Diversas alterações ocorridas através de despacho do IRN, impactando processos de todos os tipos.
ATENÇÃO: TONDELA não é mais balcão de nacionalidade. Pendentes serão enviados para a CRCentrais
Acompanhamento de processos - Naturalização por tempo de residência - Artigo 6.1
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
A do meu esposo é de, meado de Janeiro 2022 e está na fase 4, marron, completo e válido, há 2 meses e pouco...
A dele passou para 3 praticamente quase junto com a minha, dps, a dele logo avançou para 4 e a minha ficou ali parada...😓
Boa noite a todos, alguém que pediu nacionalidade por tempo de résidancia em braga em Julho 2021 ou alguém que saiba o andamento na conservatoria de Braga. Obrigado
Boa tarde!
Venho informar que a minha bolinha 3 marrom, passou para 4 marrom hoje de manhã, após 5 meses por lá agora oremos para o andamento da mesma!😅🙌🏽🙌🏽
Deixo aqui a indicação para o @realmiran caso queira se informar também...
Finalmente! Obrigado pela informação! É uma grande ajuda para controlar ansiedade. O meu processo é 2 - 2,5 meses depois do teu, agora espero que passe para 4 em maio. Boa sorte!
Por nada!
Sei bem como é a ansiedade, ainda mais quando se está a espera disto para resolver a vida!😅
Mas, se Deus quiser tudo se resolverá em breve!🙌🏽
Qualquer novidade vamos falando por aqui.
Boa tarde a todos!
Alguém que saiba de alguma finalização, no ACP por tempo de residência por favor?
Obrigadaaaa.
Boa noite amigos!
Dei entrada do meu processo de nacionalidade nos registos Centrais de Lisboa no dia 14 de Abril de 2022. Em Agosto, o processo tramitou para ACP onde permanece na bola nº 1 passados basicamente um ano.
Alguém aqui encontra-se nesta situação?
Será normal o processo não ficar parado um ano na bola nº 1?
Obrigado.
Aqui nos posts já li que houve vários casos de sucesso e até de pocessos que terminaram em tempos records.
kkkkkkkk
o meu processo é por tempo de residência.
Sim, infelizmente.
Encontra-se na mesma situação?
a que se deve esta demora? Diz-se que o estado já criou as condições para que os tempos não extrapolassem o previsto na lei da nacionalidade.
Mais de 300.000 processos pendentes.
aham... Lamento mas o caos segue. Queria até saber quem foi que falou uma insanidade destas. Definitivamente não sabe o que fala ou é mais um daqueles que querem esconder o sol com a peneira.
Minha esposa deu entrada no processo através do casamento (sou cidadão português), no dia 15/03/2022, e até então continua na bolinha 1.
A impressão que dá é que o processo foi perdido em meio a bagunça.
Provavelmente não. Provavelmente seja uma questão de expectativas. Processos pelo artigo 3 levam, já há algum tempo, mais que 2 anos para serem concluídos. Hoje, com a quantidade de processos pendentes, acho que os "novos" requerentes devem ter expectativa de conclusão entre 2,5 anos e 3 anos (ou mais). Importante lembrar que as fases do processo não são equilibradas, ou seja, cada fase leva um tempo diferente. Então é super normal para praticamente qualquer processo, hoje em dia, ficar mais de um ano na fase 1.
a realidade é dura mas não sou de "dourar a pílula". Sempre achei que a melhor resposta sobre prazos é a verdade, por mais dolorida que seja.
abraços,
Pois, é de se esperar que demore um pouco mais mesmo. Levando em conta que cada processo é avaliado individualmente por um certo número de pessoas, se o número de processos aumentou e o número de conservadores não, o resultado é bem claro.
Boa tarde!
Por favor, alguém sabe se, o pessoal de Dezembro 2022, no ACP, já têm resultados de alguém que tenham finalizado?
Obrigada!🙌🏽
Dezembro de 2022 não, desculpa 😂😂😂, Dezembro de 2021 no caso...
Obrigada!
Santo Deus....... e ainda assim estao a dar entrada diariamente novos pedidos de nacionalidade.
podemos esperar um pouco mais?????? KKKKKK
Ao ser verdade que existem 300 Mil processos pendentes, creio que o tempo de espera pode voltar a rondar os 5 anos, como anteriormente, dado os problemas já identificados.
Apos 11 meses e 18 dias, o meu processo passou hoje para a bolinha Nº 2 (O seu processo foi registado).
Ainda falta um longo e penoso percurso.
Hoje dia 31 de Março, passados 11 meses e 21 dias o processo passou para a bolinha nº3 esta na cor marrom.
dizem que nesta fase a demorar ronda os 5 ou 6 meses.
@CostaGuedes o meu demorou exatamente 5 meses, o do meu esposo 3 e pouco, acho que vai de caso para caso, mais deve ser mais ou menos isto...
