Acompanhamento de Processos de Conversão de Nacionalidade Derivada em Originária (6.4 para 1.1-D)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Quer participar e contribuir? Clique no botão "Registrar-se" se é sua primeira vez aqui. Se você já é um dos nossos, clique em "Entrar".
Comentários
Ligamos na LR hoje e continua no aguardo da DGAJ ???
Parabééééénsss @PACHECO , @jlacarvalho e @PTUSA !!!! Que venham mais e mais conclusões!! Setembro veio com tudo!!
Tenho a impressão de que os processos - após completadas as diligências oficiosas - não sigam imediatamente do Setor de Atribuições para o MJ, para o parecer final sobre a existência dos laços.
Quero dizer, não seguem isolada e diariamente para o MJ, logo após a DGAJ dar seu parecer positivo, mas seguem em lotes, 1 ou 2 vezes por mês.
Acho até mesmo que o MJ deixa que se junte um monte deles e se debruça sobre eles "por atacado" apenas 1 vêz por mês, não mais do que isto...
É bem possível mesmo que ocorra assim @EpidauraMoreira
Bom dia. Já acompanho a página há algum tempo pois meu marido está com o processo de convolação em andamento e gostaria de incluir o mesmo na tabela de acompanhamento. Seguem os dados do mesmo: 49xxx/17 envio 27/07/17 recebido 04/08/17 via correio situação atual diligências. ?
Bom dia pessoal,
Mandei e-mail ontem para a CRCs e obtive a seguinte resposta:
Exma Senhora
Informamos que o processo nº XXXX se encontra em fase de instrução oficiosa, que decorre por ordem de entrada nos Serviços.
Caso seja necessário algum documento ou esclarecimento será notificada para o efeito.
Com os melhores cumprimentos
A oficial, XXXXXXXXX
Alguém sabe me dizer se essa fase de instrução oficiosa são as diligências oficiosas?
@CEGV , por favor, pode atualizar a tabela com essa mudança de Status? Me foi passado outro número também. nº 413XXXXX
Pessoal,
Depois de uma hora de espera ao telefone, consegui falar com a LN e para minha alegria e surpresa, tive a informação que o meu processo foi CONCLUÍDO HOJE (28/09/2018).
Alegria por razões óbvias e surpreso porque o DAGJ, respondeu à CRC no dia 18/09, 10 dias atrás.
Uma Pergunta: Eu fiz uma solicitação à Civil Online da minha certidão, em junho desse ano, e esse pedido tem validade até dezembro. Logo depois que obtive a feliz informação da conclusão do meu processo, entrei no site da civil online para consultar a minha certidão, porém ela ainda não foi atualizada. Será que ela não foi atualizada (averbamento) porque o meu processo foi concluído hoje ou é porque eu tenha que fazer uma nova solicitaçao à civil online (com outro pagamento)?
Abraços e boa sorte a todos!
@claudiocbernardo , antes de mais nada, meus parabéns!! Que você e sua família tenham saúde e um belo futuro pela frente!
Quanto à Civil Online: Muitos bancos de dados volumosos, MAS NAO TODOS, só refrescam as informações durante a noite (vide pegamentos de contas em caixas automáticos). É perfeitamente viável que seu processo - tendo sido HOJE concluído - ainda não se refletiu no Civil Online.
PARABÉNS @claudiocbernardo !!! Isso desfaz as dúvidas, quanto ao tempo de resposta da DAGJ e a conclusão dos processos, concorda @marinho? Como meu processo também foi respondido pelo órgão dia 18/09, deve ser concluído logo.
Vamos que vamos!!!
Com toda certeza @PACHECO você logo receberá um email de conclusão. Parabéns para todos...
Parabéns @claudiocbernardo ! Hehehe???
@claudiocbernardo, Voce recebeu email também informando da conclusão?
Ainda não.
@claudiocbernardo A certidão que você pagou não vai conter a averbação atual, você precisa fazer um novo pedido pelo civilonline para receber a atualizada.
Então, infelizmente segue a saga do telefone na LR...rsrsrs
Acho que o que sacramenta mesmo a conclusão do processo seja o E-Mail vindo diretamente do Setor de Atribuição, oficialmente comunicando a dita conclusão.
