Acompanhamento de Processos de Conversão de Nacionalidade Derivada em Originária (6.4 para 1.1-D)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Quer participar e contribuir? Clique no botão "Registrar-se" se é sua primeira vez aqui. Se você já é um dos nossos, clique em "Entrar".
Comentários
@Raffles ... dizer que uma pessoa com mais de 80 anos não seria uma distinção de realmente ser uma idade avançada e não ter direitos de tratamento especiais sejam em qual esfera se refere ...nenhum país que não reconhece essa posição...não merece dizer que seus conceitos são dignos.
No geral, é indiscutível que uma pessoa acima dos 75/80 anos precise de uma prioridade especial.
Mas s
O plenário do Senado aprovou projeto de lei que concede prioridade para pessoas acima de 80 anos em relação aos demais idosos. O texto altera o Estatuto do Idoso, que trata dos direitos das pessoas com idade a partir de 60 anos, para garantir a preferência dos mais velhos. Ou seja, Portugal tem 2 faixas de idosos e é isso o que estou aqui a aplaudir. Isso é dignidade para mim.
O Brasil também, desde 2017 a lei foi sancionada.
@Raffles Essa lei é brasileira e não portuguesa! Isso é o que eu quis dizer que o Brasil estava avançado em relação a Portugal no quesito de leis a idosos!!!
Porém, voltando ao foco principal deste tópico, espero que que essa semana sejam de mais notícias boas!! Torcemos!! Que venha mais uma baciada!!!!
Leia esse link e vera que Portugal tbem tem essa lei, tbem aprovada em 2017.
https://portugaldigital.com.br/senado-aprova-alteracao-do-estatuto-do-idoso/
Leia com cuidado. Essa é uma lei brasileira, não portuguesa. Pelo menos essa dessa matéria...
Estão trabalhando mesmo!!! A minha mãe recebeu o email com a senha hoje, no fim da tarde deste domingo, em uma solicitação de 27 de junho. A mesma também já havíamos conseguido por meio da LR!!!
Eu acredito que eles estejam ponto em dia pelo menos as respostas dos acessos online... muita gente ainda não tem, e a ideia desse site é reduzir muito as ligações.
vamos ver se isso acontece mesmo.
@jhonnypc
Parabéns. Tem que ler com atenção mesmo.
@NanaMa Mandei email dia 02/07 e até agora Nada. Pelo cálculo em relação a demora do seu pedido devo receber lá pelo dia 20/07. Só nos resta aguardar
Sim... enviei 2 emails 25-28/06, foram respondidos sábado e domingo, respectivamente. Eu não aguentei e persisti na LR.
Muito obrigada!!!
No site está escrito a seguinte mensagem: "O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requesitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa.".
Bom dia, meus amigos.
Processo encerrado: O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado.
Cor verde até o passo 7! "O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado." Terminou! 20,3 meses! O Pão de Ló de Lourvão que fiz no fim de semana deve ter dado uma ajudinha 'espiritual'...hehehe. Hoje à noite será um vinho Português!
Eu gostaria de registrar o meu agradecimento ao pessoal responsável por este Portal, ao CEGV e aos demais participantes por todo o suporte fornecido e tempo dedicado. Esse portal resultou numa comunidade muito bonita. Parabéns e obrigado a todos!
@MLou , @dante_salvatore , Parabéns aos dois !!!
Seguimos com as ótimas novidades !
Abraços e ótima sorte a todos,
MINHAS MAIS ESTIMADAS FELICITAÇÕES PARA ESSES DOIS NOVOS TUGAS COINCIDENTES!!!!
@MLou
@dante_salvatore
Foram da fase 4 para a 7 no mesmo dia.
E agora, da 7 para a conclusão final, também Juntos e misturados!
Parabéns, @MLou!!!
MLou é das antigas!
Acompanhou a rabuda que deu na Diáspora dos Convolantes, com @CEGV abrindo caminho pelas águas!
85,09% de 2017 concluídos.
Só mais 2 deferimentos de 2017, para chegarmos a 86,92%.
O processo da minha mãe acabou de entrar no estágio 4: VERIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS.
Solicito a inclusão na tabela.
Fiz por conta própria o processo da minha mãe, de 73 anos. Foi enviado no dia 18 de janeiro de 2019. Recebi a carta da CRC informando a recepção e numeração do processo, no caso é 41xx/19 e com a data deles de 30/04/2019. Hoje, dia 15/07/2019, ele encontra-se no estágio 4 - "verificação de documentos".
