PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Acompanhamento de processos - Naturalização por tempo de residência - Artigo 6.1

13468913

Comentários

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @MAC disse:
    Já não sei o que fazer o meu documento vai fazer 3 anos que dei entrada e ainda nada me enviaram este e-mail do Arquivo Central do Porto
    Exma Senhora,
    Conforme já que foi comunicado, por esta via, no passado dia 02 de fevereiro, o vosso processo continua a aguarda resposta do SEF quanto ao vosso período legal de residência em Portugal, não sendo possível determinar o prazo de conclusão do mesmo, já que está dependente do recebimento da resposta da referida entidade.
    Com os melhores cumprimentos,
    A Conservadora,

    Preciso de ajuda pra contactar SEF obrigado

    Não funciona assim.. como a questão está com um órgão externo, pouco que você possa fazer fora submeter uma reclamação ao IGSJ. O pedido de informação foi formulado ao SEF pelo IRN, não por você. Então, a rigor, improvável que lhe respondam no SEF sobre seu processo no IRN. Entretanto nada impede que você submeta ao reclamação ao IGSJ, órgão de gestão do Ministério da Justiça.

    https://igsj.justica.gov.pt/Servicos/Apresentar-queixa/Formulario-de-queixa-reclamacao-ou-denuncia

    abraços,

  • postrockerpostrocker Member 113 PontosPosts: 20

    É inacreditável esta demora... :(

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @postrocker disse:
    É inacreditável esta demora... :(

    @postrocker, se seu processo é de meados de 2020, não há o que reclamar. Foi enviado já durante a pandemia e como dizemos constantemente, são processos que tinham de 12 a 18 meses de tramitação (antes da Pandemia). Paciência e respire fundo... quase todos passam pela mesma situação. Há alguns meses atrás conversei com uma conservadora que me disse que tinha processos ainda de 2016 pendentes. Obviamente devem ser casos omissos mas, ainda assim, com tal informação temos uma ideia do problema que o IRN já vive há anos. Paciência é fundamental e reclamações oficiais dificilmente colam. Como disse: Respire fundo...

    abraços e ótima sorte,

    postrocker
  • postrockerpostrocker Member 113 PontosPosts: 20

    Sim, é mesmo isso. Esperar e ter paciência. Minha crítica é mais sobre a falta de critério, algumas conservatórias andam bem mais rápido que outras, não é homogêneo. Mas... Vida que segue!

    CEGV
  • MACMAC Member 79 PontosPosts: 15

    Olá depois de 29 meses de espera que o Sef desse a resposta hoje é o dia muito feliz processo de nacionalidade terminando

    CEGVNell_lia
  • lialia Member 22 PontosPosts: 2

    Boa tarde alguém que chegou no fase 4 e teve informação que falta documento para prosseguir caso contrário fica indeferido qual era a documentação em falta?

  • lialia Member 22 PontosPosts: 2

    @lia disse:
    Boa tarde alguém que chegou no fase 4 e teve informação que falta documento para prosseguir caso contrário fica indeferido qual era a documentação em falta?

    O seu processo não está completo, tal como foi notificado.
    O seu pedido estará nesta fase até à receção e registo pelos nossos serviços da documentação em falta.
    Se no prazo indicado ainda estiver incompleto, será objecto de indeferimento liminar.

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @lia disse:

    @lia disse:
    Boa tarde alguém que chegou no fase 4 e teve informação que falta documento para prosseguir caso contrário fica indeferido qual era a documentação em falta?

    O seu processo não está completo, tal como foi notificado.
    O seu pedido estará nesta fase até à receção e registo pelos nossos serviços da documentação em falta.
    Se no prazo indicado ainda estiver incompleto, será objecto de indeferimento liminar.

    Oi Lia,
    Chamamos de "Exigências" e significa que (1) algum tipo de esclarecimento deverá ser prestado, (2) documentos foram enviados de forma inadequada ou com informação em desacordo com o necessário para deferimento do processo ou (3) algum problema com o preenchimento do requerimento.

    O que fazer:
    Entrar em contato com a linha de Registos (link abaixo) para tentar obter maiores informações sobre os motivos da suspensão de seu processo (acesso ao ofício de exigências) ou aguardar a chegada do ofício no endereço informado no requerimento.
    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/17/linha-de-registos-como-e-quando-ligar/p1

    Agora é obter os motivos da(s) exigência(s) e trabalhar para resolvê-la(s).
    Se precisar de mais ajuda, entre em contato particularmente comigo pelo link abaixo.

