PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Acompanhamento de processos - Naturalização por tempo de residência - Artigo 6.1

145791013

Comentários

  • jeffthamy17jeffthamy17 Member 33 PontosPosts: 6

    @mathmiranda disse:

    @jeffthamy17 disse:

    @jeffthamy17 disse:
    Só pra deixar registrado aqui os prazos do meu processo 90***/2021, foi dada a entrada no dia 18/08/2021 na Vola do conde, foi feito por um advogado. Atualmente, cerca de 2 meses depois se encontra na bolinha 2.

    Mais uma atualização, costumo verificar diariamente meu processo. Neste sábado 04/12/21 notei que o processo pulou da bolinha dois(verde) para bolinha 6 (marrom).

    Uau, que incrível @jeffthamy17! O meu é de julho/2021 e segue na bolinha 1 :( dei entrada em Lisboa. Se soubesse antes, dava entrada na Vila do Conde.

    Bolinha 6 concluída. Aguarda apenas a emissão do registro (Bolinha 7 que esta marrom).
    Como dito varias vezes aqui no forum, pode ser que fique varios meses nesse estagio agora ja que o tempo não é constante entre as etapas. Além disso, mesmo que tivesse feito o pedido na mesma conservatória o processo tbm poderia levar prazos diferentes, tanto para mais quanto para menos. Mas minha ansiedade agradece por até o momento estar sendo muito rápido.

    CEGV
  • jeffthamy17jeffthamy17 Member 33 PontosPosts: 6

    @jeffthamy17 disse:

    @mathmiranda disse:

    @jeffthamy17 disse:

    @jeffthamy17 disse:
    Só pra deixar registrado aqui os prazos do meu processo 90***/2021, foi dada a entrada no dia 18/08/2021 na Vola do conde, foi feito por um advogado. Atualmente, cerca de 2 meses depois se encontra na bolinha 2.

    Mais uma atualização, costumo verificar diariamente meu processo. Neste sábado 04/12/21 notei que o processo pulou da bolinha dois(verde) para bolinha 6 (marrom).

    Uau, que incrível @jeffthamy17! O meu é de julho/2021 e segue na bolinha 1 :( dei entrada em Lisboa. Se soubesse antes, dava entrada na Vila do Conde.

    Bolinha 6 concluída. Aguarda apenas a emissão do registro (Bolinha 7 que esta marrom).
    Como dito varias vezes aqui no forum, pode ser que fique varios meses nesse estagio agora ja que o tempo não é constante entre as etapas. Além disso, mesmo que tivesse feito o pedido na mesma conservatória o processo tbm poderia levar prazos diferentes, tanto para mais quanto para menos. Mas minha ansiedade agradece por até o momento estar sendo muito rápido.

    Processo concluido hoje. Total 4 meses e meio. Deve ser um recorde aqui.

    CEGVWCFERnacionalidade2021
  • WCFERWCFER Member 180 PontosPosts: 23

    @WCFER disse:
    Dando minha contribuição.
    Pedido recebido na Conservatória de Registos Centrais de Lisboa no dia 23/09/21, enviado via CTT.
    Recebido email com chave de acesso (atenção: foi para a pasta de spam) no dia 14/10/21.
    Numero do processo: 105XXX / 2021, na bolinha verde FOI RECEBIDO.

    Paciência amigas/os, como disse o moderador. Cada processo é único e existem muitos fatores envolvidos. Sabia por exemplo que o funcionalismo público planeja greve em novembro?

    Atualização:ainda bolinha verde FOI RECEBIDO, mas:'o processo encontra-se na Arquivo Central do Porto'.
    Ainda ontem estava na conservatoria de Lisboa.

    CEGV
  • YuranYuran Member 17 PontosPosts: 1

    @PERES disse:

    @93Ailtoncardoso disse:
    Bom tarde a todos aqui no portal.
    Hoje é um dos dias mais feliz da minha vida, meu pedido de nacionalidade finalmente foi concluído hoje e com todas as bolas verde.
    Entrada: 31 de agosto de 2018
    Conclusão: 31 de julho de 2020.

    Muito obrigado a todos aqui no portal, muito obrigado a @CEGV.
    Paciência a todos o vosso dia está prestes a chegar também. 🙏🙏

    Parabens pela vitoria. Quantos meses demorou para terminal à ultima fase ?

    @IEu disse:
    Muito Boa Tarde @CEGV
    precisa ajuda em Estado do processo 85xxx / 2019 (317 - Art. 6º n.º 1 - Naturalização )
    O processo encontra-se na Arquivo Central do Porto
    entregue este processo no CRC Lisboa em outubro 2019. em maio 2020 este foi bola 4 ..

    "O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requisitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa."

    outro pessoas eles processo termino em 8 meses.

    Boa tarde, o meu processo ficou cerca de 3 meses e tal na fase 4 saltando diretamente para ultima fase tendo demorado 1 dia a ser criado o registro do cidadão. Dei entrada no processo dia 20/03/2021 conclusao 14/01/2022

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,071

    @Yuran disse:
    "O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requisitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa."
    outro pessoas eles processo termino em 8 meses.

    Não importa... cada processo tem seus próprios documentos e seu próprio "tempo de tramitação". É impossível para o requerente não comparar mas tecnicamente é um grande equívoco fazer comparações. Existem os processos que andam rápido, os que andam devagar e, idealmente, devemos sempre esperar ficar no meio do caminho e não ficar muito chateados se levar mais tempo... simplesmente acontece e os prazos só têm aumentado (nós últimos 10 anos).