Uma dúvida. Eu enviei o requerimento errado, ao invés de imprimir em uma única folha, eu imprimi em duas e grampeei. Assim que percebi a burrada, fiz novamente o requerimento em uma única folha frente e verso, autentiquei a assinatura, escrevi uma carta relatando o equívoco e enviei novamente. Acredito que é nessa fase que o processo da minha mãe está agora é que eles vão verificar esse equívoco.
Não sei como funciona, mas assim que receberam o segundo requerimento correto, eles anexam ao processo da minha mãe? Caso caia em exigência, caso não tenha dado certo eu ter enviado o requerimento da maneira certa novamente, como funciona? Como eles entram em contato?
@cizo O que está escrito abaixo do número da análise?
Se estiver escito "O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requesitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa", acredito que eles já tenha verificado os documentos e que esteja tudo ok em relação a isso!
Está escrito isso:
4 - VERIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS
"O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requesitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa."
Vou torcer muito para que esteja certo. Muito obrigado!
Sinceramente, eu ligaria para validar a situação do seu processo, o atendente terá muito mais informações para te passar do que o site.
Uau!!! Processo de jan/2019 e já está na fase 4?!!! Agora até fiquei curiosa pra saber como anda o processo de minha mãe. Já enviei a solicitação de senha por e-mail e estou aguardando o envio.
Não sei se vcs lembram de um post meu antigo que relatei qd eu e minha mãe fomos à conservatória dar entrada no processo em março desse ano. Na ocasião a atendente previu que o processo demoraria 6 meses pata conclusão. Eu, claro, duvidei, mas agora estou mais otimista. 6 meses ainda duvido, mas se demorar 1 ano já estou feliz!
Vou tentar fazer isso. Nunca liguei...
https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/28/atribuicao-1c-filhos-de-portugueses-menor-maior-documentos-e-para-onde-enviar/p1
@cizo , desculpe a pergunta, é processo de convolação de Neto mesmo? o processo do meu pai está com numeração 24xxx2019, de 21/03/2019, e ainda está no estágio 3 do site.
Não esquece de passar um feedback aqui pra nós!
Abraço
É sim. É o processo de convocação da minha mãe, que é neta de português e já foi naturalizada. Essa parte do processo fiz por conta própria. Lembro que chegamos a conversar por mensagem privada no outro site.
pow esta dando saudade da semana passada... kkkkkkkkkkkkk
Boa noite @CEGV, atualizando
Adulcio Floriano 21/02/19 096 C C 170xx/19 16/07/19(já terminou a fase 4 do site ) acho que está super rápido comparado com o meu. Abraço a todos
Olá amigo boa noite , desculpe a curiosidade qual a idade do convolante?
Boa noite, 59 anos, abs
Cizo, precisamos saber QUANDO o processo foi entregue na CRCentrais em Lisboa e não quando foi enviado. Você tem esta data ?
grato,
O processo da minha mãe também está no estágio 3, foi numerado em Jan/19.
Estou achando esta etapa bem demorada. Vejo poucos processos no estágio 3. Acham normal essa demora?
Obrigado!
Hahahaha fala sério! Fiquei esperando 1 ano e 3 meses apenas para chegar nessa fase! Tenha calma, pelo andar da carruagem, logo o seu estará finalizado.
@cizo, @CEGV e demais colegas,
realmente a velocidade do andamento dos processos que deram entrada em 2019 está impressionante.
Verifiquei ontem o processo do meu pai, cuja documentação foi entregue na CRCentrais no dia 15/01/2019 e o mesmo já se encontra na fase 4 - Verificação documentos. "O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requesitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa."
Meu pai tem 70 anos e não foi solicitada nenhuma prioridade.
@CEGV, peço a gentileza de atualizar quando puder.
Pelo jeito a idade não é o que está impulsionando a CRC. Eu tenho mais de 59 e ainda estou no estagio 3, pelo site, depois de 1 ano e 5 meses de espera.
Tem que se lembrar que essa fase 3 não é em tese responsabilidade da Conservatória. Ela depende diretamente do trabalho e respostas da PJ, SEF e DGAJ!!!
Amigo, creio ser de responsabilidade da CRC novo pedido as entidades caso o pedido anterior "prescreva".
Bem como tem dito certas entidades, como a DGAJ, que não respondem mais aos e-mails dos interessados devendo responder apenas à CRC...
