PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Acompanhamento de Processos de Conversão de Nacionalidade Derivada em Originária (6.4 para 1.1-D)

15556586061141

Comentários

• cvayoletecvayolete Member 153 PontosPosts: 29

Triste notícia:
    Trabalhadores dos registos decretam greve de três meses.
    Protesto arrancou esta segunda-feira e prolonga-se até ao final do ano. Em causa reforma que revê carreiras e sistema remuneratório.

marcelo_12mesesCEGV
  • claudiocbernardoclaudiocbernardo Member 528 PontosPosts: 126

@cvayolete disse:
    Triste notícia:
    Protesto arrancou esta segunda-feira e prolonga-se até ao final do ano. Em causa reforma que revê carreiras e sistema remuneratório.

Sim. Notícia muito ruim!

marcelo_12mesesCEGVLuisMariano
  • marcelo_12mesesmarcelo_12meses Member 1022 PontosPosts: 243

@claudiocbernardo disse:

@cvayolete disse:
    Triste notícia:

Sim. Notícia muito ruim!

Palma, palma, não priemos cânico!

Considerando o seguinte trecho da notícia:
    "O dirigente sindical não espera que nenhum trabalhador faça os três meses de greve e deixa ao livre arbítrio dos colegas as datas para aderirem ao protesto. “Hoje a conservatória de Alijó está encerrada e isso deve manter-se até ao final da semana. Uma das colegas que lá trabalha vai estar de greve um mês”, exemplifica."

Pode não ter afetado a CRCentrais.
    É facultado a cada gato-pingado decidir se, quando iniciar, e quando terminar sua "greve individual contributiva para a grande causa da greve geral".
    Me parece que ganha um caráter de greve de revezamento.
    Não haveria uma estagnação total mas, sim, um retardo nas entregas?

CEGV

@claudiocbernardo disse:

@jlacarvalho disse:

@Mogadouro disse:

@PACHECO disse:
    Solicitei minha certidão de nascimento na 6a feira através do Civil Online e hoje pela manhã tive a grata satisfação de receber email noticiando sua disponibilidade no sistema. Já fiz download e já consta o averbamento da nacionalidade com o seguinte texto:

"Atribuída a nacionalidade portuguesa nos termos do artigo 1o, no 1, alínea d), da Lei no 37/81, de 3 de outubro. Processo no 479XX-Sit/2017 da Conservatória dos Registos Centrais."

Boa sorte aos demais. Obrigado por compartilharem comigo desta conquista.

[Edit Rafa1509]

Também solicitei a minha na sexta mas ainda nao recebi.
    Tô achando estranho.
    Após pagar no cartão, apareceu a confirmação, mas nao recebi o email com a mudanca de status.
    Já confirmei no cartão e foi pago.
    Mandei um email pra eles com o comprovante.
    Só faltava essa....

Isso aconteceu comigo. Mas acredito que eu cometi um erro, pois eu pensei que tudo estava finalizado, mas havia um botão na tela que devia ser clicado e não o havia feito. Ao fazê-lo, deu um erro. Liguei para o meu cartão de crédito e a compra havia sido realizada. Mas fiquei encucado. Fiz o mesmo procedimento com outro cartão e um segundo email. Dessa vez cliquei no botão e hoje recebi a chave de acesso dessa segunda tentativa. Da primeira, até o momento não recebi nada.

@jlacarvalho, isso aconteceu comigo também. Quando apareceu essa página com o botão eu cliquei na tela para dar um Congtrol C nos dados que estavam no quadro acima. No que eu cliquei a página simplesmente fechou e eu não consegui clicar no botão para dar prosseguimento. Resumo da ópera. Não recebi comfirmação da Civil Online e muito menos o código de acesso. Só recebi a mensagem do meu cartão de crédito, confirmando o pagamento. Ontem mesmo eu mandei um e-mail para Civil Online (civilonline@irn.mj.pt) relatando o problema. Até agora não obtive resposta.

Abraço a todos!

Pessoal,
    LIiguei agora para Linha Registos, para saber do problema citado acima. Assim que começou àquela tenebrosa gravação a "Voz" informou que "o tempo de espera poderá ser inferior a 5 minutos". Oba! Pois bem, quando chegou aos 21 minutos, surge uma pessoa e diz "aguarde que vamos transferir....". Aí voltou à bendita gravação e nada de atenderem. Então quando já estava com 35 minutos de ligação, desisti. Acho que essa greve já está afetando os serviços do IRN.

Espero estar enganado. Rsrsrsrsrs

jlacarvalhoCEGV
  • LeciiroLeciiro Member 812 PontosPosts: 200

@claudiocbernardo disse:

@claudiocbernardo disse:

@jlacarvalho disse:

@Mogadouro disse:

@PACHECO disse:
    Solicitei minha certidão de nascimento na 6a feira através do Civil Online e hoje pela manhã tive a grata satisfação de receber email noticiando sua disponibilidade no sistema. Já fiz download e já consta o averbamento da nacionalidade com o seguinte texto:

"Atribuída a nacionalidade portuguesa nos termos do artigo 1o, no 1, alínea d), da Lei no 37/81, de 3 de outubro. Processo no 479XX-Sit/2017 da Conservatória dos Registos Centrais."

