PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Acompanhamento de Processos de Conversão de Nacionalidade Derivada em Originária (6.4 para 1.1-D)

1121122124126127141

Comentários

  • biatortoribiatortori Member 86 PontosPosts: 8

    Bom dia!
    Acordei com a mesma notícia!

    O processo da minha mãe enviado em maio 2018 recebeu hoje o status de "terminado" (fase 7) e está aguardando registro!

    Vizinhos de tabela, confiram seus status!
    A baciada VEM!!!!!!!

    ACostaheliobCEGVmarcelo_12mesesRosefabioflorianoanareisPRMEpidauraMoreira
  • biatortoribiatortori Member 86 PontosPosts: 8

    Corrigindo.. março 2018

    marcelo_12mesesRosePRM
  • BrunoBruno Member 396 PontosPosts: 85

    @CEGV teeeeeeeeerminou! Processo deferido e concluído por aqui. O sentimento é de felicidade e gratidão aos amigos do fórum pela torcida e solidariedade, em especial a você pela generosidade e paciência com que nos orienta e direciona. Sintam-se todos abraçados neste momento.

    heliobACostaCEGVmarcelo_12mesesRosemichelribeiro91anareisPRMEpidauraMoreira
  • heliobheliob Moderator 362 PontosPosts: 63

    @Bruno meus parabéns!

    @ACosta e @biatortori parabéns também! Logo finaliza! Somos vizinhos da tabela na esperança do meu logo mudar o status também!!!

    ACostaCEGVmarcelo_12mesesBrunohiroyRose
  • OtacianoOtaciano Member 282 PontosPosts: 64

    @biatortori disse:
    Bom dia!
    Acordei com a mesma notícia!

    O processo da minha mãe enviado em maio 2018 recebeu hoje o status de "terminado" (fase 7) e está aguardando registro!

    Vizinhos de tabela, confiram seus status!
    A baciada VEM!!!!!!

    Parabens e boa sorte.

    Eu continuo no mesmo famigerado passo 4.

    heliobCEGVmarcelo_12mesesRosefabiofloriano
  • heliobheliob Moderator 362 PontosPosts: 63

    @Otaciano disse:

    @biatortori disse:
    Bom dia!
    Acordei com a mesma notícia!

    O processo da minha mãe enviado em maio 2018 recebeu hoje o status de "terminado" (fase 7) e está aguardando registro!

    Vizinhos de tabela, confiram seus status!
    A baciada VEM!!!!!!

    Parabens e boa sorte.

    Eu continuo no mesmo famigerado passo 4.

    Tamo junto @Otaciano !!!
    Logo muda 🤞🤞🍀🍀

    CEGVRosefabiofloriano
  • CEGVCEGV Moderator 4985 PontosPosts: 5,079
    editado setembro 2019

    Parabéns , @Bruno , @ACosta , @biatortori !!!

    Agora é organizar documentos dos filhos e seguir em frente !!!

    abraços a todos e curtam o momento de felicidade !

    marcelo_12mesesBrunoRose
  • Peace1Peace1 Member 40 PontosPosts: 9

    parabéns meu processo será enviado em 25 de maio de 2018. e eu estou na fase 6. O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado no Registro de Cidadão Português. Espero que este mês esteja na fase 7 .

    CEGVACostamarcelo_12mesesRosefabioflorianoheliobPRM
  • marianareis_05marianareis_05 Member 77 PontosPosts: 11

    Bom dia!
    O processo do meu pai enviado em outubro de 2017 recebeu hoje o status de "terminado" (fase 7) e está aguardando registro!

    CEGVACostamarcelo_12mesesRosefabioflorianoPRM
  • TonyjeffTonyjeff Member 158 PontosPosts: 15

    Pessoal, recebemos um e-mail hoje dizendo que "o processo de nacionalidade foi concluído com sucesso, tendo na presente data sido efetuado o averbamento de atribuição da nacionalidade portuguesa, nos termos do artigo 1º n.º 1 alínea d), ao assento de nascimento."

    Isso quer dizer que o processo foi finalizado com êxito? A nacionalidade de meu pai tornou-se originária?

    ACostaCEGVSilasforaheliobRosemichelribeiro91fabioflorianoanareisPRM
  • CEGVCEGV Moderator 4985 PontosPosts: 5,079
    editado setembro 2019

    Uhu !!!, @Tonyjeff !!!

    parabéns !!! É isso aí mesmo ! Seu pai é originário !!!* (Na verdade, com a averbação de agora, **sempre foi !).

    Abraços,

    TonyjeffRosefabioflorianoPRM
  • SilasforaSilasfora Member 390 PontosPosts: 79

    A Conservatória dos Registos Centrais tem o "prazer de comunicar que o processo de nacionalidade foi concluído com sucesso, tendo na presente data sido efetuado o averbamento de atribuição da nacionalidade portuguesa, nos termos do artigo 1º n.º 1 alínea d), ao assento de nascimento."

    A espera foi muito mais fácil, podendo dividi-la com vocês. Agradeço imensamente aos administradores do grupo e, em especial, ao @CEGV, por toda a ajuda e apoio! Boa sorte a todos!!! Já já serão portugueses originários como agora eu sou! :)

    ACostaCEGVBrunoRosefabioflorianoheliobPRMEpidauraMoreiraAndrea
  • TonyjeffTonyjeff Member 158 PontosPosts: 15

    Nem acredito, que maravilha!!! Foi muito de repente!! Do eterno status "em análise", pulou para finalizado!! Obrigado a todos pela paciência e pelas orientações. Grande abraço!

    ACostaCEGVBrunoheliobRosefabiofloriano
  • BrunoBruno Member 396 PontosPosts: 85

    Amigos, o Forum equivalente a este nosso para processos de filhos é este?