31.03.23 - bolinha 4
Estou pronto para aguardar, com a restruturação do SEF, pode ser que leve mais tempo, pois ainda se encontram a arrumar a casa.
Parabéns apenas levou 3 meses.
esta mais próximo da meta.
kkkkkkk
Boa tarde, sou nova aqui no fórum, gostaria de colocar uma questão, dentro dos casos aqui debatidos , os processos por tempo de residência estão a levar mais ou menos quanto tempo? E qual o tempo para passar da bolinha 1 para 2?
Podem levar de 18 meses a mais de 30 meses. Não se prenda aos tempos das bolinhas porque não são equivalentes. Em geral, nos últimos anos tem levado muito tempo para sair da bolinha 1 e, também, para emissão do registro de nascimento, depois do despacho positivo do conservador. Algumas vezes mais de um ano parado na bolinha um e 6 meses ou mais para emissão do assento de nascimento. Como disse, fixe-se na expectativa de tempo total do processo e não nos tempos de cada bolinha pois não são confiáveis.
abraços,
Muito obrigada pelo esclarecimento!
Relativamente a seguinte mensagem “ os serviços estão a preparar a documentação para análise do seu pedido” em que fase se poderá estár? Ou o q traduzindo quererá dizer. Desculpe a minha ignorância
relaxe.. ainda vai durar muito tempo. Esqueça do processo pelos próximos 12 meses e, depois, passe a conferir a cada mês. E, claro, resista à vontade de conferir com frequência. É o melhor conselho que posso lhe dar.
Abraços e, paciência...
Bom dia , muito obrigada pelas respostas, no meu caso já dei entrada no processo a 10 meses, mas sim vou ter paciência. O mais difícil é controlar a ansiedade! Abraço e obrigado pela disponibilidade
Bom diaaaa!
Ainda não é o fim, mas é com a graça de Deus e com o trabalho árduo das conservatórias, que meu processo passou ontem, da bolinha 4 marron para a 7 marron, agora e aguardar o assento!🙌🏽🙌🏽
Boa Noite @sao
No meu caso levou sensivelmente um ano para sair da bolinha 1, para a 2. E apenas uma semana para sair da bolinha 1, para a bolinha 3. Segundo o que vou seguindo aqui no fórum, para sair da bolinha 3 para a 4 leva em media 6 meses.
@sao , esta mensagem aparece quando o processo se encontra na bolinha 1.
@Thamires23_25 quando tempo levou para sair da bolinha 4 para a bolinha 7?
@CostaGuedes a minha, demorou por volta de 1 mês e pouco quase 2 acho na 4, depois pulou agora para a 7 marron, mas fiquei parada na bolinha 3 praticamente 5 meses e pouco...
A do meu esposo que é da mesma altura, não demorou mt na bolinha 3, mas está na bolinha 4 marron há 4 mesese pouco...
Ola @costag
Obrigada pela explicar, tinha esperanças que até setembro estivesse tudo terminado mas pelos vistos o prazo ainda vai alongar
@CostaGuedes tentar combater a ansiedade!
@CostaGuedes eu sei bem como é, sou a pessoa da ansiedade, ainda mais quando se está a espera disso para resolver a vida!😓
Mas se Deus quiser, este ano talvez dê uma melhorada com as novas contratações nas conservatórias pelo que li numa reportagem...
Enfim, oremos!🙌🏽
Parabéns. O pior já passou agora é só aguardar pelo assento.
@Thamires23_25 onde foi que viu esta reportagem? pode indicar-me o link?
Alguém me sabe dizer, aonde posso encontrar o link para postar os meus dados na planilha?
Obrigada @Nell_ !🙌🏽🙌🏽
@CostaGuedes eu não sei partilhar aqui o link, peço desculpas!😅
Mas, podes digitar no Google, "contratações IRN 2023" e vai aparecer algumas noticias, a que eu vi foi no Público PT...
@Nell_ o teu processo já terminou?
Sou agradecer, já vi a noticia em referencia. esperamos que esta medida, venha a acelerar os processos nas conservatórias.
Ainda não. Está na fase 4 há dois meses e meio. O processo fez 1 ano este mês.
Bom diaaa!
É com muito gosto que venho informar, que já sou Portuguesa 😅🙌🏽, registo criado em menos de 20 dias graças a Deus, queria agradecer a todos, pelas informações aqui prestadas, que vão nos ajudando a lidar com a ansiedade e a ter uma melhor noção também de como vão as coisas mais ou menos, obrigada e saúde a todos!🥰🙌🏽🙌🏽
Total do processo 1 ano e 3 meses e meio.
Parabéns Ex companheira de sofrimento. kkkkkkk
desejo-lhe tudo de bom nesta nova jornada.