Arquivo Central do Porto (ACP) - Atribuição 1C - Informações e acompanhamento
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Quer participar e contribuir? Clique no botão "Registrar-se" se é sua primeira vez aqui. Se você já é um dos nossos, clique em "Entrar".
Comentários
Boas notícias aqui para minha família!
Enviei meu processo e dos meus irmãos, foram recebidos dia 01/10/2018.
Numeração deles:
Meu: 697xx/18
Irmão: 697xx/18
Irmã: 661xx/18
Foram enviados todos juntos, o da minha irmã tem uma numeração mais baixa em virtude de ser menor de idade. Segundo a "Sra. T" da LR ocorre que processos de menores tem prioridade. É a primeira vez que ouço falar de prioridade para menores no âmbito da ACP.
Meu querido Rodrigo, obrigadíssimo pela notícia! Seu post confirma clara e indubitavelmente algo de que sempre suspeitei, right from the start:
Existem, sim, janelas de numeração para as diferentes categorias de requerentes!
Trâmite de acordo com a ordem de entrada, segundo o princípio da igualdade e imparcialidade, terê-tetê, porô-popô?!? Pois fiquem todos na CRC sabendo que sou filho de Bento XVI, e Epidaura sua neta!! Papai Noel, existe, sim!! Agora sabem de toda a verdade....
Ou seja: Maiores de idade que entraram com req 5 minutos depois do seu, ganharam número da ordem de 69.000, e menores de idade que entraram com req dois dias depois dos vossos ganharam número da ordem de 66.000
Esta minha suspeita nasceu quando ganhei meu número em Janeiro. Achei-o redondo demais, simétrico demais, estético demais, por demais bem composto, para quem tinha entrado cegamente no meio da briga, vindo do nada...
O tempora, o mores...
A consideração acima (sobre as janelas para diferentes categorias de requerentes) abre-nos uma nova perspectiva para entender a ordem de trabalho das conservatórias.
E digo mais: Pode até haver numa janela números mais altos que não chegaram a ser atribuídos no ano. Com isto, creio que o número de processos que efetivamente tramitam nas conservatórias num ano civil seja MENOR do que o número de ordem MAIS ALTO atribuído naquele ano. Isto faz sentido aqui em casa, em nossa lógica suína
Meus diletíssimos @CEGV e @LuisMariano , por favor, notem...
Enviou DHL @RODRIGO ?
ola à todos! Quanto tempo em média tem levado entre a entrada e a finalização desse tipo de processo na ACP nesse momemento?
Obrigado!
Enviados por documento prioritário (achei que já tinha compartilhado esta informação). Nos custou R$32,00 reais. DOC PRIORITÁRIO = CARTA REGISTRADA INTERNACIONAL.
Com relação ao que disse @EpidauraMoreira
Concordo plenamente com tua afirmação. Processo de minha irmã foi recebido NO MESMO ENVELOPE e tem uma diferença de quase 4mil na numeração entre o da irmã menor com relação aos irmãos maiores.
OK, @RODRIGO. Já tinha compartilhado mesmo, até mais de uma vez. Agora que fui pesquisar nos comentários anteriores. Obrigado. Abs
Oi Pessoal!
Vi um comentário num grupo de cidadania do face que processo numerado 10/08, na ACP está indo pra despacho.
Excelente notícia.
Meus documentos foram recebidos dia 15.10.18, liguei hoje pela manhã e ainda não foi numerado.
DHL entregou envelope com documentos dos meus filhos hoje as 11:35...mais uma saga. Haja rivotril...
Fiz o envio hoje para o ACP via DHL, previsão de entrega na sexta-feira. Valor do envio: R$ 201,00, assim que for numerado eu informo a todos...
Agora volta outra vez a ansiedade! Hehehehe
Pessoal, preciso de uma opinião de vcs. Enviarei 2 processos para o ACP. Preenchi os formulários, sinal público e autenticidade..tudo certo, no entanto, o formulário refere-se ao pagamento por cheque/dinheiro/vale postal, e agora, resolvi pagar por cartão de crédito. Posso aproveitar esse formulário e anexar o comprovante do cartão? De repente até colocar em cima o código do pagamento. O q acham? Isso seria motivo de recusa? O caso é que uma das pessoas que assinou mora em outra cidade e seria uma função ter que fazer tudo novamente. Obrigado.
