PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Ajuda para Iniciantes buscando informações sobre Nacionalidade Portuguesa

13468929

Comentários

  • RosaMLimaRosaMLima Member 100 PontosPosts: 20

    Boa tarde : Fui informada ao ligar para a Linha de Registros que foi aprovado o pedido de cidadania da minha mãe no dia 07.07.19 e estava em despacho.
    Já consigo pegar o assento dela no Civil on Line ?
    Para fazer a transcrição do casamento dela precisarei do assento , correto?
    Qual a melhor maneira de fazer esta transcrição : por correios ou indo a Portugal (irei para lá em outubro)

    CEGV
  • RosaMLimaRosaMLima Member 100 PontosPosts: 20

    Muito obrigada pelas instruções ! Ajudaram muito, seguirei-as todas !
    Postarei os resultados.
    Gostaria de partilhar que dei entrada no processo de cidadania da minha mãe em fevereiro deste ano, no ACP . Em maio pediram prova de vida dela , a ser realizada no Consulado em São Paulo. Ela está com 89 anos de idade, creio tenha sido por isto a exigência de prova de vida. Os pais dela , meus avós, são ambos portugueses , da Ilha da Madeira, e se casaram em Portugal.
    Achei que o processo de cidadania foi rápido 5 meses ao todo.
    Ficamos muito felizes !
    Abraços a todos !

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @RosaMLima disse:
    Boa tarde : Fui informada ao ligar para a Linha de Registros que foi aprovado o pedido de cidadania da minha mãe no dia 07.07.19 e estava em despacho.
    Já consigo pegar o assento dela no Civil on Line ?
    Para fazer a transcrição do casamento dela precisarei do assento , correto?
    Qual a melhor maneira de fazer esta transcrição : por correios ou indo a Portugal (irei para lá em outubro)

    Rosa, em tempo...

    Se "estava em despacho", não foi aprovado ainda. Só está realmente finalizado o processo quando o registro ou assento é criado no registro civil português. Você só conseguirá emitir o assento dela pelo CivilOnline após a efetiva conclusão do processo.

    Se apenas ocorreu o despacho de deferimento e não ainda o registro, o processo Não foi concluído. Verifique quais são os reais fatos antes de prosseguir.

    abraços,

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @RosaMLima disse:
    ... Em maio pediram prova de vida dela , a ser realizada no Consulado em São Paulo. Ela está com 89 anos de idade, creio tenha sido por isto a exigência de prova de vida.

    Sem dúvidas

    ...Os pais dela , meus avós, são ambos portugueses , da Ilha da Madeira, e se casaram em Portugal.
    Achei que o processo de cidadania foi rápido 5 meses ao todo.

    Ficamos muito felizes que tudo deu certo para vocês. Agora é sua vez.

    abraços,

  • RosaMLimaRosaMLima Member 100 PontosPosts: 20

    Olá, boa noite !
    Consultei o site nacionalidade.justica e o processo consta como terminado e a seguinte informação :
    "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."
    Que faço agora ?

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @RosaMLima disse:
    "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e **aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português*."
    Que faço agora ?

    Oi Rosa, tudo bem ?

    Infelizmente, na verdade, não está ainda terminado. Veja o que está escrito

    aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português

    Está quase lá mas ainda não foi concluído (ou "terminado") o processo.

    Quando a seguinte mensagem

    "O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado."

    Aí sim o processo estará concluído e você poderá solicitar a emissão da cópia do seu assento português. Está quase lá. Aguarde um pouquinho mais.

    abraços e ótima sorte.

  • brookesbrookes Member 33 PontosPosts: 4

    O meu pedido foi aprovado no dia 27/02/19 e até hoje 2/08/19 não recebi meu registro de nascimento. Essa demora é normal? Alguém sabe me dizer aproximadamente quanto tempo leva para que o registro seja feito?

    Obrigada

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    Oi, @brookes

    @brookes disse:
    O meu pedido foi aprovado no dia 27/02/19 e até hoje 2/08/19 não recebi meu registro de nascimento. Essa demora é normal? Alguém sabe me dizer aproximadamente quanto tempo leva para que o registro seja feito?

    Você deve se informar se o processo foi concluído/terminado ou se apenas o despacho de deferimento foi realizado. No último caso ainda aguarda a feitura do assento de registro de nascimento.

    abraços e ótima sorte.

  • brookesbrookes Member 33 PontosPosts: 4

    @CEGV disse:
    Oi, @brookes

    @brookes disse:
    O meu pedido foi aprovado no dia 27/02/19 e até hoje 2/08/19 não recebi meu registro de nascimento. Essa demora é normal? Alguém sabe me dizer aproximadamente quanto tempo leva para que o registro seja feito?

    Você deve se informar se o processo foi concluído/terminado ou se apenas o despacho de deferimento foi realizado. No último caso ainda aguarda a feitura do assento de registro de nascimento.

    abraços e ótima sorte.

    Olá, @CEGV
    A frase abaixo eu retirei do site onde mostra o andamento do meu processo.
    “O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.”
    Tem sete bolinhas as quais cinco estão verdes (1-5), uma transparente (6 - despacho) e uma marrom (7 - terminado).
    Me parece que o despacho não tenha sido realizado ainda, mas não tenho certeza! Sei que tá demorando pra caramba...

    Eu vi em um dos comentários que o processo durou no total 1 ano 7 meses e 18 dias, é essa a média de espera para que seja concluído o processo?

    :) obrigada mais um vez pela ajuda!!!

  • larinilarini Member 8 PontosPosts: 4

    Boa tarde. Conclui meu processo em 2014 pela extinta lei 6.4 para netos. Em 2017 dei entrada no processo de convolação. Hoje recebi a conclusão bem sucedida, ou seja sou português originário. Minha intenção ao fazer isso seria transferir para meus filhos. Mas estou em dúvida se entro com a atribuição (https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/atribuicao/atribuicao-nac-a1n1c/) ou a aquisição (https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/aquisicao/n/aquisicao-nac-art2/). Os 2 são menores e nasceram antes da conclusão da minha cidadania derivada em 2014. Agradeço se alguém puder me ajudar nessa questão.

