Acompanhamento de Processos de Conversão de Nacionalidade Derivada em Originária (6.4 para 1.1-D)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Quer participar e contribuir? Clique no botão "Registrar-se" se é sua primeira vez aqui. Se você já é um dos nossos, clique em "Entrar".
Comentários
Isso é só saber esperar e dar tempo ao tempo, nesse processo não tem indeferimentos.... Não tem comprovação de ligação efetiva e menos precisa ter cartão cidadão na conservatória já tem o más importante que é o assento de nascimento.
E vcs ficam com ignorância tem que ter passaporte, cartão cidadão é só a identidade brasileira e fazer igual fizeram a naturalização o diferencial é a certidão de nascimento portuguesa.
Não tem comprovação de laços efeivos, pós já português, esse já é o laço.
Esse processo é tardio mesmo e fiquem tranquilos não tem indeferimentos, só é indeferido se escreverem dados errados ou falta de pagamento.
Não fiquem ligando, essas pessoas da conservatória não gostam... E deixa rolar tudo normal que quando fica pronto ou tem algum problema eles avisam...
Tem site de uma pessoa que explica
[removido link]
@marinho e amigos, obrigado pelas Orações e pensamentos positivos.
Tenho a satisfação de informar que finalizaram as consultas, com recebimento no último dia 5/7 da resposta da DGAJ. Agora segue para a análise técnica final e despacho.
Minha (última?) Consulta à DGAJ foi realizada em 29-3 e respondida em 5/7
**Uhu !!!!*** Tá andando...
Sou italiano de parte de pai e da parte de minha mãe português, com alemão.
Como falei isso é só saber esperar...
Acompanhe os sites vídeos se desestresse...
Paciência é a melhor virtude....
Valeu pelo incentivo, @Ravioli.
Amigo Ravioli, algumas de suas publicações estão sendo realizadas sem conteúdo, apenas com citações anteriores suas. Estas publicações, quando observadas, são excluídas sem aviso prévio, para benefício do tópico e seus participantes.
abraços,
De nada
Hoje completam 3 meses que o meu processo empacou na DGAJ e resolvi ligar para obter notícias. Após 48 min de espera fui atendido. Tudo continua na mesma! Aproveitei para perguntar novamente se havia alguma exigência e a reposta foi que não. Agora é aguardar e exercitar a paciência. Boa sorte à todos.
@CEGV , ficamos imensamente contentes com o avanco de seu processo. Você merece o sucesso na causa, e que ele chegue rápido.
Um oinc-oinc da sorte!!!!!!!
Parabéns, @CEGV !
@CEGV, já que na fila dos convolados estamos de mãos dadas, um colado ao outro, espero que saia logo o seu e consequentemente o meu tbm. Hahahahah
Parabéns!!! Juntos (todo o grupo) venceremos!!
Valeu Pessoal, obrigado pelas palavras carinhosas.
Para aqueles que ainda aguardam o retorno da DGAJ, lembrem-se que a minha consulta pendente era do dia 29-3. Então para aqueles que estão ainda aguardando resposta da DGAJ vale a pena (para os que não sabem) checar a data em que a pesquisa foi feita. Normalmente, pedindo carinhosamente, o pessoal da LR informa.
Semana passada a atendente, muito atenciosa, havia me dito que a DGAJ estava respondendo as consultas feitas no final de março... a informação estava certa.
Soube também que nosso #01 (Beto) já recebeu seu parecer do MJ, confirmando (claro) a existência dos Laços efetivos e, entendo, concluindo a fase de despacho. bem.. despacho do #01 feito, entendo que agora está seguindo para o registro do averbamento. No Caso dele 49 dias se passaram entre o final das diligências e final do despacho. Se o prazo ocorrer de forma semelhante no meu caso, a "previsão" é que meu processo conclua o despacho até 29/8. Espero que ocorra antes, em um daqueles "movimentos de bolo de processos". É esperar para ver.
abraços a todos !
Isso agora é jogo de paciência, como já falei é só esperar.
Parabéns @CEGV ! Que bom que seu processo avançou.
Bom dia pessoal!
Hj completa exatamente 1 ano que meu processo foi recebido pela CRC.
Segurei a ansiedade e deixei pra hj pra fazer a ligação para a LR., e para minha surpresa, finalmente chegou a esperada resposta do DGAJ.