    Enviar mensagem privativa para CEGV pelo Portal

    abraços e ótima sorte,

  • postrockerpostrocker Member 113 PontosPosts: 20

    @postrocker disse:
    Recebi esta mensagem da conservatória do Porto

    "Neste momento o Arquivo Central do Porto está a analisar/decidir artigos 6.1 entrados no ano de 2019 com a numeração 96.000, de referir então que o processo em apreço ainda não se encontra analisado, já que a análise dos processos será efetuada segundo a respetiva ordem numérica, não sendo possível determinar o prazo de conclusão do mesmo."

    Só mesmo para partilhar convosco.

    Talvez tenha andado alguma coisa?
    Recebi esta mensagem.

    Neste momento o Arquivo Central do Porto está a analisar/decidir artigos 6.1 entrados no ano de 2020 com a numeração 18.000, de referir então que o processo em apreço ainda não se encontra analisado, já que a análise dos processos será efetuada segundo a respetiva ordem numérica, não sendo possível determinar o prazo de conclusão do mesmo.

    CEGV
  • RamiroRamiro Member 28 PontosPosts: 4

    Quanto tempo leva para atualizar meu status após o envio dos documentos faltantes (N4 marrom)

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @Ramiro disse:
    Quanto tempo leva para atualizar meu status após o envio dos documentos faltantes (N4 marrom)

    não há prazos... mas em geral menos de 3 meses.
    abraços e ótima sorte,

  • postrockerpostrocker Member 113 PontosPosts: 20

    Caros, enviei novo email à Conservatória do Porto, onde meu processo foi enviado (dei entrada em Lisboa). Meu processo completou 1 ano e está na bolinha 4, ainda vermelha e parada há muitos e muitos meses.

    Recebi isto de resposta: "o processo encontra-se em análise."

    Significa que estaria no ponto 5 e que o sistema ainda não foi atualizado? Que acham?
    Obg, abraços

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @postrocker disse:
    Caros, enviei novo email à Conservatória do Porto, onde meu processo foi enviado (dei entrada em Lisboa). Meu processo completou 1 ano e está na bolinha 4, ainda vermelha e parada há muitos e muitos meses.
    Recebi isto de resposta: "o processo encontra-se em análise."
    Significa que estaria no ponto 5 e que o sistema ainda não foi atualizado? Que acham?
    Obg, abraços

    está em análise... ainda sem decisão. É o que quiseram dizer.
    acho que também quiseram dizer "aguarde" ;-)

    abraços, paciência e sucesso !

    postrocker
  • RamiroRamiro Member 28 PontosPosts: 4

    O meu processo de nasionalidade foi terminado .. obrigado pela sua ajuda
    Nov 2019 Até maio 2021

    CEGV
  • postrockerpostrocker Member 113 PontosPosts: 20

    Olá! Meu processo foi finalmente terminado! :smiley:

    Entrada em Maio de 2020 e finalizado agora, Maio de 2021

    Bolinha 7 verde: "O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado"

    Qual o procedimento agora, podem me ajudar? Assento, BI e passaporte? É preciso de fazer algo junto ao Civil Online? Pede-se o assento lá? Qualquer coisa que eu puder fazer para acelerar, melhor.

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @postrocker disse:
    Olá! Meu processo foi finalmente terminado! :smiley:
    Entrada em Maio de 2020 e finalizado agora, Maio de 2021
    Bolinha 7 verde: "O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado"
    Qual o procedimento agora, podem me ajudar? Assento, BI e passaporte? É preciso de fazer algo junto ao Civil Online? Pede-se o assento lá? Qualquer coisa que eu puder fazer para acelerar, melhor.

    Parabéns, @postrocker. Que a conquista lhe traga muitas alegrias.
    Próximos passos: Receber (ou emitir) o assento português e pedir o cartão cidadão. O CC já pode agendar no consulado próximo aonde você vive, se fora de Portugal.

    abraços,

    postrocker
  • postrockerpostrocker Member 113 PontosPosts: 20

    Obrigado! O assento já veio com a o email do IRN confirmando o fim do processo, mas também pedi pelo CivilOnline e paguei os 10€ (curiosamente o que veio foi um documento idêntico e com validade de 6 meses. O que significa este prazo?).
    O cartão cidadão consegui marcar em Lisboa.
    Abs!

