PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Ajuda para Iniciantes buscando informações sobre Nacionalidade Portuguesa

1235729

Comentários

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @marianadibo, bem vinda

    @marianadibo disse:
    Boa noite, estou em busca da certidão de nascimento do meu trisavô, mas infelizmente não temos muitos dados específicos. Sabemos que ele nasceu em Portugal, jose da Costa Lima, filho de Maria Rosa de Oliveira e Manoel da Costa Lima. Sabemos que eles vieram para o Brasil e o jose da Costa Lima se casou com Idalina Poubel Lima e teve sua filha Delorme na cidade de Santa Maria Madalena no dia 12 de junho de 1901. Como posso prosseguir para encontrar o documento dele algo que possa ajudar na cidadania?

    Você pode começar
    1) Dando uma olhada na nossa categoria Documentos e seus tópicos. Tem alguns tópicos, como o abaixo, que começam a falar de como realizar buscas

    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/260/procurando-documentos-de-portugueses-no-brasil-fontes-de-pesquisa/p1

    Quando faltam dados assim como você falou, o melhor é primeiro encontrar os documentos de imigração do(s) portugueses. São guardados nos arquivos públicos, tais como arquivo nacional, hospedaria de imigrantes, etc Caso encontre estes documentos é provável que também encontre local de nascimento e outros dados guardados junto com os documentos de imigração.

    2) A segunda opção, para quem não tem tempo ou experiência suficiente mas tem ansiedade ou pressa é contratar especialistas em buscas de documentos. Existem especialistas para todas as profundidades de bolsos. Existem, inclusive, especialistas em genealogia que também fazem buscas. Caso deseje, posso indicar alguns.

    abraços e ótima sorte.

  • ArbganArbgan Member 37 PontosPosts: 4

    Boa tarde, sou iniciante e tenho uma dúvida relativamente simples: como conseguir a cópia datilografada do assentamento de batismo de minha avó nascida em 1909 em Carregal do Sal, Freguesia de Oliveira do Conde?
    Possuo o assentamento original e manuscrito, porém, vi que é necessário o datilografado de narrativa completa. Consigo no site do Arquivo Distrital de Viseu (https://digitarq.advis.arquivos.pt)? Se positivo, como proceder no site para obter esse documento? Estou um pouco perdida no site, fiz a pesquisa simples, sem login, vi que há link para o arquivo, porém não há nada digitalizado para consulta. Obrigada!

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    Oi, @Arbgan. Bem vinda

    @Arbgan disse:
    Boa tarde, sou iniciante e tenho uma dúvida relativamente simples: como conseguir a cópia datilografada do assentamento de batismo de minha avó nascida em 1909 em Carregal do Sal, Freguesia de Oliveira do Conde?

    Através de pedido aos arquivos distritais, usando a ferramenta de atendimento online.

    Possuo o assentamento original e manuscrito, porém, vi que é necessário o datilografado de narrativa completa. Consigo no site do Arquivo Distrital de Viseu (https://digitarq.advis.arquivos.pt)?

    Sim.

    Se positivo, como proceder no site para obter esse documento?

    http://advis.dglab.gov.pt/pedidos-on-line/

    Estou um pouco perdida no site, fiz a pesquisa simples, sem login, vi que há link para o arquivo, porém não há nada digitalizado para consulta. Obrigada!

    deve se cadastrar para realizar pedidos de buscas e reproduções. No caso, se quiser uma certidão narrativa, deve informar. Também deverá informar ao AD se a cópia deverá ser autenticada (certificada) ou não. (acho, inclusive, que é padrão para certidões narrativas)

    abraços e boa sorte

  • Rodolpho_1812Rodolpho_1812 Member 53 PontosPosts: 13

    Olá, alguém saberia me informar se a fase de criação de Registro de cidadão português é muito demorada? E ela é feita na conservatória que demos entrada ou vai pra outro local?

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @Rodolpho_1812 disse:
    Olá, alguém saberia me informar se a fase de criação de Registro de cidadão português é muito demorada? E ela é feita na conservatória que demos entrada ou vai pra outro local?

    1) Dependendo de onde estiver o processo, sim, é .
    2) Na conservatória onde o processo está sendo tramitado.

    abraços e boa sorte

  • Rodolpho_1812Rodolpho_1812 Member 53 PontosPosts: 13

    Entendi.. o meu é em Tondela.

    CEGV
  • bonaldicostabonaldicosta Member 25 PontosPosts: 10

    @CEGV, Boa tarde, vim aqui so para agradecer você pelas dicas e vim dar um retorno de como foi, eu e minha esposa fomos so com passagem de ida, em todos os processos so me fizeram uma pergunto tanto na componia areia como na imigração, se eu era casado com a minha esposa que tem passaporte de portugal, falava que sim e deixava passar sem precisar apresentar mais nada, kkk, mas obrigado pelas dicas e tudo, agora estou esperando chegar o dia do meu agendamento que fiz ainda no brasil para levar os documentos :) vlw por tudo

    CEGV
  • fabiocruzfabiocruz Member 2 PontosPosts: 1

    Caros, Boa tarde!