    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/28/atribuicao-1c-filhos-de-portugueses-menor-maior-documentos-e-para-onde-enviar/p1

    Pareceu-me bem menos "movimentado" que este aqui :P

    Rose
  • CEGVCEGV Moderator 4985 PontosPosts: 5,079

    @Bruno disse:
    Amigos, o Forum equivalente a este nosso para processos de filhos é este?
    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/28/atribuicao-1c-filhos-de-portugueses-menor-maior-documentos-e-para-onde-enviar/p1
    Pareceu-me bem menos "movimentado" que este aqui :P

    Aqui é assim mesmo. O Portal é muito conhecido pelos Convolantes. Sem contar que "Filhos" é um processo muito mais rápido, se toda documentação estiver em ordem. Então lá é pápum...

    marcelo_12mesesBruno
  • heliobheliob Moderator 362 PontosPosts: 63

    @Tonyjeff disse:
    Nem acredito, que maravilha!!! Foi muito de repente!! Do eterno status "em análise", pulou para finalizado!! Obrigado a todos pela paciência e pelas orientações. Grande abraço!

    Parabéns @Tonyjeff

    Amigo, não encontrei seu nome na planilha, quando deu entrada no processo?

  • RoseRose Member 520 PontosPosts: 144

    @CEGV disse:

    @Bruno disse:
    Amigos, o Forum equivalente a este nosso para processos de filhos é este?
    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/28/atribuicao-1c-filhos-de-portugueses-menor-maior-documentos-e-para-onde-enviar/p1
    Pareceu-me bem menos "movimentado" que este aqui :P

    Aqui é assim mesmo. O Portal é muito conhecido pelos Convolantes. Sem contar que "Filhos" é um processo muito mais rápido, se toda documentação estiver em ordem. Então lá é pápum...

    @CEGV NEM TANTO. "AQUI SOFRÍAMOS JUNTOS, O MEU LEVOU UM ANO E 8 MESES E AINDA FOI RÁPIDO em relação ao colegas, por ex. @Rodsamaral, meu vizinho de lista que ainda hoje espera. Por outro lado, ACP foi a maior decepção, o que nestes anos chegou ao recorde de sair "papum" em uma semana... Atualmente, está ANGUSTIANTE, o do meu filho foi recebido em 19 de junho 2019 e até agora o status do processo esta na bolinha 1, isto é foi recebido. Por isso ainda usamos nosso site de amigos convolantes para nos consolar. Abs a todos

    heliobmarcelo_12mesesPRM
  • RoseRose Member 520 PontosPosts: 144

    @Silasfora disse:
    A Conservatória dos Registos Centrais tem o "prazer de comunicar que o processo de nacionalidade foi concluído com sucesso, tendo na presente data sido efetuado o averbamento de atribuição da nacionalidade portuguesa, nos termos do artigo 1º n.º 1 alínea d), ao assento de nascimento."

    A espera foi muito mais fácil, podendo dividi-la com vocês. Agradeço imensamente aos administradores do grupo e, em especial, ao @CEGV, por toda a ajuda e apoio! Boa sorte a todos!!! Já já serão portugueses originários como agora eu sou! :)

    @Silasfora quando você deu entrada?
    PARABENS

    marcelo_12meses
  • RoseRose Member 520 PontosPosts: 144

    @CEGV disse:
    Parabéns , @Bruno , @ACosta , @biatortori !!!

    Agora é organizar documentos dos filhos e seguir em frente !!!

    abraços a todos e curtam o momento de felicidade !

    Agora ta indo rápido. Parabéns aos novos convolados.

    heliobmarcelo_12meses
  • CEGVCEGV Moderator 4985 PontosPosts: 5,079
    editado setembro 2019

    @Rose , discordo da sua opinião sobre o ACP.

    ACP , sim, aumentou muito nos prazos. Mas é como digo.. eles são um reloginho e sabemos o que esperar do ACP. Enviar para outras conservatórias, só aconselho a quem tiver algum tipo de apoio local. A única capaz de fazer frente à capacidade do ACP é a CRCentrais e lá demora mais ainda, apesar do que dizem uns Youtubers por aí.

    ANGUSTIANTE foi e é a situação de quem tem processos na CRCentrais. É o que digo: Para quem esperou quase 2 anos por um processo (de convolação / conversào) que, em teoria, não precisaria ser feito, 5 meses é um passeio no Parque.

    Aos filhos que têm muita pressa em se tornarem portugueses e quiserem soluções céleres (e legais, obviamente), podem me procurar pois tenho recebido ótimas notícias. Mas, como já disse, soluções completamente fora do modelo "faça você mesmo".

    abraços e ótimo fim de semana !

    heliobmarcelo_12mesesRosePRM
  • RoseRose Member 520 PontosPosts: 144

    @CEGV disse:
    @Rose , discordo da sua opinião sobre o ACP.

    ACP , sim, aumentou muito nos prazos. Mas é como digo.. eles são um reloginho e sabemos o que esperar do ACP. Enviar para outras conservatórias, só aconselho a quem tiver algum tipo de apoio local. A única capaz de fazer frente à capacidade do ACP é a CRCentrais e lá demora mais ainda, apesar do que dizem uns Youtubers por aí.

    ANGUSTIANTE foi e é a situação de quem tem processos na CRCentrais. É o que digo: Para quem esperou quase 2 anos por um processo (de convolação / conversào) que, em teoria, não precisaria ser feito, 5 meses é um passeio no Parque.

    Aos filhos que têm muita pressa em se tornarem portugueses e quiserem soluções céleres (e legais, obviamente), podem me procurar pois tenho recebido ótimas notícias. Mas, como já disse, soluções completamente fora do modelo "faça você mesmo".

    abraços e ótimo fim de semana !

    @CEGV Ola. Você é incrível. Além de excelente moderador e profissional; você, com certeza, daria um excelente psicologo. Obrigada por acalmar a todos nós. Abraços.

    marcelo_12mesesCEGVPRM
  • JoseCarlosCPJoseCarlosCP Member 443 PontosPosts: 169

    @Bruno disse:
    @CEGV teeeeeeeeerminou! Processo deferido e concluído por aqui. O sentimento é de felicidade e gratidão aos amigos do fórum pela torcida e solidariedade, em especial a você pela generosidade e paciência com que nos orienta e direciona. Sintam-se todos abraçados neste momento.

    @Bruno, Te falei... meu vinho, você vai mandar pra onde? kkkk

    marcelo_12mesesBrunoCEGVRose
  • SilasforaSilasfora Member 390 PontosPosts: 79

    @Rose disse:

    @Silasfora disse:
    A Conservatória dos Registos Centrais tem o "prazer de comunicar que o processo de nacionalidade foi concluído com sucesso, tendo na presente data sido efetuado o averbamento de atribuição da nacionalidade portuguesa, nos termos do artigo 1º n.º 1 alínea d), ao assento de nascimento."