[Edit Rafa1509]

Tô achando estranho.
    Após pagar no cartão, apareceu a confirmação, mas nao recebi o email com a mudanca de status.
    Só faltava essa....

Isso aconteceu comigo. Mas acredito que eu cometi um erro, pois eu pensei que tudo estava finalizado, mas havia um botão na tela que devia ser clicado e não o havia feito. Ao fazê-lo, deu um erro. Liguei para o meu cartão de crédito e a compra havia sido realizada. Mas fiquei encucado. Fiz o mesmo procedimento com outro cartão e um segundo email. Dessa vez cliquei no botão e hoje recebi a chave de acesso dessa segunda tentativa. Da primeira, até o momento não recebi nada.

@jlacarvalho, isso aconteceu comigo também. Quando apareceu essa página com o botão eu cliquei na tela para dar um Congtrol C nos dados que estavam no quadro acima. No que eu cliquei a página simplesmente fechou e eu não consegui clicar no botão para dar prosseguimento. Resumo da ópera. Não recebi comfirmação da Civil Online e muito menos o código de acesso. Só recebi a mensagem do meu cartão de crédito, confirmando o pagamento. Ontem mesmo eu mandei um e-mail para Civil Online (civilonline@irn.mj.pt) relatando o problema. Até agora não obtive resposta.

Abraço a todos!

Pessoal,
    LIiguei agora para Linha Registos, para saber do problema citado acima. Assim que começou àquela tenebrosa gravação a "Voz" informou que "o tempo de espera poderá ser inferior a 5 minutos". Oba! Pois bem, quando chegou aos 21 minutos, surge uma pessoa e diz "aguarde que vamos transferir....". Aí voltou à bendita gravação e nada de atenderem. Então quando já estava com 35 minutos de ligação, desisti. Acho que essa greve já está afetando os serviços do IRN.

Acho que não é isso não. Acho que é a proximidade do término do expediente. Ontem aconteceu isso tbm comigo.
    Tentei hj as 5:00 AM e após 47 min. consegui.

CEGV

@Leciiro disse:

@claudiocbernardo disse:

@claudiocbernardo disse:

@jlacarvalho disse:

@Mogadouro disse:

@PACHECO disse:

[Edit Rafa1509]

Tô achando estranho.
    Só faltava essa....

Abraço a todos!

Pessoal,

Acho que não é isso não. Acho que é a proximidade do término do expediente. Ontem aconteceu isso tbm comigo.

Mas você ligou para o serviço de certidão online? Eu liguei por volta das 11 h (15 horas lá). Ainda faltavam 2 horas para o fim do expediente deles.

• LeciiroLeciiro Member 812 PontosPosts: 200

@claudiocbernardo disse:

@Leciiro disse:

@claudiocbernardo disse:

@claudiocbernardo disse:

@jlacarvalho disse:

@Mogadouro disse:

@PACHECO disse:

[Edit Rafa1509]

Tô achando estranho.
    Só faltava essa....

Abraço a todos!

Pessoal,

Mas você ligou para o serviço de certidão online? Eu liguei por volta das 11 h (15 horas lá). Ainda faltavam 2 horas para o fim do expediente deles.

Liguei para a LR pra saber o andamento de processo, e aconteceu justamente isso, entrou alguém dizendo que ia transferir e caiu a ligação.

CEGV
  • Maria1991Maria1991 Member 151 PontosPosts: 54

Com greve o meu que não foi nem para a SEF, PJ, DGAJ...
    Por Deus!!! Só em 2020 para mim?

CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4996 PontosPosts: 5,130

@Maria1991 disse:
    Com greve o meu que não foi nem para a SEF, PJ, DGAJ...
    Por Deus!!! Só em 2020 para mim?

@Maria1991 , o seu será finalizado... Ânimo !!!

• rodrigocruzrodrigocruz Member 348 PontosPosts: 79

Só atualizando: hoje liguei na LR e fui informado que meu processo já recebeu resposta da SEF e do DGAJ, aguardando ainda resposta da PJ desde 30/08/18, data em que as três instituições foram oficiadas.
    Vamos torcer pra que as coisas continuem caminhando!
    Boa sorte pra todos nós!

CEGV
  • EricEric Member 27 PontosPosts: 1

Boa Tarde Pessoal onde posso ver essa Tabela? o meu processo já esta na conservadoria.

CEGV
  • RENANNMATTOSRENANNMATTOS Member 147 PontosPosts: 26

Boa tarde. O DGAJ respondeu meu email avisando que respondeu a solicitação da Conservatória de Registros Centrais no dia 28/09/2018. Que bom que saiu do bendido DGAJ ??

CEGV
  • RENANNMATTOSRENANNMATTOS Member 147 PontosPosts: 26

O meu processo estava aguardando resposta do DGAJ desde 17/05/2018.

CEGV
  • MogadouroMogadouro Member 114 PontosPosts: 43

@claudiocbernardo disse:

@Leciiro disse:

@claudiocbernardo disse:

@claudiocbernardo disse:

@jlacarvalho disse:

@Mogadouro disse:

@PACHECO disse:

[Edit Rafa1509]

Tô achando estranho.
    Só faltava essa....

Abraço a todos!

Pessoal,

Comigo também.
    Liguei as 16h horário de Lisboa.
    Fiquei 1:10h na linha e acabei desligando.
    Fui transferido 2 vezes.
    Não recebi o email de confirmação de pgto do IRN nem responderam meu email questionando.
    E hoje foi isso.

