PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Atribuição 1C - Filhos de Portugueses (Menor/Maior) - Documentos e para onde enviar

1568101120

Comentários

  • AndieguesAndiegues Member 88 PontosPosts: 27

    Bom dia pessoal, acabei de ligar na LR e soube que o processo 1C da minha avó enviado a ACP seguiu para registro. Estou feliz que as informações aqui complartilhadas me ajudaram a chegar lá.
    Sobre este processo, numero 128**/19 recebido em ACP dia 01/02 e numerado entre dia 01 e dia 11 do mesmo mês (não me informaram data).
    Recentemente falaram aqui que ACP começou a pedir transcrição de casamento. Só para relembrar que minha avó é filha de português, declarante de seu nascimento, com averbação de casamento da minha avó no registro de seu nascimento, aparentemente foi aprovado e não caiu em exigência por necessidade de transcrição como alguns vinham falando que ACP poderia estar com um novo padrão. Graças a Deus está dando tudo certo e obrigado mais uma vez pela ajuda de todos! Agora é aguardar sair o registro e fazer a minha 1D!!!

    Rafa1509
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @rodrigocruz disse:
    Pessoal, estou preparando o pedido de atribuição do meu filho menor de idade e já providencei a certidao de inteiro teor por copia reprográfica do livro devidamente apostilada.
    Mas agora veio uma duvida: além do apostilamento, é necessário reconhecer a assinatura de quem assinou a certidão de inteiro teor?

    Isto quem decide é quem apostila. Se o apostilamento for feito no mesmo cartório que emitiu a certidão normalmente não aparece assinatura alguma. Deixe essas "checagens" para o cartório que apostilará a certidão. Se apostilarem, será válido em Portugal. É a melhor regra que poderíamos pensar. O Ideal é sempre informar, caso o cartório de origem não faça apostilamentos, que o documento será apostilado. Aí, se houver necessidade de procedimentos adicionais, o cartório de origem os realizarão.

    abraços,

  • rodrigocruzrodrigocruz Member 348 PontosPosts: 79

    Obrigado @CEGV vou fazer isso mesmo! Abs

    CEGV
  • SantiagoSantiago Member 28 PontosPosts: 14

    Bom dia!
    Estou fazendo o processo de atribuição da minha mãe, que teve o sobrenome alterado devido ao casamento. Trocou o Silva por Santiago. Vale ressaltar que, a Certidão de Nascimento Reprográfica dela está atualizada, e nela está inserido o nome de casada, assim como no documento de identificação (RG).

    Minhas dúvida:
    1) Neste caso é necessário também uma Cert. de Casamento de Inteiro Teor Apostilada??? Mesmo que esteja constando na certidão de nascimento essa mudança.

    Muito obrigado mais uma vez!

  • AsferjuniorAsferjunior Member 651 PontosPosts: 125

    Olá...vendo a relação de doc's constante na página 1 vi sobre certidao de casamento quando a requerente alterou o nome por motivo de casamento.
    No caso a requerente é esposa de cidadão português com o casamento já transcrito em Portugal. Nesse caso, imagino que ao invés da certidão de casamento brasileira se faz necessária apenas a transcrição, correto?
    Obs: casamento ocorrido no Brasil.

    Grato!

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Santiago disse:
    Bom dia!
    Estou fazendo o processo de atribuição da minha mãe, que teve o sobrenome alterado devido ao casamento. Trocou o Silva por Santiago. Vale ressaltar que, a Certidão de Nascimento Reprográfica dela está atualizada, e nela está inserido o nome de casada, assim como no documento de identificação (RG).

    Minhas dúvida:
    1) Neste caso é necessário também uma Cert. de Casamento de Inteiro Teor Apostilada??? Mesmo que esteja constando na certidão de nascimento essa mudança.

    Algumas conservatórias, dependendo do conservador e de quem analisa o processo, têm pedido a certidão de casamento de Inteiro Teor (digitada) em processos de mulheres. Alguns processos ainda têm passado apenas com o averbamento na certidão de nascimento. O procedimento não tem sido padrão ou normatizado.

    Abraços e boa sorte.

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Asferjunior disse:
    Olá...vendo a relação de doc's constante na página 1 vi sobre certidao de casamento quando a requerente alterou o nome por motivo de casamento.
    No caso a requerente é esposa de cidadão português com o casamento já transcrito em Portugal. Nesse caso, imagino que ao invés da certidão de casamento brasileira se faz necessária apenas a transcrição, correto?
    Obs: casamento ocorrido no Brasil.

    Se for para comprovar a mudança do sobrenome, a certidão portuguesa terá tanto valor quanto a brasileira e lhe poupará gastos adicionais com emissão da certidão e apostilamento.

    abraços e boa sorte

    Asferjunior
  • PVP1965PVP1965 Member 20 PontosPosts: 3

    Boa noite, alguém tem alguma experiência com Almada? Quanto tempo em média para atribuição de nacionalidade para maior de idade? obrigado!