Tudo isso após o processo ter caído em exigência.
Segundo informação do funcionário, que diga-se de passagem, parecia estar de mal humor, a resposta chegou dia 02/07.
Então: pra efeito de estatística e atualizando os prazos, foi solicitado dia 22/03 e a resposta chegou em 02/07.
Vamos que vamos, que ainda temos um pedaço de chão a ser caminhado!!
Pelo menos, tá andando!!
Por favor @CEGV atualiza a planilha para mim.
É um completo absurdo 103 fias pra um órgão do Governo dar certa resposta, lamentável. não é só a CRC que é lenta a todo um universo que conspira pra isso.
@Leciiro , parabéns. Eu e Epidaura ficamos tremendamente contentes com a novas sobre eu processo e o do CEGV!!
Agora, é torcer para que saiam mais !!!!
Grande abraço e...
? ? ?
P.S.: Epidaura pergunta se o nome do cavalheiro que a atendeu começa com L. Um tal assim, ano passado e durante uma consulta à LR, arrotou ao telefone (!), ao que Epidaura polidamente retrucou: "O sr. sabia que entre suínos, só os de fraca educação, agem assim diante de um interlocutor?"
Bom dia meus queridos!!!!! O meu finalmente foi para despacho e não há nenhuma exigência até o momento. Que só falta mais um “ despachozinho”. Rs.
À espera está em 1 hora e o sistema está meio lento.
Quem sabe agosto não será mais o mês do desgosto!!!
Bjs a todos e vamos lá!!!!
Meus caríssimos
@gabriel401
@R.A.P.
@flavio_morgado
@jlacarvalho
@Pedro
liguem agorinha para a LR, estou com um bom pressentimento!!!!!!!
Fico feliz que as coisas caminhem,agora vai!!
Não @EpidauraMoreira, o Sr. Funcionário não se identificou.
Parece que os processos começaram a se movimentar de novo... E parece que é tudo em lote
Hoje também faz um ano que o processo de meu pai foi recebido na CRC (13.07.2017).
Ele não caiu em exigência e ainda aguarda resposta da DGAJ.
Isso mostra que, pelo menos no meu caso, o buraco tem subsolo.
Em lotes devem ser mesmo. porque processos do dia 13/07/2017 foram solicitadas verificações ao DGAJ entre 22 e 29/03/2018 e processos de 18/07/2017 so foram solicitados no mês 05/1018
o meu pôr exemplo só veio ser soicitado DGAJ no dia 10/05/2018, quer dizer apenas 5 dias de diferença de chegada entre os processos e mais de mês de diferença entre uma solicitação do DGAJ e outra.
O processo de minha mãe teve resposta do SEF, agora só aguarda DGAJ desde 05/06
Para quem gosta de se aprofundar em nosso universo "convolante":
http://www.dgaj.mj.pt/sections/dgaj/organograma
Em qual dos quadradinhos nossos processos vão passear?!?!
Pessoal acabei de ligar para a LR, após ver as boas notícias do CEGV me encorajei e decidi ligar.
Meu processo que deu entrada em 03/08 teve a resposta da DGAJ e todos diligências foram sanadas de acordo com o atendente.
Me informou que agora o processo vai para o conservador que "esta a trabalhar o processo" e vai para o despacho.
Acho que deve passar pela DSIC - Divisão de Serviços de Identificação Criminal (Maria da Luz Ó)
Agora me animei!!! O meu entrou 23/07.
Segunda feira ligarei no primeiro horario.
@PACHECO o do RODRIGO foi entregue via advogado, e como temos visto processos entregues pessoalmente correm com um certo adianto em relação aos enviados via correios.
Exato, foi entregue por advogado. A data de 03 de agosto me foi passado pelo pessoal da CRC.
@RODRIGO você tem a data de quando foi solicitado DGAJ do seu processo ?
Kkk, desanimei de novo!!!
que boa notícia!!
o setor que já me respondeu no passado foi o de
"Serviços de Identificação Criminal (DSIC)" do DGAJ
(deve estar abaixo do DSIC - Direção de Serviços de Identificação Criminal)
http://www.dgaj.mj.pt/sections/dgaj/contactos
Porém, continuo achando que a consulta é feita lá na CRCentrais, por algum(a) oficial responsável por esta tarefa (e, provavelmente, muitas outras), com acesso remoto próprio, cedido pela DGAJ. Com este(a) oficial (e todos outros do IRN) tem que "assoviar e chupar cana ao mesmo tempo" e as pesquisas não devem ser poucas, forma-se mais uma fila na nossa interminável jornada rumo à conversão.