    Peço encarecidamente uma luz. Ja tenho minha cidadania portuguesa a alguns anos e gostaria de atribuir a minha filha(1 ano e 7 meses) também. Mas não sei nem por onde começar. No vice consulado da minha cidade(Belém-PA) os processos de cidadanias estão suspensos, a única coisa que eles fazem é me passar o site o IRN e dizer que o processo tem que ser feito por la.

    Ja li e reli varios tópicos algumas vezes, e cada vez que leio fico um pouco mais confuso.

    Pelo que entendi tenho que fazer a Atribuição 1C(correto?).

    Ao iniciar o preenchimento do formulário 1C (Menor), me deparo com o Quadro 2: Declarações. Onde se pede Freguesia, Concelho, Numero de assento etc.. Mas não tenho essas informações.

    Dúvidas:

    1) O que tenho que preencher nestes campos(Quadro 2)? Ficam em branco?

    2) Na lista de documentos consta o RG dos pais... Tem que ser meu RG(Brasileiro) ou meu Cartão Cidadão? Caso o Cartão Cidadão esteja vencido, tem problema?

    3) Minha esposa não tem RG, posso mandar a cópia do passaporte no lugar do RG?

    4) Os documentos da minha esposa ainda constam o nome de solteira. Tenho que mandar a cópia da certidão de casamento junto? Ou outro procedimento?

    Obrigado desde já pela força!

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    Oi @fabiocruz, bem vindo

    @fabiocruz disse:
    Caros, Boa tarde!

    Peço encarecidamente uma luz....

    Dê uma olhada no seguinte tópico. Se as dúvidas persistirem, me procure, ok ?

    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/28/atribuicao-1c-filhos-de-portugueses-menor-maior-documentos-e-para-onde-enviar/p1

    Link para falar comigo:
    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/messages/add/CEGV

    abraços e ótima sorte

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @marcosvpds disse:
    Saudações,
    Vou fazer meu processo de atribuição da cidadania por filho. Mas antes preciso fazer a transcrição de casamento de minha mãe também. Gostaria de saber:

    • Como fazer os processos da maneira mais barata possível? De preferência quase de graça.

    Não existe esta opção.

    Na verdade, o caro ou barato depende do que cada um entende e das possibilidades de cada um.

    Hoje um processo de nacionalidade de filhos (o mais barato) não custa menos de uns R$ 1.300,00 a R$ 1.600,00. O interessado vai conseguir economizar apenas com apostilamentos (realizados em estados mais baratos) e postagens.

    Pessoalmente acho estes expedientes arriscados, já que os documentos ficarão trafegando pelos Correios, com risco de serem extraviados e sem qualquer direito à reparação. É um risco que cada um deve optar por correr ou não.

    Boa sorte,

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074
    editado julho 2019

    @hstoliveira, bem vinda !

    @hstoliveira disse:
    Ola,
    Tenho algumas duvidas, se alguem souber me orientar agradeco.

    Enviamos a transcricao de casamento da minha mae(viva portuguesa) e meu pai(falecido brasileiro) para Ponta Delgada. Ja fazem mais de dois meses e nao tivemos nenhuma reposta e olho no Civil Online e nao tem nada atualizado. Eu acho que ira voltar contando que o Vale postal ja deve ter expirado (Corrija me se estiver errado)

    Eles pedem extensão dos prazos dos vales postais (Sim, é possível) ou sacam os vales antes de expirarem. Se você não recebeu nenhuma mensagem sobre isso, fique tranquila.

    Minha mae ira para porto e estamos pensando em fazer o processo direto por Porto presencialmente. So tenho uma duvida em relacao a um documento: por meu pai ser falecido preciso da certidao de nascimento dele ou a certidao de obito?

    Veja a relação de documentos em nosso tópico abaixo. Lá informamos claramente os documentos necessários em cada caso específico.

    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/7/transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada/p1

    1) Pessoalmente, esperaria mais um pouco. Vão gastar dinheiro com novos emolumentos e documentos quando o processo pode ser concluído a qualquer momento.