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @postrocker disse:
    Obrigado! O assento já veio com a o email do IRN confirmando o fim do processo, mas também pedi pelo CivilOnline e paguei os 10€ (curiosamente o que veio foi um documento idêntico e com validade de 6 meses. O que significa este prazo?).
    O cartão cidadão consegui marcar em Lisboa.
    Abs!

    Os assentos emitidos pelo CivilOnline são "certificados" eletrônicamente e válidos (certificação eletrônica) por 6 meses. A rigor a certificação é necessária somente em situações bem específicas. A simples cópia do assento de nascimento português é suficiente em 90% dos casos.

    abraços,

  • postrockerpostrocker Member 113 PontosPosts: 20

    Perfeito, CEGV. Já consegui o passaporte e o CC :)
    Na Boa Hora é possível fazer marcações próximas, basta enviar email solicitando.

    Sobre o assento de nascimento, não é preciso de fazer mais nada, certo? Basta "guardar" o documento PDF que recebi.

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @postrocker disse:
    Sobre o assento de nascimento, não é preciso de fazer mais nada, certo? Basta "guardar" o documento PDF que recebi.

    Isso. Sempre bom guardar a cópia atualizada do assento de nascimento português. Este é o documento originário que lhe permitirá sempre confirmar sua nacionalidade. Os outros documentos portugueses, quando solicitados, são criados a partir do assento.

    postrocker
  • mathmirandamathmiranda Member 24 PontosPosts: 3

    Oi pessoal! :smile: Alguém já enviou o processo via correio para a Conservatoria dos Registros Centrais de Lisboa? Sabem informar quanto tempo eles demoram na fase inicial de recepção dos documentos até atribuirem um nº de processo?

    Obrigado!

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @mathmiranda disse:
    Oi pessoal! :smile: Alguém já enviou o processo via correio para a Conservatoria dos Registros Centrais de Lisboa? Sabem informar quanto tempo eles demoram na fase inicial de recepção dos documentos até atribuirem um nº de processo?
    Obrigado!

    depende muito do volume de pendências e disponibilidade de pessoal. Pode variar entre alguns dias e algumas semanas. Como são processos longos, normalmente sugiro 1º garantir o envio dos documentos com algum código de rastreamento postal para ter certeza que chegaram e só se preocupar com número de processo e início de acompanhamento pelo sistema depois de uns 3 meses.

    abraços,

  • jimmyjimmy Member 37 PontosPosts: 3

    Bom dia
    gostaria de saber se alguem tem alguma experiencia com dupla nacionalidade ja que sou Britanico e Brasileiro. e o declaracao da Junta de freguesia foi como britanico e o certidao de residencia e como Europeu antes do Brexit .
    obrigado

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @jimmy disse:
    Bom dia
    gostaria de saber se alguem tem alguma experiencia com dupla nacionalidade ja que sou Britanico e Brasileiro. e o declaracao da Junta de freguesia foi como britanico e o certidao de residencia e como Europeu antes do Brexit .
    obrigado

    O fato de você já possuir 2 nacionalidades não importará. Se nasceu no Brasil idealmente deve submeter como brasileiro requerendo a 2ª nacionalidade, agora por tempo de residência. O ideal é que encaminhe seu processo para a CRCentrais, evitando trâmites desnecessários.

  • HelloHello Member 22 PontosPosts: 3

    Boa noite,
    Estou na bola 3 há dois anos e dois meses, e quando questionados, eles responderam que estão esperando uma resposta de sef
    Existe um limite de tempo específico para uma resposta por sef?
    Existe um tempo máximo para o processo final de cidadania?
    Obrigado,

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @Hello, bem vindo

    @Hello disse:
    Boa noite,
    Estou na bola 3 há dois anos e dois meses, e quando questionados, eles responderam que estão esperando uma resposta de sef

    super normal... infelizmente...

    Existe um limite de tempo específico para uma resposta por sef?

    não. Já tive processo de familiares que a resposta chegou depois de 8 meses de espera.

    Existe um tempo máximo para o processo final de cidadania?

    não.. A norma existe mas não é respeitada pois não há sanção. A norma diz 90 + 90 dias úteis de extensão. A "norma" só serve para recursos em situações muito específicas.