    Boa tarde, o meu processo ficou cerca de 3 meses e tal na fase 4 saltando diretamente para ultima fase tendo demorado 1 dia a ser criado o registro do cidadão. Dei entrada no processo dia 20/03/2021 conclusao 14/01/2022

    Só dá para dizer Parabéns ! boa !

    Abraços,

  • nacionalidade2021nacionalidade2021 Member 17 PontosPosts: 1

    Bomdia,
    Apresentei pessoalmente o meu processo à ACP para naturalização por tempo de residência em Portugal em 18 de Novembro 2021. Mas Ainda está na bolinha verde "foi recibido" Isso é normal ? Mas em quanto tempo o processo vai avançar na sua opinião ?
    Aguardo e obrigada.

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,071

    @nacionalidade2021 disse:
    Bomdia,
    Apresentei pessoalmente o meu processo à ACP para naturalização por tempo de residência em Portugal em 18 de Novembro 2021. Mas Ainda está na bolinha verde "foi recibido" Isso é normal ? Mas em quanto tempo o processo vai avançar na sua opinião ?
    Aguardo e obrigada.

    Sim, normal... muito recente seu processo. Precisará ter muiiiiita paciência.
    Abraços,

    WCFERnacionalidade2021
  • WCFERWCFER Member 180 PontosPosts: 23

    Precisa ler os comentários do fórum também. Teria visto que tem gente esperando anos, e gente que foi despachado em meses.
    Como disse o moderador, paciência e muita!

    O meu processo é de 23.09. 2 meses antes do seu e ainda está parado na verde 1.
    Mas teve uma mudança quando fez 3 meses e meio. Dá uma olhadinha lá. 😁

    CEGVnacionalidade2021Nell_
  • FMontei22FMontei22 Member 25 PontosPosts: 2

    Bom dia, sou nova por aqui,
    Dei entrada no meu processo em 13/05/2021 até hoje está na fase 3 com a seguinte mensagem:
    ""O seu pedido está a ser verificado e aguarda informação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, da Polícia Judiciária, do Registo Criminal Português, de consulado e/ou de outras entidades externas.""

    Alguém tendo noção de quanto tempo está a demorar desta fase até o processo ficar concluído?? Obrigada

    CEGVnacionalidade2021
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,071

    @FMontei22 disse:
    Bom dia, sou nova por aqui,
    Dei entrada no meu processo em 13/05/2021 até hoje está na fase 3 com a seguinte mensagem:
    ""O seu pedido está a ser verificado e aguarda informação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, da Polícia Judiciária, do Registo Criminal Português, de consulado e/ou de outras entidades externas.""

    Alguém tendo noção de quanto tempo está a demorar desta fase até o processo ficar concluído?? Obrigada

    Depende do volume de pendências nessas repartições. Podem responder em 2 semanas e pode levar uns 6 meses para que respondam.. é uma roleta russa. Antigamente ainda se conseguia fazer uma consulta a estes órgãos e nos diziam onde estavam e dava para estimar o tempo de resposta. Hoje não mais. É um exercício de paciência pura.

    abraços,

  • Eliane29_Eliane29_ Member 29 PontosPosts: 2

    @CEGV disse:
    Oi @PERES, bem vindo(a)

    @PERES disse:
    bom dia depois das diligencias o proximo passo e o despacho?

    Fases dos processos, segundo o IRN:
    1 - Foi recebido
    2 - Foi registado
    3 - Aguarda consultas - Esta é a fase de "diligências"
    4 - Verificação documentos
    5 - Análise pedido
    6 - Despacho
    7 - Terminado

    Abraços, boa sorte e aproveite nosso Portal,

    Bom dia, o meu processo está na fase 3 leva quanto tempo, a fazer a consulta externas.

    CEGV
  • Eliane29_Eliane29_ Member 29 PontosPosts: 2

    Outra pergunta , o pai do meu irmão é português, pretendo tirar a nacionalidade dele, por atribuição, sendo ele menor o tempo da conclusão é de quanto tempo, e os documentos necessários quais são , obrigada

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,071

    @Eliane29_ disse:
    Bom dia, o meu processo está na fase 3 leva quanto tempo, a fazer a consulta externas.

    não há prazos normativos que sejam respeitados pelo IRN ou pelos outros órgãos. Depende muito das respostas dos órgãos DGAJ, PJ e SEF e da boa vontade dos oficiais do IRN em gerenciar os prazos de vencimento das respostas.

    @Eliane29_ disse:
    Outra pergunta , o pai do meu irmão é português, pretendo tirar a nacionalidade dele, por atribuição, sendo ele menor o tempo da conclusão é de quanto tempo, e os documentos necessários quais são , obrigada

    Menores, dependendo da idade, têm recebido prioridade. Mas isso é decisão discricionária de cada conservador. Já vi certos conservadores darem prioridade e outros, não. Já vi conservadores darem prioridade a super idosos por conta da idade e outros, com casos semelhantes, não darem qualquer prioridade e ainda dizerem algo como "deveria ter pedido antes e não esperado a vida inteira para pedir sua nacionalidade".

    enfim... a única coisa certa é que lhe será requerida muita paciência.
    abraços,

  • Nell_Nell_ Member 203 PontosPosts: 28

    Bom dia

    Alguem sabe se é preciso marcação para dar entrada do pedido de nacionalidade no Arquivo Central do Porto?

    Estou neste momento no meu país de origem e estou aqui precisamente porque vim tratar do meu assento de nascimento para poder dar início ao processo. Ja tenho o meu assento e regresso à Portugal dentro de duas semanas. Alguém disse-me que não é preciso marcação no Arquivo Central do Porto mas queria que alguém aqui o confirmasse. É que não queria perder mais tempo e queria dar entrada no processo o mais rápido possível.