    A espera foi muito mais fácil, podendo dividi-la com vocês. Agradeço imensamente aos administradores do grupo e, em especial, ao @CEGV, por toda a ajuda e apoio! Boa sorte a todos!!! Já já serão portugueses originários como agora eu sou! :)

    @Silasfora quando você deu entrada?
    PARABENS

    Obrigada! Dei entrada em fevereiro de 2018. Um ano e meio, mais ou menos.

    Rosemarcelo_12mesesheliobCEGV
  • RoseRose Member 520 PontosPosts: 144

    @Silasfora disse:

    @Rose disse:

    @Silasfora disse:
    A Conservatória dos Registos Centrais tem o "prazer de comunicar que o processo de nacionalidade foi concluído com sucesso, tendo na presente data sido efetuado o averbamento de atribuição da nacionalidade portuguesa, nos termos do artigo 1º n.º 1 alínea d), ao assento de nascimento."

    A espera foi muito mais fácil, podendo dividi-la com vocês. Agradeço imensamente aos administradores do grupo e, em especial, ao @CEGV, por toda a ajuda e apoio! Boa sorte a todos!!! Já já serão portugueses originários como agora eu sou! :)

    @Silasfora quando você deu entrada?
    PARABENS

    Obrigada! Dei entrada em fevereiro de 2018. Um ano e meio, mais ou menos.

    @Silasfora Foi mais rápido que os nossos de 2017. Parabéns

    marcelo_12mesesCEGV
  • BrunoBruno Member 396 PontosPosts: 85

    @JoseCarlosCP disse:

    @Bruno disse:
    @CEGV teeeeeeeeerminou! Processo deferido e concluído por aqui. O sentimento é de felicidade e gratidão aos amigos do fórum pela torcida e solidariedade, em especial a você pela generosidade e paciência com que nos orienta e direciona. Sintam-se todos abraçados neste momento.

    @Bruno, Te falei... meu vinho, você vai mandar pra onde? kkkk

    Manda o endereço! :P
    Abração!

    CEGVRoseJoseCarlosCP
  • SilasforaSilasfora Member 390 PontosPosts: 79

    @Rose disse:

    @Silasfora disse:

    @Rose disse:

    @Silasfora disse:
    A Conservatória dos Registos Centrais tem o "prazer de comunicar que o processo de nacionalidade foi concluído com sucesso, tendo na presente data sido efetuado o averbamento de atribuição da nacionalidade portuguesa, nos termos do artigo 1º n.º 1 alínea d), ao assento de nascimento."

    A espera foi muito mais fácil, podendo dividi-la com vocês. Agradeço imensamente aos administradores do grupo e, em especial, ao @CEGV, por toda a ajuda e apoio! Boa sorte a todos!!! Já já serão portugueses originários como agora eu sou! :)

    @Silasfora quando você deu entrada?
    PARABENS

    Obrigada! Dei entrada em fevereiro de 2018. Um ano e meio, mais ou menos.

    @Silasfora Foi mais rápido que os nossos de 2017. Parabéns

    Pois é, Rose! Acho estranho isso. Se ninguém teve pendências, por que é que não segue uma ordem cronológica, né?

    RoseJoseCarlosCP
  • JoseCarlosCPJoseCarlosCP Member 443 PontosPosts: 169

    @Silasfora disse:

    @Rose disse:

    @Silasfora disse:

    @Rose disse:

    @Silasfora disse:
    A Conservatória dos Registos Centrais tem o "prazer de comunicar que o processo de nacionalidade foi concluído com sucesso, tendo na presente data sido efetuado o averbamento de atribuição da nacionalidade portuguesa, nos termos do artigo 1º n.º 1 alínea d), ao assento de nascimento."

    A espera foi muito mais fácil, podendo dividi-la com vocês. Agradeço imensamente aos administradores do grupo e, em especial, ao @CEGV, por toda a ajuda e apoio! Boa sorte a todos!!! Já já serão portugueses originários como agora eu sou! :)

    @Silasfora quando você deu entrada?
    PARABENS

    Obrigada! Dei entrada em fevereiro de 2018. Um ano e meio, mais ou menos.

    @Silasfora Foi mais rápido que os nossos de 2017. Parabéns

    Pois é, Rose! Acho estranho isso. Se ninguém teve pendências, por que é que não segue uma ordem cronológica, né?

    Acho que a bagunça toda está nas diligencias, não creio que o problema seja na ordem que a conservatória atua nos processos.

    Rose
  • CEGVCEGV Moderator 4985 PontosPosts: 5,079

    @JoseCarlosCP disse:
    Acho que a bagunça toda está nas diligencias, não creio que o problema seja na ordem que a conservatória atua nos processos.

    Acho que é por aí...
    Imagine que a CRCentrais envia milhares de pedidos de informações ao SEF, PJ e DGAJ. Se os 3 retornam rapidamente, ótimo. Se cada um demora para responder o processo fica parado. E ainda existem outras diligências, internas, que normalmente não são faladas (não no caso da Convolação). Auditorias internas, conferência de documentos, etc... tudo isso faz com que nossa percepção de "fila" e a deles sejam completamente diferentes...

    abraços,

    RoseheliobJoseCarlosCPDom_Tenreiro
  • RoseRose Member 520 PontosPosts: 144

    @CEGV disse:

    @JoseCarlosCP disse:
    Acho que a bagunça toda está nas diligencias, não creio que o problema seja na ordem que a conservatória atua nos processos.

    Acho que é por aí...
    Imagine que a CRCentrais envia milhares de pedidos de informações ao SEF, PJ e DGAJ. Se os 3 retornam rapidamente, ótimo. Se cada um demora para responder o processo fica parado. E ainda existem outras diligências, internas, que normalmente não são faladas (não no caso da Convolação). Auditorias internas, conferência de documentos, etc... tudo isso faz com que nossa percepção de "fila" e a deles sejam completamente diferentes...

    abraços,

    @JoseCarlosCP Imaginem a movimentação desta a enorme quantidade de processos. Abs

    CEGVJoseCarlosCP
  • jhonnypcjhonnypc Member 314 PontosPosts: 50

    Acabouuuuuuuu!!!!!!