    2) Você está supondo que consegue chegar em Portugal e encontrar uma CRC que faça transcrições de casamentos e que te atenderão imediatamente. Não vou dizer que isto não pode acontecer mas vou dizer, sim, que é muito pouco provável, principalmente porque 99% das conservatórias estão lotadas de pendências e estamos atualmente em período de verão na Europa, momento em que muita gente tira férias (e conservatórias com menos funcionários).

    abraços e boa sorte,

    hstoliveiraRelvis
  • RelvisRelvis Member 179 PontosPosts: 50

    @CEGV disse:
    @Relvis , bem vindo

    @Relvis disse:
    Olá Pessoal, me tirem uma dúvida, eu enviei documentação para Ponta Delgado em 07/05/2019 para Transcrição do casamento dos meus pais realizado aqui no Brasil.
    Para eu saber o resultado do deferimento do processo eu terei que ligar para que Número?

    Você não precisa ligar para nenhum número se não quiser. você deve receber, 15 a 21 dias após após a conclusão do processo, uma carta (ofício) da Conservatória de PD, lhe informando sobre o término do processo.

    No entanto, caso queira acompanhar o andamento e conclusão, poderá ligar para a LInha de Registos. Mais informações nos links abaixo

    http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/17/linha-de-registos-como-e-quando-ligar/p1

    https://Portupedia.com/wiki/LR

    abraços & Aproveite nosso Portal

    @CEVG Muito obrigado pela atenção de sempre, que Deus te abençoe amigo.

    CEGV
  • DaniDani Member 22 PontosPosts: 2

    Boa noite!

    Meu pai é filho de português (pai e mãe dele). Já fizemos a transcrição de casamento e óbito dos pais dele na conservatória de Portugal. No entanto, quando recebemos essa documentação de volta, houve algumas alterações pequenas no nome da minha vó.
    Sendo assim, o cartório no Brasil me pediu a certidão da minha vó apostilada para poder fazer os acertos do nome dela no documento do meu pai, para assim, entrar com o pedido de cidadania dele por atribuição.
    Como estou no Brasil, e com a Convenção de Haia, estou com dúvida no procedimento para ter acesso a tal certidão.
    Consigo fazer o pedido no Brasil mesmo?

    Agradeço desde já o auxílio,
    Daniela

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    Oi @Dani , bem vinda !

    @Dani disse:
    Meu pai é filho de português (pai e mãe dele). Já fizemos a transcrição de casamento e óbito dos pais dele na conservatória de Portugal. No entanto, quando recebemos essa documentação de volta, houve algumas alterações pequenas no nome da minha vó.
    Sendo assim, o cartório no Brasil me pediu a certidão da minha vó apostilada para poder fazer os acertos do nome dela no documento do meu pai, para assim, entrar com o pedido de cidadania dele por atribuição.
    Como estou no Brasil, e com a Convenção de Haia, estou com dúvida no procedimento para ter acesso a tal certidão.
    Consigo fazer o pedido no Brasil mesmo?

    Dani, você precisa de alguém em Portugal para
    1) Emitir uma cópia CERTIFICADA (autenticada) do assento de nascimento de sua avó
    2) Levar esta certidão na PGR portuguesa para que seja APOSTILADA
    3) Enviar este documento para você, aqui no Brasil.

    Se você tiver gente em Portugal para fazer essas tarefas por você, ótimo.
    Se não tiver, me procure pelo link abaixo, que consigo alguém de confiança que te ajude com isso.

    Para conversar comigo privativamente clique no link abaixo
    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/messages/add/CEGV

    Abraços e aproveite nosso Portal !

    Relvis
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @marco disse:
    Boa tarde !
    Sou Marco Antonio
    quero tirar uma dúvidas referente a Atribuição 1C para minha filha ela tem 16anos ela foi registrada por mim na epoca não era casado , casei depois de 5 anos preciso averbar o casamento ? agradeço

    Oi Marco,

    Se na época do nascimento da sua filha você não era casado, não precisa, para fins da atribuição dela, averbar seu casamento.

  • marcomarco Suspended 110 PontosPosts: 19

    Obrigado

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @marco disse:
    Boa tarde !
    Sou Marco Antonio
    quero saber sobre a averbação de casamento posso mandar o consulado protocola e interessado envia no correio, o consulado só acompanha ?

    Algumas vezes somente atua como intermediário e outras vezes a transcrição é feita no próprio consulado. Não existe bem um padrão exato.

    Relvis
  • marcomarco Suspended 110 PontosPosts: 19

    Obrigado

    CEGV
  • Patience0Patience0 Member 17 PontosPosts: 1

    Gostaria de questionar se alguém com um processo de Art. 6 nº 1, por naturalização (seis anos de residência) sabe quanto demora a finalizar um processo a partir do momento em que já foram recebidos todos os pareceres das 3 entidades externas. O processo foi numerado a 27/09/2018 e encontra-se no ACP Porto. Virou para a fase 4- Verificação de documentos com a mensagem “O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requesitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa“ no dia 01 de Julho de 2019. Obrigado

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @Patience0, bem vindo.