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @PVP1965 disse:
    Boa noite, alguém tem alguma experiência com Almada? Quanto tempo em média para atribuição de nacionalidade para maior de idade? obrigado!

    Almada é um Balcão pequeno. A conservadora de lá é a Dra. Maria do Carmo Costa Ferreira de Almeida. É bem arriscado enviar processos para uma conservatória que tem somente um conservador. Se for muito importante mandar para estas conservatórias o ideal é ligar para lá, logo antes do envio e tentar obter informações sobre volume de processos pendentes e prazos.

    abraços,

  • HelioHelio Member 17 PontosPosts: 2
    editado maio 2019

    Boa tarde a todos...

    Olá. Preciso de ajuda. Minha esposa é neta de Português. Para ficar mais fácil, preferi fazer o processo de aquisição do seu pai e em seguida o dela. Ocorre que o pai dela é interdito e tem curadora. Neste caso, a curadora pode representá-lo no processo?

    O falecido pai(portugues) do meu sogro(brasileiro) nasceu em 08 FEV 1908, natural de Varzea da Ovelha – Marco de Canavezes. Devo pedir certidão de nascimento ou assento de batismo?

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    Olá, @Helio , bem vindo

    @Helio disse:
    Boa tarde a todos...
    Olá. Preciso de ajuda. Minha esposa é neta de Português. Para ficar mais fácil, preferi fazer o processo de aquisição do seu pai e em seguida o dela. Ocorre que o pai dela é interdito e tem curadora. Neste caso, a curadora pode representá-lo no processo?

    Não existe maneira alguma do seu sogro assinar o requerimento (firma reconhecida por autenticidade) ?

    A obtenção da nacionalidade portuguesa é por efeito da vontade (própria). Então como justificar a "vontade" de alguém que é "representado" (a não ser em caso de representação legal, cuja procuração tenha sido assinada pelo próprio requerente). Como garantir que o que a curadora assina é a vontade do requerente ? O requerente está exercendo sua vontade ou se sujeitando à vontade de terceiros ? Estas, creio eu, certamente são as questões envolvidas que, claro, serão as dos conservadores responsáveis pela análise do processo. A melhor solução é a que dei acima, conseguir que o próprio requerente assine o requerimento de nacionalidade.

    O falecido pai(portugues) do meu sogro(brasileiro) nasceu em 08 FEV 1908, natural de Varzea da Ovelha – Marco de Canavezes. Devo pedir certidão de nascimento ou assento de batismo?

    Se nasceu em 1908 muito provavelmente será uma certidão de batismo e também provável que esteja arquivada no arquivo distrital do distrito/concelho de nascimento.

    abraços e boa sorte

  • RonaldRonald Member 226 PontosPosts: 63

    Bom dia. Enviei o processo da minha filha, maior de idade e dos meus sobrinhos menores, em 03/04/2019, para ACP. Recebidos em 13/04/2019. Em 09/05/2019, enviei e-mail buscando informações sobre o recebimento, andamento e ou numeração dos processos, não obtendo resposta alguma até a presente. É normal essa demora em responder um e-mail ou é um caso isolado?

    Abraços!

    Citar

  • Elves123Elves123 Member 22 PontosPosts: 8

    Olá pessoal, dei entrada do meu processo de nacionalidade por atribuição através do meu pai que é Português, em Almada por intermédio da minha avó que vive lá através de uma procuração. Deu-se entrada no dia 20/03/2019 pela conservatória de registo civil de São Batista em Almada, eles deram o prazo de 50 dias e uma senha para voltar no dia 16/05/2019 para fazer o pagamento. A minha avó regressou para lá no dia 16 deste mês e fez o pagamento, eles disseram para ela aguardar em casa por uma carta que seria enviada pela Conservatória Central de Lisboa, mas eles não disseram quanto tempo isso iria levar.

    Gostaria de saber se alguém aqui pode me ajudar a entender melhor este processo em relação ao tempo e a burocracia.

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Ronald disse:
    Bom dia. Enviei o processo da minha filha, maior de idade e dos meus sobrinhos menores, em 03/04/2019, para ACP. Recebidos em 13/04/2019. Em 09/05/2019, enviei e-mail buscando informações sobre o recebimento, andamento e ou numeração dos processos, não obtendo resposta alguma até a presente. É normal essa demora em responder um e-mail ou é um caso isolado?

    @Ronald, atualmente é muito difícil que as conservatórias respondam e-mails pedindo informações sobre processos. Busque informações sobre processos na Linha de Registos.