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    Oi @larini, bem vindo!

    @larini disse:
    Boa tarde. Conclui meu processo em 2014 pela extinta lei 6.4 para netos. Em 2017 dei entrada no processo de convolação. Hoje recebi a conclusão bem sucedida, ou seja sou português originário. Minha intenção ao fazer isso seria transferir para meus filhos. Mas estou em dúvida se entro com a atribuição (https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/atribuicao/atribuicao-nac-a1n1c/) ou a aquisição (https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/aquisicao/n/aquisicao-nac-art2/). Os 2 são menores e nasceram antes da conclusão da minha cidadania derivada em 2014. Agradeço se alguém puder me ajudar nessa questão.

    O processo de obtenção da nacionalidade portuguesa de todos os filhos de português atribuído serão pelo artigo 1.1-C. Veja nosso tópico abaixo que conta com ótimo guia de orientação, logo na primeira publicação

    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/28/atribuicao-1c-filhos-de-portugueses-menor-maior-documentos-e-para-onde-enviar/p1

    Dê uma lida no tópico acima e, precisando de mais orientações, estou à disposição.
    abraços e ótima sorte.

    larini
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @brookes disse:
    Olá, @CEGV
    A frase abaixo eu retirei do site onde mostra o andamento do meu processo.
    “O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.”
    Tem sete bolinhas as quais cinco estão verdes (1-5), uma transparente (6 - despacho) e uma marrom (7 - terminado).
    Me parece que o despacho não tenha sido realizado ainda, mas não tenho certeza! Sei que tá demorando pra caramba...

    No seu caso o despacho já foi realizado e seu processo foi deferido. Agora é só aguardar o registro. Parabéns !

    Eu vi em um dos comentários que o processo durou no total 1 ano 7 meses e 18 dias, é essa a média de espera para que seja concluído o processo?

    Não... os prazos variam muito de acordo com local de tramitação, local de decisão, equipe de conservadores, tipo de processo, etc... Tenha um pouquinho de paciência que já terminará.

    Abraços,

    brookesborges2019
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    Oi @Vânia, seja bem vinda.

    @Vânia disse:
    fizemos a solicitação da alteração da cidadania do meu marido que era por aquisição (07/2010), através do processo de cidadania para netos de Portugueses antes da nova lei, para atribuição comprovando ligação com a comunidade Portuguesa em setembro/2017.
    Processo este concluido agora em julho/2019.

    Parabéns !

    minhas duvidas:
    A certidão do registro de nascimento anterior continua válida? assim como o Passaporte e o cartão cidadão? Precisam ser trocados?

    Não precisam ser trocados e o número do assento do seu marido continua com o mesmo número. Idealmente, para o processo de seus filhos, aconselho a emitir uma nova cópia do assento de seu marido, que terá agora a adição do último averbamento, de conversão da nacionalidade derivada para originária. Não custa caro e é um bom documento para enviar junto com o processo dos seus filhos (Assento atualizado). Custa € 10 através do site CivilOnline ou € 2 em qualquer conservatória portuguesa. Este assento é cópia simples e não precisa ser certificado (autenticado).

    para dar entrada na cidadania para meus filhos de 27 e 29 anos como devo proceder? Qual declaração preencher e quais documentos são necessários.

    Temos um ótimo tópico sobre este assunto em
    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/28/atribuicao-1c-filhos-de-portugueses-menor-maior-documentos-e-para-onde-enviar/p1

    Precisando de informações ou ajuda, fique à vontade para me procurar ou enviar mensagem privativa através do link abaixo:
    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/messages/add/CEGV

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    Oi @luizhenrique3390, bem vindo

    @luizhenrique3390 disse:
    Bom dia a todos, desculpa se estiver postando no lugar errado... meu pai está em final de processo de atribuição de cidadania do meu avô, sendo que meu pai não averbou o casamento, isso pode prejudar o meu processo, no caso quando eu for tirar a minha dupla cidadania pelo meu pai, pode dar problema? Obrigado a todos!

    Luiz, primeiro nos tornamos portugueses e só depois averbamos o casamento. Isto se você estiver falando do seu pai. Então o processo do seu pai precisa ser concluído para depois ele submeter a transcrição do casamento dele com sua mãe (se for o caso).

    Se estiver falando do averbamento do casamento do seu avô, dependendo das condições da documentação do seu pai e onde ele submeteu o processo dele, isto pode não ser problema algum para a conclusão do processo de nacionalidade dele.

    Precisando de mais informações, fique à vontade para perguntar.

    Abraços e aproveite nosso Portal !

  • RosaMLimaRosaMLima Member 100 PontosPosts: 20

    Boa tarde !
    Foi criado o registro em 05.08.19, exatamente como vc. informou , veio o aviso !
    Agora consigo o nr. do assento pela LR ou peço emissão da cópia com os dados da minha mãe no on-line ?
    Abraços !!

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    Oi Rosa, parabéns !

    @RosaMLima disse
    Boa tarde !
    Foi criado o registro em 05.08.19, exatamente como vc. informou , veio o aviso !
    Agora consigo o nr. do assento pela LR ou peço emissão da cópia com os dados da minha mãe no on-line ?

    Pode evitar entrar em contato com a LR e pedir o assento da sua mãe sem informar o número do assento via civil online. Só coloque os dados dela direitinho. Informe:

    No quadro superior:

    • Nome completo (da sua mãe)
    • Nr do ID Civil: Deixe em Branco
    • NIF: Em branco
    • Telefone: 55 + DDD + Telefone celular
    • Email: Seu email (não erre!!!)