    @Patience0 disse:
    Gostaria de questionar se alguém com um processo de Art. 6 nº 1, por naturalização (seis anos de residência) sabe quanto demora a finalizar um processo a partir do momento em que já foram recebidos todos os pareceres das 3 entidades externas. O processo foi numerado a 27/09/2018 e encontra-se no ACP Porto. Virou para a fase 4- Verificação de documentos com a mensagem “O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requesitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa“ no dia 01 de Julho de 2019. Obrigado

    Depois do retorno das entidades externas irá para despacho e, caso deferido, para registro. Creio que no 6.1 ainda existe um despacho final (deferimento) pelo membro do ministério da justiça, antes do despacho do conservador responsável pelo processo. Imagino que não dure mais de algumas semanas agora.

    abraços e aproveite nosso portal,

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @marco disse:
    Boa tarde !
    Parabéns pelas informações no grupo ! quero saber quando e solicitado certidão pelo civilonline não esta pronto eles tem 6 meses para acompanhar e avisar ? Marco

    De forma alguma... certidões do CivilOnline são rápidas. Em questões (no máximo) de poucos dias a certidão é emitida ou te enviam um e-mail dizendo que não encontraram o que você pediu. Mas, Marco, normalmente se pede ao CivilOnline uma certidão que sabemos onde se encontra. Se você pediu algo que não sabia onde estava, a ferramenta que você deveria ter usado não era o CivilOnline. O CivilOnline é para EMISSÃO de certidões. Não de buscas.

    abraços,

  • marcomarco Suspended 110 PontosPosts: 19

    Obrigado

  • kostoisekostoise Member 34 PontosPosts: 6

    Boa noite, pessoal! Alguém poderia me passar o link do site para acompanhamento do processo e como obter a senha para visualizar?

    Muito grato a todos e ótima noite!

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @kostoise, bem vindo !

    @kostoise disse:
    Boa noite, pessoal! Alguém poderia me passar o link do site para acompanhamento do processo e como obter a senha para visualizar?
    Muito grato a todos e ótima noite!

    Segue abaixo
    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/306/como-acompanhar-processos-de-nacionalidade-portuguesa/p1

    abraços, boa sorte e aproveite nosso Portal

  • fabiomonteiros13fabiomonteiros13 Member 23 PontosPosts: 2
    editado julho 2019

    boa noite! meu nome é Fabio e meu avô portugues e eu consegui o assento de nascimento dele em portugal no arquivo do porto. ele é falecido e foi casado com minha avó espanhola. em portugal nao consta informações sobre o casamento nem obito dele pelo que consultei. Meu pai é vivo e foi meu avô o declarante do nascimento dele (e o meu pai o delarante de meu nascimento), entao li que por isso, poderiamos seguir com a atribuicao da nacionalidade do meu pai pelo ACP sem a necessidade de transcricao do casamento.

    Porem temos um problema nos documentos do meu pai com relacao ao nome da minha avó. Nos documentos de casamento e obito de meu avo no brasil, consta o nome dela correto (pilar pajaro) e nos documentos de nascimento de meu pai (e meu tambem), consta como pilar passos (por erro no cartorio). cheguei a pedir inteiro teor e ha essa divergencia no nome dela entre as certidoes. pergunta: qual seria o caminho a seguir? preciso corrigir o nome dela nos documentos de nascimento de meu pai (e no meu posteriormente) para conseguir seguir com o processo de nacionalidade? ou isso nao faz diferenca pois o declarante portugues tem o o nome correto e os dados dela nao importam? obrigado a todos. abs

  • DaniDani Member 22 PontosPosts: 2

    Muito Obrigada!!!

    @CEGV disse:
    Oi @Dani , bem vinda !

    @Dani disse:
    Meu pai é filho de português (pai e mãe dele). Já fizemos a transcrição de casamento e óbito dos pais dele na conservatória de Portugal. No entanto, quando recebemos essa documentação de volta, houve algumas alterações pequenas no nome da minha vó.
    Sendo assim, o cartório no Brasil me pediu a certidão da minha vó apostilada para poder fazer os acertos do nome dela no documento do meu pai, para assim, entrar com o pedido de cidadania dele por atribuição.
    Como estou no Brasil, e com a Convenção de Haia, estou com dúvida no procedimento para ter acesso a tal certidão.
    Consigo fazer o pedido no Brasil mesmo?

    Dani, você precisa de alguém em Portugal para
    1) Emitir uma cópia CERTIFICADA (autenticada) do assento de nascimento de sua avó
    2) Levar esta certidão na PGR portuguesa para que seja APOSTILADA
    3) Enviar este documento para você, aqui no Brasil.

    Se você tiver gente em Portugal para fazer essas tarefas por você, ótimo.
    Se não tiver, me procure pelo link abaixo, que consigo alguém de confiança que te ajude com isso.

    Para conversar comigo privativamente clique no link abaixo
    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/messages/add/CEGV

    Abraços e aproveite nosso Portal !