CEGV

@Eric disse:
    Boa Tarde Pessoal onde posso ver essa Tabela? o meu processo já esta na conservadoria.

Eric, bem vindo...
    A nossa tabela é cooperativa. Não tem "conexão" com os bancos de dados do IRN.
    Então você precisará ir nos dando informações sobre seu processo para fazer parte da nossa tabela e com base nos dados de outros participantes e dos seus próprios passar a ter ideia de quando ocorrerão trâmites no seu processo. Isto imaginando que o seu processo se trata de um processo de neto já naturalizado pelo antigo artigo 6.4 e agora submetendo um novo processo pelo "novo" artigo 1-D (netos)

@RENANNMATTOS disse:
    Boa tarde. O DGAJ respondeu meu email avisando que respondeu a solicitação da Conservatória de Registros Centrais no dia 28/09/2018. Que bom que saiu do bendido DGAJ ??

Boa, @RENANNMATTOS ! Agora precisamos que a CRCentrais confirme que já recebeu resposta da DGAJ.

RENANNMATTOS
  • EpidauraMoreiraEpidauraMoreira Member 1644 PontosPosts: 444
    editado outubro 2018

@Epidaura comentou hoje tristemente desconfiada de que o grande número de processos concluídos na semana passada deveu-se exclusivamente à greve já planejada ali naquele setor que cuida de nós...

Quiseram "despejar" o que já estava na boca de saída, antes de irem de férias, nada mais que isto.

É possível que o setor esteja vazio nesta semana corrente... Dolorosa e vil realidade...

CEGV
    editado outubro 2018

@PACHECO disse:
    Não localizei de jeito nenhum, abri no Firefox e Chrome e nada...será que somente administradores tem esta opção?

Os usuários normalmente podem atualizar suas publicações dentro de 15 minutos da publicação original. Isto servirá para corrigir eventuais erros e pequenas revisões. Estas configurações foram são definidas pelo @Admin.

PACHECO
  • PACHECOPACHECO Member 707 PontosPosts: 197

@CEGV disse:

Os usuários normalmente podem atualizar suas publicações dentro de 15 minutos da publicação...

Onde fica o icone da engrenagem para editar o comentário @CEGV ?

@ECG disse:
    1) Curisiodade: Alguém sabe dizer se a idade da pessoa do processo está contribuindo para acelerar o processo?

não era o normal mas estamos vendo alguns casos de muito idosos saindo "um cadinho" mais rápido que os demais.

2) Outra curiosidade: entrei com o processo em set/2017 e não recebi nenhum email sobre "exigência". Já perguntei há um mês, e só falaram que o processo estava em "análise" e que se houvesse alguma, eu seria notificada. Será que já passou dessa etapa de pedir alguma retificação?

Ainda não. "Análise" é um termo demasiadamente amplo, quando usado pelos atendentes das conservatórias. Por isso é que sempre que falam em análise temos que continuar perguntando para saber em que fase o processo efetivamente se encontra. E isso só conseguimos com algum conhecimento dos trâmites que nossos processos passam.

@Dom_Tenreiro disse:
    Só houve resposta da DGAJ porque foi enviado e-mail, senão, creio que estaria até agora esperando.

Não creio nisso, @Dom_Tenreiro. Acho que a DGAJ focou na quantidade enorme de pendências que tinha, viu que muita gente passou a cobrar formalmente suas respostas e se adequou. Veja que temos visto agora situações que a DGAJ já respondeu e a PJ ainda não... são variações que veremos... alguns órgãos andam mais rápido que outros em determinados momentos... Não acredito que nossos e-mails estejam "fazendo a diferença".

Abraços,

@Sonali disse:
    Pessoal, será que quem não enviar e-mail para saber do andamento da resposta no DGAJ vai ficar prejudicado? Eu prefiro não importunar mas fico em dúvida se vou ficar para trás desta forma...

Não acredito nisso, @Sonali . No meu caso, mesmo sabendo que já haviam respondido ainda levou quase 2 meses para ser concluído o processo.

@rbalthazar disse:
    Uma curiosidade: dos que tiveram processos concluídos, alguém enviou como documento de identificação o RG brasileiro em vez do CC? Pergunto pois enviei o processo da minha mãe somente com o RG, uma vez que, devido ao fato de ela ser divorciada, levaria muito tempo para atualizar o estado civil e solicitar o CC. Estou na torcida para que o processo seja concluído tranquilamente.

Oi @rbalthazar,

Sua pergunta foi alvo, em diversos momentos no passado, de calorosas discussões.

Acompanhe comigo:

Se você é Português porque mandaria um documento de outro país ???
    Você já entra com um gol contra no bloquinho dos analistas da CRCentrais quando faz isso, entende ?

Acho que "oficialmente" eles não podem negar o processo pois não há, que saiba, lei que obrigue a submeter processo por correios com o cartão cidadão. (apesar de terem, no começo de julho/17, exigido isso).

Bem... agora no caso da sua mãe é aguardar e ver quanto tempo vai levar.
    Te desejo a melhor das sortes !
    Se quiser compartilhar os dados e fazer parte da nossa tabela, estamos por aqui para isso !

abraços,

@EpidauraMoreira disse:
    @Epidaura comentou hoje tristemente desconfiada de que o grande número de processos concluídos na semana passada deveu-se exclusivamente à greve já planejada ali naquele setor que cuida de nós...