Processo de meu sogro, de 10/17, ainda na fase 3 segundo o site...affff...e para falar na LR ou a pessoa ter que acordar de madrugada ou tirar um dia de folga para conseguir falar...perdi mais de uma hora ontem!
Que o processo segue ordem de entrada não é verdade; o processo avança de acordo com a dedicação do funcionário responsável... é o que evidencia a tabela!
Abcs a todos!!!
Bom dia!
Hoje em 17/07/2019, após consulta a justiça.gov.pt, notei que houve evolução no processo de minha mãe. Passou da fase 03 "aguarda consultas" para a fase 04 "verificação de documentos".
Peço a gentileza de atualizar a tabela!
Abraço.
Então existe essa teoria de as consultas prescreverem e a CRC ter que solicitar novamente , isso parece bastante razoável caso os processos novos passem a andar mais rápidos dos que os antigos , pois tem processos de fevereiro de 19 já na fase 4 ou seja as consultas foram feitas em tempo normal e respondidas sem prescrever nenhuma delas . Temos que aguardar e ver se as finalizações dos processos seram mais rápidas , ainda não temos exemplos Reais aqui no fórum para analisar.
Contudo me parece que algo mudou pois como vc mesmo disse processos de 10-17 ainda na fase 3 e muito estranho , ou caiu em exigência ou prescreveram as consultas mais de uma vez.
O processo nº553XX/18 de minha tia Maria Auxiliadora foi atualizado para FASE 4 (verificação de documentos).
@dricajulio Acho que é muito cedo para se falar em data, especialmente quando muitos dos processos da tabela, , ao que parece, estão exatamente nessa fase 4 com a mesma mensagem. Além do mais, os últimos processos finalizados passaram subtamente da fase 4 para a fase 7- já terminado.
Porém, pode-se ver que a maioria dos processos terminados foram os de outubro e novembro de 2017. Dando assim um prazo de entrada de cerca de 1 ano de 8 meses desde a entrada do processo. Aé agora somente vi confirmado casos com período inferior que esse os de maiores de 85 anos.
Torço muito para que realmente a conservatória esteja agilizando os processos de conversão! E tenho a expectativa para isso, pois o da minha mãe está no meio. Porém, ficaria mais otimista quanto a isso se víssemos essa semana processos de dezembro de 2017 e de janeiro de 2018 já finalizados.
A esperança é a última que morre! Vamos ver o decorrer dos próximos dias. Mas agora em Agosto sabemos que é mês de férias em Portugal e tudo fica ainda mais devagar... Mas vamos cruzar os dedos... quem sabe rs
Verdade amigo assim que processos de janeiro e fevereiro forem finalizados teremos como mensurar se houve realmente uma mudança interna assim agilizando os processos em andamento , por enquanto e só uma esperança mesmo mas que parece real parece..
@dricajulio e colegas de tópico,
O IRN nos últimos meses tem mudado procedimentos e temos visto e vivido as consequências destas mudanças. Talvez a lentidão dos últimos meses (poucos processos nossos concluídos) tenham pago um pedágio de tempo para que o IRN pudesse, naquele tempo, trabalhar em processos antigos que estavam pendentes para que agora pudéssemos ter a percepção que tudo está mais rápido.
Outra possibilidade é terem focado nos processos de convolação e decidido concluir os processos que não têm como segurar mais.
O fato, que sempre que posso menciono, é que o IRN não contratou mais pessoal para agilizar a quantidade absurda de processos pendentes. Então entendo que se alguns processos estão sendo agilizados, outros estão deixando de ser trabalhados ou "etapas" estão sendo queimadas para que nossos processos sejam rapidamente concluídos. Não existe mágica nesse negócio.
Com essas mudanças recentes, prazos que estávamos acostumados deixaram de existir. Torçamos para que essa agilidade nos processos mais recentes não impactem negativamente nos processos que já estão na fila a muito tempo, prestes a serem concluídos. Espero que tenham acordado e visto que os processos de conversão/convolação devem ser concluídos sem grande preocupação.
Como tudo é novo, prazos também assim o serão. Só podemos torcer para que tenham acordado e agora estejam dando a atenção necessária aos processos de convolação/conversão. Se for assim, a conclusão ocorrerá em poucos meses ou semanas.
Abraços,
Cada um sabe onde o calo aperta, eu já espero a mais de 10 anos por isso, meu processo ser de 2019 não muda a ansiedade. entendo o amigo.
O processo de meu pai levou duas semanas da fase 4 para a 7, mas acho que depende da boa vontade de quem está com o processo.