    Tipo de certidão: nascimento

    Tipo de certidão: Minha
    os primeiros dados serão copiados do quadro anterior

    • Data de nascimento:
    • Naturalidade: BRASIL
    • Local: Naturalidade (onde nasceu)
    • Nome do Pai (completo)
    • Nome da Mãe (completo)

    Isso deve resolver.
    Abraços,

  • VâniaVânia Member 17 PontosPosts: 2

    @CEGV disse:
    Oi @Vânia, seja bem vinda.

    @Vânia disse:
    fizemos a solicitação da alteração da cidadania do meu marido que era por aquisição (07/2010), através do processo de cidadania para netos de Portugueses antes da nova lei, para atribuição comprovando ligação com a comunidade Portuguesa em setembro/2017.
    Processo este concluido agora em julho/2019.

    Parabéns !

    minhas duvidas:
    A certidão do registro de nascimento anterior continua válida? assim como o Passaporte e o cartão cidadão? Precisam ser trocados?

    Não precisam ser trocados e o número do assento do seu marido continua com o mesmo número. Idealmente, para o processo de seus filhos, aconselho a emitir uma nova cópia do assento de seu marido, que terá agora a adição do último averbamento, de conversão da nacionalidade derivada para originária. Não custa caro e é um bom documento para enviar junto com o processo dos seus filhos (Assento atualizado). Custa € 10 através do site CivilOnline ou € 2 em qualquer conservatória portuguesa. Este assento é cópia simples e não precisa ser certificado (autenticado).

    para dar entrada na cidadania para meus filhos de 27 e 29 anos como devo proceder? Qual declaração preencher e quais documentos são necessários.

    Temos um ótimo tópico sobre este assunto em
    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/28/atribuicao-1c-filhos-de-portugueses-menor-maior-documentos-e-para-onde-enviar/p1

    Precisando de informações ou ajuda, fique à vontade para me procurar ou enviar mensagem privativa através do link abaixo:
    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/messages/add/CEGV

    @CEGV disse:
    Oi @Vânia, seja bem vinda.

    @Vânia disse:
    fizemos a solicitação da alteração da cidadania do meu marido que era por aquisição (07/2010), através do processo de cidadania para netos de Portugueses antes da nova lei, para atribuição comprovando ligação com a comunidade Portuguesa em setembro/2017.
    Processo este concluido agora em julho/2019.

    Parabéns !

    minhas duvidas:
    A certidão do registro de nascimento anterior continua válida? assim como o Passaporte e o cartão cidadão? Precisam ser trocados?

    Não precisam ser trocados e o número do assento do seu marido continua com o mesmo número. Idealmente, para o processo de seus filhos, aconselho a emitir uma nova cópia do assento de seu marido, que terá agora a adição do último averbamento, de conversão da nacionalidade derivada para originária. Não custa caro e é um bom documento para enviar junto com o processo dos seus filhos (Assento atualizado). Custa € 10 através do site CivilOnline ou € 2 em qualquer conservatória portuguesa. Este assento é cópia simples e não precisa ser certificado (autenticado).

    para dar entrada na cidadania para meus filhos de 27 e 29 anos como devo proceder? Qual declaração preencher e quais documentos são necessários.

    Temos um ótimo tópico sobre este assunto em
    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/28/atribuicao-1c-filhos-de-portugueses-menor-maior-documentos-e-para-onde-enviar/p1

    Precisando de informações ou ajuda, fique à vontade para me procurar ou enviar mensagem privativa através do link abaixo:
    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/messages/add/CEGV

    obrigada pela sua ajuda, vou pedir a certidão no civil Online, espero que não demore muito para obter a nova certidão.
    outra dúvida:
    eu posso pedir também a minha cidadania? já averbei o casamento em 2017 e sou casada há 31 anos. Vou precisar comprovar ligação com a comunidade Portuguesa? Temos ligação com a Portuguesa de Desportos SP, onde meu filho joga Futebol Americano e participo de todos os jogos do campeonato Paulista e |Brasileiro.

    obrigada

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074
    editado agosto 2019

    @Vânia disse:
    obrigada pela sua ajuda, vou pedir a certidão no civil Online, espero que não demore muito para obter a nova certidão.

    outra dúvida:
    eu posso pedir também a minha cidadania? já averbei o casamento em 2017 e sou casada há 31 anos.

    pode, claro !

    Vou precisar comprovar ligação com a comunidade Portuguesa?

    Certamente não. O que sempre sugiro é que a naturalização do cônjuge seja feita depois da atribuição dos filhos. Assim é mais um elemento de força para comprovar a relação do cônjuge com Portugal pois é esposa e mãe de portugueses. Como é um processo longo, o de cônjuge, normalmente não cria impactos. Temos colegas aqui do Portal que têm conseguido concluir processos de atribuição de filhos em menos de 2 meses. Se quiser me procure que te explico em que condições elas estão ocorrendo.

    Temos ligação com a Portuguesa de Desportos SP, onde meu filho joga Futebol Americano e participo de todos os jogos do campeonato Paulista e |Brasileiro.

    Este tipo de "ligação" é importante somente para atribuição de netos. Entendo, pelas suas informações, que na sua condição esta informação será pouco importante.

    Se quiser me contatar privativamente para tirar dúvidas específicas e detalhadas, pode me enviar mensagem privativa através do link abaixo.
    Enviar mensagem privativa para CEGV

    Abraços e aproveite nosso Portal.

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074
    editado agosto 2019

    @Patricia_Dias72, bem vinda

    @Patricia_Dias72 disse:
    bom dia, meu marido esta começando o processo para a cidadania e minha duvida é: a portuguesa é a mãe dele.

    Na epoca do nascimento dele, 1965 ela ainda nao tinha se divorciado e entáo constou nos documentos dele e na certidao de nascimento dele, o nome dela de casada.
    ela se divorciou depois.

    o declarante da certidao de nascimento dele foi o pai dele, que já é falecido e não possuia a cidadania.

    a minha pergunta é\; se vai cair em exigencia essa observação? o que pode ser feito quais os documentos a serem anexados e encaminhados para dar entrada?