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074
    editado julho 2019

    @fabiomonteiros13 disse:
    boa noite! meu nome é Fabio e meu avô portugues e eu consegui o assento de nascimento dele em portugal no arquivo do porto. ele é falecido e foi casado com minha avó espanhola. em portugal nao consta informações sobre o casamento nem obito dele pelo que consultei. Meu pai é vivo e foi meu avô o declarante do nascimento dele (e o meu pai o delarante de meu nascimento), entao li que por isso, poderiamos seguir com a atribuicao da nacionalidade do meu pai pelo ACP sem a necessidade de transcricao do casamento.

    Perfeito. Geralmente é assim mesmo.

    Porem temos um problema nos documentos do meu pai com relacao ao nome da minha avó. Nos documentos de casamento e obito de meu avo no brasil, consta o nome dela correto (pilar pajaro) ..

    Estes documentos não serão usados na atribuição do seu pai. A "base" para o nome de sua avó será a certidão de nascimento do seu pai.

    ...e nos documentos de nascimento de meu pai (e meu tambem), consta como pilar passos (por erro no cartorio).

    depois da atribuição do seu pai o nome que existirá no registro português será "pilar passos". Como depois da atribuição do seu pai você fará a sua, o nome "base" será o mesmo para as duas certidões.

    Só se te obrigarem a transcrever algum casamento talvez você tenha problema.

    Mas veja... não estou analisando seus documentos... pode ser que você não tenha me dito algo importante que talvez você nem saiba que é importante... Então, com base no que você falou, te dei uma resposta. Se quiser uma análise detalhada, me procure pelo link abaixo
    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/messages/add/CEGV

    abraços,

  • fabiomonteiros13fabiomonteiros13 Member 23 PontosPosts: 2

    @CEGV disse:

    @fabiomonteiros13 disse:
    boa noite! meu nome é Fabio e meu avô portugues e eu consegui o assento de nascimento dele em portugal no arquivo do porto. ele é falecido e foi casado com minha avó espanhola. em portugal nao consta informações sobre o casamento nem obito dele pelo que consultei. Meu pai é vivo e foi meu avô o declarante do nascimento dele (e o meu pai o delarante de meu nascimento), entao li que por isso, poderiamos seguir com a atribuicao da nacionalidade do meu pai pelo ACP sem a necessidade de transcricao do casamento.

    Perfeito. Geralmente é assim mesmo.

    Porem temos um problema nos documentos do meu pai com relacao ao nome da minha avó. Nos documentos de casamento e obito de meu avo no brasil, consta o nome dela correto (pilar pajaro) ..

    Estes documentos não serão usados na atribuição do seu pai. A "base" para o nome de sua avó será a certidão de nascimento do seu pai.

    ...e nos documentos de nascimento de meu pai (e meu tambem), consta como pilar passos (por erro no cartorio).

    depois da atribuição do seu pai o nome que existirá no registro português será "pilar passos". Como depois da atribuição do seu pai você fará a sua, o nome "base" será o mesmo para as duas certidões.

    Só se te obrigarem a transcrever algum casamento talvez você tenha problema.

    Mas veja... não estou analisando seus documentos... pode ser que você não tenha me dito algo importante que talvez você nem saiba que é importante... Então, com base no que você falou, te dei uma resposta. Se quiser uma análise detalhada, me procure pelo link abaixo
    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/messages/add/CEGV

    abraços,

    muito obrigado pelas respostas!

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    Oi Fatima, bem vinda

    @FatimaMoutinho disse:
    Processo de menor foi deixado desde de Junho de 2018 parado . Disseram q enviaram e-mail mas não procede . Qdo foi reclamado no e-mail consulado.pt no dia seguinte telefonaram. Por q não fizeram isso antes ???? Agora pedem p buscar a certidão lá no consulado do RJ e apostilar. Mas será q vai ter validade ? O processo já tem número desde de 2018 .
    E os pais não são casados. A mãe q é portuguesa . Será q tem q mandar mais alguma coisa?

    Fatima, se fez seu processo pelo consulado, deve seguir a orientação deles. Certidões não tem validade. Então o apostilamento terá validade sim

    abraços e aproveite nosso Portal

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074
    editado julho 2019

    @FatimaMoutinho disse:
    Meus nunca casaram. Na certidão do meu irmão o n sobrenome da minha mãe veio como FOSSE casada . E todos os documentos estão iguais da certidão. Mas na verdade eles nunca casaram. Naquela época escreviam o que era falado , não pediram documentos pra comprovar
    Exemplo nome da minha mãe :
    Maria Rodrigues
    Meu ..... Moutinho
    Na hora o cartório colocou
    Maria Rodrigues Moutinho,
    O que ele faz ? Será q se mandar p Porto da certo? Todos os documentos dele estão iguais a certidão.