Quando você fizer o pagamento por cartão de crédito receberá um e-mail com recibo e um novo formulário anexado para preencher.
Mas independente disso, existe disponível um formulário editável do word para pagamento com cartão.
Eu, particularmente, usaria o formulário que eles enviam após o pagamento.
Já vem constando o pagamento no topo do formulário. Evitaria problemas.
A questão é, se o preenchimento manuscrito naquele formulário que enviam após o pagamento, não seria um risco maior de erros/dúvidas que aquele editado no Word com o número do pagamento devidamente inserido no mesmo campo... eu optei pelo editado, mas vai de cada um...
Jamais como a da Conversão....> @Leciiro disse:
Eu optei pelo formulário editável no World, mas preferi colar no topo, os dados do pagamento do formulário que me foi enviado após o pagamento on-line (copiei, cortei e colei no formulário editável). O formulário editavel ficou idêntico ao formulario enviado.
Bom dia para todos.
Minha amiga, que mora em Portugal, conseguiu falar com a LR e a atendente disse que só poderia dar informações para o próprio ou seu procurador. E ela estava com todos os dados do meu pai em mãos.
A única informação que ela pediu foi o número do processo do meu pai. O envelope com os documentos foi recebido no ACP em 27/09 por Céu Duarte.
Estou bem ansiosa com isso.
É comum acontecer isso?
Vou tentar ligar na sexta-feira por Skype.
@Lely,
Sim, bem comum... Deverá pedir para seu pai ligar ou alguém do sexo masculino...
Lely, leia com atenção a seguinte página de orientação
http://Portupedia.com/wiki/LR
Obrigada pela ajuda @Rafa1509 .Minha amiga ficou 40 minutos aguardando até ser atendida.
Vou colocar crédito no Skype e pedir para meu marido falar ao telefone. Obrigada mesmo. Desejo uma ótima noite para todos nós.
Assim que tiver noticias postarei aqui. ?
Boa tarde,
Dei entrada em meu processo de atribuição em 09/08/18.
Ontem acessei o civil online para "testar" se ja havia minha certidao.
Recebi um email da CRC dizendo o seguinte;
"Existe em instrução o processo de pedido de nacionalidade, com o nº 40***/2018, com despacho de 22/10/2018 que não tem ainda o assento de nascimento lavrado. Logo que o mesmo esteja disponível a certidão será emitida."
Eu devo aguardar quanto tempo mais ou menos para tentar novamente?
@marals, para te dar uma resposta minimamente adequada precisamos ter ideia de onde você submeteu seu processo de atribuição. Foi na CRCentrais (em Lisboa), ACP (Porto) ou outra CRC com Balcão de Nacionalidade.
Vi também que você submeteu sua mesma pergunta em outro tópico (da Convolação). Lá, no outro tópico, sua publicação foi excluída pois o tópico adequado para sua pergunta é este.
abraços e aguardamos suas respostas para lhe dar melhores informações.
@CEGV, meu processo foi dado entrada em ACP, diretamente no balcão por um familiar que la estava na ocasião. Enviei a documentaçao toda para meu familiar e este foi pessoalmente a ACP para dar entrada.
Obrigada por apagar o post do outro topico, me dei conta depois de ter postado la, e procurei a secção correta.
@marals, se o despacho ocorreu dia 22/10/18 creio que mais umas duas semanas o registro já estará concluído. O melhor é dar uma ligada na Linha De Registos para confirmar a conclusão do processo antes de realizar uma nova solicitação do assento no CivilOnline.
Veja instruções de como ligar para a LR e pedir as informações através do link
https://Portupedia.com/wiki/LR
abraços,
@CEGV
Que boa noticia!!!.