    Se, conforme entendi,

    1) Ele é filho de um relacionamento extra-conjugal da mãe com outro homem,
    2) Ele nasceu ainda durante a constância do casamento anterior da mãe e o pai biológico dele que o registrou,
    3) A mãe ainda é viva e lúcida

    é uma situação mais complicada mas não impossível. Entretanto entendo que não é uma situação que seja resolvida sem ajuda e acompanhamento especializado.

    as irmãs dele conseguiram tirar mas elas eram filhas do primeiro casamento que tem o sobrenome do pai delas.

    Se quiser me contatar privativamente para tirar dúvidas específicas, detalhadas e obter outras orientações, pode me enviar mensagem privativa através do link abaixo.
    Enviar mensagem privativa para CEGV

  • ZaiZai Member 22 PontosPosts: 3

    Oi pessoal ! Gostaria de informacao do seguinte.
    Meus pais sao portugueses e Eu tambem sou portuguesa.
    Meus pais casaram pelo civil. Minha mae adicionou o apelido do meu pai- isso depois de eu nascer.
    Mas meus pais esqueceram de atualizar a minha certidao, que ate hoje 40 anos depois, diz que sou filha de mae e pai solteiros, e o nome da minha mae na minha certidao nem tem o apelido que ela levou do meu pai.....
    O que devo fazer para resolver essa situacao ?
    Ja enviei um montao de emails para portugal, e ate agora nada.
    Ja liguei para varios numeros de la, e nunca acerto no departamento.....
    Estou mesmo desesperada pessoal.... qualquer luz no tunel e uma ajuda
    Obrigada desde ja

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @Zai, bem vinda.

    @Zai disse:
    Oi pessoal ! Gostaria de informacao do seguinte.
    Meus pais sao portugueses e Eu tambem sou portuguesa.
    Meus pais casaram pelo civil. Minha mae adicionou o apelido do meu pai- isso depois de eu nascer.
    Mas meus pais esqueceram de atualizar a minha certidao, que ate hoje 40 anos depois, diz que sou filha de mae e pai solteiros, e o nome da minha mae na minha certidao nem tem o apelido que ela levou do meu pai.....
    O que devo fazer para resolver essa situacao ?
    Ja enviei um montao de emails para portugal, e ate agora nada.
    Ja liguei para varios numeros de la, e nunca acerto no departamento.....
    Estou mesmo desesperada pessoal.... qualquer luz no tunel e uma ajuda

    Não entendi. Desesperada com o quê ? Você já não é portuguesa ?
    É muito pouco provável que você resolva este tipo de assunto por telefone. Simples assim.

    também Não me ficou claro se o seus pais casaram "no civil" em Portugal ou outro lugar e se o casamento, caso ocorrido fora de Portugal foi transcrito ou não.

    Não vejo motivo para atualizar sua certidão. Você tem o nome que seus pais te deram quando você nasceu e os nomes deles na sua certidão são os nomes que tinham quando você nasceu. Atualizar nomes em certidões somente quando realmente necessário.

    Sigo à disposição,
    Abraços e aproveite nosso Portal.

  • RosaMLimaRosaMLima Member 100 PontosPosts: 20

    Boa tarde : para transcrição de casamento devo enviar certidão de nascimento simples ou de inteiro teor do nubente brasileiro?
    Ele já é falecido , devo enviar certidão de óbito também ?

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @RosaMLima disse:
    Boa tarde : para transcrição de casamento devo enviar certidão de nascimento simples ou de inteiro teor do nubente brasileiro?
    Ele já é falecido , devo enviar certidão de óbito também ?

    Oi Rosa, tudo bem ?

    Nada se faz em nacionalidade com certidões simples (chamadas de Breve relato).
    Todas as certidões, em processos de nacionalidade, são do tipo Reprográfica (que é uma cópia do livro e também é considerada uma certidão de Inteiro Teor) e a que normalmente chamam simplesmente de Inteiro teor e que chamamos de "Inteiro Teor Digitada" ou "Inteiro Teor Narrativa" ou apenas "Certidão Narrativa".

    Nosso tópico de Ponta Delgada explica direitinho os documentos e os tipos. Link abaixo
    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/7/transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada/p1

    Se precisar de ajuda no seu processo, pode me procurar pelo link abaixo
    Enviar mensagem privativa para CEGV

    abraços, boa sorte e aproveite nosso Portal.

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    Oi @Larissa, bem vinda

    @Larissa disse:
    Boa Tarde.
    1-Estou enviando o requerimento de transcrição, a certidão de nascimento e a de casamento, mais o RG.
    Será que se eu enviar uma carta junto pedindo para que eles ( Ponta Delgada), comunique Porto, que a transcrição foi feita em Ponta Delgada, eles comunicam?

    Como diz o ditado, "o não você já tem". Não custa nada pedir. O que não garante que farão.

    2-Ou eu tenho que entrar em contato com a conservatória onde foi registado o portugues e avisar onde foi feito a transcrição de casamento?

    não precisa. O registro português é informatizado. Quando a transcrição for realizada, se o registro do português também já estiver informatizado, a "conexão" é automática.

    3-E tem esse modelo de comunidado, tipo:
    Informo que a transcrição de casamento de Fulano foi feita na conservatória de Ponta Delgada.
    (por exemplo).

    Isso é coisa do Brasil. Em Portugal funciona diferente. Aqui é um mundo de gente (+de 200 milhões). Em Portugal são apenas pouco mais de 10 Milhões. Caberiam todos na cidade de São Paulo (12,107 milhões), com sobra.

    4-Gostaria de saber se o Comunicado de Casamento ( transcrição) de Portugal ocorre da mesma forma que aqui no Brasil, um cartório comunica o outro?

