ser balcão de Nacionalidade, não decide ou conclui processos de naturalização pelo Art. 6.2. O processo de seu filho deve ter sido enviado para Lisboa ou ACP (no Porto) para ser decidido e finalizado. O ideal é obter a senha de acesso para acompanhamento de processo. Temos o guia abaixo que poderá lhe ajudar neste sentido
https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/306/como-acompanhar-processos-de-nacionalidade-portuguesa/p1
Pela deficiência de pessoal e recursos, os 3 órgãos externo (PJ, SEF e DGAJ) muitas vezes demoram para retornar com as respostas. Adicione-se a isso a quantidade absurda de processos pendentes que fazem facilmente com que processos deste tipo cheguem facilmente a 18 meses ou mais para serem concluídos.
Infelizmente, por experiência em processos semelhantes, não há forma de agilizar processos deste tipo. Resta manter a paciência e foco que muito provavelmente em pouco tempo será concluído pois o mesmo já está lá a 17 meses.
Se você já tiver acesso ao sistema de acompanhamento do IRN, note que o tempo entre as fases não é homogêneo. Quando começar a andar sairá da bolinha 3 para a 4 e depois para a 6 e 7 rapidamente. Isto é o que normalmente vejo em processos semelhantes.
Oi @carla_matos, bem vinda
Não se preocupe... este tipo de coisa não é anormal. O importante é o resultado esperado e o tempo médio deste tipo de processo.
Objetivamente falando: Respostas porque estava na "fase" 4 e passou para a "fase 3", ninguém do IRN lhe responderá. Se houver algum problema específico com sua documentação o sistema informará que seu processo caiu em exigência e que um ofício foi enviado para sua casa. Eles não informam nem discutem com os requerentes andamento processual. Apenas informam quando
1) Existe alguma deficiência a ser sanada (chamado de exigências)
2) Conclusão do processo
abraços e aproveite nosso Portal,
Obrigada @CEGV. Já estava preocupada de ter alguma pendência porque estou achando moroso demais o processo. Já tem mais de 13 meses e está estacionado na etapa 3. Se as próximas etapas forem tão morosas quanto às iniciais só devo ter retorno com 24 meses e olhe lá...
Falei sobre isso hoje, em outro comentário. O tempo entre as fases não é homogêneo. Demora muito para sair da fase 1 (bolinha 1) e depois que efetivamente botam as mãos nos documentos e processo, anda bem mais rápido. Não se preocupe. Leva entre 14 e 18 meses em média este tipo de processo.
abraços e ótima sorte !
Bom dia @CEGV,
Os prazos da ACP, estão ficando muito mais lentos, podes confirmar?
Tondela não está mais rápida?
Desculpe misturar um pouco o assunto, mas estou a citar o que foi publicado nesta discussão acima.
Encaminhei 1C da filha Maior
de meu primo recebido em 1/6/19 continua na bola 1
Encaminhei 1C dos 2 filhos MENORES de minha prima dois envelopes separados no mesmo dia e recebidos em 1/7/19 pela mesma pessoa a menina está na bola 1 o menino, tendo solicitado a senha para acompanhar o processo, mandaram a seguinte mensagem:
"
Assunto:
RE: Senha para Acompanhamento de Processo de Atribuição Nacionalidade Portuguesa de Menor
De
CRCentrais - Administrativos
Exmo(a). Senhor(a)
Informo que não nos foi possível localizar o processo a que se refere, provavelmente pelo facto do mesmo ainda não se encontrar introduzido na aplicação informática.
Com os melhores cumprimentos
[removido]
Oficial de Registos"
Me parece que está funcionando de forma errática e lenta a ACP,
Como está TONDELA? Como estão seus processos no ACP?
abs,
@fabiofloriano , minhas informações é que ACP ainda está mais rápido que Tondela.
abraços,
Olá! Estou com dois processos de nacionalidade através de advogado. Aquisição por casamento e atribuição de filha. O Processo de atribuição eu consegui a senha normalmente através do e-mail, mas o por casamento, me responderam que está sendo feito através do SIRIC e que não é possível obter a referida senha. Não entendi nada!
SIRIC é o sistema de Registro Civil Portuguës
SITPRO é o sistema de acompanhamento de processos do IRN
alguns processos, quando submetidos por declaração (Chamados também de "por Inscrição") são submetidos por advogados, solicitadores, pelo próprio requerente ou algum parente direto com procuração. São processos submetidos direto nos balcões das Conservatórias e são registrados direto no SIRIC (Sistema de Registro Civil Português) e, com isso, não permitem (AINDA) o acompanhamento pelo sistema do IRN. No entanto TODOS os procedimentos têm recibos de pagamento e entrega de documentos
Estes processos via SIRIC são chamados de Processos "por inscrição". Os outros são chamados de processos "por registro".
