Diversas alterações ocorridas através de despacho do IRN, impactando processos de todos os tipos.
ATENÇÃO: TONDELA não é mais balcão de nacionalidade. Pendentes serão enviados para a CRCentrais
Acompanhamento de processos - Naturalização por tempo de residência - Artigo 6.1
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Não é assim que funciona... não dá para tentar avaliar prazos de tramitação por fases. A melhor solução é pensar em tempo total de tramitação. Não dá para dividir em fases e imaginar que cada uma terá um certo tempo. Simplesmente não funciona dessa forma.
Pense que em média um processo durará entre 18 e 30 meses. Qualquer coisa diferente disso, para baixo, deve-se tomar como "bônus não esperado". A exceção são processos cuja urgência é comprovada e aceita pelo IRN, por critérios próprios. Ainda assim existem mais de 10.000 processos hoje tramitando em regime de urgência.
abraços,
“Com o aproximar da data da alteração da lei, tem-se verificado a chegada de uma verdadeira avalanche de processos para dar entrada na Conservatória dos Registos Centrais e do Arquivo Central do Porto, maioritariamente via correio, calculando-se uma média diária de três mil processos, facto que está a provocar um verdadeiro caos nos serviços”, indica a nota.
Segundo o Sintap, “os parcos recursos humanos pararam todo o serviço pendente apenas para poderem dar carimbo de entrada dos processos que chegam”.
https://www.publico.pt/2022/08/25/sociedade/noticia/conservatorias-recebem-tres-mil-pedidos-naturalizacao-descendentes-judeus-sefarditas-dia-2018351
Mais uma razão para entendermos a demora no nossos processos. 😂
Brag
Obrigado
Braga
O meu processo fez hoje 5 meses e ainda continua no "foi recebido". Espero que comece a avançar brevemente.
sei de processos que estão há mais tempo nesse mesmo estado..
Esperemos que com o fim das férias de verão os processos andem um pouco mais rápido...
Já ví os relatórios de processos de nov/dez do ano passado na fase 4 e outros de janeiro deste ano na fase 1.
11 meses, 21 dias.
Pulou da 4 marrom pra 7 marrom.
Aprovado, aguarda registro de cidadão português.
parabéns!
Parabéns!!!
A bolinha marrom no 7 pode demorar de 6 a 8 meses pra terminar tudo, como está escrito e como já vimos por aqui.
Tá bom assim. Depois disso é mais dor de cabeça pra atualizar o cartão de cidadão.
Sem contar que pedi pra mudar meu nome! Manterei os floristas informados até o final.
Os floristas
Os foristas. Imagino que nem todos nos aqui vendemos ou plantamos flores. rs rs
Uma coisa que tenho curiosidade é a seguinte. Quando eles falam que vai ser criado o registo de cidadão português, esse registo é no Civil Online.
Dentro do civil online não há nenhuma opção de se conseguir esse tal registo de cidadão há?
Qual a opção a ser selecionada @CEGV?
No civilonline dá para pedir assentos de nascimento sem, necessariamente, ter o número do assento. Só leva mais tempo. Só uma coisa é certa: Se no sistema de acompanhamento a bolinha 7 ainda não ficou verde, nem adianta "tentar" o civilonline. Se não ficou verde é porque não foi "gerado" ou "criado" o assento de nascimento.
A justificativa é simples: Eles sabem que, a cada novo assento criado, existe uma razoável possibilidade de mais "n" processos serem imediatamente submetidos (de filhos, netos, etc). É por isso (acho) que processos de menores são rápidos, de adultos bem mais lentos e de idosos mais ainda. Como estão atolados de trabalho, mal remunerados e desprestigiados, não vão trabalhar com afinco. É uma (falta de) solução que se arrasta há anos e fica cada dia pior.