    "O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado"

    A averbação no registro da minha mãe foi finalizada hoje. Um pouco mais de uma semana após o despacho (dia 6 de set) . Como já havia adiantado, gostaria de deixar aqui meu agradecimento a todos do grupo, pois só com o apoio e ajuda entre todos é que podemos fazer a diferença nesse mundo.

    No nosso caso especifíco essa ajuda e interação nos livra de gastar rios de dinheiro com advogados, que muitas vezes se aproveitam de um processo simples como é o de cidadania. (tudo bem, que por vezes o processo é demorado, mas não vejo o porque gastar o caminhão dinheiro que muitos pedem- guardada as devidas excessões. O que vejo sim é que muitas pessoas contratam advogados sem saber que podem fazer o processo sozinhos, sem intermediários. "YES , WE CAN")

    Como alguns sabem dou estudante de Doutorado em Portugal e na semana que vem darei entrada pessoalmente no meu processo e no da minha irmã!! Mais uma vez obrigado e repito:

    Vem BACIADAAAAA de Seetembro aí!!!

    Um abraço e vez ou outra estarei passando por aqui...

    ACostaheliobCEGVaferreiraanareisJoseCarlosCPmichelribeiro91EpidauraMoreiraPRMRosee 3 outros.
  • afbelchiorafbelchior Member 264 PontosPosts: 48

    Parabéns aos novos Tugas!!
    Vem baciada!!
    Vou em Portugual em novembro... seria um sonho o procesdo de minga mãe ter terminado e eu conseguir dar entrada no meu!!
    A esperança é a última que morre! Dedos cruzados!

    heliobCEGVjhonnypcRosemarcelo_12meses
  • CEGVCEGV Moderator 4985 PontosPosts: 5,079
    editado setembro 2019

    @jhonnypc, parabéns !!!

    Aproveite este momento para comemorar com sua família. Agora é sua vez !!!

    Concordo, inclusive que "qualquer um" (entre aspas) pode fazer seus próprios processos desde que:
    1) Documentações necessárias possam ser encontradas e emitidas
    2) Tenham suficientes experiências administrativa e acadêmica, necessárias para lidar adequadamente com procedimentos administrativos e notariais

    Infelizmente, ao longo dos últimos anos, vi muitos casos como o seu e de outros que com um mínimo de orientações, conseguem preparar, submeter e concluir sozinhos e com sucesso seus processos.

    Também vi muitas pessoas que tentaram, não foram capazes de identificar certas limitações e erros em seus documentos e requerimentos e, posteriormente, tiveram que rapidamente tentar solucionar pendências que não tiveram a capacidade de identificar previamente. Boa parte desses casos não são apresentados nos espaços públicos (as pessoas com problemas nos procuram privativamente) e resta-nos trabalhar rapidamente para corrigir as deficiências, que claramente poderiam ter sido trabalhadas melhor e com mais tempo, antes da submissão dos processos. Chamo de "efeito Facebook" onde, publicamente, apenas vemos as fotos bonitas de cada um.

    Até na convolação, que é um processo praticamente sem documentos, vi estes casos. A verdade é que um percentual dos processos dá problemas e as pessoas raramente correm de volta aos espaços públicos de Internet para expor seus problemas. Nessas horas procuram a gente, privativamente, para resolvê-los.

    Definitivamente, se muitos advogados não fossem oportunistas e cobrassem caro demais, a situação talvez fosse mais equilibrada. A situação está mudando e gosto de pensar que somos agentes destas mudanças. Compartilhamento de informações de qualidade e criação de outras formas de ajuda especializada, como a Mentoria, que propago constantemente, são meios viáveis e econômicos de preparar e submeter com segurança seus processos. Tenho Mentorados aqui mesmo do Portal que estão sendo ajudados por mim e estão fazendo processos de famílias inteiras por frações mínimas do que seria pago a certos escritórios de assessoria e advocacia. São, entendo, iniciativas assim que mudarão o mercado. Costumo, inclusive, dizer que o valor de uma Mentoria pode ser inferior ao valor que será gasto com certas exigências recebidas ao longo de qualquer processo. Então, para aqueles que especificamente não querem gastar com serviços caríssimos e não têm tempo, segurança ou a experiência necessária, hoje existem soluções, muito econômicas, para completar com segurança seus processos. Outro benefício é relacionado à celeridade. Temos aqui mesmo filhos de convolantes têm conseguido concluir seus processos em tempo diferenciado, com nossa ajuda. Para quem tem planos urgentes, pode ser uma alternativa.

    Aproveite este momento feliz com sua mãe e a cumprimente em nosso nome !
    Grande abraço,

    jhonnypcheliobPRMmarcelo_12mesesDom_Tenreiro
  • jhonnypcjhonnypc Member 314 PontosPosts: 50

    Sim, sim grande @CEGV !!!

    Existem casos e casos. Profissionais e profissionais.

    O que eu gostaria de destacar é que é possível fazer um processo desses sozinho. Porque eu pessoalmente já presenciei um advogado dizendo que a pessoa para tirar cidadania" teria que contratar um" e que ela não poderia fazer o "processo" sozinha. E casos como esse ocorrem na cidadania, como no INSS para aposentadorias e pensões- por exemplo.
    São processos que as pessoas podem fazer sozinhas, mas acabam sendo lubridiadas à "obrigatoriedade" de contratarem um prossional. O que não é verdade.

    Igual vc mesmo disse há casos e casos. Uma pessoa para fazer um processo sozinha tem que ter uma pré-disposição para fazelô. Buscar certidões, ver se está tudo certo, estudar bastante a lei e as necessidade, etc. Eu mesmo fiquei um mês para achar a certidão de batismo do meu bisavô, alguns poderiam ter desistido.
    E há sempre aquelas que pessoas que não tem tempo para fazer isso e preferem contratar um profissional para fazê-lo assim como fazem com uma agência de viagens, para programar suas férias, por férias por exemplo. E há também os casos, como foi relembrado pelo amigo, em que as certidões são problemática, ou que no meio do caminho do processo ocorre algo ou alguma exigência ou alguma urgência.

    E em nada isso é condenável, desde que se joque limpo entre as partes! Tenho certeza, por exemplo, que em seu trabalho de mentoria é feito com uma enorme transparência. E o portal também está aqui para aqueles que querem seguir um caminho sozinhos. E crrio que todos que acompanham o fórum sabem disso também!!