Oi @CEGV, muito obrigado por todos os esclarecimentos. Sim, já possuo o acesso para o acompanhamento do Processo. Lá diz: "o processo encontra-se na Conservatória do Registo Civil de Coimbra", então deve ser enviado depois para Lisboa ou Porto, certo? Sim, terei paciência. Muito obrigado por toda a disponibilidade em ajudar. Abraço.
Ola a todos!
Dei uma boa pesquisada no grupo, mas ainda me restaram algumas duvidas que queria colocar aqui. Se eu estiver postando no lugar errado me perdoem.
Sou casado com uma portuguesa por artribuicao e completo 5 anos de casamento na segunda quinzena de novembro.
Entrei no site justica.gov.pt para informacoes oficiais e gostaria de saber:
1.Eles pedem a Certidão de Casamento em cópia integral emitida por fotocópia. O que seria a 'copia integral emitida por fotocopia'? A certidao que recebi como resulado do meu processo de transcricao serve? Posso mandar só a Xerox dessa certidão para ficar com a original?
2.O mesmo acontece com as Certidoes de Nascimento minha e da minha esposa, eles pedem "em cópia integral e emitida por fotocópia". Queria saber exatamento o que isso significa. Tem que ser apostilhada? No caso da minha esposa tenho a certidao dela emitida pela internet no site do IRN. Serve ela? No caso da minha serve só a copia da certidao de nascimento?
3.Eles pedem um "um comprovativo da sua nacionalidade". O que seria isso? Passaporte?
4.Eles pedem "documentos que comprovem a sua ligação à comunidade portuguesa". para quem tem mais de 5 anos de casado como isso funciona? Preciso indicar isso em algum lugar?
5.Por ultimo gostaria de saber qual(s) a(s) Conservatoria(s) indicada(s) para mandar os documentos e o tempo mais ou menso que está levando esse processo qdo nao cai em exigencia.
Agradeco de antemao qualquer resposta!
Fiz o meu processo de transcricao do casamento sozinho gracas a pesquisas nesse forum.
Obrigado a todos!
Oi @gbrlps, bem vindo. Sua discussão foi integrada ao nosso tópico (este) sobre nacionalidade pelo casamento.
Aqui no Brasil chamamos de Certidão de Casamento de Inteiro Teor por cópia reprográfica. É uma certidão oficial que exibe uma foto do livro de registro de casamento.
Sim, Serve. Basta uma cópia simples do Assento de casamento Português, caso já transcrito.
Já explicado
toda certidão brasileira, assim como todo documento brasileiro, a rigor, deve ser apostilado.
Se sua esposa é portuguesa, não precisarão da certidão brasileira dela. Apenas da portuguesa, através de cópia simples do assento de nascimento português dela.
sim, conforme orientado acima.
Cópia do Passaporte (páginas de identificação/assinatura) ou cédula de identidade brasileira, apostilada.
Favor informar se vocês têm filho(s) em comum, frutos do casamento (ou não).
Caso tenham, basta realizar o(s) processo(s) dele(s) antes do seu.
Com 5 anos e sendo sua mulher portuguesa por atribuição, entendo que é suficiente e documentos adicionais não são necessários mas depende muito do julgador (membro do MJ português) uma eventual demanda adicional de documentos probatórios da sua ligação efetiva à comunidade portuguesa.
Apenas uma cuida do Artigo 3 (Naturalização de Cônjuge). A CRCentrais, em Lisboa.
Ficamos muito felizes em seguir contribuindo com qualidade
Abraços e ótima sorte !
Muitissimo obrigado pelos esclarecimentos CEGV!
Fiquei ainda com duas duvidas em relacao as respostas.
Com relacao a Certidao de Casamento, eles precisam da certidao Brasileira ou da Portuguesa? Ou das duas? Pode ser a copia da Certidao recebida atraves do processo de transcricao do casamento, ou tenho que mandar a original que recebi pelo correio?
Com relacao a certidao da minha esposa o que seria "cópia simples do assento de nascimento português dela.". Serve a certidao emitida pelo IRN?
Entendo que como o casamento já está transcrito, apenas cópia simples da certidão portuguesa será necessária.
Apenas tire uma cópia da que você recebeu pelos correios
Essa mesma, emitida pelo IRN. Apenas cópia simples.
abraços e ótima sorte,
Muito obrigado!!
Pessoal, boa tarde!
Estou com algumas dúvidas sobre levantamento de documentação para requerer a cidadania por atribuição em favor do meu pai. Creio que alguns de vocês possam me ajudar. Após resolvermos o caso dele, darei entrada para mim.
Segue as informações, depois as dúvidas:
Meu avô português nasceu em 1898 em Funchal, foi registrado na Freguesia da Camacha, em Santa Cruz na Ilha da Madeira. Sei qual o livro e folha do registro na Conservatória por conta da busca no arquivo da madeira ([xxx]).