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,071

    @Nell_ disse:
    Bom dia

    Alguem sabe se é preciso marcação para dar entrada do pedido de nacionalidade no Arquivo Central do Porto?

    não. Basta enviar via CTT (postal).

    Estou neste momento no meu país de origem e estou aqui precisamente porque vim tratar do meu assento de nascimento para poder dar início ao processo. Ja tenho o meu assento e regresso à Portugal dentro de duas semanas. Alguém disse-me que não é preciso marcação no Arquivo Central do Porto mas queria que alguém aqui o confirmasse. É que não queria perder mais tempo e queria dar entrada no processo o mais rápido possível.

    @Nell_ não há grande diferença entre entregar um processo no balcão ou enviá-lo via postal. Com a pandemia e o vai-e-volta das restrições CRCs estavam atendendo somente com marcação.

  • WCFERWCFER Member 180 PontosPosts: 23

    @WCFER disse:

    @WCFER disse:
    Dando minha contribuição.
    Pedido recebido na Conservatória de Registos Centrais de Lisboa no dia 23/09/21, enviado via CTT.
    Recebido email com chave de acesso (atenção: foi para a pasta de spam) no dia 14/10/21.
    Numero do processo: 105XXX / 2021, na bolinha verde FOI RECEBIDO.

    Paciência amigas/os, como disse o moderador. Cada processo é único e existem muitos fatores envolvidos. Sabia por exemplo que o funcionalismo público planeja greve em novembro?

    Atualização:ainda bolinha verde FOI RECEBIDO, mas:'o processo encontra-se na Arquivo Central do Porto'.
    Ainda ontem estava na conservatoria de Lisboa.

    Quase 6 meses completos e um grande salto para a bolinha verde 2 - Registrado.

    CEGVnacionalidade2021
  • 2ulmirA2ulmirA Member 62 PontosPosts: 7

    Olá fiz o pedido de nacionalidade a 6 meses e a 1 semana atrás avançou para o 2° passo,mas dois dias a seguir quando fui ver o processo já dizia que o mesmo não existia e agora nem consigo ver nada somente fica a processar e nunca aparece nada.
    Por favor alguém pode me dizer o que se pode tar a passar.

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,071

    @2ulmirA disse:
    Olá fiz o pedido de nacionalidade a 6 meses e a 1 semana atrás avançou para o 2° passo,mas dois dias a seguir quando fui ver o processo já dizia que o mesmo não existia e agora nem consigo ver nada somente fica a processar e nunca aparece nada.
    Por favor alguém pode me dizer o que se pode tar a passar.

    Sistema de acompanhamento está em manutenção. Paciência e siga tentando pois breve devem corrigir os problemas. Acontece de tempos em tempos.

    abraços,

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,071

    @2ulmirA disse:
    Olá fiz o pedido de nacionalidade a 6 meses e a 1 semana atrás avançou para o 2° passo,mas dois dias a seguir quando fui ver o processo já dizia que o mesmo não existia e agora nem consigo ver nada somente fica a processar e nunca aparece nada.
    Por favor alguém pode me dizer o que se pode tar a passar.

    Sistema de acompanhamento está em manutenção. Paciência e siga tentando pois breve devem corrigir os problemas. Acontece de tempos em tempos.

    abraços,

  • 2ulmirA2ulmirA Member 62 PontosPosts: 7

    @CEGV disse:

    @2ulmirA disse:
    Olá fiz o pedido de nacionalidade a 6 meses e a 1 semana atrás avançou para o 2° passo,mas dois dias a seguir quando fui ver o processo já dizia que o mesmo não existia e agora nem consigo ver nada somente fica a processar e nunca aparece nada.
    Por favor alguém pode me dizer o que se pode tar a passar.

    Sistema de acompanhamento está em manutenção. Paciência e siga tentando pois breve devem corrigir os problemas. Acontece de tempos em tempos.

    abraços,

    Muito obrigada pela informação já estava com receio de ter sido deferido.

    CEGV
  • WCFERWCFER Member 180 PontosPosts: 23

    @WCFER disse:

    @WCFER disse:

    @WCFER disse:
    Dando minha contribuição.
    Pedido recebido na Conservatória de Registos Centrais de Lisboa no dia 23/09/21, enviado via CTT.
    Recebido email com chave de acesso (atenção: foi para a pasta de spam) no dia 14/10/21.
    Numero do processo: 105XXX / 2021, na bolinha verde FOI RECEBIDO.

    Atualização:ainda bolinha verde FOI RECEBIDO, mas:'o processo encontra-se na Arquivo Central do Porto'.
    Ainda ontem estava na conservatoria de Lisboa.

    Quase 6 meses completos e um grande salto para a bolinha verde 2 - Registrado.

    Hoje foi atualizado para a bolinha 3, marrom
    6 meses e 1 semana.

    CEGVnacionalidade2021
  • 2ulmirA2ulmirA Member 62 PontosPosts: 7

    @CEGV disse:

    @2ulmirA disse:
    Olá fiz o pedido de nacionalidade a 6 meses e a 1 semana atrás avançou para o 2° passo,mas dois dias a seguir quando fui ver o processo já dizia que o mesmo não existia e agora nem consigo ver nada somente fica a processar e nunca aparece nada.
    Por favor alguém pode me dizer o que se pode tar a passar.

    Sistema de acompanhamento está em manutenção. Paciência e siga tentando pois breve devem corrigir os problemas. Acontece de tempos em tempos.

    abraços,

    O processo já se encontra no 3°passo e já tive acesso ao site de novo.

