PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Arquivo Central do Porto (ACP) - Atribuição 1C - Informações e acompanhamento

1246761

Comentários

• LeciiroLeciiro Member 812 PontosPosts: 200

@jlacarvalho disse:

@Leciiro disse:
    Bom dia pessoal. Agora, finalmente, passo a acompanhar os processos de atribuição das minhas filhas aqui nesse tópico.
    Enviei as duas em 17/09, via DHL, chegaram em 20/09, foram numeradas em 28/09 e encontram-se em análise.
    Processos 61xxx, 61xxx.

Você enviou os dois processos para Portugal juntos dentro de um mesmo envelope?! Ou precisar ser cada processo em seu próprio envelope?

Cada pedido em envelope diferente.

jlacarvalho
  • jlacarvalhojlacarvalho Member 349 PontosPosts: 101

@Leciiro disse:

@jlacarvalho disse:

@Leciiro disse:
    Bom dia pessoal. Agora, finalmente, passo a acompanhar os processos de atribuição das minhas filhas aqui nesse tópico.
    Enviei as duas em 17/09, via DHL, chegaram em 20/09, foram numeradas em 28/09 e encontram-se em análise.
    Processos 61xxx, 61xxx.

Você enviou os dois processos para Portugal juntos dentro de um mesmo envelope?! Ou precisar ser cada processo em seu próprio envelope?

Cada pedido em envelope diferente.

Valeu!! =)

• RODRIGORODRIGO Moderator 567 PontosPosts: 136

@jlacarvalho disse:

@RODRIGO disse:

@Leciiro disse:
    Processos 61xxx, 61xxx.

Numerando em uma semana, que maravilha!

@RODRIGO , estou no Brasil! Assim que sair a minha atribuição irei enviar os pedidos de minhas duas filhas. Uma pergunta, você enviou os dois processos juntos no mesmo envelope do Sedex?!

Enviei por DOCUMENTO PRIORITÁRIO, paguei R$32,00, enviei três processos em três envelopes menores, todos dentro de um único envelope maior.

@Leciiro disse:

@jlacarvalho disse:

@Leciiro disse:
    Processos 61xxx, 61xxx.

Enviei os dois pedidos de atribuição ao em envelopes diferentes, depois enviei num só envelope do DHL.

Isso vai me economizar alguns reais. São duas filhas..rsss Vou enviar os dois processos , cada um em um envelope pardo e coloca-los dentro do envelope plástico do correio e enviar para Portugal.

Leciiro
  • FABIOMONTEIROFABIOMONTEIRO Member 8 PontosPosts: 6

@Rafa1509 disse:

@FABIOMONTEIRO disse:
    o sobrenome da minha avó espanhola e de seus pais espanhois estão errados na certidao do meu pai.

Exemplifique, por favor.

depois posso fazer o mesmo processo do meu pai pra mim, certo?

Por enquanto ACP não exige transcrição de casamento quando o portugês é o declatante na menoridade.

Rafa bom dia! Minha vó espanhola se chama Pilar Pajaro e na certidao do meu pai está Pilar Passos. Mas como ela é espanholha e o processo é direto do meu avô portugues para meu pai (e os nomes dele e dos pais dele estao certinhos), isso interfere? eu tinha entendido que não importava.

• Rafa1509Rafa1509 Moderator 869 PontosPosts: 323

@FABIOMONTEIRO disse:

@Rafa1509 disse:

@FABIOMONTEIRO disse:
    o sobrenome da minha avó espanhola e de seus pais espanhois estão errados na certidao do meu pai.

Exemplifique, por favor.

Por enquanto ACP não exige transcrição de casamento quando o portugês é o declatante na menoridade.

Rafa bom dia! Minha vó espanhola se chama Pilar Pajaro e na certidao do meu pai está Pilar Passos. Mas como ela é espanholha e o processo é direto do meu avô portugues para meu pai (e os nomes dele e dos pais dele estao certinhos), isso interfere? eu tinha entendido que não importava.

Algum documento português do esposo dela, que vc enviará, aparecerá o nome espanhol correto dela? Se não, pode enviar do jeito que está!