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Elves123 disse:
    Olá pessoal, dei entrada do meu processo de nacionalidade por atribuição através do meu pai que é Português, em Almada por intermédio da minha avó que vive lá através de uma procuração. Deu-se entrada no dia 20/03/2019 pela conservatória de registo civil de São Batista em Almada, eles deram o prazo de 50 dias e uma senha para voltar no dia 16/05/2019 para fazer o pagamento. A minha avó regressou para lá no dia 16 deste mês e fez o pagamento, eles disseram para ela aguardar em casa por uma carta que seria enviada pela Conservatória Central de Lisboa, mas eles não disseram quanto tempo isso iria levar.

    Gostaria de saber se alguém aqui pode me ajudar a entender melhor este processo em relação ao tempo e a burocracia.

    A conservadora e oficiais da CRC de Almada farão tudo do seu processo. Ao final do processo, caso tudo em ordem, seu registro de nascimento (português) será lavrado e você receberá uma carta lhe informando da conclusão do seu processo.

    Resta a você aguardar por notícias. O tempo de tramitação depende da disponibilidade dos oficiais e conservadores lá de Almada. Se precisar de notícias, peça a sua avó para que dê uma passada lá para se informar.

    Abraços e boa sorte.

  • Elves123Elves123 Member 22 PontosPosts: 8

    CEVG
    Obrigado pela dica.
    Espero realmente que eu obtenha o mais rápido possível.

  • RonaldRonald Member 226 PontosPosts: 63

    Olá, boa noite a todos. Como já havia postado anteriormente o seguinte texto: Enviei o processo da minha filha, maior de idade e dos meus sobrinhos menores, em 03/04/2019, para ACP. Recebidos em 13/04/2019. Em 09/05/2019, enviei e-mail buscando informações sobre o recebimento, andamento e ou numeração dos processos, não obtendo resposta alguma até a presente. É normal essa demora em responder um e-mail ou é um caso isolado?

    Os documento foram enviados para ARQUIVO CENTRAL DO PORTO, endereço: Rua Visconde de Setubal, nº 328, CEP.: 4200-498, Porto - Portugal, e foi recebido em 16/04/2019 por "ARQUIVO CENTRAL DO PORTO" será que enviei corretamente?????

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Ronald disse:
    Olá, boa noite a todos. Como já havia postado anteriormente o seguinte texto: Enviei o processo da minha filha, maior de idade e dos meus sobrinhos menores, em 03/04/2019, para ACP. Recebidos em 13/04/2019. Em 09/05/2019, enviei e-mail buscando informações sobre o recebimento, andamento e ou numeração dos processos, não obtendo resposta alguma até a presente. É normal essa demora em responder um e-mail ou é um caso isolado?

    A forma correta de receber informações é através da Linha de Registos (LR). As conservatórias não têm costume de responder e-mails com pedidos de informações de andamento de processos.

    Para ligar para a LR dê uma olhada no seguinte tópico:

    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/17/linha-de-registos-como-e-quando-ligar/p1 e

    https://Portupedia.com/wiki/LR

    Os documentos foram enviados para ARQUIVO CENTRAL DO PORTO, endereço: Rua Visconde de Setubal, nº 328, CEP.: 4200-498, Porto - Portugal, e foi recebido em 16/04/2019 por "ARQUIVO CENTRAL DO PORTO" será que enviei corretamente?????

    Sim, enviou...

    abraços e boa sorte

  • RonaldRonald Member 226 PontosPosts: 63
    editado maio 2019

    @CEGV disse:
    A forma correta de receber informações é através da Linha de Registos (LR). ...

    Obrigado; que alívio. tenha um dia abençoado!

    Rose
  • Elves123Elves123 Member 22 PontosPosts: 8

    Enviei um email para a conservatória de Almada para saber em que fase esta o meu processo, e a resposta dizia "reencaminha-se à conservatória competente." O que isso quer dizer?

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Elves123 disse:
    Enviei um email para a conservatória de Almada para saber em que fase esta o meu processo, e a resposta dizia "reencaminha-se à conservatória competente." O que isso quer dizer?

    Significa que você deve fazer o que aconselhamos, ou seja, buscar saber de seu processo através da Linha de registos e não de e-mails enviados às conservatórias. Dá para reparar pela resposta que eles não gostam de responder, né ? (conforme mencionamos frequentemente).

    abraços,

    Rose
  • ECGECG Member 220 PontosPosts: 34

    Boa tarde! Não sei se procurei corretamente, mas não encontrei resposta: gostaria de saber se o tempo para o processo de filhos maiores em Portugal (em alguma Conservatoria, via postal) é melhor do que o realizado no Consulado de SP? Tem alguma diferença significativa? Muito grata.