    Obrigado,

    abraços e ótima sorte,

  • HelloHello Member 22 PontosPosts: 3

    Obrigado pela resposta
    É possível submeter uma nova podido? pois tenho um amigo que demorou 4 meses e agora está na bola 4

    CEGV
  • 41424142 Member 63 PontosPosts: 7

    CAPLE é o único lugar para fazer exame da língua portuguesa que tem reconhecimento para a nacionalidade?

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @Hello disse:
    Obrigado pela resposta
    É possível submeter uma nova podido? pois tenho um amigo que demorou 4 meses e agora está na bola 4

    Não é possível submeter um novo pedido, semelhante, enquanto um pedido anterior estiver sendo tramitado. O processo tem que ser finalizado ou encerrado por requerimento. Ainda que seja finalizado por requerimento (abandonado), só após conclusão do requerimento de abandono um novo processo poderá ser submetido.

  • mathmirandamathmiranda Member 24 PontosPosts: 3

    @CEGV disse:

    @mathmiranda disse:
    Oi pessoal! :smile: Alguém já enviou o processo via correio para a Conservatoria dos Registros Centrais de Lisboa? Sabem informar quanto tempo eles demoram na fase inicial de recepção dos documentos até atribuirem um nº de processo?
    Obrigado!

    depende muito do volume de pendências e disponibilidade de pessoal. Pode variar entre alguns dias e algumas semanas. Como são processos longos, normalmente sugiro 1º garantir o envio dos documentos com algum código de rastreamento postal para ter certeza que chegaram e só se preocupar com número de processo e início de acompanhamento pelo sistema depois de uns 3 meses.

    abraços,

    Depois de 3 semanas, tenho o número do processo! Bolinha 1! Agora é aguardar. Alguém sabe de como está a movimentação dos processos enviados em 2021? Quanto tempo demora mais ou menos para mudar de status? Obrigado.

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @mathmiranda disse:
    Depois de 3 semanas, tenho o número do processo! Bolinha 1! Agora é aguardar. Alguém sabe de como está a movimentação dos processos enviados em 2021? Quanto tempo demora mais ou menos para mudar de status? Obrigado.

    volto a ressaltar: processos devem ser acompanhados pelo tempo total médio de tramitação, ou seja, tempo médio (total) entre o momento de entrega e momento de conclusão do processo, com consequente emissão do assento de nascimento. E isto, sem levar em consideração processos que passaram por algum tipo de suspensão para atendimento de exigências. Minha sugestão é que ninguém acompanhe baseado em prazos médios de "mudança de status" pois isso nunca funciona e cria ansiedade desnecessária. Um processo de naturalização leva em média de 14 meses a 30 meses. Isso quer dizer algo como "Não se preocupe com seu processo antes do primeiro ano. Apenas preocupe-se que o processo foi devidamente recepcionado no IRN. De resto, aguarde pacientemente."

    abraços e ótima sorte a todos,

    mathmiranda
  • jeffthamy17jeffthamy17 Member 33 PontosPosts: 6

    Ola, mês passado dei entrada no meu processo, sei que ainda será um longo caminho até a conclusão mas gostaria de tirar uma dúvida. Nos documentos do meu processo já foi anexado junto a declaração de contagem de tempo de residência autenticada pelo sef, isso pode agilizar ou eles confirmam no sef de qualquer jeito?

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074
    editado setembro 2021

    @jeffthamy17 disse:
    Ola, mês passado dei entrada no meu processo, sei que ainda será um longo caminho até a conclusão mas gostaria de tirar uma dúvida. Nos documentos do meu processo já foi anexado junto a declaração de contagem de tempo de residência autenticada pelo sef, isso pode agilizar ou eles confirmam no sef de qualquer jeito?

    tudo que não for em excesso e que efetivamente possa contribuir para uma decisão mais célere, ajuda. O certo é que determinados documentos são efetivamente produzidos internamente e, mesmo que enviados pelo requerente, serão reproduzidos pelo IRN. É o caso, por exemplo, do nada consta criminal e, talvez, o documento que você menciona, de contagem.

    abraços,

  • jeffthamy17jeffthamy17 Member 33 PontosPosts: 6

    Obrigado pela resposta @CEGV.
    A empresa que eu trabalho tem negocios em outros paises de UE, eu mesmo atualmente estou na Bélgica mas como trabalhador destacado. A idéia é que meu contrato passe a ser local (Bélgica) depois que eu adquirir a nacionalidade. Será que consigo um pedido de emergência se a empresa que eu trabalho me der uma declaração? O pedido de emergência é feito em qualquer etapa do processo?