So me tira mais uma duvida, apos esta fase ainda ocorre algum risco de ser negada minha cidadania? Ou o processo de averiguação ja concluiu?
@marals, kkkk
Processos de atribuição, (de filhos), quando bem preparados, não são negados. Qualquer problema com seu processo ele não seguiria até o despacho e algum tipo de exigência lhe seria demandada.
Porém é muito complicado dizer qualquer coisa sobre um processo que não conheço ou não ajudei a preparar mas normalmente, quando já despachado, significa que tudo foi bem até o presente momento e que só falta o registro. Como disse, o melhor sempre é ligar para a Linha de Registos e conferir a situação. De qualquer maneira o despacho é a "fase" imediatamente anterior ao registro, última fase de qualquer processo bem sucedido.
Abraços,
Enviei meu processo de atribuição para acp Porto dia 04/10/2018 via DHL recebido por ISABEL FERREIRA em 09/10/2018 e numerado dia 18/10/2018 liguei dia 24/10 para LR status em analise
PROCESSO DE NUMERO 698××/18
DOCUMENTOS ENVIADOS:
1 Certidão de nascimento de inteiro teor por copia reprografica apostilada e assinatura do escrevente reconhecida em cartorio notorial;
2 copia da minha CNH apostilada e valida;
3 formulario 1c devidamente preenchido conforme instruções no forum e autenticado em cartório notorial;
4 vale postal no valor de 175 euros com a maior cotação valor total de Rs 864,26 ja com as taxas do correios inclusas;
5 copia simples do assento de nascimento do meu pai que é o portugues;
Eu enviei sem fazer a transcrição do casamento de meus pais pois minnha mãe é brasileira e meu pai português é declarante do meu nascimento com poucos dias após o meu nascimento. conforme instrunções do forum acp nesse caso não exige transcrição de casamento;
QUALQUER NOVIDADE EU COMPARTILHO COM VOCES
Você enviou dia 01/10/18 e foi recebido quando na ACP-Porto?! O meu também foi enviado no dia 01, mas só foi recebido no dia 15 e até o momento não foi numerado.
Vejo que devem ter esquecido meus documentos em alguma gaveta.
Vi que muitos foram numerados dia 18
Olá pessoal, boa tarde!! Meu processo chegou no Porto dia 08/10, mas somente hoje liguei para obter informações. Foi numerado - 697xx/18 - mas não me informaram a data certa, me passaram que foi entre o dia 18/10 ao dia de hoje.. Não entendi pq não me informaram a data precisa, mas enfim, o importante é que foi numerado e, pra variar, está em análise kkkk Normal tb, não tem nem um mês que foi numerado.. Agora é só aguardar.. Dar tempo ao tempo, volto a ligar somente no final do mês..
Boa sorte com seu processo, estamos no mesmo barco agora , o meu foi numerado dia 18 tambem provavelmente sera finalizado no mesmo periodo agora e so aguardarmos
Deixo aqui uma foto de uma "convolação" 1C, por ACP...
Documentos apresentados:
bom dia a todos.
Ontem fui agraciado com mais uma "pérola" dos conservadores e oficiais portugueses.
Mandei 3 processos, de irmãos do mesmo pai português, para o ACP, utilizando os requerimentos que desenvolvemos aqui. Foram enviados da seguinte forma:
1) Requerimento preenchido no MSWord com campo "Número do Recibo" preenchido à caneta, antes do envio (assim como é feito e aceito com o campo "número do vale postal")
2) Recibo do pagamento via cartão de crédito
3) Cópia simples do Assento de nascimento originário do português
4) Certidão de nascimento por cópia reprográfica do requerente, apostilada
5) Documento de identificação do requerente, apostilada
6) Carta de apresentação.
ACP não numerou os processos por mais de um mês, o que me gerou estranhamento. Em consulta respondida ontem por e-mail, informaram que precisariam que enviasse o arquivo de requerimento recebido por e-mail após o pagamento via cartão de crédito, mesmo em branco, para que dessem prosseguimento, o que fiz imediatamente.