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @ECG disse:
    Boa tarde! Não sei se procurei corretamente, mas não encontrei resposta: gostaria de saber se o tempo para o processo de filhos maiores em Portugal (em alguma Conservatoria, via postal) é melhor do que o realizado no Consulado de SP? Tem alguma diferença significativa? Muito grata.

    ACP fazendo em pouco mais de 60 dias após numeração, que se dá normalmente em até de 10 dias de recebido.

  • guilhermegbguilhermegb Member 68 PontosPosts: 24

    -Na certidão de nascimento há a anotação de casamento, mas ela está cortada (ao tirarem a cópia essa anotação não ficou completamente legível), o resto da certidão está normal, devo pedir a certidão de casamento da mulher para comprovar mudança de nome?
    -O nome da avó materna é Lydia e consta como tal no assento portugues, porém na certidão de nascimento está Lidia, será que esse problema é grave?

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @guilhermegb disse:
    -Na certidão de nascimento há a anotação de casamento, mas ela está cortada (ao tirarem a cópia essa anotação não ficou completamente legível), o resto da certidão está normal, devo pedir a certidão de casamento da mulher para comprovar mudança de nome?

    O averbamento do casamento na certidão de nascimento não é informação usada no processo de nacionalidade. Para comprovar a mudança de nome a mulher deve enviar uma via da certidão de casamento, apostilada, junto com os documentos do processo de nacionalidade.

    -O nome da avó materna é Lydia e consta como tal no assento portugues, porém na certidão de nascimento está Lidia, será que esse problema é grave?

    Normalmente os conservadores não encrencam com este tipo de erro pois a fonética do nome não foi alterada.

  • AsferjuniorAsferjunior Member 651 PontosPosts: 125

    Senhores, o cartório que confecciona a certidão por cópia reprografica perguntou se terá que ter a assinatura do escrivão com firma reconhecida na respectiva certidão... alguém poderia informar como procedeu?
    Grato desde já...

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Asferjunior disse:
    Senhores, o cartório que confecciona a certidão por cópia reprografica perguntou se terá que ter a assinatura do escrivão com firma reconhecida na respectiva certidão... alguém poderia informar como procedeu?
    Grato desde já...

    Já vi certidões das mais variadas. Com e sem firma reconhecida. Algumas apenas no papel-moeda e outras no papel-moeda e assinatura do escrivão. O importante é que o cartório apostile ou que o cartório que vai apostilar aceite a certidão. Feito o apostilamento adequadamente, as conservatórias aceitarão o documento.

    abraços,

    Asferjunior
  • RafflesRaffles Member 373 PontosPosts: 89

    @CEGV disse:
    @Soraia1975 , você não imagina, infelizmente, a quantidade de histórias lamentáveis que ouvimos sobre consulados.

    Mas verdade seja dita... Consulados não são os maiores problemas. Má qualificação de alguns funcionários, mal preparo em relação a questões de nacionalidade e, o mais grave, eles são obrigado a enviar os processos para a CRCentrais, a mais concorrida conservatória de Portugal.

    Mas contra contra fatos não há argumentos. Enviar processos de nacionalidade e transcrições para Portugal via postal, tomando o devido cuidado e o correto preparo (com nossa ajuda) é o meio mais rápido.

    Soraia, também já fui muito bem atendido por funcionários consulares e pelo próprio cônsul e, por outro lado, tenho uma prima que não se tornou portuguesa antes porque foi terrivelmente má atendida e orientada por funcionários do consulado do Rio, que lhe disseram que ela não conseguiria se tornar portuguesa, mesmo sendo seu pai português e tendo sido ele o declarante em sua certidão de nascimento.

    bem... segue o jogo...

    Tem algum topico sobre esses envios postais? Sei que o maior perigo é o extravio dos correios, mas nesse caso, acho um risco calculado nao? Vc deu entrada no seu de filho por esse meio? Pode me ajudar? Nao quero mais gastar rios de dinheiro com advogados..

  • RafflesRaffles Member 373 PontosPosts: 89

    @Rafa1509 disse:
    Prezados, bom dia,

    Recebi um feedback POSITIVO para o envio, via postal, com o pagamento feito por Vale Postal OU cartão de crédito de 2 Conservatórias:

    Aveiro
    Évora

    Os endereços estão listados na página 1 deste tópico!

    Abraços

    Puxa, nao sabia que precisávamos ter algum feedback, ou seja, preciso avisar antes pra Conservatoria que vou mandar meu processo?

  • Rafa1509Rafa1509 Moderator 869 PontosPosts: 324
    editado maio 2019

    @Raffles disse:

    @Rafa1509 disse:
    Prezados, bom dia,

    Recebi um feedback POSITIVO para o envio, via postal, com o pagamento feito por Vale Postal OU cartão de crédito de 2 Conservatórias:

    Aveiro
    Évora

    Os endereços estão listados na página 1 deste tópico!

