Acompanhamento de Processos de Conversão de Nacionalidade Derivada em Originária (6.4 para 1.1-D)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Quer participar e contribuir? Clique no botão "Registrar-se" se é sua primeira vez aqui. Se você já é um dos nossos, clique em "Entrar".
Comentários
Triste notícia:
Trabalhadores dos registos decretam greve de três meses.
Protesto arrancou esta segunda-feira e prolonga-se até ao final do ano. Em causa reforma que revê carreiras e sistema remuneratório.
Sim. Notícia muito ruim!
Palma, palma, não priemos cânico!
Considerando o seguinte trecho da notícia:
"O dirigente sindical não espera que nenhum trabalhador faça os três meses de greve e deixa ao livre arbítrio dos colegas as datas para aderirem ao protesto. “Hoje a conservatória de Alijó está encerrada e isso deve manter-se até ao final da semana. Uma das colegas que lá trabalha vai estar de greve um mês”, exemplifica."
Pode não ter afetado a CRCentrais.
É facultado a cada gato-pingado decidir se, quando iniciar, e quando terminar sua "greve individual contributiva para a grande causa da greve geral".
Me parece que ganha um caráter de greve de revezamento.
Não haveria uma estagnação total mas, sim, um retardo nas entregas?
Pessoal,
LIiguei agora para Linha Registos, para saber do problema citado acima. Assim que começou àquela tenebrosa gravação a "Voz" informou que "o tempo de espera poderá ser inferior a 5 minutos". Oba! Pois bem, quando chegou aos 21 minutos, surge uma pessoa e diz "aguarde que vamos transferir....". Aí voltou à bendita gravação e nada de atenderem. Então quando já estava com 35 minutos de ligação, desisti. Acho que essa greve já está afetando os serviços do IRN.
Espero estar enganado. Rsrsrsrsrs
Acho que não é isso não. Acho que é a proximidade do término do expediente. Ontem aconteceu isso tbm comigo.
Tentei hj as 5:00 AM e após 47 min. consegui.
Mas você ligou para o serviço de certidão online? Eu liguei por volta das 11 h (15 horas lá). Ainda faltavam 2 horas para o fim do expediente deles.
Liguei para a LR pra saber o andamento de processo, e aconteceu justamente isso, entrou alguém dizendo que ia transferir e caiu a ligação.
Com greve o meu que não foi nem para a SEF, PJ, DGAJ...
Por Deus!!! Só em 2020 para mim?
@Maria1991 , o seu será finalizado... Ânimo !!!
Só atualizando: hoje liguei na LR e fui informado que meu processo já recebeu resposta da SEF e do DGAJ, aguardando ainda resposta da PJ desde 30/08/18, data em que as três instituições foram oficiadas.
Vamos torcer pra que as coisas continuem caminhando!
Boa sorte pra todos nós!
Boa Tarde Pessoal onde posso ver essa Tabela? o meu processo já esta na conservadoria.
Boa tarde. O DGAJ respondeu meu email avisando que respondeu a solicitação da Conservatória de Registros Centrais no dia 28/09/2018. Que bom que saiu do bendido DGAJ ??
O meu processo estava aguardando resposta do DGAJ desde 17/05/2018.
Comigo também.
Liguei as 16h horário de Lisboa.
Fiquei 1:10h na linha e acabei desligando.
Fui transferido 2 vezes.
Não recebi o email de confirmação de pgto do IRN nem responderam meu email questionando.
E hoje foi isso.
Eric, bem vindo...
A nossa tabela é cooperativa. Não tem "conexão" com os bancos de dados do IRN.
Então você precisará ir nos dando informações sobre seu processo para fazer parte da nossa tabela e com base nos dados de outros participantes e dos seus próprios passar a ter ideia de quando ocorrerão trâmites no seu processo. Isto imaginando que o seu processo se trata de um processo de neto já naturalizado pelo antigo artigo 6.4 e agora submetendo um novo processo pelo "novo" artigo 1-D (netos)
Boa, @RENANNMATTOS ! Agora precisamos que a CRCentrais confirme que já recebeu resposta da DGAJ.
@Epidaura comentou hoje tristemente desconfiada de que o grande número de processos concluídos na semana passada deveu-se exclusivamente à greve já planejada ali naquele setor que cuida de nós...
Quiseram "despejar" o que já estava na boca de saída, antes de irem de férias, nada mais que isto.
É possível que o setor esteja vazio nesta semana corrente... Dolorosa e vil realidade...
Os usuários normalmente podem atualizar suas publicações dentro de 15 minutos da publicação original. Isto servirá para corrigir eventuais erros e pequenas revisões. Estas configurações foram são definidas pelo @Admin.
Onde fica o icone da engrenagem para editar o comentário @CEGV ?
não era o normal mas estamos vendo alguns casos de muito idosos saindo "um cadinho" mais rápido que os demais.