Em 1922 casou-se com uma portuguesa ([xxx], abandonando-a em 1930 após emigrar para o Brasil.
Em 1934 ele se naturalizou brasileiro e viveu junto de minha avó brasileira (nunca foram casados). Meu pai nasceu em 1954. Na sua certidão de nascimento, registrada dois dias após o nascimento, consta que meu avô foi o declarante e que ele é natural de funchal. Não diz nada a respeito da naturalização.
Em 1968, meu avô faleceu aqui no Brasil. Na sua certidão de óbito, consta que ele é português, natural de Funchal e que deixou sua esposa (a portuguesa) e 5 filhos, dentre eles o meu pai. Também não há informação sobre naturalização.
Contudo, em uma rápida pesquisa no arquivo da madeira, parece que estas informações (tanto do casamento quanto óbito) foram escrituradas em seu assento, vide os dois links mencionados acima.
Pelo o que pude levantar, a documentação necessária para formalizar o processo é:
a) Certidão nascimento original do meu pai emitida menos de um ano e apostilada;
b) Cópia do RG ou CNH do meu pai, autenticado e apostilado;
c) Formulário 1C colorido e com firma reconhecida por autenticidade;
d) Certidão de nascimento do meu avô português.
e) Certidão de óbito do meu avô apostilada
Este é o relato. Agora as dúvidas:
1) A documentação acima é suficiente?
2) Existe algum risco da cidadania ser negada em razão da naturalização do meu avô?
3) Preciso fazer alguma transcrição de casamento do meu avô? Pelo o que entendi, tanto o casamento quanto o óbito já foram averbados segundo o arquivo da madeira.
4) Estou com bastante dificuldade de obter a certidão de nascimento do meu avô, cujo documento é o único problemático de se conseguir. Mandei e-mail para CRC Funchal solicitando, a qual me respondeu informando que a documentação foi remetida para o Arquivo da Madeira. Por essa razão, enviei e-mail para lá (abm.sretc@madeira.gov.pt), além de ter enviado, também, para secretariado@dglab.gov.pt e crcpcom.santa-cruz@dgrn.mj.pt. Até o momento essas outras três ainda não responderam. Será que conseguiria pelo Civil Online mesmo o nascimento do meu avô ser anterior a 1911?
5) Estava pensando em mandar a documentação para ACP, mas tenho lido que eles estão congestionados de processos. Qual alternativa seria mais adequada para este caso?
6) Há alguma informação pertinente que eu esteja ignorando?
Desde já grato.
Thiago
Oi Thiago, bem vindo,
alteramos seu relato e removemos os links diretos aos documentos de sua família pois como nosso Portal é site público, divulgação de dados particulares normalmente não permitimos.
No nosso tópico abaixo toda a documentação necessária é relacionada e explicada. O tópico também é constantemente revisado. Então, preferimos não explicar a cada pedido de informação se uma determinada relação de documentos está correta ou não. Dê uma conferida no tópico abaixo que toda a relação de documentos que você precisará e de que forma deverá ser preparada estará lá. Se outras dúvidas surgirem depois dessa leitura, estamos à disposição.
Só se a naturalização dela estiver averbada no assento dele e consequente perda da nacionalidade portuguesa, o que parece não ser o caso
Seu pai é filho legítimo e declarado pelo seu avô. Então tem direito, independente de transcrição do casamento original dele ter sido ou não realizada. Transcrição do óbito, para fins de nacionalidade, não é significativo, a não ser para efeitos específicos, de casos específicos.
Não.. Certidões de batismo devem ser requeridas aos Arquivos Distritais onde os documentos estão arquivados. Deve solicitar cópia CERTIFICADA do assento de batismo de seu avô. Pode ocorrer que, por necessidade de outros descendentes, que o assento de seu avô tenha sido trasladado para o registro civil português informatizado e, neste caso, uma busca através do civilonline ou em alguma CRC poderá lhe ser útil. Se o traslado já tiver sido realizado você pode usar a certidão do civilonline e dispensar o assento de batismo certificado do Arquivo Distrital.
Fazendo sozinho nossa orientação geral (pública) continua sendo envio para o ACP.
Dê uma lida no nosso tópico de filhos e caso sobre alguma dúvida, entre em contato ou publique novas dúvidas.
https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/28/atribuicao-1c-filhos-de-portugueses-menor-maior-documentos-e-para-onde-enviar/p1
sou filho de portugues ja falecido, tenho os documentos e que ja foram usados por minha irmã para obter a cidadania dela, como devo proceder para onde enviar e quais os documentos meus devo enviar ?
Caro @CEGV, muito agradecido pela resposta.
Estou impressionado com a a riqueza de informação e detalhes organizados no site. Parabéns!