    Oi Fátima, aparentemente não dá certo não. Aparentemente ocorre uma supressão de sobrenome e o estado civil da sua mãe, como você mencionou está errado. O ideal é corrigir o que estiver errado. No caso de supressão de sobrenome, caso seja o caso, isto não é aceito. Importante mencionar que estou respondendo baseado nas suas informações superficiais e sem analisar a documentação do processo. Só com uma análise detalhada e também análise documental para dar uma opinião acertada. Se quiser procure-me privativamente, pelo link abaixo que conversamos.

    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/messages/add/CEGV

    abraços,

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    Oi @ubai1982 , bem vindo !

    @ubai1982 disse:
    olá a todos,
    Eu fiz o meu pedido da nacionalidade no 18/10/2018 , o no site da nacionalidade está escrito assim ¨O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português¨
    quanto tempo tenho de esperar ?

    Depende do tipo do processo e de onde está tramitando. Podem passar dias ou semanas até que o registro seja realizado. Continue conferindo o site de consultas.

    Abraços e aproveite nosso Portal,

  • Elves123Elves123 Member 22 PontosPosts: 8

    Olá pessoal

    Hoje recebi a informação do meu processo de atribuição de pai para filho por inscrição, que deu-se entrada em Almada, foi Encaminhado para a CRC de Lisboa.

    A que se deve este encaminhamento? Uma vez que Almada tem autonomia para decidir processos.

  • ricaluiricalui Member 2 PontosPosts: 3

    Como poderia colocar o número do meu processo para ser acompanhado nesse fórum ?

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    Oi @ricalui, bem vindo(a) !

    @ricalui disse:
    Como poderia colocar o número do meu processo para ser acompanhado nesse fórum ?

    Fale do seu processo: Tipo, quando foi submetido e onde foi submetido e vemos como lhe ajudar. Importante mencionar. O Portal não levanta informação de processos de ninguém. Cada um acompanha seu próprio processo e compartilha as informações nos grupos, colaborando na disseminação de informações. Todos colaborando com suas informações, o grupo passa a ter melhores dados para olhar o passado e prever o futuro.

    abraços e bem vindo(a). Aproveite nosso Portal !

  • ubai1982ubai1982 Member 8 PontosPosts: 3

    @CEGV disse:
    Oi @ubai1982 , bem vindo !

    Depende do tipo do processo e de onde está tramitando. Podem passar dias ou semanas até que o registro seja realizado. Continue conferindo o site de consultas.

    Abraços e aproveite nosso Portal,

    obrigado @CEGV

    o meu processo é Art. 6º n.º 1 - Naturalização , eu fiz o pedido nos Registos Centrais de Lisboa , e o está neste momento na Arquivo Central do Porto

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074
    editado julho 2019

    @Elves123 disse:
    Olá pessoal
    Hoje recebi a informação do meu processo de atribuição de pai para filho por inscrição, que deu-se entrada em Almada, foi Encaminhado para a CRC de Lisboa.
    A que se deve este encaminhamento? Uma vez que Almada tem autonomia para decidir processos.

    Oi @Elves123,

    A CRC de Almada, que só tem 1 conservadora, Lic. Maria do Carmo, deve estar com muitos processos pendentes ou alguma situação de constrangimento que obrigou a conservatória a transferir o excedente para Lisboa ou qualquer outra conservatória que seja Balcão de Nacionalidade.

    Outra ocorrência comum é quando o pai do requerente não nasceu em Portugal, Brasil ou país da Comunidade Europeia. Nesta situação específica apenas a CRCentrais, em Lisboa, poderá proceder com a tramitação e decisão de processos com estas características.

    Falo constantemente sobre os riscos de enviar processos via correio (Até pessoalmente ou por Procurador) para conservatórias pequenas, com 1 ou 2 conservadores. Em CRCs pequenas qualquer situação de constrangimento (férias de pessoal, doença, necessidade de deslocamento do(a) Conservador(a) a outra CRC, excesso de processos e outras situações imprevistas podem fazer com que processos demorem muito mais para serem decididos e concluídos ou, como ocorreu no seu caso, sejam transferidos para qualquer outra conservatória (Balcão) ou CRCentrais. Isto já ocorreu no passado em diversas outras conservatórias: 4ª CRC do Porto, Ponta Delgada, Conde, ACP, .... e agora, Almada.

    Curiosidades:
    1) Mandaram para a CRCentrais ou alguma outra CRC de Lisboa ?
    2) Se foi por inscrição, quem deu entrada no processo em Almada ? Algum procurador não advogado (parente ou conhecido) ou advogado ? Ou não foi por Inscrição mas sim por registro ?

    Abraços e boa sorte.