Que beleza!! Mais um!!! Parabéééns!!!!! Já estou um pouco arrependida de ter meu processo retornado da DGAJ dia 14/09, se soubesse teria aguardado uns dias a mais pra cobrar a resposta e ter ido no bonde do dia 18/09!! kkkkkk
AAAAAAHHHH!!! FINALIZADOOO!!! NEM ACREDITOOO!!!! LR acabou de confirmar que foi averbado hoje!!! A certidão online, segundo o atendente, já está atualizada!! Vou verificar mais tarde!!!
Parabéns Any!!!
Festaaaaaaaaaaaaa
@claudiocbernardo e @anycastro ,
Que seja o início de grandes realizações e sonhos !
Aproveitem essa sensação maravilhosa. Agora, para os filhos, é partir para o 1C.
Abraço apertado aos dois !

PARABÉNS @anycastro! Muito legal!!!!!!
Parabéns aos dois !!!
Ontem enviei um e-mail a crc perguntando do andamento do processo da minha mãe, perguntei tbm se já tinham feito a consulta aos órgãos.. em 5 MINUTOS me responderam.. tempo recorde hahaha. Mas me disseram que ainda segue em análise.
Agora pergunto.. qual melhor meio de saber, por e-mail ou ligando? Os processos que estão na mesma data que o dela já está em diligências.. e o da minha mãe nada ?.
[CEGV: CREIAM-ME ! Evitem enviar e-mails. O tempo que um auxiliar, oficial ou conservador investe em responder um e-mail sobre status de um processo é o tempo que poderia concluir outros tantos processos, inclusive o de quem está perguntando. Só enviem e-mails para a CRCentrais em casos excepcionais. Liguem para a Linha de Registos]
Viu como seu bonde chegou primeiro??? Parabéns!!!!
@PACHECO , graças a Deuusss! Nossa, gente, que felicidade.. desde julho/17 aguardando por isso.. enfim, saiu!!!
Pois é! Essa é minha duvida, se quando entramos no site da civil online, o sistema busca uma certidão atualizada ou se a certidão que me é fornecida é uma certidão que foi gerada na época da minha solicitação em junho (tem validade de 6 meses). A minha visão otimista (rsrsrsrs) é que, sempre que se entra no site e clicamos no link é fornecida uma nova (atualizada) certidão. A pessimista é que quando pagamos a certidão e recebemos o acesso é gerada uma certidão que fica disponível por 6 meses, mas durante esse tempo não seria atualizada.
Como o meu processo foi concluído hoje, espero que a civil online , possa estar por atualizar o site.
Vamos torcer.... Abraços a todos!
Parabéns @anycastro somos do mesmo dia, quem sabe o meu saiu tb.....
Excelentes notícias pra encerrar a semana! Parabéns a todos!
Parabens aos novos convolados!!! Acabei de ligar na LR, o atendente muito simpatico me informou a DGAJ responde, perguntei se ja estava para despacho, ele me disse que ainda nao tinha essa informaçao, daqui uns 10 dias ligo novamente
PARABENS A TODOS OS CONVOLADOS!!!
E parabéns pra mim também!!!
Acabei de ligar e confirmaram que foi deferido ONTEM 27/09/2018 e que já estava no civilonline.
Aproveitei para pegar algumas informações que podem ser úteis aos patrícios:
Um ótimo final de semana para todos.
Acho que se a LR informa que já foi averbado é porque já está no SIRIC e ,consequentemente, já pode ser obtida uma nova certidão via CivilOnline. É tudo online, principalmente o SIRIC, que é o sistema nacional de registros dos cidadãos portugueses.
Abraços,
Parabéns PACHECO, jlacarvalho e PTUSA !!!! Outubro promete!!
@ilyan CREIA-ME ! Evite enviar e-mails. O tempo que um auxiliar, oficial ou conservador investe em responder seu e-mail sobre status de um processo é o tempo que poderia concluir outros tantos processos, inclusive o seu. Só envie e-mails para a CRCentrais em casos excepcionais. Ligue para a Linha de Registos
Parabéns a todos!!! Que beleza ver as coisas andando!!!