    Abraços

    Puxa, nao sabia que precisávamos ter algum feedback, ou seja, preciso avisar antes pra Conservatoria que vou mandar meu processo?

    Não, antigamente, apesar de algumas Conservatórias terem balcão de nacionalidade, somente aceitavam presencialmente!

    Teve um Despacho do IRN, ano passado, que autorizou (determinou) que todas as que tem balcão passem a receber...

    Mesmo assim, sabendo que é discricionário ao Conservador responsável, enviei um e-mail para todas, que me deram um feedback positivo.

    A lista completa consta na primeira página deste tópico.

  • RafflesRaffles Member 373 PontosPosts: 89

    @Rafa1509 disse:

    @Raffles disse:

    @Rafa1509 disse:
    Prezados, bom dia,

    Recebi um feedback POSITIVO para o envio, via postal, com o pagamento feito por Vale Postal OU cartão de crédito de 2 Conservatórias:

    Aveiro
    Évora

    Os endereços estão listados na página 1 deste tópico!

    Abraços

    Puxa, nao sabia que precisávamos ter algum feedback, ou seja, preciso avisar antes pra Conservatoria que vou mandar meu processo?

    Não, antigamente, apesar de algumas Conservatórias terem balcão de nacionalidade, somente aceitavam presencialmente!

    Teve um Despacho do IRN, ano passado, que autorizou (determinou) que todas as que tem balcão passem a receber...

    Mesmo assim, sabendo que é discricionário ao Conservador responsável, enviei um e-mail para todas, que me deram um feedback positivo.

    A lista completa consta na primeira página deste tópico.

    Ouço dizer que a ACP é a mais rapida, qual seria a ACP? do Porto ou Lisboa?

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Raffles , ACP é o "Arquivo Central do Porto". É o segundo maior espaço do IRN, que atua como conservatória civil (mas ninguém chama de CRC) e tem, depois da CRCentrais de Lisboa, o maior número de conservadores e funcionários do IRN. Pela quantidade de funcionários e conservadores e pelo fato de tramitarem apenas alguns tipos de processo, se tornou um dos locais preferidos para envio dos processos de filhos de portugueses nascidos em Portugal, no Brasil e nos outros países da Europa.

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062
    editado maio 2019

    @Raffles disse:
    ....
    Tem algum topico sobre esses envios postais? Sei que o maior perigo é o extravio dos correios, mas nesse caso, acho um risco calculado nao? Vc deu entrada no seu de filho por esse meio? Pode me ajudar? Nao quero mais gastar rios de dinheiro com advogados..

    Temos tópicos para tudo. Se não achar, me avise que crio um novo.

    Você falou o importante. O risco tem que ser calculado. Existem soluções para todos os gostos e bolsos. Com aventura e sem aventura (rssss).

    Para os mais conservadores, sugiro sempre fazer contas da seguinte forma:

    • Valor do seu tempo para
      • Pedir/receber/revisar/autenticar/apostilar documentos,
      • Preencher, assinar, autenticar requerimento(s),
      • Montar e preparar o processo e seu envio
      • Deslocamentos até o despacho do "processo" para Portugal
    • Valor que foi pago em todos os itens acima

    Some tudo e pense no quanto, efetivamente, você poderá perder se a postagem for extraviada. Então, quanto vale sua "paz de espírito" ?

    Se você estiver enviando algo para ser processado que foi pago com Vale Postal, é mais crítico ainda pois o Vale Postal precisa ser "sacado" pelo IRN em no máximo 30 dias. Ou seja, se o método utilizado não for suficiente rápido e confiável você corre o risco de gastar muito tempo com o reembolso do Vale Postal Vencido e com um novo Vale.

    Outro ponto sobre atrasos é que boa parte das conservatórias, quando recebem processos cujos vales postais já se encontram vencidos, devolvem tudo via remessa postal simples (aumenta risco de extravio).

    Opções atuais

    • Correios
      • Correio EMS sem registro - aproximadamente R$ 60
      • Correio EMS registrado - aproximadamente R$ 160
      • Sedex Mundi - aproximadamente R$ 300
    • Courrier
      • DHL Express - aproximadamente R$ 240, com seguro-extravio de R$ 1.000

    (existem algumas dicas que evitam grandes atrasos mas não existem garantias em relação a extravios e atrasos de entrega, principalmente quando lidando com os Correios.)

    Em resumo, acho que quem pensa em gastar pouco com postagem tem que fazer contas. Obviamente se falamos no envio de uma cópia autenticada é aceitável usar, com o devido cuidado, serviços mais baratos. Para enviar um ou mais processos, documentos e requerimento(s) acho, pessoalmente, que contas devem ser feitas.