    Pode deixar que passarei o recado para a minha mãe. Obrigado por tudo!
    Continuarei acompanhando o fórum para saber das novidades, sempre que puder!!

    Um grande abraço!!

    Rosemarcelo_12mesesDom_Tenreiro
  • JoseCarlosCPJoseCarlosCP Member 443 PontosPosts: 169

    Parabéns aos novos TUGAS!!!! que venha mais agora em SETEMBRO!

    CEGVheliobjhonnypcmarcelo_12mesesDom_Tenreiro
  • CEGVCEGV Moderator 4985 PontosPosts: 5,079
    editado setembro 2019

    @jhonnypc disse:
    Sim, sim grande @CEGV !!!

    Existem casos e casos. Profissionais e profissionais.

    O que eu gostaria de destacar é que é possível fazer um processo desses sozinho. Porque eu pessoalmente já presenciei um advogado dizendo que a pessoa para tirar cidadania" teria que contratar um" e que ela não poderia fazer o "processo" sozinha. E casos como esse ocorrem na cidadania, como no INSS para aposentadorias e pensões- por exemplo.
    São processos que as pessoas podem fazer sozinhas, mas acabam sendo lubridiadas à "obrigatoriedade" de contratarem um prossional. O que não é verdade.

    Não existe qualquer obrigatoriedade. Apenas processos de homologação de sentenças, na justiça portuguesa, têm obrigatoriedade de representação legal. São os casos de divórcios, homologação de sentenças de uniões estáveis e recursos contra decisões (indeferimentos) de processos do IRN.

    Igual vc mesmo disse há casos e casos. Uma pessoa para fazer um processo sozinha tem que ter uma pré-disposição para faze-lô. Buscar certidões, ver se está tudo certo, estudar bastante a lei e as necessidade, etc. Eu mesmo fiquei um mês para achar a certidão de batismo do meu bisavô, alguns poderiam ter desistido.

    Sim, é preciso disposição, disponibilidade e um mínimo de experiência para "tocar" processos próprios. O resto nós ajudamos. Também é necessário bom senso para saber quando ajuda especializada ou legal é necessária.

    E há sempre aquelas que pessoas que não tem tempo para fazer isso e preferem contratar um profissional para fazê-lo assim como fazem com uma agência de viagens, para programar suas férias, por férias por exemplo. E há também os casos, como foi relembrado pelo amigo, em que as certidões são problemática, ou que no meio do caminho do processo ocorre algo ou alguma exigência ou alguma urgência.

    Como disse, muitas dessas "surpresas" são evitáveis através de procedimentos simples e muito baratos de revisão documental. Mas isso é opção de cada um. O problema é que mesmo para este tipo de "serviço", de revisão documental, são cobrados honorários escorchantes por escritórios cujo interesse é vender serviços. Temos também soluções econômicas para estes casos.

    E em nada isso é condenável, desde que se joque limpo entre as partes!

    Perfeito !!!

    Tenho certeza, por exemplo, que em seu trabalho de mentoria é feito com uma enorme transparência. E o portal também está aqui para aqueles que querem seguir um caminho sozinhos. E crrio que todos que acompanham o fórum sabem disso também!!

    A criação da Mentoria acabou ocorrendo porque a "ajuda gratuita" que oferecemos vai até certo ponto. Ao longo do tempo acabamos percebendo que estávamos praticamente fazendo processos gratuitamente, de cabo a rabo, para alguns colegas. E, na maior parte das vezes, estou seguro que não há oportunismo. Doamos gratuitamente nosso tempo & conhecimento e alguns, inconscientemente vão perguntando tudo que podem e não percebem que praticamente fazíamos por inteiro seus processos. Alguns outros, inclusive fornecedores amadores e até advogados com pouca experiência na área também apareceram (e ainda aparecem) ao longo do tempo para tirar suas próprias dúvidas gratuitamente e tivemos que tomar providências. Ajudar quem realmente precisa é uma coisa. Dar ajuda gratuita a pretensos profissionais, que vendem conhecimento que realmente não têm é oportunismo puro e abuso de nosso tempo e conhecimentos. Não seria oportunismo se estes se apresentassem, "jogassem limpo" (como você mesmo disse) e, já que objetivos comerciais e lucro estão envolvidos, que algum tipo de retribuição fosse nos oferecida. Curiosamente e infelizmente nunca aqui passamos por este caso. O "comum", infelizmente, é encontrarmos entre nossos usuários, profissionais escondidos, se passando por simples usuários. Por isso que criamos a regra de ouro de não dar orientação sobre processos de terceiros (amigos, primos, etc).

    Enfim, dar orientações eventuais, especializadas (de forma genérica) é uma coisa. Acompanhar e orientar praticamente todos os detalhes de processos é outra e, como todo mundo, eu e outros moderadores do Portal também temos nossos "boletos" para pagar, todos os meses. O compartilhamento de nosso conhecimento é de coração mas não podemos nos sentir abusados ou super-utilizados por apenas poucos. Então nada mais adequado, conforme conversado com o Admin, do que passar a oferecer ajuda de baixíssimo custo para guiar colegas menos experientes, inseguros, com problemas documentais ou mesmo questões relacionadas à urgência na obtenção de resultados. Minha esposa, por exemplo, tem uma prima cujo pai está hospitalizado em estado grave e é filho de português. Estamos correndo contra o relógio para atribuí-lo com a maior brevidade possível. Diversos outros colegas aqui já passaram (e passam) por situações semelhantes e entendemos que podemos, em boa parte das vezes, solucionar estas questões.

    Agradeço a confiança no trabalho que realizamos aqui no Portal !
    abraços e ótima sorte.

    jhonnypcRafa1509Dom_Tenreiro
  • EpidauraMoreiraEpidauraMoreira Member 1644 PontosPosts: 444

    Ola a todos!

    Alguém aqui esta encalacrado na bolinha 3?

    Poderia por favor transcrever aqui abaixo aquela curta frase explicativa do passo 3, usando exatamente as mesmas palavras do site do MJ? (um simples Copy&Paste!)

    Gracias!