  • Elves123Elves123 Member 22 PontosPosts: 8

    Oi @Elves123,

    A CRC de Almada, que só tem 1 conservadora, Lic. Maria do Carmo, deve estar com muitos processos pendentes ou alguma situação de constrangimento que obrigou a conservatória a transferir o excedente para Lisboa ou qualquer outra conservatória que seja Balcão de Nacionalidade.

    Outra ocorrência comum é quando o pai do requerente não nasceu em Portugal, Brasil ou país da Comunidade Europeia. Nesta situação específica apenas a CRCentrais, em Lisboa, poderá proceder com a tramitação e decisão de processos com estas características.

    Falo constantemente sobre os riscos de enviar processos via correio (Até pessoalmente ou por Procurador) para conservatórias pequenas, com 1 ou 2 conservadores. Em CRCs pequenas qualquer situação de constrangimento (férias de pessoal, doença, necessidade de deslocamento do(a) Conservador(a) a outra CRC, excesso de processos e outras situações imprevistas podem fazer com que processos demorem muito mais para serem decididos e concluídos ou, como ocorreu no seu caso, sejam transferidos para qualquer outra conservatória (Balcão) ou CRCentrais. Isto já ocorreu no passado em diversas outras conservatórias: 4ª CRC do Porto, Ponta Delgada, Conde, ACP, .... e agora, Almada.

    Curiosidades:
    1) Mandaram para a CRCentrais ou alguma outra CRC de Lisboa ?
    2) Se foi por inscrição, quem deu entrada no processo em Almada ? Algum procurador não advogado (parente ou conhecido) ou advogado ? Ou não foi por Inscrição mas sim por registro ?

    Abraços e boa sorte.

    Muito obrigado pela atenção mais uma vez.

    Segundo o boletim de pagamento diz: '' Processo de nascimento/intermediação N° XXXX/2019 - Auto de declaração intermediária de nascimento.
    *Não tenho bem a certeza se foi por inscrição ou registo

    *Quem deu entrada foi a minha avó, ela é a minha procuradora "nao advogado".

    *Mandaram mesmo para a CRC Centrais.

    O meu pai é Português más nasceu em Angola, acredito que seja a razão de ser encaminhado para CRC Central.

    O processo entrou este ano 2019, no mês de Março dia 20 e foi pago no mês de Maio dia 17.

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @Elves123 disse:
    Muito obrigado pela atenção mais uma vez.
    Segundo o boletim de pagamento diz: '' Processo de nascimento/intermediação N° XXXX/2019 - Auto de declaração intermediária de nascimento.
    *Não tenho bem a certeza se foi por inscrição ou registo

    Provavelmente foi por inscrição. É provável que você tenha alguma dificuldade, se tiver sido por inscrição, de obter a senha de acesso ao sistema web de acompanhamento.

    *Quem deu entrada foi a minha avó, ela é a minha procuradora "nao advogado".
    *Mandaram mesmo para a CRC Centrais.
    O meu pai é Português más nasceu em Angola, acredito que seja a razão de ser encaminhado para CRC Central.

    Correto. Foi por isso mesmo.

    Até alguns meses atrás a CRCentrais estava concluindo este tipo de processo em prazos que variavam de 8 meses a um ano.

    Abraços e ótima sorte !

  • JESSICAlJESSICAl Member 2 PontosPosts: 1

    Boa tarde.
    Gostaria de saber como proceder para averbar o óbito do meu avô.
    Português Nativo, falecido no Brasil.

    Preciso para cidadania do meu pai.

    Desde já agradeço.

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    Oi @JESSICAl, bem vinda

    @JESSICAl disse:
    Boa tarde.
    Gostaria de saber como proceder para averbar o óbito do meu avô.
    Português Nativo, falecido no Brasil.
    Preciso para cidadania do meu pai.

    Isso foi informação de consulado ?
    Jessica, salvo casos muito específicos, não precisa transcrever óbito para pedir nacionalidade de ninguém. MAS, se você quiser fazer pelo consulado, siga a regra deles.

    A transcrição de óbito em Portugal é gratuita.
    1) Alguém te explicou porque precisa transcrever o óbito ?
    2) Seu pai é filho, né ? Já obteve a certidão de nascimento por cópia reprográfica do seu pai ?

    dê uma olhada no seguinte tópico:
    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/28/atribuicao-1c-filhos-de-portugueses-menor-maior-documentos-e-para-onde-enviar/p1

    Se precisar de instruções, me procure pelo link abaixo
    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/messages/add/CEGV

    abraços e aproveite nosso Portal,

  • silviasilvia Member 2 PontosPosts: 1

    olá b. noite. Gostaria de saber o email correto do arquivo distrital de viseu, o que tenho é o mail@advis.dgarq.gov.pt e está voltando com a msg de que não localizaram o domínio. Alguém saberia me orientar?

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    Oi @silvia, bem vinda.