A única coisa que vai acontecer é que na certidão portuguesa de seu pai aparecerá conforme a certidão brasileira dele, com o Passos...

@Rafa1509 disse:

@FABIOMONTEIRO disse:

@Rafa1509 disse:

@FABIOMONTEIRO disse:

Exemplifique, por favor.

Algum documento português do esposo dela, que vc enviará, aparecerá o nome espanhol correto dela? Se não, pode enviar do jeito que está!

Nao, no assento dele em portugal nao tem a transcricao do casamento no brasil. Eu entendi que nao precisaria mandar a certidao de casamento neste processo pela ACP. Estou errado?

A única coisa que vai acontecer é que na certidão portuguesa de seu pai aparecerá conforme a certidão brasileira dele, com o Passos...

Nao vejo problema nisso..

Nao vejo problema nisso..

alias facilita meu processo, pois nos meus docs o nome dela esta igual aos docs deles, certo?

@FABIOMONTEIRO

O assento de nascimento do português é de Conservatória ou Arquivo Distrital?

Verifique se precisará enviar algum documento para fixação de apelido no seguinte tópico:

http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum2018/discussion/28/atribuicao-1c-filhos-de-portugueses/p1

Caso seja de Arquivo Distrital, deverá enviar algum documento (conforme link anterior) para comprovar o apelido. Dê preferência para um que conste exatamente o sobrenome que consta na certidão de nascimento de seu pai, para não cruzarem informações...

@anycastro,

Favor não duplicar suas dúvidas em 2 tópicos...

Já respondido no outro!

• PACHECOPACHECO Member 707 PontosPosts: 197

Boa noite. Alguém sabe me dizer se o pagamento dos 175 euros, via cartão de crédito, tem que ser com cartão de titularidade do próprio requerente ou pode ser de terceiro, do pai ou irmão por exemplo?

@PACHECO disse:
    Boa noite. Alguém sabe me dizer se o pagamento dos 175 euros, via cartão de crédito, tem que ser com cartão de titularidade do próprio requerente ou pode ser de terceiro, do pai ou irmão por exemplo?

Pode ser por terceiros...

Aparecerá o nome dessa pessoa impresso no formulário 1C e o quadro 6 desaparecerá!

NÃO SE PREOCUPE!

É um bug do sistema que ainda não foi resolvido e já foi cansado de falar, pela contabilidade da CRCentrais, que não interfere em nada isso...

PACHECOCEGV

@Rafa1509 disse:

Pode ser por terceiros...

OBRIGADO @Rafa1509.

• anycastroanycastro Member 371 PontosPosts: 92

@Rafa1509 postei aqui e ia apagar no outro, porém não consegui achar a opção para apagar o comentário. Acho que essa dúvida já foi até colocada pelo Pacheco, quando ele quis editar um comentário.. Sabe me dizer como fazer para apagar?

Além disso, confesso ainda estar um pouco confusa com as discussões abertas sobre atribuição 1C, olhando rapidamente, vi 1 tópico sobre 1C no Porto, mais uns 3 sobre atribuição para filho...

Gente, acho que gastei um dinheirinho a toa, ein? Somente hoje eu vim entender que posso enviar cópia reprográfica, pra mim isso sempre foi a inteiro teor kkkk Inclusive pra o 1C também pedi inteiro teor pra mim e para o meu irmão, mas agora já foi, vou enviar inteiro teor msm kkkk

@Rafa1509 disse:
    @FABIOMONTEIRO

Verifique se precisará enviar algum documento para fixação de apelido no seguinte tópico:

http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum2018/discussion/28/atribuicao-1c-filhos-de-portugueses/p1

Caso seja de Arquivo Distrital, deverá enviar algum documento (conforme link anterior) para comprovar o apelido. Dê preferência para um que conste exatamente o sobrenome que consta na certidão de nascimento de seu pai, para não cruzarem informações...

bom dia, o assento eu consegui copia no arquido distrital do porto, e voce esta certo, só tem o primeiro nome dele na certidao. nao tinha notado isso, obrigado. li as ilinnformacoes do link acima e vou juntar a certidao de obito de inteiro teor apostilada ao processo para fixacao do apelido. obrigado pelas informaçoes todas.