    É como expliquei acima. Comunicações em Portugal em geral são mais ágeis.

    Abraços e aproveite nosso Portal,

  • ZaiZai Member 22 PontosPosts: 3

    @CEGV disse:
    @Zai, bem vinda.

    @Zai disse:
    Oi pessoal ! Gostaria de informacao do seguinte.
    Meus pais sao portugueses e Eu tambem sou portuguesa.
    Meus pais casaram pelo civil. Minha mae adicionou o apelido do meu pai- isso depois de eu nascer.
    Mas meus pais esqueceram de atualizar a minha certidao, que ate hoje 40 anos depois, diz que sou filha de mae e pai solteiros, e o nome da minha mae na minha certidao nem tem o apelido que ela levou do meu pai.....
    O que devo fazer para resolver essa situacao ?
    Ja enviei um montao de emails para portugal, e ate agora nada.
    Ja liguei para varios numeros de la, e nunca acerto no departamento.....
    Estou mesmo desesperada pessoal.... qualquer luz no tunel e uma ajuda

    Não entendi. Desesperada com o quê ? Você já não é portuguesa ?
    É muito pouco provável que você resolva este tipo de assunto por telefone. Simples assim.

    também Não me ficou claro se o seus pais casaram "no civil" em Portugal ou outro lugar e se o casamento, caso ocorrido fora de Portugal foi transcrito ou não.

    Não vejo motivo para atualizar sua certidão. Você tem o nome que seus pais te deram quando você nasceu e os nomes deles na sua certidão são os nomes que tinham quando você nasceu. Atualizar nomes em certidões somente quando realmente necessário.

    Sigo à disposição,
    Abraços e aproveite nosso Portal.

    EU nao sei se os meus pais transcreveram ou nao o casamento civil deles feito no estrangeiro.
    A minha mae adicionou o apelido do meu pai.
    Mas no meu cartao de cidadao nao mostra la nome de solteira dela, e nao o de casada

  • ZaiZai Member 22 PontosPosts: 3

    quero dizer - no meu cartao de cidadao o nome da minha mae nao tem o apelido do meu pai, que adquiriu quando fez o civil

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @Zai disse:
    quero dizer - no meu cartao de cidadao o nome da minha mae nao tem o apelido do meu pai, que adquiriu quando fez o civil

    O provável então é que não tenham transcrito. Se obtiver uma impressão atualizada do Assento português dela fica fácil saber se transcreveu ou não o casamento.

    abraços,

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074
    editado agosto 2019

    @silgom disse:

    Olá ,boa noite , estou fazendo a naturalização dos meus filhos e consegui graças ao Portal tirar algumas dúvidas mas tenho um problema que não consegui resolver , é sobre a cidadania do meu marido . Ele é filho de Pai Português e Mãe Italiana O Pai português foi quem o registrou.

    Se é filho de português, melhor pedir a cidadania portuguesa pelo pai.

    Gostaria de saber se posso fazer a cidadania dele por atribuição sem ter que requerer a Certidão de Nascimento da Mãe (Italiana).

    Sim. Apenas será necessária a certidão de nascimento reprográfica dele e dados ou uma cópia simples do assento de nascimento do pai português.

    Os documentos que tenho dela (Mãe Italiana) são Certidão de Casamento no Brasil e Identidade ,agradeço a ajuda


    Silgom, mensagens duplicadas me geram trabalho duplicado. Por favor as evite.

  • dzgomesdzgomes Member 29 PontosPosts: 3

    bom dia! Colegas venho pedir uma ajuda pois estou perdido. O processo da minha mãe foi concluído semana passada.
    Hoje enviei meus documentos para o requerimento da nacionalidade portuguesa(1-D).
    Porém acabei enviando para a 2ª crc do Porto ao invés de enviar para a ACP. Poderiam me dizer se terei algum problema?
    Muito obrigado

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074
    editado agosto 2019

    @Lesimi, bem vindo

    @Lesimi disse:
    Gostaria de saber qual conservatória está mais rápida entregando o processo pessoalmente e em média está demorando quanto tempo? Se for necessário agendar, quanto tempo antes é preciso fazer o agendamento?

    Lesimi, seria ótimo se fosse simples assim e pudéssemos responder de bate-pronto a sua pergunta. A verdade é que não é.

    Informe se estamos falando em processos de filhos, netos, cônjuges, naturalizados, etc... Informe se existe alguma característica especial e se o(a) português(a) nasceu em Portugal, Brasil ou em Outro país. Informe se o(a) português(a) é que registrou ou não o(a) filho(a) no cartório, se registrou dentro do primeiro ano, o ano que o(a) requerente nasceu e praticamente todos os outros dados constantes na certidão de nascimento do(a) requerente e no assento de nascimento do(a) pai/mãe do(a) requerente.

    com base em tudo isso dá para dar uma resposta. Como a maioria não informa, minha sugestão é

    • Envie processos de filhos para o ACP (se o(a) português(a) nasceu no Brasil ou em Portugal)
    • Envie outros processos para a CRCentrais
    • Envie transcrições para Ponta Delgada.

    Enviar mensagem privativa para CEGV

    Abraços e ótima sorte. Aproveite nosso Portal,

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @dzgomes bem vindo

    @dzgomes disse:

    bom dia! Colegas venho pedir uma ajuda pois estou perdido. O processo da minha mãe foi concluído semana passada.

    Sua mãe se tornou portuguesa por qual tipo de processo ? Filha, Neta, Conversão, Naturalização ???

    Hoje enviei meus documentos para o requerimento da nacionalidade portuguesa(1-D).

    Se o processo DE SUA MÃE foi concluído seu processo é de filho(a). Então jamais você poderia ter enviado um requerimento 1D junto com seus documentos pois 1D é para Netos e não para filhos.

    Porém acabei enviando para a 2ª crc do Porto ao invés de enviar para a ACP. Poderiam me dizer se terei algum problema?