    CEGVWCFER
  • FMontei22FMontei22 Member 25 PontosPosts: 2

    @CEGV disse:

    @FMontei22 disse:
    Bom dia, sou nova por aqui,
    Dei entrada no meu processo em 13/05/2021 até hoje está na fase 3 com a seguinte mensagem:
    ""O seu pedido está a ser verificado e aguarda informação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, da Polícia Judiciária, do Registo Criminal Português, de consulado e/ou de outras entidades externas.""

    Alguém tendo noção de quanto tempo está a demorar desta fase até o processo ficar concluído?? Obrigada

    Depende do volume de pendências nessas repartições. Podem responder em 2 semanas e pode levar uns 6 meses para que respondam.. é uma roleta russa. Antigamente ainda se conseguia fazer uma consulta a estes órgãos e nos diziam onde estavam e dava para estimar o tempo de resposta. Hoje não mais. É um exercício de paciência pura.

    abraços,

    Consultei no dia 15/03/22 e tinha passado para o ponto 4 marrom. Está agora nesta fase com a mensagem: ...pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requisitos legais... Esperanças de que seja concluido brevement

    CEGVWCFER
  • Nell_Nell_ Member 203 PontosPosts: 28

    @Nell_ disse:
    Bom dia

    Alguem sabe se é preciso marcação para dar entrada do pedido de nacionalidade no Arquivo Central do Porto?

    Estou neste momento no meu país de origem e estou aqui precisamente porque vim tratar do meu assento de nascimento para poder dar início ao processo. Ja tenho o meu assento e regresso à Portugal dentro de duas semanas. Alguém disse-me que não é preciso marcação no Arquivo Central do Porto mas queria que alguém aqui o confirmasse. É que não queria perder mais tempo e queria dar entrada no processo o mais rápido possível.

    Finalmente dei início hoje ao processo de naturalização por tempo de residência no Arquivo Central do Porto. Não foi preciso marcação, era só entrar e tirar uma senha. Também já recebi o código para o acompanhamento do processo. Sem surpresas encontra-se na fase "foi recebido"

    Será uma longa espera.

    CEGV
  • Nell_Nell_ Member 203 PontosPosts: 28

    @Nell_ disse:

    @Nell_ disse:
    Bom dia

    Alguem sabe se é preciso marcação para dar entrada do pedido de nacionalidade no Arquivo Central do Porto?

    Estou neste momento no meu país de origem e estou aqui precisamente porque vim tratar do meu assento de nascimento para poder dar início ao processo. Ja tenho o meu assento e regresso à Portugal dentro de duas semanas. Alguém disse-me que não é preciso marcação no Arquivo Central do Porto mas queria que alguém aqui o confirmasse. É que não queria perder mais tempo e queria dar entrada no processo o mais rápido possível.

    Finalmente dei início hoje ao processo de naturalização por tempo de residência no Arquivo Central do Porto. Não foi preciso marcação, era só entrar e tirar uma senha. Também já recebi o código para o acompanhamento do processo. Sem surpresas encontra-se na fase "foi recebido"

    Será uma longa espera.

    Ola pessoal.

    Quando fiz o pedido da nacionalidade eu meti no requerimento uma morada diferente da morada que tenho na minha autorização de residência porque prefiro que as cartas da ACP sejam remetidas para aquela morada. Existe algum problema?

  • Nell_Nell_ Member 203 PontosPosts: 28

    Eu perguntei na pessoa que me atendeu no dia em que dei entrada do pedido e ela disse me que não havia problema. Mas fiquei na duvida. 😅

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,071

    @Nell_ disse:
    Quando fiz o pedido da nacionalidade eu meti no requerimento uma morada diferente da morada que tenho na minha autorização de residência porque prefiro que as cartas da ACP sejam remetidas para aquela morada. Existe algum problema?

    não

    Nell_
  • Nell_Nell_ Member 203 PontosPosts: 28

    @CEGV disse:

    @Nell_ disse:
    Quando fiz o pedido da nacionalidade eu meti no requerimento uma morada diferente da morada que tenho na minha autorização de residência porque prefiro que as cartas da ACP sejam remetidas para aquela morada. Existe algum problema?

    não

    Ainda bem. Agora é so esperar.
    Muito obrigado pela atenção

    CEGV
  • WCFERWCFER Member 180 PontosPosts: 23

    @WCFER disse:

    @WCFER disse:

    @WCFER disse:

    @WCFER disse:
    Dando minha contribuição.
    Pedido recebido na Conservatória de Registos Centrais de Lisboa no dia 23/09/21, enviado via CTT.
    Recebido email com chave de acesso (atenção: foi para a pasta de spam) no dia 14/10/21.
    Numero do processo: 105XXX / 2021, na bolinha verde FOI RECEBIDO.

    Atualização:ainda bolinha verde FOI RECEBIDO, mas:'o processo encontra-se na Arquivo Central do Porto'.
    Ainda ontem estava na conservatoria de Lisboa.

    Quase 6 meses completos e um grande salto para a bolinha verde 2 - Registrado.

    Hoje foi atualizado para a bolinha 3, marrom
    6 meses e 1 semana.

    Praticamente 7 meses, mudou da bolinha 3 para a 4 - que está marrom, de ontem para hoje, 20 de abril.

    Mia_zmNell_CEGV
  • WCFERWCFER Member 180 PontosPosts: 23

    @WCFER disse:

    @WCFER disse:

    @WCFER disse:

    @WCFER disse:

    @WCFER disse:
    Dando minha contribuição.
    Pedido recebido na Conservatória de Registos Centrais de Lisboa no dia 23/09/21, enviado via CTT.
    Recebido email com chave de acesso (atenção: foi para a pasta de spam) no dia 14/10/21.
    Numero do processo: 105XXX / 2021, na bolinha verde FOI RECEBIDO.