Abraços,
Não, não tenho necessidade de apressar nada, é só curiosidade mesmo.😜
Ficou respondido naquelas frases acima. Eu tinha lido em outro fórum e fiquei super curioso. Não há a opção assento de REGISTO DE CIDADÃO. Portugal considera que o novo cidadão NASCEU em Portugal! Muito louco! Deve ser falta do IT ajustar.
Há uns 5 anos atrás, por exemplo, o cônjuge do cidadão português recebia o mesmo documento que um cônjuge de um/uma cidadao/ã europeu/ia!
Eu ficava assim boquiaberto, como estou agora.
Então se algum dia precisamos provar a cidadania, diferente de outros países, aqui mostramos o que? Uma certidão de nascimento? Tô estarrecido ainda! Omgoddess!
você está confundindo nacionalidade com naturalidade.
Para Portugal, no caso de atribuídos (ATRIBUIÇÃO), estes passam a ser cidadãos portugueses desde o nascimento (a nacionalidade "retroage" à data de nascimento). A naturalidade (onde nasceram) não muda.
Cônjuges se tornam portugueses por NATURALIZAÇÃO, ou seja, se tornam portugueses quando da conclusão de seus processos de nacionalidade. Este também é o caso de naturalizados por tempo de residência, descendência sefardita, etc.
Quando alguém se torna português, passa a ter a certidão de nascimento daquele país (por isso o termo dupla nacionalidade).
A certidão a ser apresentada será a "mais conveniente" para o objetivo e local onde você estiver. Por isso que sugerimos aos luso-brasileiros que "esqueçam" seu passaporte brasileiros na bolsa, assim que entrarem no avião com destino a Portugal. Passam então a usar somente seus Cartão Cidadão e Passaporte português. De forma inversa, o passaporte brasileiro só é novamente utilizado quando da entrada no Brasil, já na Alfândega brasileira. É como uma roupagem que se usa, dependendo das condições e lugar.
abs
Fico feliz por si.
meu pedido foi aquisição de nacionalidade por naturalização e o status está na bola 7, laranja, com os dizeres "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.". Isso já leva 6 meses. Alguém mais esclarecido ou que obteve a nacionalidade recentemente pelo mesmo motivo sabe dizer quanto tempo têm levado? 11 meses
Ja acabou .O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado.
Ultima notificação enviada foi uma Notificação de registo no Registo Civil em 18/10/2022, para a morada indicada no seu pedido de nacionalidade, referente ao seu processo.
16.10.2021-18/10/2022. Conservatoria, Braga
6 meses e 17 dias depois o meu processo avançou hoje para a fase 2 foi registado.
que sorte! eu dei entrada um mês antes e ainda continua na bolinha 1
2 dias depois, 6 meses e 19 dias, passou hoje para a fase 3 aguarda consultas. É continuar a esperar e ser paciente.
Até a 4 chega e depois morre lá por meses! Tomara que não. Eu e mais um ou dois, acho, agarrados na 7 Marrom. Indo pra 1 ano e 2 meses de processo.
Bolinha 7 verde - O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado.
Numero do processo: 105XXX / 2021
23/09/21 Pedido recebido na Conservatória de Registos Centrais de Lisboa (enviado via CTT)
14/10/21 Recebido e-mail com chave de acesso (foi para a pasta de spam) -bolinha 1 verde, foi recebido - 22 dias
11/01/22 enviado para a ACP - 2 meses e 29 dias
17/03/22 bolinha 2 verde - Foi Registado - 2 meses e 7 dias
30/03/22 bolinha 3 marrom - Aguarda consultas - Esta é a fase de "diligências" - 14 dias
20/04/22 bolinha 4 marrom - 22 dias
14/09/22 bolinha 7 marrom Aprovado, aguarda registro de cidadão português.- 4 meses e 26 dias
14/11/22 bolinha 7 verde O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado. - 2 meses
Total 1 ano, 1 mês e 23 dias
Falta apenas receber o e-mail/carta com número do assento. Acrescento esse detalhe depois.