Ainda não. "Análise" é um termo demasiadamente amplo, quando usado pelos atendentes das conservatórias. Por isso é que sempre que falam em análise temos que continuar perguntando para saber em que fase o processo efetivamente se encontra. E isso só conseguimos com algum conhecimento dos trâmites que nossos processos passam.
Não creio nisso, @Dom_Tenreiro. Acho que a DGAJ focou na quantidade enorme de pendências que tinha, viu que muita gente passou a cobrar formalmente suas respostas e se adequou. Veja que temos visto agora situações que a DGAJ já respondeu e a PJ ainda não... são variações que veremos... alguns órgãos andam mais rápido que outros em determinados momentos... Não acredito que nossos e-mails estejam "fazendo a diferença".
Abraços,
Não acredito nisso, @Sonali . No meu caso, mesmo sabendo que já haviam respondido ainda levou quase 2 meses para ser concluído o processo.
Oi @rbalthazar,
Sua pergunta foi alvo, em diversos momentos no passado, de calorosas discussões.
Acompanhe comigo:
Se você é Português porque mandaria um documento de outro país ???
Você já entra com um gol contra no bloquinho dos analistas da CRCentrais quando faz isso, entende ?
Acho que "oficialmente" eles não podem negar o processo pois não há, que saiba, lei que obrigue a submeter processo por correios com o cartão cidadão. (apesar de terem, no começo de julho/17, exigido isso).
Bem... agora no caso da sua mãe é aguardar e ver quanto tempo vai levar.
Te desejo a melhor das sortes !
Se quiser compartilhar os dados e fazer parte da nossa tabela, estamos por aqui para isso !
abraços,
Paulão, coloque a Epidaura no colo, faça-lhe um cafuné e lhe diga para não esmorecer... estamos muito mais muito próximos da conclusão. A greve não é geral e nossas heroínas (rssss) não nos deixarão no vácuo...
abraço apertado !
no canto superior direito da mensagem. Em celulares a coisa é mais "tricky"...
Galera, boa noite....
Nas últimas semanas (e que semanas!!!) o trampo tá comendo solto e, infelizmente, muitas vezes não consigo dar toda a atenção que gostaria e que vocês merecem. Sempre que abro um espacinho, dou uma olhada por coisas urgentes por aqui mas nem sempre consigo tempo para responder e me envolver direto nas discussões. Felizmente temos o @Rafa1509 e nossos outros moderadores que se envolvem e ajudam muito em todas as questões.
Escrevo esta notinha para reafirmar que estamos juntos até o fim. Não foi porque meu processo finalizou que vou sumir, ok ?
abraço apertado a todos !
Não desanimem... daqui a pouco temos atualização da nossa tabela azul ! rssss
Certo, obrigada pela orientação. Entao quais seriam os documentos que vou precisar, listando por gentileza?
Outra coisinha, eu nunca liguei na LR e nem nunca mandei email. Qual o meio mais efetivo de obter informações sobre que estagio do processo se encontra o da minha mae, a requerente?
@Raffles, temos vasto material e tópico, aqui no Portal, sobre Atribuição de filhos de portugueses Originários. Sugiro uma visita a ele, evitando discutirmos aqui sobre assuntos diferentes da Convolação / Conversão.
http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum2018/discussion/28/atribuicao-1c-filhos-de-portugueses/p1
Entre em contato com a Linha de Registos e se apresente como se fosse sua mãe. É a melhor solução para evitar que digam que não podem te dar informação alguma porque você não é a requerente.
Um ótimo texto para quem nunca ligou para a LR está no seguinte Link
http://Portupedia.com/wiki/LR
O ideal é conhecer pelo menos um pouquinho as "fases" ou trâmites do seu "tipo de processo" (falamos aqui de convolação ou atribuição de netos já naturalizados) para ter como se aprofundar nas perguntas caso o(a) atendente te responda com um lacônico "Está em Análise". Você precisa ter noção do trâmite para perguntar se, por exemplo, há exigências ou pendências, se já foram solicitadas informações aos órgãos externos (SEF, PJ e DGAJ), entre outras questões. Lendo um pouquinho das páginas anteriores deste nosso mesmo tópico, existem centenas de dicas de o que perguntar e o que esperar.
Abraços
25 Processos Concluídos
Boa sorte a todos!
Segundo minha experiência pessoal com o assunto (requerente exatamente 3 décadas mais velho do que Godzilla... conforme verifiquei na Wikipedia):
Oficialmente, no caso de requerentes anteriormente naturalizados pela LN 6.4 buscando agora a atribuição pela LN 1.d, a idade avançada nada conta. Justificativa por escrito da CRC Lisboa: O requerente já detém a nacionalidade e nada o impede de exercer todos os direitos inerentes a sua qualidade de nacional português. (o que acho ser a pura verdade, não há como negá-lo).