    Atualização:ainda bolinha verde FOI RECEBIDO, mas:'o processo encontra-se na Arquivo Central do Porto'.
    Ainda ontem estava na conservatoria de Lisboa.

    Quase 6 meses completos e um grande salto para a bolinha verde 2 - Registrado.

    Hoje foi atualizado para a bolinha 3, marrom
    6 meses e 1 semana.

    Praticamente 7 meses, mudou da bolinha 3 para a 4 - que está marrom, de ontem para hoje, 20 de abril.

    Um dia depois da 'verificação dos documentos', apesar de ainda continuar a bolinha 4 marrom, a descrição é a que se refere a bolinha 5:"O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requisitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa." 6 meses 29 dias.

    CEGVNell_Mia_zmnacionalidade2021
  • Nell_Nell_ Member 203 PontosPosts: 28

    @WCFER disse:

    @WCFER disse:

    @WCFER disse:

    @WCFER disse:

    @WCFER disse:

    @WCFER disse:
    Dando minha contribuição.
    Pedido recebido na Conservatória de Registos Centrais de Lisboa no dia 23/09/21, enviado via CTT.
    Recebido email com chave de acesso (atenção: foi para a pasta de spam) no dia 14/10/21.
    Numero do processo: 105XXX / 2021, na bolinha verde FOI RECEBIDO.

    Atualização:ainda bolinha verde FOI RECEBIDO, mas:'o processo encontra-se na Arquivo Central do Porto'.
    Ainda ontem estava na conservatoria de Lisboa.

    Quase 6 meses completos e um grande salto para a bolinha verde 2 - Registrado.

    Hoje foi atualizado para a bolinha 3, marrom
    6 meses e 1 semana.

    Praticamente 7 meses, mudou da bolinha 3 para a 4 - que está marrom, de ontem para hoje, 20 de abril.

    Um dia depois da 'verificação dos documentos', apesar de ainda continuar a bolinha 4 marrom, a descrição é a que se refere a bolinha 5:"O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requisitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa." 6 meses 29 dias.

    Ainda bem que o seu processo está a caminhar bem. Eu ainda tenho um longo caminho pela frente. :(

    CEGV
  • WCFERWCFER Member 180 PontosPosts: 23

    Ainda bem que o seu processo está a caminhar bem. Eu ainda tenho um longo caminho pela frente. :(

    De repente o seu sai em 4 meses e meio, como já vimos acontecer aqui.
    Para chegar nesse ponto, já passaram-se mais de 7 meses, a caminho do oitavo agora.
    Se seguir o mesmo padrâo que li por aqui, deveria levar mais 3 meses mais ou menos. Mas pode também levar mais 1 ano, como também já vi escrito aqui no forum.

    Ainda bem que não tenho urgência, rs rs rs.

    CEGVNell_nacionalidade2021
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,071
    editado abril 2022

    @WCFER disse:

    Ainda bem que o seu processo está a caminhar bem. Eu ainda tenho um longo caminho pela frente. :(

    De repente o seu sai em 4 meses e meio, como já vimos acontecer aqui.
    Para chegar nesse ponto, já passaram-se mais de 7 meses, a caminho do oitavo agora.
    Se seguir o mesmo padrâo que li por aqui, deveria levar mais 3 meses mais ou menos. Mas pode também levar mais 1 ano, como também já vi escrito aqui no forum.
    Ainda bem que não tenho urgência, rs rs rs.

    No IRN não há padrões que possam ser levados a sério quando falamos de prazos.
    A melhor situação é de quem não tem urgência... não vai sofrer, leve o tempo que levar.
    Por outro lado, aos ansiosos.... infelizmente são os que mais dão trabalho e sofrem..

    abraços,

    WCFERNell_
  • Nell_Nell_ Member 203 PontosPosts: 28

    @CEGV disse:

    @Nell_ disse:
    Bom dia
    Estou neste momento a reunir a documentação necessária para poder fazer o pedido da nacionalidade portuguesa.
    A minha dúvida é seguinte:
    Um dos documentos necessários é o registo criminal do país de origem assim como o registo criminal de todos os países onde o interessado tenha tido residência, isto de acordo com a página do IRN:
    https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da nacionalidade/aquisicao/n/aquisicao-nac-art6n1/
    Eu vivi na Africa do Sul por 10 meses com um visto de visita (Visitors Visa) onde fiz um curso de Inglês.
    Preciso de saber se também tenho de pedir o registo criminal da Africa do Sul ou não. É que eu nunca tive "residência" (como diz o site do IRN) na Africa do Sul mas sim um visto para visita.

    Eu não faria. Não dá para dizer que 10 meses, para fazer um curso, é residência. Se você trabalhou, teve cartão de residência ou algo semelhante, até vai. Se ficou somente no visto de visitante, acredito piamente que não há necessidade.

    Como o consulado da Africa do Sul não emite registos criminais e só é possivel faze-lo estando na Africa do Sul isto criaria um transtorno enorme para mim não só devido a pandemia mas também por não ter ninguém na Africa do Sul que me possa tratar do registo criminal.
    Obrigado pela atenção.

    abraços e ótima sorte,

    @Nell_ disse:
    @CEGV Pois, pensei exatamente na mesma coisa. Eu nunca trabalhei e nunca tive visto de residência enquanto estive na Africa do Sul. Além disso neste intervalo de 10 meses, tive de regressar ao meu país para tratar de alguns assuntos por duas semanas e depois regressei a Africa Sul para continuar o curso. Neste sentido entendo que nunca estabeleci residência na África do Sul, até porque estive na condição de visitante assim como o visto indica.