    @silvia disse:
    olá b. noite. Gostaria de saber o email correto do arquivo distrital de viseu, o que tenho é o mail@advis.dgarq.gov.pt e está voltando com a msg de que não localizaram o domínio. Alguém saberia me orientar?

    Silvia, o AD de Viseu atende através do atendimento virtual. Lá você pede buscas, impressão de documentos, realiza perguntas e consultas, etc.

    Eles já não respondem ao e-mail faz algum tempo.

    veja o link abaixo, se cadastre e tire suas dúvidas
    http://advis.dglab.gov.pt/pedidos-on-line/

    Abraços e aproveite nosso Portal,

  • ubai1982ubai1982 Member 8 PontosPosts: 3

    Olá ,
    neste momento o meu processo já está terminado ,
    o que tenho de fazer ?
    está escrito assim

    "O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado.

    Ultima notificação enviada foi uma Notificação de registo no Registo Civil em 25/07/2019, para a morada indicada no seu pedido de nacionalidade, referente ao seu processo."

    e quanto tempo tenho de esperar até receber a carta ?

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @ubai1982 disse:
    "O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado.

    Não espere carta... entre no CivilOnline e peça a certidão (cópia do Assento de nascimento). É rapidinho.

  • ubai1982ubai1982 Member 8 PontosPosts: 3

    @CEGV disse:

    Não espere carta... entre no CivilOnline e peça a certidão (cópia do Assento de nascimento). É rapidinho.

    pode me explicar como faço ? já entrei no site do CivilOnline mas nao encontrei o que tenho de fazer

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @ubai1982 disse:
    pode me explicar como faço ? já entrei no site do CivilOnline mas nao encontrei o que tenho de fazer

    veja instruções em
    https://Portupedia.com/wiki/Civilonline

    Se ainda restarem dúvidas, informe aqui ou me procure privativamente no link abaixo
    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/messages/add/CEGV

    abraços,

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @marco disse:
    Boa Noite !
    estou verificando na minha certidão nascimento o nome do meu avô Manoel ( correto e Manuel tenho que retificar )

    Entendo que não precisa.

  • marcomarco Suspended 110 PontosPosts: 19

    ok !
    este grupo esta de parabéns muito prestativo na informações abraços

    CEGV
  • RosaMLimaRosaMLima Member 100 PontosPosts: 20

    Boa tarde : É a primeira vez que participo, mas já acompanho o site há algum tempo e o acho muito útil !
    Fui informada ao ligar para a Linha de Registros que foi aprovado o pedido de cidadania da minha mãe no dia 07.07.19 e estava em despacho.
    Tenho cinco dúvidas , que agradeço se puder me orientar :
    1-Já consigo pegar o assento dela no Civil on Line ?
    2-Para fazer a transcrição do casamento dela precisarei do assento ou só do número?
    3- Comunico o óbito do meu pai, brasileiro, no mesmo processo de transcrição de casamento?
    4-Qual a melhor maneira de fazer esta transcrição : por correios ou indo a Portugal já que irei para lá em outubro ?
    5-A certidão de casamento dela e a de nascimento do meu pai deverão ser de inteiro teor reprográfica e digitalitalizadas ?

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    Oi @RosaMLima , bem vinda

    @RosaMLima disse:
    Boa tarde : É a primeira vez que participo, mas já acompanho o site há algum tempo e o acho muito útil !
    Fui informada ao ligar para a Linha de Registros que foi aprovado o pedido de cidadania da minha mãe no dia 07.07.19 e estava em despacho.

    Parabéns para a sua mãe ! Logo será você ! :wink:

    Tenho cinco dúvidas , que agradeço se puder me orientar :
    1-Já consigo pegar o assento dela no Civil on Line ?

    Sim. Veja Instruções aqui

    2-Para fazer a transcrição do casamento dela precisarei do assento ou só do número?

    Só o número é suficiente mas uma página a mais no conjunto de documentos a serem enviados não pesa nada, não é ?

    3- Comunico o óbito do meu pai, brasileiro, no mesmo processo de transcrição de casamento?

    O processo é de transcrição de casamento. Nunca vi comunicação conjunta. Melhor é sempre não inventar... siga os procedimentos daqui do Portal e estará segura.

    4-Qual a melhor maneira de fazer esta transcrição : por correios ou indo a Portugal já que irei para lá em outubro ?

    Mande pelos correios e pague com vale postal. Ganhará tempo.

    5-A certidão de casamento dela e a de nascimento do meu pai deverão ser de inteiro teor reprográfica e digitalitalizadas ?

    Para transcrição de casamento, certidões necessárias são de Inteiro Teor digitadas. Certidões de nascimento reprográficas são usadas apenas nos documentos dos requerentes, em processos de cidadania.

    abraços e aproveite nosso Portal

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.