Paulão, coloque a Epidaura no colo, faça-lhe um cafuné e lhe diga para não esmorecer... estamos muito mais muito próximos da conclusão. A greve não é geral e nossas heroínas (rssss) não nos deixarão no vácuo...

abraço apertado !

LuisMarianomarcelo_12mesesEpidauraMoreira

@PACHECO disse:
    Onde fica o icone da engrenagem para editar o comentário @CEGV ?

no canto superior direito da mensagem. Em celulares a coisa é mais "tricky"...

Galera, boa noite....

Nas últimas semanas (e que semanas!!!) o trampo tá comendo solto e, infelizmente, muitas vezes não consigo dar toda a atenção que gostaria e que vocês merecem. Sempre que abro um espacinho, dou uma olhada por coisas urgentes por aqui mas nem sempre consigo tempo para responder e me envolver direto nas discussões. Felizmente temos o @Rafa1509 e nossos outros moderadores que se envolvem e ajudam muito em todas as questões.

Escrevo esta notinha para reafirmar que estamos juntos até o fim. Não foi porque meu processo finalizou que vou sumir, ok ?

abraço apertado a todos !
    Não desanimem... daqui a pouco temos atualização da nossa tabela azul ! rssss

MarciaCoelhoLeciiroRENANNMATTOSIsabelaMTmarcelo_12mesesfabiocabrallheliobilyan
  • RafflesRaffles Member 373 PontosPosts: 89

@marcelo_12meses disse:

@Malu disse:
    @Raffles, em 2016 eu já tinha feito todos os documentos pensando que os processos não demorariam tanto, agora tenho que refazer tudo, mas vou esperar receber o e-mail da Conservatória avisando que o processo da minha mãe já finalizou. Talvez termine em outubro, talvez novembro, ninguem sabe. Mas sugiro que você espere um pouco para fazer os teus documentos. Alguns tem prazo de validade... Boa sorte para todos nós!

Eu também penso que o melhor é esperar até que o processo de conversão do neto esteja lá no final.
    Considerando, como exemplo, o processo do colega Dom Tenreiro (2), cuja Diligência DGAJ foi enviada em 23-5, e só respondida agora 20-9, tem-se uma estimativa de 3-4 meses até que a DGAJ responda, e mais 1-2 meses seguintes até o averbamento.
    Assim, para o caso do meu requerente, com processo recebido em jan-2018, estou estimando que por volta de abril-2019 ele estará indo para averbamento e, consequentemente, considero que março-abril-2019 será o momento apropriado para eu solicitar a minha certidão de nascimento e apostilá-la.

Certo, obrigada pela orientação. Entao quais seriam os documentos que vou precisar, listando por gentileza?

• RafflesRaffles Member 373 PontosPosts: 89

@Raffles disse:

@marcelo_12meses disse:

@Malu disse:
    @Raffles, em 2016 eu já tinha feito todos os documentos pensando que os processos não demorariam tanto, agora tenho que refazer tudo, mas vou esperar receber o e-mail da Conservatória avisando que o processo da minha mãe já finalizou. Talvez termine em outubro, talvez novembro, ninguem sabe. Mas sugiro que você espere um pouco para fazer os teus documentos. Alguns tem prazo de validade... Boa sorte para todos nós!

Eu também penso que o melhor é esperar até que o processo de conversão do neto esteja lá no final.
    Considerando, como exemplo, o processo do colega Dom Tenreiro (2), cuja Diligência DGAJ foi enviada em 23-5, e só respondida agora 20-9, tem-se uma estimativa de 3-4 meses até que a DGAJ responda, e mais 1-2 meses seguintes até o averbamento.
    Assim, para o caso do meu requerente, com processo recebido em jan-2018, estou estimando que por volta de abril-2019 ele estará indo para averbamento e, consequentemente, considero que março-abril-2019 será o momento apropriado para eu solicitar a minha certidão de nascimento e apostilá-la.

Certo, obrigada pela orientação. Entao quais seriam os documentos que vou precisar, listando por gentileza?

Outra coisinha, eu nunca liguei na LR e nem nunca mandei email. Qual o meio mais efetivo de obter informações sobre que estagio do processo se encontra o da minha mae, a requerente?

@Raffles disse:

@Raffles, temos vasto material e tópico, aqui no Portal, sobre Atribuição de filhos de portugueses Originários. Sugiro uma visita a ele, evitando discutirmos aqui sobre assuntos diferentes da Convolação / Conversão.

http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum2018/discussion/28/atribuicao-1c-filhos-de-portugueses/p1

marcelo_12meses
    editado outubro 2018

@Raffles disse:
    Outra coisinha, eu nunca liguei na LR e nem nunca mandei email. Qual o meio mais efetivo de obter informações sobre que estagio do processo se encontra o da minha mae, a requerente?

Entre em contato com a Linha de Registos e se apresente como se fosse sua mãe. É a melhor solução para evitar que digam que não podem te dar informação alguma porque você não é a requerente.