    Obrigado pela resposta.

    Tendo em conta o teu conselho, eu dei entrada do pedido da nacionalidade sem o registo criminal da Africa do Sul pois entendi que 10 meses num visto de visita ( visitors visa) não é 'residência' necessariamente.

    A questão é: Existe alguma forma de o governo portugues saber do tempo que eu estive la na Africa do sul? Eu não fiz nenhuma menção da africa do sul no requerimento. Poderá o processo cair em exigência?

    WCFERCEGV
  • WCFERWCFER Member 180 PontosPosts: 23

    @Nell_ disse:

    @CEGV disse:

    @Nell_ disse:
    Bom dia
    Estou neste momento a reunir a documentação necessária para poder fazer o pedido da nacionalidade portuguesa.
    A minha dúvida é seguinte:
    Um dos documentos necessários é o registo criminal do país de origem assim como o registo criminal de todos os países onde o interessado tenha tido residência, isto de acordo com a página do IRN:
    https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da nacionalidade/aquisicao/n/aquisicao-nac-art6n1/
    Eu vivi na Africa do Sul por 10 meses com um visto de visita (Visitors Visa) onde fiz um curso de Inglês.
    Preciso de saber se também tenho de pedir o registo criminal da Africa do Sul ou não. É que eu nunca tive "residência" (como diz o site do IRN) na Africa do Sul mas sim um visto para visita.

    Eu não faria. Não dá para dizer que 10 meses, para fazer um curso, é residência. Se você trabalhou, teve cartão de residência ou algo semelhante, até vai. Se ficou somente no visto de visitante, acredito piamente que não há necessidade.

    Como o consulado da Africa do Sul não emite registos criminais e só é possivel faze-lo estando na Africa do Sul isto criaria um transtorno enorme para mim não só devido a pandemia mas também por não ter ninguém na Africa do Sul que me possa tratar do registo criminal.
    Obrigado pela atenção.

    abraços e ótima sorte,

    @Nell_ disse:
    @CEGV Pois, pensei exatamente na mesma coisa. Eu nunca trabalhei e nunca tive visto de residência enquanto estive na Africa do Sul. Além disso neste intervalo de 10 meses, tive de regressar ao meu país para tratar de alguns assuntos por duas semanas e depois regressei a Africa Sul para continuar o curso. Neste sentido entendo que nunca estabeleci residência na África do Sul, até porque estive na condição de visitante assim como o visto indica.

    Obrigado pela resposta.

    Tendo em conta o teu conselho, eu dei entrada do pedido da nacionalidade sem o registo criminal da Africa do Sul pois entendi que 10 meses num visto de visita ( visitors visa) não é 'residência' necessariamente.

    A questão é: Existe alguma forma de o governo portugues saber do tempo que eu estive la na Africa do sul? Eu não fiz nenhuma menção da africa do sul no requerimento. Poderá o processo cair em exigência?

    Sempre ficamos como que neuróticos quando tratamos desse tipo de processo. É totalmente compreensível.
    Uma certa vez, em um outro país, o agente da imigração disse-nos que a partir daquele momento eles poderiam ir bater na minha porta, 24 x 7, para confirmar se eu morava mesmo com meu sponsor de residência. Saí de lá com estrelinhas na minha cabeça já que eu literalmente não morava com meu sponsor.
    Para rir do caso, no mesmo dia por volta das 18h, o site da imigração já trouxe o resultado de APPROVED, rs rs.

    Não se preocupe. Morar, residir, viver, é totalmente diferente de visitar, residir para estudo a curto termo, o que foi seu caso. O moderador foi corretíssimo no conselho, na minha opinião. Se tivesse sido eu, também não teria incluido o específico registro.

    Quanto a se o governo português tem como saber, apenas se você tivesse saído de Portugal, e entrado em Portugal, o que não parece ter sido seu caso. E como a menção desta estadia não foi necessária, e mesmo se fosse o caso, como já estabelecido 10 meses de estudo não é residência, eu ficaria tranquilo.

    Imagino que o CEGV vai corroborar esta opnião. Boa sorte!

    Nell_CEGV
  • Nell_Nell_ Member 203 PontosPosts: 28

    @WCFER disse:

    @Nell_ disse:

    @CEGV disse:

    @Nell_ disse:
    Bom dia
    Estou neste momento a reunir a documentação necessária para poder fazer o pedido da nacionalidade portuguesa.
    A minha dúvida é seguinte:
    Um dos documentos necessários é o registo criminal do país de origem assim como o registo criminal de todos os países onde o interessado tenha tido residência, isto de acordo com a página do IRN:
    https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da nacionalidade/aquisicao/n/aquisicao-nac-art6n1/
    Eu vivi na Africa do Sul por 10 meses com um visto de visita (Visitors Visa) onde fiz um curso de Inglês.
    Preciso de saber se também tenho de pedir o registo criminal da Africa do Sul ou não. É que eu nunca tive "residência" (como diz o site do IRN) na Africa do Sul mas sim um visto para visita.

    Eu não faria. Não dá para dizer que 10 meses, para fazer um curso, é residência. Se você trabalhou, teve cartão de residência ou algo semelhante, até vai. Se ficou somente no visto de visitante, acredito piamente que não há necessidade.