Como me foi dito por uma amável oficial da LR lá pelo dia 5/7 (curiosamente o dia em que "liberaram" a minha consulta), curiosamente naquele momento estavam respondendo (a DGAJ) os pedidos realizados no fim de Março. Por sorte o meu estava entre eles e só vim a saber da resposta (entrou no SIRIC) esta semana.
O bom é que (acho que) descobrimos:
Abraços e sorte para todos !
(principalmente nesta sexta, 13. Até agora tem sido auspiciosa nossa sexta)
Recebi uma resposta, um e-mail que tinha mandado fazia dias, responderam agora 1h30. Disseram que o meu processo "se encontra em trânsito para o Gabinete de Sua Excelência a Ministra da Justiça".
Pareçp começar a ver a luz no fim do longo túnel da convolação hehe.
https://www.publico.pt/2018/07/13/sociedade/noticia/presidente-do-instituto-dos-registos-e-notariado-recusa-demitirse-1837884/amp
Greve 3 dias
traduzindo... "mandaram um e-mail..."
@CEGV não entendi. Eles mandam esse email sempre para os convolantes?
não... nosso colega @RODRIGO enviou um e-mail e foi respondido. Informaram que as consultas (diligências externas) foram concluídas (+Análise técnica final) e que o processo foi enviado para a análise dos laços efetivos (nossos processos "legalmente" têm que passar por esse procedimento). Porém já sabemos a resposta e é só questão de aguardar "mais um cadinho". Entendo que essa resposta, do "membro responsável pela área da justiça", equivalerá ao despacho e depois disso o processo seguirá para o averbamento da conversão.
abs
@Jesus! @Maria!! @José!!!
Aquele papo doido de também nossos processos irem ao MiJu Português para reconhecimento dos laços efetivos vale mesmo para os netos 6.4 ?!?! Eu sempre julguei que estivéssemos fora de tamanha abstrusidade, por já sermos naturalizados!
Meu @Deus, por favor interfira aqui! Derramai vossa esclarecedora luz abrinte dos espíritos e dos intelectos menos favorecidos sobre as mentes no IRN! Fazei com que simplifiquem nosso caso! Perguntai-lhes "Aonde ides com tamanha burocracia? Que mais quereis daqueles infelizes?"
Eu sabia que atrás de boas notícias viria alguma coisa... sendo hoje sexta-feira 13...
Que chuveiro gelado em minha esperança!!
(quem conhece detalhes de meu caso sabe a razão de minha aflição...)
P.S.: Acho que se consegue mais do Senhor quando se conversa com ele na 2° pessoa do plural...
@CEGV ah sim, entendi! obrigada!
Paulão, no nosso caso (dos já naturalizados pelo 6.4) é simples parecer interno que é feito para atender os quesitos legais dos processos do tipo 1-D. Aparentemente é bater e seguir viagem... Infelizmente é mais uma paradinha... Pelo que entendi, nas minhas conversas com o pessoal do IRN, este parecer tem valor de despacho e, quando do seu retorno, o processo segue para averbamento.
Seguimos torcendo e desejando saúde e prosperidade a você e aos seus.
Abraços e ótimo fim de semana.
Sim, quando MJ dá o parecer é que acaba o despacho. Não me pediram nenhum laço efetivo, é só esperar mesmo.
@Fernanda, quanto tempo demorou pro despacho depois que chegaram as diligências oficiosas, SEF, MJ e DGAJ?
Só pra termos uma idéia.
Duas semanas até a CRC mandar o processo pro MJ e um mês para o parecer do MJ
Fernanda, nossa porta-estandarte, aqui na Unidos das Convolacões e Convulsões!
@Ravioli
A ofensa aos demais membros deste grupo não é permitido!
Favor ler as regras!
[Comentario removido por Rafa1509]
Interessante que tem 200 cargos vagos para conservador precisando de concurso ,e nao comenta de treinamento de 120 conservadores aprovado em concurso como um atendente da LR informou
1 Processo Concluído
Boa sorte a todos!