Um ótimo texto para quem nunca ligou para a LR está no seguinte Link
    http://Portupedia.com/wiki/LR

O ideal é conhecer pelo menos um pouquinho as "fases" ou trâmites do seu "tipo de processo" (falamos aqui de convolação ou atribuição de netos já naturalizados) para ter como se aprofundar nas perguntas caso o(a) atendente te responda com um lacônico "Está em Análise". Você precisa ter noção do trâmite para perguntar se, por exemplo, há exigências ou pendências, se já foram solicitadas informações aos órgãos externos (SEF, PJ e DGAJ), entre outras questões. Lendo um pouquinho das páginas anteriores deste nosso mesmo tópico, existem centenas de dicas de o que perguntar e o que esperar.

Abraços

marcelo_12mesesilyan

Atualização - 110 Processos
    25 Processos Concluídos

Forista                  Entr. DUR E Processo Últ.At.  F STATUS        
    ====================================================================
    Beto Souza               04/07 292 P C 447xx/17 03/09/18 8 FINALIZADO
    gabriel401               06/07 291 P C 446xx/17 04/09/18 8 FINALIZADO
    Morgado (mãe)            06/07 274 P C 446xx/17 09/08/18 8 FINALIZADO
    lupaes30_                07/07 289 P C 448xx/17 03/09/18 8 FINALIZADO
    Raul S.F.J.  (186 Dias)? 07/07 125 A C 453xx/17 09/01/18 * FINALIZADO
    R.A.P.                   07/07 305 P C 462xx/17 25/09/18 8 FINALIZADO
    flavio_morgado           10/07 310 C C 462xx/17 26/09/18 6 Aguarda retorno MJ
    Fernanda                 13/07 226 P C 45xxx/17 11/06/18 8 FINALIZADO
    nicolasgab (mãe)         13/07 257 C C 45xxx/17 24/07/18 8 FINALIZADO
    jlacarvalho              13/07 304 C C 463xx/17 28/09/18 8 FINALIZADO
    gabrielsousa (pai)       13/07 255 C C 463xx/17 20/07/18 8 FINALIZADO
    Leciiro                  13/07 293 C C 46xxx/17 13/09/18 8 FINALIZADO
    CEGV                     14/07 292 C C 464xx/17 13/09/18 8 FINALIZADO
    Pedro                    14/07 213 C C 464xx/17 23/05/18 8 FINALIZADO
    Mey Sarafana             18/07 301 C C 46xxx/17 28/09/18 8 FINALIZADO
    marinho                  18/07 304 C C 466xx/17 25/09/18 6 Aguarda despacho do MJ desde 03-08
    anycastro                18/07 301 C C 466xx/17 28/09/18 8 FINALIZADO
    Luis D                   19/07 253 C C 466xx/17 24/07/18 8 FINALIZADO
    mabarros                 19/07 303 C C 47xxx/17 01/10/18 6 Aguarda retorno MJ
    dsgalhardo               20/07 302 C C 469xx/17 11/09/18 6 Aguarda retorno MJ
    PTUSA                    20/07 302 C C 464xx/17 27/09/18 7 *** REGISTRO ***
    PTUSA (irmão)            20/07 299 C C 464xx/17 28/09/18 8 FINALIZADO
    Rodrigo_Camacho          20/07 302 C C 47xxx/17 28/09/18 5 Diligências/DGAJ 09/05
    brasilhenrique (mãe)     20/07 302 A C 477xx/17 17/07/18 5 Diligências/DGAJ
    Ziza (pai)               20/07 299 C C 474xx/17 28/09/18 8 FINALIZADO
    cemeisss89 (pai)         21/07 301 C C 475xx/17 09/08/18 6 Seguiu para Parecer e Despacho
    PACHECO                  23/07 298 C C 47xxx/17 28/09/18 8 FINALIZADO
    bmasouza                 24/07 297 C C 47xxx/17 28/09/18 8 FINALIZADO
    RENANNMATTOS             24/07 300 C C 47xxx/17 02/10/18 5 Diligências/DGAJ (resp 28/9)
    lisandracf               25/07 299 C C 47XX9/17 28/09/18 5 Diligências/DGAJ 10-5 resp 19-9
    Lissa (mãe)              25/07 299 C C 477XX/17 28/09/18 5 Diligências/DGAJ 9-05
    rodrj                    27/07 297 P C 47xxx/17 13/09/18 5 Diligências/DGAJ
    Dom_Tenreiro (1)         27/07 294 C C 48xxx/17 28/09/18 8 FINALIZADO
    Dom_Tenreiro (2)         27/07 297 C C 48xxx/17 20/09/18 5 Diligências/DGAJ 23-5 resp 20-9
    claudiocbernardo         27/07 294 C C 484xx/17 28/09/18 8 FINALIZADO
    Mogadouro                28/07 292 C C 48xxx/17 27/09/18 8 FINALIZADO
    garaujo (pai)            30/07 291 S C 33xxx/17 26/09/18 8 FINALIZADO
    JR494                    31/07 295 C C 488xx/17 11/09/18 5 Diligências/DGAJ 17-5
    marianaorsini            03/08 292 C C 488xx/17 01/10/18 5 Diligências/DGAJ 20-9
    Rodrigo                  03/08 269 A C 47xxx/17 31/08/18 8 FINALIZADO
    thaisabad (mãe)          04/08 291 C C 49XXX/17 28/09/18 5 Diligências/DGAJ 25-5
    Sonali (marido)          04/08 291 C C 49XXX/17 28/09/18 5 Diligências
    cvayolete                09/08 288 C C 48xxx/17 17/09/18 5 Diligências/DGAJ
    fabianasmello (mãe)      09/08 288 C C 50xxx/17 19/06/18 4 Análise
    rodrigocruz              10/08 287 C C 50xxx/17 02/10/18 5 Diligências - falta PJ (desde 30/08)
    lets (avó)               10/08 287 A C 514xx/17 15/05/18 4 Análise
    Glênio                   11/08 286 C C 504xx/17 18/05/18 4 Análise
    Fabio Floriano (JAAM)    14/08 285 C C 504xx/17 29/08/18 4 Análise
    DKS                      14/08 285 C C 504xx/17 03/09/18 5 Diligências
    Alice (pai)              14/08 285 C C 50xxx/17 07/09/18 5 Diligências PJ