    Abraços,

  • balcantarabalcantara Member 25 PontosPosts: 8

    olá pessoal !
    Tudo bom?
    Estou ajudando um familiar (minha priminha) a obter a cidadania portuguesa , sendo esta filha de português ..
    Gostaria de confirmar com vocês os documentos que preciso enviar ( vou enviar para ACP) pelo que estive pesquisando aqui no fórum parece ser o mais rápido ..

    • Copia reprográfica da certidão de nascimento APOSTILADA com SINAL PÚBLICO
    • RG autenticado e APOSTILADO
    • Formulário 1C (pagamento via cartão de crédito) com o reconhecimento presencial da assinatura (a gente fez no Consulado aqui do Rio e é de graça ! rs)

    Obs: a certidão do meu tio (português - pai da minha prima) a gente obteve o numero do assento dele e indicamos no formulário.

    Ta tudo correto ou falta algum detalhe ?

    Agradeceria se alguem me ajudasse .. obrigaaaaaaaaaaada desde ja !

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @balcantara disse:
    Estou ajudando um familiar (minha priminha) a obter a cidadania portuguesa , sendo esta filha de português ..
    Gostaria de confirmar com vocês os documentos que preciso enviar ( vou enviar para ACP) pelo que estive pesquisando aqui no fórum parece ser o mais rápido ..

    @balcantara, dê uma olhada neste tópico, na página 1, na primeira publicação. É um dos melhores guias que existe. Se ainda assim precisar de ajuda especializada, entre em contato comigo pelo link https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/messages/add/CEGV

    O link direto para a página 1
    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/28/atribuicao-1c-filhos-de-portugueses-menor-maior-documentos-e-para-onde-enviar/p1

  • balcantarabalcantara Member 25 PontosPosts: 8

    @CEGV disse:

    @balcantara disse:
    Estou ajudando um familiar (minha priminha) a obter a cidadania portuguesa , sendo esta filha de português ..
    Gostaria de confirmar com vocês os documentos que preciso enviar ( vou enviar para ACP) pelo que estive pesquisando aqui no fórum parece ser o mais rápido ..

    @balcantara, dê uma olhada neste tópico, na página 1, na primeira publicação. É um dos melhores guias que existe. Se ainda assim precisar de ajuda especializada, entre em contato comigo pelo link https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/messages/add/CEGV

    O link direto para a página 1
    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/28/atribuicao-1c-filhos-de-portugueses-menor-maior-documentos-e-para-onde-enviar/p1

    Obrigadaa pela atenção !!! @CEGV
    Muitissimo grata

    CEGV
  • PVP1965PVP1965 Member 20 PontosPosts: 3

    CEGV, depois de obtida nacionalidade, na sua experiência, qual seria a forma mais rápida de se obter a Cartão de Cidadão e o Passaporte? obrigado
    PVP

    Rose
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @PVP1965 disse:
    CEGV, depois de obtida nacionalidade, na sua experiência, qual seria a forma mais rápida de se obter a Cartão de Cidadão e o Passaporte? obrigado

    PVP, a forma mais rápida é no campus da Justiça, em Lisboa. Lá o CC sai no mesmo dia e o PEP no dia seguinte. Só tem que chegar super cedo para poder ser atendido no mesmo dia. Já ouvi de gente que chega lá às 6:30 ou 7:00 para ser atendido a partir das 9:00.

    Em Portugal, em outros locais, o prazo médio é de acordo com a disponibilidade de agendamento. Após coletados os dados biométricos, salvo engano o CC chega em até 5 dias.

    Fora de Portugal dependemos dos consulados e cada um tem seus problemas de agendamento. Existem consulados que atualmente só conseguem marcações para o final do ano. O ideal é acompanhar prazos de processos e de agendamento e marcar antecipadamente a ida ao consulado, baseado nesses prazos.

    O problema para quem vive fora não são os prazos de envio e urgência do CC e do PEP. É a fila enorme de atendimento dos consulados. Ela é que está realmente atrasando os pedidos. É um tempo enorme para agendar a coleta de dados biométricos e outro enorme para o recebimento do CC. (Caso de SP)

    abraços,

  • PVP1965PVP1965 Member 20 PontosPosts: 3

    Muito obrigado, CEGV

    CEGV
  • Queilidenia7359Queilidenia7359 Member 27 PontosPosts: 2

    Boa tarde pessoal
    Se puderem me ajudar agradeço. Dei entrada do meu processo de nacionalidade no dia28/03/2019, pessoalmente nos Registros Centrais de Lisboa. A minha mãe é portuguesa e solteira. Eu sou casada.Fiquei aguardando um mês em PT, como.estava de férias, mas depois tive que voltar. O problema é que ligo para o número que me deram e não consigo pq a linha está sempre ocupada. Não sei nada a respeito do meu processo. Só tenho o comprovante com um número, nome data, referencia 1C, assinatura da Sra que me atendeu.... enfim. Como saber do meu processo? Seria viavel desistir esse processo e dar entrada no.Porto? Por favor quero a vossa opinião. Parabéns pelo magnífico trabalho.