Por enquanto, restou-me apenas uma dúvida quanto a documentação.
Conforme falamos, meu avô nasceu antes de 1911 e por isso devo solicitar junto ao Arquivo Distrital da Madeira a Cópia de Certidão de Baptismo certificada, correto?
Ao pesquisar no portal, verifiquei que como o documento será emitido por lá, seria adequado apresentar, para fixação do apelido, a certidão de óbito de meu avô devidamente apostilada. Correto?
Estou aguardando resposta deles sobre o pedido de certidão até o momento. Passaram-se uns 4 dias de quando indaguei se era por ali que pedia a certidão. Caso permaneça sem resposta até segunda feira, ligarei para lá. Só fico com receio de ser interpretado como importunante, mas não vejo outra saída, rs.
abs,
Thiago
Oi @Casinho_Marques, bem vindo
Dê uma olhada no nosso tópico abaixo, que têm tudo necessário para fazer sozinho seu processo, sem ajuda de assessorias ou advogados.
https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/28/atribuicao-1c-filhos-de-portugueses-menor-maior-documentos-e-para-onde-enviar/p1
Se quiser uma ajuda especializada, dedicada exclusivamente ao seu caso, onde sua situação e documentos que você tem serão analisados detalhadamente e você guiado durante todo o seu preparo e envio do seu processo te sugiro uma lida no artigo abaixo
https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/333/decisoes-fundamentais-em-processos-de-cidadania-um-depoimento-de-militante-e-especialista/p1
Se você se interessar pela Mentoria e/ou se interessar em ter seu processo cuidado por especialistas, reduzindo substancialmente os prazos de conclusão, por favor me procure.
abraços e aproveite nosso Portal,
Agradecemos sempre pelas gentis palavras de todos que se beneficiam das informações cuidadosas de nossos guias.
Se o assento de batismo ainda não tiver sido trasladado para o registro civil português informatizado, deve pedir ao Arquivo distrital a via certificada do assento de batismo.
Se for necessária a fixação do apelido, sim mas existem outros documentos que podem ser também usados para o mesmo fim. Só sabemos disso após acesso à imagem do Assento de batismo e sua análise.
A maior parte dos arquivos distritais portugueses atualmente trabalham através de balcões virtuais e poucos respondem e-mails. Precisando de mais orientações, pode entrar em contato direto e privativo comigo pelo link abaixo.
Abraços, boa sorte e aproveite nosso Portal
Boa Tarde !
quero tirar duvidas referente ao preenchimento do formulário de averbação de casamento tem item onde relata se houve segundo casamento e teve filho , minha esposa tem filhos mais não se casou ! casamos e 2010. só que ela já tem filhos maiores ! posso optar que tem filhos no formulário.
agradeço
Marco, você precisa explicar um pouquinho melhor. Não existe formulário de averbação de casamento. Existe requerimento de TRANSCRIÇÃO de casamento. Não é sobre isso que você queria falar ?
Entendi... sua esposa teve um relacionamento prévio, não foi casada e teve filhos. Beleza ! Mas o que isso tem a ver com nacionalidade ? Quem é o português ou portuguesa ?
Ajuda, amigo... explica o caso detalhadamente e te ajudamos.
abraços,
CEGV , desculpas minhas colocações sim e requerimento de transcrição de casamento , vou ser portugues por atribuição da minha mãe ! neste requerimento tem uma pergunta se primeiro casamento meu sim ! minha esposa também o primeiro casamento porém ela tem dois filhos maiores tenho que assinalar que tem filhos no requerimento ! casamos em 2010 temos uma filha deste casamento
@marco, talvez você tenha visto esta pergunta em algum formulário de algum consulado.
Enfim, explicando, para o governo português não importa se o cônjuge estrangeiro de um cidadão português já foi casado ou não. Importa sim que o cidadão português registre seus casamentos na ordem em que eles ocorreram. Então, quando você se tornar português, o importante será que você primeiro registre seu primeiro casamento, depois registre seu divórcio, depois o segundo casamento, depois segundo divórcio e assim por diante. Se o casamento com a sua atual esposa foi seu primeiro casamento bastará transcrevê-lo normalmente. Sobre sua esposa ter filhos anteriores de outros relacionamentos, não há problemas nisso. A rigor não há necessidade, nos requerimentos de transcrição de casamento de casamento, de informar filhos. Veja nosso tópico sobre transcrição de casamento em Ponta Delgada no link abaixo
https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/7/transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada/p1
abraços,
Bom dia !
obrigado
sim, formulário do consulado obrigado já respondeu minha duvidas abraços
Pessoal! Uma dúvida.. Sou português por atribuição, minha filha tb, casado há mais de 4 anos, se solicitar o processo de cidadania para minha esposa, ela perde a nacionalidade brasileira?