Empolguei-me com as noticias e acabei de ligar para a LR também, mas para a minha surpresa informaram-me que o processo ainda aguarda retorno da DGAJ! Mas a DGAJ me respondeu dizendo que ja havia respondido a solicitação! Fora que e do mesmo dia do da Any (9/05)! Então estou achando muito estranho...
Sera possível a LR não estar atualizada?
Se já te informaram sobre a conclusão, pode pedir uma nova certidão no civilonline. Só se certifique que o processo concluído foi realmente o último.
abraços,
uhu!!!PARABÉNS, Mogadouro !! É isso aí !!!
Sucesso e muitas realizações !
grande abraço !
@CEGV vai ter muito trabalho para atualizar a tabela amanhã...
tô em viagem de trabalho e está uma loucura esta semana...tô tentando ver se emito uma nova atualização daqui a pouco...muita informação boa !!! Que venham ainda mais !!!
@Lissa, existem 2 sistemas que conhecemos. O SITPRO e o SIRIC. O SITPRO acompanha processos e é o sistema que as conservatórias usam para atualizar e acompanhar processos. É através dele que a LR nos informa em que pé estão nossos processos. Ao final de cada processo as averbações e registros (nascimento, casamento e óbitos) são cadastrados no SIRIC, que é o sistema nacional de registro civil português.
NO ENTANTO, muitas vezes as conservatórias fazem o trabalho manual e depois de uns dias é que atualizam o SITPRO. Por isso é que algumas vezes leva um tempinho até que a LR, que usa o SITPRO e SIRIC como base de suas informações, esteja atualizada. (Mas estes "gaps" são no máximo de alguns dias, no caso da CRCentrais. Outras conservatórias algumas vezes fazem o processo inteiro e só lançam no SITPRO quase no final do processo. É assim mesmo... cada equipe e conservatória tem um procedimento próprio.
espero ter ajudado.
abraços,
Não ficou claro para mim @CEGV. Se fizer um pagamento hoje da certidão no civil online e minha certidão ainda estiver desatualizada, poderei emitir outra dentro do prazo de 6 meses. Ou seja, dúvida identica a do @claudiocbernardo.
17 Processos Concluídos
Boa sorte a todos!
Att ALL
Parabéns aos novos convolados! Festa portuguesa hoje regada a mtttt bacalhau e vinho verde (ou do Porto)!
A respeito da certidão do Civil Online:
A certidão que fica disponível 6 meses para baixar são com as informações presentes NO ATO DO PEDIDO.
Qualquer informação/averbamento posterior não migra para essa certidão!
Para obter uma atualizada, só solicitando outra !
Pq?
Pq não é disponibilizado uma certidão na conta de pessoa (com nome de usuário e senha).
Somente fica a que foi pedida.
Pacheco,
abraços,
Entendido agora @CEGV e @Rafa1509. Obrigado!! Mas é ?
@CEGV obrigada pela explicação! Espero mesmo que seja somente desatualização do sistema... pq e inconcebível ter q continuar esperando pela DGAJ depois de quase 5 meses!
Muito obrigado por tudo, CEGV!
Quando fui atendido pela LR, tive a impressão de que o a averbação foi feita naquela hora!!!
Fui sendo questionado sobre alguns dados do processo e depois me pediram alguns minutos.....voltaram, confirmaram mais alguns dados e pediram mais alguns minutos.....
quando voltaram pela última vez, informaram sobre a conclusão desde ontem.
Neste meio tempo, ouvi intensas "digitações" no teclado.
Fiquei muito feliz com a atenção que me foi dada pela LR, mas tive a nítida impressão de que um "último passo" foi dado naquele exato momento.
Um forte abraço pra vc e sua família!
já passamos por tudo isso e não existe muito a ser feito. É enfrentar juntos , aqui, a espera com foco, paciência e resiliência.
Abraços
muito provavelmente checaram no SITPRO e confirmaram depois no SIRIC. por isso a espera.
abraços
Também percebi isso durante meu contato na LR @Mogadouro.
81 minutos de espera pra mulher ficar me enrolando, dando sermão que é meu pai quem precisa telefonar, e dizer que continua em análise
Certamente foi à [xxx] ela faz isso. segunda liga dinovo.