    .

    CEGV
  • MARCOS_COUTINHOMARCOS_COUTINHO Member 27 PontosPosts: 9

    Boa tarde! Consegui a minha cidadania pela ACP, porém no documento que me enviaram, disseram que poderia tirar o registro de nascimento em qualquer conservatória em Portugal, alguém sabe se é possível pedir pela internet ou em algum consulado aqui no Brasil?

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Queilidenia7359 , bem vinda

    @Queilidenia7359 disse:
    Boa tarde pessoal
    Se puderem me ajudar agradeço. Dei entrada do meu processo de nacionalidade no dia28/03/2019, pessoalmente nos Registros Centrais de Lisboa. A minha mãe é portuguesa e solteira. Eu sou casada.Fiquei aguardando um mês em PT, como.estava de férias, mas depois tive que voltar. O problema é que ligo para o número que me deram e não consigo pq a linha está sempre ocupada. Não sei nada a respeito do meu processo. Só tenho o comprovante com um número, nome data, referencia 1C, assinatura da Sra que me atendeu.... enfim. Como saber do meu processo?

    veja o link/tópico abaixo que te mostrará como pedir a chave de acesso para acompanhar seu processo
    http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/306/como-acompanhar-processos-de-nacionalidade-portuguesa#latest

    Seria viavel desistir esse processo e dar entrada no.Porto? Por favor quero a vossa opinião. Parabéns pelo magnífico trabalho.

    Desaconselho a desistência de processos. Somente a análise e trâmite do "processo de cancelamento" levam diversos meses.

    abraços e boa sorte,

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062
    editado junho 2019

    @MARCOS_COUTINHO disse:
    Boa tarde! Consegui a minha cidadania pela ACP, porém no documento que me enviaram, disseram que poderia tirar o registro de nascimento em qualquer conservatória em Portugal, alguém sabe se é possível pedir pela internet ou em algum consulado aqui no Brasil?

    veja como obter seu registro de nascimento português através do artigo abaixo:

    https://Portupedia.com/wiki/Civilonline

    Rose
  • Queilidenia7359Queilidenia7359 Member 27 PontosPosts: 2

    Ola CECGV! Muito obrigada pela pronta colaboração. Agradeço a ajuda. Fiquei triste porque uma pessoa amiga que tb deu entrada do seu processo em Lisboa, me disse que ainda estão trabalhando processos de Setembro de 2018. Não sei se é verdade.... Alguém sabe alguma coisa sobre os processos de Lisboa? Obrigada.

    CEGV
  • MARCOS_COUTINHOMARCOS_COUTINHO Member 27 PontosPosts: 9

    Li o o artigo , porém fiquei na dúvida em relação a naturalidade. Coloco Brasil - Rio de Janeiro ou Portugal? É necessário essa certidão para eu fazer o processo de meu filho ou basta colocar o número dp assento que me enviaram? Obrigado!

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Queilidenia7359 disse:
    Ola CECGV! Muito obrigada pela pronta colaboração. Agradeço a ajuda. Fiquei triste porque uma pessoa amiga que tb deu entrada do seu processo em Lisboa, me disse que ainda estão trabalhando processos de Setembro de 2018. Não sei se é verdade.... Alguém sabe alguma coisa sobre os processos de Lisboa? Obrigada.

    @Queilidenia7359, são diversas equipes que trabalham diversos tipos de processo em Lisboa. Não sei te informar se é o caso de processo de "filhos" pois normalmente indicamos envio para o ACP, que atualmente está finalizando este tipo de processos em aproximadamente 4 meses.

    abraços,

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @MARCOS_COUTINHO disse:
    Li o o artigo , porém fiquei na dúvida em relação a naturalidade. Coloco Brasil - Rio de Janeiro ou Portugal? É necessário essa certidão para eu fazer o processo de meu filho ou basta colocar o número dp assento que me enviaram? Obrigado!

    Marcos, naturalidade é o local onde a pessoa nasceu. Então a naturalidade é país Brasil e Local Rio de Janeiro/Brasil.