Rafa1509

@FABIOMONTEIRO disse:

@Rafa1509 disse:
    @FABIOMONTEIRO

apenas mais uma duvida que me deu agora, essa certidao do arquivo distrital eu consegui em dez-2015, preciso pedir uma nova para enviar ao processo? abraço!

@FABIOMONTEIRO disse:

@FABIOMONTEIRO disse:

@Rafa1509 disse:
    @FABIOMONTEIRO

apenas mais uma duvida que me deu agora, essa certidao do arquivo distrital eu consegui em dez-2015, preciso pedir uma nova para enviar ao processo? abraço!

Essa serve ainda, relaxa!

CEGV

@anycastro disse:
    @Rafa1509 postei aqui e ia apagar no outro, porém não consegui achar a opção para apagar o comentário. Acho que essa dúvida já foi até colocada pelo Pacheco, quando ele quis editar um comentário.. Sabe me dizer como fazer para apagar?

Além disso, confesso ainda estar um pouco confusa com as discussões abertas sobre atribuição 1C, olhando rapidamente, vi 1 tópico sobre 1C no Porto, mais uns 3 sobre atribuição para filho...

>

Esse tópico aqui é EXCLUSIVO para quem já enviou os documentos...

Qualquer duvida no que tange a documentação, deverá ser postado no tópico:

CEGV

@anycastro disse:
    Gente, acho que gastei um dinheirinho a toa, ein? Somente hoje eu vim entender que posso enviar cópia reprográfica, pra mim isso sempre foi a inteiro teor kkkk Inclusive pra o 1C também pedi inteiro teor pra mim e para o meu irmão, mas agora já foi, vou enviar inteiro teor msm kkkk

Se vc enviar a inteiro teor digitada, vai cair em exigência, pedindo a reprográfica.

Peço que veja o link enviado acima, para fazer o checklist das documentações...

CEGV

@Rafa1509 em todos os meus processos já feitos, sempre enviei inteiro teor e nunca tive problemas, não.. pelo contrário, entendo a inteiro teor como a certidão mais completa, não existindo motivo para não ser aceita.. Vou direcionar meus posts de documentos para o link enviado!! Obrigada!!

LeciiroMei

@anycastro,

É só um alerta, aliás, uma afirmação de 100% de certeza:

Se vc enviar a inteiro teor digitada, vai cair em exigência!

Mas, caso queira, mesmo assim, enviar a digitada, vai na fé!

Abraços.

Leciiro

@CAROLINA_XAVIER disse:
    Olá pessoal, seguindo as recomendações de vocês, consegui localizar o assento de minha avó em Funchal e descobri que o casamento dela já estava averbado, o que foi uma excelente notícia. Agora por outro lado, descobri que os documentos de meu pai constam com o nome da minha avó errado. Ao invés de Iva Aurélia da Silva Ferreira, foi tudo feito desde a certidão dele com Iva da Silva Ferreira. O que faço agora? Preciso corrigir primeiro todos os documentos dele aqui no Brasil? Depois disso, qual seria o órgão em Portugal para onde encaminho o pedido de cidadania dele, ACP? Onde tem uma lista atualizada dos documentos que vamos precisar?

Não sei se meu caso é parecido com o seu. O meu pai se tornou português por atribuição dia 28.09.18. Ao organizar os meus documentos para enviar ao Arquivo Central do Porto (ACP) notei que a grafia do nome de minha avó (mãe de meu pai) estava diferente em minha certidão de nascimento. No Registro de nascimento português de meu pai consta, Maria Oliveira Barbosa de Carvalho e em minha Certidão de Nascimento consta Maria Barbosa de Carvalho. Eu fui a Registro Civil com o R.G. de meu pai e sua Certidão de Nascimento de Inteiro Teor Brasileira e pedi que fosse feito um averbamento em minha certidão de nascimento de inteiro teor no nome de minha avó. Paguei uma taxa e no dia seguinte já estava de posse do documento e no dia 01.10.2018 envie meu requerimento 1C com todos os documentos à ACP.