    Fora os problemas anteriores, a 2a CRC do Porto deve devolver seu processo, indeferi-lo ou enviá-lo para Vila nova do Conde, que é uma CRC pequena.

    Se quiser bater um papo sobre seu caso, e como resolvê-lo, se quiser entre em contato comigo pelo link abaixo.

    Enviar mensagem privativa para CEGV

    Abraços, boa sorte e aproveite nosso Portal,

  • LesimiLesimi Member 18 PontosPosts: 2

    @CEGV disse:
    @Lesimi, bem vindo

    @Lesimi disse:
    Gostaria de saber qual conservatória está mais rápida entregando o processo pessoalmente e em média está demorando quanto tempo? Se for necessário agendar, quanto tempo antes é preciso fazer o agendamento?

    Lesimi, seria ótimo se fosse simples assim e pudéssemos responder de bate-pronto a sua pergunta. A verdade é que não é.

    Informe se estamos falando em processos de filhos, netos, cônjuges, naturalizados, etc... Informe se existe alguma característica especial e se o(a) português(a) nasceu em Portugal, Brasil ou em Outro país. Informe se o(a) português(a) é que registrou ou não o(a) filho(a) no cartório, se registrou dentro do primeiro ano, o ano que o(a) requerente nasceu e praticamente todos os outros dados constantes na certidão de nascimento do(a) requerente e no assento de nascimento do(a) pai/mãe do(a) requerente.

    com base em tudo isso dá para dar uma resposta. Como a maioria não informa, minha sugestão é

    • Envie processos de filhos para o ACP (se o(a) português(a) nasceu no Brasil ou em Portugal)
    • Envie outros processos para a CRCentrais
    • Envie transcrições para Ponta Delgada.

    Enviar mensagem privativa para CEGV

    Abraços e ótima sorte. Aproveite nosso Portal,

    Obrigado pela resposta, filho de portuguesa nascida no Brasil que acabou de reconhecer a cidadania, foi registrada pelo pai brasileiro assim que nasceu, casamento dos pais realizados no Brasil já foi transcrito.

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @Lesimi disse:
    Obrigado pela resposta, filho de portuguesa nascida no Brasil que acabou de reconhecer a cidadania, foi registrada pelo pai brasileiro assim que nasceu, casamento dos pais realizados no Brasil já foi transcrito.

    Envie para o ACP. Caso queira que os documentos sejam revisados antes do envio, evitando sustos ou inconvenientes durante o processo, fique à vontade para me procurar, privativamente.

    abraços e ótima sorte,

  • LesimiLesimi Member 18 PontosPosts: 2

    @CEGV disse:

    @Lesimi disse:
    Obrigado pela resposta, filho de portuguesa nascida no Brasil que acabou de reconhecer a cidadania, foi registrada pelo pai brasileiro assim que nasceu, casamento dos pais realizados no Brasil já foi transcrito.

    Envie para o ACP. Caso queira que os documentos sejam revisados antes do envio, evitando sustos ou inconvenientes durante o processo, fique à vontade para me procurar, privativamente.

    abraços e ótima sorte,

    Show muito obrigado

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @Joyce disse:
    Boa tarde!

    Minha mãe já possui a cidadania portuguesa.
    Na época em que nasci, meus pais ainda não eram casados. Eu nasci em 1985, meu pai me registrou após 4 dias do meu nascimento, minha mãe manteve o nome de solteira.
    De acordo com o quadro mostrado, não é necessário transcrever o casamento de meus pais, correto? Já que eles não eram casados na época.

    A partir de 1978 a maternidade passou a ser pressuposta nesses casos.

    abraços

  • juniorsantosjuniorsantos Member 4 PontosPosts: 2

    Bom dia sou novo aqui. Meu processo e por avos. E a fase 1 esra verde mas logo em baixo esta que os servicos estao a preparar os documentos para analise do pedido. Devo desconsiderar que estou na fase 1 e o site nao atualizou? Processo de n 122xx /2019

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @juniorsantos, bem vindo

    @juniorsantos disse:
    Bom dia sou novo aqui. Meu processo e por avos. E a fase 1 esra verde mas logo em baixo esta que os servicos estao a preparar os documentos para analise do pedido. Devo desconsiderar que estou na fase 1 e o site nao atualizou? Processo de n 122xx /2019

    Amigo, relaxe. Seu processo leva em média um ano e meio. No começo é assim mesmo. Serão meses parados até começar a andar e depois para novamente. Eu esqueceria do processo pelos próximos 10 meses, pelo menos.

    abraços e ótima sorte.

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @juniorsantos disse....

    Junior, aqui respondemos TODAS as mensagens. Não é necessário colocar o mesmo assunto 3 vezes e desaconselhamos este tipo de atitude veementemente. Agradecemos a colaboração.

    abraços,

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @HenriqueAfonso, bem vindo

    @HenriqueAfonso disse:
    Boa tarde.

    Meu avô (portugues) veio de Portugal para o Brasil a muitos e muitos anos atrás. Posteriormente, minha avô (portuguesa) veio para o Brasil também, junto com filhos e filhas que tinha com meu avô.
    Minha mãe (portuguesa), que veio com a minha avô, se casou com um brasileiro (cerca de 30 anos atrás).
    Quando ela se casou ela "colocou" um sobrenome do meu pai.
    (EXEMPLO ILUSTRATIVO: Ela se chamava "A B C" e ele se chamava "X Z". Após o casamento ela passou a ser chamada de "A B C Z" e ele "X Z". O sobrenome dele foi "adquirido" por ela)
    10 anos atrás minha mãe (portuguesa) se separou do meu pai (brasileiro). Não voltou para o nome de solteira, manteve o nome de casada.

    Hoje, eu, com 27 anos, gostaria de ter a cidadania Portuguesa. Porém esbarrei nessa questão: o que eu tenho que fazer e como? Quais documentos eu preciso?