    ilyan (mãe)              19/08 282 C C 510xx/17 25/09/18 4 Análise
    PVP                      21/08 281 C C 049xx/18 14/09/18 5 Diligências
    Simoni                   22/08 280 C C 50xxx/17 18/07/18 4 Análise
    Malu (mãe)               23/08 279 P C 50xxx/17 21/09/18 5 Diligências
    jhmferraz (mãe)          23/08 279 C C 507xx/17 06/09/18 5 Diligências PJ/DGAJ
    cquintal                 23/08 279 C C 508xx/17 18/07/18 5 Diligências
    FSP                      23/08 279 C C 51xxx/17 23/08/18 5 Diligências 7/9
    Soraia1975               23/08 279 C C 510xx/17 20/09/18 4 Análise
    aparecida                23/08 279 C C 51xxx/17 07/09/18 4 Análise
    Jorge                    30/08 274 C C 514xx/17 07/09/18 5 Diligências
    Beth                     31/08 273 A C 514xx/17 29/05/18 4 Análise
    egtorres (mãe)           31/08 273 A C 514xx/17 06/08/18 4 Análise
    IsabelaMT (mãe)          31/08 273 A C 51xxx/17 25/09/18 5 Diligências
    Yohalin                  02/09 272 C C 52xxx/17 14/09/18 4 Análise
    Renato_Andrade (mãe)     04/09 271 C C 51xxx/17 10/06/18 5 Diligências
    Andrea                   07/09 242 A C 52xxx/17 28/08/18 8 FINALIZADO
    LuisMariano              08/09 267 P C 52xxx/17 17/07/18 5 Diligências DGAJ 5/6
    Maria1991 (mãe)          10/09 267 C C 5xxxx/17 27/09/18 4 Análise
    RafaMelo (mãe)           11/09 266 C C 504xx/17 24/09/18 5 Diligências SEF/PJ/DGAJ (DGAJ resp 24/9)
    fabiocabrall             11/09 266 P C 522xx/17 29/08/18 5 Diligências
    ECG                      18/09 261 C C 534xx/17 30/05/18 4 Análise
    nicolas                  19/09 260 C C 545xx/17 18/05/18 4 Análise
    Rafa1509 (Esposa)        19/09 260 A C 547xx/17 25/01/18 5 Diligências
    Rose                     19/09 260 A C 550xx/17 01/09/18 4 Análise
    RodsAmaral               25/09 256 C C 556xx/17 26/09/18 4 Análise
    Asferjunior (sogro)      02/10 251 C C 56xxx/17 26/09/18 4 Análise
    Asferjunior              02/10 251 C C 57xxx/17 26/09/18 4 Análise
    Fábio Floriano           12/10 244 C C 586xx/17 29/08/18 4 Análise
    fabys_machado            16/10 242 C C 58xxx/17 03/05/18 4 Análise
    marcelovilaca (mãe)    * 20/10 238 A C 001xx/18 18/05/18 4 Análise
    Pitta (mãe)              23/10 237 C C 011xx/18 12/06/18 4 Análise
    EpidauraMoreira          26/10 234 C C 086xx/18 12/09/18 5 Diligências
    DeboraB                  30/10 232 C C 027xx/18 01/08/18 4 Análise
    Bianca (mãe)             31/10 231 P C 030xx/18 25/08/18 4 Análise
    Raffles (mãe)          * 02/11 230 A C 029xx/18 18/04/18 4 Análise
    mzaneti                  02/11 230 C C 039xx/18 15/06/18 4 Análise
    Pablo                    02/11 230 C C 041xx/18 14/06/18 5 Diligências
    fe26                     02/11 230 C C 042xx/18 09/03/18 4 Análise
    NanaMa                   03/11 229 C C 04xxx/18 10/09/18 4 Análise
    DouglasFreitas           21/11 217 C C 112xx/18 18/05/18 4 Análise
    michelribeiro91          24/11 214 C C 132xx/18 27/07/18 4 Análise
    Mauro                    04/12 209 C C 148xx/18 21/03/18 4 Análise
    thadc (mãe)              03/01 190 A C 075xx/18 28/09/18 5 Diligências
    marcelo_12meses (pai)    11/01 184 C C 27xxx/18 28/05/18 1 Numerado
    Renise                   17/01 180 P C 052xx/18 31/08/18 4 Análise
    waldomirosantos        * 17/01 180 c C 283xx/18 13/09/18 4 Análise
    Rosaria (tio)            05/02 167 C C 347xx/18 05/07/18 4 Análise
    Silasfora                12/02 162 C C 353xx/18 24/07/18 1 Numerado
    Thiago                   19/02 157 P C 28xxx/18 05/06/18 4 Análise
    cidadãodomundo           19/02 157 C C 38xxx/18 05/06/18 4 Análise
    NovoTuga                 21/02 155 C C 41xxx/18 20/08/18 4 Análise
    Rosaria (mãe)            06/03 146 C C 42xxx/18 31/08/18 1 Numerado
    Souza                    06/03 146 P C ??xxx/18 12/09/18 0 Pendente
    Acosta                   12/03 142 C C 442xx/18 31/08/18 0 Pendente
    Helio                    19/03 137 C C 044xx/18 14/09/18 4 Análise
    Otaciano                 20/03 136 A C 213xx/18 12/09/18 4 Análise
    MariaRibeiro             26/04 111 C C ??xxx/18 19/04/18 0 Pendente
    Niq                      29/05 089 C C ??xxx/18 27/07/18 0 Pendente
    hespozel (Sogro)         04/06 086 C C ??xxx/18 19/04/18 0 Pendente
    hiroy                    13/08 036 C C ??xxx/18 19/04/18 0 Pendente
    SeverDoVouga             20/09 009 C C ??xxx/18 19/04/18 0 Pendente
    Estatísticas:
    - 69 Requerentes +180 dias, 13 entre 91 e 180 dias e 4 com até 90 dias
    - Status (7 Pendentes , 3 Numerados , 39  em Análise , 30 em Diligências , 5 em Despacho , 1 em Registro)
    Envio(E):
    P - Pessoalmente ; C - Correios/Courrier ; A - Advogado/Despachante ;
    S - Solicitador/Preposto ; * - Não informado/Informação Pend