Por via das dúvida, a certidão de minha esposa (será Base X) pedi a reprográfica e a de inteiro teor (o registro foi manuscrito com letra de médico...rsrsr), mandarei as duas para Lisboa, mas só a reprográfica apostilada, seguindo orientações dos colegas. As dos filhos enviarei parra ACP somente a reprográfica devidamente apostiladas.

Leciiro
  • CEGVCEGV Moderator 4996 PontosPosts: 5,130
    editado outubro 2018

Pessoal, este procedimento é medianamente novo... tem quase 3 anos, mais ou menos.

As Conservatórias estavam recebendo muitas certidões de nascimento falsificadas. Então passaram a exigir as Certidões reprográficas.

Notem que a Certidão reprográfica é TAMBÉM uma certidão de Inteiro Teor.

As certidões são basicamente separadas em

• Breve Relato
    • Inteiro Teor

As de Inteiro Teor podem ser separadas em

• Redigidas (digitadas, onde todo o conteúdo escrito da(s) página(s) do livro de registro é reproduzido)
    • Reprográficas (por fotocópia, onde uma cópia ou fotografia da(s) página(s) do livro de registro é reproduzida na certidão)

existem algumas poucas conservatórias que recebem, para alguns tipos de processos, as certidões de Inteiro Teor redigidas mas a reprográfica, nos últimos anos, se tornou padrão.

As duas têm a mesma validade mas a reprográfica tem, poderíamos dizer, mais valor para os oficiais e conservadores do IRN. Você pode até enviar uma reprográfica ao invés de mandar uma redigida. Em boa parte dos casos enviar uma digitada ao invés da reprográfica pode criar exigências futuras.

Minha orientação geral para quem me pergunta é que em todos os tipos de processos de concessão de nacionalidade, originária ou adquirida, o requerente deve enviar a certidão DE INTEIRO TEOR POR CÓPIA REPROGRÁFICA de seu registro de nascimento.

Espero ter ajudado,
    Abraços,

jlacarvalhoPACHECOMeiEpidauraMoreira

@CEGV eh essa msm que eu envio, inteiro teor por cópia reprográfica, show!!

CEGV
  • EpidauraMoreiraEpidauraMoreira Member 1644 PontosPosts: 444

As certidões são basicamente separadas em

• Breve Relato
    • Inteiro Teor

As de Inteiro Teor podem ser separadas em

• Redigidas (digitadas, onde todo o conteúdo escrito da(s) página(s) do livro de registro é reproduzido)
    • Reprográficas (por fotocópia, onde uma cópia ou fotografia da(s) página(s) do livro de registro é reproduzida na certidão)

Tremenda aula! Ajuda imensamente a chamar os documentos por seu nome correto e a criar clareza em nossa comunicação aqui! Se empregarmos os termos certos, todos saberão do que estamos falando/escrevendo!

Parabéns, @CEGV !

LuisMarianoCEGV

Li hoje num post do Facebook relato de uma pessoa q deu entrada nos documentos de filho na ACP em 10/07/18 e concluiram hoje.

LeciiroLuisMarianoCEGV

@PACHECO me animou essa notícia, tenho lido que está lotado !!
    Enviei hoje os documentos, assim que for numerado eu coloco aqui..
    O atendente dos correios só aceitou fazer o vale postal no valor de 178 euros, disse que era pela variação do euro.. Não concordei, mas era isso ou não fazer.. Acham que pode dar problema??

Leciiro
    editado outubro 2018

@anycastro disse:
    O atendente dos correios só aceitou fazer o vale postal no valor de 178 euros, disse que era pela variação do euro.. Não concordei, mas era isso ou não fazer.. Acham que pode dar problema??

Não creio que vá ter problema, pois o valor é superior. Quanto ao tempo de conclusão também fiquei animado, pois estou concluindo o apostilamento das certidões dos filhos para enviar. Paguei com cartão de débito [CEGV: Crédito] naquele link já conhecido. Voce enviou como @anycastro ? Correios?

LeciiroCEGV
  • EpidauraMoreiraEpidauraMoreira Member 1644 PontosPosts: 444

@anycastro disse:

Tem trêta ali, de certeza... Você anotou o nome completo do atendente? Faça queixa.