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @jeffthamy17 disse:
    Obrigado pela resposta @CEGV.
    A empresa que eu trabalho tem negocios em outros paises de UE, eu mesmo atualmente estou na Bélgica mas como trabalhador destacado. A idéia é que meu contrato passe a ser local (Bélgica) depois que eu adquirir a nacionalidade. Será que consigo um pedido de emergência se a empresa que eu trabalho me der uma declaração? O pedido de emergência é feito em qualquer etapa do processo?

    entendo que dependerá muito de como o pedido será realizado.

    Enviar mensagem privativa para CEGV pelo Portal

  • CailCail Member 17 PontosPosts: 1

    Olá
    Meu pedido dei entrada no registo civil de Guimarães no dia 14 de setembro 2020, saio número de processo no dia 8 de outubro 2020 mas partir do dia 1 de fevereiro 2021 está aguardando no despacho. Já tem 8 meses mas ainda não aprovado. Pode disser quanto tempo demora para assinatura do conservador.
    Obrigado

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @Cail disse:
    Olá
    Meu pedido dei entrada no registo civil de Guimarães no dia 14 de setembro 2020, saio número de processo no dia 8 de outubro 2020 mas partir do dia 1 de fevereiro 2021 está aguardando no despacho. Já tem 8 meses mas ainda não aprovado. Pode disser quanto tempo demora para assinatura do conservador.
    Obrigado

    Cail, processo que tramita nessas conservatórias pequenas só dá para estimar tempo de conclusão quem tem a mínima ideia de o quão cheia de processos está a conservatória. Ano passado, por exemplo, conversei com uma conservadora de uma conservatória pequena que me informou que naquele momento (2020) ela tinha ainda processos de 2016 em aberto. O problema é que em geral, nessas CRCs pequenas, existe apenas 1 conservador para cuidar, em geral, de centenas de processos.

    boa sorte e paciência de sobra,
    abraços,

  • jeffthamy17jeffthamy17 Member 33 PontosPosts: 6

    Só pra deixar registrado aqui os prazos do meu processo 90***/2021, foi dada a entrada no dia 18/08/2021 na Vola do conde, foi feito por um advogado. Atualmente, cerca de 2 meses depois se encontra na bolinha 2.

    CEGV
  • henriquemhenriquem Member 27 PontosPosts: 2

    Boa noite, alguem sabe alguma informacao relativa aos tempos de processos dado entrada na Conservatoria dos Resgistos Centrais de Lisboa em 2017, entretanto o processo foi movido para o Porto (ACP), e desde entao esta no Passo 4 (verificacao de documentos)

    CEGV
  • henriquemhenriquem Member 27 PontosPosts: 2

    @henriquem disse:
    Boa noite, alguem sabe alguma informacao relativa aos tempos de processos dado entrada na Conservatoria dos Resgistos Centrais de Lisboa em 2017, entretanto o processo foi movido para o Porto (ACP), e desde entao esta no Passo 4 (verificacao de documentos)

    OBS: Processo 40xxx / 2017 (317 - Art. 6º n.º 1 - Naturalização )

    CEGV
  • WCFERWCFER Member 180 PontosPosts: 23

    Dando minha contribuição.
    Pedido recebido na Conservatória de Registos Centrais de Lisboa no dia 23/09/21, enviado via CTT.
    Recebido email com chave de acesso (atenção: foi para a pasta de spam) no dia 14/10/21.
    Numero do processo: 105XXX / 2021, na bolinha verde FOI RECEBIDO.

    Paciência amigas/os, como disse o moderador. Cada processo é único e existem muitos fatores envolvidos. Sabia por exemplo que o funcionalismo público planeja greve em novembro?

    CEGV
  • NiTay83NiTay83 Member 3 PontosPosts: 1

    Oi também dando o meu contributo dei entrada na CRC Vila Nova Gaia no dia 20/9/21 e recebi por e-mail no dia 12/10/21 a chave de acesso e o número do processo 95×××/2021. O processo também encontra-se na bolinha 1 ( verde) .

    Aguardando ansiosamente 😊😋

    CEGV
  • netinhoamorimnetinhoamorim Member 17 PontosPosts: 1
    editado novembro 2021

    Bom dia. Meu nome José neto. Gostaria de informações sobre demora de um processo de naturalização. Número: [CEGV:Informação pessoal removida], visto que queria prestar concurso. Obrigado pela atenção.