    Como o consulado da Africa do Sul não emite registos criminais e só é possivel faze-lo estando na Africa do Sul isto criaria um transtorno enorme para mim não só devido a pandemia mas também por não ter ninguém na Africa do Sul que me possa tratar do registo criminal.
    Obrigado pela atenção.

    abraços e ótima sorte,

    @Nell_ disse:
    @CEGV Pois, pensei exatamente na mesma coisa. Eu nunca trabalhei e nunca tive visto de residência enquanto estive na Africa do Sul. Além disso neste intervalo de 10 meses, tive de regressar ao meu país para tratar de alguns assuntos por duas semanas e depois regressei a Africa Sul para continuar o curso. Neste sentido entendo que nunca estabeleci residência na África do Sul, até porque estive na condição de visitante assim como o visto indica.

    Obrigado pela resposta.

    Tendo em conta o teu conselho, eu dei entrada do pedido da nacionalidade sem o registo criminal da Africa do Sul pois entendi que 10 meses num visto de visita ( visitors visa) não é 'residência' necessariamente.

    A questão é: Existe alguma forma de o governo portugues saber do tempo que eu estive la na Africa do sul? Eu não fiz nenhuma menção da africa do sul no requerimento. Poderá o processo cair em exigência?

    Sempre ficamos como que neuróticos quando tratamos desse tipo de processo. É totalmente compreensível.
    Uma certa vez, em um outro país, o agente da imigração disse-nos que a partir daquele momento eles poderiam ir bater na minha porta, 24 x 7, para confirmar se eu morava mesmo com meu sponsor de residência. Saí de lá com estrelinhas na minha cabeça já que eu literalmente não morava com meu sponsor.
    Para rir do caso, no mesmo dia por volta das 18h, o site da imigração já trouxe o resultado de APPROVED, rs rs.

    Não se preocupe. Morar, residir, viver, é totalmente diferente de visitar, residir para estudo a curto termo, o que foi seu caso. O moderador foi corretíssimo no conselho, na minha opinião. Se tivesse sido eu, também não teria incluido o específico registro.

    Quanto a se o governo português tem como saber, apenas se você tivesse saído de Portugal, e entrado em Portugal, o que não parece ter sido seu caso. E como a menção desta estadia não foi necessária, e mesmo se fosse o caso, como já estabelecido 10 meses de estudo não é residência, eu ficaria tranquilo.

    Imagino que o CEGV vai corroborar esta opnião. Boa sorte!

    Muito obrigado pela observação. Realmente não tenho motivos para me preocupar. E sim estás certo. Eu nunca saí diretamente de Portugal para a Africa do Sul ou da Africa do Sul diretamente para Portugal.
    A minha preocupação a esta altura é provavelmente fruto de ansiedade. Como já disse o @CEGV, os ansiosos acabam por sofrer muito durante este processo longo. Ele tem toda a razão.

    Contudo, é sempre importante dar o nosso feedback sobre o processo. Não só porque ajuda a perceber mais sobre o processo mas também porque ajudará futuros users deste forum.

    CEGVWCFER
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,071

    @Nell_ disse:
    A questão é: Existe alguma forma de o governo portugues saber do tempo que eu estive la na Africa do sul?

    Ter, tem mas é improvável pois não é espaço Schengen.
    Também não dá para chamar 10 meses de residência.

    Eu não fiz nenhuma menção da africa do sul no requerimento. Poderá o processo cair em exigência?

    Se não fez nenhuma menção, não.

    abraços,

    Nell_
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,071

    @Nell_ disse:
    A questão é: Existe alguma forma de o governo portugues saber do tempo que eu estive la na Africa do sul?

    Ter, tem mas é improvável pois não é espaço Schengen.
    Também não dá para chamar 10 meses de residência.

    Eu não fiz nenhuma menção da africa do sul no requerimento. Poderá o processo cair em exigência?

    Se não fez nenhuma menção, não.

    abraços,

    Nell_WCFER
  • realmiranrealmiran Member 142 PontosPosts: 17

    Olá pessoal, alguem sabe qual tem sido recentemente o tempo habitual para passar de bolinha 1 para 2? Obrigado!

    CEGVNell_
  • WCFERWCFER Member 180 PontosPosts: 23

    @realmiran disse:
    Olá pessoal, alguem sabe qual tem sido recentemente o tempo habitual para passar de bolinha 1 para 2? Obrigado!

    O meu caso:
    "Quase 6 meses completos e um grande salto para a bolinha verde 2 — Registado."

    nacionalidade2021CEGVNell_
  • Nell_Nell_ Member 203 PontosPosts: 28

    É possivel aguardar o processo de nacionalidade por tempo de residência fora de Portugal? Eu quero passar alguns tempos no meu país de origem por motivos pessoais mas estou com receio de que o processo possa ser cancelado.
    Há algo que pode ser feito neste caso?

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,071
    editado junho 2022

    @Nell_ disse:
    É possivel aguardar o processo de nacionalidade por tempo de residência fora de Portugal?

    aguardar, não, porque falamos de processo de naturalização por tempo de residência. Presume-se e requer-se que nesse tipo de pedido o requerente resida em Portugal.

    Eu quero passar alguns tempos no meu país de origem por motivos pessoais mas estou com receio de que o processo possa ser cancelado.

    "Algum tempo" é relativo. Deve seguir as mesmas normas do visto de residência.

    Ultrapassando os limites legais correrá sério risco do seu processo ser indeferido pois um dos procedimentos internos do IRN, nos processos de naturalização, é obter informações do SEF, PJ e DGAJ sobre entrada e saída dos requerentes para, entre outras coisas, confirmar se a pessoa é realmente residente.

    Há algo que pode ser feito neste caso?

    nada que eu pessoalmente lhe aconselhe. Obviamente se você respeitar os limites e termos da residência, nada deve lhe prejudicar.