    Não se preocupe com a questão do nome da sua mãe. Isto não é um problema. Não é problema o nome dela de casada e não é problema ela ter mantido o nome após divórcio.

    Meu avô e minha mãe ainda se encontram vivos.

    Sou brasileiro. Quero a cidadania Portuguesa. Mãe portuguesa. Pai brasileiro.
    Mãe alterou o nome no casamento. Então nos registros de Portugal ela teria que alterar o nome também, certo?

    não é bem assim.
    A rigor sua mãe tem que transcrever o casamento dela em Portugal para que você possa requerer sua nacionalidade portuguesa. Se foi seu pai que declarou seu nascimento no cartório quando você nasceu, este é o caminho. É um procedimento rápido a transcrição do casamento da sua mãe.

    Bom, então, quais documentos eu preciso e o que preciso fazer/como fazer?

    veja primeiro o tópico de transcrição
    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/149/aquisicao-da-nacionalidade-pelo-casamento-artigo-3-da-ln/p1

    e depois veja o tópico de atribuição de filhos
    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/28/atribuicao-1c-filhos-de-portugueses-menor-maior-documentos-e-para-onde-enviar/p1

    Tem que fazer a transcrição e só depois o seu pedido de nacionalidade. Não dá para fazer ou enviá-los juntos. Faça um depois o outro.

    Eu teria que fazer uma transcrição do casamento da minha mãe? (que já separou) É possível isso?

    já respondido...

    Feito a transcrição do casamento eu também tenho que fazer a do divórcio?

    A rigor, teria sim. Mas como é algo caro, muita gente deixa pendente e acaba só fazendo quando casa novamente e quer transcrever o novo casamento em Portugal.

    E afinal, pelo que entendi lendo alguns tópicos aqui eu iria adquirir uma certidão de nascimento. Certo?
    E o que é a transcrição? Eu teria que ir até Portugal? Minha mãe teria que ir até Portugal? Ou todos os procedimentos podem ser tomados aqui do Brasil?

    Transcrição é o registro, em Portugal, de um determinado ato civil (casamento ou óbito) que ocorreu fora de Portugal. Como o casamento ocorreu no Brasil, tem que transcrevê-lo em Portugal para que o casamento passe a valer (independente de já ter ocorrido o divórcio).

    E, não, não precisa ir a Portugal. Tudo pode ser enviado do Brasil para ser tratado e registrado em Portugal, acompanhando o desenrolar de tudo aqui no Brasil.

    Enfim, eu encontrei muitas informações sobre como o filho adquirir a cidadania quando a mãe está viva; quando a mãe está morta; quando a mãe casou. Mas não encontrei algo mais próximo da minha realidade, qual seja: casamento com alteração do sobrenome e posteriormente um divórcio.

    Conte conosco. Precisando, falamos particularmente e precisando mais ainda posso lhe ajudar guiando seus passos ao longo de todos os processos, desde a obtenção de documentos, revisão dos documentos, orientações de preenchimento, pagamento de emolumentos e acompanhamento de processos. É algo que chamo de "Mentoria em Processos" e ofereço essa ajuda/serviço aos amigos do Portal. Todo expertise que disponibilizo aos colegas aqui do Portal, focado na resolução de problemas pessoais e específicos de cada um.

    Bom, agradeço aos que puderem me dar instruções (e também se for possível falar os custos).

    Se quiser entrar em contato privativamente comigo, faça pelo link abaixo.
    Enviar mensagem privativa para CEGV

    Abraços e aproveite nosso Portal,

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    Oi @Nazar, bem vindo.

    @Nazar disse:
    Gostaria de perguntar se alguém com um processo de Art. 6 nº 1, por naturalização (seis anos de residência) sabe quanto demora a finalizar um processo ?. O processo está em fase 4- Verificação de documentos com a mensagem “O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requesitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa“ está assim desde comecei a seguir, dia 01.08.2019 Obrigado!)

    Estimo que o seu processo, desde o momento que foi submetido, levará em torno de 1,5 ano. É o prazo médio de processos de naturalização. Se durar menos, melhor. Se durar mais, não se desespere pois tudo está muito lento no IRN e estão constantemente em greve. Você não informou quando ele foi submetido mas por já estar na fase 4, é um bom sinal pois as diligências externas já foram concluídas.

    abraços e aproveite nosso portal.

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074
    editado agosto 2019

    Oi @MARCIA1SENA, bem vinda

    @MARCIA1SENA disse:
    dei entrada no processo de cidadania em agosto de 2018 e quando faço a consulta pelo numero e senha , ele só da como recebido. existe 7 estagio e um ano depois ainda estou no primeiro (recebido)

    Marcia, dependendo do tipo de processo e onde está sendo tramitado, o processo pode durar até dois anos. Então é impossível fazer uma melhor avaliação sem maiores informações. Diga-nos pelo menos o tipo de processo e onde está sendo tramitado.

    Abraços e aproveite nosso Portal,
    Nota: Não usamos "caixa alta" em nossas mensagens pois na liguagem da Internet dá a impressão que estamos gritando. Por isso "converti" sua mensagem original.

  • ThomásThomás Member 2 PontosPosts: 1

    Olá,

    Estou juntando os documentos para iniciar o processo de obtenção de cidadania portuguesa por naturalização de netos (no caso meu pai é neto de português), para futuramente obter a minha cidadania.

    Dentre toda a documentação exigida, acredito que já possuo todas, porém fui informado da necessidade da realização da transcrição de casamento do português e sua esposa.

    Pois bem, minhas dúvidas são com relação à esse processo de transcrição.

    1. Primeiramente, vocês recomendam a transcrição pelo consulado de São Paulo (Sou natural de SP) ou por Ponta Delgada (Origem do meu bisavô)?

    2. Quanto à documentação, eu não possuo as certidões de casamento e nascimento da conjugê (minha bisavó) de interior teor, apenas os Assentamentos do Casamento e Batismo da conjugê obtidos no Arquivo Metropolitano de São Paulo. Esses documentos serão aceitos sem problemas?