    CEGVmarcelo_12meses
  • OtacianoOtaciano Member 282 PontosPosts: 64

    Vejam como são as coisas. Estou a um ano e meio aguardando a finalização de minha convolação. Agora recebo, pelos correios, um kit para eleição de deputados que acontecerá em outubro. Ou seja, ainda não sou um originário mas sou convocado para participar da vida politica de Portugal.

    Desculpem se for "off-topic" mas gostaria de saber se outros deste fórum, que ainda não se mudaram pra terrinha, como eu, receberam o mesmo kit eleitoral. E ainda pergunto se será obrigatório a participação nesta eleição.

    CEGVmarcelo_12meses
  • JoseCarlosCPJoseCarlosCP Member 443 PontosPosts: 169

    @EpidauraMoreira disse:
    Ola a todos!

    Alguém aqui esta encalacrado na bolinha 3?

    Poderia por favor transcrever aqui abaixo aquela curta frase explicativa do passo 3, usando exatamente as mesmas palavras do site do MJ? (um simples Copy&Paste!)

    Gracias!

    O seu pedido está a ser verificado e aguarda informação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, da Polícia Judiciária, do Registo Criminal Português, de consulado e/ou de outras entidades externas.

    marcelo_12meses
  • PRMPRM Member 102 PontosPosts: 16

    @Otaciano disse:
    Vejam como são as coisas. Estou a um ano e meio aguardando a finalização de minha convolação. Agora recebo, pelos correios, um kit para eleição de deputados que acontecerá em outubro. Ou seja, ainda não sou um originário mas sou convocado para participar da vida politica de Portugal.

    Desculpem se for "off-topic" mas gostaria de saber se outros deste fórum, que ainda não se mudaram pra terrinha, como eu, receberam o mesmo kit eleitoral. E ainda pergunto se será obrigatório a participação nesta eleição.

    Minha mãe também recebeu tal "kit", e também ainda não é originária.
    Acredito que não seja obrigatória a participação.

    marcelo_12meses
  • CEGVCEGV Moderator 4985 PontosPosts: 5,079

    @Otaciano & @PRM,

    A eleição em Portugal não é obrigatória mas a presença e participação da comunidade portuguesa Brasileira precisa ser mais ativa para que o governo português lembre que mesmo longe de Portugal, somos também portugueses e precisamos de qualidade de serviço nas representações consulares extra-mar. As gerações antigas tinham (e ainda têm) baixa participação nos pleitos eleitorais. Precisamos mudar essa história.

    abraços,

    EpidauraMoreiramarcelo_12mesesPRMDom_Tenreiro
  • RodsamaralRodsamaral Member 468 PontosPosts: 125

    @EpidauraMoreira disse:
    Ola a todos!

    Alguém aqui esta encalacrado na bolinha 3?

    Poderia por favor transcrever aqui abaixo aquela curta frase explicativa do passo 3, usando exatamente as mesmas palavras do site do MJ? (um simples Copy&Paste!)

    Gracias!

    Estou (a do meu pai) na 3 ainda ,comemorando 2 anos.Nao sei o que falar ,muito triste ,acho um desrespeito

    marcelo_12mesesheliobCEGVPRMEpidauraMoreira
  • EpidauraMoreiraEpidauraMoreira Member 1644 PontosPosts: 444

    @JoseCarlosCP disse:

    @EpidauraMoreira disse:
    Ola a todos!

    Alguém aqui esta encalacrado na bolinha 3?

    Poderia por favor transcrever aqui abaixo aquela curta frase explicativa do passo 3, usando exatamente as mesmas palavras do site do MJ? (um simples Copy&Paste!)

    Gracias!

    O seu pedido está a ser verificado e aguarda informação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, da Polícia Judiciária, do Registo Criminal Português, de consulado e/ou de outras entidades externas.

    Valeu, caro @JoseCarlosCP !

    Grande abraço!

    JoseCarlosCPCEGV
  • soltanesoltane Member 127 PontosPosts: 20

    Olá
    hoje as boas notícias chegaram " O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."

    ACostaJoseCarlosCPmarcelo_12mesesaferreiraCEGVPRMEpidauraMoreiraAndreaDom_Tenreiro
  • marianareis_05marianareis_05 Member 77 PontosPosts: 11

    Bom dia! É com imensa felicidade que depois de quase dois anos, o processo do meu pai foi concluído! Recebi o e-mail da CRCentrais! Agora vou correr atrás da minha nacionalidade e participar do fórum de filhos! Muito obrigada pela ajuda até aqui! Vocês são demais!

    @CEGV Qual o fórum para filhos?

    ACostamarcelo_12mesesheliobaferreiraCEGVPRMEpidauraMoreiraAndreaDom_TenreiroAPARECIDA
  • JoseCarlosCPJoseCarlosCP Member 443 PontosPosts: 169

    Olha a baciada!!!

    marcelo_12mesesmarianareis_05Dom_Tenreiro
  • CEGVCEGV Moderator 4985 PontosPosts: 5,079

    Parabéns, @marianareis_05 !!!

    @marianareis_05 disse:
    Bom dia! É com imensa felicidade que depois de quase dois anos, o processo do meu pai foi concluído! Recebi o e-mail da CRCentrais! Agora vou correr atrás da minha nacionalidade e participar do fórum de filhos! Muito obrigada pela ajuda até aqui! Vocês são demais!
    @CEGV Qual o fórum para filhos?

    o tópico de filhos está no link abaixo
    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/28/atribuicao-1c-filhos-de-portugueses-menor-maior-documentos-e-para-onde-enviar/p1

    abraços e ótima sorte !