    Veja que a lei portuguesa não exige que o cidadão estrangeiro esteja o tempo todo em território português para que seja mantida sua condição de residente ou para que mantenha sua autorização de residência. Isso, obviamente será avaliado pelo relatório do SEF, quando da análise de seu pedido de cidadania por tempo de residência. Se o requerimento é "por tempo de residência em Portugal", imagina-se que o requerente viva em Portugal, resida em Portugal e esteja a maior parte do tempo em território português, configurando a condição de residente.

    Ficar fora de Portugal por tempo superior ao regulamentar pode lhe criar constrangimentos, atrasar a tramitação processual e, até mesmo, inviabilizar seu processo de cidadania.

    Imagine que quando do pedido e retorno das informações do SEF ao IRN, o SEF informe ao IRN que você se encontra longe de Portugal faz algum tempo e não retornou. O analista pode deixar seu processo "pendurado" para refazer a consulta algum tempo depois ou até depois de um tempo "x" para confirmar que você não excedeu o tempo limite regulamentar da residência em território português. Isso poderá lhe gerar atraso no trâmite processual.

    Sobre a autorização para extensão da ausência regulamentar, existem precedentes e formas de se requerer (a extensão do prazo regulamentar) mas são situações realmente excepcionais.

    Os prazos são determinados pela Lei 23/2007, que trata dos vistos de residência.

    Nell_WCFERnacionalidade2021
  • Nell_Nell_ Member 203 PontosPosts: 28

    @Nell_ disse:

    @Nell_ disse:
    Bom dia

    Alguem sabe se é preciso marcação para dar entrada do pedido de nacionalidade no Arquivo Central do Porto?

    Estou neste momento no meu país de origem e estou aqui precisamente porque vim tratar do meu assento de nascimento para poder dar início ao processo. Ja tenho o meu assento e regresso à Portugal dentro de duas semanas. Alguém disse-me que não é preciso marcação no Arquivo Central do Porto mas queria que alguém aqui o confirmasse. É que não queria perder mais tempo e queria dar entrada no processo o mais rápido possível.

    Finalmente dei início hoje ao processo de naturalização por tempo de residência no Arquivo Central do Porto. Não foi preciso marcação, era só entrar e tirar uma senha. Também já recebi o código para o acompanhamento do processo. Sem surpresas encontra-se na fase "foi recebido"

    Será uma longa espera.

    2 meses depois e continua no "foi recebido".

    CEGVnacionalidade2021WCFER
  • realmiranrealmiran Member 142 PontosPosts: 17

    @WCFER @FMontei22 @2ulmirA @Eliane29_ @nacionalidade2021 @mathmiranda
    como estão a correr os seus processos? o meu encontra se na bolinha 1 desde 16/03.

    CEGV
  • WCFERWCFER Member 180 PontosPosts: 23

    @realmiran disse:
    @WCFER @FMontei22 @2ulmirA @Eliane29_ @nacionalidade2021 @mathmiranda
    como estão a correr os seus processos? o meu encontra se na bolinha 1 desde 16/03.

    O meu levou 6 meses para pular da 1 para a 4 e já vamos para 10 meses desde o início do processo. Só na 4 vai fazer 4 meses emperrada! rs rs. Estão mesmo em marcha ultra lenta, quase parando. Deve ser a onda de calor que chegou de cheia!

    realmiranCEGVNell_
  • 2ulmirA2ulmirA Member 62 PontosPosts: 7

    @realmiran disse:
    @WCFER @FMontei22 @2ulmirA @Eliane29_ @nacionalidade2021 @mathmiranda
    como estão a correr os seus processos? o meu encontra se na bolinha 1 desde 16/03.

    O meu encontra-se na fase 4 com a mensagem da fase 5 já a 2 meses creio eu se não mais.
    Espero que até o final do ano acabe.

    CEGVrealmiranNell_
  • WCFERWCFER Member 180 PontosPosts: 23

    Um pouco mais de atraso no nosso processo.

    "Trabalhadores dos Registos iniciam esta segunda-feira uma greve e manifestam-se em Lisboa.
    Segundo o sindicato (SNR), as reivindicações contidas no pré-aviso de greve para os dias 01, 05, 08, 12, 19, 22, 26 e 29 de agosto abrangem matérias como remunerações e falta de recursos humanos no setor, entre outros problemas."

    CEGVnacionalidade2021Nell_
  • UNRUNR Member 79 PontosPosts: 8

    meu processo esta parado na fase 4 a 1 ano.Alguém tem ideia de quanto tempo demora para sair dessa fase.

    CEGV
  • WCFERWCFER Member 180 PontosPosts: 23

    @UNR disse:
    Alguém tem ideia de quanto tempo demora para sair dessa fase.

    Olhar para tempo de cada fase é irrelevante na vdd. O que conta é um processo como um todo e normalmente leva-se 2 anos para terminar. Entremeios, muitos processos terminam mais rápido, outros até passam de 2 anos.

    De concreto temos que há muito o RN anda não cumprindo os prazos por vários fatores, eles admitem isso, sendo um deles a falta de pessoal. Ah, no meu comentário acima vx vê sobre a greve do RN agora em agosto. Só isso empurrou o processo de muita gente pra mais tarde.

    Boa sorte! 😎

    CEGV
  • realmiranrealmiran Member 142 PontosPosts: 17

    @UNR disse:
    meu processo esta parado na fase 4 a 1 ano.Alguém tem ideia de quanto tempo demora para sair dessa fase.

    @UNR qual conservatória?

    UNR
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.