    Detalhe: A conjugê é brasileira e seu casamento com o português foi celebrado em São Paulo.

    1. Com relação à certidão de nascimento do português, eu possuo a certidão narrativa de nascimento. Essa é aceita sem problemas, ne?

    Desde já, muito obrigado.

  • dzgomesdzgomes Member 29 PontosPosts: 3

    @CEGV disse:
    @dzgomes bem vindo

    @dzgomes disse:

    bom dia! Colegas venho pedir uma ajuda pois estou perdido. O processo da minha mãe foi concluído semana passada.

    Sua mãe se tornou portuguesa por qual tipo de processo ? Filha, Neta, Conversão, Naturalização ???

    Hoje enviei meus documentos para o requerimento da nacionalidade portuguesa(1-D).

    Se o processo DE SUA MÃE foi concluído seu processo é de filho(a). Então jamais você poderia ter enviado um requerimento 1D junto com seus documentos pois 1D é para Netos e não para filhos.

    Porém acabei enviando para a 2ª crc do Porto ao invés de enviar para a ACP. Poderiam me dizer se terei algum problema?

    Fora os problemas anteriores, a 2a CRC do Porto deve devolver seu processo, indeferi-lo ou enviá-lo para Vila nova do Conde, que é uma CRC pequena.

    Se quiser bater um papo sobre seu caso, e como resolvê-lo, se quiser entre em contato comigo pelo link abaixo.

    Enviar mensagem privativa para CEGV

    Abraços, boa sorte e aproveite nosso Portal,

    Mandei inbox!

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    Oi @Thomás, bem vindo

    @Thomás disse:
    Olá,
    Estou juntando os documentos para iniciar o processo de obtenção de cidadania portuguesa por naturalização de netos (no caso meu pai é neto de português), para futuramente obter a minha cidadania.

    netos não são mais naturalizados. São atribuídos (Naturalidade Originária)

    Dentre toda a documentação exigida, acredito que já possuo todas, porém fui informado da necessidade da realização da transcrição de casamento do português e sua esposa.
    Pois bem, minhas dúvidas são com relação à esse processo de transcrição.
    1. Primeiramente, vocês recomendam a transcrição pelo consulado de São Paulo (Sou natural de SP) ou por Ponta Delgada (Origem do meu bisavô)?

    Se seus bisavós forem já falecidos o consulado pedirá para transcrever o óbito deles. Em Portugal isto não é necessário e lhe poupará despesas com pedidos de certidões, apostilamentos e transcrição de óbito.

    1. Quanto à documentação, eu não possuo as certidões de casamento e nascimento da conjugê (minha bisavó) de interior teor, apenas os Assentamentos do Casamento e Batismo da conjugê obtidos no Arquivo Metropolitano de São Paulo. Esses documentos serão aceitos sem problemas?

    Desde que não exista outra fonte e que sejam devidamente autenticados e apostilados, é quase certo que sejam aceitos. Será critério de quem analisar o processo. 100% de certeza prévia do resultado de análises realizadas por funcionários públicos do notariado, infelizmente, é impossível, até para processos conduzidos por advogados realmente especializados. Tem muitos que se apresentam como advogados mas estão mais para adEvogados pois não conhecem em profundidade a legislação competente.

    Detalhe: A conjugê é brasileira e seu casamento com o português foi celebrado em São Paulo.
    3. Com relação à certidão de nascimento do português, eu possuo a certidão narrativa de nascimento. Essa é aceita sem problemas, ne?

    Desde que esteja certificada ou já esteja informatizada.

    Abraços e ótima sorte

  • NazarNazar Member 8 PontosPosts: 2

    Eles receberam os documentos dia 20.08.2018

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @Nazar disse:
    Eles receberam os documentos dia 20.08.2018

    Então, Nazar... como disse, a média é 18 meses. Então é provável que até o final de Janeiro do ano que vem esteja concluído. (e torcer para não cair em nenhuma exigência neste meio tempo).

    Entrementes, deve acompanhar seu processo pelo site de acompanhamento do IRN.

    abraços e ótima sorte.

    Nazar
  • RosaMLimaRosaMLima Member 100 PontosPosts: 20

    Boa noite, para pedir atribuição de nacionalidade para filha de português com mãe brasileira e casamento dos pais já transcrito pelo Consulado, precisa enviar certidão de nascimento da mãe brasileira?

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074
    editado agosto 2019

    @RosaMLima disse:
    Boa noite, para pedir atribuição de nacionalidade para filha de português com mãe brasileira e casamento dos pais já transcrito pelo Consulado, precisa enviar certidão de nascimento da mãe brasileira?

    vamos lá:
    Requerente: filha de pai português
    Mãe: Brasileira
    Casamento dos pais: Já transcrito

    Se você é a requerente, porque enviar a certidão de nascimento da sua mãe ?
    O importante são os seus documentos ! A não ser que exista algo específico nos seus documentos que você não mencionou ou não soube identificar.

    veja instruções e a relação do que você precisará neste tópico:
    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/28/atribuicao-1c-filhos-de-portugueses-menor-maior-documentos-e-para-onde-enviar/p1

    Abraços e boa sorte,

  • RosaMLimaRosaMLima Member 100 PontosPosts: 20

    Obrigada , direi para minha nora sua orientação.

    CEGV
  • RosaMLimaRosaMLima Member 100 PontosPosts: 20

    Preciso fazer a transcrição de casamento dos meus pais. Mamãe acabou de ter sua cidadania portuguesa . Ao pegar os documentos vi que a grafia do nome do meu pai está diferente entre a certidão de nascimento e a de casamento; Na de nascimento tem um y (Valdecy) no nome dele e na de casamento está com i (Valdeci).
    Isto pode provocar uma exigência por parte da CRC de Ponta Delgada?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.