    marcelo_12meses
  • CEGVCEGV Moderator 4985 PontosPosts: 5,079

    Atualização - 166 Processos
    129 Processos Concluídos
    
    Forista                  Entr.   DUR E   Processo Últ.At.  F STATUS        
    =======================================================================
    Renato_Andrade (mãe)    04/09/17 461 C C 51xxx/17 09/07/19 8 FINALIZADO
    Yohalin                 06/09/17 462 C C 52xxx/17 12/07/19 8 FINALIZADO
    Andrea                  07/09/17 242 A C 52xxx/17 28/08/18 8 FINALIZADO
    RafaMelo (mãe)          11/09/17 372 C C 504xx/17 06/03/19 8 FINALIZADO
    fabiocabrall            11/09/17 459 P C 522xx/17 12/07/19 8 FINALIZADO
    ECG                     18/09/17 416 C C 534xx/17 17/05/19 8 FINALIZADO
    nicolas                 19/09/17 392 C C 545xx/17 11/04/19 8 FINALIZADO
    Rafa1509 (Esposa)       19/09/17 393 A C 547xx/17 12/04/19 8 FINALIZADO
    Rose                    19/09/17 425 A C 550xx/17 31/05/19 8 FINALIZADO
    Paes                    19/09/17 415 A C 553xx/17 17/05/19 8 FINALIZADO
    ala                     19/09/17 479 C C 58xxx/17 20/08/19 8 FINALIZADO
    PedroFP (pai)           21/09/17 450 A C 558xx/17 11/07/19 8 FINALIZADO
    Aragao (pai)            24/09/17 449 A C 58xxx/17 11/07/19 8 FINALIZADO
    RodsAmaral              25/09/17 497 C C 556xx/17 18/09/19 5 Diligências - pend PJ
    rluizm (pai)            26/09/17 467 C C 5xxxx/17 08/08/19 8 FINALIZADO
    iestima                 27/09/17 441 C C 562xx/17 04/07/19 8 FINALIZADO
    vitorcampos (mãe)       28/09/17 494 C C 562xx/17 22/05/19 6 Aguarda Despacho
    Asferjunior (sogro)     02/10/17 463 C C 56xxx/17 08/08/19 8 FINALIZADO
    Asferjunior             02/10/17 414 C C 57xxx/17 29/05/19 8 FINALIZADO
    vvenancio (pai)         10/10/17 439 C C 57xxx/17 12/07/19 8 FINALIZADO
    ehregalo (pai)          10/10/17 439 C C xxxxx/17 12/07/19 8 FINALIZADO
    consuelo52              11/10/17 423 C C 574xx/17 21/06/19 8 FINALIZADO
    Fábio Floriano          12/10/17 423 C C 586xx/17 24/06/19 8 FINALIZADO
    fabys_machado           16/10/17 400 C C 58xxx/17 22/05/19 8 FINALIZADO
    marcelovilaca (mãe)    *20/10/17 394 A C 001xx/18 20/05/19 8 FINALIZADO
    marianareis_05 (pai)    20/10/17 478 C C 614xx/17 18/09/19 8 FINALIZADO
    Pitta (mãe)             23/10/17 409 C C 011xx/18 12/06/19 8 FINALIZADO
    EpidauraMoreira (avô)   26/10/17 267 C C 086xx/18 21/11/18 8 FINALIZADO (Urgência deferida)
    DeboraB (pai)           30/10/17 413 C C 027xx/18 26/06/19 8 FINALIZADO
    Bianca (mãe)            31/10/17 472 P C 030xx/18 25/08/18 4 Análise
    Raffles (mãe)          *02/11/17 428 A C 029xx/18 19/07/19 8 FINALIZADO
    mzaneti                 02/11/17 421 C C 039xx/18 10/07/19 8 FINALIZADO
    Pablo                   02/11/17 427 C C 041xx/18 18/07/19 8 FINALIZADO
    fe26                    02/11/17 427 C C 042xx/18 18/07/19 8 FINALIZADO
    NanaMa (pai)            03/11/17 426 C C 04xxx/18 18/07/19 8 FINALIZADO
    Mlou                    06/11/17 422 A C 071xx/18 15/07/19 8 FINALIZADO
    Bruno (pai)             08/11/17 460 C C 062xx/18 10/09/19 8 FINALIZADO
    dante_salvatore (pai)   14/11/17 416 C C 073xx/18 15/07/19 8 FINALIZADO
    Arthur (pai)            14/11/17 434 C C 084xx/18 08/08/19 8 FINALIZADO
    Douglas Freitas PC      21/11/17 414 C C 112xx/18 18/07/19 8 FINALIZADO
    simoesval (pai)         23/11/17 456 A C 132xx/18 28/08/19 6 Diligências concluídas
    michelribeiro91         24/11/17 412 C C 132xx/18 19/07/19 8 FINALIZADO
    MauroMB                 04/12/17 408 C C 148xx/18 22/07/19 8 FINALIZADO
    soltane                 12/12/17 445 C C 12xxx/18 18/09/19 7 Aguarda registro
    JuMauricio (pai)        04/01/18 401 C C 24xxx/18 08/08/19 8 FINALIZADO
    thadc (mãe)             03/01/18 414 A C 075xx/18 27/08/19 8 FINALIZADO
    marcelo_12meses (pai)   11/01/18 397 C C 27xxx/18 09/08/19 8 FINALIZADO
    Renise                  17/01/18 415 P C 052xx/18 11/09/19 8 FINALIZADO
    waldomirosantos        *17/01/18 380 c C 283xx/18 23/07/19 8 FINALIZADO
    Rosaria (tio)           05/02/18 374 C C 347xx/18 01/08/19 8 FINALIZADO
    Tonyjeff                07/02/18 402 C C 35xxx/18 13/09/19 8 FINALIZADO
    Silasfora               12/02/18 399 C C 353xx/18 13/09/19 8 FINALIZADO
    Thiago                  19/02/18 373 P C 28xxx/18 14/08/19 8 FINALIZADO
    cidadãodomundo          19/02/18 371 C C 38xxx/18 12/08/19 8 FINALIZADO
    NovoTuga                21/02/18 379 C C 41xxx/18 27/08/19 8 FINALIZADO
    deFonseca (mãe)         22/02/18 395 C C 41xxx/18 29/05/19 4 Análise
    Maritza Castro (mãe)    06/03/18 372 C C 42xxx/18 29/08/19 8 FINALIZADO
    Souza                   06/03/18 387 P C ??xxx/18 09/07/19 5 Diligências
    Acosta                  12/03/18 379 C C 442xx/18 13/09/19 8 FINALIZADO
    biatortori (mãe)        14/03/18 372 C C 44xxx/18 07/09/19 8 FINALIZADO
    Heliob                  19/03/18 378 C C 44xxx/18 03/05/19 5 Diligências - Pend SEF
    Otaciano                20/03/18 377 A C 213xx/18 13/09/19 6 Diligências concluídas
    JR300 (JR494)           23/03/18 374 C C 457xx/18 09/08/19 6 Diligências concluídas
    Daniela_tavares (mãe)   10/04/18 334 C C 485xx/18 08/08/19 8 FINALIZADO
    aferreira               10/04/18 363 C C 48xxx/18 15/05/19 4 Análise
    MariaRibeiro            26/04/18 316 C C 499xx/18 30/07/19 8 FINALIZADO (Urgência deferida)
    rbalthazar              26/04/18 352 C C 499xx/18 05/07/19 5 Diligências concluídas
    PRM (mãe)               11/05/18 342 C C 507xx/18 18/07/19 6 Diligências concluídas
    Pvfb (pai)              24/05/18 333 C C 568xx/18 12/07/19 6 Diligências concluídas
    Peace1                  25/05/18 332 A C 487xx/18 11/09/19 7 Aguarda Registro
    Niq                     29/05/18 330 A C 544xx/18 03/08/19 6 Diligências concluídas
    Tonon                   29/05/18 321 C C 544xx/18 07/09/19 8 FINALIZADO
    jlacarvalho (M.Aux.)    26/06/18 295 C C 553xx/18 28/08/19 8 FINALIZADO
    AntonioSobrinho         27/06/18 310 C C 45xxx/18 29/03/19 4 Análise
    RCorrea                 04/07/18 305 C C 561xx/18 26/10/18 4 Análise
    Esperança (mãe)         13/07/18 298 C C 569xx/18 28/06/19 4 Análise
    lisandracf (primo)      14/07/18 298 C C 602xx/18 07/11/18 4 Análise
    marcos_petropolis       18/07/18 268 C C 605xx/18 12/08/19 8 FINALIZADO
    Stellantonieta          20/07/18 293 C C 586xx/18 17/05/19 4 Análise
    isadorasiq (pai)        03/08/18 283 C C 592xx/18 17/05/19 6 Diligências concluídas
    hiroy                   13/08/18 277 C C 602xx/18 29/07/19 6 Diligências concluídas
    galves (avó)            30/08/18 265 C C 614xx/18 15/08/19 6 Diligências concluídas
    ccalixto                30/08/18 265 C C 624xx/18 24/07/19 6 Diligências concluídas
    pedrosimao (avó)        05/09/18 212 C C 614xx/18 11/07/19 8 FINALIZADO
    mmtacchi (mãe)          10/09/18 258 C C 639xx/18 17/07/19 6 Diligências concluídas
    Mmac (mãe)              27/09/18 218 C C 68xxx/18 12/08/19 8 FINALIZADO
    SeverDoVouga            20/09/18 208 C C 659xx/18 22/07/19 8 FINALIZADO
    Romy (Mãe)              04/10/18 240 C C 65xxx/18 16/04/19 4 Análise
    cecelopb                11/10/18 236 C C 75xxx/18 23/07/19 6 Diligências concluídas
    Marcelo_Olegario        25/10/18 226 C C 711xx/18 13/07/19 6 Diligências concluídas
    jhonnypc (mãe)          12/12/18 193 C C 890xx/18 06/09/19 7 Aguarda registro
    MoacirJR                15/11/18 212 P C 777xx/18 07/08/19 5 Aguarda órgão externos
    sarahcampos (pai)       15/01/19 171 C C 048xx/19 17/07/19 6 Diligências concluídas
    alessandrojloss (mãe)   04/02/19 157 C C 118xx/19 17/07/19 6 Diligências concluídas
    Adulcio Floriano        21/02/19 144 C C 170xx/19 16/07/19 6 Diligências concluídas
    Ederfv (mãe)            25/02/19 142 C C 17xxx/19 29/08/19 6 Diligências concluídas
    JoseCarlosCP (pai)      21/03/19 124 C C 24xxx/19 07/08/19 5 Diligências - Pend PJ
    afbelchior              29/03/19 118 P C 265xx/19 23/05/19 6 Diligências concluídas
    dricajulio (pai)        11/04/19 109 C C 302xx/19 17/07/19 6 Despacho
    