Muitos parabéns! Obrigado por partilhar
Parebéns. Aqui para nós é continuar a aguardar não sabendo quanto tempo ainda falta. 😔
Consegui a cópia do assentamento hoje, pelo Civil Online. Tive de fazer o processo uma segunda vez, e dessa, recebi cópia de cobrança e 10 minutos depois o assentamento como pedido. Não vou nem esquentar a cabeça porque já na primeira vez.
E com isso despeço-me ds amigs foristas! Para mim chega. Terceira cidadania e já estou velho mesmo, para que mais? rs rs.
Boa sorte para tod*s e mais um pouquinho tudo sai e se resolve!!!!
Boa sorte para ti também. Que tudo corra bem para ti nas futuras conquistas. Abraços
O meu processo finalmente andou.
16.03.22 - bolinha 1
03.12 22 - bolinha 2
O meu processo já avançou para a bolinha 7(verde)-O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.
Estou ansiosa para que acabe
Já se passou 1ano e 2 meses
04.12.22 - bolinha 3
Bom dia!
Alguém de janeiro, por tempo de residência, na ACP a espera, em qual fase andam por favor?
O meu na bolinha 3, há 3 meses já, ansiedade a mil, a espera que isso se resolva para sair do país...😰
Obrigadaaaa!
Mais que normal... é só esperar.
Mesmo que nunca postei qualquer pergunta mas agradeço todas as respostas pacientes dadas pelo @CEGV. Tinha lido quase todos os posts aqui. Agora com o meu pedido já foi aprovado contribuo aqui o meu processo:
Numero do processo: 96XXX / 2021
10/09/21 Entreguei os documentos pessoalmente no balcão CNAIM
16/09/21 Recebido e-mail com chave de acesso (foi para a pasta de spam) -bolinha 1 verde, foi recebido
21/02/22 bolinha 2 verde
10/03/22 bolinha 3 marrom
29/03/22 bolinha 4 marrom
06/12/22 bolinha 4 laranjada- requer a resubmissão do documento. 7/12/22 recebi a carta oficial pedindo a nova tradução certificada do certidão de nascimento
16/12/22 Entreguei pessoalmente o documento necessitado no balcão do ACP. A bolinha 4 ficou laranjada até 01/01/23
02/01/23 Bolinha 7 marrom.
Agora estou à espera da bolinha 7 verde. Depois actualizo o tempo da espera aqui.
Como @CEGV disse, paciência e atenção. Bom ano novo e boa sorte a todos!
"O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado."
Após 1 ano e 3 meses o meu processo terminou, obrigada a comunidade e boa sorte para o resto das pessoas 😆😘.
Parabénssssss, mts felicidades!🙌🏽🙌🏽
Bom dia a todos!
@realmiran o teu já andou mais alguma coisa?
Obrigadaaaa.
@CEGV Posso falar contigo privado?
O meu processo passou hoje para a fase 4 com a descrição:
"O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requisitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa."
9 meses e 20 dias no total.
@Nell bom dia!
O teu processo é por tempo de residência, onde está sendo tratado por favor?
Obrigada
@Nell_ pode parilhar os primeiros dois digitos do processo?
@Thamires23_25 pelo que lí neste forum, Nell deu entrada em abril no Porto. Eu dei entrada em março mas em Lisboa, so depois uns meses foi transferido para o Porto. E tu, deste entrada no Porto diretamente?
"O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado.
Ultima notificação enviada foi uma Notificação de registo no Registo Civil em 31/01/2023, para a morada indicada no seu pedido de nacionalidade, referente ao seu processo."
Hooooooooooray! 16 meses e 21 dias. Agora vou guardar a carta.
Boa sorte a todos!
@realmiran eu enviei pelos correios, para o central de Lisboa, dps logo foi transferido para o Porto...
@mou parabéns pela vitória!🎉🎉🎉🙌🏽🙌🏽
Obrigada! O seu dia tb está à espera!