    Abraços,

  • MAGUETAMAGUETA Member 27 PontosPosts: 2

    Boa tarde.
    Gostaria de tirar umas dúvidas, procurei pela internet meu caso e não encontrei. Minha avó era portuguesa, casada com meu avô, brasileiro, ambos falecidos e agora estou vendo a possibilidade de tirar a cidadania portuguesa, mas primeiro farei o processo com a minha mãe e depois o meu. Acontece que eu estou com dúvida referente aos documentos a enviar, já que a irmã da minha mãe, que mora nos EUA, conseguiu a cidadania, indo no consulado de lá apenas com uma cópia da certidão de nascimento da minha avó (a original está com minha mãe), uma cópia da certidão de casamento da minha avó aqui do Brasil, uma cópia de um certificado de inscrição consular de Portugal e um documento, que imagino que seja a transcrição do casamento dos meus avós, da conservatória dos registros centrais de Lisboa, porém o nome dela esta registrado o de solteira.
    Será preciso fazer a transcrição da certidão de casamento da minha avó ? E é necessário a transcrição da certidão de óbito ? Ou como minha tia e primas já tiraram a cidadania portuguesa, é só mandar a documentação da minha mãe que por lá já está tudo pronto ?

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @MAGUETA bem vindo(a)

    @MAGUETA disse:
    Boa tarde.
    Gostaria de tirar umas dúvidas, procurei pela internet meu caso e não encontrei. Minha avó era portuguesa, casada com meu avô, brasileiro, ambos falecidos e agora estou vendo a possibilidade de tirar a cidadania portuguesa, mas primeiro farei o processo com a minha mãe e depois o meu. Acontece que eu estou com dúvida referente aos documentos a enviar, já que a irmã da minha mãe, que mora nos EUA, conseguiu a cidadania, indo no consulado de lá apenas com uma cópia da certidão de nascimento da minha avó (a original está com minha mãe), uma cópia da certidão de casamento da minha avó aqui do Brasil, uma cópia de um certificado de inscrição consular de Portugal e um documento, que imagino que seja a transcrição do casamento dos meus avós, da conservatória dos registros centrais de Lisboa, porém o nome dela esta registrado o de solteira.

    Até que ela faça a transcrição de casamento o nome permanecerá como de solteira.
    A relação de documentos e procedimentos a seguir está na primeira página deste mesmo tópico e atualizamos sempre que necessário.

    Será preciso fazer a transcrição da certidão de casamento da minha avó ? E é necessário a transcrição da certidão de óbito ? Ou como minha tia e primas já tiraram a cidadania portuguesa, é só mandar a documentação da minha mãe que por lá já está tudo pronto ?

    Se foi seu avô brasileiro que fez a declaração do nascimento de sua mãe no cartório, a rigor precisará, sim, realizar a transcrição do casamento dos seus avós. Se um conservador permitiu que sua tia fizesse a nacionalidade dela sem transcrição dos pais, foi leniência do conservador. Como disse, a rigor a transcrição deve ser feita e já vimos dezenas de processos caindo em exigência exatamente por esta mesma situação.

    abraços e boa sorte

  • MAGUETAMAGUETA Member 27 PontosPosts: 2

    @CEGV disse:
    @MAGUETA bem vindo(a)

    @MAGUETA disse:
    Boa tarde.
    Gostaria de tirar umas dúvidas, procurei pela internet meu caso e não encontrei. Minha avó era portuguesa, casada com meu avô, brasileiro, ambos falecidos e agora estou vendo a possibilidade de tirar a cidadania portuguesa, mas primeiro farei o processo com a minha mãe e depois o meu. Acontece que eu estou com dúvida referente aos documentos a enviar, já que a irmã da minha mãe, que mora nos EUA, conseguiu a cidadania, indo no consulado de lá apenas com uma cópia da certidão de nascimento da minha avó (a original está com minha mãe), uma cópia da certidão de casamento da minha avó aqui do Brasil, uma cópia de um certificado de inscrição consular de Portugal e um documento, que imagino que seja a transcrição do casamento dos meus avós, da conservatória dos registros centrais de Lisboa, porém o nome dela esta registrado o de solteira.

    Até que ela faça a transcrição de casamento o nome permanecerá como de solteira.
    A relação de documentos e procedimentos a seguir está na primeira página deste mesmo tópico e atualizamos sempre que necessário.

    Será preciso fazer a transcrição da certidão de casamento da minha avó ? E é necessário a transcrição da certidão de óbito ? Ou como minha tia e primas já tiraram a cidadania portuguesa, é só mandar a documentação da minha mãe que por lá já está tudo pronto ?

    Se foi seu avô brasileiro que fez a declaração do nascimento de sua mãe no cartório, a rigor precisará, sim, realizar a transcrição do casamento dos seus avós. Se um conservador permitiu que sua tia fizesse a nacionalidade dela sem transcrição dos pais, foi leniência do conservador. Como disse, a rigor a transcrição deve ser feita e já vimos dezenas de processos caindo em exigência exatamente por esta mesma situação.

    abraços e boa sorte

    Bom dia @CEGV

    Muito obrigado pelas informações, agora vou juntar a documentação e dar entrada no processo.

    CEGV
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.