Não existe isso de "compensação prévia de variação cambial porque os correios acham que o Euro irá subir". Ponha a boca no trombone!

(na verdade, tanto Euro quanto dólar já desceram por conta do sucesso do Bolso-naro... ele já tem o Bolso, só falta enchê-lo...)

LeciiroCEGV

@PACHECO , enviei via DHL. Coloquei dois envelopes dentro de um maior, pois serão dois processos, meu e do meu irmão. Preferi pagar um pouco a mais, pois quero tentar receber resposta até o final de 2018.. mas, não sei se será possível com a alta demanda para o ACP..

@EpidauraMoreira também achei super estranho, mas eu fiz o vale postal em uma agencia que recebe muitos pedidos de vales para cidadania e os atendentes já estão acostumados.. achei estranho, mas confesso que também fiquei pensando "vai que ele está certo".. Meu medo mesmo era o ACP não querer receber pq o valor está a maior e eles não terem como me devolver a diferença..

PACHECO

E um alerta, pessoal, muito cuidado com as instruções dos correios, cartórios, etc. Meu irmão as duas linhas (enviei mesmo assim tb kkkk) pq a atendente do cartório disse que quando era pra cidadania tinha que assinar nas duas... Agora todo mundo deu pra entender de tudo ... complicado..

PACHECO

@anycastro disse:
    E um alerta, pessoal, muito cuidado com as instruções dos correios, cartórios, etc. Meu irmão as duas linhas (enviei mesmo assim tb kkkk)...

kkkkk, complicado mesmo @anycastro . Mas existe um ditado: "o que abunda não prejudica"

@anycastro disse:
    E um alerta, pessoal, muito cuidado com as instruções dos correios, cartórios, etc. Meu irmão as duas linhas (enviei mesmo assim tb kkkk) pq a atendente do cartório disse que quando era pra cidadania tinha que assinar nas duas... Agora todo mundo deu pra entender de tudo ... complicado..

No final, dá tudo certo!!

@anycastro disse:

Nao terá problema... Já mandei alguns com 180 euros exatamente por isso!

Não existe uma lógica qdo se fala dos Correios do Brasil!

@anycastro disse:

As 2 linhas é somente em caso de menores, onde os 2 pais tem que assinar e preenchem o quadro 3...

Porém, tbm não há problema em assinar as 2! Inúmeros casos foram assim e passou tranquilamente!

• ZizaZiza Member 240 PontosPosts: 57

Pessoal, alguém aqui que entregou o processo pessoalmente na ACP, saberia informar se existe numero limitado de senha de atendimento por dia ou se tem que chegar muito cedo para ser atendido? Preciso saber para me programar e nao fazer uma viagem perdida.

• MorgadoMorgado Member 245 PontosPosts: 44

@Ziza disse:
    Pessoal, alguém aqui que entregou o processo pessoalmente na ACP, saberia informar se existe numero limitado de senha de atendimento por dia ou se tem que chegar muito cedo para ser atendido? Preciso saber para me programar e nao fazer uma viagem perdida.

Bom dia Ziza, a ACP atualmente está bastante cheia. Mês passado quando estive lá cheguei antes da abertura, 9hs, e já tinha mais de 10 pessoas na minha frente. Fui atendido por volta das 12hs.
    Ultimamente no período da tarde, não sei te dizer a partir de que horas, eles tem colocado uma placa de que não haverá mais atendimento para nacionalidade para este dia na máquina onde retiram-se as senhas.
    Portanto, sugiro ir preparado, leve um livro, tome um café lá do lado, tenha paciência e boa sorte.

Ziza

Agradeço imensamente @Morgado!!!

Hoje, dia 15.10, chegou o meu processo a ACP. Enviei de Manaus no dia 01.10 por Sedex. No dia 03.10 saiu dr São Paulo com destino à Portugal. Estou torcendo para que tudo ocorra rápido e sem problemas.

• MariaRibeiroMariaRibeiro Moderator 239 PontosPosts: 133

@Ziza disse:

Sim, quando termina eles bloqueiam na máquina emissão de senha para nacionalidade, sugiro chegar cedo...pois o atendimento demora...