D.U.R. - Dias Úteis desde o Recebimento na CRCentrais
    Cores: Vermelho - +180 dias; Marrom - de 91 a 180 dias; Verde - Até 90 dias

Boa sorte a todos!

• EpidauraMoreiraEpidauraMoreira Member 1644 PontosPosts: 444

@ECG disse:
    1) Curisiodade: Alguém sabe dizer se a idade da pessoa do processo está contribuindo para acelerar o processo?

Segundo minha experiência pessoal com o assunto (requerente exatamente 3 décadas mais velho do que Godzilla... conforme verifiquei na Wikipedia):

Oficialmente, no caso de requerentes anteriormente naturalizados pela LN 6.4 buscando agora a atribuição pela LN 1.d, a idade avançada nada conta. Justificativa por escrito da CRC Lisboa: O requerente já detém a nacionalidade e nada o impede de exercer todos os direitos inerentes a sua qualidade de nacional português. (o que acho ser a pura verdade, não há como negá-lo).

Mas partilho a opinião de @CEGV (mesmo que não posso prová-la) que oficiosamente dão um pequenita atenção a tais casos, mesmo que não o admitam e o façam sem ceder ao pedido de urgência (para não garar ruído, e nem derivar daí uma regra geral, coisa que nós não podereremos nunca provar, pois o oficioso não é o oficial.)

Por outro lado, no caso de requerentes com processos frescos, que ainda não sejam portugueses e que agora tentam sê-lo pelos caminhos disponíveis para tanto, a idade é, sim, um fator que justifica o pedido de urgência.

Boa sorte! sorte!! sorte!!!

CEGV
  • Dom_TenreiroDom_Tenreiro Member 358 PontosPosts: 75

Bom dia. Na próxima atualização da tabela, peço a gentileza de corrigir as informações:

De:
    Dom_Tenreiro (1) 27/07 294 C C 48xxx/17 28/09/18 8 FINALIZADO
    Dom_Tenreiro (2) 27/07 297 C C 48xxx/17 20/09/18 5 Diligências/DGAJ 23-5 resp 20-9

Para:
    Dom_Tenreiro (1) 27/07 294 C C 48xxx/17 20/09/18 5 20/09/18 5 Diligências/DGAJ 23-5 resp 19-9
    Dom_Tenreiro (2) 27/07 297 C C 48xxx/17 28/09/18 8 FINALIZADO

O meu a DGAJ respondeu um dia antes, porém o proc. de meu irmão (Dom Tenreiro 2) saiu antes, o meu acho que fica para o final do ano.

CEGV
  • rbalthazarrbalthazar Member 56 PontosPosts: 9

Sua pergunta foi alvo, em diversos momentos no passado, de calorosas discussões.

Acompanhe comigo:

Se você é Português porque mandaria um documento de outro país ???
    Você já entra com um gol contra no bloquinho dos analistas da CRCentrais quando faz isso, entende ?

Acho que "oficialmente" eles não podem negar o processo pois não há, que saiba, lei que obrigue a submeter processo por correios com o cartão cidadão. (apesar de terem, no começo de julho/17, exigido isso).

Bem... agora no caso da sua mãe é aguardar e ver quanto tempo vai levar.
    Te desejo a melhor das sortes !
    Se quiser compartilhar os dados e fazer parte da nossa tabela, estamos por aqui para isso !

abraços,

Assim que tiver a numeração do processo postarei aqui. Acompanho o fórum quase que diariamente, não vejo a hora de ter o nome da minha mãe como concluído na tabela!