Fiquei muito surpreso pois havíamos enviado, junto com os processos, cópia dos recibos de pagamento, apresentados após o processamento do pagamento via cartão de crédito.
Minha leitura pessoal da situação:
É... não me canso de surpreender com a técnicas notariais portuguesas...
Abraços a todos !
FicaaDica !!!
Essa foi de f...
?
É, amigo Pacheco... os caras são impressionantes... Recibo financeiro não serve mas uma página em branco (que pode ser facilmente fraudada) serve. Vai entender...
Já tinha visto outros casos destes mas, segundo me recordo, os requerentes não tinham enviado cópia do recibo de pagamento ou tinham usado o formulário padrão do IRN e enviado cópia do recibo. Caí na terceira e "nova" opção... Bem, como disse, fica a dica e adicionamos mais um item à lista do que não fazer ou mais um item da lista "Se fizer diferente, faça assim" rsssss
grande abraço !
@CEGV, realmente, mais uma pérola deles! Uma dúvida, olhando o seu post, o que seria a carta de apresentação que vc enviou?Nunca tinha ouvido falar sobre ela. Obrigado
Amigo dsgalhardo, eu tenho o costume de, em todas as comunicações enviadas por correio, fazer sempre uma carta que chamo de "capa") detalhando o que estou enviando e o que estou requerendo (no caso de primeiro envio) ou atendendo (no caso de exigências).
Respeitosamente apresento o requerente, exibo seus dados pessoais, relaciono o número do processo (se aplicável) e, principalmente, relaciono os documentos que fazem parte daquele envio. Facilita a vida de todos. No final apresento meus cumprimentos e não assino.
O ("não assino") que coloquei acima é proposital pois uma assinatura pode ser requerida posteriormente que seja autenticada. Então só escrevo meu nome na carta.
Caso o processo tenha alguma característica muito especial, aproveito para explicar sucintamente na própria carta porém nunca deixo passar de uma folha. Tem que ser algo que ajude a contextualizar os documentos enviados sem se tornar maçante para os oficiais e conservadores. Ressalto que desaconselho a quem não tem a necessária experiência no contato com as conservatórias que escreva qualquer tipo de explicação sem a devida orientação. Esse expediente tem que ser usado e redigido de forma muito criteriosa para não complicar ao invés de facilitar.
abraços,
[Apagado a pedido da usuária]
@Carol_macke, boa noite,
Como foi alterado em maio/2018 o despacho que concede a ACP a tramitação de Sefarditas tbm por lá, acho difícil você encontrar alguém que já tenha feito por ACP (ou pela CNAIM, que também envia pra ACP esse artigo da LN).
Até agora só conheço quem tenha feito pela CRCentrais!
[Apagado a pedido da usuária]
Carol, lhe respondi no privado, mas, vamos lá:
ACP não é necessário que se agende! Basta chegar CEDO e pegar a senha!
Liguei e acabei de receber a notícia que o meu processo e de meus irmãos foram numerados.
Eles foram enviados, de Manaus, por Sedex no dia 01/10/18. Saíram de São Paulo para Lisboa no dia 03/10/18. Chegaram em Portugal no dia 12/10/18 e encaminhados para Aduana. Foram recebidos na ACP-Porto no dia 15/10/18 e numerados no dia 30/10/18. Ou seja, em meu caso se passaram 15 dias entre o recebimento e a numeração.
jlacarvalho: 734XX/18
Irmão: 734xx/18
Irmã: 732xx/18
Perdão a demora, agora que vi.
O meu processo na verdade foi enviado dia 6/9, por DOCUMENTO PRIORITÁRIO (CARTA REGISTRADA) e só foi recebido na ACP em 1/10. Demorou um bocado, mas custou 30 reais também hehe.
Processo Numerado dia 06/11/2018
747xx/2018.
Parabéns!
Processos de meus filhos recebidos em 22/10 e numerados em 06/11/2018 - 745XX/18 - 745XX/18 - 745xx/18 e 745XX/18. Agora é aguardar. Vamos que vamos.