Foi dada a largada para a nova saga.
    Documentação dos 4 filhos enviada hoje via DHL para ACP e da esposa (Base X) para Conservatória de Lisboa. A partir de agora: Linha de Registro, esperas intermináveis, informações incompletas, etc. Vamos que vamos. Segue o jogo.

Leciiro

@PACHECO disse:
    Documentação dos 4 filhos enviada hoje via DHL para ACP e da esposa (Base X) para Conservatória de Lisboa. A partir de agora: Linha de Registro, esperas intermináveis, informações incompletas, etc. Vamos que vamos. Segue o jogo.

Amigo Pachecão, boa sorte ! Faça uma assinatura anual do skype, para "Landlines" em Portugal. Sai mais ou menos R$ 10 por mês, com tempo ilimitado. O único inconveniente é que paga de uma só vez e não mês a mês.

abraços e boa sorte !

Leciiro

@CEGV disse:

@PACHECO disse:

Amigo Pachecão, boa sorte ! Faça uma assinatura anual do skype, para "Landlines" em Portugal. Sai mais ou menos R$ 10 por mês, com tempo ilimitado. O único inconveniente é que paga de uma só vez e não mês a mês.

abraços e boa sorte !

Me explica aí CEGV, o que é landlines?

editado outubro 2018

@Leciiro disse:
    Me explica aí CEGV, o que é landlines?

perdão pelo termo... são linhas de telefones fixos.
    abraços,

Leciiro

Hoje cheguei bem cedo a ACP e tive a oportunidade de dar "Bom dia" a todos os funcionários da ACP que analisam nossos processos.
    Vi todos, ou melhor, todas chegarem ao expediente (sim, quase totalidade de mulheres acho que só 2 homens adentraram e nao sei se analisam os processos).
    Nao cheguei a contabilizar o numero de funcionarios mas posso estimar umas 10 a 12 pessoas.

Deixo umas dicas aqui:

1) Se forem pessoalmente, cheguem cedo. Nao cheguei a ver as senhas acabarem mas ouvi relato de que as 10h já nao há mais como pegar senha e ser atendido no dia.
    2) Vá com tempo de sobra. A primeira da fila atendida as 9h tinha um processo de atribuiçao de avo e nao quiseram receber. Eu, segunda na fila, só fui ser atendida as 10h, pois somente há uma funcionaria para atendimento de nacionalidade. Ou seja, todas as prioridades presentes entraram na frente, inclusive advogados com todos os seus processos. No caso, foram 3 advogados com sei lá, uns 6 processos. Se tivessem idosos, pessoas com crianças de colo, acho nunca iria sair de lá...
    3) Somente aceitam cartao de banco de Portugal. O cartao internacional nao passou. A funcionaria muito simpatica e ágil, permitiu ir na rua tirar dinheiro e voltar. Assim que ela acabou o atendimento de uma outra prioridade, eu entrei novamente para concluir o processo.

Bom, saí de lá feliz da vida com meu nº de processo 691xx em maos. Um alivio nao ter que ligar tao cedo pra LR.

Em muito casos nao compensa ir até lá, pois é muito corrido, muita gente, muito sacrificio. Até quem estiver em outras regiões do país dependendo do caso nao compensa pois perde-se uma manha ou até o dia inteiro. Nossas dicas aqui de preenchimento e envio sao mais do que suficientes para que confiemos e tudo ocorra bem e suave na nave!

LuisMarianoCEGVjlacarvalhoEpidauraMoreira

Que ótimo relato @Ziza. Ajudou muito, tenha certeza. Obrigado.

CEGV
  • LuisMarianoLuisMariano Member 707 PontosPosts: 464
    editado outubro 2018

Em muito casos nao compensa ir até lá, pois é muito corrido, muita gente, muito sacrificio. Até quem estiver em outras regiões do país dependendo do caso nao compensa pois perde-se uma manha ou até o dia inteiro. Nossas dicas aqui de preenchimento e envio sao mais do que suficientes para que confiemos e tudo ocorra bem e suave na nave!

Ótimo relato Ziza, muito interessante

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.