Abraços!

CEGVLeciiro
  • MogadouroMogadouro Member 114 PontosPosts: 43

Parece que a LR foi afetada pela greve mesmo.
    Não atendem e ficam transferindo.

CEGV

@Mogadouro disse:
    Parece que a LR foi afetada pela greve mesmo.
    Não atendem e ficam transferindo.

Sim, foi o que eu comentei ontem. Não só a LR, mas também a Civil Online. Mandei um e-mail na segunda-feira, questionando sobre uma solicitação de uma certidão que não me enviaram o código de acesso, embora o pagamento tenha sido feito com meu cartão de crédito (confirmado pela operadora). Pois bem, até agora não me deram resposta.

Boa sorte a todos!

CEGV
  • RodsamaralRodsamaral Member 468 PontosPosts: 125

Bom dia ,liguei hoje as 5 da manha e a LR me atendeu em uns 15 minutos ,informou que meu processo ainda encontra-se em analise ,processo de 25/09/17 ,semprevisao para diligencias,perguntei sobre a greve e informou que alguns funcionarios estao e ira ate dezembro.Abraço a todos.

CEGV
  • MoacirJRMoacirJR Member 94 PontosPosts: 6

Falei com um amigo que foi até a conservatória hoje e, pelo que parece, esta tudo normal por lá. Os funcionários dizem desconhecer tal greve ou paralisação, o que me chamou atenção e me fez realizar uma rápida pesquisa.

O sindicato que convocou esta greve é o Sindicato Nacional dos Registos (SNR), mesmo sindicato envolvido na ultima greve que durou uma semana no final de Julho. Lembro-me de ter lido uma matéria que falava sobre a greve e informava que o principal sindicato da categoria, o STRN, que abrange mais de 70% dos empregados do setor não aderiu a greve, por isso alguns processos que tramitavam pela CRC Centrais inclusive foram tiveram despacho favorável durante o período de greve.

Esta greve de 3 meses, como dito anteriormente, foi convocada pelo SNR, mais nenhum sindicato aderiu até agora, o que me faz pensar que realmente serão poucos que vão aderir a esta greve e as coisas devem continuar a andar normalmente.

Aqui está a matéria que mencionei acima:

https://www.dn.pt/lusa/interior/trabalhadores-do-instituto-dos-registos-e-notariado-realizam-greve-na-proxima-semana-9645633.html

ilyanMarciaCoelhomarcelo_12mesesCEGVLissaFSP

@CEGV disse:

Atualização - 110 Processos
    25 Processos Concluídos

22,7% concluídos!!!!!

ilyanCEGVMaluRENANNMATTOSMarciaCoelho
  • PTUSAPTUSA Member 132 PontosPosts: 15

Bom dia 56 minutos de espera e a notícia: PROCESSO CONCLUÍDO E AVERBADO EM28/09/2018. ATRIBUIÇÃO

lisandracffabiocabrallanareisilyanLeciiroPACHECOCEGVMarciaCoelhoEpidauraMoreiraRafa1509e 9 outros.
  • PTUSAPTUSA Member 132 PontosPosts: 15

Agora 26

lisandracfCEGVmarcelo_12meses

@PTUSA disse:
    Bom dia 56 minutos de espera e a notícia: PROCESSO CONCLUÍDO E AVERBADO EM28/09/2018. ATRIBUIÇÃO

Que bom @PTUSA! Parabéns!

LeciiroCEGVmarcelo_12mesesfabys_machado
  • ilyanilyan Member 277 PontosPosts: 46

Parabéns @PTUSA !!! Mais um!!!

LeciiroCEGVLuisMarianomarcelo_12mesesfabys_machado

Oi pessoal..
    liguei hj na LR (aguardei 5 minutos e fui muito bem atendida) e fui informada de que o processo espera resposta do DGAJ ??
    Ela só não me informou a data, mas disse que foi em setembro ??‍♀️
    Em duas semana ligo novamente.
    Favor atualizar a tabela ?

LeciiroCEGVheliob

A atendente disse para esperar mais um bocadinho ☺️

LeciiroCEGVRafa1509

@PTUSA disse:

YES !!!! Mais um para nossa conta !!! Parabéns, PTUSA !!!

E vamos que vamos !!!!
    Show de bola !

LuisMarianomarcelo_12mesesheliob
  • MarciaCoelhoMarciaCoelho Member 418 PontosPosts: 86

@CEGV, o processo da minha mãe foi protocolizado em 23/08/17 através de advogado. Atualmente em exigência. Pode incluir na tabela? Obrigada! Abs

LuisMariano
  • MarciaCoelhoMarciaCoelho Member 418 PontosPosts: 86

@PTUSA, parabéns!!! Comemore muito!!

marcelo_12mesesLuisMariano

@PTUSA disse:

Dá-lhe, Dallas, PTUSA! Pode sair comemorando pelas ruas! Nasçeu! O filho é teu! O filho é teu! O filho é teu! O filho é teu!

CEGVMarciaCoelhoLuisMarianoRafa1509Rodsamaral
  • Maria1991Maria1991 Member 151 PontosPosts: 54

Parabéns... Para todos os convolacão ...

marcelo_12mesesLuisMarianoCEGV
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.