    

    Estatísticas:
    - 32 Requerentes +180 dias, 7 entre 91 e 180 dias e 0 com até 90 dias
    - Status (, 9 em Análise , 6 em Diligências , 20 em Despacho , 3 em Registro)
    - Conclusão dos processos (em D.U.R): Tempo Mínimo 208 dias, Tempo Máximo 492 dias, Média 365 dias

    95,54% de processos de 2017 concluídos

    Estatísticas Adicionais

                  ago/18 set/18 out/18 nov/18 dez/18 jan/19 fev/19 mar/19 abr/19 mai/19 jun/19 jul/19 ago/19 set/19
    Concluídos    3      19     3      18     1      0      7      8      3      6      5      27     17     8     
    D.U.R. Max    274    305    322    346    321    0      402    401    413    425    453    472    492    478   
    D.U.R. Min    242    289    310    267    321    0      371    372    392    394    409    208    218    321   
    D.U.R. AVG    261    296    316    328    321           382    389    399    410    424    416    384    403   
    

    Lembro a todos: Para ver o link da última tabela publicada, acesse nossa primeira publicação deste tópico. Lá atualizaremos sempre o link para visualização de nossa última tabela.

    Abraços e boa sorte a todos,

    heliobDom_Tenreiro
  • WesleyWesley Member 132 PontosPosts: 39

    Pessoal, consegui a numeração do processo da minha mãe.
    Foi enviado pelos correios via documento prioritário internacional, levou +- 15 dias
    Foi entregue dia 11/07/2019
    Consegui a senha pela LR no dia 21/08/2019
    No mesmo dia o processo constava na fase 1
    no dia 06-09/2019 estava na fase 2
    no dia 12/09/2019 estava na fase 3 onde está até agora.

    heliobCEGVSuellen
  • WesleyWesley Member 132 PontosPosts: 39

    pode colocar na tabela. Segue a numeração 55xxx/2019

    CEGV
  • ACostaACosta Member 314 PontosPosts: 49

    Bom dia a todos, acabei de receber o tão sonhado e-mail, processo concluído, agradeço a todos e em especial a CEGV, estarei na torcida por todos que também estão na espera, aguardo vcs no "1C".

    CEGVmarcelo_12mesesPRManareisDom_TenreiroNanaRPBcrispsantos
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.