Mas partilho a opinião de @CEGV (mesmo que não posso prová-la) que oficiosamente dão um pequenita atenção a tais casos, mesmo que não o admitam e o façam sem ceder ao pedido de urgência (para não garar ruído, e nem derivar daí uma regra geral, coisa que nós não podereremos nunca provar, pois o oficioso não é o oficial.)
Por outro lado, no caso de requerentes com processos frescos, que ainda não sejam portugueses e que agora tentam sê-lo pelos caminhos disponíveis para tanto, a idade é, sim, um fator que justifica o pedido de urgência.
Boa sorte! sorte!! sorte!!!
Bom dia. Na próxima atualização da tabela, peço a gentileza de corrigir as informações:
De:
Dom_Tenreiro (1) 27/07 294 C C 48xxx/17 28/09/18 8 FINALIZADO
Dom_Tenreiro (2) 27/07 297 C C 48xxx/17 20/09/18 5 Diligências/DGAJ 23-5 resp 20-9
Para:
Dom_Tenreiro (1) 27/07 294 C C 48xxx/17 20/09/18 5 20/09/18 5 Diligências/DGAJ 23-5 resp 19-9
Dom_Tenreiro (2) 27/07 297 C C 48xxx/17 28/09/18 8 FINALIZADO
O meu a DGAJ respondeu um dia antes, porém o proc. de meu irmão (Dom Tenreiro 2) saiu antes, o meu acho que fica para o final do ano.
Assim que tiver a numeração do processo postarei aqui. Acompanho o fórum quase que diariamente, não vejo a hora de ter o nome da minha mãe como concluído na tabela!
Abraços!
Parece que a LR foi afetada pela greve mesmo.
Não atendem e ficam transferindo.
Sim, foi o que eu comentei ontem. Não só a LR, mas também a Civil Online. Mandei um e-mail na segunda-feira, questionando sobre uma solicitação de uma certidão que não me enviaram o código de acesso, embora o pagamento tenha sido feito com meu cartão de crédito (confirmado pela operadora). Pois bem, até agora não me deram resposta.
Boa sorte a todos!
Bom dia ,liguei hoje as 5 da manha e a LR me atendeu em uns 15 minutos ,informou que meu processo ainda encontra-se em analise ,processo de 25/09/17 ,semprevisao para diligencias,perguntei sobre a greve e informou que alguns funcionarios estao e ira ate dezembro.Abraço a todos.
Falei com um amigo que foi até a conservatória hoje e, pelo que parece, esta tudo normal por lá. Os funcionários dizem desconhecer tal greve ou paralisação, o que me chamou atenção e me fez realizar uma rápida pesquisa.
O sindicato que convocou esta greve é o Sindicato Nacional dos Registos (SNR), mesmo sindicato envolvido na ultima greve que durou uma semana no final de Julho. Lembro-me de ter lido uma matéria que falava sobre a greve e informava que o principal sindicato da categoria, o STRN, que abrange mais de 70% dos empregados do setor não aderiu a greve, por isso alguns processos que tramitavam pela CRC Centrais inclusive foram tiveram despacho favorável durante o período de greve.
Esta greve de 3 meses, como dito anteriormente, foi convocada pelo SNR, mais nenhum sindicato aderiu até agora, o que me faz pensar que realmente serão poucos que vão aderir a esta greve e as coisas devem continuar a andar normalmente.
Aqui está a matéria que mencionei acima:
https://www.dn.pt/lusa/interior/trabalhadores-do-instituto-dos-registos-e-notariado-realizam-greve-na-proxima-semana-9645633.html
22,7% concluídos!!!!!
Bom dia 56 minutos de espera e a notícia: PROCESSO CONCLUÍDO E AVERBADO EM28/09/2018. ATRIBUIÇÃO
Agora 26
Que bom @PTUSA! Parabéns!
Parabéns @PTUSA !!! Mais um!!!
Oi pessoal..
liguei hj na LR (aguardei 5 minutos e fui muito bem atendida) e fui informada de que o processo espera resposta do DGAJ ??
Ela só não me informou a data, mas disse que foi em setembro ??♀️
Em duas semana ligo novamente.
Favor atualizar a tabela ?
A atendente disse para esperar mais um bocadinho ☺️
YES !!!! Mais um para nossa conta !!! Parabéns, PTUSA !!!
E vamos que vamos !!!!
Show de bola !
@CEGV, o processo da minha mãe foi protocolizado em 23/08/17 através de advogado. Atualmente em exigência. Pode incluir na tabela? Obrigada! Abs
@PTUSA, parabéns!!! Comemore muito!!
Dá-lhe, Dallas, PTUSA! Pode sair comemorando pelas ruas! Nasçeu! O filho é teu! O filho é teu! O filho é teu! O filho é teu!
Parabéns... Para todos os convolacão ...