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @netinhoamorim disse:
    Bom dia. Meu nome José neto. Gostaria de informações sobre demora de um processo de naturalização. Número: [CEGV:Informação pessoal removida], visto que queria prestar concurso. Obrigado pela atenção.

    netinhoamorim, se o seu processo é de cidadania portuguesa, deve entrar em contato com a Linha de Registos e questionar sobre a situação de seu processo. Dependendo da sua situação de fato, poderá pedir urgência mas, se a questão é se tornar cidadão para prestação de concurso público, creio que este tipo de situação não é considerada pelos conservadores como sendo efetivamente uma urgência. Casos de oferta de empregos em Portugal, com chamado e formalização de oferta de emprego, por outro lado, são consideradas pelo IRN.

    Abraços,

  • mmlmml Member 22 PontosPosts: 2

    Boa tarde, dei entrada para do processo com artigo 6.1 de naturalização na conservatória de Braga. Até agora está na bola vermelha 3. Dei entrada em julho 2021. Posso viajar fora do país visitar a minha família e voltar? Ou estou preza até a conclusão do processo? Se posso viajar, qual é o tempo máximo para ficar fora do Portugal? Obrigada 🙏🏼

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074
    editado novembro 2021

    @mml disse:
    Boa tarde, dei entrada para do processo com artigo 6.1 de naturalização na conservatória de Braga. Até agora está na bola vermelha 3. Dei entrada em julho 2021. Posso viajar fora do país visitar a minha família e voltar? Ou estou preza até a conclusão do processo? Se posso viajar, qual é o tempo máximo para ficar fora do Portugal? Obrigada 🙏🏼

    Não há nada na Lei de Nacionalidade ou no Regulamento da Lei da Nacionalidade que fale sobre prazos de ausência para residentes que submetam processos de naturalização por tempo de residência.

    O que muitos, por precaução, indicam, é que sejam respeitadas as mesmas limitações e prazos dos portadores de vistos de residência.

    Eu pessoalmente sou mais duro ainda. Se você pediu nacionalidade por tempo de residência é que informou ao governo que você é residente, não é ? Se é residente deve voltar sempre "para casa" e não "de vez em quando" ou "passar uma temporada fora" (a não ser que muito bem justificada e "combinada"). Lembre que, durante seu processo, o IRN receberá do SEF, PJ e DGAJ seus dados e, suponho, entre eles, suas entradas e saídas de Portugal.

    Ficar, de forma estendida, longe de Portugal, enquanto seu processo de nacionalidade por tempo de residência tramita, simplesmente não é uma boa ideia. Se for viajar para fora de Portugal, não fique muito tempo fora. É minha sugestão e opinião pessoal.

    Abraços e ótima sorte,

  • mmlmml Member 22 PontosPosts: 2

    Alguém sabe quanto tempo demora o processo com artigo 6 na conservatória de Braga?

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @mml disse:
    Alguém sabe quanto tempo demora o processo com artigo 6 na conservatória de Braga?

    Prazo médio do 6.1 é de 2 anos.
    abraços,

  • jeffthamy17jeffthamy17 Member 33 PontosPosts: 6

    @jeffthamy17 disse:
    Só pra deixar registrado aqui os prazos do meu processo 90***/2021, foi dada a entrada no dia 18/08/2021 na Vola do conde, foi feito por um advogado. Atualmente, cerca de 2 meses depois se encontra na bolinha 2.

    Mais uma atualização, costumo verificar diariamente meu processo. Neste sábado 04/12/21 notei que o processo pulou da bolinha dois(verde) para bolinha 6 (marrom).

    CEGV
  • mathmirandamathmiranda Member 24 PontosPosts: 3

    @jeffthamy17 disse:

    @jeffthamy17 disse:
    Só pra deixar registrado aqui os prazos do meu processo 90***/2021, foi dada a entrada no dia 18/08/2021 na Vola do conde, foi feito por um advogado. Atualmente, cerca de 2 meses depois se encontra na bolinha 2.

    Mais uma atualização, costumo verificar diariamente meu processo. Neste sábado 04/12/21 notei que o processo pulou da bolinha dois(verde) para bolinha 6 (marrom).

    Uau, que incrível @jeffthamy17! O meu é de julho/2021 e segue na bolinha 1 :( dei entrada em Lisboa. Se soubesse antes, dava entrada na Vila do Conde.

    CEGV
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.